You are on page 1of 2

Estudo dirigido de Filosofia da Mente Componentes: Alane Silveira da Silva Alan Keuce Soares Mota Yves Martins Varela

1- O que de comum entre Place, Jackson e Chalmers? Estes trs filsofos esto em consenso na premissa que afirma o incio do fenmeno da conscincia como sendo um fenmeno fsico, causado pelos processos cerebrais. Sendo que, para Place, a conscincia um sinnimo de processo cerebral, ou seja, ele defende a Teoria da Identidade. Jackson e Chalmers concordam na origem fsica da conscincia, mas adicionam as seus argumentos que esta possui algo que escapa ao fsico.

2- De qual fenmeno Chalmers trata no seu texto? Chalmers discorre sobre o fenmeno da experincia consciente. Apesar de concordar com o fato de haver correlaes entre fenmenos fsicos e a conscincia, ele argumenta que poder explicar todos os eventos cerebrais relacionados conscincia no o mesmo que poder explicar a conscincia em si, sendo esta enredada em um problema difcil, que demanda uma explicao de um nvel diferente dos j conhecidos, os quais no levam a resultados satisfatrios. 3- Ser que Jackson e Chalmers tratam do mesmo fenmeno? Justifique sua resposta! Os autores em questo tratam do mesmo fenmeno a conscincia por meio de perspectivas diversas. Ao passo que Jackson afirma a importncia dos qualia em oposio ao fisicismo, atribuindo ao fator subjetivo papel preponderante experincia vivenciada pelo sujeito; por outro lado, Chalmers discorre acerca do fenmeno da experincia consciente como passvel de correlatos neurais (problemas fceis da conscincia), e sobre como encadeamento sinptico estaria envolvido na ontognese das experincias subjetivas (problemas difceis da conscincia).

4- Qual o objetivo principal do argumento de Chalmers? O objetivo de Chalmers levantar a possibilidade da criao de uma nova teoria, com outra variedade de mtodos para o estudo da conscincia, visto que esta seria uma entidade com propriedades subjetivas que superam o fenmeno fsico em termos de complexidade. Esta teoria deveria inaugurar um novo paradigma que adota a conscincia como uma entidade que no pode ser dividida em partes menores, mais simples, pois isto feito h muito tempo e nunca deu resultados que levassem a uma compreenso complexa do problema difcil da conscincia. Esta teoria deve adotar mtodos psicofsicos que seriam adequados composio de um campo de saber que proporcionasse um entendimento amplo da conscincia em seus problemas difceis e que fornecesse uma resposta congruente com tudo o que a experincia consciente significa ao fenmeno humano. 5- Qual sua perspectiva com relao cincia? Para voc, ele tem razo ou no? Justifique sua resposta! De acordo com Chalmers, as cincias fsicas e psicolgicas avanariam conjuntamente na medida em que pudessem compartilhar seus conhecimentos. A psicofsica marcaria o advento, ou a inovao sobre a psicofsica j existente, de mtodos psicofsicos para o estudo da conscincia. O autor defende que tal abordagem do problema da conscincia permitiria descobrir os problemas que a abordagem atual no consegue alcanar, tais como: por que temos experincias conscientes? E como a experincia subjetiva emerge do fenmeno fsico? A partir da abordagem que o autor desfere sobre a problemtica da conscincia, entendemos o carter racional de suas proposies sobre o assunto, pois as Neurocincias e a prpria Psicologia Cognitiva no cheguem a um consenso relativo s origens da conscincia apesar de todo seu aparato tcnico e metodolgico, por isso vlido considerar explanaes filosficas que, longe de se contrapor a preceitos cientficos, pretendem contribuir para a maturao deles.

You might also like