You are on page 1of 20

APRESENTAO

Resultado da parceria entre o Ministrio da Educao e a Fundao Ita Social, sob a coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituda em 2008, fundamentada na metodologia, nas estratgias de atuao e na experincia das trs edies do Programa Escrevendo o Futuro. Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, aes de formao continuada para professores de 5 e 6 anos do Ensino Fundamental, a fim de orientar a produo de textos dos alunos da rede pblica. Em 2008, em sua primeira edio, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro ampliou a atuao do Programa Escrevendo o Futuro, incluindo professores e alunos dos 8 e 9 anos/ 7 e 8 srie do Ensino Fundamental e dos 2 e 3 anos do Ensino Mdio. A segunda edio da Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorrer em 2010, com a participao de alunos do 5 ao 9 ano/ 4 a 8 srie do Ensino Fundamental e do 1 ao 3 ano do Ensino Mdio. A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro acredita ser possvel fazer da escrita na escola algo forte e interessante, algo to intenso que possibilite que alunos e professores pensem mundos transformados pela fora da palavra escrita. Valorizando a interao das crianas e jovens com seu meio, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro adota o tema O lugar onde vivo. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histrias, estreita vnculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai alm de um concurso: oferece propostas de formao dos educadores, seja por meio da distribuio de materiais com orientaes pedaggicas, seja pela participao do educador em encontros para reflexo sobre as prticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prtica pedaggica de melhor qualidade.

REGULAMENTO
1. Coordenao A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpada) uma iniciativa do Ministrio da Educao (MEC) e da Fundao Ita Social (Ita Social) e tem a coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec). 2. Participao 2.1 Quem pode participar Professores que estejam lecionando, em 2010, a alunos matriculados em instituies de ensino mantidas pela Unio, Distrito Federal, Poder Pblico estadual ou municipal nos anos escolares a seguir descritos e os respectivos alunos de aludidos professores: (i) 5, 6, 7, 8 e 9 anos /4, 5, 6, 7 e 8 sries do Ensino Fundamental e nas classes de acelerao equivalentes ao 5, 6, 7, 8 e 9 anos do Ensino Fundamental, assim entendidas aquelas que atendam alunos com defasagem de idade-srie, previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) dentro da modalidade de ensino regular; e 1, 2 e 3 anos do Ensino Mdio.

(ii)

Se, por qualquer motivo e em qualquer etapa da Olimpada, o professor deixar de cumprir os requisitos constantes deste subitem, a inscrio do respectivo professor ser automaticamente cancelada, sendo vedado qualquer tipo de substituio, a qualquer ttulo e sob qualquer forma. 2.2 Quem no pode participar Professores que lecionem exclusivamente em instituies de ensino privadas, assim entendidas as instituies de ensino particulares, comunitrias, confessionais e filantrpicas, bem como aqueles que lecionem exclusivamente na Educao de Jovens e Adultos (EJA) e seus respectivos alunos. 2.3 Como participar 2.3.1 Primeiro passo: adeso das redes de ensino estadual e municipal de 02/03/2010 a 14/05/2010. As Secretarias de Educao estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus secretrios, devero, durante o perodo de 02/03/2010 a 14/05/2010, preencher e enviar pela Internet o termo de adeso, no qual referidas Secretarias: (i) comprometemse a observar e cumprir o disposto neste regulamento e permitir que as instituies de ensino a elas subordinadas participem das atividades relativas Olimpada; e (ii) indicam representante responsvel pelo acompanhamento das atividades relativas Olimpada. O termo de adeso est disponvel para preenchimento e envio nos seguintes endereos eletrnicos:

www.mec.gov.br; www.fundacaoitausocial.org.br; www.cenpec.org.br; www.escrevendoofuturo.org.br. A efetivao das inscries realizadas por professores que lecionam em instituies de ensino mantidas pelo Poder Pblico estadual, municipal ou do Distrito Federal ficar condicionada adeso da respectiva rede de ensino a este regulamento, por meio do preenchimento e envio do termo de adeso pelo respectivo secretrio(a) estadual ou municipal de educao, conforme previsto neste subitem. No sendo realizada a adeso da respectiva rede de ensino a inscrio do professor a ela vinculado no ser efetivada. 2.3.2 Segundo passo: inscrio dos professores de 02/03/2010 a 14/05/2010 Os professores que preencherem os requisitos indicados no subitem 2.1 podero se inscrever na Olimpada, durante o perodo de 02/03/2010 a 14/05/2010. A inscrio gratuita e realizada exclusivamente pela Internet. A ficha de inscrio eletrnica est disponvel para preenchimento e envio nos seguintes endereos eletrnicos: www.mec.gov.br; www.fundacaoitausocial.org.br; www.cenpec.org.br; www.escrevendoofuturo.org.br. Ao se inscrever o professor dever: (i) informar todos os dados solicitados e (ii) ter obtido autorizao do respectivo diretor da escola para participar da Olimpada. O professor que leciona em mais de uma escola dever fazer uma inscrio para cada escola a fim de garantir a participao de todos os seus alunos. O professor pode se inscrever em quantas categorias desejar, de acordo com os anos escolares em que leciona na escola pela qual participa. As categorias esto indicadas no item 3. No h limite de nmero de inscries de professores que lecionem em uma mesma escola. A veracidade das informaes declaradas no ato da inscrio de responsabilidade exclusiva do professor. As inscries realizadas por professores que lecionam em instituies de ensino mantidas pela Unio independem de qualquer envio do termo de adeso referido no subitem 2.3.1. A informao sobre a adeso das Secretarias de Educao estaduais, municipais e do Distrito Federal Olimpada estar disponvel para consulta:

(i) no endereo eletrnico: www.escrevendoofuturo.org.br; (ii) na sede das Secretarias de Educao estadual, municipal e do Distrito Federal; (iii) pelo telefone n 0800 7719310. Aps a efetivao de sua inscrio, o professor: (i) receber, em um perodo de doze meses, no endereo de correspondncia por ele indicado na sua ficha de inscrio eletrnica, no mnimo, 2 (duas) edies do Almanaque Na Ponta do Lpis - publicao peridica da Olimpada, que tem o objetivo de contribuir para a formao do professor, e (ii) ter possibilidade de acessar a rea restrita da comunidade virtual Escrevendo o Futuro, no endereo eletrnico: www.escrevendo.cenpec.org.br. 2.3.3 Da no efetivao das inscries No sero efetivadas as inscries de professores que: (i) tenham indicado em sua ficha de inscrio eletrnica escolas subordinadas a Secretarias de Educao estaduais, municipais e do Distrito Federal que no preencheram e enviaram o termo de adeso conforme o subitem 2.3.1; no tenham preenchido todos os campos da ficha de inscrio eletrnica indicados como obrigatrios; tenham inserido informaes incorretas ou incompletas em sua ficha de inscrio eletrnica; no cumprirem qualquer requisito para a inscrio indicado neste regulamento.

(ii) (iii) (iv)

3. Categorias O professor inscrito dever orientar seus alunos a escrever um texto manuscrito, em Lngua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos respectivos alunos, sobre o tema O lugar onde vivo, nas categorias abaixo indicadas de acordo com o ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito esto matriculados: Categoria Poema Memrias Crnica Artigo de opinio Anos escolares 5 e 6 anos/ 4 e 5 sries do Ensino Fundamental 7 e 8 anos/ 6 e 7 sries do Ensino Fundamental 9 ano/ 8 srie do Ensino Fundamental e 1 ano do Ensino Mdio 2 e 3 anos do Ensino Mdio

4. Etapas da Olimpada 4.1 Primeira etapa (Escolar) Todas as escolas pblicas que atendem um ou mais anos escolares entre o 5 ano/ 4 srie do Ensino Fundamental e o 3 ano do Ensino Mdio recebero, no incio de 2010, 1 (uma) caixa contendo o material da Olimpada composto por quatro pastas, sendo 1 (uma) pasta para cada categoria indicada no item 3. Cada pasta contm 1 (um) Caderno do Professor, 10 (dez) exemplares de coletnea de textos e 1 (um) CD-Rom com udio e textos. 4

Referido material destina-se ao uso dos professores e passar a fazer parte do acervo da escola. A verso digital deste material ser disponibilizada para impresso no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br. 4.1.1 Da realizao das oficinas nas escolas As sequncias didticas propostas nos Cadernos do Professor indicados no subitem 4.1 devero ser desenvolvidas pelos professores inscritos com todos os alunos das turmas participantes vinculadas aos respectivos professores, por meio de oficinas realizadas nas escolas. As oficinas podero ser realizadas interdisciplinarmente. Neste caso, a coordenao do trabalho com a turma dever ser assumida por um nico professor inscrito. Em caso de classificao do texto manuscrito do aluno vinculado ao professor, este acompanhar tal aluno nas prximas etapas da Olimpada. Durante o desenvolvimento das oficinas, os alunos escrevero, sob orientao do professor inscrito, os textos que concorrero na Olimpada. Os textos preliminares produzidos pelos alunos devem ser arquivados pelo professor inscrito, pois podero ser solicitados pela Coordenao da Olimpada (Coordenao). Aps o perodo de inscries referido no subitem 2.3.2, todas as escolas informadas nas fichas de inscrio eletrnicas pelos professores efetivamente inscritos recebero os seguintes materiais: (i) 1 (um) folheto com orientaes para a realizao da Comisso Julgadora Escolar; (ii) 12 (doze) folhas oficiais de texto, sendo trs de cada categoria; (iii) 1 (um) envelope para envio dos textos selecionados de acordo com o subitem 4.1.2.2. Os materiais referidos no pargrafo acima sero encaminhados pela Coordenao ao diretor de cada escola e devero ser de uso coletivo de todos os professores inscritos. O conjunto de materiais referido nas alneas (i), (ii) e (iii) deste subitem destinado a cada escola e no poder ser utilizado, cedido ou emprestado para outra escola em hiptese alguma. Se, por qualquer razo, alguma escola no receber os materiais acima citados at 02/08/2010, qualquer professor inscrito que tenha informado referida escola em sua ficha de inscrio eletrnica dever acessar o endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br para imprimir o folheto com orientaes e as folhas oficiais de texto. Neste caso, o(s) texto(s) selecionado(s) poder(o) ser enviado(s) para a Comisso Julgadora Municipal em envelope comum. 4.1.2 Da realizao da Comisso Julgadora Escolar

A direo de cada escola com professor(es) inscrito(s) dever constituir 1 (uma) Comisso Julgadora Escolar para escolher o melhor texto de cada categoria em que estiver participando, segundo os critrios previstos no subitem 7.1. Cada escola poder enviar para a Comisso Julgadora Municipal apenas 1 (um) texto por categoria. Se mais de 1 (um) texto por categoria for enviado por qualquer escola a esta comisso, todos os textos desta categoria encaminhados por tal escola sero desclassificados. 4.1.2.1 Da composio da Comisso Julgadora Escolar A Comisso Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo diretor da escola e composta por 3 (trs) a 5 (cinco) avaliadores, incluindo: (i) professores da Lngua Portuguesa; (ii) representante(s) dos pais de alunos; (iii) representante(s) da comunidade que, preferencialmente, sejam reconhecidos pelo domnio da Lngua Portuguesa como jornalista, escritor, ou representante da secretaria de educao. Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio-afetivo com os alunos participantes da Olimpada poder ser membro da Comisso Julgadora Escolar. 4.1.2.2 Do envio do(s) texto(s) selecionado(s) O(s) texto(s) selecionado(s) pela Comisso Julgadora Escolar dever(o) ser copiado(s) pelo(s) respectivo(s) aluno(s) autor(es) na folha oficial de texto da respectiva categoria, sendo 1 (um) texto por folha (frente ou frente e verso), contendo, obrigatoriamente, os dados solicitados no cabealho da folha oficial de texto. Caso o texto selecionado seja de autoria de 1 (um) aluno portador de qualquer necessidade especial que o impea de transcrever a mo o seu texto na folha oficial de texto, o professor inscrito poder faz-lo e esta informao dever ser registrada ao final do texto. O(s) texto(s) selecionado(s) dever(o) ser encaminhado(s) at o dia 16/08/2010 para o local indicado pelas Secretarias de Educao estaduais, municipais e do Distrito Federal por ocasio de suas adeses. Referido local estar disponvel para consulta no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br ou pelo telefone 0800-7719310. 4.1.3 Do Relato de Prtica Os professores inscritos devero registrar suas experincias com a realizao das oficinas indicadas no subitem 4.1.1, tais como as dificuldades encontradas, os acertos e as reflexes em um Relato de Prtica, que ser solicitado aos professores inscritos cujos alunos sejam semifinalistas, conforme subitem 4.4.4. 4.2 Segunda etapa (Municipal) Todas as Secretarias de Educao municipais, estaduais e do Distrito Federal que aderirem Olimpada recebero em maio de 2010 o seguinte conjunto de materiais:

(i) 1 (um) folheto com orientaes para a realizao da Comisso Julgadora Municipal; (ii) 1 (um) CD-Rom com orientaes para a avaliao de textos; (iii) 1 (um) envelope para envio dos textos selecionados Coordenao no endereo indicado no item 10; (iv) 1 (um) formulrio dos Correios para envio de Sedex sem custo. Se, por qualquer razo, a Secretaria de Educao do municpio, do estado ou do Distrito Federal no receber o material at 17/08/2010 o responsvel pela Olimpada no municpio, no estado ou no Distrito Federal dever acessar o endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br para imprimir o folheto de orientaes e o formulrio dos correios e acessar o arquivo com orientaes para a avaliao de textos. Neste caso, os textos selecionados pela Comisso Julgadora Municipal podero ser enviados em envelope comum para a Coordenao. 4.2.1 Da realizao da Comisso Julgadora Municipal A Comisso Julgadora Municipal ter por objetivo avaliar e selecionar os textos recebidos das Comisses Julgadoras Escolares das escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal localizadas no respectivo municpio. 4.2.1.1 Da composio da Comisso Julgadora Municipal As Comisses Julgadoras Municipais devero ser: (i) compostas por, no mnimo, 3 (trs) integrantes e sempre em nmero mpar; e (ii) organizadas de acordo com a adeso das redes de ensino como segue: (a) quando as redes de ensino municipal e estadual aderirem: A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria municipal de Educao e os alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal (se houver) concorrero. A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes das redes municipais e estaduais de ensino. (b) quando apenas a rede municipal aderir: A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria municipal de Educao e concorrero apenas os alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino municipal e federal (se houver). A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes da rede municipal de ensino. (c) quando apenas a rede estadual aderir: A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria estadual de Educao, por meio do rgo Regional de Ensino que abrange as escolas da rede de ensino estadual localizadas em municpios cujas Secretarias municipais de Educao no tenham aderido Olimpada. Apenas os alunos dos

professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino estadual e federal (se houver) concorrero. A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes da rede estadual de ensino. (d) quando as redes estadual e municipal no aderirem: Neste caso, concorrero exclusivamente os alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas da rede de ensino federal. Os textos selecionados pela Comisso Julgadora Escolar devero ser enviados diretamente para a Coordenao. Assim, no ser realizada a Comisso Julgadora Municipal para este caso especfico. Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio-afetivo com os alunos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro de qualquer Comisso Julgadora Municipal, prevista neste subitem 4.2.1.1. 4.2.2 Da classificao dos textos Ser considerado vlido o texto recebido pela Comisso Julgadora Municipal: (i) enviado por 1 (um) professor efetivamente inscrito que lecione em escola federal ou em escola subordinada a uma Secretaria de Educao que tenha enviado o termo de adeso de acordo com este regulamento; (ii) escrito por aluno regularmente matriculado em escola federal ou em escola subordinada a uma Secretaria de Educao que tenha enviado o termo de adeso de acordo com este regulamento; (iii) que seja o nico enviado pela escola na categoria em que participa; (iv) protocolizado ou postado at 16/08/2010, conforme subitem 4.1.2.2; (v) escrito em 1 (uma) nica folha oficial de texto (s frente ou frente e verso), na categoria correspondente, de acordo com as normas contidas neste regulamento; (vi) cuja categoria esteja de acordo com o ano escolar do aluno, conforme item 3. 4.2.2.1 Da desclassificao dos textos A Comisso Julgadora Municipal dever desclassificar os textos enviados, em desacordo com o previsto neste regulamento inclusive no subitem 4.2.2, especialmente quando: (i) o professor no estiver inscrito; (ii) estiver indicado na folha oficial de texto o nome de mais de um professor; (iii) o nmero de textos enviados estiver alm do permitido por escola, conforme item 4.1.2, hiptese na qual todos os textos enviados na categoria pela referida escola sero desclassificados; (iv) a data de protocolo ou de postagem for posterior a 16/08/2010, conforme item 4.1.2.2; (v) a Secretaria de Educao qual a escola onde o professor inscrito leciona est subordinada no tenha enviado o termo de adeso; (vi) o texto no estiver escrito na folha oficial de texto; (vii) o texto estiver escrito em mais de uma folha oficial de texto;

(viii) o texto estiver escrito em folha oficial de texto de outra escola; (ix) o texto estiver escrito em folha oficial de texto em desacordo com a categoria; (x) a categoria estiver em desacordo com o ano escolar do aluno, conforme item 3. 4.2.3 Da seleo dos textos A Comisso Julgadora Municipal dever avaliar os textos vlidos, separados em categorias e selecionar de 1 (um) at 15 (quinze) textos vlidos por categoria, conforme o nmero de vagas do municpio na categoria, indicado no subitem 4.2.4. Esse nmero ser verificado pela Coordenao por meio da ata referida no subitem 4.2.6. A Comisso Julgadora Municipal dever tambm selecionar at 5 (cinco) textos suplentes por categoria e numer-los de acordo com a classificao (1, 2, 3, 4 e 5). Essa informao dever ser registrada pela Comisso Julgadora Municipal, em campo especfico, no canto superior direito da folha oficial de texto da Olimpada. Os textos suplentes somente sero considerados pela Comisso Julgadora Estadual caso um ou mais textos selecionados no estejam em conformidade com as normas definidas neste regulamento. 4.2.4 Do nmero de vagas por municpio O nmero de vagas do municpio em uma categoria depender da quantidade de escolas que enviarem para a Comisso Julgadora Municipal textos vlidos em cada categoria. Assim, a Comisso Julgadora Municipal dever verificar o total de escolas que enviarem textos vlidos em cada categoria e checar no quadro abaixo o nmero de vagas a que o municpio tem direito. Esse procedimento deve ser repetido para cada uma das 4 (quatro) categorias. O nmero total de vagas do municpio igual ao somatrio das vagas obtidas em cada uma das quatro categorias. Nmero de escolas que enviaram textos vlidos por categoria at 10 escolas de 11 a 24 escolas de 25 a 49 escolas de 50 a 99 escolas de 100 a 199 escolas 200 ou mais escolas 4.2.5 Do envio do texto selecionado Os textos selecionados e os textos suplentes devero ser enviados para a Coordenao, at o dia 03/09/2010, juntamente com a ata referida no subitem 4.2.6, pelo representante da Secretaria de Educao responsvel pela organizao da Comisso Julgadora Municipal. Nmero de vagas do municpio por categoria 1 2 3 4 8 15

Essa postagem ser gratuita, conforme formulrio dos correios para envio de Sedex sem custo. Os textos que no foram selecionados no devero ser enviados Coordenao. 4.2.6 Da Ata da Comisso Julgadora Municipal Todos os textos recebidos pela Comisso Julgadora Municipal considerados vlidos devem ter as seguintes informaes registradas pela Internet, no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br: Nome e cdigo da escola, nome e CPF do professor, categoria e nmero de identificao do texto. O resumo das informaes registradas dever ser impresso e assinado por todos os membros da Comisso Julgadora Municipal e constituir a ata dessa Comisso, que dever ser enviada Coordenao juntamente com os textos selecionados e os textos suplentes. 4.3 Terceira etapa (Estadual) Seleo dos semifinalistas A Coordenao far a conferncia dos documentos recebidos de acordo com os subitens 4.2.1.1 e 4.2.5 e ir desclassificar os textos: (i) recebidos sem a ata da Comisso Julgadora Municipal, referida no subitem 4.2.6; (ii) postados posteriormente a 03/09/2010; (iii) que no cumprirem os requisitos constantes do subitem 4.2.2, apresentarem quaisquer das hipteses previstas no subitem 4.2.2.1 ou estiverem em desacordo com quaisquer outras normas deste regulamento; (iv) enviados em quantidade superior ao nmero de vagas do municpio para a categoria, hiptese na qual todos os textos do municpio na categoria sero desclassificados. Os textos vlidos sero cadastrados e enviados pela Coordenao para o representante da Secretaria estadual de Educao indicado no termo de adeso de referida secretaria, ou, caso a rede estadual de ensino no tenha aderido, para uma Comisso Julgadora especial, organizada pela Coordenao. 4.3.1 Da composio da Comisso Julgadora Estadual As Comisses Julgadoras Estaduais sero organizadas e coordenadas pelas Secretarias estaduais de Educao e pela Secretaria de Educao do Distrito Federal e sero acompanhadas presencialmente pelo Cenpec em cada um dos 26 (vinte e seis) estados e no Distrito Federal, em parceria com especialistas de universidades pblicas. As Comisses Julgadoras Estaduais sero compostas por representantes da Undime (Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao) e do Consed (Conselho Nacional de Secretrios de Educao) contando com, no mnimo, 2/3 (dois teros) de professores de Lngua Portuguesa. A Comisso Julgadora Estadual ser composta por, no mnimo, 3 (trs) integrantes e sempre em nmero mpar. Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio-afetivo com os alunos autores dos textos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro da Comisso Julgadora Estadual.

10

4.3.2 Da seleo dos textos Cada Comisso Julgadora Estadual dever selecionar textos de acordo com o nmero de vagas da unidade da federao em cada categoria, conforme previsto no subitem 4.3.3, e at 3 (trs) textos suplentes por categoria, num total de at 12 (doze) textos suplentes. Os textos suplentes devero ser ordenados e numerados de acordo com a ordem de colocao (1, 2, 3). Os alunos autores dos textos classificados pela Comisso Julgadora Estadual e respectivos professores devero participar, presencialmente, da quarta etapa (regional), conforme subitem 4.4. O professor que, por qualquer razo, estiver impossibilitado de comparecer ao encontro de semifinalistas dever ser representado por outro profissional da escola - um professor de Lngua Portuguesa, o coordenador pedaggico, ou o diretor da escola, nessa ordem. A indicao do representante dever ser feita pelo professor inscrito, com anuncia do diretor da escola, no cabendo ao representante nenhum tipo de premiao. A indicao do representante do professor dever ser realizada por meio de formulrio prprio, disponibilizado no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br, o qual dever ser impresso, preenchido e assinado pelos envolvidos e enviado Coordenao at 7 (sete) dias antes do encontro de que participa. Sero desclassificados pela Coordenao os textos de alunos que no possam, por qualquer razo, participar presencialmente do encontro de semifinalistas acompanhados pelos respectivos professores ou representantes. Os textos desclassificados sero substitudos por textos suplentes na ordem de colocao, oriundos do mesmo estado ou do Distrito Federal. 4.3.3 Do nmero de vagas por unidade da federao Sero selecionados, pelas Comisses Julgadoras Estaduais, at 500 (quinhentos) textos semifinalistas em todo o Brasil, sendo 125 (cento e vinte e cinco) de cada categoria. Cada uma das 27 (vinte e sete) unidades da federao (UF) contar com 1 (uma) vaga garantida por categoria. As 98 (noventa e oito) vagas restantes por categoria sero atribudas s UFs proporcionalmente ao nmero de textos vlidos enviados pelas Comisses Julgadoras Municipais Coordenao, calculadas da seguinte maneira: Vaga da UF em cada categoria n. total de textos vlidos recebidos pela UF na categoria x 98 vagas n de textos vlidos do Brasil na categoria

1 (garantida)

11

4.4 Quarta etapa (Regional) Seleo dos finalistas Os alunos autores dos 500 (quinhentos) textos semifinalistas e respectivos professores devero participar de encontros, organizados pela Coordenao, de acordo com a categoria em que participam. Para participar do encontro de semifinalistas necessrio que o professor inscrito: (i) comprove que o aluno semifinalista est regularmente matriculado no ano escolar correspondente categoria em que estiver participando mediante apresentao de histrico escolar ou atestado de escolaridade assinado pela direo da escola; (ii) acesse o endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br e imprima: (a) a ficha de sade; (b) termo de autorizao de viagem para alunos absoluta ou relativamente incapazes assinado por seus representantes e assistentes legais; (c) termo de autorizao para participao na etapa regional de alunos absoluta ou relativamente incapazes, assinado por seus representantes e assistentes legais e (d) termo de autorizao para uso de direitos intelectuais patrimoniais e de direitos de personalidade a ser firmado pelo aluno totalmente capaz nos termos da lei civil ou por seus representantes ou assistentes legais, no caso de aluno absoluta ou relativamente incapaz; (iii) envie para a Coordenao, at 7 (sete) dias antes do encontro de semifinalistas da categoria de que participa, por correio, todos os documentos indicados em (i) e (ii) relativos aos seus alunos semifinalistas, devidamente preenchidos e assinados e com firmas reconhecidas em cartrio. O professor deve manter em seus arquivos cpia dos documentos enviados Coordenao e o recibo emitido pelos Correios como comprovante de envio. 4.4.1 Da realizao dos encontros da etapa regional Os encontros da etapa regional tm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e a viso de mundo dos alunos, alm de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Sero realizados 4 encontros sob a coordenao tcnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas um para cada categoria. Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas aperfeioaro seus textos com o apoio da equipe tcnica responsvel pela Olimpada e de seus professores. Os textos assim aprimorados concorrero etapa nacional da Olimpada. Durante os encontros os alunos semifinalistas, alm de aperfeioarem seus textos, produziro diversos outros textos com o apoio da equipe tcnica responsvel pela Olimpada e de seus professores. Todos os textos produzidos pelos alunos semifinalistas nesses encontros sero mantidos pela Coordenao e sero usados para subsidiar a anlise dos textos semifinalistas. Os professores semifinalistas e respectivos alunos autores dos textos semifinalistas, se no residentes na cidade onde ocorrer o encontro, devero deslocar-se at ela, cabendo

12

Coordenao, a seu exclusivo critrio, custear todas as despesas referentes a transporte, estadia e alimentao necessrias para viabilizar suas participaes. Para tanto, a Coordenao entrar em contato com os professores semifinalistas por telefone, telegrama ou e-mail. Caso o professor semifinalista no seja contatado at 10 (dez) dias antes da data de realizao do encontro na categoria de que participa, dever entrar em contato com a Coordenao. 4.4.2 Dos locais dos encontros da etapa regional Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reuniro em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro a seguir: Categoria Poema Memrias Crnica Artigo de Opinio Local do encontro Fortaleza Belo Horizonte Curitiba So Paulo

4.4.3 Da realizao da Comisso Julgadora Regional 4.4.3.1 Da composio da Comisso Julgadora Regional As Comisses Julgadoras Regionais, reunidas nos mesmos locais e datas dos encontros de semifinalistas sero organizadas e coordenadas pelo Cenpec e constitudas por representantes do MEC, da Ita Social, do Cenpec, das Undimes, do Consed, das Universidades pblicas e por professores de Lngua Portuguesa, devendo ser integradas por, no mnimo, 7 (sete) pessoas e sempre em nmero mpar. Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio-afetivo com os alunos autores dos textos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro da Comisso Julgadora Regional. 4.4.3.2 Da seleo dos textos Nos encontros de semifinalistas sero selecionados, pelas Comisses Julgadoras Regionais, at 152 (cento e cinquenta e dois) textos finalistas em todo o Brasil, sendo 38 (trinta e oito) de cada categoria. Os 26 estados e o Distrito Federal esto agrupados em sete plos, conforme quadro a seguir: Plo Sudeste I Sudeste II Sul Centro-Oeste Norte UFs abrangidas SP ES, RJ e MG PR, SC e RS GO, MT, MS e DF AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO 13

Nordeste I Nordeste II

CE, MA, PI e RN AL, BA, PB, PE e SE

Cada um dos 7 (sete) plos contar com uma vaga garantida por categoria. As 31 (trinta e uma) vagas restantes por categoria sero atribudas aos plos proporcionalmente ao nmero de textos vlidos recebidos pelas Comisses Julgadoras Estaduais, calculadas da seguinte maneira: Vaga do plo em cada categoria n. total de textos vlidos recebidos pelos estados do plo na categoria n de textos vlidos do Brasil na categoria

1 (garantida) +

x 31 vagas

Ao final de cada encontro de semifinalistas regionais, haver uma cerimnia de premiao. 4.4.4 Da entrega do Relato de Prtica Os professores de alunos semifinalistas devero entregar Coordenao, durante os encontros de semifinalistas, o Relato de Prtica, conforme subitem 4.1.3, em at trs pginas de papel tamanho A4, preferencialmente digitado e impresso. No sero aceitos Relatos de Prtica entregues aps a realizao dos encontros de semifinalistas. 4.4.4.1 Da seleo dos Relatos de Prtica Uma Comisso Julgadora organizada e coordenada pelo Cenpec e composta por, no mnimo, 3 (trs) profissionais da rea de educao, sempre em nmero mpar, selecionar um Relato de Prtica por plo e por categoria. Ao todo sero selecionados at 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica um por categoria por plo que, segundo os critrios apresentados no subitem 7.2, melhor retratarem suas prticas. Os professores autores desses relatos sero premiados, conforme subitem 5.4. A seleo do Relato de Prtica do professor no tem nenhum vnculo com a seleo do texto do aluno. 4.5 Quinta etapa (Nacional) Seleo dos vencedores Sero convidados para o encontro nacional: (i) os professores e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados como finalistas; (ii) um pai ou responsvel, sendo obrigatria a presena, no caso do aluno absoluta ou relativamente incapaz, de um representante ou assistente legal; e (iii) o diretor da escola qual pertencem o professor e aluno autor do texto selecionado como finalista. Os professores e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados como finalistas que no puderem comparecer ao encontro nacional no sero desclassificados.

14

O encontro nacional ser realizado em Braslia, em local e data a serem definidos e divulgados no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br. Caso os convidados no residam em Braslia, tero as despesas referentes a transporte, estadia e alimentao, necessrias para viabilizar suas participaes no encontro nacional, custeadas pela Coordenao, a seu exclusivo critrio. 4.5.1 Da realizao da Comisso Julgadora Nacional 4.5.1.1 Da composio da Comisso Julgadora Nacional A Comisso Julgadora Nacional ser organizada e coordenada pelo MEC, Ita Social e Cenpec, devendo ser constituda por, no mnimo, 5 (cinco) profissionais renomados pelos slidos conhecimentos de Lngua Portuguesa, com experincia em trabalhos dessa natureza e grande familiaridade com o ensino e a prtica de leitura e escrita. Os nomes dos profissionais que comporo essa comisso sero publicados no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br na ocasio. Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio-afetivo com os alunos autores dos textos finalistas poder ser membro da Comisso Julgadora Nacional. Ao final do encontro nacional sero anunciados os 20 (vinte) vencedores nacionais, isto , os cinco primeiros colocados de cada categoria. 5. Premiao 5.1 Etapa Escolar e Municipal Nessas etapas no haver premiao por parte da Coordenao, mas as escolas e os municpios podero, por iniciativa prpria, premiar, conferir diplomas ou certificados aos professores e/ou alunos participantes, sem necessidade de consultar a Coordenao. 5.2 Etapa Estadual Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 500 (quinhentos) textos semifinalistas selecionados na etapa estadual recebero os seguintes prmios: (i) professor: medalha e cupom para retirada de livro(s) na livraria montada no local do encontro regional. (ii) aluno: medalha e cupom para retirada de livro(s) na livraria montada no local do encontro de semifinalistas. 5.3 Etapa Regional Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados na etapa regional recebero os seguintes prmios: (i) professor: medalha e um aparelho de som porttil; (ii) aluno: medalha e um aparelho de som porttil;

15

(iii) escola: placa de homenagem. 5.4 Relato de Prtica Os professores autores dos 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica selecionados na etapa regional recebero um aparelho de DVD cada um. 5.5 Etapa Nacional Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 20 (vinte) textos selecionados na etapa nacional recebero os seguintes prmios: (i) professor: medalha, um microcomputador e uma impressora; (ii) aluno: medalha, um microcomputador e uma impressora; (iii) escola: 10 (dez) microcomputadores, uma impressora e cupom para escolha de livros a partir de uma lista disponvel definida pela Coordenao, para ampliao do acervo da biblioteca escolar. 6. Cronograma Etapa Atividade Realizao das oficinas nas escolas Seleo dos textos Encaminhamento Comisso Julgadora Municipal Seleo municipal Municipal Encaminhamento dos textos vlidos selecionados Coordenao Seleo Estadual Encontros para alunos semifinalistas e professores Premiao dos vencedores regionais Seleo Regional Comisso Julgadora Estadual Responsvel Professor Comisso Julgadora Escolar Comisso Julgadora Municipal De 17/08/2010 a 03/09/2010 Perodo Seleo

Escolar

De 02/03/2010 a 16/08/2010

Um texto de cada categoria por escola

De 1 (um) a 15 (quinze) textos selecionados por categoria e suplentes, de acordo com o nmero de vagas do municpio por categoria, conforme subitem 4.2.4. at 500 (quinhentos) textos semifinalistas, de acordo com o subitem 4.3.3. at 152 (cento e cinquenta e dois) textos finalistas, de acordo com o subitem 4.4.3.2; 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica, de acordo com o subitem 4.4.4.1. at 20 textos vencedores (cinco por categoria)

Estadual

De 20/09/2010 a 22/10/2010

Coordenao Novembro de 2010 Comisso Julgadora Regional Comisso Julgadora Nacional

Regional

Nacional

Seleo Nacional

Novembro de 2010

16

7. Critrios de seleo 7.1 Critrios de seleo dos textos Nas diversas etapas, os textos devero ser selecionados pelas Comisses Julgadoras, considerando-se a presena de aspectos prprios da categoria textual e aspectos gerais de gramtica e ortografia. Os critrios especficos para a seleo de textos em cada categoria esto detalhados nos Cadernos do Professor enviados a todas as escolas, conforme subitem 4.1, bem como nos folhetos de orientao para as Comisses Julgadoras, a serem enviados por ocasio da seleo dos textos, conforme disposto neste regulamento. 7.2 Critrios de seleo dos Relatos de Prtica Os Relatos de Prtica sero selecionados de acordo com os seguintes critrios: presena de aspectos prprios da categoria do relato; narrao de experincias significativas; reflexo sobre a prtica; aspectos gerais de gramtica e ortografia; originalidade. 8. Divulgao da Olimpada e de seus resultados O MEC, a Ita Social e o Cenpec podero divulgar por quaisquer mdias e meios, inclusive em televiso, cinema, rdio, internet, revistas e jornais o lanamento, desenvolvimento e resultados da Olimpada, mesmo aps a sua realizao. Os professores e respectivos alunos autores dos textos selecionados nas etapas estadual, regional e nacional sero comunicados pela Coordenao, por meio de carta, e-mail, telegrama, fax ou telefonema, bem como por meio da Internet. Os semifinalistas, finalistas e vencedores sero anunciados em eventos que ocorrero durante o ano de 2010 em datas, locais e horrios a serem informados no endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br. Os resultados da Olimpada podero ser consultados nos seguintes endereos eletrnicos: www.mec.gov.br; www.fundacaoitausocial.org.br; www.cenpec.org.br; www.escrevendoofuturo.org.br. 9. Direitos autorais e de personalidade 9.1 Cada um dos professores inscritos na Olimpada autoriza, em carter no exclusivo e de forma irrevogvel e irretratvel, o MEC, a Ita Social e o Cenpec a usar (i) todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre todas e quaisquer obras intelectuais criadas e produzidas no mbito da Olimpada (inclusive quaisquer Relatos de Prtica), concludas ou inacabadas, em qualquer formato ou suporte (Obras); e (ii) seus direitos

17

de personalidade (tais como nome, voz, apelido, imagem, dados escolares, profissionais e biogrficos, depoimentos, entrevistas etc.) (Direitos), em todas e quaisquer aes e atividades relacionadas Olimpada, ou para fins acadmicos, educacionais e cientficos e em quaisquer materiais relacionados sua implementao e divulgao, bem como de seus resultados, sem qualquer restrio de espao, idioma, nmero de impresses, reimpresses, quantidade de exemplares, nmero de emisses, transmisses, retransmisses, edies, reedies, divulgaes e/ou veiculaes, conforme abaixo previsto. 9.2 As Obras e os Direitos podero ser usados pelo MEC, Ita Social e Cenpec direta ou indiretamente, total ou parcialmente, por si ou por terceiros, em conjunto ou separadamente (inclusive com outros direitos de terceiros, obras intelectuais, materiais, suportes etc.), para os fins acima previstos, em qualquer mdia ou meio fsico, visual ou sonoro, inclusive eletrnico, digital, redes de computadores, cabo, fibra tica, rdio, fios telefnicos, sistemas de comunicao mvel (inclusive de telefonia celular), satlite artificial, alto-falantes ou sistemas anlogos, ondas e quaisquer outros existentes, inclusive em quaisquer materiais, suportes, aes, atividades e obras intelectuais de qualquer natureza, especialmente nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1, podendo, para tanto, ser realizadas as seguintes atividades: fixao (por meio de qualquer suporte ou processo de captao de imagens e/ou imagens e sons, inclusive fotografias, obras audiovisuais ou processos assemelhados); reproduo (inclusive por meio da impresso de novos exemplares das Obras, de sua aplicao, no todo ou em parte, em quaisquer materiais, suportes, aes ou atividades), publicao, comunicao ao pblico, circulao, oferta a terceiros (inclusive pela Internet e por rede privada de computadores), divulgao (em qualquer meio ou mdia, inclusive nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1), distribuio (no comercial, em quaisquer locais e a quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas, sem restrio de qualquer natureza), exposio, edio, reedio, emisso, transmisso (circuitos abertos ou fechados), retransmisso (circuitos abertos ou fechados), traduo para qualquer idioma (com ou sem legendas), adaptao, derivao, anotao, transformao, compilao, incluso em fonograma ou produo audiovisual (tais como em programas culturais e educacionais, que podero ser divulgados em redes de TVs e canais educativos), radiodifuso sonora ou televisiva (circuitos abertos ou fechados), exibio pblica ou privada, audiovisual, cinematogrfica ou por processo assemelhado, representao, recitao, declamao, execuo musical, incluso em base e banco de dados fsicos ou eletrnicos, armazenamento em computador (inclusive para exibio pela Internet ou por rede privada de computadores), microfilmagem e as demais formas de armazenamento do gnero. 9.2.1 O disposto no subitem acima compreende, mas no se limita utilizao das Obras e dos Direitos pelo MEC, Ita Social e Cenpec em quaisquer suportes, materiais, mdias ou meios relativos Olimpada, inclusive sua divulgao, assim como em convites, folderes, folhetos, livros, compilaes, almanaques, revistas, fotografias, slides, outdoors, catlogos, cartazes, calendrios, enciclopdias, Internet (inclusive nos endereos eletrnicos: www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.escrevendoofuturo.org.br e www.cenpec.org.br), disquetes, CD-Rom, DVDs, CDs, fitas de vdeo, tapes, obras audiovisuais, e-mails, mensagens para celular, computadores de mo, revistas, jornais, televiso, cinema, exposies (itinerantes ou no) em quaisquer locais, conferncias, palestras, materiais e produtos institucionais,

18

mostras nacionais ou internacionais, relatrios ou outros materiais e criaes intelectuais de qualquer natureza. 9.3 Cada um dos professores inscritos est ciente e concorda expressamente que as entrevistas e depoimentos que porventura sejam por ele concedidos Coordenao ou a terceiros contratados pelo MEC, Ita Social e Cenpec em virtude da Olimpada podero ser transcritos por estas entidades, por si ou por terceiros, e divulgados nos materiais, suportes, mdias e meios indicados neste regulamento, inclusive no subitem 9.2.1, observando-se o disposto no subitem 9.2. 9.4 A disposio, diagramao, ordenao, compactao, compilao, edio, organizao e/ou editorao das Obras e/ou dos Direitos de cada um dos professores inscritos ou dos suportes, materiais, mdias ou meios em que as Obras e/ou os Direitos estejam includos podero ser realizadas pelo MEC, Ita Social ou Cenpec, por si ou por terceiros, a seu exclusivo critrio. 9.5 Todos e quaisquer materiais, suportes, mdias e meios indicados no subitem 9.2.1 e seguintes podero ser criados, produzidos, desenvolvidos e/ou elaborados pelo MEC, Ita Social ou Cenpec, por si ou por terceiros, e neste caso pertencero a eles exclusivamente. 9.6 A autorizao para uso das Obras e dos Direitos de que trata o subitem 9.1 ser vlida e eficaz no Brasil ou fora dele, pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, a contar de 02/03/2010. 9.7 O MEC, a Ita Social e o Cenpec reservam-se o direito de, a seu exclusivo critrio e sem qualquer nus, no usar as Obras e/ou os Direitos dos professores inscritos. 9.8 A autorizao de que trata o subitem 9.1 concedida sem qualquer nus de qualquer natureza. 9.9 O MEC, a Ita Social e o Cenpec podero permitir que as Obras e/ou os Direitos sejam usados, total ou parcialmente, por suas mantenedoras, pelo Poder Pblico em qualquer de suas esferas, bem como por qualquer empresa do grupo Ita Unibanco, desde que para realizao de aes e atividades relativas Olimpada 1 , nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1. 9.10 O MEC, a Ita Social e o Cenpec eximem-se de toda e qualquer responsabilidade decorrente do uso indevido por terceiros, no todo ou em parte, das Obras e/ou dos Direitos bem como de quaisquer suportes, materiais, mdias e meios em que eles estejam includos, inclusive mediante sua reproduo ou divulgao, no todo ou em parte, em sites como Orkut, You Tube, Facebook, Twitter e em blogs, comunidades virtuais e sites desta natureza. 9.11 Cada professor inscrito declara que o nico criador e titular exclusivo de todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre as Obras.

19

9.12 Os professores inscritos passaro a fazer parte do cadastro do MEC, Ita Social e Cenpec para fins de pesquisa e mapeamento da educao brasileira. 9.13 O disposto no item 9 no compreende qualquer utilizao comercial das Obras e dos Direitos. 10. Disposies finais As decises das Comisses Julgadoras, em qualquer uma das etapas, sero soberanas, no se admitindo contra elas nenhum recurso. No sero devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados para a Coordenao. Eventuais dvidas decorrentes deste regulamento sero esclarecidas ou resolvidas pela Coordenao. Coordenao da Olimpada Caixa Postal: 34729-9 (SP) CEP 01452-970 A Central de Atendimento da Olimpada estar disponvel: (i) por telefone: 0800-7719310 (ligao gratuita); (ii) pelo endereo eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br; (iii)por e-mail: olimpiada@cenpec.org.br.

20

You might also like