You are on page 1of 5

RESUMO Aula 1 a 5 Metodologia da pesquisa AULA 1 A produo de conhecimento a partir da pesquisa....

No mundo acadmico fazer pesquisa importante porque nos permite alterar a natureza e a ns mesmos. O conhecimento cientfico a produo de um saber racional, obedecendo regras, leis e princpios. Ele se contrape ao saber ilusrio, s emoes e s crenas. O conhecimento cientfico verificvel, passvel de confirmao a partir da aplicao de instrumentais metodolgicos. O que pesquisa? Pesquisar pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, buscar uma viso, uma explicao, uma ideia, uma soluo para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam (...) O que caracteriza uma pesquisa... Levantamento de um problema num conjunto de conhecimentos. Tentativa de soluo do problema com o auxlio de tcnicas, ou seja, os meios escolhidos para responder ao problema levantado. Obteno de uma soluo com o auxlio de instrumentais. Podemos classificar as pesquisas de acordo com: A rea de conhecimento: Cincias Exatas, Cincias Biolgicas, Cincias Sociais, dentre outras. A finalidade: Pesquisa bsica ou pura, aplicada, experimental Seus objetivos: Pesquisas exploratria, descritiva, explicativa Seus procedimentos (mtodo empregado): pesquisa bibliogrfica, documental, estudo de caso. A rea de conhecimento: Cincias Exatas, Cincias Biolgicas, Cincias Sociais, dentre outras. A finalidade: pesquisa pura, pesquisa aplicada Pesquisa pura: Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Pesquisa aplicada: Objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Seus objetivos: Pesquisas exploratria, descritiva, explicativa Pesquisa exploratria: Considerada como o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observao, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. . Pesquisa descritiva: O objetivo principal descrever as caractersticas de algum fenmeno observado. Tpica das cincias humanas! Pesquisa explicativa: O objeto est em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Seus procedimentos (mtodo empregado): pesquisa bibliogrfica, documental, estudo de caso.

Pesquisa bibliogrfica : etapa fundamental de todo trabalho de pesquisa! Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto. Pesquisa documental: utilizada praticamente por todas as cincias. Ela assemelha-se a pesquisa bibliogrfica, mas a principal diferena est na natureza das fontes. A pesquisa bibliogrfica fundamenta-se em material elaborado por autores com o objetivo de ser lido por pblicos especficos. J na pesquisa documental vale-se de todos tipo de documento. Estudo de caso: tipo de pesquisa amplamente utilizada. Consiste no estudo profundo de poucos objetos, de maneira que permita detalhado conhecimento. AULA 2 TEMA Por onde devo comear? Escolher um tema no tarefa fcil. A pesquisa cientfica no uma atividade neutra. Portanto, o tema uma ESCOLHA do pesquisador. O tema escolhido ser o seu OBJETO de pesquisa. O que pretende investigar. O objeto mais restrito do que o assunto. A escolha exige pacincia, dedicao, persistncia e estudo. O QUE DEVEMOS PENSAR NA ESCOLHA DE UM TEMA: 1- Qual assunto de meu interesse? 2- O que gostaria de pesquisar, em determinada rea de conhecimento? 3-Qual a atualidade e relevncia do tema escolhido? 4- Qual o meu conhecimento a respeito do tema? 5- Terei tempo hbil para pesquisar o tema escolhido? 6- As fontes de pesquisa so acessveis? 7- O tema escolhido est em consonncia com as linhas de pesquisa de meu curso. Diferena entre tema e assunto. O assunto mais amplo e abrange cautelosamente detalhe por detalhe do que deve se tratar a fim de alcanar melhores esclarecimentos dando um valor mais significativo ao texto e a matria em si, o tema por sua vez mais especifico, ou seja, usado quando se vai direto ao assunto, sem muitos detalhes e cerimnias, aborda e esclarece sobre as finalidades a serem estudadas. O mapa conceitual (estrutura terica) Permite que voc construa um esboo terico, com os pontos centrais do assunto. AULA 3 Pesquisa bibliogrfica

CONCEITO: A reviso bibliogrfica pode ser entendida como um levantamento preliminar da bibliografia existente sobre o tema escolhido. Distino entre bibliografia e fontes Vamos resolver esta confuso: Segundo Carlos Gil (2010, pag.66), as fontes so muito diversificadas, j que qualquer elemento portador de dados pode ser considerado documento. Ex.: fotografias, filmes, CD-ROM, dentre outros. Devemos diferenciar fonte primria e secundria: Fontes primrias: proporcionam aos pesquisadores informao direta, sem mediao sobre o objeto em estudo. Fontes secundrias: so os comentrios sobre as fontes primrias. Fichamento, resumo e resenha.
- Fichamento Um projeto de pesquisa elaborado mediante vasta leitura. Para uma melhor organizao e aproveitamento de todas as informaes relevantes, tem-se nesta prtica um importante aliado. Fichamento nada mais do que armazenar informaes necessrias em fichas ou em pastas arquivo no computador. Resumo A NBR6028: 2003, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), define resumo como sendo uma apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento. Para MEDEIROS (2006), resumo uma apresentao sinttica e seletiva das idias de um texto, ressaltando a progresso e a articulao delas. Nele devem aparecer as principais idias do autor do texto. - Resenha ANDRADE (1995, apud. MEDEIROS 2006, p.153) define resenha como: tipo de resumo crtico, mais abrangente: permite comentrios e opinies, inclui julgamentos de valor, comparaes com outras obras da mesma rea e avaliao da relevncia da obra com relao s outras do mesmo gnero. A autora afirma que resenha um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparao com outras obras da mesma rea e maturidade intelectual para fazer avaliao e emitir juzo de valor. Para a apresentao escrita da resenha, preciso conter: _ Nome do autor _ Ttulo e subttulo da obra _ Se traduo, nome do tradutor _ Nome da editora _ Lugar e data de publicao _ Nmero de pginas e volumes _ Descrio sumria das partes, captulos, ndices _ Resumo da obra, salientando objeto, objetivo, gnero _ Tom do texto _ Mtodos utilizados

AULA4 O PROBLEMA CIENTFICO CONCEITO: Questo norteadora, problema preliminar, objeto de

estudo, questo-problema. Segundo Carlos Gil (2010, pag.7),assunto controverso, ainda no satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento, e que pode ser objeto de pesquisas cientficas. O que so Hipoteses? Hiptese uma proposio que se faz na tentativa de verificar validade de resposta existente para um problema. ( LAKATOS;MARCONI,2010, P. 61) Os resultados de uma pesquisa podero comprovar ou rejeitar as hipteses. As hipteses devem ser simples, compreensveis e passveis de verificao. A hiptese relaciona-se com as variveis da pesquisa . AULA 5 O QUE ENTENDEMOS POR OBJETIVO Segundo Fachin(2006, pag.110),o objetivo um fim ao qual o trabalho se prope a atingir. A pesquisa cientfica atingir seu objetivo se todas as suas fases, por mais difceis e demoradas que sejam, forem vencidas e o pesquisador puder dar uma resposta ao problema formulado . Como definir os objetivos em minha pesquisa? Convencionalmente, os objetivos so expostos sob a forma de sentenas que se iniciam com verbos na forma de infinitivo. comum apresent-los por tpicos listados. Para definir os objetivos de forma adequada, indicado que se retome o objeto da pesquisa, para determinar a dimenso da pesquisa. OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS OBJETIVOS GERAIS Os objetivos gerais so aqueles mais amplos. So as contribuies que se desejam oferecer com a execuo da pesquisa. O objetivo geral de uma pesquisa investiga o tema dentro das especificaes e dos limites propostos. Neste conceito de objetivo geral defini-se claramente o que pretende alcanar com a pesquisa. OBJETIVOS ESPECFICOS: Os objetivos especficos procuram descrever aes pormenorizadas, aspectos detalhados para uma verificao cientfica. Apontam etapas intermiedirias at se chegar ao objetivo geral. Desdobramento do objetivo geral. HORA DE JUSTIFICAR A NOSSA PESQUISA! Justificar um projeto apontar a relevncia acadmica e social.

Justificar esplicitar a viabilidade do projeto Justificar um tema antes de tudo assinalar as suas conexes.

You might also like