You are on page 1of 21

1

PAIXO PELA VERDADE a coerncia intelectual do evangelicalismo


Alister McGrath

INTRODUO

A palavra evangelicalismo continua a evocar imagens do anti-intelectualismo.

Desde a sua emergncia como presena importante no cristianismo global depois da Segunda Guerra Mundial, pelo menos grande parte do movimento evanglico no tem visto engajamento teolgico sustentado como prioridade presente em sua agenda substancial. Por que isso?

Quatro razes principais podem ser apresentadas:

1. O legado fundamentalista O evangelicalismo ainda retm, em alguns cantos, a reputao de ser intelectualmente pouco profundo. A presente fixao do movimento na cultura teraputica estado-unidense do sentir-se bem que igualmente culpada pela fraqueza intelectual do movimento.

2. A dominncia do pragmatismo no evangelicalismo A natureza fortemente pragmtica do movimento levou a uma nfase no crescimento da igreja, pregao do sentir-se bem e estilos de ministrio informados em grande parte pela psicologia secular. O evangelicalismo se tem tornado um movimento em massa precisamente porque os evanglicos estiveram preocupados em identificar e promover seu apelo popular.

3. O secularismo da academia H uma percepo at bem difundida dentro das igrejas de que a teologia acadmica, em grande parte, perdeu quaisquer ligaes que um dia pode ter tido com a misso, preocupaes e vida da igreja. Telogos acadmicos ocasionalmente se referem ao evangelicalismo como ingnuo.

2 4. O elitismo da teologia acadmica O distanciamento que a academia toma das realidades da vida cotidiana est ligado em grande parte, pelo menos na percepo popular, ao elitismo da prpria academia. O evangelicalismo precisa assegurar que sua preocupao com o apelo popular nunca seja ganha ou mantida lanando-se fora as razes teolgicas profundas da f crist, que lhe fornece estabilidade e profundidade por meio das divises entre geraes. Uma teologia puramente acadmica elitista e irrelevante; uma teologia populista pode ter apelo massa sem ter profundidade nenhuma. Teologia entendida acertadamente, diz respeito profundidade intelectual e espiritual e ao poder de durabilidade. Em consequncia da falta de importncia dada preocupao de cristos comuns, por parte dos telogos acadmicos, e da pouca profundidade da teologia populista, seria bom que evangelicalismo incentivasse a emergncia de reflexo teolgica sria sustentada de um ponto de vista compromissado dentro da comunidade crist, e visse os telogos como crentes que pensam por si e por outros, dentro da comunidade da f. Os melhores intelectuais podem existir e operar fora da academia.

Nesta obra decidi no adotar a posio defensiva. Em vez disso proponho-me a expor a coerncia da viso evanglica de teologia, e tratar criticamente com seus rivais contemporneos. Reconheo plenamente que as perguntas crticas dirigidas contra a viso evanglica do empreendimento teolgico no contexto acadmico no podem ser ignoradas. Contudo, desejo poder apresentar uma viso evanglica para a teologia, sem ser forado constantemente a defensiva, por causa das implicaes negativas que isso tem para a subsequente apresentao dessa viso. Esse livro, portanto, representa uma explorao crtica, mas tambm positiva, dos fundamentos intelectuais, da coerncia e da credibilidade do evangelicalismo.

Definio operante de Evangelicalismo:

1. Um enfoque, tanto devocional como teolgico, na pessoa de Jesus Cristo, especialmente sua morte na cruz; 2. A identificao da Escritura como autoridade suprema em matria de espiritualidade, doutrina e tica; 3. Uma nfase na converso ou no novo nascimento, como uma experincia religiosa que transforma a vida; 4. Uma preocupao em compartilhar a f, especialmente por meio de evangelizao.

CAPTULO 1 - A SINGULARIDADE DE JESUS CRISTO

O Cristianismo singular entre todas as religies do mundo. A razo da sua singularidade a figura histrica que se constituiu no seu centro Jesus Cristo.

O Evangelicalismo enftico em afirmar no meramente a singularidade de Cristo, mas tambm a sua natureza definitiva; no entanto, a afirmao daquela o primeiro passo importante na defesa dessa ltima.

H muito tempo o evangelicalismo compromissado com a noo de uma revelao particular que tem validade universal.

Neste captulo inicial, exploraremos o entendimento evanglico do lugar de Jesus Cristo em relao f crist.

A autoridade de Jesus Cristo

Para o evangelicalismo, Jesus Cristo de importncia constitutiva e definitiva para o cristianismo; retm autoridade intrnseca fundamentada e enfocada nele mesmo e em sua obra.

A autoridade de Cristo reside em seu ensino. A autoridade desse ensino no inerente, mas deriva de sua correlao com princpios morais j existentes. Qualquer autoridade que ele possua derivativa, em vez de ser inerente.

O evangelicalismo fortemente contra cultural a esta altura; em um contexto cultural ocidental no qual o direito que o indivduo tem de criar os prprios mundos afirmado vigorosamente, o evangelicalismo declara ser um movimento sob a autoridade e soberania de Cristo. Uma das caractersticas principais da viso do mundo modernista o direito de dominar.

Modernismo e domnio

O evangelicalismo fortemente contracultura, defendendo o direito fundamental do cristianismo de ser dominado por Cristo, em vez de domin-lo luz dos costumes sociais transitrios contemporneos.

A insistncia evanglica na autoridade de Jesus Cristo no , portanto, sobre uma servido auto imposta, mas sobre um compromisso libertador para com quem nos livra de sermos escravos da opresso de um mundo faminto por poder.

A importncia de Jesus Cristo

A compreenso evanglica da importncia de Jesus Cristo que ele tanto constitutivo como ilustrativo da vida crist. Em outras palavras, a existncia crist s possvel na base da vida, morte e ressureio de Jesus Cristo; e a natureza e conformao dessa existncia so em si incorporadas em sua vida, e por ela, inspiradas e informadas.

Cinco aspectos do entendimento cristo:

1. A importncia revelacional de Jesus Cristo: Para os cristos, Jesus a personificao e a auto revelao de Deus. No cerne da f crist est uma pessoa viva, no um livro. O evangelicalismo representa uma tentativa inflexvel e sria de levar todos os nossos conceitos de Deus e de ns mesmos a serem criticados luz de como e em que Deus deseja ser conhecido. A noo de revelao coloca um desafio direto autonomia humana.

2. A importncia soteriolgica de Jesus Cristo: O novo testamento afirma que a salvao s se torna possvel e disponvel por meio da morte e ressurreio de Jesus Cristo. Nossa preocupao enfatizar que a morte e ressurreio so vistas como de importncia bsica para o evangelho cristo. Talvez um dos temas mais evidentes do Novo Testamento seja o papel fundamental da cruz em relao salvao. A centralidade da cruz de Cristo tema principal da teologia e espiritualidade evanglicas. a. A cruz vista como a base exclusiva da salvao. b. A cruz tratada como o ponto inicial da teologia autenticamente crist. c. A cruz vista como o centro de todo o pensamento cristo.

3. A importncia mimtica de Jesus Cristo. Jesus Cristo no somente a base da salvao; Ele encarna os contornos da vida redimida. Isso no significa que se deva pensar em Jesus Cristo puramente como um exemplo de homem a quem os cristos so obrigados a imitar.

5 Imitao , portanto, o fruto e no a precondio da f. Tornar-se cristo comear o processo, no tanto de conformar-se, como de ser conformado, a Cristo. Neste processo, no somos ns que atuamos; a atuao de Deus. Para o cristo, viver ek pistes viver de acordo com a estrutura da existncia estabelecida e definida pela histria de Jesus Cristo, e refletida na histria de Paulo.

4. A importncia doxolgica de Jesus Cristo: Compromisso no meramente o resultado natural de uma experincia e do conhecimento autenticamente cristo a respeito de Deus; antes, a marca comprovadora dessa experincia e conhecimento. A nfase evanglica a respeito do senhorio de Cristo tem implicaes para o evangelismo.

5. A importncia querigmtica de Jesus Cristo: O contedo da proclamao crist Jesus Cristo. O contedo cristolgico da proclamao crist minimizado nos escritos de Rudolf Bultmann, Gerhard Ebeling e, especialmente Paul Tillich. Jesus visto aqui como exemplo de f, em lugar de ser visto como seu objeto. Na proclamao da igreja, transmitida a f de Jesus, no a f em Jesus. H um fundamento e motivao cristolgicos para a evangelizao, que o evangelicalismo nunca viu como extra opcional para uns poucos selecionados, mas como integral para a vida e testemunho da igreja. A identidade de Jesus Cristo tal, que faz a evangelizao ser um aspecto essencial da resposta de crentes, tanto individual como corporativamente, sua pessoa e obra.

Estas cinco consideraes esto por trs da afirmao crist decisiva de que Deus se revelou em Jesus Cristo, que o fundamento e critrio da teologia evanglica.

Concluso

Para os evanglicos, a teologia crist primeira e, sobretudo preocupada com a identidade e importncia de Jesus Cristo, afirmando e reconhecendo a particularidade de sua cruz e ressurreio, e rejeitando qualquer tentao de cair em generalidades.

Um dos aspectos mais inconfundveis do evangelicalismo a sua afirmao dual da importncia de permanecer em um mundo enquanto, simultaneamente, permanece-se distinto de o mundo. E o recurso central que distingue a igreja do mundo Jesus Cristo.

A compreenso evanglica do ntimo relacionamento entre Jesus Cristo e a Escritura tal, que um apelo a Cristo simultaneamente um apelo a Escritura, assim como um apelo Escritura um apelo a Cristo. Esta observao nos leva nfase evanglica sobre a autoridade da Escritura, para a qual poderemos, agora, nos voltar.

CAPTULO 2 A AUTORIDADE DA ESCRITURA

O princpio da suficincia da Escritura de importncia central para o Evangelicalismo.

Talvez nesse ponto que o evangelicalismo mostra mais claramente sua continuidade teolgica e espiritual com a Reforma, a sua preocupao de assegurar que a vida e o pensamento da comunidade crist esto fundamentados em, e continuamente reavaliados luz da Escritura. Contudo isso no pode ser entendido como significando que o evangelicalismo uma religio de um livro. Antes, o evangelicalismo enfoca-se na pessoa e obra de Jesus Cristo, afirmando a centralidade e soberania de Jesus Cristo em todas as matrias de f e vida.

Contudo h uma ligao inextricvel e ntima entre a palavra de Deus encarnada e a palavra de Deus na Escritura, e que Jesus Cristo torna-se conhecido para ns por meio do testemunho da Escritura, que por sua vez est centralizado em sua pessoa e obra. Esse ponto to importante que podemos examin-lo em maior detalhe.

A Escritura e Jesus Cristo

A Escritura vista como um canal, pelo meio do qual Deus se auto revela em Jesus Cristo. Embora a Escritura seja portadora dessa auto revelao em Cristo, ela no deve ser identificada diretamente com essa auto revelao. Ela no Jesus Cristo.

A compreenso evanglica de autoridade da Escritura enfoca-se particularmente na pessoa e obra de Jesus Cristo.

Evanglicos observam que o prprio Jesus Cristo via a Escritura (em seu caso o Antigo Testamento) como tendo sido entregue por Deus ao homem.

No questo de ou a Bblia ou Cristo, como se esses pudessem ou devessem ser separados. H uma ligao orgnica essencial entre os dois. Mostramos honrar a

7 Cristo, tanto ao reconhecer como verdadeiras as Escrituras que ele mesmo recebeu, como quando admitimos serem as que a igreja nos transmitiu um testemunho de Cristo divinamente inspirado.

Em segundo lugar, e decorrendo do acaba de ser dito, a cristologia e autoridade escritural so inextricavelmente ligadas, em que a Escritura que nos traz a um conhecimento de Jesus Cristo.

O mesmo Deus que deu Jesus Cristo de as Escrituras como testemunho de Cristo. precisamente pela palavra escrita da Escritura que ns, que vivemos depois de Cristo, temos acesso Palavra viva de Deus, que nos entregue na histria.

A autoridade da Escritura

A Escritura estava no corao da devoo e pensamento cristos.

Para dizer a verdade, o nmero de cristos que consideram a Escritura como autoridade est aumentando; o nmero dos que, como simpatizantes de tendncias mais liberais, tm se afastado das formas do cristianismo biblicamente centrado est desaparecendo. Se h uma crise, esta diz respeito maneira em que essa autoridade articulada e formalizada no nvel teolgico, com certas abordagens mais antigas sendo agora vistas como respostas condicionais a evolues culturais gerais, particularmente na poca do Iluminismo.

A insistncia crist na autoridade da Escritura reflete a determinao de no permitir que nada alm da herana crist se torne norma para o que verdadeiramente cristo.

Reconhecer a autoridade da Escritura , pois, algo profundamente libertador. Livra-nos da exigncia escrava que nos faz seguir cada tendncia cultural, e todas elas, e oferece-nos uma estrutura pela qual podemos julg-las.

Recuperar a Bblia permiti-nos imitar a Cristo, em vez do mais recente capricho de uma cultura fragmentada e confusa.

Permitir que nossas ideias e valores tornem-se controlados por qualquer coisa ou pessoa que no a auto revelao de Deus na Escritura adotar uma ideologia, em vez de uma teologia; tornar-nos controlados por ideias e valores cujas origens se acham fora da tradio crista e potencialmente tornar-nos escravizados por eles.

8 Uma teologia que tem base em valores, quer sejam radicais ou conservadores, tirados somente do mundo secular, torna-se impotente para criticar esse mundo.

Abordagens rivais autoridade

Temos quatro reas em questo:

1. Cultura 2. Experincia 3. Razo 4. Tradio

As duas primeiras so caractersticas de abordagens liberais para a teologia; aflitas com a particularidade da f crist, elas tentam basear teologia em fundamentos universais. Comeamos considerando que autoridade se pode atribuir Cultura.

1. Cultura: Alguns escritores liberais tm argumentado que a teologia deve buscar sua legitimao e justificativa pblica engajando-se com a cultura ocidental. Isso implica em uma universalidade terica para com o mundo moderno e para com a cultura ocidental que est ausente na realidade. O esprito da poca acaba por mostrar-se bastante efmero, conduzindo a uma janela igualmente breve de credibilidade para teologias que se baseiam em costumes prticas sociais contemporneas.

2. Experincia: A experincia um termo impreciso. Relaciona-se ao mundo interno e subjetivo da experincia, como oposto ao mundo externo da vida cotidiana. Tem enfatizado a importncia dos aspectos subjetivos da religio em geral, e do cristianismo em particular. Essa preocupao com experincia humana associada particularmente com existencialismo, que tem procurado restaurar uma percepo da importncia da vida interior de indivduos tanto para a teologia como para a filosofia.

9 Duas abordagens principais podem ser observadas:

2.1. A abordagem que se tornou especialmente associada com os escritores liberais, que argumenta que a experincia prov um recurso fundamental para a teologia crist. 2.2. A abordagem tradicional, associada ao evangelicalismo, que argumenta que a teologia crist oferece uma estrutura interpretativa pela qual a experincia humana pode ser interpretada.

A teoria experimental-expressiva, segundo Lindbeck, v as religies, inclusive o cristianismo, como manifestaes pblicas e culturalmente condicionadas, e afirmaes de formas pr-lingsticas de conscincia, atitudes e sentimentos.

A principal objeo a essa teoria, assim explicada, sua bvia incorreo fenomenolgica gritante.

Em primeiro lugar devemos notar a insistncia enftica dentro de pelo menos uma linha de tradio crist: a experincia e realidade so, pelo menos potencialmente, para ser opostas de maneira radical.

Em segundo lugar, h uma aparente suposio de que a presente experincia de um indivduo, seja qual for ela, constitui-se no primeiro dado da religio.

Em terceiro lugar, uma questo sria exige ateno com respeito ao contedo ou referente de uma experincia.

Segundo essa abordagem, a experincia um explicandum, algo que em si requer ser interpretado. A teologia crist oferece uma estrutura pela qual as ambiguidades da experincia podem ser interpretadas. A teologia visa a interpretar a experincia. como uma rede que podemos lanar sobre a experincia, a fim de capturar seu sentido. A experincia vista como algo para ser interpretado, em vez de algo que em si capaz de interpretar. A teologia crist visa assim a dirigir-se a, interpretar e transformar a experincia humana.

Primeiro, a teologia se dirige a experincia. Segundo, a teologia interpreta a experincia. 3. Razo:

10 Com o surgimento do Ilusionismo veio demanda de que a sabedoria deve ser universalmente acessvel. A ideia de um conhecimento privilegiado de Deus, mediado apenas pela revelao, foi rejeitada por bases morais. Como a revelao no era universal, argumentou-se, Deus estava causando problemas morais por limitar a revelao pessoa de Jesus Cristo, ao texto da Escritura, ou ao domnio da igreja. O Ilusionismo, argumentou-se, qualquer sugesto dessas deveria ser rejeitada como formadora de um escndalo de particularidade

Esse conhecimento tinha de ser universalmente acessvel, em todas as culturas, contextos histricos e regies geogrficas. Para o Ilusionismo, a razo fornecia exatamente um recurso universalmente vlido. Todas as pessoas tinham uma faculdade racional; portanto, todas podiam us-la, e assim ter acesso ao conhecimento de Deus.

A esta altura, precisamos dar nfase diferena entre razo e racionalismo, que podem parecer idnticos para alguns. Razo a faculdade bsica humana de pensar, baseada em argumento e evidncia. teologicamente neutra, e no apresenta nenhuma ameaa f a no ser que seja vista como a nica fonte de conhecimento sobre Deus. Ento, torna-se racionalismo, que uma dependncia exclusiva somente sobre a razo humana, e uma recusa de permitir que qualquer peso seja dado revelao divina. A teologia crist clssica, incluindo toda a teologia evanglica responsvel, faz uso completo da faculdade humana do raciocnio por exemplo, em ponderar bem as implicaes de certos aspectos da auto revelao de Deus.

Como foi que essa notvel e, precisa ser dito, totalmente mal colocada confiana na razo em matria de religio se desenvolveu? Trs estgios podem ser identificados, cada um deles levando naturalmente para o que se segue:

3.1. Inicialmente, foi argumentado que, como o evangelho era racional, era inteiramente apropriado demonstrar que o cristianismo fazia sentido e se apoiava em fundamentos completamente razoveis. 3.2. At a metade do sculo XVII, especialmente na Inglaterra e Alemanha, uma nova atitude comeou a desenvolver-se. O Cristianismo, argumentava-se, era racional. Razo capaz de estabelecer o que certo sem precisar qualquer assistncia da revelao; cristianismo tem de seguir, sendo aceito onde endossa o que a razo tem a dizer, e sendo descartado onde segue o prprio caminho. Esta abordagem ao cristianismo (ou, mais acertadamente, essa forma de desmo tingido com cores palidamente crists) trata de Deus como uma ideia, uma construo da mente humana. Deus algo postulado, uma ideia que geramos dentro da nossa mente, e depois escolhemos chamar de Deus. Criamos essa ideia. obra da nossa mente. Mas o cristianismo tradicional argumentava que Deus no podia ser simplesmente postulado desse modo cruamente racionalista. Deus tem

11 de ser experimentado, ele tem de ser encontrado de frente. Ele algum que nos engaja; e, engajando-nos, fora-nos a reavaliar a ideia que fazemos Dele. Mas o Deus da pura razo est preso dentro dos limites de mentes humanas. E mentes pequenas contribuem para um Deus pequeno. 3.3. Finalmente, esta posio racionalista foi empurrada at a sua concluso lgica.

4. Tradio: Para alguns escritores a tradio tem bastante autoridade. Tradio seria entendida aqui como o que designa uma doutrina ou crena tradicional, que tem fora de autoridade por causa da sua antiguidade. A ideia de tradio de importncia para o evangelicalismo moderno. Os evanglicos tm tido sempre a tendncia de ler a Escritura como se fossem os primeiros a fazer isso. Precisamos lembrar que outros j estiveram l antes de ns, e j a leram antes que ns o fizssemos. Esse processo de receber a revelao escritural tradio no uma fonte de revelao somada a Escritura, e sim um modo particular de se entender a Bblia que a igreja crist tem reconhecido como responsvel e confivel. A Escritura e a tradio no so, pois, para serem vistas como duas fontes alternativas de revelao; em vez disso, so coinerentes. A Bblia no pode ser lida como se nunca tivesse sido lida antes. As histrias e liturgias das igrejas constantemente nos fazem lembrar que a Escritura j foi lida, avaliada e interpretada no passado.

Tradio assim entendida acertadamente (por exemplo, pelos reformadores, como Lutero) na forma de uma histria de discipulado e leitura, interpretao e luta com a Escritura. Tradio uma disposio de ler a Escritura, levando em conta as formas em que esta foi lida no passado. uma percepo da dimenso geral da f crist, sobre um perodo extenso de tempo, que pe em dvida o individualismo superficial de muitos evanglicos. H mais na interpretao da Escritura do que qualquer crente pode individualmente discernir.

uma disposio para atribuir peso aos pontos de vista dos que nos precederam na f, o que prov lembranas fortes da natureza corporativa da f crist, o que inclui a interpretao da Escritura.

Autoridade bblica e crtica bblica

O movimento crtico bblico enfocou a ateno na Bblia como um livro humano escrito por autores humanos.

12

O que dizer, porm, dos achados crticos que tm parecido contradizer a autoridade divina da Escritura? Os evanglicos tm respondido a essas descobertas de duas maneiras. Negativamente, tm notado as limitaes do mtodo crtico; Positivamente, tm reconsiderado aspectos de seu entendimento de autoridade bblica.

Autoridade bblica e experincia pessoal

Um elemento final em qualquer exposio de autoridade bblica o de sua convico subjetiva uma ideia expressa de maneiras bem diferentes como o ressoar do toque da verdade (J.B. Phillips) ou o testemunho interno do Esprito Santo (Joo Calvino). Quando a Bblia recebida e ensinada como a Palavra de Deus, ela fala s necessidades e situaes pessoais com um poder e relevncia que confirmam a autoridade inerente que lhe foi dada por Deus.

A Escritura, como j vimos, possui uma dimenso fortemente objetiva, em que ela nos contra sobre somo as coisas so; possui tambm um componente subjetivo, por meio do qual oferece transformar nossa vida interior uma oferta que, na experincia evanglica, mais do que justificada, e leva a uma nfase na evangelizao como meio pelo qual outros podem compartilhar dessa mesma amizade transformadora (James Houston). Como Lutero afirmou, ns lemos a Escritura no simplesmente para saber dos comandos de Deus (mandata Dei), mas para encontrar o Deus que comanda (Deus mandantus), e ser transformados como resultado disso.

A noo de teologia bblica

Segundo Gabler, a teologia bblica era para ser entendida como uma disciplina puramente histrica e descritiva, enquanto que a dogmtica era uma disciplina normativa ou prescritiva. Estudar teologia bblica tornou-se um exerccio em histria crist, examinando, em muito, a teologia de escritores bblicos do mesmo modo como se poderia estudar a teologia do judasmo primitivo patrstico ou do segundo-templo.

A teologia sistemtica no trata apenas de repetir afirmaes ou temas bblicos, mas de pr mostra a configurao completa do pensamento do qual individualmente eles do testemunho.

13 Escritura e narrativa

Terminamos esta anlise do papel da Escritura no pensamento evanglico enfocando uma questo de importncia considervel na erudio bblica recente: o reconhecimento da posio primria do gnero narrativo dentro da Escritura.

O fato de muita da prpria Escritura fazer uma narrativa tem sido omitido. Por qu?

Um fator que parece ser de especial importncia nesse respeito a maneira em que o evangelicalismo responsivo diante de seu contexto intelectual.

Revelao diz respeito aos orculos de Deus, aos atos de Deus, e pessoa e presena de Deus.

Reduzir a revelao a princpios ou conceitos suprimir o elemento de mistrio, santidade e maravilha na auto manifestao de Deus.

Reconhecer a qualidade narrativa da Escritura permite que seja recuperada a plenitude da revelao bblica.

A Bblia no articula um conjunto de princpios abstratos, mas aponta para uma vida vivida, uma existncia histrica especfica, como que em algum sentido incorporando e dando substncia a tal conjunto de princpios.

Narrativas so baseadas em histria, em aes, possibilitando que evitemos pensar no cristianismo em termos de abstraes universais, e, em vez disso, alicerando-o no terreno slido das contingncias de nossa existncia histrica. Nossa viso formada e informada pela histria de Jesus de Nazar, relembrada na celebrao eucarstica de sua morte e ressurreio e nos benefcios entendidos e trazidos, os quais reconhecemos como incorporando a forma ou molde de nossa vida e comunidades como cristos.

H sim um relacionamento dinmico entre a doutrina e a narrativa bblicas. Essa narrativa possui uma subestrutura interpretativa, dando mostra de afirmaes doutrinrias. evidente que h estruturas conceituais, ligadas a estruturas narrativas, dentro da Escritura: essas funcionam como pontos iniciais para o processo de gerao de estruturas conceituais mais sofisticadas, no processo de formulao doutrinria. Com base nessas sugestes escriturais, marcadores e sinalizadores de caminhos bblicos, afirmaes doutrinrias podem ser feitas, e ser ento empregadas como uma estrutura conceitual para a interpretao da narrativa. A narrativa relida e revisionada luz dessa estrutura conceitual, no curso da qual modificaes estrutura

14 so sugeridas. H, portanto, um processo de interao dinmica, de feedback, entre doutrina e Escritura, entre a estrutura interpretativa e a narrativa.

Narrativas precisam ser interpretadas corretamente; a doutrina crist oferece a estrutura conceitual pela qual a narrativa da Escritura interpretada. Narrativas exigem interpretao. A narrativa da Escritura no nenhuma exceo.

A doutrina fornece a estrutura conceitual pela qual a narrativa bblica interpretada.

O princpio sola Scriptura , em ltima anlise, uma assero da primazia da narrativa fundamental da Escritura sobre qualquer estrutura de conceitualismos que ele possa gerar. A Reforma poderia razoavelmente ser interpretada como um reexame atrasado da estrutura medieval catlica de conceitualismos luz de sua narrao generativa; similarmente, o slogan da Reforma, ecclesia reformata, ecclesia semper reformanda, poderia ser interpretado como uma afirmao da necessidade de correlacionar continuamente narrativa generativa e os conceitos resultantes.

CAPTULO 3 EVANGELICALISMO E PS-LIBERALISMO

A estratgia liberal de reconhecer normas e fontes de autoridade teolgica derivadas de fora da revelao crist vista ser algo como um cavalo de Tria, permitindo que ideias e valores do mundo ganhem uma presena e influncia imerecida e nada bem-vinda dentro do cristianismo.

A caracterstica peculiar do ps-liberalismo pode estar localizada em sua rejeio dos projetos totalizadores da modernidade.

Trs seguintes caractersticas fundamentais do pensamento ps-liberal:

1. A primazia da narrativa como uma categoria interpretativa para a Bblia; 2. A primazia hermenutica do mundo criado pelas narrativas bblicas sobre o mundo da experincia humana; 3. A primazia da linguagem sobre a experincia

15 Definindo liberalismo

Talvez a caracterstica mais distinta do movimento seja o seu acomodacionismo - isto , a sua insistncia em que doutrinas crists tradicionais devem ser reafirmadas ou reinterpretadas a fim de harmoniz-las com a tendncia da poca.

A abordagem fortemente fundacionalista do liberalismo ocidental clssico resulta em sua tarefa de uma busca programtica por base universal de assuntos socialmente importantes como moralidade e religio.

No h nada distintivamente liberal sobre ser academicamente srio e culturalmente informado.

O resultado dessa abordagem bem simples: silencia os cristos, proibindo-os de terem quaisquer insights distintos que precisem ser ouvidos em pblico.

O liberalismo acabou tornando o secularismo digno de crdito para o cristianismo em vez de ser ao contrrio. O ps-liberalismo evita esse desastre apologtico.

A apologtica assim entendida como fundamentada em e controlada pela teologia sistemtica, com cada e toda estratgia apologtica sendo vista como provisria e heurstica, respondendo situao particular que est sendo tratada.

A apreciao de Lindbeck sobre o evangelicalismo

O critrio fundamental aqui que palavras humanas no podem definir experincias adequadamente, mas podem assim mesmo apontar para ela, como sinalizadores.

A linguagem da teologia crist funciona sob-restries semelhantes s que afetam a poesia: ela obrigada a expressar em palavras, coisas que por sua natureza desafiam reduo a essas palavras; apesar disso, existe uma ressonncia fundamental entre palavras e experincia.

16 Para caricaturar a doutrina crist, ento, como mero jogo de palavras ou como uma tentativa de reduzir o mistrio de Deus a proposies deixar de apreciar a maneira em que as palavras nos servem.

A dimenso cognitiva da doutrina crist a estrutura sobre a qual a experincia crist apoiada, o canal por meio do qual transmitida. um esqueleto que d fora e forma carne da experincia.

Como uma lngua correlacionada com uma forma de vida (como Wittergenstein colocou em relao a jogos de linguagem), uma tradio religiosa correlacionada com a forma de vida que ela gera e reflete.

O que verdade?

A teologia essencialmente interessada na descrio de regras intrabblicas para se falar com Deus, Cristo e assim por diante. Essas regras no so estabelecidas pela teologia; j so dadas no material bblico em si. Nesse sentido a teologia no introduz nada de novo ao material bblico, mas simplesmente expe as estruturas que j esto presentes, em muito como a gramtica coloca as regras que governam o uso da linguagem.

Verdade assim igualada com virtualmente ao ponto de ser reduzido a consistncia, ou coerncia interna.

A teologia regula a maneira em que cristos falam sobre Deus, mas no comenta sobre a pretenso de que tais declaraes sejam verdadeiras. Religio , portanto, a lngua; teologia s a gramtica que a regula.

Para os evanglicos, o ps-liberalismo reduz o conceito verdade a coerncia interna.

Para o evangelicalismo, a teologia fundamentada sobre a auto revelao de Deus e avaliada na base dessa mesma auto revelao.

Por que a Bblia?

17 A Escritura tem autoridade, no por causa do que a comunidade crist escolheu fazer com ela, mas por causa do que ela , e do que ela transmite.

Os evanglicos h muito insistiram em que a prioridade da Escritura repousa em sua inspirao, independentemente de ser reconhecida como tal, por determinada comunidade ou indivduo.

CAPTULO 4 EVANGELICALISMO E PS-MODERNISMO

Definindo o Ilusionismo

A caracterstica primria do movimento pode ser encontrada em sua declarao da onicompetncia da razo humana. A razo, argumentava-se, era capaz de revelar tudo o que precisamos saber sobre Deus e moralidade. A ideia de alguma espcie de revelao sobrenatural era descartada, por ser julgada sem importncia, irrelevante. Jesus Cristo era apenas um de muitos mestres religiosos, que nos contou coisas que qualquer um com certo grau de senso comum, de alguma forma nos teria contado. A razo reinava suprema.

A ascenso do movimento que agora geralmente conhecida como psmodernismo atravs do mundo ocidental um resultado direto do colapso dessa confiana na razo, e uma desiluso mais geral com o assim chamado mundo moderno.

reas que podem ser identificadas para demonstrar a influncia do Iluminismo:

1. A natureza da Escritura: Existe uma tendncia dentro do evangelicalismo de tratar a Bblia simplesmente como uma fonte de doutrinas crists, e de negligenciar, suprimir ou negar seu cunho narrativo.

2. Espiritualidade: Existe uma tendncia de ver espiritualidade em termos de entendimento do texto bblico isto , a leitura da Bblia tirando sentido de suas palavras e ideias, e entendendo seu fundo histrico e seu sentido para hoje.

18 Precisamos ir para trs do Ilusionismo e recuperar as mais antigas e autnticas abordagens espiritualidade, como as que so encontradas em escritores como Jonathan Edwards, ou John e Charles Wesley.

Definindo o ps-modernismo

O ps-modernismo geralmente entendido como algo de sensibilidade cultural sem absolutos, certezas fixas ou fundamentos, que se deleita no pluralismo e divergncia, e que objetiva pensar profundamente o estabelecimento radical de todo o pensamento humano.

H um compromisso pr-existente com o relativismo ou pluralismo dentro do ps-modernismo, em relao s questes a respeito da verdade.

A rea da teologia crist mais sensvel a essa evoluo a apologtica tradicionalmente vista como uma tentativa de defender e recomendar as pretenses do cristianismo para o mundo. Apologeticamente, a pergunta que surge no contexto ps-moderno a seguinte: como podem elas ser levadas a srio, quando h tantas alternativas rivais, e quando a prpria verdade se tornou uma noo desvalorizada? Ningum pode pretender possuir a verdade. tudo uma questo de perspectiva. A concluso desta linha de pensamento to simples como devastadora: a verdade que no h nenhuma verdade.

O ps-modernismo declara que todos os sistemas de crenas devem ser vistos como igualmente plausveis. Algo verdadeiro se verdadeiro para mim.

CAPTULO 5 EVANGELICALISMO E O PLURALISMO RELIGIOSO

O evangelicalismo afirma de maneira segura que o evangelho cristo singular, e no pode ser confundido ou identificado com nenhuma outra religio ou filosofia de vida.

A natureza de pluralismo

19 O surgimento de uma ideologia de pluralismo religioso melhor visto como uma subcategoria de pluralismo intelectual e cultural em seu direito, em vez de como uma entidade especfica a consequncia no tanto de alguma percepo de uma fraqueza da parte do cristianismo, mas sim do colapso da ideia do Iluminismo de conhecimento universal.

Esses pressupostos relativistas j se tornaram profundamente enraizados dentro da sociedade secular, particularmente dentro do ps-modernismo, muitas vezes com a suposio especfica de que eles existem em detrimento da f crist.

O que religio?

Um exemplo da dependncia excessiva de categorias ocidentais pode ser visto em relao ao prprio termo religio.

Tem havido recentemente um esforo resoluto para se reduzir todas as religies ao mesmo fenmeno bsico global.

Religio uma categoria bem definida, que pode ser nitidamente, cirurgicamente distinguida de cultura como um todo. O fato e a mitologia clssica grega, o confucionismo, o taosmo, as vrias e diversas religies da ndia terem sido enganosamente reunidas sob o termo genrico hindusmo, o cristianismo, o totemismo e o animismo, todos estes, poderem ser chamados de religies denota que isso uma categoria alarmantemente ampla e difusa, sem qualquer caracterstica realmente distinta.

Dilogo e respeito mtuo

A nfase distinta colocada sobre o dilogo dentro do pluralismo parece repousar sobre um modo socrtico de dilogo. Essa abordagem presume que os participantes no dilogo esto todos falando de praticamente a mesma entidade, que acontece estarem vendo de perspectivas diferentes. Assim, o dilogo oferece um estilo de abordagem que permite que essas perspectivas sejam reunidas, combinadas, gerando uma percepo cumulativa que transcende s particularidades de cada uma, permitindo assim a cada participante sair mais rico e informado. No contexto de dilogo inter-religioso, a abordagem muitas vezes comparada a um rei e seus cortesos, que se divertem fazendo com que pessoas cegas apalpem diferentes partes de um elefante. Os relatos dados por esses cegos sobre o que tocaram e sentiram so bem diferentes; embora superficialmente irreconciliveis, as descries podem facilmente ser harmonizadas como perspectivas diferentes sobre a mesma realidade maior.

20

Cada perspectiva genuna e vlida; sozinha, contudo, inadequada para descrever a maior realidade da qual apenas parte.

Precisamos agora destacar mais claramente um ponto decisivo para determinar o que especificamente cristo: a importncia da cruz como marca caracterstica dos cristos. Uma abordagem evanglica s religies e salvao o entendimento cristo de Deus

A histria religiosa humana mostra que ideias humanas naturais sobre o nmero, natureza e carter os deuses notoriamente vaga e misturada. A nfase crist sobre a necessidade de adorar, cultuar, no os deuses em geral (as censuras de Israel contra a religio canaanita sendo especialmente importantes aqui), mas o culto a um Deus que optou por tornar-se conhecido.

O Novo Testamento d uma nova guinada nessa evoluo usando para isso a sua linguagem sobre o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Encontrando nas aes e paixes e Jesus Cristo a identidade de Deus. Em resumo: para os cristos, Deus revelado cristologicamente.

Este ponto de importncia considervel. A maioria dos pluralistas religiosos ocidentais parece trabalhar com um conceito de Deus formatado pela tradio crist, quer isso seja reconhecido abertamente ou no.

Por trs dessas convergentes imagens de salvao est o tema comum a todas: salvao em e por meio de Cristo isto o mesmo que dizer que salvao uma possibilidade somente por causa da vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo, e essa salvao moldada em sua imagem.

A natureza da Salvao

A declarao todas as religies oferecem salvao assim potencialmente pouco mais do que uma tautologia.

A luz dessa abordagem pode-se destacar trs afirmaes:

21 1. O cristianismo tem um entendimento especfico da natureza, bases e meios de obter-se a salvao. 2. O cristianismo a nica religio que oferece salvao no sentido cristo desse termo. 3. Salvao, no sentido cristo do termo, proclamada como uma possibilidade para os que esto presentemente fora da comunidade crist.

Stalinismo Religioso? Pluralismo e a agenda da modernidade

Mais cedo, ao explorar os contornos intelectuais do modernismo, notamos que dois temas centrais do modernismo so:

1. Uma nsia totalizadora, que insiste em que tudo precisa ser visto como um aspecto de uma grande teoria ou metanarrativa; 2. Um desejo de dominar matria crua cultural, intelectual ou fsica para encaix-la com os desejos da humanidade.

A atrao do pluralismo est no tanto em suas reivindicaes de ter a verdade (que cada vez mais so concedidas serem notavelmente esquivas e pouco profundas), mas em suas reivindicaes de promover tolerncia entre as religies.

CONCLUSO: TALVEZ O MAIOR DESAFIO PRA O EVANGELICALISMO NA


PRXIMA GERAO SEJA DESENVOLVER UM COMPROMISSO INTELECTUAL CADA VEZ MAIOR SEM PERDER SUAS RAZES NA VIDA E F DOS CRENTES COMUNS.

You might also like