You are on page 1of 3

Seqncia Didtica

Candombl, Resistncias no Recncavo da Bahia Cachoeira sculo XIX

Introduo

A inteno de se trabalhar com esse tema, parte exatamente da necessidade de tornar visvel, uma historiografia da Bahia ainda pouco presente nos livros didticos, e nos componentes curriculares das instituies de Ensino Mdio. A possibilidade de construir, de forma objetiva uma proposta de ensino de histria, por parte do educador abre precedente, para tornar real e concreto, a legitimao da luta histrica de muitos. Falo a priori da comunidade negra baiana, atuante nos mais diversos campos: econmicos, sociais, polticos, culturais, lutando e resistindo contra as opresses e segregao explicita e implcita, na sociedade brasileira fundada sobre a gide do escravismo moderno, e que ainda hoje continua a afirmar suas heranas, em praticas neocolonizadoras.

1 Aula consiste em apresentao do tema, seguindo de leitura de contedo. Ser usado fragmento do Livro O Poder do Candombl de Edmar Ferreira Santos, mais especificamente do capitulo 1, apresenta um tpico discutindo a questo da represso aos batuques no sculo XIX , Controle dos batuques no sculo XIX

2 Aula persiste em fazer analise de conjuntura poltica do referente perodo em questo, o que trar uma noo maior do panorama histrico local, para isso usaremos como ferramenta de pesquisa a internet. Seguindo de debate em sala de aula, com exposio de argumentos dos educandos.

3 Aula O recorte geogrfico importantssimo, quero ressaltar aqui que propositalmente a importncia de Cachoeira como uma das Cidades mais importante da Bahia no sculo XVIII, pois representava o maior entreposto comercial do estado com grande fluxo de embarcaes em rotas de escoamento, entrada e sada de alimentos e outros produtos nas cidades do interior e capital, sendo sua via de acesso o rio Paraguau. Para essa aula analisaremos mapas que serviram para o uma maior noo do

espao urbano, rotas de fugas, quilombos, terreiros, lugares onde aconteciam as manifestaes de matrizes africanas e possivelmente atos de represso.

4 Aula consiste na visitao do sitio histrico Cachoeirano, casas de candombls de grande importncia na cidade, entrevista com pais e mes e filhos de santo, essa atividade consiste no levantamento oral do saber ancestral da cultura negra local de resistncia. Importante analisar formas de enfretamento cotidiano, tanto nas praticas ritualstica, como em manifestaes de rua. Observao: Atividade ser feita em 5 grupos de seis alunos, que posteriormente vo apresentar os dados levantados em seminrios, dialogando os textos estudados, e a realidade histrica atual dos herdeiros e sujeitos histricos .

Aula 5 Essa aula Fecha um ciclo de estudo, pesquisa e debates sobre o assunto. Nesse sentido, o professor ficar responsvel por encaminhar os grupos formados na aula anterior para pesquisa de campo, a apresentar os seminrios, seguindo de entrega de material impresso que ser avaliada pelo mesmo.

A regio do Recncavo um territrio composto por muitas comunidades remanescente de quilombos, ou seja, agrupamento de negros vivendo em comunidade e partilhando da mesma cultura

212 f.; il

You might also like