You are on page 1of 8

AUDIO E EQUILBRIO

FMU NCLEO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE PSICOLOGIA PROFA. MAYRA PEREIRA

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA


A orelha externa formada pelo pavilho auricular e pelo meato auditivo. O pavilho tem a forma de uma concha acstica e funciona como um coletor de ondas sonoras. A orelha mdia fica localizada na cavidade do osso temporal denominada caixa do tmpano. No ouvido mdio encontramos um sistema de trs ossculos articulados: o martelo, a bigorna e o estribo. A orelha interna tambm chamado de labirinto; corresponde a uma estrutura de organizao complexa formada pela cclea (que possui clulas sensoriais auditivas) e o sistema vestibular (que possui clulas sensoriais associadas ao sentido do equilbrio).

AUDIO
A sensibilidade auditiva proporciona no s o reconhecimento objetivo dos sons ambientais (chuva, farfalhar de folhas, sons de instrumentos musicais, etc.), mas participa efetivamente no processo de comunicao entre os indivduos e, deste modo, constitui um importante elemento da linguagem.

A perda da sensibilidade auditiva ou a surdez dificulta este aspecto da relao humana, pois o nosso principal meio de comunicao atravs da linguagem falada. O prprio mecanismo de aprendizado da linguagem falada depende da audio.

TRANSDUO SENSORIAL
Durante a propagao sonora pela membrana basilar os canais de K se abrem e durante uma fase da onda ocorre despolarizao. Quando ocorre recuperao os canais se fecham, os clios movem-se em sentido contrrio resultando em hiperpolarizao. Os canais de Ca sensveis variao de voltagem despolarizante se abrem e o aumento de Ca intracelular estimula a liberao de NT excitatrios para a fenda sinptica cuja membrana ps-sinaptica pertence s terminaes nervosas do nervo VIII.

TRANSDUO SENSORIAL

Potencia l de repouso: -50mV Influxo de K

Inclinao dos clios; Aumento na abertura de canais de K; Abertura de canais de Ca; Entrada de Ca Liberao de NT excitatrios

O som que chega orelha externa captado pelo pavilho, entra no conduto auditivo e faz vibrar o tmpano, uma membrana bem fininha que separa o ouvido externo do ouvido mdio. Essa vibrao movimenta trs ossculos martelo, bigorna e estribo - conectados um ao outro, que funcionam como uma alavanca e conduzem as ondas sonoras at a cclea, uma das partes do ouvido interno. Na cclea, existem clulas ciliadas capazes de reconhecer se o som forte ou fraco, agudo ou grave, e de conduzi-lo ao nervo auditivo de onde enviado, sob a forma de ondas eltricas, para o crebro (Bulbo-> mesencfalo>tlamo-> Crtex auditivo).

EQUILBRIO
Estando o nosso corpo todo, ou parte dele, parado ou em movimento, os proprioceptores garantem que tenhamos a percepo cinestsica. O sentido vestibular ou do equilbrio tambm est intimamente associado a esta sensibilidade, pois seus receptores detectam os movimentos originados exclusivamente na cabea. A sensao de equilbrio/desequilbrio do corpo e os movimentos de rotao da cabea so detectados pelo sistema vestibular que considerada uma forma de propriocepo especial. O sistema vestibular situa-se dentro do osso temporal, adjacente a cclea e faz parte da orelha interna. formado por um labirinto sseo dentro do qual membranas formam trs canais semicirculares (horizontal, superior e posterior), e dois rgos otolticos (sculo e o utrculo). O interior dos canais e dos rgos otolticos preenchido pela endolinfa.

EQUILBRIO
Toda vez que a cabea rotacionada, a endolinfa no interior dos canais se move e causa uma deformao mecnica na cpula. Em resposta deformao mecnica, os clios so tracionados e respondem com alteraes na condutncia inica de membrana, ou seja, com despolarizao ou hiperpolarizao, conforme o sentido de movimento do lquido. As clulas sensoriais ciliadas fazem sinapses excitatrias com as fibras aferentes vestibulares do VIII par craniano. A freqncia de despolarizao das fibras aferentes primrias vai, assim, depender da quantidade de neurotransmissores liberados como acontece com as clulas sensoriais ciliadas acsticas. O SNC compara a freqncia de disparos dos PA das fibras aferentes, detectando em que sentido se deu o movimento da cabea. Assim, os diferentes padres de movimentos de rotao da cabea so reconhecidos no SNC atravs da integrao da sensibilidade originada nos trs pares de canais semicirculares. difcil experimentar e descrever com clareza esta sensibilidade, pois praticamente inconsciente, mas a sua importncia se faz presente quando ocorre o seu dficit ou funcionamento anormal, por exemplo, durante a vertigem.

You might also like