You are on page 1of 9

LISTA DE EXERCCIOS (MOVIMENTO HARMNICO SIMPLES)

1.Enquanto uma folha de papel puxada com velocidade constante sobre uma mesa, uma caneta executa um movimento de vai-e-vem, perpendicularmente direo de deslocamento do papel, deixando registrado na folha um trao em forma de senide.A figura a seguir representa um trecho AB do trao, bem como as posies de alguns de seus pontos e os respectivos instantes.

Pede-se: a) a velocidade de deslocamento da folha. b) a razo das freqncias do movimento de vai-e-vem da caneta entre os instantes 0 a 6s e 6 a 12s. 2. Uma caneta move-se ao longo do eixo y com um movimento harmnico simples. Ela registra sobre uma fita de papel que se move com velocidade de 10cm/s da direita para esquerda, conforme o grfico representado na figura a seguir. a) Determine a funo y(x) que representa a curva mostrada no grfico. b) Supondo que o instante t=0 corresponda passagem da caneta pelo ponto x=0 e y=0, determine a funo y(t) que representa seu movimento. c) Qual a freqncia, em hertz, do movimento da caneta?

3. A partir do grfico que se segue onde esto representadas as posies ocupadas por um mvel em funo do tempo, quando oscila sujeito a uma fora do tipo -k.x (k constante), determine:

a) a freqncia da amplitude do movimento. b) os instantes, durante os trs primeiros segundos, em que a velocidade se anulou.

4. A distncia entre as posies extremas ocupadas por um pisto, no decorrer de seu movimento de vai e vem, igual a 0,5m, e a velocidade mdia do pisto, quando se desloca de uma posio extrema para outra, 0,4m/s. A partir destes dados, determine: a) o perodo de movimento do pisto e; b) a freqncia desse movimento. 5. Enquanto o ponto P se move sobre uma circunferncia, em movimento circular uniforme com velocidade angular =2rad/s, o ponto M (projeo de P sobre o eixo x) executa um movimento harmnico simples entre os pontos A e A'. a) Qual a freqncia do MHS executado por M? b) Determine o tempo necessrio para o ponto M deslocar-se do ponto B ao ponto C. Nota: B e C so os pontos mdios de AD e DA', respectivamente.

6. Um relgio de pndulo extremamente preciso em uma dada cidade sua trazido para o Brasil, para a cidade de Salvador/BA. Verifica-se, apesar de todos os cuidados tomados no transporte do relgio, que o mesmo, aqui no Brasil, no apresenta a mesma pontualidade. Por que isto acontece? E o relgio em terras brasileiras atrasa-se ou adianta-se? 7. Considere um pndulo simples realizando oscilaes de pequena abertura. O comprimento do fio de 2,5 m. Considere g=10 m/s2 e =3,1. Qual o perodo de oscilao deste pndulo? 8. Sendo o movimento harmnico simples um movimento peridico, suas equaes horrias devero ser capazes de operar com esta periodicidade. Quais so as funes matemticas que operam com periodicidade? 9. Numa antena de rdio, cargas eltricas oscilam sob a ao de ondas eletromagnticas em uma dada freqncia. Imagine que essas oscilaes tivessem sua origem em foras mecnicas e no eltricas: cargas eltricas fixas em uma massa presa a uma mola. A amplitude do deslocamento dessa "antena-mola" seria de 1 mm e a massa de 1 g para um rdio porttil. Considere um sinal de rdio AM de 1000 kHz. a) Qual seria a constante de mola dessa "antena-mola"? A freqncia de oscilao dada por: f= . onde k a constante da mola e m a massa presa mola.

b) Qual seria a fora mecnica necessria para deslocar essa mola de 1 mm? 10. Uma partcula suspensa por um fio, de massa desprezvel, de 1,6m de comprimento, formando um pndulo, como mostra a figura. No ponto P, situado 1,2m, verticalmente, abaixo do ponto O, h um prego que impede a passagem do fio. A partcula liberada quando o fio forma um ngulo , muito pequeno, com a vertical. Quando o fio encontra o prego, a partcula continua seu movimento at atingir o ponto mais alto de seu percurso. Calcule o tempo que ela leva desde o ponto inicial at esse ponto final. Considere g=10m/s2, a acelerao da gravidade no local.

11. Dois blocos, 1 e 2, de massas m1e m2, respectivamente, comprimem uma mola, de constante elstica k, de uma distncia x0 em relao sua posio de equilbrio. O bloco 1 est preso mola, enquanto o bloco 2 mantido em contato com o bloco 1, porm sem estar preso a ele, por um agente externo, conforme mostra a figura. O conjunto, inicialmente em repouso, em um dado momento, deixado livre por esse agente externo. Despreze todas as formas de dissipao de energia. a) Que velocidade ter o bloco 2 quando perder contato com o bloco 1? b) Depois que o bloco 2 perde o contato com o sistema massa-mola, esse sistema realiza um movimento harmnico simples (MHS). Determine a freqncia angular e a amplitude desse MHS.

12. Um estudante pretendia apresentar um relgio de pndulo numa feira de cincias com um mostrador de 5cm de altura, como mostra a figura.

Sabendo-se que, para pequenas oscilaes, o perodo de um pndulo simples, dado pela expresso T = , pede-se:

a) Se o pndulo for pendurado no ponto O e tiver um perodo de 0,8 segundos, qual deveria ser a altura mnima do relgio? Para facilitar seus clculos, admita g=10m/s2. b) Se o perodo do pndulo fosse de 5 segundos, haveria algum inconveniente? Justifique. 13. Um corpo de massa m est preso em uma mola de constante elstica k e em repouso no ponto O. O corpo ento puxado at a posio A e depois solto. O atrito desprezvel. Sendo m=10kg, k=40N/m, =3,14, pede-se: a) o perodo de oscilao do corpo; b) o nmero de vezes que um observador, estacionrio no ponto B, v o corpo passar por ele, durante um intervalo de 15,7 segundos.

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO


Uma esfera de massa m, suspensa por um fio a um ponto O, solta, a partir do repouso, de um ponto A, descrevendo um arco de circunferncia e passando a oscilar entre as posies extremas A e E. A figura a seguir ilustra esse movimento. 14. Tendo em vista os esforos a que o fio fica submetido, a posio em que ele ter mais probabilidade de se romper ser:

15. A figura a seguir representa um sistema constitudo por uma partcula de massa m, ligada a extremidade de uma mola de constante elstica k. A partcula puxada desde a posio de equilbrio 0 at a posio x e em seguida abandonada, realizando movimentos harmnicos simples, na ausncia de foras dissipativas.

Nessas condies, correto afirmar (01) Surge, no sistema, uma fora igual a kx/2. (02) O perodo do movimento depende da massa da partcula e da constante elstica k. (04) Nos pontos de inverso do sentido do movimento, a acelerao da partcula nula. (08) A energia mecnica do sistema igual a kx2/2. (16) Associando-se a mola em srie com uma outra, de constante elstica k2, a freqncia de oscilao da partcula ser igual a .

16. Um vago ferrovirio move-se, em um trecho retilneo da linha ferroviria, com velocidade constante de mdulo v0. No seu interior, h um bloco de massa m preso extremidade livre de uma mola ideal de constante elstica k. A outra extremidade da mola est presa ao vago, conforme figura a seguir.

Nesse estado de movimento, a mola est relaxada (no o est comprimida nem distendida). A partir de um certo instante, o vago freado com acelerao constante a, at atingir o repouso. Desprezando-se o atrito do bloco com o piso do vago, qual a a amplitude de oscilao do sistema massa-mola, aps o vago atingir o repouso? 17. O grfico representa, num dado instante, a velocidade transversal dos pontos de uma corda, na qual se propaga um onda senoidal na direo do eixo dos x.

A velocidade de propagao da onda na corda de 24m/s. Sejam A, B, C, D e E pontos da corda. Considere, para o instante representado, as seguintes afirmaes: I. A freqncia da onda 0,25Hz. II. Os pontos A, C e E tm mxima acelerao transversal (em mdulo). III. Os pontos A, C e E tm mximo deslocamento transversal (em mdulo). IV. Todos os pontos da corda se deslocam com velocidade de 24m/s na direo do eixo x. Quais afirmaes so verdadeiras? 18. Uma partcula descreve um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal, conforme a figura a seguir. O movimento exibido pela projeo ortogonal das posies assumidas pela partcula, num anteparo disposto perpendicularmente mesa, de qual tipo?

19. Uma partcula de massa 0,50 kg move-se sob a ao apenas de uma fora, qual est associada uma energia potencial U(x), cujo grfico em funo de x est representado na figura adiante. Esse grfico consiste em uma parbola passando pela origem. A partcula inicia o movimento a partir do repouso, em x=-2,0m. Sobre essa situao, FALSO afirmar que: a) a energia mecnica dessa partcula 8,0J. b) a velocidade da partcula, ao passar por x=0, 4,0m/s. c) em x=0, a acelerao da partcula zero. d) quando a partcula passar por x=1,0m, sua energia cintica 3,0J.

20. A partcula de massa m, presa extremidade de uma mola, oscila num plano horizontal de atrito desprezvel, em trajetria retilnea em torno do ponto de equilbrio, O. O movimento harmnico simples, de amplitude x.

Considere as afirmaes: I. O perodo do movimento independe de m. II. A energia mecnica do sistema, em qualquer ponto da trajetria constante. III. A energia cintica mxima no ponto O. Qual(s) afirmao(s) so verdadeira(s)? Justifique sua resposta. 21. A figura abaixo representa um bloco que, deslizando sem atrito sobre uma superfcie horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta est presa a uma parede vertical rgida. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no pargrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem.

Durante a etapa de compresso da mola, a energia cintica do bloco .......... e a energia potencial elstica armazenada no sistema massa-mola .......... . No ponto de inverso do movimento, a velocidade do bloco zero e sua acelerao .......... . a) aumenta - diminui - zero b) diminui - aumenta - mxima c) aumenta - diminui - mxima d) diminui - aumenta - zero e) diminui - diminui - zero

22. Um bloco de massa m=1kg preso extremidade de uma mola e apoiado sobre uma superfcie horizontal sem atrito, oscila em torno da posio de equilbrio, com uma amplitude de 0,1m, conforme mostra a figura (a) abaixo. A figura (b) mostra como a energia cintica do bloco varia de acordo com seu deslocamento.

CORRETO afirmar que a) quando o bloco passa pelos pontos extremos, isto , em x=0,1m, a acelerao do bloco nula nesses pontos. b) o mdulo da fora que a mola exerce sobre o bloco na posio +0,1m 2,0 . 103N. c) a constante elstica da mola vale 2,0.103N/m. d) a energia potencial do bloco na posio +0,05m vale 100J. e) na posio de equilbrio, o mdulo da velocidade do bloco 20m/s. 23.

Uma pea, com a forma indicada, gira em torno de um eixo horizontal P, com velocidade angular constante e igual a rad/s. Uma mola mantm uma haste apoiada sobre a pea, podendo a haste mover-se APENAS na vertical. A forma da pea tal que, enquanto ela gira, a extremidade da haste sobe e desce, descrevendo, com o passar do tempo, um movimento harmnico simples Y(t) como indicado no grfico. Assim, qual ser a freqncia do movimento da extremidade da haste? 24. Um aluno do ITA levou um relgio, a pndulo simples, de Santos, no litoral paulista, para So Jos dos Campos, a 600m acima do nvel do mar. O relgio marcava a hora correta em Santos, mas demonstra uma pequena diferena em So Jos. Considerando a Terra como uma esfera com seu raio correspondendo ao nvel do mar, pode-se ESTIMAR que, em So Jos dos Campos, o que ir acontecer com o relgio?

25.

No incio do sculo, Albert Einstein props que foras inerciais, como aquelas que aparecem em referenciais acelerados, sejam equivalentes s foras gravitacionais. Considere um pndulo de comprimento L suspenso no teto de um vago de trem em movimento retilneo com acelerao constante de mdulo a, como mostra a figura. Em relao a um observador no trem, qual o perodo de pequenas oscilaes do pndulo ao redor da sua posio de equilbrio ? 26. O pndulo a seguir constitudo de um fio ideal e a massa suspensa m oscila periodicamente, gastando um tempo mnimo de 2,0 s para ir da extremidade C extremidade D. Supondo g = 10 m/s2, ento o comprimento do fio em metros?

27. Em 1581, na Catedral de Pisa, Galileu teve sua ateno despertada para um candelabro que oscilava sob a ao do vento, descrevendo arcos de diferentes tamanhos.Reproduzindo esse movimento com um pndulo simples de comprimento L e massa m, como o representado na figura a seguir, Galileu constatou que o tempo de uma oscilao pequena (para a qual sen(s) = s) era funo: a) do comprimento do pndulo, de sua massa e da acelerao da gravidade b) apenas do comprimento do pndulo c) do comprimento do pndulo e da acelerao da gravidade d) apenas da acelerao da gravidade e) apenas da massa do pndulo

28. Uma criana em um jardim de infncia monta um brinquedo formado por duas pequenas bolinhas de massa de modelar, presas em linhas de mesmo comprimento, e com suas pontas presas em , como mostra a figura. A criana ento solta as bolinhas de forma tal que elas colidem, de forma perfeitamente inelstica, em R (ponto mais baixo da trajetria). Sabendo-se que ma=mb/2 e Ha=2Hb, qual dos pontos melhor representa o local onde as bolinhas iro parar pela primeira vez aps o choque:

29.

Na figura anterior, um sistema mecnico formado por uma roda R, uma haste H e um mbolo E, que desliza entre as guias G1 e G2. As extremidades da haste H so articuladas em P e P', o que permite que o movimento circular da roda R produza um movimento de vai-e-vem de P', entre os pontos A e B, marcados no eixo x. Considerando-se que a roda R descreve 240 rotaes por minuto, qual o menor intervalo de tempo necessrio para que o ponto P' se desloque de A at B? 30. Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas da questo a seguir. Um pndulo simples est animado de um movimento harmnico simples. Nos pontos extremos da trajetria, a velocidade da bolinha do pndulo ________, a acelerao ________, e a energia potencial ________. medida que a bolinha se aproxima do centro da trajetria, a velocidade ________, a acelerao ________ e a energia potencial _______.

a) nula, mxima, mxima, diminui, aumenta, diminui. b) mxima, nula, mxima, diminui, aumenta, diminui. c) mxima, mxima, nula, diminui, aumenta, diminui. d) nula, mxima, mxima, aumenta, diminui, diminui. e) nula, mnima, mnima, diminui, diminui, diminui.

You might also like