You are on page 1of 3

IV Semana Acadmica Interdisciplinar da Faculdade Antonio Meneghetti Recanto Maestro-Restinga Sca | 2012

Business Criativo: Profissionalizao da Gesto Cultural


Juliane Neves Fiorezi Instituto ConSer julianefiorezi@gmail.com Carmen Ivanete DAgostini Spanhol Universidade Estadual do Paran - FAP carmenspanhol@terra.com.br rea do Conhecimento: Gesto de Negcios e Intuio Temtica: Gesto Cultural 1 Introduo O presente trabalho visa introduzir a discusso a respeito da profissionalizao da gesto cultural, em torno das capacidades e competncias necessrias ao gestor cultural e sobretudo da formao de uma forma mentis capaz de garantir resultado satisfatrio neste campo de atuao. Este artigo apresenta aspectos salientados no projeto de pesquisa a ser apresentado ao curso de MBA Business Intuition Identidade Empresarial da Antonio Meneghetti Faculdade.

2 Fundamentao Terica O desenvolvimento do projeto de pesquisa, est embasado em dois pontos da construo deste panorama de atuao no setor econmico da Arte e da Cultura: 1) compreenso e desenvolvimento dos conceitos da Economia Criativa; 2) desenvolvimento da forma mentis do gestor cultural afim de que torne-se capaz de intermediar as possibilidades apresentadas pela Economia Criativa em tomada de ao eficaz. Contextualiza-se Economia Criativa, a partir do Creative Economy Report 2010, estudo mais recente publicado pela UNCTAD1 voltado ao mapeamento do setor, no qual centra esta nova economia como fator estratgico, a ser utilizado pelo Estado ou pela sociedade civil, em um planejamento de desenvolvimento social e tambm econmico dentro de uma perspectiva de geopoltica cultural. Neste contexto, a Arte e a Cultura so afirmadas e posicionadas estrategicamente como medida de evoluo social e sobretudo de afirmao do Estado-Nao em uma perspectiva sustentvel de desenvolvimento scio-econmico.

Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento www.faculdadeam.edu.br

IV Semana Acadmica Interdisciplinar da Faculdade Antonio Meneghetti Recanto Maestro-Restinga Sca | 2012

Frente a esta perspectiva, o aumento das possibilidades de viabilizao de empreendimentos/projetos culturais tem provocado alteraes importantes no modo de atuao dos profissionais deste setor, pois exige-se a melhoria na qualidade, tanto dos produtos e servios resultantes desta atuao, quanto em seus processos de gesto. Portanto, a garantia de um resultado satisfatrio, no baseia-se apenas na formao tcnica do gestor cultural, mas sobretudo em uma formao pessoal que garanta este tcnico as passagens de sucesso neste campo de atuao. Neste contexto a cincia da Ontopsicologia fundamenta a discusso, pois capaz de apresentar a resolutiva desta questo ao discutir a economia a partir do operador. 3 Metodologia Utilizou-se da pesquisa bibliogrfica com o intuito de fundamentar a observao e atuao prtica das autoras neste campo de atuao. 4 Resultados e Discusso Frente crescente oportunidade de atuao no campo da Arte e da Cultura cada vez mais exigida a alta competncia dos agentes envolvidos na produo e na gesto cultural. Conforme evidencia Avelar (2010: 49) Nesses novos tempos, no h mais lugar para o improviso e o amadorismo que sempre imperaram no universo cultural brasileiro. As prticas baseadas unicamente na experimentao j no se sustentam, em um mercado cada vez mais severo e exigente quanto aos padres de qualidade. Neste aspecto, crescentes so as publicaes e os cursos voltados ao setor, a fim de formar tecnicamente estes profissionais, no que concerne a aquisio de tcnicas de formatao de projetos, legislao e at mesmo captao de recursos. Pouco se diz em torno de modelos de gesto eficazes, mtodos de avaliao e gerao de indicadores e menos ainda a respeito da postura e da orientao deste profissional voltados promoo da cultura de valor em termos de aspectos sensveis e humanos nas propostas por eles realizadas, bem como na conquista de resultados eficazes em termos sociais, econmicos e de desenvolvimento. De todo modo, a formao tcnica do profissional no suficiente para garantir o sucesso frente a estas possibilidades de operacionalizao. Algo mais incitado. A garantia do sucesso, do ganho econmico e da expanso de atuao no setor, depende do

www.faculdadeam.edu.br

IV Semana Acadmica Interdisciplinar da Faculdade Antonio Meneghetti Recanto Maestro-Restinga Sca | 2012

desenvolvimento de um modo de agir, uma mentalidade e uma postura profissional orientadas ao resultado. Neste sentido a Ontopsicologia, como cincia interdisciplinar, fornece um mtodo de verificao para qualquer rea de atuao, pois mobiliza o homem que faz, o operador. Por meio da aplicao de seu mtodo individua a identidade base do operador e demonstra, por critrios de utilidade e funcionalidade, a ao otimal idntica a este profissional com diretivas de sucesso, crescimento e expanso do potencial de ao. Nesta relao a intuio o princpio que formaliza a identidade existencial, e a partir dela toda outra identidade de valor vital. Atravs dos campos semnticos, tem-se a prpria identidade de sucesso. (MENEGHETTI, 2004: 83). Portanto, a partir da evidncia desta identidade, por meio da leitura exata a informao intuitiva e da interao com as possibilidade do setor, possvel direcionar a atuao do profissional em tomada de ao vencedora. Por meio da aplicao do mtodo Ontopsicolgico, seus instrumentos de diagnstico e de interveno (dentre estes: anlise onrica, recuperao da informao organsmica, consultoria de autenticao) possvel evidenciar os modos distnicos e eficazes de atuao. Como resultado possvel construir um modo de atuao e o desenvolvimento de uma forma mentis que produzem resultado em direo ao escopo, garantindo ao gestor cultural a leitura exata de investimento, de especializao e de atuao vencedora em seu setor. 5 Consideraes Finais Por meio da formao pessoal do gestor cultural, pautados pelo mtodo e critrios propostos pela Ontopsicologia possvel evidenciar a identidade base deste profissional, individuar as possibilidades de realizao e formalizar as diretivas de sucesso no processos de gesto de empreendimentos e/ou projetos de Arte e Cultura. Deste modo, ampliam-se as capacidades de afirmao da Economia Criativa como eixo de desenvolvimento, por meio da realizao de aes culturais que de fato possam contribuir para a transformao social, promovendo o ganho econmico do gestor cultural, mas tambm promovendo a Arte e a Cultura em suas dimenses: esttica, social, criativa, humanista e sensvel. Referncias AVELAR, Romulo. O avesso da Cena: notas sobre Produo e Gesto Cultural. 2. Ed. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2010. MENEGHETTI, Antonio. Personalidade Empresarial. So Paulo: FOIL, 2004.
www.faculdadeam.edu.br

You might also like