You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Eliabe Moraes de Oliveira


Faculdades Anhanguera de Jacare

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Cincias Contbeis e Atuariais. Elaborar pareceres e relatrios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usurios, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Aplicar adequadamente a legislao inerente s funes contbeis.

Produo Acadmica

Produo de relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2, 3 e 4. Elaborao de Relatrio Final.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, sob a orientao do tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp;

nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Faculdades Anhanguera de Jacare

Eliabe Moraes de Oliveira

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 3 de 7

DESAFIO
Utilizando-se de um demonstrativo contbil publicado, o desafio consiste na aplicao das tcnicas de anlise financeiro-econmica para a elaborao de um parecer sobre a sade patrimonial da empresa analisada. Utilize para este desafio, o demonstrativo financeiro no endereo eletrnico disponvel em: <http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relat orios/BP_2008.pdf>. Acesso em: 29 set. 2012.

Objetivo do desafio
Produo de um parecer sobre a sade patrimonial de uma empresa.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc compreenda a necessidade da Anlise Vertical e da Anlise Horizontal como auxlio na tomada de deciso, bem como interpretar as variaes ocorridas apuradas na elaborao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o captulo 3 (Anlise vertical e anlise horizontal), livro AZEVEDO, Marcelo. Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Campinas: Alnea, 2008. PLT 117. Em seguida, reunir-se com sua equipe e discutir sobre os procedimentos de Anlise Vertical e Horizontal. Dica Consulte o plano de ensino da disciplina (disponibilizado no AVA) que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas que podero auxili-los na pesquisa. Passo 2 (Equipe) Efetuar os clculos para a Anlise Vertical e Anlise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados no site http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relator ios/BP_2008.pdf. Acesso em: 29 set. 2012. Utilizar para os clculos o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio, ConsolidadoEncerrado. Em seguida, transportar para as tabelas abaixo os clculos das anlises: Anlise Vertical _DRE_Tabela <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdGdXLVU1OWhRc2RseHBsR0 d1djV3a2c&hl=en> Acesso em: 29 set. 2012.

Eliabe Moraes de Oliveira

Faculdades Anhanguera de Jacare

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 4 de 7

Anlise Vertical_BP_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHpkRDY2NjIwdUk1bzdURU M1OUpNSHc&hl=en> Acesso em: 29 set. 2012. Anlise Horizontal_DRE_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdHZtSnZPejZGTGd6WW42O W5DQnVyQlE&hl=en> Acesso em: 29 set. 2012. Anlise Horizontal_BP_TABELA <http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiARonPFF2EZdEhXcXNNVGFNSGxQb1lrcy1 4QUJMemc&hl=en> Acesso em: 29 set. 2012. .

Passo 3 (Equipe) Aps os clculos anteriores, analisar, associar e descrever as possveis causas das variaes: a) b) c) d) e) Nas vendas Nos custos dos produtos vendidos Na margem bruta Nas despesas operacionais Nas contas patrimoniais.

Este passo dever ser elaborado em 1 pgina, de acordo com o item Padronizao desta ATPS.

Passo 4 (Equipe) Reservar o material desenvolvido nos passos 2 e 3 para compor o relatrio final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para voc compreender a necessidade e a funo dos ndices econmicos e financeiros e obter uma viso mais transparente de uma empresa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Considerando os demonstrativos financeiros no endereo eletrnico disponibilizados na apresentao do desafio (http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relato rios/BP_2008.pdf), Acesso em: 29 set. 2012. Calcular os seguintes ndices financeiros:

Eliabe Moraes de Oliveira

Faculdades Anhanguera de Jacare

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 5 de 7

a) Estrutura b) Liquidez c) Rentabilidade d) Dependncia Bancria Nota: O grupo poder consultar o PLT da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, para pesquisar sobre os ndices financeiros solicitados no Passo 1. Passo 2 Interpretar os ndices calculados no primeiro passo desta tarefa, utilizando o quadro-resumo dos ndices no endereo eletrnico <http://docs.google.com/Doc?docid=0ASARonPFF2EZZDQ0d3ZoZF84aGo5Z3ZoZGM&hl =en> Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Analisar os ndices calculados e opinar sobre esta realidade. Descrever em uma pgina, seguindo as orientaes do item Padronizao desta ATPS. Elaborar (a) quadro-resumo dos ndices e (b) a opinio descrita, salvar em arquivo nico. Passo 4 (Equipe) Reservar todo o material desenvolvido nesta Etapa 2 para compor o relatrio final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para voc utilizar o mtodo DUPONT e o termmetro de insolvncia para a elaborao de projetos de viabilidade econmica para as empresas, bem como prever possveis falncias ou tendncias das empresas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o artigo sobre o Modelo Dupont disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewArticle/750>. - acesso em: 29 set. 2012. Reunir-se com sua equipe para debater sobre a importncia do modelo Dupont e sua anlise para a gesto da empresa.

Eliabe Moraes de Oliveira

Faculdades Anhanguera de Jacare

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 6 de 7

Passo 2 (Equipe) Utilizar o balano patrimonial e a demonstrao do resultado da empresa no endereo eletrnico: (http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relato rios/BP_2008.pdf. Acesso em: 29 set. 2012.) e calcular a rentabilidade do Ativo pelo Mtodo Dupont. Utilizar como referncia terica o artigo indicado no 1 passo desta tarefa, bem como o PLT da disciplina (referenciado ao final desta ATPS). Passo 3 (Equipe) Utilizar-se do Modelo de Stephen Kanitz, o termmetro de insolvncia, para a elaborao da escala para medir a possibilidade de insolvncia da entidade analisada. Com isso, determinar se a empresa se encontra em: insolvncia, em penumbra ou em solvncia. A base terica pode ser consultada no PLT da disciplina (referenciado ao final desta ATPS) ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial. Passo 4 (Equipe) Elaborar um Diagrama Estratgico Qualitativo para a empresa analisada, considerando as particularidades do negcio. Elaborar arquivo nico com as seguintes informaes: (a) o clculo da rentabilidade do ativo pelo Mtodo Dupont (b) a situao de insolvncia, penumbra ou solvncia da empresa (c) o Diagrama Estratgico Qualitativo. Reservar todo o material desenvolvido nesta Etapa 3 para compor o relatrio final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc assimile os conceitos bsicos da preparao do Fluxo de Caixa e as tendncias gerenciais do demonstrativo. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Determinar a necessidade de Capital de Giro da empresa analisada, o prazo mdio de rotao dos estoques, o prazo mdio de recebimento das vendas, o prazo mdio de pagamento das compras; determinar, em dias, o Ciclo Operacional da empresa; determinar, em dias, o Ciclo Financeiro da empresa.

Eliabe Moraes de Oliveira

Faculdades Anhanguera de Jacare

Administrao - 5 Srie - Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras

Pg. 7 de 7

Passo 2 (Equipe) Elaborar o Relatrio Final sobre o exame da sade econmica, financeira e patrimonial da sociedade analisada, motivo deste desafio. O relatrio um diagnstico bem estruturado da situao do patrimnio. Utilizar todos os clculos elaborados no decorrer desta atividade e emitir o parecer final. Como sugesto, o grupo poder considerar o modelo de relatrio apresentado no captulo 10 do livro AZEVEDO, Marcelo. Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Campinas: Alnea, 2008. PLT 117.

Passo 3 (Equipe) Postar o relatrio final individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro Texto da disciplina:


AZEVEDO, Marcelo. Estrutura e Anlise das Demonstraes Financeiras. Campinas: Alnea, 2008. PLT 117

Critrios de avaliao:
Cumprimento das etapas da ATPS Utilizao de bibliografia sugerida Estrutura do trabalho

Eliabe Moraes de Oliveira

Faculdades Anhanguera de Jacare

You might also like