You are on page 1of 9

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me.

e. Wendell Luis Rosa MDULO 01 INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO PENAL 1. DEFINIO DE DIREITO PENAL

Direito Penal a [...] reunio das normas jurdicas pelas quais o Estado probe
determinadas condutas, sob ameaa de sano penal, estabelecendo ainda os princpios gerais e os pressupostos para a aplicao das penas e medidas de segurana [...] (MIRABETE).

Direito Penal um conjunto de normas que visa combater o crime, impondo sanes aos
infratores.

SANO PENAL: retribuio ao fato danoso. Manifesta-se no Direito Penal como: Pena: forma de correo para as pessoas comuns. Medida de segurana: forma de correo para os inimputveis. Medida scio-educativa: forma de correo para os menores de 12 a 18 anos. Medida especfica de proteo: forma de correo para os menores de 12 anos.

2. EVOLUO HISTRICA DO DIREITO PENAL Nos tempos primitivos, a sano se dava atravs do sacrifcio do prprio transgressor ou pela oferenda, efetuada por este, de bens valiosos divindade, no altar montado em sua honra. No havia uma sociedade e um Estado organizados. Punia-se o infrator para acalmar a divindade. A pena representava um simples revide agresso sofrida pela coletividade, absolutamente desproporcional, sem qualquer preocupao com algum contedo de justia.

2.1. FASES DA VINGANA Todas as fases da vingana sempre foram profundamente marcadas por forte sentimento religioso/espiritual.

2.1.1. Vingana divina O castigo era imposto e aplicado pelo sacerdote, o qual sancionava medidas cruis para que houvesse intimidao. Tinha por objetivo principal a purificao da alma do criminoso atravs do castigo. Adotada no Cdigo de Manu (ndia), Cinco Livros (Egito), Livro das Cinco Penas (China), Avesta (Prsia) etc.
1

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa 2.1.2. Vingana privada A reao se dava por meio da vtima, dos parentes e at da tribo, os quais agiam fora da proporo da ofensa, atingindo no s o ofensor, mas tambm todo o seu grupo. Muitas vezes, sangrentas batalhas eram travadas, causando a completa eliminao de grupos sociais. Quando o ofensor fosse do mesmo grupo, havia o banimento. Se fosse estranho, havia vingana de sangue.

A. Talio Limitou a reao ofensa ao mal idntico praticado. Olho por olho, dente por dente. Adotado no Cdigo de Hamurabi (Babilnia), na Lei das XII Tbuas (Roma), etc.

B. Composio Permuta efetivada entre a vtima e o ofensor, na qual este podia comprar sua liberdade. Constitui um dos antecedentes da moderna reparao do Direito Civil e das penas pecunirias do Direito Penal.

2.1.3. Vingana pblica Nesse perodo predominou o arbtrio do soberano. O Direito Penal era um instrumento usado para manter o poder poltico nas mos dos seus detentores. Mediante o emprego de mecanismos de intimidao, a represso criminal era um instrumento eficaz para garantir a segurana do monarca ou soberano. Havia absoluta identidade entre o poder divino e o poder poltico. As sanes penais eram orientadas pela crueldade e desumanidade.

2.2. BREVE HISTRICO DO DIREITO PENAL EM ALGUNS POVOS A. Direito penal grego O crime e as penas se inspiravam em motivos religiosos. Aristteles: lanou a ideia de culpabilidade (para ser castigada, a pessoa deveria agir com culpa). Plato: entendia a pena como meio de defesa social.
2

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa Dividiam os crimes em pblicos e particulares, conforme o interesse envolvido.

B. Direito penal dos hebreus Numa primeira etapa, o direito penal hebreu apresentou caractersticas da vingana privada, com normas semelhantes quelas propugnadas pela Lei de Talio (xodo). Posteriormente, aboliu a pena de morte e a imposio de sofrimentos fsicos, instituindo a priso perptua como modelo. Cidades-refgio: crimes culposos

C. Direito romano Vingana privada: Dividiam os crimes em pblicos (conspirao poltica contra o Estado e homicdio) e particulares (furto), conforme o interesse envolvido. Nos crimes pblicos, cabia ao Magistrado a aplicao. Nos privados, cabia ao particular. Vingana pblica: Mais adiante, a pena se torna pblica, ou seja, passou a ser executada exclusivamente por autoridades pblicas, inclusive nos crimes de natureza privada. A pena tinha carter retributivo. Substituiu a pena de morte pelo exlio e pela deportao.

Leges Corneliae e Juliae: criaram uma verdadeira tipologia de crimes (precursoras do


princpio da legalidade). Formularam conceitos de dolo e culpa; de agravantes e atenuantes; concurso de pessoas; causas de justificao etc.

D. Direito germnico Essencialmente consuetudinrio. De incio, caracterizava-se pela vingana privada, chamada pelos povos brbaros de direito de faida, ou seja, se um grupo A tivesse seu chefe morto por um grupo B, o grupo A poderia atacar em bando o grupo B para que o chefe deste fosse morto. Depois, passou a ser influenciado pelas regras do talio. O crime era tratado como ruptura da paz. Dividiam os crimes em pblicos e particulares, conforme o interesse envolvido. Se fosse crime pblico, autorizava qualquer pessoa a matar o agressor. Se fosse privado, o transgressor era entregue vtima e seus familiares.
3

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa
Responsabilidade objetiva. Ausncia de distino entre dolo e culpa. A punio se dava em relao ao dano causado. O fato julga o homem. Composio: parte dos recursos destinava-se vtima ou seus familiares, como indenizao pelo crime, e parte era devida ao tribunal ou ao rei, simbolizando o preo da paz. Procedimento investigatrio: Direito ordlico.

E. Direito cannico o ordenamento jurdico da Igreja Catlica Apostlica Romana. Sob a influncia do cristianismo, o Direito Cannico humanizou as sanes penais, evidenciando o aspecto subjetivo do crime e da responsabilidade penal. A pena visava regenerao do agente criminoso. Conquista: Individualizao da pena. Pregou a necessidade do elemento subjetivo: dolo ou culpa. Jurisdio em razo da pessoa (religioso) ou em razo da matria (contra a cristandade). Contribuiu para o surgimento da priso moderna. Penitncia, penitenciria, penitencirio.

F. Direito medieval As penas eram aplicadas das formas mais cruis, visando intimidar os opositores dos senhores feudais. No havia limites na determinao das penas e dos crimes.

G. Perodo humanitrio Meados do sculo XVIII. Busca por uma justia penal mais utilitria. Defendeu-se a pena proporcional ao crime. Foi o incio do Direito Penal Moderno e da Escola Clssica da Criminologia. A pena passou a ter mais uma finalidade: a preveno geral. A preveno fruto da eficcia e da certeza da punio. Associao do contratualismo com o utilitarismo. A pena tem que trazer algum proveito sociedade.
4

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa H. Perodo criminolgico Por meio de estudos da antropologia criminal, Cesare Lombroso, criou a figura do criminoso nato.

2.3. DIREITO PENAL NO BRASIL Indgenas: Direito costumeiro Vingana privada: sanes corporais, sem tortura.

Perodo colonial: Ordenaes afonsinas de 1446 Ordenaes Manoelinas de 1521 Compilao de Duarte Nunes Leo de 1569: Na prtica, os donatrios das terras da colnia criavam e aplicavam o direito, geralmente, com alto grau de crueldade. Ordenaes Filipinas de 1606: predomnio das penas de morte, amputao e aoites. No se adotava o princpio da legalidade, ficando ao arbtrio do julgador a escolha da sano aplicvel.

Cdigo Criminal do Imprio: 1830 Tecnicamente bem construdo.

Cdigo Penal: 1890 Tecnicamente mal construdo. Estava cientificamente atrasado em relao ao seu tempo.

Consolidao das Leis Penais: 1932 Cdigo Penal de 1942, reformado pela Lei: 7.209/84 Influncia finalista. Contemplou a possibilidade de aplicao de penas alternativas. Sistema dias-multa.

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa 3. ESCOLAS PENAIS A. Escola clssica Princpios filosficos do Iluminismo. O delito passa a ser um ente essencialmente jurdico, no levando em conta as condies humanas. O delito nada mais do que a contrariedade norma. A pena tem finalidade repressiva e preventiva, devendo ser proporcional ao dano causado. No tem finalidade reeducativa.

B. Escola positiva Princpios filosficos do positivismo. Reao aos excessos da escola clssica. Props-se a defender mais o corpo social. O carter retributivo da pena deu lugar anlise da periculosidade do ru. Cesare Lombroso: criminoso nato. Negou fundamentalmente o livre-arbtrio para os criminosos.

C. Escola tcnico-jurdica Expoente: Arturo Rocco, 1905. O crime um fenmeno jurdico nato. Combate o positivismo, pois admite a crtica e a valorao, mas em um momento posterior elaborao.

D. Escola moderna alem Expoente: Von Lizt. O crime um fato essencialmente jurdico.

E. O Neokantismo e o Finalismo O positivismo no era bastante claro para explicar a omisso. O positivismo no conseguia, explicar a localizao do dolo na culpabilidade. Antes, a antijuridicidade era desprovida de um desvalor.
6

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa Neokantismo A tipicidade se transforma em um conceito de garantia ao passo que a antijuridicidade e a culpabilidade so concebidas com caractersticas materiais. A culpabilidade vista como reprovao.

Finalismo Expoente: Hans Welzel. Toda conduta humana finalista e existe uma capacidade de autodeterminao do ser humano. A ao humana um acontecer final e no puramente causal e o homem, dentro de certos limites pode prever as conseqncias de sua conduta. O finalismo deslocou o dolo e a culpa para o fato tpico, mais especificamente para a conduta.

F. O posfinalismo: o normativismo funcionalista Expoentes: Claus Roxin e Gnther Jacobs. O normativismo viasa a proteo dos bens jurdicos atravs de decises poltico-criminais. Preocupa-se em fazer do sistema penal um instrumento vlido para a soluo dos problemas da sociedade.

G. Constitucionalizao da teoria do delito Busca a efetivao do Estado Constitucional e garantista de Direito.

4. FUNES E OBJETIVOS O Direito Penal protege os bens jurdicos (tudo aquilo que pode satisfazer as necessidades humanas) mais valiosos para a sociedade, objetivando, sempre, a pacificao social. 5. DENOMINAES Antiga: Direito Criminal Atual: Direito Penal (adotada pelo CP)

Quais os equvocos presentes nessas nomenclaturas?


7

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa Figuras propostas: Direito protetor dos criminosos Direito de defesa social Princpios da Criminologia Direito repressivo

6. DIVISES DO DIREITO PENAL 6.1. DIREITO PENAL COMUM: aplicvel a todos, indistintamente 6.2. DIREITO PENAL ESPECIAL: restrito a um grupo determinado de pessoas (ex.: Direito Penal Militar) OBS: no se deve confundir direito comum ou especial com legislao penal comum ou especial (ex.: lei de txicos) 6.3. DIREITO PENAL SUBJETIVO: prerrogativa do sujeito (ex.: direito de liberdade, jus puniendi) 6.4. DIREITO PENAL OBJETIVO: ordenamento jurdico-penal (composto pelo Cdigo Penal + Leis extravagantes) O Cdigo Penal divide-se em: Parte Geral: art. 1 ao 120. Parte Especial: art. 121 ao 361.

6.5. DIREITO PENAL MATERIAL (SUBSTANCIAL): CP. 6.6. DIREITO PENAL FORMAL (INSTRUMENTAL): CPP. Determina as regras de aplicao do direito material.

7. DOGMTICA JURDICO-PENAL Adeso obrigatria ao direito positivo O Direito Penal oriundo do Direito Pblico Interno, que tem por fundamento normas indisponveis, ou seja, trata-se de uma relao entre indivduo e sociedade. Assim, a adeso dos mandamentos estende-se a todos, isto , as suas manifestaes tm por base o direito positivo.
8

DIREITO PENAL II PARTE GERAL 2 ANO 3 PERODO Prof. Me. Wendell Luis Rosa O direito positivo constitudo pelo conjunto de normas elaboradas por uma sociedade determinada, para reger sua vida interna, com a proteo da fora social.

jus puniendi (***)- direito de punir do Estado.


Vs. Direito de liberdade direito de no ser punido fora dos casos previstos em lei anterior.

8. O DIREITO PENAL COMO CINCIA Direito penal uma cincia cultural, normativa, valorativa, finalista e sancionadora. Cultural: uma cincia do dever ser e no do ser. Normativa: estuda a norma. Valorativa: avalia a norma de acordo com o seu contedo (escala de valores). Finalista: tem por finalidade proteger os bens jurdicos mais preciosos. Sancionadora: pois estabelece sanes.

You might also like