You are on page 1of 8

ndice:

Introduo (Vida e mais importantes invenes) Descoberta da Lei da Hidrosttica ("Coroa de ouro de Hiero") Desenvolvimento (Princpio de Arquimedes e suas Aplicaes) Concluso Bibliografia/Web grafia

Introduo:
Arquimedes (287 a.C- 212 a.C) foi matemtico, fsico, engenheiro, inventor, e astrnomo grego, proveniente de Siracusa (hoje Ceclia). Pouco se sabe sobre a sua vida, mas existe muita documentao que chegou at aos nossos dias que prova que ele foi, de facto, um grande inventor do seu tempo e muitos historiadores consideram que foi ele quem desencadeou o futuro da cincia moderna. Conta a histria que o rei Hieron de Siracusa pediu a Arquimedes a resoluo de um problema: Hieron desconfiava qua a sua coroa no continha todo o ouro que ele entregara a um ourives para a fazer. Assim, Arquimedes teria de provar, sem destruir a coroa de ouro, que esta era constituda por uma mistura de metais e no por puro ouro. Certa vez, quando tomava banho, ocorreu-lhe de repente uma ideia que indicava a soluo do problema. Entusiasmado com a sua descoberta, Arquimedes saiu rua, nu, segundo dizem, exclamando Eureka! Eureka!, (Descobri! Descobri!). Os historiadores afirmam que o problema da coroa de ouro levou Arquimedes a dedicar-se questo da impulso dos corpos. Com os seus estudos, criou o magnifico trabalho, Sobre os corpos que flutuam, o qual chegou aos nossos dias. Arquimedes formulou da seguinte maneira a stima suposio (teorema) desta obra: Os corpos mais pesados do que o lquido, quando mergulhados neste, imergem cada vez mais profundamente at alcanarem o fundo e, quando permanecem dentro do lquido perdem em peso, tanto, quanto pesa o volume de lquido deslocado por estes corpos.

Desenvolvimento, O Princpio de Arquimedes:

O Princpio de Arquimedes, tambm chamado de Princpio Hidrosttico, diz que Os corpos mergulhados em lquido ficam sujeitos a uma fora de baixo para cima a impulso, que depende do: Volume do objecto, que se est a imergir Por exemplo, se colocarmos em gua (que um lquido um meio muito mais impulsivo do que o ar, que um meio gasoso) corpos com massa igual mas volumes diferentes, observamos que o corpo com maior volume tem menor peso aparente porque a impulso maior (peso aparente = peso real impulso)

Densidade do lquido, onde se imerge o corpo Por exemplo, se colocarmos o mesmo corpo em gua doce e em gua salgada, verificamos que, a gua salgada mais densa e por isso tem a impulso maior. No entanto, a impulso no depende do peso. Por exemplo, se colocarmos na gua corpos com pesos diferentes, mas volumes iguais, verificamos que a impulso tem o mesmo valor. Peso aparente = peso real -impulso

Pap = Pr - I

Assim, podemos concluir que:

A Impulso aumenta quanto maior for o volume do corpo imerso e a densidade do lquido

O que a impulso? O que a impulso?


a fora a que os corpos mergulhados em lquidos esto sujeitos ( de cima para baixo).

Peso real: Peso do corpo no ar. Peso aparente: resultante de duas foras com sentidos
opostos: o peso real e a impulso.

Quando um corpo flutua?

Isso acontece quando a impulso igual ao valor do peso do corpo no ar. (peso real)

Pr=I
Quando que um corpo emerge?
Quando o valor da impulso inferior ao valor do seu peso no ar.

Pr < I
Quando que um corpo imerge?
Isso acontece quando a impulso superior ao valor do peso do corpo no ar. (peso real).

Pr > I

Objetos flutuantes

Aplicaes:
Como podem os navios mais pesados feitos de metal (alguns que chegam at s 500.000 toneladas) manterem-se a flutuar no mar? A resposta simples com base na lei de Arquimedes: Para que um navio se mantenha superfcie, o fluido onde est mergulhado tem de exercer sobre ele uma fora que compense o seu peso. O valor da fora da impulso igual ao valor do peso do volume de fluido deslocado. Isto significa que um navio que pese 500 000 toneladas tem de ocupar na gua um volume com essa massa. Se for gua salgada, o volume ter de ser cerca de 480 000 m3.

Porque que os bales de ar quente e os de hlio sobem no ar, enquanto que os cheios de ar normal continuam na terra? A fora de impulso no se aplica apenas na gua. Ao estarmos imersos em ar, tambm estamos sujeitos impulso. No entanto, no a sentimos porque o ar cerca de 1000 vezes menos denso que o nosso corpo. Num balo de ar quente a impulso j se faz notar, alis essa razo pela qual a fora que os bales de ar quente e os bales de hlio se elevam no cu. Os bales de ar quente ocupam um volume total suficientemente grande para o seu peso, que pequeno. Desta forma, o valor da impulso consegue compensar e at mesmo superar o peso do balo. Para que o volume ocupado seja grande, mantendo um peso muito baixo, necessrio aquecer o ar do seu interior e ao ser aquecido, as partculas do ar espalham-se, passando a ocupar um volume maior. Nos bales de hlio, no necessrio aquecer o ar porque o hlio j um gs muito mais leve que o oxignio.

Concluso:
Arquimedes foi um grande sbio, disso no podemos ter dvida alguma. As suas descobertas nos mais variados ramos da cincia melhoraram imensamente a vida diria e aprofundaram os conhecimentos existentes at poca. As suas vrias invenes so ainda hoje utilizadas, e ningum ainda se esqueceu do nome dele pois os seus feitos, de to grandes, ficaram marcados para sempre nas pginas da histria das cincias. Em concluso, Arquimedes contribuiu muito para a melhoria da cincia tecnologia e usada pela Humanidade com a descoberta da lei da Impulso, pois permite-nos a utilizao de variadas tcnicas teis para os meios de transporte martimos e areos.

Webgrafia
WIKIPEDIA, a enciclopdia livre. (2012), Arquimedes, Consultado em 1.12.12. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes CINCIAS EXACTAS E DA ENGENHARIA, Centro de Comperncias (2012), Hidroesttica, consultado em 1.12.12 Disponvel em http://www.cee.uma.pt/hlima/Doc%20Hidraulica/03Hidrostatica.pdf DEPARTAMENTO DE MATEMTICA, Universidade de Coimbra (2012), Arquimedes, consultado em 1.12.12. Disponvel em http://www.mat.uc.pt/~nep09/AniMat/4.%20Dezembro/MatematicoDezembr o.pdf

Bibliografia:
CARVALHO, Fernando (1995), DIDACTA, Enciclopdia temtica ilustrada Fsica/ Qumica, FGP editor, 1 Edio, Lisboa, Portugal S, Maria Teresa Marques de (2001), Fsica 12 Ano, Texto Editora, 1. edio, Lisboa, Portugal ROXO, Maria Jos (2001), Fsica 12ano, Porto Editora, Porto, Portugal CAVALEIRO, N.Neli G.C e BELEZA, M.Domingas (2010), FQ: Viver Melhor na Terra. 1 Edio. Localda Publico: ASA edies. ISBN: 978-989-0571-4-1. Volume nico, 256 pginas.

You might also like