You are on page 1of 8

Fundamentos da Informtica e Comunicao de Dados

Aula 01

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

AULA 1

OBJETIVO

Nesta aula vamos ver o conceito de informtica e comunicao de dados, conhecer a evoluo do teleprocessamento at uma rede de computadores e obter conceitos bsicos de um processo de comunicao. Introduzir os primeiros conceitos tcnicos: o que um bit, sinais analgicos e digitais.

CONCEITOS DE TELEPROCESSAMENTO
A comunicao de dados a tecnologia bsica da comunicao da informao. Usurios individuais de sistemas de computao no trabalham isolados. Com a comunicao de dados, podemos formar redes de computadores, compartilhar hardwares e softwares, ter a informao ao alcance, independentemente de onde ela estiver.

A integrao dessas duas tecnologias, comunicao e processamento de informaes veio a revolucionar o mundo em que vivemos.

Para podermos entender melhor essas duas tecnologias, informtica e comunicao de dados, necessrio conhecer sobre o teleprocessamento.

O teleprocessamento surgiu da necessidade de se ter acesso a recursos e capacidades de um computador central, mesmo estando distante dele, fornecendo agilidade e qualidade de servio, reduzindo erros e diminuindo custos de operao. Hoje em dia, o processamento de dados passou a ser feito de forma distribuda e no mais centralizada em um nico computador.

A necessidade de otimizao de recursos e de troca de informaes entre sistemas diferentes levou ao surgimento de redes de computadores.

Em uma rede de computadores, compartilhamos no somente equipamentos, como impressoras e computadores, mas tambm a informao. Um uso importante est na comunicao entre as pessoas, por meio de e-mail, videoconferncia ou mesmo na telefonia. Um segmento que cresceu muito foi o do comrcio eletrnico.

Muitas empresas fornecem catlogos de seus produtos ou realizam negcios pela internet. Hoje em dia, utilizamos a rede para ler jornais, para nos comunicar com nossos amigos por meio das mensagens instantneas, jogar com outros participantes que podem estar do outro lado do mundo e tambm estudar. Vamos comear agora a entender um pouco como funciona o processamento e como conseguimos acess-lo a distncia.

importante

que

vocs

saibam

diferena

entre

telecomunicaes

teleprocessamento: Telecomunicaes: um processo de comunicao 1 que usa como veculo de transmisso linhas telefnicas, micro-ondas, satlites etc.

Transferncia de informao entre um transmissor (origem) e um receptor (destino).

Teleprocessamento: processamento de dados a distncia, utilizando os recursos das telecomunicaes.

Qualquer processo de comunicao precisa de quatro elementos:

1.

Uma fonte de informao = emissor ou origem das informaes que se

deseja transmitir. 2. Informao = so as informaes (dados) que se deseja transmitir, por

exemplo, um arquivo. 3. Meio = o veculo pelo qual a informao transmitida entre a fonte e

o destino. 4. Receptor = quem vai receber a informao (destino).

Um exemplo de um processo de comunicao a prpria comunicao humana: existe uma pessoa falando (fonte), o som (informao) viaja pelo ar (meio de transmisso) e chega ao ouvinte (receptor).

Na comunicao entre equipamentos, a fonte transmite um sinal, que vai ser levado pelo meio de transmisso (que pode ser o ar ou um cabo) e vai ser recebido pelo destino (receptor).

Transformando dados em informaes

Apesar de a maioria dos computadores no ser capaz de responder fala humana, as pessoas conversam com eles o tempo todo. Em geral, parece que os computadores conseguem compreender-nos, porque produzem informaes que ns entendemos. Mas sabemos que no isso o que ocorre. O computador trabalha com sinais que chamamos de dados 2.

So sinais brutos e sem significado individual que os computadores processam para produzir informao.

Para o computador, tudo so nmeros (letras, sinais de pontuao etc.). O que ele mostra para gente na tela ou na impressora apenas uma representao desses nmeros.

Quando os computadores comearam a ser desenvolvidos, foi preciso pensar como os dados seriam armazenados. Como no existia muito espao ou tecnologia para o armazenamento, esses dados tiveram que ser reduzidos ao seu estado mais fundamental, ou seja, apenas duas hipteses: ligado ou desligado 3.

Como muito mais simples desenvolver equipamentos capazes de distinguir duas condies diferentes do que qualquer nmero maior de condies, os equipamentos ainda armazenam dados nesses dois estados fundamentais. Cada um desses dados chamado de bit 4, que pode ser um ou zero. O conjunto de oito bits forma um byte.

Ento j sabemos que o computador processa os dados no formato binrio. Mas como esses bits, zero e um, so transformados em informao? Existem alguns sistemas de representao que convertem conjuntos de bits em caracteres, que podem ser letras maisculas, minsculas, acentuao, sinais de pontuao etc., ou seja, tudo que usamos na linguagem escrita. Um dos sistemas mais utilizados o ASCII 5, que um cdigo de oito bits (ou um byte).

O que trafega no meio de transmisso o bit, por meio de um sinal eltrico. O sinal eltrico pode ser analgico ou digital, ou seja, os dados que queremos transmitir podem ser analgicos ou digitais e os canais de transmisso tambm podem ser analgicos ou digitais.

Na poca, utilizavam rels, um interruptor que podia ser ativado quando uma tenso eltrica era aplicada nele. Hoje em dia utilizado o transistor, que tem o funcionamento parecido com o rel, mas muito mais sofisticado e muito menor. 4 Bit a aproximao do termo dgito binrio. Em ingls, binary digit. 5 ASCII American Standard Code for Information Interchange. Que em portugus significa Cdigo Padro Americano para o Intercmbio de Informaes.

O termo analgico refere-se a qualquer sinal fsico que pode variar de forma contnua em fora ou quantidade.

Comunicao analgica baseia-se nesse princpio analgico. Os sinais eltricos de uma comunicao analgica fluem atravs de um meio fsico como ondas eletromagnticas, que variam a intensidade de sua tenso continuamente no tempo. Ondas senoidais, como no exemplo a seguir, so caractersticas do sinal analgico e possui trs atributos: amplitude, frequncia e fase.

A amplitude da onda representa sua intensidade, no exemplo corresponde distncia entre c e d. No meio de transmisso, pode ser o nvel da tenso 6.

Fonte: arquivo pessoal. A frequncia 7 o nmero de ciclos de uma onda em um determinado intervalo de tempo. Um ciclo feito de um pico superior e um pico inferior. No exemplo citado, um ciclo vai de a a b. Sua unidade o hertz 8(Hz).

6 7

Tenso eltrica a fora que provoca a movimentao dos eltrons. Medida em volts (V). Uma frequncia de um ciclo por segundo define 1 hertz (Hz). Se tivermos, por exemplo, 1.000.000 (um milho) de ciclos por segundo, ento teremos 1.000.000 Hz (ou 1MHz = um megahertz). 8 Hertz a unidade de frequncia em homenagem ao fsico alemo Heinrich Rudolph Hertz. No final dos anos 1880, ele foi o primeiro a produzir ondas de rdio artificialmente. A descoberta de Hertz possibilitou o rdio, a TV e o radar.

A fase o ponto que uma onda alcanou dentro de um ciclo. No nosso exemplo, a onda partiu da origem em 0, alcanou o pico mximo em 90, chegou ao zero novamente em 180, alcanando o pico mnimo em 270 e novamente o zero em 360.

Um bom exemplo de sinal analgico a nossa voz. Quando gritamos, a amplitude (o volume) aumenta. Se falarmos baixo, a amplitude diminui. Se utilizarmos uma voz mais aguda, a frequncia aumenta (mais ciclos por segundo); se falarmos com a voz mais grave, a frequncia diminui (menos ciclos por segundo).

Comunicao digital

O termo digital refere-se a sinais ou dispositivos fsicos codificados de forma binria. Nas comunicaes digitais, os sinais so discretos, ou seja, ligado ou desligado, 0 ou 1. O que caracteriza um sinal discreto no haver estados intermedirios, portanto, um sinal digital consiste de dois estados: com e sem corrente eltrica. Na maioria dos sistemas, quando h energia, o estado est ligado e geralmente associado a 1 em um computador. Se no h energia, o estado est desligado e associado ao 0.

Nesta aula vimos o conceito de informtica e comunicao de dados, conhecemos a evoluo do teleprocessamento at uma rede de computadores e obtivemos conceitos bsicos de um processo de comunicao. Aprendemos os primeiros conceitos tcnicos: o que um bit, sinais analgicos e digitais.

REFERNCIAS

NORTON, P. Introduo informtica. 1. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. SOARES, L. F. G.; LEMOS, G.; COLCHER, S. Redes de computadores: das LANs, MANs e WANs s redes ATM. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. VELLOSO, F. C. Informtica: conceitos bsicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

You might also like