You are on page 1of 35

PLANIFICAO MENSAL 3.

Ano

Setembro / Outubro
REAS TEMAS CONTEDOS

COMPETNCIAS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS

ACTIVIDADES

ESTUDO DO MEIO

sua

naturalidade

nacionalidade. O seu corpo.

Dialogar sobre o local onde o aluno reside, a freguesia, o concelho, o distrito e qual a sua Distinguir freguesia, concelho, distrito e pas. nacionalidade. Identificar fenmenos relacionados com algumas funes Observar o mapa da sua freguesia e/ou do seu vitais: digesto, circulao, respirao. concelho. Conhecer as funes digestiva, respiratria e circulatria. Prestar ateno a Dialogar sobre respirao, digesto e circulao Conhecer e localizar rgos relacionados com os aparelhos sangunea. situaes e problemas, apresentados. Observar esquemas de funes vitais e realizar manifestando Reconhecer situaes agradveis, estados psquicos, alguns trabalhos de pesquisa sobre as mesmas. sentimentos e diferentes possibilidades de reaco, bem envolvimento e Observar gravuras representativas de estados, como de manifestao. sentimentos e reaces diferentes do corpo humano curiosidade. (alegria, tristeza, desespero, calma, amizade, dio). Privilegiar momentos de dilogo sobre temas diversos. Permitir que o aluno relate acontecimentos vividos ou imaginados, transmita desejos, recados, avisos Elaborar textos de tema livre e de tema sugerido. Criar situaes ldicas que motivem o aluno a criar histrias a partir de gravuras desordenadas ou em sequncia, banda desenhada Realizar jogos de palavras: descobrir a palavra pirata da frase; dada uma palavra, inventar uma frase Executar fichas pr elaboradas para a decomposio de palavras em slabas.

LNGUA PORTUGUESA

Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza. Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Conhecimento explcito / funcionamento da lngua: Prosa, poesia, banda desenhada, texto oral. A slaba.

Exprimir-se por iniciativa prpria em momentos Realizar diferentes privilegiados de comunicao oral. tipos de actividades Formular recados, avisos, instrues. Relatar acontecimentos, vividos ou imaginados, desejos. fsicas, promotoras da Contar, inventar, elaborar, completar e recrear histrias, sade, de bem-estar e individualmente ou em grupo. da qualidade de vida. Experimentar mltiplas situaes que desenvolvam o gosto pela escrita. Escrever individualmente e em grupo, a partir de Estabelecer e respeitar motivaes ldicas. Distinguir diferentes tipos de texto (prosa, poesia, banda as regras para o uso desenhada, teatro, texto oral). colectivo de espaos. Decompor palavras em slabas.

Nmeros e operaes.

Forma e espao.

Ler e escrever nmeros. Praticar a leitura e escrita de nmeros. Comparar e identificar os seguintes slidos geomtricos: Questionar a realidade Elaborar fichas de slidos geomtricos, com a cubo, esfera, cilindro, e paraleleppedo. descrio das suas caractersticas. observada. Transformar slidos geomtricos feitos em materiais Modelar, em barro, slidos geomtricos e transformmoldveis. los noutro slido. Construir o cubo atravs do recorte e colagem de quadrados Desenhar em cartolina, seis quadrados de dimenses geometricamente iguais. iguais. Col-los de forma a construir um cubo. Construir os Seguintes slidos geomtricos em materiais Modelar, em barro, uma esfera, um cilindro e um moldveis: esfera, cilindro, paraleleppedo. paraleleppedo.
1

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

MATEMTICA

EXPRESSO E EDUCAO

FSICO-MOTORA

Ginstica. Jogos.

Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as qualidades motoras na prestao s possibilidades bsicas e aces tcnico-tcteis fundamentais, com oportunidade e correco de movimentos. Usar estratgias de

Jogos colectivos com bola: jogo de passes, bola ao poste, bola ao capito, bola ao fundo , tentando agir em conformidade com a situao: se tem a bola, passar a um companheiro, e receber a bola com as duas mos.

PLSTICA

Modelagem e escultura. Construes.

raciocnio verbal Explorar e tirar partido da resistncia e plasticidade da resoluo terra, areia, barro, massa de cores, pasta de madeira e pasta de papel. problemas. Modelar, usando apenas as mos. Modelar, usando utenslios. Fazer esculturas simples. Planear e organizar Montar e desmontar objectos. suas actividades Inventar novos objectos, utilizando materiais ou objectos aprendizagem. recuperados. Transformar Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho, aos informao escrita conhecimento. oral

na Permitir ao aluno o contacto com terra, areia, barro, massa de cores, pasta de madeira e pasta de papel e de dialogar sobre a sua resistncia e plasticidade. Facultar criana alguns daqueles materiais para que esta modele livremente com as mos e com a ajuda de utenslios. as Esculpir em barras de sabo, em cortia, em cascas de rvore macias de Solicitar ao aluno que traga para a escola caixas e materiais diversos para que os possa desmontar e inventar novos objectos, com esses materiais.

DRAMTICA

Jogos de explorao do corpo e da voz.

pares;

explorar

atitudes

de

imobilidade/mobilidade,

contraco/descontraco, tenso/relaxamento. Explorar a respirao torcica e abdominal. Explorar o movimento global do seu corpo, da menor maior amplitude. Explorar os movimentos segmentares do corpo.

e Atravessar a sala de aula com movimentos variados, a saltar, ao p-coxinho, em bicos de ps, de ccoras, em com passos curtinhos s de mo dada a um colega. Eleger uma posio de esttua e manter-se imvel o maior espao de tempo possvel. Um aluno inventa uma posio e os outros imitam. Deitados no cho, de p e sentados, colocar uma mo no peito e outra na barriga, respirar profundamente, sentindo os movimentos do peito e da barriga.

MUSICAL

Dizer e entoar rimas e lengalengas. Jogos de explorao do corpo e da voz. Experimentar sons vocais. Cantar canes do Outono.

Aps o professor sugerir rimas e lengalengas, trabalhar estas com os alunos, usando sobretudo a voz: repeti-las em coro, rapidamente, lentamente, tentar criar uma msica e adapt-la s rimas e lengalengas Levar a criana a produzir os mais variados sons vocais que consiga. Cantar canes que a criana conhea.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

O aluno deve ser capaz de: Recolher, seleccionar e Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Dia Mundial da alimentao O Outono

REA DE PROJECTO

organizar informao.

Desempenhar com rigor as Ser criativo. suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas.

Denotar equilbrio aquando Utilizar correctamente as ferramentas. das suas intervenes. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.

ACOMPANHADOESTUDO

Exprimir as suas dvidas. Identificar com clareza as suas dvidas e dificuldades.

Procura ajuda junto do professor. Ouvir as explicaes com ateno.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

FORMAO CVICA

Alegrar-se com o recomeo das aulas e reencontro com a A vida recomea. A alegria de viver. comunidade escolar. Empenhar-se em fazer da escola uma famlia feliz em que todos se ajudam. Identificar motivos de alegria no dia-a-dia. Reconhecer o que pode tornar as pessoas felizes.

Desenvolver sentimentos de admirao pela vida. Colaborar para que outros experimentem a alegria de viver. Recordar os motivos que o deixam verdadeiramente alegre e feliz e o que pode fazer para que os outros tambm se sintam alegres e felizes.

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Novembro
REAS
ESTUDO DO MEIO

TEMAS CONTEDOS
O seu corpo.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
Conhecer as funes respiratria, circulatria, excretora e reprodutora. Conhecer e localizar rgos relacionados com os aparelhos apresentados. Reconhecer situaes agradveis, estados psquicos, alguns sentimentos e diferentes possibilidades de reaco, bem como de manifestao.

TRANSVERSAIS

ACTIVIDADES

Avaliar a adequao Dialogar sobre respirao e circulao sangunea. de saberes e Observar esquemas de funes vitais e realizar trabalhos de pesquisa sobre as mesmas. conhecimentos Observar gravuras representativas de estados, sentimentos e reaces diferentes do corpo humano mobilizados e proceder (alegria, tristeza, desespero, calma, amizade, dio). a ajustamentos necessrios.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

LNGUA PORTUGUESA

Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza. Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Conhecimento explcito / funcionamento da Lngua: Palavras sinnimas e antnimas.

Nmeros e operaes. Forma e espao.

Apresentar e apreciar trabalhos individuais ou de grupo, dar sugestes para os melhorar ou continuar. Intervir, oralmente, tendo em conta a adequao progressiva a situaes de comunicao. Seleccionar, em livros, textos que correspondem s Identificar as temticas das produes por iniciativa prpria. Registar, por escrito, produes do patrimnio literrio oral finalidades da tarefa a para as conservar ou transmitir. executar. Estabelecer relaes de significado entre palavras (sinonmia, antonmia. Regular a participao nas diferentes situaes de Auto-regular os comunicao. desempenhos exigidos Ordenar nmeros por ordem crescente e decrescente. Estabelecer relaes de ordem entre nmeros e utilizar a por cada tarefa. simbologia >, < ou =. Relacionar dezena, centena, milhar com a unidade e entre si. Auto-avaliar processos Explorar e usar regularidades e padres na adio, e resultados das subtraco e multiplicao. aprendizagens. Reconhecer, a partir da observao de slidos, rectas paralelas e rectas perpendiculares. Reconhecer lados perpendiculares nas figuras geomtricas. Representar, no geoplano, tringulos, rectngulos e quadrados em diferentes posies e reproduzi-los em papel ponteado.

Dividir a turma em grupos: cada grupo escreve um texto e, de seguida, apresenta-o turma para auscultar a opinio de todos os alunos. Criar situaes de dilogo. Pesquisar, seleccionar e organizar textos que abordem o tema curricular do Estudo do Meio. Elaborar uma tabela de antnimos.

MATEMTICA

Colocar os alunos em fila indiana a fim de dialogar, sobre noes de crescente e decrescente. Organizar sequncias crescentes e decrescentes. Preencher lacunas em fichas pr-elaboradas com os smbolos >, < ou =. Dividir uma unidade em dez partes iguais e relacionla com a dcima. Desenhar os contornos de uma face de um slido para identificar rectas paralelas e rectas perpendiculares. Em representaes de slidos geomtricos, pintar de diferentes cores dois lados paralelos e dois lados perpendiculares.

FSICO-MOTORA

EXPRESSO E EDUCAO

Ginstica. Jogos: / Realizar habilidades gmnicas em esquemas ou sequencias no solo e em aparelhos, encadeando e/ou combinando as exerccio individual e / ou a aces com fluidez e harmonia de movimento. pares. Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as qualidades motoras na prestao s possibilidades oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades bsicas e aces tcnico-tcticas fundamentais, com oportunidade e correco de movimentos. em concurso

Lanar e receber o arco na vertical, evitando que toque no solo. Lanar o arco para a frente, no solo, fazendo-o voltar para trs. Fazer toques de sustentao para o companheiro, com as mos, antebraos e/ou a cabea, posicionando-se no ponto de queda da bola, para a devolver. Impulsionar uma bola, para a devolver. Impulsionar uma bola de espuma para a frente e para Identificar situaes cima. problemticas. Realizar batimentos da bola de espuma com raqueta, contra a parede, esquerda e direita, num plano frente do corpo.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

Realizar

diferentes Facilitar criana o desenho livre em tabuleiros de areia, terra molhada, cho do recreio, quadro da sala da Deixar que a criana escolha algo para imitar e fazer com que o imite da melhor forma: comboio, carro, vento, animais diversos (co, galinha, macaco; o som produzido deve ser tambm o mais prximo possvel da realidade. Aproveitar as sugestes anteriores para explorar formas diferentes de produzir sons. Tentar que uma criana produza um som do meio ambiente e que os outros o indiquem. O professor sugere um ritmo feito com batimentos de ps, mos, estalidos, palmas, e pede aos alunos que o repitam; este jogo deve continuar com o professor a aumentar gradualmente a dificuldade do ritmo e acompanhar, com eles, canes. Tentar que a criana, de costas, identifique sons da Natureza que os outros alunos tentam reproduzir, por sugesto prpria ou do professor.

PLSTICA

Desenho livre. Construes.

de

expresso

Desenhar livremente em superfcies diversas. Ilustrar o magusto. Desenhar situaes agradveis e outras desagradveis.

tipos de actividades, do bem-estar e

promotoras da sade, qualidade de vida.

Jogos de explorao do corpo e da voz.

Explorar diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras caractersticas corporais: diferentes atitudes corporais, diferentes ritmos corporais, diferentes formas, diferentes factores de movimento. Explorar maneiras diferentes de produzir sons. Explorar sons orgnicos ligados a aces quotidianas. Reproduzir sons do meio ambiente.

DRAMTICA

Jogos de explorao da voz.

Experimentar percusso corporal (batimentos, palmas). Acompanhar canes com gestos e percusso corporal.

MUSICAL

Experimentao,

desenvolvimento e criao Identificar sons isolados: do meio prximo e da Natureza. musical. Experimentar potencialidades sonoras de materiais e Instrumentos. objectos.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

O aluno deve ser capaz de: Recolher, seleccionar e Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Fumar? No! Obrigado. Drogas? Nunca! O Magusto.

REA DE PROJECTO

organizar informao.

Desempenhar com rigor as Ser criativo. suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas.

Denotar equilbrio aquando Utilizar correctamente as ferramentas. das suas intervenes. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.

ACOMPANHADOESTUDO

Identificar com clareza as suas dvidas e dificuldades. Esforar-se na tentativa de melhorar o seu desempenho.

Aplicar estratgias de resoluo. Ouvir as explicaes com ateno.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

FORMAO CVICA

importante ter amigos. O silncio.

Identificar gestos de amizade nos conhecidos e descobrir o verdadeiro amigo. Reconhecer que os amigos contribuem para a nossa felicidade e alegrar-se com eles.

Descobrir os males causados pelo barulho e as razes para fazer silncio no dia-a-dia. Dialogar sobre as atitudes que os verdadeiros amigos tm uns para os outros.

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Dezembro
REAS
ESTUDO DO MEIO

TEMAS CONTEDOS
A segurana do seu corpo. A sade do seu corpo.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
Reconhecer a importncia do ar puro e do sol para a sade. Identificar perigos de consumo do lcool, tabaco e outras drogas. Conhecer algumas regras de primeiros socorros: mordeduras de animais, hemorragias

TRANSVERSAIS
Usar a Lngua Portuguesa de forma adequada s situaes de comunicao criadas nas diversas reas do saber, numa perspectiva de construo pessoal do conhecimento.

ACTIVIDADES
Dialogar sobre a poluio do ar. Permitir que a criana relate acontecimentos vividos ou observados que prejudiquem o ambiente. Se possvel, ver filmes que demonstrem que o ar puro e o sol so indispensveis para a sade. Elaborar cartazes sobre o tema. Organizar uma tabela de regras de primeiros socorros.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

LNGUA PORTUGUESA

Desenvolver a capacidade de reteno da informao oral. Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Conhecimento explcito / funcionamento da Lngua: Elementos fundamentais da frase.

Interpretar enunciados de natureza diversificada nas suas realizaes verbal e no verbal. Reter informao a partir de um enunciado oral. Formular recados, avisos, instrues... Praticar a leitura por prazer. Ler, com frequncia regular, textos produzidos por Manifestar respeito por iniciativa prpria. normas de segurana Responder s perguntas dos ouvintes. pessoal e colectiva. Ouvir ler narrativas e poemas de extenso e complexidade progressivamente alargadas. Manifestar preferncias por personagens e situaes da Comunicar, discutir e histria. defender ideias pr Recontar um livro ou um texto que leu individualmente, em casa ou na biblioteca. prias. Distinguir, em frases simples, os elementos fundamentais. Numa recta graduada, dado o nmero correspondente a um ponto, atribuir o nmero correspondente a outros pontos. Construir e memorizar as tabuadas da multiplicao por 6, 7, 8 e 9. Reconhecer o mltiplo de um nmero natural. Desenhar livremente utilizando a rgua. Fazer transformaes de figuras geomtricas planas.

Realizar interpretaes orais e escritas de diversos textos. Realizar situaes ldicas que envolvam a

necessidade de escrever e ler recados. Elaborar fichas de personagens nas quais conste a sua opinio sobre as aces desempenhadas. Contar turma uma histria que tenha lido. Em fichas pr-elaboradas, expandir e reduzir frases.

Nmeros e operaes.

Forma e espao.

Transformar a infor- Completar rectas graduadas. mao oral e escrita Em cartolina, construir as tbuas da multiplicao do 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. em conhecimento. Realizar transformaes de figuras planas, atravs de situaes ldicas de recorte, colagem, dobragem, geoplano e tangram. Em folhas com vrias figuras geomtricas desenhadas, pintar de diferentes cores os tringulos, os rectngulos e os quadrados.

MATEMTICA FSICO-MOTORA EXPRESSO E EDUCAO

Ginstica. Jogos colectivos futebol.

Em percursos diversificados, realizar as seguintes Realizar habilidades gmnicas bsicas em esquemas ou habilidades: cambalhota frente, em plano inclinado, sequencias no solo e em aparelhos, encadeando e/ou salto de coelho e salto para plinto longitudinal, salto combinando as aces com fluidez e harmonia de de barreira em plinto baixo, roda, pino de cabea, movimento. rolamento retaguarda e balanos, na barra, subir e descer o espaldar e uma corda suspensa sem ns, Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as deslocar-se na barra, saltar corda, lanar e receber o qualidades motoras na prestao s possibilidades arco e rolar a bola sobre o corpo. oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades bsicas e aces tcnico-tcticas Responsabilizar-se por Contra um guarda-redes, conduzir a bola, progredindo fundamentais, com oportunidade e correco de para a baliza, e rematar. realizar integralmente movimentos. Com um companheiro, passar e receber a bola e uma tarefa. rematar, acertando na baliza.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

Usar Explorar as possibilidades tcnicas de dedos, paus, giz, lpis de cor, lpis de grafite, carvo, lpis de cera, feltros, tintas, pincis..., utilizando suportes de diferentes tamanhos, espessuras, texturas e cores.

estratgias

de

PLSTICA

raciocnio verbal na resoluo de problemas.

Desenho de expresso livre.

Atravs de desenhos referentes quadra natalcia, permitir que a criana explore tcnicas de pintura, utilizando materiais diversos e desenhar em suportes de tamanhos variados, diferentes espessuras, texturas e cores (fazer um cartaz sobre o Natal, postais de Natal, pintar o prespio...). Fazer jogos de explorao de sons: por exemplo, um aluno do quadro chama o seu colega da ltima fila, de seguida repete mas colocando as mos do lado da boca. Reproduzir sons que costuma usar para, por exemplo, enxotar um co. Fazer jogos de adivinhao de sons. Ex.: um aluno produz um som (de um navio, de um pssaro, de co a ladrar, de camio...) e os companheiros tentam adivinhar qual o som produzido; teatralizar os sons produzidos (ex.: gestos que faz quando ri gargalhada...).

Aliar a emisso sonora a gestos / movimentos. Explorar a emisso sonora, fazendo variar a forma de Jogos de explorao do respirar, a altura do som, o volume da voz, a velocidade, a entoao. corpo e da voz. Explorar diferentes maneiras de dizer vocbulos (dico). Explorar os efeitos de alternncia, silncio / emisso sonora.

DRAMTICA

Construir

fontes

sonoras

elementares,

introduzindo Cantar canes de Natal sugeridas pelas crianas. Atravs de materiais diversos que o aluno traz de casa (latas, caixas de iogurte, massa, arroz, cartes, fios...), a pedido da professora, criar novos instrumentos.

MUSICAL

modificaes em materiais e objectos. Instrumentos. Cantar canes. Construir instrumentos musicais elementares, seguindo indicaes ordenadas de construo.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

10

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

O aluno deve ser capaz de: Recolher, seleccionar e Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. O Natal de outras comunidades. A importncia da famlia. Direitos humanos.

REA DE PROJECTO

organizar informao.

Desempenhar com rigor as Ser criativo e participativo. suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas.

Denotar equilbrio aquando Utilizar correctamente as ferramentas. das suas intervenes. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.

ACOMPANHADOESTUDO

Exprimir as suas dvidas. Identificar com clareza as suas dvidas e dificuldades.

Procurar ajuda junto da professora Ouvir as explicaes com ateno.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

11

FORMAO CVICA

Identificar alguns valores do Natal e a paz como Viver feliz. O Natal. Encarar com alegria todos os acontecimentos do seu dia-adia. Reconhecer as principais regras de boa convivncia. Preparar-se com alegria e amor para a vida de Jesus. mensagem de Jesus para todos. Reconhecer a necessidade da colaborao pessoal para construir a paz. Organizar e realizar uma aco colectiva que seja um apelo paz.

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Janeiro
REAS
ESTUDO DO MEIO

TEMAS CONTEDOS
O passado do meio local.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS

ACTIVIDADES

Questionar a realidade Investigar sobre o passado do meio local (entrevistar Identificar figuras da histria local. observada. pessoas, recolher jornais, revistas e fotos antigas), para identificar pessoas da histria local relacionadas Conhecer factos, datas e vestgios do passado local: com a toponmia, estaturia, tradies... construes, alfaias e instrumentos antigos, costumes e Efectuar registos variados. tradies, feriado municipal. Reconhecer a importncia do patrimnio histrico local. Investigar e elaborar cartazes sobre costumes e Conhecer e compretradies e tradies de outros povos e sobre outras Outras culturas da sua comunidade. ender as finalidades culturas da sua comunidade. da tarefa a executar.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

12

LNGUA PORTUGUESA

Desenvolver a capacidade de reteno da informao oral. Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Conhecimento explcito / funcionamento da Lngua: Grupo mvel Sinais de pontuao Nomes

MATEMTICA

Nmeros e operaes. Forma e espao.

Dramatizar textos prprios ou de outros. Transpor enunciados orais para outras formas de expresso. Interpretar e recriar em linguagem verbal mensagens no verbais (sons, gestos, imagens). Relacionar livros e outros textos com as suas vivncias escolares e extra-escolares, com os seus gostos e Exprimir-se preferncias. oralmente e por Ler por escolha prpria, livros e outros textos. escrito de uma forma Fazer jogos de pesquisa e de sentido. confiante, auto-noma Levantar hipteses acerca do contedo de livros ou de e criativa. textos a partir da capa, do ttulo, das personagens. Assinalar diferenas e semelhanas entre as hipteses levantadas e o contedo original. Verificar a mobilidade de alguns elementos da frase. Exercitar o uso de sinais de pontuao. Pesquisar, seleccio Identificar nomes. nar, organizar e interpretar informaes de forma critica, em funo de questes, Descobrir a regra para calcular o produto de um nmero necessidades ou prpor 100 e por 1000. blemas e respectivos Construir e memorizar a tabuada dos 9. contextos. Desenhar em superfcies curvas. Representar livremente, no geoplano, figuras geomtricas simples e reproduzi-las em papel ponteado.

Ler e interpretar textos, quer oralmente, quer por escrito. Dramatizar frases, pronunciando-as com entoaes diferentes. Realizar situaes ldicas do tipo: O Gesto Tudo. Eleger um livro para ler em casa, na ntegra. Dialogar, em grupo, sobre o livro lido: adequao do ttulo, o seu contedo, a sua capa... Em fichas pr-elaboradas, mudar de posio o elemento mvel da frase. Exercitar o uso de sinais de pontuao e auxiliares da escrita: ponto final, ponto de interrogao, vrgula (apenas na enumerao) no decurso do aperfeioamento de texto e em momentos de trabalho individual, ficheiros auto correctivos e outros.

Atravs da execuo de vrios trabalhos escritos, descobrir a regra para multiplicar por 100 e por 1000. Desenhar rectngulos e quadrados em rolos de papel higinico (ou em bolas, bales...). Representar figuras geomtricas no geoplano e, de seguida, reproduzi-las em papel ponteado.

FSICO-MOTORA

EXPRESSO E EDUCAO

Jogos

Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as

Cooperar com os companheiros, procurando realizar aces favorveis ao cumprimento das regras e do qualidades motoras na prestao s possibilidades objectivo do jogo. Tratar os colegas de equipa e os adversrios com igual cordialidade e respeito, oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, Propor situaes de evitando aces que ponham em risco a sua realizando habilidades bsicas e aces tcnico-tcticas interveno individual integridade fsica. ou colectiva. Jogo do MATA, com bola ou ringue: passar ou fundamentais, com oportunidade e correco de rematar a bola, criar linhas de passe para receber a movimentos. bola, interceptar o passe ou esquivar-se.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

13

Desenho

pintura

expresso livre.

Fornecer papel quadriculado s crianas e motiv-las criao de frisos. Comunicar de forma Desenhar a planta da sala de aula, da escola, de casa e correcta e adequada Utilizar a rgua, o esquadro e o compasso. em contextos diversos mapas da rea escolar e zona habitacional. de Desenho e pinturas. e com objectivos Utilizar livremente a rgua, o esquadro e o compasso. diversificados. Desenho e pinturas livres. Explorar as possibilidades tcnicas de mo, esponja, Em momentos privilegiados de pintura, embora trinchas, rolos, com pigmentos naturais, guache, aguarela, respeitando a liberdade criativa do aluno, transmitir tcnicas de pintura com mos, esponja, trinchas, anilinas, tintas de gua pincis. Desenhar mapas e plantas. Explorar o espao circundante. Adaptar a diferentes espaos os movimentos e a voz. Explorar deslocaes simples, seguindo trajectos diversos. De olhos fechados, os alunos tentam dizer os objectos que se encontram atrs, ao lado Os alunos recolhem-se todos num local: fundo da sala, do recreio, do ginsio; um aluno percorre um itinerrio entre as mesas, rvores e depois indica a um seu companheiro para se deslocar atravs do mesmo percurso. Deixar que a criana escolha um animal; fazer com que o imite no modo de se deslocar, nos gestos, nos sons emitidos, reaces, movimentos

Criar frisos de cores, preenchendo quadrculas.

PLSTICA

DRAMTICA

Jogos de explorao do espao. Linguagem no verbal.

Explorar as diferentes formas de se deslocar: de diferentes seres (reais ou imaginados), em locais com diferentes caractersticas. Utilizar espontaneamente atitudes, gestos, movimentos. Reagir, espontaneamente, por gestos/movimentos a sons, palavras, ilustraes, atitudes e gestos.

MUSICAL

Experimentao, desenvolvimento e criao musical.

Identificar ambientes/texturas sonoras do meio prximo e da natureza. Adaptar textos para melodias e canes.

Tentar que as crianas identifiquem sons da natureza (chuva, cantar dos pssaros, vento) e que, com eles, tentem compor uma cano; pode, por exemplo, dividir a turma em grupos e cada grupo cantar a cano com sons diferentes.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

14

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

O aluno deve ser capaz de: Recolher, seleccionar e Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. As Janeiras Paz, porqu e para qu. Costumes e tradies.

REA DE PROJECTO

organizar informao.

Desempenhar com rigor as Ser criativo e participativo. suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas.

Denotar equilbrio aquando Utilizar correctamente as ferramentas. das suas intervenes. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.

ESTUDO ACOMPANHADO

Ouvir as explicaes com ateno. Recolher e organizar informao para resoluo de problemas.

Identificar e seleccionar mtodos de trabalho.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

15

FORMAO CVICA

A Famlia

Descobrir e verificar formas de participar na sua vida familiar. Colaborar activamente na sua vida familiar.

Referir e desenhar aces que pode desenvolver para participar na sua vida familiar.

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Fevereiro
REAS
ESTUDO DO MEIO
Os

TEMAS CONTEDOS
seres do ambiente meio prximo. Aspectos local. Os astros. fsicos do

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
Comparar e classificar plantas e animais. Realizar experincias e observar formas de reproduo das plantas. Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida dos animais e das plantas. Construir cadeias alimentares. Identificar o solo, o relevo, as rochas e os meios aquticos. Identificar o Sol como fonte luz e calor. Verificar as posies do Sol ao longo do dia (Nascente/Sul/Poente). Conhecer os pontos cardeais. Distinguir estrelas de planetas.

TRANSVERSAIS

ACTIVIDADES

Participar em actividades Visitar o meio exterior a fim de observar plantas e animais. Registar as observaes. interpessoais e de grupo, Organizar grupos de plantas, obedecendo a alguns critrios, respeitando normas, tais como: cor da flor, forma da folha, folha caduca ou persistente, plantas comestveis ou no comestveis, forma regras e critrios de da raiz, forma de reproduo. actuao, de convivncia Efectuar experincias que demonstrem a germinao das sementes e a reproduo por estacas. e de trabalho. Pesquisar sobre a utilidade das plantas, tendo em ateno o Realizar diferentes tipos seu uso na alimentao, fabrico de mobilirio, na confeco de vesturio. de actividades fsicas, Elaborar fichas de animais, classificando-os segundo as suas promotoras da sade, do caractersticas externas e o modo de vida. bem-estar e da qualidade Elaborar cadeias alimentares de seres vivos conhecidos dos alunos. de vida. Observar diferentes posies do Sol. Identificar os pontos cardeais.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

16

LNGUA PORTUGUESA

Criar o gosto pela recolha de produo do patrimnio literrio oral. Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Conhecimento explicito da lngua: Forma afirmativa e negativa Famlia de palavras Tipos de nomes, numero e grau Adjectivos

Recolher e seleccionar produes do patrimnio literrio oral. Participar em jogos de reproduo da literatura oral. Comparar verses diferentes dos mesmos contos. Participar na produo de rimas, lengalengas Ler e interpretar textos narrativos e poticos. Estabelecer relaes de sinonmia e antonmia para aprofundar a compreenso do texto. Descobrir, num contexto, o sentido das palavras desconhecidas. Estabelecer a sequncia dos acontecimentos. Localizar a aco no espao e no tempo Praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenes das personagens. Apreender o sentido de um texto no qual foram apagadas ou semiapagadas palavras ou letras. Distinguir as formas afirmativa e negativa de frases. Organizar famlias de palavras. Distinguir nomes comuns, prprios e colectivos. Identificar o gnero, o nmero e o grau dos nomes pelas marcas e pelo contexto. Identificar adjectivos e substitui-los por outros de sentido equivalente num determinado contexto.

Tomar

iniciativa

com

vista melhoria das aprendizagens: Pedidos de esclerecimento; Pesquisa individual, com explorao de oportunidades de aprendizagem fora das aulas; Controlo da ateno na execuo das tarefas; Cooperao das os parceiros na realizao com e tarefas na resoluo de problemas. Realizar entrevistas e recolher revistas e jornais, a fim de seleccionar contos, lendas, cantares, quadras populares, trava-lnguas Reproduzir oralmente o material recolhido. Estabelecer paralelos sobre as diferentes verses do mesmo material recolhido. Em grupo, inventar rimas e lengalengas. Leitura e interpretao de textos em poesia. Ler, em textos de dilogo, as falas de um determinado personagem. Executar fichas sobre forma afirmativa e forma negativa e sobre famlia de palavras. Organizar tabelas de nomes comuns, prprios e colectivos. Nos textos que ler, identificar o grau dos nomes e dos adjectivos.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

MATEMTICA

Nmeros e operaes. Forma e espao.

Decompor os nmeros em somas, diferenas e produtos. Fazer a composio de dois operadores numricos. Estimar ordens de grandeza de um resultado antes de efectuar o clculo. Procurar estratgias diferentes para efectuar um clculo (utilizando espontaneamente as propriedades das operaes). Explicitar oralmente e representar por escrito os passos seguidos ao efectuar clculos. Utilizar subtraces sucessivas para a repartio de quantidades. Descobrir a existncia de resto em certas reparties. Explorar situaes que envolvam a diviso (subtraces sucessivas, adies e produtos). Utilizar o sinal : na representao de quociente (representao horizontal a:b). Explorar situaes que levem a reconhecer que a operao inversa da multiplicao a diviso. Fazer uma composio a partir de um padro dado. Desenhar tringulos, rectngulos e quadrados em diferentes posies, em papel quadriculado.

articular Compor e decompor quantidades. saberes e conhecimentos Explicar, oralmente, aos companheiros, os passos guiados para efectuar um clculo, bem como a ordem de grandeza para compreender uma do resultado a obter. Em fichas pr-elaboradas repartir quantidades por situao ou problema. subtraces sucessivas e concluir que em algumas reparties existe resto. Efectuar clculos que impliquem a diviso. Utilizar a representao na horizontal da diviso com Exprimir-se, oralmente e aplicao do sinal de dividir. por escrito, de uma Em papel quadriculado, completar composies. forma confiante, Exercitar a representao de tringulos, rectngulos e quadrados e legend-los. autnoma e criativa. Identificar e

17

EXPRESSO E EDUCAO

Combinar deslocamentos, movimentos no locomotores e adequados expresso de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rtmica e meldica Actividades rtmicas exprescomposies musicais. sivas. Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as qualidades Jogos colectivos sem a bola. motoras na prestao s possibilidades oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades bsicas e aces tcnio-tcticas fundamentais, com oportunidade e correco de movimentos.

FSICO-MOTORA

Com explorao individual do movimento com ambiente musical, a partir de movimentos dados pelo professor, seguindo timbres diversificados e a marcao rtmica. Jogos na situao de atacante (caador), perseguir os fugitivos e evitar que os salvem; em situao de defesa, fugir e esquivar-se e tentar salvar um fugitivo apanhado. Fazer experincias diversas de mistura de cores: com guache, aguarela Pintar uma folha a uma cor s; logo de seguida, com o dedo, desenhar sobre a tinta. Numa folha, deitar algumas gotas de guache ou aguarela; dobrar a folha ao meio e pressionar para espalhar bem a tinta; abrir e observar a distribuio das cores, os tons resultantes Transformar a informa Usar tcnicas de pintura soprada, lavada, com dois materiais o oral, escrita em diferentes para executar, por exemplo, um cenrio de conhecimento. Carnaval. Desenhar, no recreio da escola, um grande itinerrio com sinais de orientao ou com objectos que faam parte de um cdigo que oriente o aluno a percorr-lo; jogar caa do tesouro, a par, e introduzir gradualmente no jogo pistas auditivas e tcteis. Jogos de percursos com dificuldades: rastejar debaixo de pontes, arbustos, passar de pedra em pedra, num rio (utilizar mesas e cadeiras para simular os obstculos). Com um companheiro, criar figuras que ele reproduz por espelho e contraste. Possibilitar criana o movimento livre, na sala de aula ou no ginsio, partindo de gravaes com melodias e canes. Ensaiar canes.

PLSTICA

Pintura

Fazer experincias de mistura de cores. Pintar superfcies e, por deslocao, desenhar. Fazer jogos de simetria, dobrando uma superfcie pintada. Pintura: soprada, lavada, com dois materiais diferentes, de cenrios, em superfcies no planas, etc.

Jogos de explorao do espao.

Orientar-se no espao a partir de referncias visuais, auditivas, tcteis. Deslocar-se em coordenao com um par. Explorar diferentes nveis (baixo, mdio, alto). Explorar mudanas de nvel: individualmente, aos pares, em pequenos grupos. Reproduzir movimentos em espelho e por contraste. Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estmulos: sonoros ou verbais, um objecto real ou imaginado, um tema.

DRAMTICA MUSICAL

Jogos de explorao da voz e do Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, corpo. melodias e canes, gravaes. Associar movimentos a pulsao, andamento dinmica, acentuao, diviso binria/ternria.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

18

REA DE PROJECTO

Recolher, seleccionar e organizar informao. Desempenhar com rigor as suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Denotar equilbrio aquando das suas intervenes.

O aluno deve ser capaz de: Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Ser criativo e participativo. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas. Utilizar correctamente as ferramentas. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.

As plantas, os animais. O Corso de Carnaval O Jardim Zoolgico.

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

ESTUDO ACOMPANHADO

Ouvir as ateno.

explicaes

com

Recolher e organizar informao para resoluo de problemas.

Identificar e seleccionar mtodos de trabalho.

FORMAO CVICA

Ser livre e responsvel. Desenvolver o sentido crtico.

Descrever situaes em que teve que tomar decises. Comentar decises tomadas. Tomar conscincia de situaes em que procedeu bem e que procedeu mal. Reconhecer que nem todos os programas da TV ajudam a crescer.

Dialogar sobre os vrios programas televisivos que costuma ver (vantagens, desvantagens, benefcios, efeitos que causam nas crianas). Elaborar uma lista de programas televisivos que beneficiam o seu crescimento.

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Maro
REAS TEMAS CONTEDOS COMPETNCIAS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS ACTIVIDADES

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

19

Os

seres

do

ambiente

prximo. Aspectos fsicos do meio local.

ESTUDO DO MEIO

Comparar e classificar plantas e animais. Realizar experincias e observar formas de reproduo das plantas. Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida dos animais e das plantas. Construir cadeias alimentares. Identificar o solo, o relevo, as rochas e os meios aquticos.

Visitar o meio exterior a fim de Manifestar respeito observar plantas e animais. Registar as observaes. por normas de Organizar grupos de plantas, obedecendo a alguns critrios, segurana pessoal e tais como: cor da flor, forma da folha, folha caduca ou colectiva. persistente, plantas comestveis ou no comestveis, forma da raiz, forma de reproduo. Efectuar experincias que demonstrem a germinao das sementes e a reproduo por estacas. Pesquisar sobre a utilidade das plantas, tendo em ateno o seu uso na alimentao, fabrico de mobilirio, na confeco de vesturio. Utilizar orientaes Elaborar fichas de animais, classificando-os segundo as suas de trabalho proposcaractersticas externas e o modo de vida. tas: Elaborar cadeias alimentares de seres vivos conhecidos dos alunos. repetio;

LNGUA PORTUGUESA

Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Desenvolver as competncias da escrita e da leitura. Conhecimento explcito / funcionamento da Lngua: - pronomes pessoais - verbos - onomatopeias

Conhecer em jornais, que apresentam programas de televiso, os smbolos que assinalam uma emisso de qualidade, medocre ou m. Compara, em dois jornais diferentes, os smbolos que classificam o mesmo programa. Utilizar a Lngua Praticar o aperfeioamento de textos escritos, Portuguesa de forma questionando o autor do texto, emitindo opinies e adequada s apresentando crticas e sugestes para o melhorar. situaes de Aplicar pronomes pessoais ligados s pessoas do comunicao, numa discurso. perspectiva de Identificar verbos. construo pessoal de conhecimento. Combinar, lucidamente, diferentes sons da Lngua. Comparar onomatopeias com os sons que emitem ou sugerem.

tomada de notas; memorizao; comparao entre realizaes;

Ler em jornais a programao de televiso e dialogar sobre a qualidade dos programas e a simbologia utilizada nos jornais para a classificar. Partindo de um texto elaborado individualmente, aperfeio-lo com toda a turma ou em pequeno grupo. Em pequenos textos, identificar pronomes pessoais. Em frases, identificar verbos. Produzir sons que imitem as vozes de animais ou sons da natureza.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

20

MATEMTICA

Nmeros e operaes. Forma e espao. Grandezas e medidas.

Comunicar, discutir Dividir uma unidade em dez partes iguais e em e defender ideias e cem partes iguais. Ler e escrever nmeros. descobertas, dando Em trabalhos diversificados, praticar a leitura e a Explorar situaes que levem descoberta de nmeros espao de escrita de nmeros decimais. decimais. interveno aos seus Relacionar, em trabalhos escritos, 1/3x, 1/5x, 1/10x Ler e escrever nmeros decimais (mximo de 2 parceiros. com o seu inverso 3x, 5x,10x. algarismos direita da virgula). Praticar o clculo de um produto de um nmero por Utilizar a notao 1/3x, 1/5x, 1/10x para representar o uma dcima, atravs de resoluo de situaes inverso de 3x, 5x, 10x. problemticas. Utilizar a notao : como outra representao 1/?x. Sugerir que o aluno desenhe livremente com o Reconhecer a equivalncia entre 1/10x e : 10. compasso. Descobrir a regra para calcular o produto de um nmero Usar estratgias de Pintar um crculo e uma circunferncia. raciocnio verbal na por 0,1. resoluo de pro- Construir uma fita mtrica e gradu-la em Utilizar livremente o compasso. decmetros. blemas. Distinguir crculo de circunferncia. Dividir um decmetro em dez partes iguais e Desenhar frisos e rosceas. identificar o centmetro. Relacionar o metro, o decmetro e o centmetro. Verificar o nmero de vezes que o centmetro cabe no metro e no decmetro. Construir o metro e gradu-lo em decmetros. Utilizar as medidas conhecidas e realizar medies: Graduar o decmetro em centmetros. comprimento da mesa, largura da mesa, altura da Fazer medies utilizando o metro, a fita mtrica e a Explicar as estraporta, largura da porta... tgias de respostas e rgua, e regist-las. propor outras estratgias alternativas.

FSICO-MOTORA

EXPRESSO E EDUCAO

Actividades expressivas.

rtmicas Combinar deslocamentos, movimentos no locomotores e equilbrios adequados expresso de motivos combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rtmica e meldica de composies musicais. Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as caractersticas do terreno e os sinais de orientao, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurana e preservao do ambiente. Explorao de movimentao em grupo em ambiente musical adequado, e de acordo com a marcao rtmica dada, combinar habilidades motoras e ajustar a sua aco s alteraes ou mudanas da formao. Colaborar com a sua equipa, interpretando sinais informativos simples (no percurso e no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor e colaboradores, cumpra um percurso na mata, bosque, montanha, etc., combinando as habilidades aprendidas anteriormente, mantendo a percepo da direco do ponto de partida e outros pontos de referncia.

Percursos na natureza.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

21

Explorar as possibilidades de diferentes materiais: elementos naturais, ls, cortia, tecidos, objectos recuperados, jornal, papel colorido, ilustraes, rasgando,
PLSTICA

Facultar s crianas diversos materiais e dialogar sobre as suas texturas, espessuras Dobragens diversas: barco, chapu, r Construir uma casa a partir de uma caixa. Desenhar a frontaria de uma casa, p-la de p e abrir portas e janelas.

desfiando,

recortando,

amassando,

Recorte, dobragem.

colagem

dobrando, procurando formas, cores, texturas, espessuras Fazer dobragens. Explorar a terceira dimenso, a partir da superfcie (destacando figuras e pondo-as de p, abrindo as portas).

O professor conta o incio de uma histria, aps ter dividido a turma em grupos; cada grupo vai inventar um final para a histria; comparao Participar na elaborao oral de uma histria.
DRAMTICA

dos diversos finais. Atravs de uma ilustrao, de imagens, de sons ou sequncias sonoras, objectos ou temas, levar as crianas, em grupos pequenos, a improvisar um dilogo ou uma pequena histria. Uma criana sugere uma palavra e as outras tentam dizer palavras com afinidades sonoras e

Improvisar m dilogo ou uma pequena histria, num Jogos dramticos (lnguapequeno grupo. gem verbal e no verbal). Participar em jogos de associao de palavras por afinidades sonoras e afinidades semnticas.

PLSTICA

semnticas palavra sugerida. O professor sugere s crianas uma cano que Representao do som. Inventar/utilizar gestos, sinais e palavras para expressar/comunicar: timbre, intensidade e durao. e Organizar sequncias sonoras para sequncias de movimentos. Danas de roda. elas conheam e, em conjunto, criam gestos para a acompanhar. Tentar elaborar um dilogo sem palavras, utilizando gestos, sinais e apenas alguns sons. Treinar danas de roda.
22

EXPRESSO E EDUCAO

MUSICAL

Experimentao, desenvolvimento criao musical.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

O aluno deve ser capaz de: Recolher, seleccionar e organizar informao. Desempenhar com rigor as suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Denotar equilbrio aquando das suas intervenes. Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Ser criativo e participativo. Executar as tcnicas em funo das matriasprimas escolhidas. Utilizar correctamente as ferramentas. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo.
ESTUDO ACOMPANHADO

REA DE PROJECTO

A festa da Pscoa. Uma visita de estudo. O comrcio da nossa freguesia.

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

Exprimir dvidas.

as

suas

Conhecer Esforar-se na tentativa de melhorar o seu desempenho.

regras

de

trabalho

de

responsabilidade no sentido de alcanar melhores prestaes.

FORMAO CVICA

A Pscoa

Escrever frases sobre como se deve viver a Pscoa.

Descobrir que os cristos nesta poca so chamados a viver a Vida Nova de Jesus.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

23

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Abril
REAS
ESTUDO DO MEIO

TEMAS CONTEDOS
Os astros.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS


Identificar o Sol como fonte luz e calor. Identificar e articular saberes e Verificar as posies do Sol ao longo do dia conhecimentos (Nascente/Sul/Poente). para compreender Conhecer os pontos cardeais. uma situao ou Distinguir estrelas de planetas. problema.

ACTIVIDADES
Observar diferentes posies do Sol. Identificar os pontos cardeais.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

24

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

LNGUA PORTUGUESA

Desenvolver as competncias da escrita e da leitura. Conhecimento explicito/funcionament o da lngua - Sons e letras - Slaba tnica e slaba tona - Sinais grficos de acentuao.

Realizar composies colectivas, Participar na reescrita do texto, confrontando Revelar confrontando hipteses de aperfeioamento. disponibilidade e hipteses mltiplas, tendo em vista o seu Elaborar o jornal da escola, participando no capacidade para aperfeioamento. arranjo grfico de textos. tratamento dos Participar na comparao entre o texto original e o Executar fichas pre-elaboradas para a erros. texto trabalhado. superao de dificuldades ortogrficas. Registar o texto trabalhado, cuidando da sua Realizar situaes ldicas para distinguir apresentao grfica, e integra-lo em circuitos slaba tnica e slaba tona. comunicativos. Identificar, em pequenos textos, fonemas e Avaliar e ajustar os Construir livros de histrias com os seus textos, grafemas. mtodos de com textos de companheiros trabalho s Fornecer ao aluno textos cujas palavras no Exercitar-se, em momentos de trabalho individual, necessidades do tenham sinais grficos de acentuao, a fim na superao de dificuldades detectadas atravs de grupo e aos de exercitar o uso dos acentos agudo, grave, fichas auto correctivas ou outras. objectivos visados. circunflexo e til. Distinguir slaba tnica e slaba tona. Exercitar o uso de sinais grficos de acentuao.

25

MATEMTICA

Forma e espao. Grandezas e medidas.

Representar rectas paralelas (por dobragens tarefas sucessivas de uma folha de papel e em papel Realizar quadriculado). por iniciativa prpria. Desenhar, em papel quadriculado, a figura simtrica de uma figura em relao a um eixo horizontal. Procurar, numa grelha quadriculada, pontos equidistantes de um dado ponto. Medir o permetro de polgonos. Manifestar respeito Calcular o permetro de polgonos. por normas de Desenhar quadrados em papel quadriculado a segurana pessoal partir de um permetro dado. e colectiva. Reconhecer o cm2 como unidade de medida de rea (papel quadriculado quadrcula de 1 cm de lado). Determinar em cm2 a rea de polgonos desenhados em papel quadriculado. Desenhar polgonos em papel quadriculado a partir de uma rea dada em cm2. Usar a Lngua Construir o dm2 em papel quadriculado e utilizPortu-guesa de lo em medies de rea. forma adequada s situa-es de Relacionar o dm2 e o cm2. comunicao

Dobrar uma folha de papel com dobras sucessivas. Desdobrar a folha e pintar rectas paralelas. Desenhar, em papel quadriculado, a figura simtrica de uma figura em relao a um eixo horizontal. Numa grelha quadriculada, assinalar pontos equidistantes de um determinado ponto. Medir e calcular o permetro de polgonos. A partir de um permetro dado, desenhar quadrados em papel quadriculado. Em papel de quadrculas de 1 cm de lado, reconhecer o cm2 como unidade de rea; para o efeito desenhar o quadrado com 1 cm de lado. Em papel quadriculado, desenhar um quadrado com 1 cm de lado. Relacionar o dm2 e o cm2.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

26

FSICO-MOTORA

Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as


Jogos

qualidades

motoras

na

prestao

possibilidades oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades bsicas e aces tcnico-tcteis fundamentais, com oportunidades e correco de movimentos.

criadas nas diversas reas do saber, numa Futebol pontapear a bola, parada e em perspectiva de movimento, manter a bola no ar, com toques construo pessoal de sustentao com os ps e cabecear a bola do conhecimento. com a testa. PUXA-EMPURRA respeitar as regras de segurana estabelecidas e a integridade fsica do parceiro, mesmo custa de desvantagem; colocar o parceiro fora dos limites de um quadrado ou crculo, puxando-o ou empurrando-o, pelos braos ou tronco; o aluno deve evitar ser colocado fora do quadrado ou crculo, fugindo s aces do parceiro.
Utilizar anilinas ou guaches, estampar folhas, frutos ou legumes de formas variadas. Improvisar carimbos executados em carto, em plstico, em vegetai, em cortia e imprimi-los em diversos suportes. Executar impresses com carimbos e limgrafo.

EXPRESSO E EDUCAO

PLSTICA

Impresso Tecelagem e costura

Estampar elementos naturais. Fazer monotipias. Fazer estampagem de agua e tinta oleosa. Estampar utilizando moldes positivo e negativo feitos em carto, plstico Impresso com carimbos e limgrafo. Utilizar diferentes materiais em tapearias: tecidos, tiras de pano, ls, botes, cordas, elementos naturais

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

27

Improvisar

palavras,

sons,

atitudes,

gestos

movimentos ligados a uma aco precisa: em interaco com o outro e num pequeno grupo. Improvisar
DRAMTICA

Atravs de mascaras que podero ter sido j feitas pelos alunos e de outros adereos (lenos, guarda-chuvas, revistas, chapus), deixar as crianas improvisarem situaes diversas, livremente. Escurecer a sala, mantendo um foco de luz, e levar as crianas a utilizarem as mos para a execuo de diversas sombras chinesas, que o professor pode demonstrar primeiro.

palavras,

sons,

atitudes,

gestos

Jogos dramticos (lnguagem verbal e no verbal).

movimentos, constituindo sequencias de aces situaes recriadas ou imaginadas, a partir de: objectos, um local, uma aco, personagem, um tema. Improvisar situaes, usando diferentes tipos de mascaras. Utilizar diversos tipos de sombras (chinesas).

Inventar/utilizar gestos, sinais e palavras para Representao do som.


MUSICAL

expressar/comunicar: altura, pulsao, andamento e dinmica. e Executar danas regionais. Organizar, relacionar e classificar conjuntos de sons segundo: timbre, durao, intensidade, altura e localizao. Levar a que as crianas perguntem a familiares e amigos quais as danas regionais que conhecem e, na escola, tentar reproduzi-las.

Experimentao, desenvolvimento criao musical.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

28

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

Recolher, seleccionar e organizar informao. Desempenhar com rigor as suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Denotar equilbrio aquando das suas intervenes.

O aluno deve ser capaz de: Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Ser criativo e participativo. Executar as tcnicas em funo das matrias-primas escolhidas. Utilizar correctamente as ferramentas. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo. O Dia da Liberdade O teatro infantil Os monumentos nacionais

ESTUDO ACOMPANHADO

REA DE PROJECTO

Ouvir

as

explicaes

com ateno.

Conhecer regras de trabalho e de responsabilidade no sentido de obter melhores prestaes.

Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situaes.

FORMAO CVICA

Descobrir a necessidade de nos ajudarmos uns aos

A ateno aos outros.

outros. Referir atitudes que podem concretizar para ajudar todos os que necessitam.

Desenhar um cartaz com imagens, desenhos e textos com algumas concluses.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

29

PLANIFICAO MENSAL 3. Ano

Maio
REAS TEMAS CONTEDOS COMPETNCIAS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS ACTIVIDADES

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

30

Os seus itinerrios Localizar espaos em relao a um ponto de referncia Os diferentes espaos do seu bairro ou da sua localidade Deslocaes dos seres vivos O comrcio local

ESTUDO DO MEIO

Meios de comunicao Realizar experincias Manusear objectos em situaes concretas


Permitir que os alunos descrevam os itinerrios de Descrever itinerrios no dirios. passeios, visitas de estudo, frias... Usar a Lngua Localizar os pontos de partida e de chegada. Portuguesa, no Em mapas ou plantas, sinalizar o ponto de partida e de Traar os itinerrios em plantas ou mapas. chegada, bem como traar o itinerrio. respeito das regras Sair para o exterior para determinar os pontos cardeais Identificar processos de orientao. do seu pelo Sol e pela bssola. Reconhecer as funes desses espaos e funcionamento. Desenhar espaos (de habitaes, comrcio, lazer...) e represent-los. descrever as suas funes. Localiz-los na planta do Localizar esses espaos numa planta do bairro ou bairro ou da localidade. Dialogar sobre as deslocaes dos seres vivos da sua localidade. (andorinhas, rolas, cegonhas...) e investigar para onde Reconhecer que as pessoas e os animais se Assumir o papel de vo, quando partem, quando voltam. deslocam. ouvinte atento, de Executar visitas a supermercados, mercearias, sapatarias, Contactar, observar e descrever diferentes locais interlocutor e locutor praas, feiras... cooperativo em Entrevistar pessoas a fim de investigar sobre o que de comrcio (o que vendem, onde se abastecem, vendem, onde se abastecem, como se transportam os situaes de como se transportam os produtos, como se produtos, como se conservam os produtos alimentares, comunicao que conservam os produtos alimentares, como se condies de armazenamento e manuseamento... exijam algum grau vendem). Simular o preenchimento de facturas e de recibos. de formalidade. Reconhecer menes obrigatrias nos produtos e a Pesquisar sobre a histria dos meios de transporte importncia do recibo e/ou factura. e dos meios de comunicao. Investigar sobre a evoluo dos transportes e das Elaborar cartazes que demonstrem as suas a passagem da luz atravs de objectos, a fim de comunicaes. identificar objectos opacos e transparentes. Realizar experincias com a luz. Realizar situaes ldicas de jogo de sombras Realizar experincias com manes. chinesas e da reflexo da luz em espelhos. Realizar experincias de mecnica. Observar por experincia a atraco e a repulso Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua de objectos magnetizados. utilizao e conservao. Fazer um cartaz com os cuidados a ter na Reconhecer a importncia da leitura, das utilizao e conservao de diversos objectos de uso corrente, aps um dialogo sobre os mesmos instrues e/ou normas de utilizao.

com os alunos. Dialogar sobre a importncia da leitura das instrues e/ou normas de utilizao.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

31

LNGUA PORTUGUESA

Utilizar tcnicas de recolha e de organizao da informao Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura

Exprimir-se, Pesquisar e recolher documentao variada oralmente e por (gravuras, fotografias, postais ilustrados, manuais escrito, de uma de diferentes disciplinas, fotocpias de pginas de forma confiante, enciclopdias e diversos textos). Recolher documentao. autnoma e criativa. Organizar a documentao recolhida segundo o Organizar e classificar a documentao segundo critrio escolhido pela turma (grandes temas, subtemas, ordem alfabtica...). critrios diversos. Elaborar um ndice da documentao. Organizar um ndice da documentao. Fornecer ao aluno textos cujas palavras no Exercitar o uso de sinais grficos de acentuao. tenham sinais grficos de acentuao, a fim de exercitar o uso dos acentos agudo, grave, circunflexo e til. Usar a Lngua Portuguesa de forma adequada s situaes de comunicao criadas nas diversas reas do saber, numa perspectiva de construo pessoal do conhecimento.

MATEMTICA

Forma e espao. Grandezas medidas.

Construir maquetas simples. e Comparar volumes de objectos por empilhamento de objectos de igual volume. Medir a capacidade de recipientes. Determinar, numa balana de pratos, a massa de objectos utilizando as massas marcadas mais comuns: 1kg, 500g, 1/2kg, 250g, 1/4kg, 125g e regist-las. Relacionar o quilograma e o grama. Ler e escrever nmeros referentes s medies realizadas. Fazer estimativas com base em unidades familiares: altura da sala de aula. Capacidade de um determinado recipiente, etc. Comparar os resultados obtidos em medies, feitas pelo aluno, com os resultados obtidos pelos colegas.

Construir uma maqueta simples (da rua onde reside, da sala de aula, de um jardim...). Executar jogos de comparao de volumes. Reconhecer o litro e o decalitro e medir capacidades. Executar o jogo de identificao de massas e determinar, em balanas de pratos, a massa de objectos. Atravs de exerccios escritos, relacionar o quilograma com o grama. Fazer jogos de estimativas de medidas.

Auto-avaliar processos aprendizagens.

das

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

32

EXPRESSO E EDUCAO

FSICO-MOTORA

Jogos de equipa Jogos individuais

Participar em jogos, ajustando a iniciativa prpria e as qualidades motoras na prestao s possibilidades oferecidas pela situao de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades bsicas e aces tcnico-tcteis fundamentais, com oportunidades e correco de movimentos.

EXPRESSO E EDUCAO

Jogo CAADORES E FUGITIVOS dois alunos so os caadores e tentam, trocando a bola entre si, acertar nos fugitivos; cada fugitivo que for atingido passa a caador; ganha o ltimo fugitivo a ser atingido. Jogo URSO DORMINHOCO um aluno deitado no solo; um dos colegas toca-lhe e tenta fugir-lhe; se for apanhado, passar a ser ele a fazer de urso. Salto em comprimento, salto em altura, lanar bola tipo tnis, em distncia.

Pedir s crianas que recolham, em casa,


PLSTICA

Desfazer Entranar. Tecelagem e costura

diferentes

texturas:

tecidos,

cordas,

diferentes materiais que j no so necessrios: tecidos, malhas, cordas, fios e permitir que elas os desfaam; dialogar sobre as diferentes texturas dos materiais. Entranar com corda, ls, vimes e fazer alguns objectos interessantes (base para tachos, pegas para loua quente). Tecer, utilizando teares de carto e madeira (simples). Dividir a turma em grupos e deixar que estes, livremente, improvisem os mais variados adereos e cenrios com os objectos presentes na sala de aula (consultrio mdico, mercearia, casa). Dizer textos individualmente, com entoaes variadas: recitar, dramatizar

elementos naturais
PLSTICA

Tecer em teares de carto e madeira (simples). Colaborar em tapearias de elementos cosidos, elaborados a partir de desenhos imaginados pelas crianas.

DRAMTICA

Jogos dramticos (lngua- Inventar, construir e utilizar adereos e cenrios. gem no verbal, lngua- Exprimir diferentes maneiras de dizer um texto: ler, gem verbal, linguagem verbal e gestual). recitar.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

33

Inventar/utilizar cdigos para representar o som da voz, corpo e instrumentos. Representao do som.
MUSICAL

Representar por escrito (desenho de cdigos) o som da voz, sons produzidos pelo corpo e o som de instrumentos. Dialogar sobre situaes sonoras e musicais, a fim de ser utilizado vocabulrio adequado. Ensaiar canes e praticar rimas. Criar ambientes sonoros para dramatizaes.

Inventar/utilizar cdigos para representar sequncias e texturas sonoras. vocabulrio adequado a situaes

Experimentao, volvimento musical. e

desen-

criao Utilizar

sonoras/musicais vivenciadas. Canes e rimas. Ambientes sonoros em dramatizaes.

REA DE PROJECTO

Recolher, seleccionar e organizar informao. Desempenhar com rigor as suas funes no grupo. Ajudar os companheiros. Denotar equilbrio aquando das suas intervenes.

FORMAO PESSOAL E SOCIAL

O computador, ferramenta indispensvel. O aluno deve ser capaz de: Cumprir tarefas que lhe so atribudas. Arrumar todo o material que utilizou. Ser criativo e participativo. Executar as tcnicas em funo das matriasprimas escolhidas. Utilizar correctamente as ferramentas. Resolver dificuldades. Enriquecer o trabalho de grupo. Conhecer e actuar de acordo com as normas do grupo. As nossas mes. Como seriam os animais.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

34

ESTUDO ACOMPANHADO

Ouvir as explicaes com ateno.

Conhecer Aplicar conhecimentos adquiridos em novas situaes.

regras

de

trabalho

de

responsabilidade no sentido de alcanar melhores prestaes.

FORMAO CVICA

interesse

pelos

Identificar meios de comunicao social pelos quais sabemos o que se passa no Mundo. Reconhecer que os meios de comunicao social ajudam solidariedade.

Reconhecer casos em que estes meios ajudam solidariedade. Manifestar interesse pela vida de todas as pessoas.

outros.

PLANIFICAO MENSAL 3. ANO

35

You might also like