You are on page 1of 4

FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E TECNOLOGIA ENGENHARIA DE PRODUO MECNICA

ENGENHARIA DE SEGURANA
Prof. Edson Navarro

TRABALHO 03

Fernando Henrique Barbosa R.A. 155.021-9 Eng. De Produo Mecnica.

1. Diferenciar. Acidente meio e Acidente Tipo. Para maior clareza, prope-se estudar os acidentes do trabalho em seus dois lados importantes: o acidente-meio e o acidente-tipo. O primeiro a "ocorrncia no programada..." da qual podero resultar danos pessoais ou materiais; o segundo a maneira como a pessoa atingida e sofre o ferimento. O acidente-meio, no precisa causar ferimento a algum para ser caracterizado; basta que se tenha dado a "ocorrncia no programada..." que sempre causa algum prejuzo, mesmo sem envolver leses pessoais. O acidente-tipo s existe quando algum ferido, e caracterizado pela maneira como a vtima foi atingida pelo agente da leso. O acidente-tipo, portanto, apenas uma parte do todo de uma ocorrncia. Assim sendo, qualquer estudo do acidente do trabalho, que s leva em conta os acidentes que causam leses, incompleto.

2. Porque o lado humano do Acidente Tipo est sempre mais evidente. Justifique sua Resposta. O Lado Humano est mais evidente, pois so as pessoas que so feridas nos acidentes e estes acidentes so mais aceitos e entendidos como acidente de trabalho. Muitas pessoas s enxergam acidentes de trabalho quando falam que houve feridos, mortes, etc... Este tipo de acidente comove as pessoas, mexe com sentimentos e por mais atencioso que a empresa possa ser com o colaborador, sempre ter efeitos negativos no ambiente de trabalho, social e familiar.

3. Fale sobre os vrios aspectos de um acidente Tipo. Os acidentes do trabalho so nocivos sob todos os aspectos em que possam ser analisados. Os acidentes do trabalho constituem um dos problemas sociais da era industrial. Sob esse aspecto eles tm sido estudados em toda parte e nos variados campos da cincia. As pessoas, vtimas de acidentes, nem sempre representam, pessoalmente, problemas sociais. Mas os acidentes do trabalho, entendidos em toda sua extenso e profundidade, representam grande problema para a sociedade. Para se ter uma ideia

dos problemas sociais, basta imaginar a quantidade de pessoas invlidas em consequncia de acidentes do trabalho. Os acidentes de trabalho ferem, tambm economicamente, tanto os trabalhadores, que so as vitimas das leses, como as empresas onde os prejuzos so sempre os maiores. Os servios de previdncia social, a sociedade, e a prpria nao sofrem com as consequncias econmicas dos acidentes do trabalho.

4. Comente a seguinte expresso Certos estados do individuo em determinadas cicunstancias, meios ou ocasies, facilitam a ocorrncia de acidentes. discutvel a existncia ou no de pessoas propensas a sofrer acidentes. prefervel aceitar a ideia de que existem condies de sade, estados de animo e temperamentos que, em determinadas circunstancias ou ocasies, propiciam condies para a ocorrncia de acidentes de trabalho, dentre estas podemos citar as seguintes: INAPTIDO PARA O TRABALHO A aptido para o trabalho to importante para a perfeita execuo da tarefa como para a segurana de quem a executa. A Inaptido, ao contrario, chega a ser um desastre. TEMPERAMENTO De acordo com o seu temperamento a pessoa pode estar mais ou estar menos segura na atividade que exerce. Em outras palavras, as pessoas podem provocar ocorrncia de acidentes de trabalho devido ao ser temperamento. PREOCUPAO A preocupao um estado de animo que podem levar as pessoas a pratica de atos condenveis sob o ponto de vista da segurana do trabalho. EMOO As alteraes emocionais repentinas, quer seja por motivo de alegria, de tristeza, de aborrecimento ou mesmo por um susto, alteram os reflexos e as reaes das pessoas, levando-as a falhas perigosas em qualquer atividade que exeram. INTELIGNCIA LENTA OU RETARDADA Existem pessoas que no aprendera ou tm muita dificuldade em aprender coisas consideradas relativamente fceis. So casos de inteligncia abaixo do normal, muito lenta ou de pouco alcance. Em ambos os casos a pessoa corre mais riscos de causar acidentes, tanto quando ocorrem fatos fora da rotina em

sua atividade, como quando obrigado a mudar de atividade, por exigir um tempo maior de adaptao que as pessoas comuns.

5. Faa um breve relato sobre O homem e o acidente de Trabalho! Podemos dizer que embora no percebemos, estamos sempre nos defendendo de agentes externos que podem nos causar algum mal. um mecanismo espontneo de reflexos de autodefesa, eles sempre nos protegem de situaes perceptveis aos nossos cinco sentidos. Tambm podemos verificar que o fator humano o principal aspecto que o envolvem e o relacionam com os acidentes do trabalho, as atitudes humanas e as condies de trabalho inseguras propiciam a ocorrncia de acidentes. Assim como os estados do homem facilitam a ocorrncia de acidentes, podemos citar a inaptido, o temperamento, a preocupao, os impactos emocionais e a inteligncia lenta ou retardada, afetam as pessoas levando-as a cometer atos que levam a acidentes de trabalho. As pessoas deveriam conhecer c aceitar sempre qualquer limitao que sua capacidade fsica ou doenas lhes impusessem. No entanto, isso nem sempre acontece, As insuficincias visual e auditiva, o analfabetismo, outros males como ataques epilticos, fobias so perigosas para os trabalhos e devem, sempre que possvel, ser corrigidas. Sendo assim temos com o treinamento na indstria uma grande importncia com relao segurana do trabalho, devemos sempre treinar os colaboradores para agir com segurana e conhecer bem suas maquinas e equipamentos e desenvolver suas tarefas com segurana.

6. Como ocorre o Acidente Meio e como podemos evita-lo? O acidente-meio ocorre em reaes ou movimentos estranhos aos meios e dos processos de trabalho que podem causar leses em algum em geral causam algum tipo de prejuzo a empresa, caracterizada independente de ter ou no causado ferimento em algum. Os fatores primordiais para a preveno de acidentes de trabalho estar sempre ligado aos treinamentos e acompanhamento dos chefes dentro da empresa, sempre de olho para que os funcionrios sigam corretamente todas as instrues dos treinamentos. No podemos esquecer que no s os equipamentos quanto o ambiente so partes importantes para a preveno de acidentes de trabalho.

You might also like