You are on page 1of 5

MEGA RESUMO - RECURSOS NO PROCESSO PENAL

APELAO prazo: 5 dias Contra sentenas definitivas, condenatrias ou absolutrias de 1 grau. Endereamento: juiz que prolatou a sentena. Recebimento: os autos voltam ao apelante para que ele apresente as razes em 8 dias Se denegada, caber RESE Ser recebida e julgada deserta se o ru apelar e fugir. OBSERVAO: As sentenas proferidas pelo tribunal do jri so soberanas: nenhum rgo jurisdicional pode alterar as decises proferidas por ele. Ao se apelar de uma sentena proferida pelo tribunal do jri no se pede a reforma da sentena, mas que o apelante seja submetido a um novo jri.

RESE (rec. em sentido estrito) despacho, deciso, ou sentena de 1 grau taxativo e restrito. prazo: 5 dias para interposio, 2 para razes Se recebido pelo juiz, sustenta ou reforma a deciso. Recebido o recurso, subir para o tribunal para reexame.

"HABEAS CORPUS" PREVENTIVO : Contra ameaa liberdade de locomoo. LIBERATRIO: Quando o paciente j estiver sofrendo a coao ilegal em sua liberdade de locomoo EXCEES: Priso administrativa e quando se tratar de priso disciplinada para militares.

EMBARGOS DE DECLARAO Sempre oponveis em segunda instncia contra decises: ambguas, obscuras ou omissas. Dirigido ao relator do acrdo embargado trata-se de instncia iterada. prazo: 2 dias exceo: art. 382 do CPP

PROTESTO POR NOVO JRI Da deciso do tribunal do jri cabe apelao e protesto por novo jri, concomitantemente? Tm cabimento, desde que a apelao objetive outro crime que o ru tenha cometido. Porm, ficar suspensa a apelao at final deciso do protesto. prazo: 5 dias Cabimento: Das decises que condenem o ru a pena igual ou superior a 20 anos, por um nico crime.

CARTA TESTEMUNHVEL CABIMENTO Apenas no NO RECEBIMENTO do RESE, do PROTESTO POR NOVO JURI e do AGRAVO DE EXECUO da LEP.

AGRAVO DE EXECUO Tem previso no CPP? No, porque a lei instituidora posterior ao cdigo. Por essa razo, usa-se a analogia, comparando-o ao agravo de instrumento do CPC, idntico ao RESE. Cabe agravo nos casos do artigo 581, incisos XI, XII , XVII, IXI, XX, XXI, XXII, XXIII e XXIV do CPP.

REVISO CRIMINAL Cabe apenas de sentenas j transitadas em julgado. No um recurso, ainda que o CPP o inscreva na disciplina de recursos. A doutrina no o considera recurso, assim como ao habeas corpus. O habeas corpus um remdio constitucional. A reviso criminal uma ao rescisria da sentena condenatria. No pode ser absolutria. Se a sentena absolutria teve como fundamento um documento falso? A maioria doutrinria afirma que no pode ser a sentena desconstituda. No entanto, parte da doutrina admite a desconstituio. A sentena condenatria pode ser desconstituda, inclusive por habeas corpus. Requisitos da reviso

uma ao. Precisa do trnsito em julgado da sentena condenatria. Pode ser apresentado a qualquer tempo. Se o ru tiver morrido ou se j tiver cumprido a pena, tambm possvel a reviso criminal. Para que serviria a reviso criminal, depois de morto o ru? A sentena condenatria produz efeitos no juzo cvel. possvel ingressar com uma ao para que sejam devolvidos os valores pagos, indevidamente, no caso de a sentena que condenou o ru for, afinal, declarada nula, e o ru absolvido.

FINALIDADE - reparar a pena - reparar todo o contexto prejuzos morais, financeiros, a dignidade humana, a honra, a mora, etc podem ser reparados. pode tambm, se desejar, na mesma ao, pedir a desconstituio da sentena e o reconhecimento de erro judicirio, para que seja reparado a apurao do quantum no juzo cvel.

COMPETNCIA A competncia para conhecimento da reviso criminal do tribunal pleno. A reviso no exige um advogado para postular. O que significa que o ru tem capacidade postulatoria, como dispe expressamente o artigo 623 do cpp. Todavia, pode constituir advogado.

SE O RU MORRER? Podem as pessoas elencadas no artigo 31 do cpp: Art. 31. no caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. FUGA DO RU Na reviso criminal, se transitada em julgado a sentena e o ru encontrar-se foragido, a reviso criminal ser conhecida.

EMBARGOS As partes podem recorrer da sentena final ou de deciso interlocutria (591). Se a defesa ou o MP recorre e o juiz de 1 grau remeter o recurso para o tj, e o julgamento da apelao ou RESE no for unnime, possvel, para a defesa, e somente para a defesa, com exclusividade, embargar o acrdo. Visa favorecer o ru em qualquer medida, com base no voto divergente, na questo divergente. No pode discutir tudo o que havia sido discutido na apelao ou RESE, mas somente a questo que os desembargadores no concordaram, se esta puder favorecer o ru. Porque s pode embargar para favorecer o ru. INFRINGENTES OU DE NULIDADE os requisitos so os mesmos: cabem somente da parte que restou divergente. DIFERENA: EMBARGOS INFRINGENTES Versam apenas matria de mrito. EMBARGOS DE NULIDADE Tm cabimento quando a divergncia se fundar em uma questo processual. A doutrina entende cabveis os embargos infringentes e os embargos de nulidade para o agravo em execuo. So conhecidos pelo tribunal e, portanto, podem alcanar votao no unnime e podem prejudicar o ru. No cabem contra a deciso que julga a carta testemunhvel ou o protesto por novo jri. Decises finais da primeira fase do tribunal do jri: - absoluo sumria; - desclassificao; - pronncia ou - impronncia. Cabe, das quatro decises, RESE. A que absolve o ru, sumariamente, uma sentena, que transitar em julgado. Apesar disso, cabe o RESE. Da fase final da plenria Se o juiz aplicar a pena ou absolver o ru, cabe apelao. Nesse caso, o tribunal no poder reformar a sentena proferida pelos jurados. Porque h o princpio constitucional da soberania dos veredictos.

Os jurados s julgam o mrito. P tribunal pode modificar a sentena do juiz-presidente. Se a deciso de mrito tem alguma nulidade ou impedimento, anula-se o julgamento, para que haja um novo jri.

TRIBUNAL DO JRI Depois de quinze anos, o ru ingressa com reviso criminal. O tribunal pode anular o mrito. O tribunal pode rever o mrito e, por exemplo, absolver o ru que tinha sido condenado. Anulando o julgamento e reformando a deciso soberana dos jurados, no caso da reviso criminal. Porque o estado-juiz seria impedido de continuar aplicando uma pena infundada. Se fosse usado o princpio da soberania do tribunal do jri, estaramos usando um princpio de defesa para prejudicar o ru.

You might also like