You are on page 1of 6

CONTABILIDADE PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Pesquisas realizadas pelo Servio de apoio as micro e pequenas empresas (SEBRAE) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (DIESSE) - Divulgado no Anurio do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012 - confirmam a importncia das Micro e Pequenas empresas na estrutura econmica brasileira e para emprego. Estas no perodo de 2000 a 2011 foram responsveis por 7,0 milhes de empregos formais privados no agrcolas, elevando o total de empregos nessas empresas de 8,6 milhes de postos de trabalho em 2000 para 15,6 milhes em 2011. De acordo com a fundao IFRS e IASB as pequenas e mdias empresas esto estimadas em mais de 95% de todas as empresas de ambos os pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Estes rgos desenvolveram o pronunciamento para empresas com determinada caracterstica afins. O Comit de Pronunciamentos Contbeis, a partir da IFRS for SMEs do IASB, aprovou o Pronunciamento Tcnico PME Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas. Assim a NBC T 19.41 Contabilidade para pequenas e Mdias Empresas entrou em vigor em 1 de janeiro de 2010, com o objetivo de trazer um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados para uma padronizao internacional; uma linguagem contbil global e uma qualidade nas informaes geradas com mais

compreensibilidade, relevncia e confiabilidade aos relatrios contbeis. De acordo com o Jornal do Comrcio (Normatizao - Notcia da edio impressa de 18/07/2012 - Micro e Pequenas Empresas podem ter nova contabilidade). A dificuldade da implementao das normas internacionais nas micro e pequenas empresas se deve aos profissionais da contabilidade. Tal afirmao baseia-se no fato da Receita Federal permitir que as empresas integrantes do Simples, faam apenas a contabilizao do que entra e sai, a partir dessa orientao, os contadores acabam fazendo somente os livros caixas dessas empresas, no mantendo uma contabilidade como deveria ser.

Os Conselhos Regionais de Contabilidade devem fiscalizar para garantir que as empresas tenham contabilidade e que estejam dentro da lei. E a partir desta misso dos CRCs e a falta de adequao dos profissionais de contabilidade que atendem as pequenas e mdias empresas gera-se um grande conflito, tanto que o vice - presidente do CRC RS, Antnio Carlos de Castro Palcios, comenta nessa mesma entrevista que os pequenos e mdios empresrios esto esperneando para cumprir regras. A Lei 9.317/96 regula as empresas optantes pelo Simples Nacional, medida que simplificou a apurao dos impostos e contribuies das empresas, no as desobrigou estas entidades de fazerem escriturao contbil. Elas devem obedecer aos as Normas Brasileiras de Contabilidade. O Manual de Procedimentos Contbeis emitidos em parceria entre o CFC e o SEBRAE cita: Simplificar sem destruir a essncia da escriturao contbil (...). ou seja indica que no se pode manter escriturao de tal forma que no se possa depreender dali informaes valiosas para o gerenciamento do negcio. A Constituio Federal de 1988, no artigo 179, estabelece que as pequenas e micro empresas tero tratamento diferenciado, favorecido e simplificado.
Art. 179. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios dispensaro s microempresas e s empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurdico diferenciado, visando a incentiv-las pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, ou pela eliminao ou reduo destas por meio de lei.

No Brasil so consideradas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de acordo com art. 3 Lei Complementar 123/06 as sociedades empresarias, simples, individual e de responsabilidade limitada auferindo receita bruta igual ou inferior a cada ano-calendrio 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e as de pequeno porte aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (trs milhes e seiscentos mil reais) dispostos no Art. 7 Lei Complementar 139/11. O regime tributrio diferenciado Sistema integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte constitui uma forma simplificada e unificada de recolhimento de tributos, por

meio de percentuais favorecidos e progressivos, incidentes sobre uma nica base de clculo. importante esclarecer que a simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias no se refere excluso da escriturao. Em suas disposies gerais na NBC 19.13 item 3 fica claro que a adoo de escriturao contbil simplificada no desobriga a empresa de manter escriturao contbil uniforme dos seus atos e fatos administrativos. A NBC 19.13 refere-se s formalidades da escriturao contbil simplificada para as microempresas e empresas de pequeno porte item 4 a 6 colocao dada pela Cosif - Portal de Contabilidade:
4 A escriturao contbil deve ser realizada com observncia aos Princpios Fundamentais de Contabilidade e em conformidade com as disposies contidas nesta norma, bem como na ITG 2000, executando-se, nos caso em que couber, as disposies previstas nesta norma no que se refere a sua simplificao. 5 - As receitas, despesas e custos devem ser escriturados contabilmente com base na sua competncia. 6 Nos casos em que houver opo pelo pagamento de tributos e contribuies com base na receita recebida, a microempresa e empresa de pequeno porte devem efetuar ajustes a partir dos valores contabilizados, com vistas ao clculo dos valores a serem recolhidos.

A Resoluo CFC 1.330/2011 que aprova a ITG 2000 Escriturao contbil demonstra com clareza quanto aos seus objetivos e alcance. A Resoluo orienta na interpretao e estabelece critrios a serem adotados na escriturao contbil e que esta interpretao deve ser adotada por todas as entidades independente da natureza ou porte observando exigncias da legislao e outras normas aplicveis. A Resoluo CGSN 10/2007 no faz referncia extino de escriturao contabilidade simplificada. Esta apresenta exigncias a escriturao do livro caixa e dos livros fiscais, regulamentando a escriturao exigida para efeitos fiscais. A Resoluo CGSN n 28, de 2008 diz em seu art. 2 fica acrescido o art 13-a na Resoluo CGSN n 10, de 28 de junho de 2007 que estas atendero as disposies previstas no Cdigo Civil e Conselho Federal de Contabilidade. No artigo 3 da A Resoluo CGSN 10/2007 refere-se s exigncias e dispensaes:
Art. 3 As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional devero adotar para os registros e controles das operaes e prestaes por elas realizadas:

I - Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda a sua movimentao financeira e bancria; II - Livro Registro de Inventrio, no qual devero constar registrados os estoques existentes no trmino de cada ano-calendrio, quando contribuinte do ICMS; III - Livro Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, destinado escriturao dos documentos fiscais relativos s entradas de mercadorias ou bens e s aquisies de servios de transporte e de comunicao efetuadas a qualquer ttulo pelo estabelecimento, quando contribuinte do ICMS; IV - Livro Registro dos Servios Prestados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos servios prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS; V - Livro Registro de Servios Tomados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos servios tomados sujeitos ao ISS; VI - Livro de Registro de Entrada e Sada de Selo de Controle, caso exigvel pela legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados IPI. 1 Os livros discriminados neste artigo podero ser dispensados, no todo ou em parte, pelo ente tributante da circunscrio fiscal do estabelecimento do contribuinte, respeitados os limites de suas respectivas competncias. 2 Alm dos livros previstos no caput, sero utilizados: I - Livro Registro de Impresso de Documentos Fiscais, pelo estabelecimento grfico para registro dos impressos que confeccionar para terceiros ou para uso prprio; II - Livros especficos pelos contribuintes que comercializem combustveis; III - Livro Registro de Veculos, por todas as pessoas que interfiram habitualmente no processo de intermediao de veculos, inclusive como simples depositrios ou expositores. 3 A apresentao da escriturao contbil, em especial do Livro Dirio e do Livro Razo, dispensa a apresentao do Livro Caixa. (Includo pela Resoluo CGSN n 28, de 21 de janeiro de 2008)

O Comit Gestor do Simples Nacional, apresentado no disposto na Resoluo CGSN n 28/08, ao regulamentar o artigo acima, conferiu poderes ao Conselho Federal de Contabilidade para editar resolues disciplinando o significado de Contabilidade Simplificada, em conformidade com as

disposies previstas no Cdigo Civil Brasileiro. Segue:


Art. 2 Fica acrescido o art. 13-A na Resoluo CGSN n 10, de 28 de junho de 2007, com a seguinte redao: Art. 13-A. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional podero, opcionalmente, adotar contabilidade simplificada para os registros e controles das operaes realizadas, atendendo-se s disposies previstas no Cdigo Civil e nas Normas

Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

A necessidade da escriturao mostra-se importante mesmo em uma contabilidade simplificada, pois para se calcular o Simples Nacional necessrio os registros fiscais e contbeis. Nestes registros apresentam diversos fatos econmicos financeiros que so necessrios para o clculo. Na ausncia de tais livros no apresentaro informaes corretas para o devido clculo e at mesmo declaraes assessrias que viro a ser efetuadas. (Cosif A Contabilidade Simplificada na ME e EPP). Contabilmente existem interpretaes errneas dessa determinao, fazendo crer que estariam dispensadas da escriturao contbil, induzindo-as clandestinidade patrimonial tendo como resultado a degenerao administrativa econmico financeira da empresa. Por desconhecimento e interpretaes errneas existem empresas funcionando h vrios anos sem escriturao regular. (Manual de Procedimentos Contbeis para Micro e Pequenas Empresas organizado pelo CFC e SEBRAE). REFERNCIAS

BIBLIOTECA SEBRAE - Manual de Procedimentos Contbeis para Micro e Pequenas empresas. Disponvel em:

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/7F39C70980C7BA0203256FCC0046 EC76/$File/NT000A5CAE.pdf . Acesso em 16 de janeiro de 2013. BRASIL. Lei n. 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em 17 de maro de 2013.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil Carta Magna de 05 de outubro de 1988. Disponvel em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 17 de maro de 2013. BRASIL. Lei n. 9317 de 05 de dezembro de 1996. Dispe sobre o regime tributrio das microempresas e das empresas de pequeno porte, institui o Sistema Integrado de

pagamento de Impostos e contribuies das microempresas e das Empresas de pequeno Porte SIMPLES e d outras providncias. Disponvel em

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/leis/Ant2001/lei931796.htm. Acesso em 17 de maro de 2013. BRASIL. Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Disponvel

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2006/leicp123.htm. Acesso em 17 de maro de 2013. BRASIL. Resoluo CGSN n. 10, de 28 de junho de 2007. Dispes sobre as obrigaes acessrias relativas s microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Regime Especial Unificado de arrecadao de tributos. Disponvel em http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Resolucao/2007/CGSN/Resol10.htm. Acesso em 17 de maro de 2013. Iudcibus, Srgio de. Contabilidade Introdutria / equipe de professores da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da USP; coordenao Srgio Iudcibus. 10. Ed. 3. reimpr So Paulo Atlas, 2008. Jornal do Comrcio. Micro e pequenas empresas podem ter nova contabilidade. Disponvel em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=98706 . Acesso em 03 de fevereiro de 2013. Portal de Contabilidade Cosif. A Contabilidade Simplificada da Me e EPP.

Disponvel em: http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=20070927simples Acesso em 16 de janeiro de 2013. SERVIO BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - Anurio do Trabalho na Micro e Pequena Empresa. Disponivel em:

http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/8cb2d 324ffde890ece700a5fb073c4da/$File/4246.pdf. Acesso em 17 de maro de 2013.

You might also like