You are on page 1of 5

1 I -Introduo

No quotidiano, o termo mquina reservado a equipamentos grandes, utilizados para efectuar os mais diferentes servios. Por exemplo, mquinas existentes em fbricas como tecelagem, mquina de lavar roupa, mquina de costura etc.. J na Fsica, o termo mquinas simples reservado a pequenos objectos ou instrumentos que facilitam a execuo de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado so exemplos de mquinas simples. Entre os conceitos e princpios fsicos que explicam a vantagem mecnica desses instrumentos esto a fora, o porque, o trabalho realizado pela aplicao de uma fora, o equilbrio na translao e na rotao. Esses conceitos e princpios esto sendo aplicados at no corpo humano, sem que haja conscincia do indivduo que os utiliza. O uso das "mquinas simples" vem sendo transmitido de gerao em gerao; elas j esto completamente incorporadas ao quotidiano dada a facilidade de uso.

II - Desenvolvimento
Para levantar um peso como o de um automvel necessrio um macaco ou um guincho; este dotado de uma roldana. J para levantar caixotes pesados num degrau grande, pode-se usar um plano inclinado. Antigamente, os barris de cerveja eram empurrados para cima do caminho de transporte, rolando-o num plano inclinado. A prpria construo de rodovias atravs de regies de serra, onde grandes altitudes devem ser vencidas, segue um ziguezague, que nada mais que a sucesso de vrios planos inclinados. Assim, podemos enumerar muitas outras mquinas simples utilizadas no dia-a-dia. As mquinas simples so equipamentos muito simples, que possibilitam a execuo de uma tarefa com menos fora ou menos desgaste fsico. Existem muitos planos inclinados que so muito usados pelas pessoas. Entre eles: Rampa A rampa o exemplo clssico do plano inclinado, pois sem ela, teramos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar suas coisas em um caminho de mudana, por exemplo, para o qual que seria necessrio usar uma fora maior do que a usada em uma rampa. Parafuso - Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita fora. O plano inclinado uma superfcie plana, oblqua (menor que 90 graus) em relao horizontal.

2
O plano inclinado permite que a fora aplicada para levantar um peso seja menor, mas o trabalho realizado o mesmo, pois temos uma fora menor com uma distncia maior. O plano inclinado uma chamada mquina simples. Em fsica clssica, fora (F) o nico agente do Universo capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de deform-lo. Para um corpo de massa constante, a fora resultante sobre ele possui mdulo igual ao produto entre massa e acelerao . Tal equao provm da segunda Lei de Newton ou princpio fundamental da dinmica (p.f.d.). Mais formal e geralmente, temos que fora a derivada temporal total do momento linear ou quantidade de movimento .

Em suma, a fora da gravidade afecta tudo o que existe na superfcie da Terra (e no espao) - esta fora o peso de todas as coisas.

Uma fora no se v, porm, detectam-se os seus efeitos. Estes podem ser a variao da velocidade do corpo (por exemplo, quando se d um chute numa bola em repouso, esta passa a efectuar um movimento), pode-se dar uma alterao na direco do movimento do corpo (por exemplo, se o mesmo chute interceptado por um jogador da equipe adversria, o qual exerce fora sobre a bola para a transportar para o lado oposto do campo) ou pode haver uma deformao no corpo em que aplicada a fora (e.g. a deformao momentnea da bola quando chutada...). Em fsica, trabalho (normalmente representado por W, do ingls work, uma medida da energia transferida pela aplicao de uma fora . O trabalho um nmero real, que pode ser positivo ou negativo. Quando a fora actua na direco do deslocamento, o trabalho positivo, isto , existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrrio tambm verdadeiro. Uma fora na direco oposta ao deslocamento retira energia do corpo ou sistema. Qual tipo de energia, se energia cintica ou energia potencial, depende do sistema em considerao. Esta definio vlida para qualquer tipo de fora independentemente da sua origem. Assim, pode tratar-se de uma fora de atrito, gravtica (gravitacional), elctrica, magntica, etc.

ROLDANAS

3
Uma roldana uma roda (ou carretilha) que pode girar em torno de um eixo, tendo um sulco em volta (como um carretel achatado) pelo qual passa uma corda, correia ou corrente metlica.

AS Roldanas podem ser: Fixas ou Mveis.

Uma Roldana. Numa Roldana fixa, a fora realizada F para elevar um peso P, supondo que a roldana esteja sem atritos, exactamente igual em mdulo, se a corda estiver tangenciando a roldana. F=P O trabalho realizado para elevar o objecto de uma certa distncia d , que exactamente o trabalho realizado pela fora peso. Nesta nova posio, o objecto ganha energia potencial. Se for usada uma Roldana mvel juntamente com outra fixa, a fora necessria ser a metade, mas o deslocamento da mo ser o dobro do deslocamento da massa M. A velocidade de elevao da massa ser a metade da obtida no caso anterior. Pode-se associar trs, quatro ou mais Roldanas para se obter situaes adequadas a algum caso especfico. Se a Roldana tiver um dimetro pequeno ou grande, isso afectar o torque mas no a fora envolvida.

- Uma roldana fixa muda a direco de uma fora.

Fig. 2-8 -(A) A roldana fixa. Ela muda o seu puxo para baixo na corda em um puxo para cima. Ela muda apenas a direco da fora. (B) As duas roldanas fixas mudam as foras para baixo dos pesos em foras para cima na janela. (C) Roldana mvel. As duas partes da corda suportam o peso de 10 kg*. Que fora voc pode fazer para levantar o peso? (D) Trs partes da corda suportam o peso de 15 kg*. Por quanto a sua fora multiplicada? Para alar a bandeira de uma escola ao alto do seu mastro voc pode trepar no mastro ou subir por uma escada levando a bandeira. mais cmodo, porm, prender, uma vez por todas, uma roldana no alto do mastro, passar uma corda por ela e prender a bandeira na corda; para alar a bandeira basta, ento, puxar para baixo uma extremidade da corda; Essa roldana "fixa" (isto , de eixo fixo) muda sua fora para baixo em uma fora dirigida para cima, que ala a bandeira (Fig. 2-8 A). Examine as cordas que suspendem uma janela (Fig. 2-8 B). Uma extremidade de cada corda sustenta a janela, e a outra uma barra de ferro. Cada roldana fixa muda a fora para baixo da barra em uma fora para cima sobre a janela. Uma roldana fixa muda a direco de uma fora. Prenda uma roldana e uma corda a um peso de 10 kg* como indica a Fig. 2-8C. Observe que agora o pso equilibrado pelas duas partes da corda de modo que cada parte suporta 5kg*. Se no houvesse atrito na roldana voc poderia elevar o peso de 10 kg* com uma fora de 5kg*. Uma roldana mvel simples dobra a fora que voc exerce sobre ela.

5
III - Concluso Roldana" uma pea mecnica muito comum a diversas mquinas, constituda por uma circunferncia de material rgido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, que girando num eixo, transmite a fora e movimento para uma outra roldana de maior, igual ou menor dimetro, atravs de uma correia, realizando assim o mesmo trabalho da engrenagem. Planos Inclinados so superfcies planas, rgidas, inclinadas em relao horizontal, que servem para multiplicar foras, constituindo, portanto, mquinas simples.

Tbuas que se apoiam no solo por uma de suas extremidades e num caminho pela outra, sobre a qual operrios empurram cargas, so exemplos de planos inclinados. Rampas de acesso a morros ou construes elevadas so tambm, planos inclinados.
O plano inclinado permite levantar material pesado que a fora a aplicar seja menor que o trabalho, isto porque apresenta-se como uma superfcie plana, oblqua (menor que 90 graus) em relao horizontal . Assim, ao utilizarmos estas mquinas (roldana e/ ou plano inclinado), teremos pouco desgaste fsico, uma vez que a fora aplicada menor em relao ao trabalho.

You might also like