You are on page 1of 7

Esta rea de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: fsico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social

desde o nascimento at a idade adulta. O desenvolvimento humano O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgnico. O desenvolvimento mental uma construo contnua. Estas so as formas de organizao da atividade mental que vo se aperfeioando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. A importncia do estudo do desenvolvimento humano Esse estudo compreender a importncia do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as caractersticas comuns de uma faixa etria. Planejar o que e como ensinar implica saber quem o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, prprias de cada faixa etria. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade a carga gentica estabelece o potencial do indivduo, que pode ou no desenvolver-se. A inteligncia pode desenvolver-se de acordo com as condies do meio em que se encontra. Crescimento orgnico refere-se ao aspecto fsico. Maturao neurofisiolgica o que torna possvel determinado padro de comportamento. Meio o conjunto de influncias e estimulaes ambientais altera os padres de comportamento do indivduo. Aspectos do desenvolvimento humano Aspecto fsico-motor - refere-se ao crescimento orgnico, maturao neurofisiolgica. Ex.: A criana que leva a chupeta boca. Aspecto intelectual a capacidade de pensamento, raciocnio. Ex.: A criana de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que est em baixo de um mvel. Aspecto afetivo-emocional o modo particular de o indivduo integrar as suas experincias. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situaes. Aspecto social a maneira como o indivduo reage diante das situaes que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo h uma criana que permanece sozinha. No possvel encontrar um exemplo puro, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente. A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget

Este autor divide os perodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Neste perodo, o que de mais importante acontece o aparecimento da linguagem. Como decorrncia do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interao e a comunicao entre os indivduos so as consequncias mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes o respeito que a criana nutre pelos indivduos que julga superiores a ela. Neste perodo, a maturao neurofisiolgica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenao motora fina pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lpis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita. Perodo das operaes concretas (a infncia propriamente dita 7 a 11 ou 12 anos) Nessa idade a criana est pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemtica. A criana adquire uma autonomia crescente em relao ao adulto, passando a organizar seus prprios valores morais. A grupalizao com o sexo oposto diminui. A criana, que no incio do perodo ainda considerava bastante as opinies e as ideias dos adultos, no final passa a enfrent-los. Perodo das operaes formais (a adolescncia 11 ou 12 anos em diante) capaz de lidar com conceitos como liberdade, justia, etc. capaz de tirar concluses de puras hipteses. O alvo de sua reflexo a sociedade, sempre analisada como possvel de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos. Juventude: projeto de vida A personalidade comea a se formar no final da infncia, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta no surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivduo caminha ento para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

INTRODUO O desenvolvimento da criana um fator relevante em todos os aspectos, pois preciso que se tenha um desenvolvimento integra, ou seja, social, psicolgico, por isso fundamental que se possa oferecer condies a criana de ter um desenvolvimento scio-afetivo adequado e desenvolver tambm a sua capacidade de aprendizagem respeitando os limites de cada idade.

A formao de indivduos crticos e atuantes, exige das escolas um novo modo de envolvimento do educando na produo do seu prprio conhecimento, baseado agora num olhar maior sobre a democratizao e o processo de socializao de saberes que conseqentemente tende a lev-lo a autonomia. Pensar a importncia da educao na formao de indivduos crticos, atuantes e conscientes pensar tambm em alternativas que valorizem a realidade educacional dos aprendizes, criando ambientes dinmicos e estimuladores que favoream mais, a efetivao da aprendizagem, de modo que possam interferir e transform-la em um espao com vista ao bem comum e principalmente a prtica da cidadania, portanto, a prtica educacional na formao dos indivduos deve configurar numa proposta aberta, dinmicas, flexveis, refletidas num projeto poltico pedaggico calado como objeto de norteamento, reflexo e anlise por toda comunidade escolar. O presente estudo foi realizado a partir de muitas fontes de informaes em pesquisa exploratria com levantamento de reviso de literatura sobre o tema estudado. De acordo com Gil (2004, p.32) as pesquisas exploratrias e descritivas so fundamentais para a realizao de um trabalho mais aprofundado sobre o tema abordado. O presente estudo tem por objetivo: Verificar a importncia de compreender o desenvolvimento infantil at a adolescncia como forma de dinamizar o processo de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL Uma criana apresenta dois aspectos distintos de evoluo: o crescimento e o desenvolvimento. O crescimento corresponde ao ganho de massa corporal registrado ao longo da vida, j o desenvolvimento corresponde a um conjunto de fenmenos que se refere a evoluo neuropsicolgica e motora da criana. A boa qualidade de vida favorece ao desenvolvimento saudvel da criana em todos os aspectos. Os fatores que favorecem a boa qualidade de vida e desenvolvimento so os fatores genticos, biolgicos, nutricionais e psicolgicos. Quando o ambiente em que a criana cresce oferece estmulos para os sentidos, habilidades fsicas e para a inteligncia formal, ajuda muito na formao dos indivduos, que desenvolvem aptides para os desafios da vida adulta. Sendo assim, a educao seja ela infantil ou no deve comear desde cedo instigar os indivduos a respeitar os demais, pois no existem formas educar se no tendo como base o respeito desde cedo sendo instigado. Como defendeu Piaget fundamental ainda que o elo exista entre professor e aluno para que se possa existir um processo de aprendizagem relevante. Para Muoura et al (2009, p.1) Piaget defende a inteligncia e seu desenvolvimento em estgios. O primeiro estgio o da inteligncia sensrio-motora, a criana trabalha encima de seus reflexos inatos (sugar, engolir, tossir, agarrar, etc.) e aprende a se movimentar e dirige as sensaes na construo do objeto. Piaget chama este nvel de sensrio motor, porque com seus movimentos fsicos a criana dirige as sensaes provenientes do meio, e vice-versa.

A criana precisa de um ambiente saudvel para crescer. Sendo assim, o Estatuto da Criana e do Adolescente o ECA, tem evoludo de forma a garantir os diretos aos pequenos de crescerem com dignidade. A criana de seis anos multiplica suas experincias a partir do convvio com novos colegas em ambiente escolar, uma vez que se volta para os jogos e atitudes dos demais. Nesse contexto ocorrem mudanas rpidas surgidas pela vivencia escolar. O convvio social fundamental para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criana. A criana passa efetivamente por muitos estgios de adaptao ao meio social, e as funes do seu comportamento social modifica-se intensamente em face dessa ou daquela fase etria. Por isso o comportamento social deve ser visto como comportamento reiterante refratado em funo do desenvolvimento social do organismo. (VYGOTSKY, 2001. P.278).

Para Vygotsky, defende ainda que necessrio uma interao social apra que se possa ter uma cognio desenvolvida. Segundo o autor funo do professor lembrar e fazer associaes da linguagem e o conhecimento cientfico com a linguagem e o conhecimento do educando, para que assim se possa ter uma aprendizagem adequada e eficiente, ao mesmo tempo que integra o aluno no seu contexto, com novos conhecimentos adquiridos. Concorda com ele Freire (1997), quando diz que a linguagem e a viso de mundo interfere na leitura de mundo e da palavra, ou seja, o aluno tem conhecimentos prprios e adquiridos que devem ser associados e interagir, nunca se deve desprezar o conhecimento que o aluno traz para a escola, e sim associar e melhorar os mesmos. Aos sete anos a criana comea a adquirir uma certa capacidade se colocar no lugar do outro, esse perodo marcado pelos acontecimentos sociais que desperta para os sentimentos com os demais a sua volta. Aos oito anos, j compreende melhor as diferenas entre elas e os adultos, fator que facilita a construo da auto-estima. Sua oscilao de humor quase constante. O perodo correspondente aos dez anos a criana possui grande desenvoltura social, e se mostra capaz de analisar valores culturais e sociais, as meninas se mostram mais interessadas nas conversas de adultos e uma certa repudia pelo sexo oposto. Quanto aos meninos sua maturao sexual ainda se mostra invisvel, mas j demonstra interesse pelo sexo oposto.

J parece um adulto em formao; est em contato com o ambiente dos mais velhos graas as numerosas adaptaes. Encontram-se mais avanada na dinmica e organizao do seu sistema de ao. Mostra-se ecltico, com mltiplos interesses. Apela para as diferentes vlvulas de escape como roer unhas e brincar com o cabelo. Os temores vo perdendo intensidade. As meninas tornam-se mais propensas ao choro e os meninos a ira, Soifer,( 1985. P.100).

A adolescncia tem incio com a puberdade que comea por volta dos doze anos, nesse perodo as mudanas so considerveis tanto no plano fsico quanto no psicolgico, com mudanas rpidas de humor e procura firma-se no ambiente com gritos e rebeldias. As

meninas criam laos afetivos mais fortes com as amigas, a interessar-se por dinheiro e o que acontece depois da morte. O apetite desses indivduos gigantesco compatvel com o crescimento acelerado dessa fase da vida. Para o professor conhecer essa fase fundamental, pois a escola proporciona a estes o ingresso ao mundo das cincias e dos contatos pessoais. A OMS Organizao Mundial da Sade, diz que a adolescncia tem incio aos doze anos, portanto durante esse perodo entre nascimento e adolescncia fundamental que a criana se desenvolva em um ambiente que proporcione a sua integridade fsica e intelectual.

ART.227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegura criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, a profissionalizao, cultura, aa dignidade, ao respeito, liberdade e a convivncia familiar e comunitria, alm de coloca-los salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

O ECA afirma que todos os direitos devem ser preservados e para tanto a famlia, o Estado e a sociedade como um todo tem responsabilidades para com as crianas. O Brasil tem a legislao mais avanada com relao a proteo aos direitos das crianas e adolescentes, mas a realidade ainda dura muitos brasileirinhos que vivem nas ruas, pois o ECA no tem oferecido muito em relao as crianas brasileiras. No Brasil a realidade ainda permanece com a influncia de preconceitos, alguns aspectos de violncia e principalmente de excluso social, o que gera um desestimulo em relao as expectativas para o futuro. Fatores que no possibilitam o desenvolvimento adequado e sadio para as crianas brasileiras. Sendo assim, perceptvel que o estatuto da Criana e do Adolescente precisa ter uma nova reformulao e um empenho efetivo das autoridades para que esse venha a ser respeitado. O que se ver na verdade que a criana precisa de um ambiente que venha a favorecer o seu desenvolvimento psicolgico e fsico de maneira adequada, o desenvolvimento do conceito e da noo de cidadania tambm relativamente importante, por isso o professor deve ter uma postura firme e descentralizada, onde se tem uma posio definida, nunca uma posio convenientemente neutra quanto s questes sobre a cidadania, a criana, o adolescente e seu desenvolvimento integral. A escola um lugar fundamental na vida de todo os seres humanos, a transformao que acontece de forma individual e coletiva na formao da cidadania um fator relevante para todos os estudiosos das teorias de aprendizagem. importante ressaltar que por trs da formao do educando, no deve haver s uma pessoa, mas sim, um profissional, um educador que se movimenta, que se atenta a todos os fatos para mediar situaes e fazer acontecer o aprendizado a todo momento. neste movimento ininterrupto de intervenes na realidade do aprendiz em contnua construo e transformao que o aprendizado tende a se concretizar.

CONSIDERAES FINAIS A criana desde que nasce desenvolve-se de forma relevante e dinmica, o desenvolvimento fsico corresponde a sua maneira de crescer com fatores gentico e biolgicos interferindo nesse processo. J o desenvolvimento social e afetivo outro fator relevante que deve ser levado em considerao em especial no processo de aprendizagem. preciso interagir com o ambiente social para qus e tenha uma viso de mundo mais ampliada e melhorada, sem para tanto que seja desconsiderado o conhecimento que a criana j traz para escola. Por isso, a escola deve ser um ambiente estimulador e dinmico para a aprendizagem dos educandos, somente assim e pode ter uma educao de qualidade e transformadora para todos.

You might also like