You are on page 1of 4

Entendendo os padres de movimento central

O movimento central simplesmente o eixo no qual os braos do pedivela so presos. Um eixo de ao apoiado sobre rolamentos. Apesar de no parecer um componente muito crtico, uma pea que precisa suportar muito desgaste, pois alm dela ser responsvel pelo giro do pedal, ela tambm recebe os impactos do terreno, tendo ainda muito do peso do ciclista apoiado sobre ela. Isto se torna crtico nas modalidades mais radicas como o downhill, o freeride e o trial, onde o impacto sempre muito grande e os pilotos ficam boa parte do tempo em p, com bastante peso sobre o eixo. Com a evoluo dessas modalidades mais extremas, este componente comeou a se transformar em um problema. Bikes extremamente fortes, pistas cada vez mais exigentes e pilotos mais ousados surgiram, e cada vez mais eixo iam quebrando. Alm do problema de ter que repor a peas e acabar perdendo uma competio, esses eixos quando quebram muitas vezes acabaram por ferir os ciclistas. Uma dessas trgicas experiencias est relatada neste artigo: http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=201 A partir da necessidade de um eixo mais forte, outros padres foram surgindo. Confira parte de sua evoluo:

Eixo Quadrado (square)


o design mais popular que durou por anos! um eixo de ao (as vezes de titnio) quadrado, que encaixa diretamente no pedivela, sendo este preso por um parafuso que entra de frente para o eixo. Cada lado preso com o parafuso e de forma independente do outro. Esse tipo de encaixe usado por todas as marcas no mountain biking, porm existem tamanhos de eixo diferentes, o que acabou por gerar alguma confuso. Apesar de qualquer pedivela encaixar com qualquer eixo, usar uma medida errada do eixo pode gerar problemas no chainline (direo em que a corrente precisa ficar alinhada entre os pees e as coroas). Algumas medidas servem para mountain biking, outras para speed, e ainda assim podiam depender do quadro e do pedivela.

Essa incompatibilidade de tamanhos facilmente resolvida trocando a pea, mas o ponto fraco desse sistema que ele fraco para os rigores do mountain biking atual (eixo de 17mm). No foram raros os casos de quebra do eixo, transformando-o em um pedao de metal cortante e ferindo seriamente alguns ciclistas. Alm disso, com o tempo, se no fosse mantido um bom aperto entre o pedivela e o eixo, o pedivela acabava tendo um desgaste que poderia torn-lo inutilizvel (o encaixe quadrado ia ficando redondo e girava em falso).

Octalink (Padro Shimano)


Este um sistema que foi criado exclusivamente pela Shimano para resolver os problemas causados pelo design quadrado. Este eixo tem tamanho padro e circular com "ranhuras" onde o brao do pedivela se encaixa. Pelo prprio design circular, mais forte, e de qualquer forma o dimetro do eixo tambm maior, com 22mm. O Octalink acabou sendo criado na versao 1 e 2 (Octalink v1 e v2), criando assim alguma confuso. O sistema protegido por patentes da Shimano e para fugir disso, foi criado o sistema ISIS. Porm, alguns outros fabricantes produzem pedivela e centrais no modelo Octalink. O sistema apesar de mais inteligente, tem um defeito: o eixo tem um dimetro maior para maior resistncia, conseguentemente os rolamentos precisam ser menores, e por isso possuem uma menor durabilidade. Porm, seu design ameniza o problema de resistncia e acaba com o problema de compatibilidade de tamanhos. Com ele no mais preciso se preocupar em comprar um eixo do tamanho certo, pois todos so iguais.

ISIS
International Splined Interface System - um sistema de patente aberta, semelhante ao octalink, com um eixo circular e tambm padro. Foi criado pelo King Cycle Group, Truvativ e Race Face como uma resposta ao Octalink da Shimano. Eles criaram esse sistema para fugir da patente da Shimano, permitindo que todos os fabricantes pudessem ter diferentes marcas disponveis. Porm, o ISIS no compatvel com o octalink. Ou seja, apenas braos ISIS encaixam em eixos ISIS. O sistema tem o mesmo diametro do octalink (22mm) e foi amplamente aceito, mas tem tambm o mesmo defeito do anterior (os rolamentos menores duram pouco). Nesse sistema, existem tamanhos de eixos diferentes, mas apenas 3 tamanhos e com diferenas bem definidas: 108mm para pedivela duplo de speed, 113mm para mountain bike e 118mm para pedivela triplo de speed. Sendo assim, fica difcil causar confuso.

Rolamentos Externos (Hollowtech 2, X-Type, MegaExo)


Para resolver o problema dos dois designs anteriores, foi "desenterrado" o sistema de rolamentos externos. Esse sistema semelhante ao sistema de caixa de direo aheadset. Ou seja, os rolamentos ficam presos por fora do quadro. J tinha sido usado h muito tempo atrs por marcas sem muita expresso e por motivos diferentes. Esse sistema parece a soluo para resolver os problemas de resistencia e durabilidade. No pequeno espao que o quadro possui para o movimento central, o design dessas peas precisava ter eixos mais finos e rolamentos mais robustos ou eixos mais robustos e rolamentos menores, causando os problemas citados anteriormete. Agora possvel colocar os rolamentos por fora e ter um eixo ainda maior. Alm disso, esse sistema permite o intercambio de componentes. possvel usar um pedivela Shimano em um central RaceFace (pelo menos at a presente data!). Na verdade, o movimento central apenas uma pea oca de plstico, o eixo mesmo fica apoiado nos rolamentos. O eixo de metal integrado no brao direito do pedivela e este eixo possui os encaixes (ranhuras) onde o outro brao entra. Diferente dos outros modelos, o brao do pedivela preso com parafusos laterais e no um parafuso de frente para o eixo (este no quem prende o brao). Esse sistema resolve os problemas dos modelos anteriores mais leve. Provavelmente ser o modelo adotado daqui pra frente, devido as suas excelentes caractsticas. A outra soluo restante seria aumentar o diametro padro do eixo central dos quadros, mas isso muito mais difcil e improvvel que acontea! Mais uma vantagem desse sistema que possvel usar rolamentos de tamanho padro, ficando mais barato para os fabricantes. Esta tecnologia, veio e tem o mesmo princpio do pedivela de BMX chamado de trs peas, onde o eixo tem ranhuras e abraado pelos braos externamente. A diferena que os rolamentos ficam dentro da caixa do movimento central do quadro (que tem o diamtro maior e no sofre com os problemas de resistencia e durabilidade).

ISIS Howitzer (Padro Truvativ)


Assim como a Shimano criou o padro Octalink, a Truvativ tambm criou uma evoluo do sistema ISIS, especialmente para sua linha de pedivelas Howitzer. A diferena nesse padro que o eixo mais grosso e tem encaixe diferente dos ISIS tradicionais. O movimento central tambm diferente, sendo externo ao quadro para serem usados rolamentos maiores.

A diferena desse sistema para o sistema de rolamentos externos apresentado anteriormente que o eixo do pedivela no integrado, ou seja, continua no movimento central o que aumenta o peso.

You might also like