You are on page 1of 26

2 Fase

Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa Portuguesa

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LNGUA PORTUGUESA


INTRODUO
Como em anos anteriores, em 2008, a prova de Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa procurou avaliar a relao do candidato com diferentes aspectos da linguagem. As questes de Lngua Portuguesa focalizaram o funcionamento da linguagem, a fim de avaliar o conhecimento relativo aos processos de significao e s vrias possibilidades de formulao da escrita. J as questes de Literatura voltaram-se para a anlise literria, com o intuito de avaliar a leitura e interpretao das obras constantes da lista divulgada previamente. Nas pginas que se seguem, apresentamos as questes da prova desse ano, acompanhadas das respostas esperadas e de dois exemplos de resolues um que obteve nota abaixo da mdia e outro que recebeu nota acima da mdia , com os respectivos comentrios da banca elaboradora. Esperamos que o candidato, tendo acesso a esse material, possa fazer uma anlise minuciosa da prova, no se restringindo aos seus aspectos superficiais, e tenha uma compreenso mais profunda dos critrios de correo que regem uma prova dissertativa como a da Unicamp, o que julgamos ser fundamental para uma boa preparao. Pretendemos tambm mostrar que a correo, embora norteada por critrios preestabelecidos, busca contemplar diversas maneiras de formulao das respostas esperadas. A grade de correo proposta pela banca elaboradora no se pretende definitiva. Ela adaptada, de modo a incluir respostas que, embora no tenham sido previstas inicialmente, se mostrem adequadas aos objetivos propostos pelas questes.

1.

(Gonsales, Fernando, Nquel Nusea. Folha de S. Paulo on line em www.uol.com.br/niquel)

a) No primeiro quadrinho, a meno a palavres constri uma expectativa que quebrada no segundo quadrinho. Mostre como ela produzida, apontando uma expresso relacionada a palavres, presente no primeiro quadrinho, que ajuda na construo dessa expectativa. b) No segundo quadrinho, o cmico se constri justamente pela quebra da expectativa produzida no quadrinho anterior. Entretanto, embora a relao pressuposta no primeiro quadrinho se mantenha, ela passa a ser entendida num outro sentido, o que produz o riso. Explique o que se mantm e o que alterado no segundo quadrinho em termos de pressupostos e relaes entre as palavras.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) No primeiro quadrinho estabelecida uma relao entre palavres e passar vergonha. Essa relao de causalidade, ou seja, o pronunciamento de palavras de baixo calo pelo papagaio e uma respectiva reao indignada por parte dos ouvintes seriam a razo pela qual o menino, dono do papagaio, passaria vergonha. O candidato no precisar nomear a relao como de causalidade, mas dever mostrar que reconhece essa relao. b) (2 pontos) A relao de causalidade e a inadequao das palavras usadas pelo papagaio, referidas como palavres, se mantm, pois, de fato, a natureza dos palavres que faz com que o menino se envergonhe. O que se altera so as causas da vergonha. Pressupunha-se no primeiro quadrinho que a agressividade dos palavres era a causa da inadequao e, portanto, de se passar vergonha. No segundo quadrinho, entretanto, pelo fato de o papagaio falar xixi, coc, etc., altera-se a razo da inadequao. Trata-se de expresses normalmente usadas por crianas muito pequenas, expresses incuas, que causam riso nos ouvintes e, portanto, constrangem o dono do papagaio. A premissa de que o papagaio costuma repetir apenas aquilo que ouve na casa em que vive torna mais contundente a imagem de que seu dono quem seria infantil, motivo do embarao.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
Essa questo pode ser considerada fcil, e teve um grande nmero de notas mximas. No primeiro item, o candidato deveria cumprir duas etapas para obter a nota completa: indicar a expresso relacionada a palavres e explicar como se produzia, no primeiro quadrinho, uma expectativa quebrada pelo segundo. A expresso era passar vergonha, que, ligada a palavres, fazia com que se esperassem termos fortes e chulos ditos pelo papagaio, o que causaria vergonha ao seu dono. Alguns candidatos escolheram, equivocadamente, a onomatopia crr, querendo estabelecer uma relao inexistente entre palavras pequenas e grandes (palavres) ditas pelo papagaio, como se o papagaio fosse mais inteligente que seu dono por saber falar palavras grandes. Outro equvoco foi escolher a palavra seus e tentar estabelecer uma ambigidade (tambm no existente) nesse pronome, que poderia se referir tanto ao dono quanto ao papagaio. No era necessrio explicar a quebra da expectativa, j que essa questo foi trabalhada no item b, que perguntava o que permanecia igual e o que era modificado no segundo quadrinho na relao entre as expectativas e as palavras. O candidato poderia escolher dois caminhos: dizer que o fato de passar vergonha se mantinha, o que mudava era o motivo dessa vergonha: no porque o papagaio falasse palavres fortes, mas por produzir palavras incuas, infantis; ou explicar que permanecia igual o fato de o animal falar palavres, mudando a intensidade/gravidade dos palavres esperados. O erro mais comum nesse item foi mencionar apenas o que se mantinha ou somente o que foi alterado, no estabelecendo a relao completa, o que garantiu apenas a metade dos pontos para esses casos.

2.
A carta abaixo reproduzida foi publicada em outubro de 2007, aps declarao sobre a legalizao do aborto feita por Srgio Cabral, governador do Estado do Rio de Janeiro. Sobre a declarao do governador fluminense, Srgio Cabral, de que as mes faveladas so uma fbrica de produzir marginais, cabe indagar: essas mes produzem marginais apenas quando do luz ou tambm quando votam? (Juarez R. Venitez, Sacramento-MG, seo
Painel do Leitor, Folha de So Paulo, 29/10/2007.)

a) H uma forte ironia produzida no texto da carta. Destaque a parte do texto em que se expressa essa ironia. Justifique. b) Nessa ironia, marca-se uma crtica declarao do governador do Rio de Janeiro. Entretanto, em funo da presena de uma construo sinttica, a crtica no incorre em uma oposio. Indique a construo sinttica que relativiza essa crtica. Justifique.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) A ironia est expressa em tambm quando votam. O sentido construdo com tambm quando votam evoca aquele a que o governador se referia com (fbrica de) produzir marginais, caracterizando os filhos de pobres como marginais. A ironia construda, assim, ao se acrescentar tambm quando votam retomada da fala do governador. Esse acrscimo caracteriza como marginais os polticos, no se excluindo o governador, eleitos pelas mesmas mes referidas por Srgio Cabral. b) (2 pontos) A construo sinttica responsvel pela relativizao da crtica apenas X, ou tambm Y. Isso porque essa construo mantm o pressuposto estabelecido na primeira das duas oraes (apenas quando do luz). Ou seja, essa construo sinttica estabelece uma relao aditiva (do tipo no s, como tambm), ao invs de adversativa. Por isso, na crtica construda pela carta no h efetivamente uma negao da proposio de que os filhos de mes faveladas seriam marginais, mas sim um acrscimo de outra possibilidade de interpretao da expresso fbrica de marginais. Dessa forma, mantm-se como pressuposto a interpretao produzida pelo governador do Rio de Janeiro, apesar da crtica a ele dirigida.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
Dentre todas as questes de lngua, essa foi a que obteve o maior nmero de acertos, com muitos candidatos atingindo a nota mxima. No item a, novamente, eram duas as tarefas: mostrar em que parte do texto podia ser observada uma ironia e explicar tal ocorrncia. A maioria dos candidatos selecionou adequadamente a expresso tambm quando votam. Foram aceitas tambm citaes de trechos maiores do texto, contanto que tambm quando votam estivesse presente. A ironia ficava patente ao se relacionar marginais e polticos, incluindo na categoria de marginal o prprio governador Srgio Cabral. J no item b, a resposta deveria indicar que construo sinttica amenizava a crtica presente no texto e o motivo dessa atenuao. Com o uso de (apenas...ou tambm) o autor no negou que mes faveladas produzissem marginais (apenas quando do luz); mas acrescentou uma outra possibilidade para essa produo (tambm quando votam). Dessa maneira, no se perdeu a crtica, mas ela se relativizou diante da concordncia com a fala do governador. Muitos candidatos apresentaram dificuldade em selecionar a construo sinttica adequada, tendo feito escolhas inadequadas como cabe indagar, fbrica de produzir marginais e a forma interrogativa, com o argumento de que dessa maneira deixava-se para o leitor decidir a resposta. Todas essas opes acabavam por invalidar tambm as justificativas derivadas dessas escolhas. Outro equvoco comum nessa questo foi ater-se somente ao contexto poltico e particular do RJ e esquecer-se da linguagem (como pode ser observado no exemplo abaixo da mdia). Vrios candidatos falaram da violncia, da pobreza, dos favelados, da falta de educao, da corrupo dos polticos, etc., mas em nenhum momento colocaram os pontos pertinentes ao uso da lngua, o foco da questo. Esse um cuidado que os candidatos sempre devem ter na hora de ler e responder s questes: no se esquecer de que se trata de uma prova de lngua portuguesa, ou seja, o ponto central sempre so as questes de linguagem e seu uso. Claro que a relao com o contexto maior fundamental no entendimento completo da linguagem, mas apenas isso no o suficiente para entender a complexidade e o funcionamento da lngua.

3.
O seguinte enunciado est presente em uma campanha publicitria de provedor de Internet: Finalmente um lder mundial de Internet que sabe a diferena entre acabar em pizza e acabar em pizza. Terra. A Internet do Brasil e do mundo. a) A propaganda joga com um duplo sentido da expresso acabar em pizza. Qual o duplo sentido? b) A propaganda trabalha com esse duplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em mbitos internacional e nacional. De que modo a expresso acabar em pizza ajuda na construo dessa imagem?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Na expresso acabar em pizza, ambos os sentidos referidos na propaganda apontam para a finalizao de algo (acabar em). Um dos sentidos se refere a uma situao festiva: ao ato de se comer pizza ao final de algum processo ou evento, simbolizando alegria, confraternizao, distenso, informalidade prprios de uma celebrao, por exemplo. O outro sentido da expresso se refere, a partir de uma relao com a imagem da poltica brasileira, falta de resoluo real de problemas, como, mais recentemente, o do mensalo, entre outros. Nesse sentido, acabar em pizza simboliza falta de seriedade, nomeadamente, a dificuldade presente no cenrio de nosso pas em se dar uma conseqncia efetiva a questes srias. b) (2 pontos) Ao mostrar que esse provedor da Internet conhece os dois sentidos de acabar em pizza, ou seja, que domina sutilezas do uso da lngua, das expresses mais atuais brasileiras, a propaganda sugere que o provedor, apesar de internacional, tem um bom conhecimento sobre o Brasil, sobre o mercado brasileiro. No se cobrar, mas relevante salientar que a propaganda caracteriza como uma qualidade intrnseca ao Brasil o sentido pejorativo da expresso acabar em pizza, apresentado como smbolo de ingerncia e impunidade polticas. A propaganda se sustenta, assim, de maneira irresponsvel, por meio de um argumento de marketing estereotipado, baseado na reafirmao de um equvoco poltico. Outro modo de compreender o uso da expresso acabar em pizza nessa propaganda indicar que saber a diferena entre os sentidos da expresso sugeriria a seriedade do provedor, e seu conseqente sucesso. Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
O primeiro item pedia o duplo sentido da expresso acabar em pizza, uma pergunta simples e de fcil resoluo. Bastava o candidato mencionar um sentido relacionado festa, comemorao, em que se come pizza, e o outro sentido, ligado principalmente poltica brasileira, relacionado no-seriedade, no-punio de atos ilegais, etc. Apesar da facilidade do item, respostas inadequadas apareceram, tais como mencionar apenas que a expresso pode ter sentido figurado ou literal, conotativo ou denotativo, sem dizer quais eram esses sentidos. importante que o candidato, nesse tipo de questo, no deixe ambigidade em suas respostas, mostrando claramente a diferena entre os sentidos possveis. E uma resposta bastante inusitada, mas que surgiu com certa freqncia, foi relacionar pizza com a cidade italiana de Pisa. Equvoco esse que permaneceu no item b, o que prejudicou vrios candidatos, ao mencionarem que o provedor de internet possua uma imagem internacional por fazer referncia cidade de Pisa, e sua famosa torre. A resposta esperada passava pela associao entre a expresso acabar em pizza e a imagem nacional e internacional do provedor. Ou seja, o provedor, apesar de internacional, conhece bem a realidade brasileira, suas expresses e sua poltica, podendo inclusive se diferenciar justamente por distinguir esses casos e no deixar as coisas terminarem em pizza no sentido pejorativo. Alguns candidatos tentaram estabelecer outras imagens, como a de um provedor de custo barato como uma pizza; ou que seria acessvel, estaria disponvel a muitas pessoas como a pizza, etc. Mas tais imagens no davam conta do carter nacional e internacional do provedor, o que foi pedido no item. Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Os versos seguintes fazem parte do poema Um chamado Joo de Carlos Drummond de Andrade em homenagem pstuma a Joo Guimares Rosa. Trabalhe as questes 4 e 5 a partir da leitura do poema. Um chamado Joo Joo era fabulista? fabuloso? fbula? Serto mstico disparando no exlio da linguagem comum? Projetava na gravatinha a quinta face das coisas inenarrvel narrada? Um estranho chamado Joo para disfarar, para farar o que no ousamos compreender? (...) Mgico sem apetrechos, civilmente mgico, apelador de precpites prodgios acudindo a chamado geral?

(...)

Ficamos sem saber o que era Joo e se Joo existiu deve pegar. (Carlos Drummond de Andrade, em Correio da Manh, 22/11/1967, publicado em Rosa, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)

4.
a) No ttulo, chamado sintetiza dois sentidos com que a palavra aparece no poema. Explique esses dois sentidos, indicando como esto presentes nas passagens em que chamado se encontra. b) Na primeira estrofe do poema, fbula derivada em fabulista e fabuloso. Mostre de que modo a formao morfolgica e a funo sinttica das trs palavras contribuem para a formao da imagem de Guimares Rosa.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Chamado, presente no ttulo do poema, encontra-se tambm na segunda estrofe, em um estranho chamado Joo, e na terceira estrofe, em [acudindo] a chamado geral. Percebemos, no ttulo, um trabalho de sntese dos dois sentidos de chamado presentes nessas duas estrofes do poema. Na passagem um estranho chamado Joo, chamado significa denominado. No se cobrar, mas cabe explicitar que se trata de um particpio, com funo adjetiva, que atribui ao (homem) estranho a qualidade de ser denominado como Joo. Deve-se notar nesse trecho que Joo um nome prprio muito comum, muito usual, que se presta a exemplificaes do tipo um Joo qualquer. Por isso, tratar Joo como um termo que designa, nomeia, qualifica o homem, ressalta a singularidade desse especfico Joo (Guimares Rosa). Na passagem [acudindo] a chamado geral, chamado significa evocao, convocao, pedido. Igualmente no se cobrar, mas importante notar que se trata de um substantivo, ou melhor, do mesmo particpio, substantivado na lngua portuguesa. No ttulo, chamado pode ser entendido na sntese dos sentidos acima descritos: pode-se ler, nesse enunciado, ora um (homem) chamado Joo, isto , um homem denominado como Joo; ora, ainda, uma evocao denominada Joo, caracterizada como tpica de Joo. Nesta leitura, Joo quem caracteriza o chamado, sendo assim, Joo passa a ser uma qualidade, em funo da fora de sua obra. Sobretudo a um leitor familiarizado com o estilo de Guimares Rosa, lcito desenvolver mais profundamente este sentido: em ltima anlise, a formulao permite-nos dizer que Joo o prprio chamado.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

b) (2 pontos) Em termos morfolgicos, no primeiro verso, fbula, acrescido do sufixo ista, gera fabulista (algum que escreve fbulas); no segundo verso, acrescido de oso, gera fabuloso (imaginoso, cheio de fbula, ou seja, que tem a qualidade de ser incrvel, extraordinrio). O jogo com a formao morfolgica das palavras contribui para a construo da imagem de Guimares Rosa no poema, visto que sugere uma imitao do estilo do poeta homenageado. Em termos sintticos, as trs palavras acabam por atribuir uma qualidade ao sujeito, visto que funcionam como seu predicativo. Nos versos 2 e 3 da primeira estrofe, essa funo sinttica predicativo do sujeito se reconhece pela percepo da elipse do verbo era, presente no primeiro verso. Desse modo, o sentido de fabulista designa o profissional, destacando a atividade de escritor, ao passo que o de fabuloso remete, de modo mais geral, a uma caracterstica pessoal desse escritor, a de ser incrvel. J a construo (era) fbula? identifica o escritor com sua prpria obra. Forma-se assim uma imagem do poeta como to extraordinrio, que supera o incrvel (fabuloso) e se confunde com o mito (fbula).

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
Primeiro, chamado com o sentido de denominado, designado como Joo e depois, chamado como apelo, pedido, convocao. Esses eram os dois sentidos de chamado no poema, resposta ao item a dessa questo. No eram necessrias explicaes longas, nem a interpretao do poema, apenas deixar claros os dois sentidos possveis para chamado, diferenciando-os bem, e no somente mencionando o segundo chamado no sentido de chamar, porque tal resposta no explica a diferena entre os dois (como ilustra o exemplo abaixo da mdia). J o item b era mais complexo, o que tornou essa questo difcil para muitos candidatos. sempre fundamental uma boa leitura das questes, atentando bem aos enunciados, ao que foi pedido, ao que a resposta deve conter para ser considerada completa. Muitos candidatos perdem pontos em razo de uma leitura apressada e/ou equivocada dos enunciados, o que acarreta respostas inadequadas ou incompletas. O pedido nesse item era que se mostrasse como a formao morfolgica e a funo sinttica das trs palavras contribuam para a construo da imagem de Guimares Rosa. O primeiro equvoco dos candidatos foi confundir formao morfolgica com classificao morfolgica. Assim, ao invs de apontarem a incluso de sufixos na palavra fbula, e as mudanas de sentido acarretadas por essas mudanas, classificaram as palavras fbula como substantivo e fabulista e fabuloso como adjetivos. O segundo equvoco foi tratar apenas das relaes entre as palavras, sem discutir como tal relao contribua para a formao da imagem de Guimares Rosa. O terceiro engano foi apenas citar quais os sentidos das trs palavras, sem relacion-los morfologia e sintaxe. E um ltimo erro foi apenas interpretar o poema e/ou discorrer sobre a obra de Rosa, esquecendo-se do que era solicitado na questo. A resposta completa a esse item passava ento pela indicao: da morfologia das palavras, mencionando-se o acrscimo de -oso e ista como alterador e ampliador do sentido de fbula; da sintaxe, que classifica as trs palavras como predicativos do sujeito, atribuindo assim qualidades ao sujeito nas oraes respectivas e, finalmente, do modo como esse jogo de relaes caracteriza no poema o escritor Guimares e sua obra. O candidato, em sua resposta, no precisava usar nomenclatura gramatical como sufixos ou predicativo do sujeito, por exemplo. O importante era demonstrar o reconhecimento do funcionamento dessas palavras no poema, quais as diferenas de sentido entre elas e as semelhanas de suas funes.

5.
Na segunda estrofe, h dois processos muito interessantes de associao de palavras. Em inenarrvel/narrada encontramos claramente um processo de derivao. Em disfarar/farar, temos a sugesto de um processo semelhante, embora farar no conste dos dicionrios modernos. a) Relacione o significado de inenarrvel com o processo de sua formao; e o de farar, na relao sugerida no poema, com disfarar. b) Explique como esses processos contribuem na construo dos sentidos dessa estrofe.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) O adjetivo inenarrvel, derivado do verbo narrar, formado por um duplo acrscimo: o do sufixo vel (que atribui ao adjetivo formado o sentido de uma possibilidade de praticar ou de sofrer uma ao), e o do prefixo in- (de valor privativo ou negativo). A conjuno dos dois afixos resulta na negao da possibilidade de algo ser narrado. Em farar temos um verbo que, no poema, se constri a partir de disfarar, do qual se retira o segmento dis-. Obtm-se, com isso, um termo no dicionarizado, que, por semelhana com outros termos, pode sugerir, ou a ao de criar farsas, falsear, ludibriar, ou, ainda, interpretando-se dis- como privativo, a ao de no disfarar, isto , revelar, mostrar. b) (2 pontos) Inenarrvel qualifica, junto com narrada, o mesmo sintagma: a quinta face das coisas (2. verso da estrofe). Precisamente por ser justaposto a um termo contrrio, e de mesma raiz, inenarrvel assinala um absurdo, ou melhor, explicita o extraordinrio da narrativa alcanada por Guimares Rosa. Em farar, imitam-se procedimentos lingsticos tpicos do escritor homenageado, ao se estimular uma associao etimolgica no dicionarizada. A justaposio disfarar/farar chama a ateno para o elemento de farsa, de simulao, presente em disfarar, estratgia ilusria necessria para enfrentar a resistncia em ver o que no ousamos compreender (ltimo verso da estrofe).

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
A questo 5 tambm se referia ao poema de Drummond e pode ser considerada como uma questo de nvel de dificuldade mediano. Mais uma vez, leituras desatentas apareceram como a causa mais provvel dos enganos cometidos pelos candidatos. O item a pedia a relao entre o significado de inenarrvel com o seu processo de formao, e o de farar, na relao com disfarar, sugerida pelo poema. Eram duas palavras diferentes, com duas relaes diferentes. Em inenarrvel, partia-se da palavra primitiva narrar, acrescentando-se afixos, para se chegar ao sentido de no possvel de ser contado. Alguns candidatos s mencionaram a colocao de prefixos e sufixos, ao passo que outros s disseram que inenarrvel o no narrvel, ou seja, em ambos os casos no foi trabalhada a significao dessa palavra. J em farar, o candidato poderia, por analogia, considerar dis como um prefixo e assim tornar farar o contrrio de disfarar, ou seja, revelar, mostrar, tornar visvel. Embora, a rigor, etimologicamente, no se verifique esse processo, a relao, no poema, permite fazer esse jogo. Outro caminho era considerar disfarar e farar com sentidos prximos, quase sinnimos; farar sendo a criao de farsas, o ludibriar, o esconder, o no revelar. Ambos os sentidos so construdos a partir do poema e da relao com disfarar, o que foi claramente pedido na questo. Candidatos que apenas mencionaram farar como o contrrio de disfarar no esclareceram o sentido da palavra, e aqueles que no fizeram referncia palavra disfarar tambm no responderam questo de maneira adequada. O item b pedia a explicao da contribuio dos processos tratados no item a para a construo dos sentidos na estrofe do poema de Drummond. O candidato precisava ter cuidado em garantir que sua resposta estivesse baseada no poema em questo e nas palavras discutidas no item anterior. No adiantava apenas uma interpretao geral da obra de Guimares Rosa, homenageado por Drummond nesse poema. E algumas respostas pareceram desconsiderar o fato de Guimares ser um escritor, e de todo o poema tratar de suas habilidades justamente como escritor. Isto , no um Joo qualquer, que seria maravilhoso e espetacular em geral, mas sim, o Joo presente em suas obras, o que ele fazia ao escrever, isso sim o que est sendo referido nos versos. Remeter questo 4 tambm no ajudaria o candidato, j que l se estava chamando a ateno para outras palavras do poema, para outros versos.

6.
O texto abaixo extrado de artigo jornalstico no qual se comparam duas notcias que chamaram a ateno da imprensa brasileira no ms de outubro de 2007: de um lado, o caso entre o senador Renan Calheiros e a jornalista Mnica Veloso; de outro, o artigo em que o apresentador de TV Luciano Huck expressa sua indignao contra o roubo de seu relgio Rolex. Aparentemente, o que aproxima todos esses personagens a disputa por um objeto de desejo. No caso dos assaltantes de Huck, por estar no pulso de um bacana, mais que um relgio, o objeto em questo aparece como um equivalente geral que pode dar acesso a outros objetos (...). Presente de sua mulher, a igualmente famosa apresentadora global Anglica, um relgio desse calibre sinal de prestgio, indicando um lugar social que, no Brasil, costuma abrir portas raras vezes franqueadas maior parte da populao. (...) Mais afinado com as tradies patriarcais de seu estado natal, Renan aparece nos noticirios, bem de acordo com a chamada preferncia nacional dos anncios de cerveja. Da que no seja possvel, em ambos os episdios, associar os casos em questo quele obscuro objeto de desejo que d ttulo a um dos mais instigantes filmes de Lus Buuel. Tratava-se, para o cineasta, de mostrar como um desejo singular, nico, podia engendrar um objeto de grande opacidade. Em direo oposta, tanto na parceria Calheiros/Veloso, quanto no confronto Huck/assaltantes, h uma espcie de exibio ostensiva dos objetos em jogo, como que marcando a coincidncia de desejos que perderam sua singularidade para cair na vala comum das banalidades.
(Adaptado de Eliane Robert Moraes, Folha de So Paulo, 14/10/2007, grifos nossos.)

a) Um dos usos de aspas o de destacar elementos no texto. Explique a finalidade desse destaque nas seguintes expresses presentes no texto: bacana, abrir portas e preferncia nacional. b) No caso de obscuro objeto de desejo, as aspas marcam o ttulo de um filme de Buuel. Explique como a referncia a esse ttulo estabelece uma oposio fundamental para a argumentao do texto.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) As aspas em bacana marcariam gria, ou uma forma comum de expresso, ou ainda um jargo, que poderia, supostamente, traduzir o linguajar da periferia; j em abrir portas as aspas assinalam um lugar-comum que se refere ascenso social; finalmente, em preferncia nacional, as aspas remetem ao discurso publicitrio, especificamente ao das campanhas brasileiras de cerveja. Nas trs expresses, vale ainda considerar a presena de um sentido figurado e de ironia. b) (2 pontos) A citao do ttulo do famoso filme serve para evidenciar a tese defendida pela autora: o que h em comum aos episdios, aparentemente distantes e diferentes entre si, do roubo do Rolex e da mescla de adultrio e corrupo do escndalo de Renan Calheiros. A citao valoriza a singularidade e a opacidade, isto , a complexidade de um objeto que almejado por seu valor prprio. Com isso, a referncia ao filme serve de ensejo para ressaltar, por contraste, a banalizao do desejo pelos objetos em questo (relgios de grife, mulheres bonitas, espao na mdia): sua exibio ostensiva e aquilo que tal ostentao pode proporcionar tornam-se o efetivo objeto de desejo.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
O item a dessa questo perguntava sobre a finalidade das aspas em trs expresses presentes no texto. Era uma pergunta simples, sendo necessrio apenas ater-se ao fato de que a pergunta era sobre o motivo das aspas e no sobre o sentido de cada uma das expresses, engano cometido por alguns candidatos. Outro problema encontrado foi fornecer a mesma explicao para todas as expresses. Se estivesse correta, como dizer que as aspas serviam para destacar termos populares, no formais, etc., o candidato obtinha apenas uma nota parcial. A resposta completa deveria indicar um motivo adequado para o uso das aspas em cada uma das expresses, como foi explicitado na resposta esperada. O item b j trazia um grau maior de complexidade, exigindo uma boa leitura do texto por parte dos candidatos, e no apenas uma leitura superficial ou uma comparao bvia entre o ttulo do filme de Buuel e o texto da Folha de So Paulo. Esperava-se que o candidato entendesse a oposio entre os dois momentos. O nome do filme ressalta o desejo ntimo, individual, opaco, enquanto os episdios do rolex de Luciano Huck e do escndalo de Renan Calheiros so casos muito ostensivos, muito explorados pela mdia, o que acabou por tornar o desejo (o relgio e Mnica Veloso, respectivamente) algo banal, que perdeu o carter especial, nico. Candidatos que se limitaram a responder que no filme o objeto de desejo desconhecido, enquanto no texto os objetos so expostos, explcitos, conseguiram apenas parte dos pontos, j que compreenderam apenas o mais superficial da diferena entre os dois. Um equvoco apresentado em algumas respostas foi considerar a palavra obscuro como algo mal, perverso, ilegal.

7.
O poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, pertence ao livro A rosa do povo (1945), que rene composies escritas na poca da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo no Brasil:

Passagem da Noite
noite. Sinto que noite no porque a sombra descesse (bem me importa a face negra) mas porque dentro de mim, no fundo de mim, o grito se calou, fez-se desnimo. Sinto que ns somos noite, que palpitamos no escuro e em noite nos dissolvemos. Sinto que noite no vento, noite nas guas, na pedra. E que adianta uma lmpada? E que adianta uma voz? noite no meu amigo. noite no submarino. noite na roa grande. noite, no morte, noite de sono espesso e sem praia. No dor, nem paz, noite, perfeitamente a noite. Mas salve, olhar de alegria! E salve, dia que surge! Os corpos saltam do sono, o mundo se recompe. Que gozo na bicicleta! Existir: seja como for. A fraterna entrega do po. Amar: mesmo nas canes. De novo andar: as distncias, as cores, posse das ruas. Tudo que noite perdemos se nos confia outra vez. Obrigado, coisas fiis! Saber que ainda h florestas, sinos, palavras; que a terra prossegue seu giro, e o tempo no murchou; no nos dilumos! Chupar o gosto do dia! Clara manh, obrigado, o essencial viver!

a) Explique o sentido metafrico da noite e o uso do verbo sentir, na 1 estrofe. b) Explique o sentido metafrico do dia e o sentimento a ele associado, na 2 estrofe.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) A noite designa aqui menos um horrio especfico de escurido e trevas, entre o ocaso e o nascer do sol, do que um estado de esprito associado a um momento sombrio da histria do sculo XX, no Brasil e no mundo. O sentimento que o eu lrico experimenta internamente e no mundo objetivo no est, como ele mesmo afirma, associado morte, no dor, nem paz. um desnimo que faz o grito calar fundo dentro dele. Como registra Antonio Houaiss, por derivao de sentido, a noite metfora para designar o estado de dor, desesperana; tristeza, melancolia, abatimento. Na 1. estrofe do poema, a referncia a sentir a noite, em vez de ver a noite refora esse uso figurado do termo, associado ao abatimento, ao sentimento de melancolia, decorrente da falta de perspectivas diante daquele momento histrico negro. b) (2 pontos) Por oposio 1. estrofe, a 2. explora a esperana, a crena utpica do nosso poeta pblico (simpatizante, poca, do ideal socialista) na sociedade do amanh, presentificada, metaforicamente, pela clara manh de um novo dia, para o qual os homens despertam (os corpos saltam do sono) e podem sair s ruas (De novo andar: as distncias, / as cores, posse das ruas), e o mundo se recompe. Esse novo dia representa uma ordem social mais justa e solidria: A fraterna entrega do po. / Amar: mesmo nas canes, associada ao sentimento de alegria, amor, fraternidade. A crena utpica do eu lrico tamanha, que ele chega a ponto de no s sentir ou imaginar esse novo amanh, mas, significativamente, consegue v-lo.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
No item a, o candidato precisava, necessariamente, perceber o sentido metafrico da palavra noite e do verbo sentir. O enunciado da questo chamava a ateno para o aspecto poltico da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, o que tornava obrigatria a associao entre a palavra noite e o momento poltico vivido: da Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo no Brasil. Nesse caso, era importante o candidato perceber que o eu lrico do poema de Drummond posiciona-se ideologicamente, e v na ditadura de Getlio Vargas um momento que pode ser comparado escurido da noite (estado de dor, desesperana; tristeza, melancolia, abatimento), uma escurido que, deixa claro o poeta, no se trata de algo visual, mas de algo perceptvel (da o uso do verbo sentir). No item b, a metfora ocorre na palavra dia e, como no item anterior, o candidato deveria observar que tal comparao tem relao com o momento poltico, mas um momento poltico posterior, que ainda estava por vir, em que as agruras da ditadura de Vargas e a Segunda Guerra Mundial teriam fim. Nesse momento em que o dia surge, h o sentimento de alegria e de esperana. Em alguns casos, os candidatos, ao explicarem as metforas contidas nas palavras noite e dia, acabaram dando respostas que reforaram o sentido denotativo dessas expresses. Desse modo, algumas respostas consideradas incorretas explicaram que noite seria um perodo em que todos estavam dormindo ou momento em que tudo silncio; dia, por sua vez, seria o momento em que todos estariam acordados, momento oposto ao da noite, hora de viver, conforme vemos no exemplo abaixo da mdia. Sem uma explicao razovel, essas expresses apenas relacionaram noite e dia aos seus sentidos mais imediatos e literais.

8.
Na seguinte passagem do captulo LXXX (Venhamos ao captulo), de Dom Casmurro, o narrador trata da promessa feita por D. Glria. Um dos aforismos de Franklin que, para quem tem de pagar na pscoa, a quaresma curta. A nossa quaresma no foi mais longa que as outras, e minha me, posto me mandasse ensinar latim e doutrina, comeou a adiar a minha entrada no seminrio. o que se chama, comercialmente falando, reformar uma letra. O credor era arquimilionrio, no dependia daquela quantia para comer, e consentiu nas transferncias de pagamento, sem querer agravar a taxa do juro. Um dia, porm, um dos familiares que serviam de endossantes da letra, falou da necessidade de entregar o preo ajustado; est num dos captulos primeiros. Minha me concordou e recolhi-me a S.Jos. a) Quem lembrou D. Glria da promessa e qual seu vnculo com a famlia dela? b) Explique o uso da linguagem comercial no trecho citado acima e no romance.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) No terceiro captulo do livro, intitulado A denncia, Jos Dias alerta D.Glria sobre a convivncia de Bentinho e Capitu, que se tornava cada vez mais freqente, ameaando a realizao da promessa da matriarca de entregar o rapaz Igreja. Ao denunciar o perigo da intimidade crescente entre os dois adolescentes, Jos Dias deixa D. Glria emocionada, lembrando-a de que a antiga promessa um dever amargo, amarssimo, que deve ser cumprido. Jos Dias, segundo consta no captulo V (O agregado), um agregado que mora num quarto da casa, embora no tenha laos sangneos com D. Glria. Em razo dos servios prestados como falso mdico homeopata, conquistou o afeto e a proteo dos pais de Bentinho, sendo tido como pessoa da famlia. b) (2 pontos) A comparao da promessa, que a devota D.Glria fez a Deus, com uma dvida comercial (uma letra) sugere a importncia do dinheiro no romance. No episdio citado, a linguagem financeira, com a qual o narrador faz meno a juros e promissrias vencidas, que poderiam ser futuramente cobradas pelo credor divino, aponta para a razo econmica, prpria do mundo dos negcios, subjacente ao vnculo de D. Glria com a Igreja e, num plano maior, s relaes pessoais de amor e amizade que permeiam as memrias do protagonista. Assim, a lgica do dinheiro e do interesse financeiro estaria presente em todo o romance, seja no casamento de Capitu com Bentinho, seja na amizade com Escobar, cuja facilidade nos clculos e o sucesso comercial so motivos de desconfiana. Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Comentrios
No item a, o candidato deveria atentar para o nome do personagem solicitado e para seu vnculo com a famlia do personagem Bentinho de Dom Casmurro. Em alguns casos, o candidato esqueceu o nome do personagem ou o vnculo de Jos Dias: agregado. Se esquecesse a palavra que denomina essa relao entre Jos Dias e a famlia de Bentinho, o candidato poderia simplesmente explic-la, dizendo que se tratava de um vnculo sem ligaes de sangue, proporcionado pelo bom relacionamento que Dias manteve com o patriarca da famlia antes que este falecesse. Tal relacionamento permitiu que, aps a morte do pai de Bentinho, a famlia acabasse acolhendo o falso mdico homeopata, sustentando-o e respeitando suas vontades como se ele fosse, de fato, um parente. No item b, houve grande dificuldade, por parte dos candidatos, na percepo do tipo de relao que h no romance entre a linguagem comercial e a histria. Alguns chegaram a atribuir a linguagem empregada no trecho ao fato de uma promessa religiosa ser algo que se paga e que, portanto, guarda em si um vis comercial propriamente dito. As respostas mais comuns circularam em torno de afirmaes recorrentes acerca dessa obra machadiana, mencionando aspectos como a suposta traio de Capitu, a ironia tpica de Machado, etc. Vale ressaltar que a questo apontava no s para aspectos citados no trecho, como tambm para os existentes no romance como um todo. Assim, para que a resposta fosse considerada como correta, era imprescindvel que o candidato fizesse menes claras a elementos do livro que demonstrassem haver, de fato, uma relao entre o uso da linguagem comercial e o enredo, conforme ilustra o exemplo acima da mdia.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

9.
O poema abaixo pertence a O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro: Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo.... Por isso a minha aldeia to grande como outra terra qualquer Porque eu sou do tamanho do que vejo E no do tamanho da minha altura... Nas cidades a vida mais pequena Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro. Na cidade as grandes casas fecham a vista chave, Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o cu, Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar, E tornam-nos pobres porque a nossa nica riqueza ver.
(Fernando Pessoa, Obra Potica. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1983, p.142.)

a) Explique a oposio estabelecida entre a aldeia e a cidade. b) De que maneira o uso do verso livre refora essa oposio?

Resposta Esperada
a) (2 pontos) H, na verdade, uma dupla oposio entre a aldeia e a cidade: a primeira pequena e a segunda grande em tamanho e extenso, embora aquela possibilite uma viso mais ampla do que esta, cujas grandes casas fecham a vista chave / escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o cu. A viso, valorizada por esse heternimo de Fernando Pessoa, em detrimento da reflexo, uma forma de conhecimento mais imediato, alcanado no contato direto com a natureza, que a aldeia possibilita e a cidade no. Essa imediatez garante uma forma de existncia mais autntica, que Alberto Caeiro dimensiona em termos de tamanho e riqueza. Assim, o eu lrico e sua vida buclica, no cimo do outeiro de sua aldeia, so tidos como maiores e mais ricos do que os homens e a vida na cidade. b) (2 pontos) A conquista do verso livre, que oferece variaes rtmicas inumerveis e no obedece mais a um nmero preestabelecido de combinaes mtricas, representa um marco da poesia moderna. Nesse poema, em especial, o verso livre possibilita ainda uma maior adequao ao tema, na medida em que permite ao poeta manejar livremente a extenso dos versos, estabelecendo um paralelo com as dimenses contrapostas da vida na aldeia e na cidade. Os dois versos iniciais da 1 estrofe, por exemplo, so mais longos, porque falam da vida na aldeia, to grande como outra terra qualquer, enquanto o primeiro verso da 2 estrofe bem menor, porque fala da vida mais pequena nas cidades.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
O item a pedia ao candidato que explicasse a oposio estabelecida entre a aldeia e a cidade. A questo j indicava, portanto, que havia uma diferena entre os dois ambientes e caberia ao candidato explic-la. Assim, segundo o eu lrico do poema de Caeiro, que afirma eu sou do tamanho do que vejo!, o ambiente que proporcionaria uma maior viso do universo seria o lugar que o faria maior e mais rico porque a nossa nica riqueza ver. Era fundamental que o candidato percebesse que as expresses maior, menor, mais rico, no mantm no poema seus sentidos literais, mas referem-se a algo abstrato, metafrico. Algumas vezes, as respostas foram vagas e, embora defendessem o campo como melhor que a cidade, no apontavam a causa dessa superioridade, o que no foi considerado uma resposta correta, na medida em que deixa de cumprir um aspecto essencial da questo que a explicao da oposio ali existente (ver exemplo abaixo da mdia). Em outros momentos, os candidatos remeteram-se sua realidade urbana atual e defenderam o campo como melhor que a cidade pela sua segurana, falta de violncia, amizade, conhecimento entre os vizinhos, etc. Tais respostas foram muito comuns, o que indica que, muitas vezes, o candidato no se baseia no texto que l para dar sua resposta. Em lugar disso, busca elementos externos realidade social, aulas tericas sobre o autor, informaes de ltima hora advindas de resumos literrios, etc. para fundamentar sua resposta, o que no adequado para uma prova que preza tanto a leitura dos candidatos como a prova da Unicamp. No item b, a dificuldade foi maior, uma vez que os candidatos tinham de articular forma e contedo no poema de Caeiro. A grande maioria das respostas girou em torno da afirmao: liberdade do poeta = verso livre. Essa resposta no foi satisfatria, uma vez que se faz necessrio observar dois aspectos: o da cidade e o da aldeia, dois elementos contrapostos no poema. Assim, a liberdade do poeta deveria estar associada aldeia que permite uma viso ampla e abrangente, portanto pouco restrita e sujeita a regras -, em contraposio mtrica que estaria relacionada ao contexto urbano cuja viso proporcionada seria restrita e regrada, como o fazer potico metrificado.

10.
O trecho abaixo pertence ao captulo VIII de A cidade e as serras, em que se narra a viagem de Jacinto a Tormes. Trepvamos ento alguma ruazinha de aldeia, dez ou doze casebres, sumidos entre figueiras, onde se esgaava, fugindo do lar pela telha-v o fumo branco e cheiroso das pinhas. Nos cerros remotos, por cima da negrura pensativa dos pinheirais, branquejavam ermidas. O ar fino e puro entrava na alma, e na alma espalhava alegria e fora. Um esparso tilintar de chocalhos de guizos morria pelas quebradas... Jacinto adiante, na sua gua rua, murmurava: - Que beleza ! E eu atrs, no burro de Sancho, murmurava: - Que beleza ! Frescos ramos roavam os nossos ombros com familiaridade e carinho.
(Ea de Queiroz, Obra Completa. Beatriz Berrini (org.). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997, Vol.II, pp. 561, grifos nossos.)

a) O que o trecho revela da viso de Jacinto sobre a aldeia e que afinidade existe entre essa viso e a de Alberto Caeiro no poema da questo anterior. b) Explique a relao entre o protagonista e a paisagem nas duas frases sublinhadas.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Em sua viagem terra natal, Jacinto reencontra o passado e vivencia as delcias da vida no campo, qual se integrar progressivamente. A imagem que o narrador, Jos Fernandes, oferece da pequena aldeia, impregnada de ternura (ruazinha), sugere o encanto de Jacinto diante daquela paisagem serrana pacata. A linguagem, repleta de lirismo e comoo (Que beleza!), expressa a valorizao da vida no ambiente campestre em contraposio civilizao, representada pela cidade de Paris, que Jacinto abandona para visitar o interior de Portugal. Tanto em Ea de Queirs quanto em Alberto Caeiro, o retorno a certo ideal buclico de felicidade, marcado pela celebrao dos prazeres da vida simples, serve de anttese para o sentimento de tdio e opresso que o artificialismo da vida urbana impe. b) (2 pontos) Jacinto, caracterizado inicialmente como um homem parisiense, de gosto refinado, entusiasta da filosofia e das cincias modernas, sente-se tocado pela paisagem rural do interior. As frases citadas expressam o sentimento de alegria que o domina e a sensao de aconchego experimentada em meio quela paisagem, que se lhe mostra familiar, mas da qual ele havia se distanciado. O encontro com as serras portuguesas revitaliza sua alma, d-lhe fora e nimo, ao mesmo tempo que lhe proporciona uma sensao de bem-estar.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
As questes 9 e 10, embora relativas a obras literrias diferentes O Guardador de Rebanhos e As cidades e as serras, respectivamente , tinham em comum, o tema da comparao entre campo e cidade. No item a, o candidato deveria perceber a relao que havia entre a opinio do eu lrico do poema de Alberto Caeiro e a posio adotada pelo personagem Jacinto do romance As cidades e as serras, de Ea de Queirs. Para responder questo, no bastava recorrer apenas ao trecho dado, mas era necessrio conhecer todo o contexto da obra de Ea para entender a mudana que se opera, aos poucos, no pensamento do protagonista Jacinto. O seu apreo pelo campo, descrito no excerto escolhido, algo novo na narrativa, uma vez que o personagem era um adepto da tecnologia e da vida na cidade, sentindo um profundo tdio quando necessitou, por obrigao, voltar s serras portuguesas. Assim, a viso de Jacinto em relao ao campo se modifica, e ele, ao entrar em contato com a natureza sua volta, v-se tomado de um profundo bem-estar, nunca antes vivido na cidade. Nesse sentido, sua viso e a de Caeiro entram em acordo, uma vez que ambos vem o campo como um lugar privilegiado em relao cidade. Era, portanto, imprescindvel mostrar que h, tambm no livro de Ea, entre contexto rural e contexto urbano, a oposio na qual o campo est em posio privilegiada em relao cidade. Quanto ao item b no era suficiente fazer uma parfrase do texto transcrito na prova. Era necessrio explicar que tipo de relao o personagem Jacinto passa a ter com a natureza, levando em conta especificamente os trechos sublinhados. Nos dois momentos, vemos expressos primeiro o sentimento de alegria e a sensao de aconchego diante daquela paisagem que agora aparenta ser familiar, ao lado da revitalizao da alma do personagem, para quem a natureza faz voltar a fora e o nimo perdidos, proporcionando-lhe uma sensao de bem-estar. Mais uma vez, saiu-se bem o candidato que evidenciou conhecimento da obra como um todo e que conseguiu demonstrar as relaes explicitadas nos trechos com o contexto da narrativa. Muitas vezes, as respostas giraram em torno de afirmaes como as de que Jacinto sentia-se bem, gostava da natureza, etc., mas esses so apontamentos vagos e a questo era clara em pedir uma explicao das duas frases sublinhadas e sua relao com a paisagem ali descrita.

11.
Leia o seguinte trecho do captulo Contas, de Vidas Secas. Tinha a obrigao de trabalhar para os outros, naturalmente, conhecia do seu lugar. Bem. Nascera com esse destino, ningum tinha culpa de ele haver nascido com um destino ruim. Que fazer? Podia mudar a sorte? Se lhe dissessem que era possvel melhorar de situao, espantar-se-ia. (...) Era a sina. O pai vivera assim, o av tambm. E para trs no existia famlia. Cortar mandacaru, ensebar ltegos aquilo estava no sangue. Conformava-se, no pretendia mais nada. Se lhe dessem o que era dele, estava certo. No davam. Era um desgraado, era como um cachorro, s recebia ossos. Por que seria que os homens ricos ainda lhe tomavam uma parte dos ossos? Fazia at nojo pessoas importantes se ocuparem com semelhantes porcarias.
(Graciliano Ramos, Vidas Secas. 103. ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2007, p.97.)

a) Que viso Fabiano tem de sua prpria condio? Justifique. b) Explique a referncia que ele faz aos homens ricos com base no enredo do livro.

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Trata-se de uma viso extremamente alienada e conformista (Conformava-se, no pretendia mais nada, diz ele), justificada, inclusive, por uma lgica determinista. Fabiano aceita a explorao e a condio social miservel em que vive como se fossem naturais, produtos de uma sina (Nascera com esse destino, ningum tinha culpa de ele haver nascido com um destino ruim. Que fazer? Podia mudar a sorte? [...] Era a sina.), ou mesmo de uma herana gentica, pois, segundo ele, o pai vivera assim, o av tambm [...] aquilo estava no sangue. Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

b) (2 pontos) Os homens ricos mencionados no trecho so homens de posse, senhores de terras, exploradores como o proprietrio das terras em que Fabiano se instala com sua famlia. Como no tinha roa e apenas se limitava a semear na vazante uns punhados de feijo e milho, Fabiano precisava recorrer feira para a compra de mantimentos, a fim de alimentar a famlia. Para isso, negociava os poucos bezerros e cabritos que possua com o proprietrio das terras, que os comprava a preos baixssimos. O valor que conseguia com os animais no era suficiente para se manter e precisava recorrer ao patro, que lhe cobrava juros altssimos pelos emprstimos. As contas do patro nunca batiam com as de Sinh Vitria, em virtude dos juros exorbitantes cobrados por tais emprstimos. Quando Fabiano reclamava, o patro, irritado, mandava-o procurar outra fazenda. Fabiano, ento, sem alternativa, calava-se e se submetia aos desmandos e explorao do patro.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
O item a da questo 11 pedia que fosse discutida a condio do protagonista Fabiano, de Vidas Secas, do ponto de vista do prprio personagem. O trecho reproduzido falava em dois elementos essenciais, que deveriam ser mencionados na resposta: o conformismo/acomodao e a sina ou predisposio gentica, representada no excerto, na fala da personagem: Era a sina, o pai vivera assim, o av tambm. Na maioria das vezes, os candidatos no tiveram dificuldade em entender que Fabiano uma pessoa conformada com sua situao, mas no perceberam com tanta facilidade o quanto Fabiano acreditava inevitvel seu destino miservel. Houve respostas que questionaram o conformismo do personagem, argumentando que ele no se conformava, pois sabia que os ricos lhe roubavam e afirmava ter nojo deles (Fazia at nojo pessoas importantes se ocuparem com semelhantes porcarias). Porm, ao contrrio do que pareceu a esses candidatos, tal conhecimento acerca de sua explorao e o acesso de raiva que Fabiano parece ter introspectivamente mais uma evidncia do seu conformismo: ele sabia que Sinh Vitria tinha razo nas contas e no discutia com o patro, sabia que todos os que se aproveitavam moral e economicamente dele estavam errados, mas, apesar de saber de tudo isso, no conseguia mudar seu destino por temer as conseqncias na sua vida e na vida de seus familiares. A est o conformismo do personagem: Fabiano incapaz de agir diante de tantas injustias, por isso aceita sua condio. No item b, o candidato precisava evidenciar sua leitura integral da obra, por isso no foram aceitas respostas genricas acerca da expresso homens ricos, que deveria ser explicada a partir de elementos do livro. Muitos personagens podem se encaixar nessa categoria dos homens ricos, uma vez que, como j vimos no item a, muitos so aqueles que rebaixam e exploram economicamente o personagem Fabiano. Esperava-se que o candidato mencionasse personagens da narrativa e que os momentos em que eles exploraram Fabiano fossem indicados para evidenciar o conhecimento do enredo, conforme solicitado no enunciado da questo (ver exemplo acima da mdia). Assim, respostas que indicavam que os homens ricos eram senhores com muitas terras, com muito dinheiro, que sabiam usar a linguagem, no estavam de acordo com o esperado.

12.
O trecho abaixo pertence ao captulo XXII (Empenhos), de Memrias de um Sargento de Milcias. Isto tudo vem para dizermos que Maria-Regalada tinha um verdadeiro amor ao Major Vidigal; o Major pagava-lho na mesma moeda. Ora, D. Maria era uma das camaradas mais do corao de Maria-Regalada. Eis a porque falando dela D. Maria e a comadre se mostraram to esperanadas a respeito da sorte do Leonardo. J naquele tempo (e dizem que defeito do nosso) o empenho, o compadresco, era uma mola real de todo o movimento social.
(Manuel Antonio de Almeida, Memrias de um Sargento de Milcias. Mamede Mustaf Jarouche (org.). Cotia: Ateli Editorial, 2000, p.319.)

a) Explique o defeito a que o narrador se refere. b) Relacione o defeito com esse episdio, que envolveu o Major Vidigal e as trs mulheres.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Resposta Esperada
a) (2 pontos) Tal defeito diz respeito prtica, muito comum na vida social de nosso pas, de recorrer s influncias pessoais, prprias da esfera privada, em questes pblicas, como modo de burlar normas e leis, a fim de conquistar vantagens econmicas, polticas ou sociais. Trata-se do privilgio dado s relaes cordiais, de compadrio e favor, em lugar da valorizao do mrito, da autoridade e do cumprimento das leis. b) (2 pontos) O referido defeito encontra-se ilustrado na ao que envolve o Major Vidigal e as trs personagens femininas. D. Maria sabe que a amiga Maria-Regalada tivera, no passado, uma relao amorosa com Major Vidigal e que ambos continuam a manter uma paixo recolhida no presente. D. Maria sabe tambm da fraqueza do Major face aos apelos femininos, sobretudo, quando esses apelos partem da mulher amada. Por isso, D. Maria vai, na companhia da comadre, casa de Maria-Regalada pedir a esta que se valha de sua influncia sobre o Major para interceder a favor de Leonardo, que se encontrava, ento, na priso. Trata-se, portanto, de um exemplo claro do uso das influncias pessoais para burlar a lei. As trs, em comisso, voltariam a se valer dessa influncia logo adiante, para conseguirem a promoo de Leonardo a Sargento de Milcias, de modo que este pudesse casar-se com Luisinha.

Exemplo Acima da Mdia

Exemplo Abaixo da Mdia

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

Comentrios
As respostas dos alunos variaram muito nessa questo. O trecho reproduzido ajudava muito na resoluo do item a, uma vez que nele j havia a explicao do defeito a que se refere o narrador: o fato de as pessoas burlarem a lei para proteger/ajudar/beneficiar parentes/amigos/conhecidos. Nesse caso, o beneficiado Leonardo, que no s escapar do castigo que lhe fora imposto pelo Major Vidigal, como se tornar sargento de milcias. A responsvel pelo defeito Maria Regalada, mulher que nutria grande sentimento pelo Major Vidigal, o qual, como mostra o prprio trecho, pagava-lho na mesma moeda, ou seja, correspondia quele sentimento. D. Maria e a comadre, tendo conhecimento do relacionamento do Major com Maria Regalada, sabiam que, com a promessa de uni-los, poderiam persuadir o Major a interceder por Leonardo na priso e o que acontece: o Major tem de volta sua paixo e, em troca, liberta Leonardo. So os interesses pessoais interferindo no cumprimento da lei, promovendo um movimento social de ascenso queles que desse defeito, desse compadresco se beneficiam. No item b, o candidato deveria, mais uma vez, evidenciar seu conhecimento integral da narrativa de Memrias de um sargento de milcias. Muitos candidatos, ao verem mencionadas trs mulheres no enunciado da questo, imediatamente pensaram tratar-se de um caso de tringulo amoroso, uma histria de adultrio, libertinagem ou outras coisas do gnero. O importante nesse item era o candidato mostrar que o defeito a atitude de beneficiar algum, burlando as leis e permitindo que esse algum ascenda socialmente ocorre graas ao das trs mulheres: D. Maria atua juntamente com a comadre para convencer Maria Regalada a interceder por Leonardo junto ao Major.

Prova Comentada 2008 Lngua Portuguesa 2 Fase

You might also like