You are on page 1of 97

Didtica Esprita

Prefcio Caros amigos e amigas educadores, Uma nova hora soou para as atividades educacionais espritas. Hora de grave compromisso de todos aqueles que sabem e sentem seu compromisso com a educao de espritos que vieram ao mundo contando com o apoio do Consolador para lhes orientar as vidas. Cabe a vs a tarefa de apresentar-lhes Kardec e o Cristo; ningum ir realizar a tarefa que pedistes e que o Cristo confiantemente depositou em tuas mos. Amigo, no adie o compromisso da renovao de ti mesmo e, consequentemente, da educao esprita. Apenas aprofundando o processo de cristificao que j iniciastes, somente renovando o sentir, o agir e as tuas aulas espritas que sairs vitorioso da batalha no mundo. Contamos contigo! Amigos e amigas renasceram cientes de teu compromisso, asseguras-te a eles tua dedicao, teu empenho em apresentar-lhes o caminho da verdadeira vitria espiritual. Crianas contam contigo; jovens esperam que lhes diga h algo maior na vida, algo pelo qual vale lutar e sofrer; adultos sem rumo precisam encontrar o amor em forma orientao e consolo. Educador cristo, tua tarefa imensa e bela! Confiamos em ti, contamos contigo, por teu intermdio que ns os amigos da educao da espiritualidade queremos chegar a todos os coraes e, em nome do Cristo, toc-los e neles despertar os anseios sublimes, a coragem crist e a ao transformadora do mundo. Amigo, confia no Cristo. Te asseguramos: no te faltar apoio na tarefa de renovao da educao esprita. Os tempos so chegados; que o Cristo ilumine o teu corao para que tu cumpras fielmente o trabalho em Sua vinha. Muita paz, De vosso amigo, Ivan de Albuquerque.
(Psicografia mdium do grupo Marcos)

Introduo O objetivo dessa obra a preparao do educador esprita na elaborao de aulas orientadas com o currculo de O Livro dos Espritos e com a proposta educacional esprita. Mostraremos exemplos com o intuito de inspirar a elaborao dos encontros educacionais que devem caracterizar-se pelo entusiasmo, contedo doutrinrio e processo de autoconhecimento. importante ressaltar que a utilizao desses exemplos como receitas prontas totalmente errado. Pode - e deve o educador adaptar as sugestes a seu grupo educacional. Mais importante ainda entender que cabe ao educador elaborar suas prprias aulas, estes exemplos, bem como os que deveremos trocar por meio de nosso blog so fontes de pesquisa e inspirao e nunca receitas a serem simplesmente copiadas. A aula espiritualmente valiosa, empolgante e educativa inicia-se na preparao do educador e em sua elaborao direcionada para as necessidades especficas do grupo educacional. Colaboram conosco muitos encarnados e desencarnados, citamos os autores espirituais quando estes transmitiram de forma direta suas sugestes para as diversas etapas de nossa proposta educacional. Pensamos que a melhor forma de agradecer a generosidade dos amigos espirituais colaborar dedicadamente ao aperfeioamento da educao esprita. o que fizemos, apesar de nossas imperfeies; o que sabemos que voc far. Marcos

Grupo Marcos MARCOS o nome-smbolo de um grupo de espritos encarnados e desencarnados que optaram ser discpulos de Eurpedes Barsanulfo e trabalham para enriquecer a educao esprita inspirados na simplicidade e no amor Jesus. O nome uma referncia a encarnao de Eurpedes Barsanulfo, a poca do Cristo, em que foi essnio e, posteriormente, cristo. Essa histria narrada pelo prprio Eurpedes por meio de Cora Novelino no livro A Grande Espera, outros personagens do livro so Bezerra de Menezes (Lisandro) e Cairbar Schutel (Josaf). No por acaso, Bezerra de Menezes um dos espritos que mais atividades realizou junto a Eurpedes, em Sacramento-MG, conforme narra Cora Novelino em seu livro Eurpedes Barsanulfo: o homem e a misso. Essas informaes foram dadas por Francisco Xavier, que apoiou a produo das duas obras, e confirmada pelos amigos espirituais que orientam as nossas atividades. Nossa Proposta Integrar todos os espritas vinculados a educao da infncia, da juventude e de adultos para favorecer o desenvolvimento de ideias e mtodos que aperfeioem a educao esprita e para estimular a pesquisa e a produo de obras espritas que enriqueam nossa compreenso da vida e do universo. Para isso, adotamos o lema do codificador: Trabalho, solidariedade e tolerncia que nos auxilia a superar as pequenas diferenas e a nos tornar verdadeiros cristos por muito nos amarmos. Misso Elaborar e estimular a produo e o intercmbio de materiais educativos e disponibiliz-los gratuitamente para educadores espritas e no-espritas.

O Currculo

O currculo explcito o roteiro de temas e assuntos que iremos estudar ao longo do processo educacional. O ideal que o educador elabore os prprios objetivos de seu encontro educacional, isso requer a habilidade de relacionar o conhecimento doutrinrio com os objetivos e as tcnicas educativas para cada encontro. Esse currculo objetiva, tambm, auxili-lo a desenvolver essa capacidade. Para isso, faremos uma constante reflexo sobre a relao entre os contedos espritas, os objetivos e as atividades didticas. O caminho da educao esprita o da autonomia; autonomia do educador e do educando. A primeira proposta que fazemos a adoo de O Livro dos Espritos como roteiro bsico de nosso currculo. Vemos muitas vantagens nessa adoo. A primeira a aproximao de educadores e educandos com a obra fundamental da Doutrina Esprita, que revelar para todos que a estudarem sua atualidade e aplicao nas questes de nosso dia a dia. A segunda vantagem facilitar nossas trocas de experincias de aulas elaboradas segundo a nossa proposta (quem no conhece a estrutura de aula Problema, Convergncia, Soluo Doutrinria, Dinmica Relacional, Expresso Arte-Cultural e Vivncia Moral dever ler o livro Reflexes Educacionais: dilogos com Ivan de Albuquerque, disponvel em nosso blog), seremos beneficiados e ajudaremos no enriquecimento da educao esprita como um todo. A utilizao de O Livro dos Espritos deve ser ajustada as diferentes faixas etrias, cada idade possui caracterstica de desenvolvimento emocional e intelectual que facilita ou dificulta a compreenso do tema abordado.

No adequado, por exemplo, estudar o tema Elementos Gerais do Universo (Primeira parte I, Cap. II) no grupo de 3 a 6 anos, bem como, no didaticamente correto abordarmos o tema Princpio Vital (Primeira parte I, Cap. IV) para educandos com idade inferior a 15 anos. Organizamos os contedos de O Livro dos Espritos, segundo quatro grupos de idade: Grupo I ou ciclo I 03 a 06 anos; Grupo II ou Ciclo II 07 a 10 anos; Grupo III ou Ciclo III 11 a 14 anos; Grupo IV ou Ciclo IV A partir de 15. Diviso dos temas de primeira parte. As causa primrias
Ciclo ou Grupo Captulo I I Deus Captulo II Elementos Gerais do Universo No No Sim Sim Captulo III Criao Captulo IV Princpio Vital No No No Sim

I (3 a 6 anos) II (7 a 10 anos) III (11 a14 anos) IV (15 ou mais)

Sim Sim Sim Sim

Sim Sim Sim Sim

Outra vantagem, alm da adequao cognitiva e moral, evitar a elaborao de um currculo repetitivo, o que limita nossa proposta educacional que tem como ponto central o estmulo ao crescimento moral e intelectual do educando e do educador.

Resumimos as vantagens de utilizar essa proposta curricular: Evita-se a repetio de temas; Ajustam-se os temas ao desenvolvimento emocional e cognitivo; Utiliza-se um sequncia de temas encadeados logicamente ao invs de temas definidos aleatoriamente; Selecionam-se as aulas mais adequadas aos interesses do grupo; Relacionam-se os objetivos de aulas com as atividades vivenciadas; Organizam-se aulas para a troca de experincias e ideias; Aprofundam-se os temas que despertam maior interesse para o grupo; Aprende-se a elaborar os prprios objetivos de aula e a relacion-los com as tcnicas de ensino. Antes de apresentar o currculo e alguns exemplos de aulas faremos um resumo das caractersticas cognitivas e emocionais de cada faixa etria. O objetivo apenas destacar os traos gerais e incentivar ao educador aprofundar essas reflexes em obras mais completas. A constituio de um currculo um enorme desafio para todos ns, mas confiante no amparo dos amigos espirituais que amam a educao e dos amigos educadores que nos ajudaro a enriquecer essa tarefa, temos a certeza que nossa contribuio, como a semente que caiu em boa terra, dar saborosos frutos.

Grupo I e II Deus

Ciclo I ou Grupo I 03 a 06 anos

CARACTERSTICAS DA FAIXA ETRIA Nesta Fase o esprito reencarnado no tem condies de abstrair conceitos, ele compreende o que vivencia na prtica. Alm disso, tem pouca capacidade de concentrao. Por isso, todos os temas devem ser atrativos e apresentados de uma forma concreta. O aspecto emocional e afetivo prepondera sobre o aspecto intelectual, quer dizer, mais valer uma aula dada com entusiasmo e com objetos reais do que uma exposio de terica de ideias que so incompreensveis para essa faixa etria. No adequado, por exemplo, falar-se de Deus como a Inteligncia Suprema, mas pode-se apresent-Lo como criador das frutas e dos animais. A Vivncia Sensorial a caracterstica central. Naturalmente, a influncia do currculo oculto nossas vibraes, o padro da relao entre os educadores, a presena dos bons espritos, enfim, o ambiente fsico e espiritual predominante, mas as atividades sensrias so indispensveis. E o que so atividades sensoriais? So atividades que so realizadas com nfase nos sentidos audio, tato, paladar, viso, olfato - isso significa que espritos nessa faixa etria no tero interesse em ouvir uma longa histria simplesmente lida, mas uma histria curta, contada com entusiasmo, com entonaes de voz diferenciadas (estmulo auditivo), com fantoches (apelo visual e concreto) e com efeitos sonoros. Quem sabe se a histria contada com paixo educativa no ser o diferencial em um momento de escolha difcil que todos na Terra devem passar?

fcil entender o interesse das crianas dessa idade pelas atividades sensrias. O esprito reencarnado passa por um processo de adormecimento de sua conscincia e de suas percepes. A infncia um acordar lento e gradual, portanto, redescobrir as sensaes de grande interesse para as crianas. Alm das atividades que toquem os sentidos, a outra necessidade central a vivncia de atividades de cooperao. Em sntese, educao dessa faixa etria deve nortear-se por atividades sensrias e de cooperao. no convvio, com a prtica de regras de comportamento, que o educando desenvolver seu senso moral. Considerando essa realidade, estudaremos na primeira parte de O Livro dos Espritos, captulo I e o captulo IV, isto , Deus e a Criao.

Ciclo II ou Grupo II 07 a 10 anos

CARACTERSTICAS DA FAIXA ETRIA Esse grupo etrio pode ser entendido como o do incio do pensamento abstrato que ir consolidar-se em torno dos 12 anos. O que isso significa para ns, educadores espritas? Significa um amplo leque de conhecimentos e habilidades de pensamento que podemos utilizar no processo educativo que coordenamos. Por exemplo, podemos explorar fatos histricos e geogrficos como objeto de reflexo e ensino do Espiritismo; podemos discutir e elaborar leis, que podem ser as regras de convivncia de nosso grupo, de nossa sociedade ou de uma realidade social superior que estamos engajados em construir. O incio do desenvolvimento do pensamento abstrato permite a capacidade de auto-anlise, da compreenso dos prprios erros e acertos o que possibilita um melhor desenvolvimento da Dinmica Relacional. O incio do pensamento abstrato tambm possibilita a vivncia por meio de jogos em equipe como a elaborao da vida em uma cidade espiritual ou a construo da Civilizao do Esprito de forma participativa. Nesse perodo etrio, ocorre a transio do pensamento heternomo (a forma de pensar que depende sempre de uma autoridade externa) para o pensamento autnomo, quando o indivduo busca descobrir e entender as teorias e ideias ao invs de aceit-las de maneira automtica. Por isso, o momento do debate entusistico, livre e sincero que ser essencial para a formao de um ser autntico e tico, que se dar, em particular, na Convergncia.

Livro Primeiro As Causas Primrias


Para crer em Deus suficiente lanar os olhos s obras da Criao. O Universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existncia de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avanar que o nada pode fazer alguma coisa. (Comentrio de Allan Kardec a
questo 04)

EXEMPLOS DE AULAS
As aulas devem ser adaptadas idade e ao contexto scio-cultural dos educandos

Aula Tema

01 Provas da existncia de Deus e atributos da divindade Saudade do Pai (exemplo)

Observaes
Origem do tema:
Livro dos Espritos.
Cap. I. Itens II e III

Ttulo

O ttulo deve ser elaborado pelo educador; muito importante, pois o primeiro estmulo do encontro e deve despertar o interesse dos educandos.

O ttulo o nome da aula a ser apresentado ao educando

Itens a) b) c) d) e)

Objetivos Ensinar que Deus o criador da natureza; Destacar que fomos criados por Deus; Vivenciar a beleza da natureza; Desenvolver o sentimento de gratido a Deus; Estimular cuidar da natureza.

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da emoo Dimenso da realizao

Ideias criadoras
Educador (a) amigo (a) observe que os objetivos no so apenas intelectuais ou cognitivos, quando falamos em (itens C e D) Vivenciar e Desenvolver o sentimento - estamos dando importncia ao sentir, a dimenso emocional; e quando falamos em (item E) Mostrar o cuidado valorizamos ao da ao transformadora, a cidadania esprita-crist.

Problema Um passeio em um parque uma atividade que pode gerar material, inclusive, para outros encontros.

Comentrios
O problema pode ser uma situao, uma pergunta, uma frase ou objeto utilizado para iniciar o tema de forma interessante.

Convergncia Pedir para observar o que h no parque, coletar pedras, frutos maduros, observar formigas etc. desenvolver questionamentos segundo os objetivos do encontro. Por exemplo: a) Quem criou as formigas? b) Quem criou as pedras? c) Quem criou os frutos? E a rvore que criou os frutos? d) Quem fez a semente crescer? e) Quem criou os pssaros? f) Por que Deus fez tudo isso? Soluo Doutrinria
(Histria elaborada pelo esprito Meimei. Psicografia mdium do grupo Marcos)

Comentrios
Se possvel, fotografar e gravar o passeio. Esse material pode ser usado em futuros encontros.

A pergunta f) o gancho para a histria a seguir.

- Eu tenho saudade de Deus, dizia a menina sem conseguir explicar o que sentia para a mezinha. - O que voc sente minha filha? Perguntava a me sem entender. Camila falava chorando. - Mame, Deus no nosso Pai? - sim minha filha, sim. Dizia a me. - por isso, mame. Ele meu Pai e eu tenho saudade Dele. Respondia Camila com uma profunda tristeza.

A me de Camila no sabia o que fazer. Todo dia ela ficava triste e dizia que tinha saudade de Deus. Dona Anlia, a me de Camila, vivia a procurar ajuda; no sabia o que fazer para Camila ficar alegre. Um dia ela viu um esprito muito bom e pediu sem perder tempo. - Esprito bom, ajude a minha filhinha amada, a Camila. - O que ela tem? Perguntou o amigo espiritual. - Todo dia ela fica triste, diz que sente uma saudade imensa de Deus! Ser isso possvel bom esprito? Perguntou dona Anlia. - Sim, sim. Disse o esprito amigo. Eu j tive o mesmo sentimento. muito bom ter saudade de Deus, mas no preciso ficar triste. Disse o amigo espiritual. - O senhor pode me ajudar? Perguntou com esperana a me de Camila. - Claro. Vamos combinar uma forma de ajudar a Camila. Amanh domingo, voc vai com ela para um parque muito bonito, quando voc chegar l eu ensino a Camila cuidar dessa saudade to bonita. Dona Anlia - a me de Camila - no se contentava de alegria. De manh bem cedo, ela levanta, arruma tudo e vai com a Camila para o parque, sem falar o que tinha combinado com o amigo espiritual. Chegaram ao parque, estenderam uma tolha em baixo de uma linda rvore, colocaram a cesta com frutas em um lado e deitarem-se do outro. Camila levantou-se, passeou distrada, viu os pssaros, olhou os animais, brincou de correr, cansou foi se deitar perto da me. Foi quando o esprito amigo apareceu para dona Anlia e disse que ela devia falar para a Camila tudo o que ele lhe dissesse, pois a Camila no conseguia v-lo. Camila sentiu a presena do esprito amigo e disse para me.

- Eu estou to feliz! Sinto-me to bem. Pena que Deus no est aqui com a gente... Foi dizendo isso, lembrando da saudade imensa que sentia de Deus e foi ficando triste... Dona Anlia levantou-se e disse. - Vamos dar um volta minha filha. - Mas me, eu t cansada. - Voc no quer matar a sua saudade de Deus? Falou dona Anlia. - Quero, disse impressionada, a menina Camila. - Ento, vamos! Falou com firmeza a mezinha, sentindo que o amigo espiritual estava lhe ajudando. Saram caminhando e a mo de Camila foi repetindo o que o esprito dizia. - Minha filha, a verdade que todos ns sentimos saudades de Deus. Tem gente que sente uma saudade grande e no sabe que est sentindo saudade de Deus. Sentir saudade de Deus sentir vontade de ter muita alegria, sentir vontade de ter muito amor e proteo; quando agente est perto de Deus agente nunca tem medo. Camila estava feliz, a sua me agora entendia tudo o que ela sentia. - Me, como faz para no ter mais essa saudade? Perguntou a filha com esperana de aprender a no ter mais tanta saudade. - Minha filhinha. O nico jeito agente, todo dia, querer ficar perto de Deus. - E como eu fao para ficar perto de Deus, me? Perguntou Camila empolgada. Dana Anlia sorriu e disse. - Filhinha, Deus tambm sente nossa falta. Por isso, ele fez muitas coisas para que a gente se lembrasse Dele e quisesse sempre ficar perto Dele. - Eu sempre lembro, mame, mas fico com saudade e triste. Disse Camila.

- Eu sei, mas para ficar perto Dele e no sentir mais saudade agente tem que lembrar com alegria, com amor. Vou te ensinar a fazer isso. Disse isso e apontou para um pssaro que estava cantando. - Olhe aquele pssaro, como ele est? E o que voc sente ao ouvir ele cantar? - Ele t alegre, lindo! Eu acho, ele, lindo. Falou Camila. - Deus ensinou ele cantar para que voc fique feliz e lembre Dele com alegria. Camila ficou impressionada. No sabia que Deus tinha tanto cuidado com ela. - Vamos ver os rios. Disse dona Anlia. Pararam em frente as guas do rio que passavam lentamente. - O que voc sente? Perguntou a me. - Eu sinto vontade de tomar banho de rio. Disse Camila com vontade de mergulhar... - Deus fez o rio to bonito e agradvel, para te lembrar que Ele vai sempre te abraar com alegria e amor, da mesma forma que o rio abraa quem mergulha nele. Camila estava muito feliz, nunca tinha imaginado que Deus tivesse se preocupado tanto com ela! Depois, dona Anlia, pediu que Camila olhasse o cu e dissesse o que sentia. - Me, eu me sinto tanta paz, eu me sinto to bem, to protegida. - Voc sabe por qu? Perguntou dona Anlia. - Por que, mezinha? Perguntou Camila interessada. - Porque Deus quer que voc, onde estiver, sinta que Ele sempre te proteger filhinha amada. Camila sorriu emocionada e agradecida por Deus ser to bom e disse. - Agora, toda vez que eu sentir saudade de Deus, vou olhar para a natureza e sentir que Ele quer ficar perto de mim e fez toda a natureza porque me ama. Explicou Camila. Me e filha se abraaram. Todos estavam felizes, dona Anlia, Camila e o amigo espiritual que se chama Ivan.

Dinmica relacional Cada um deve encontrar algo na natureza que mais gosta e falar porque gosta (ou porque acha que Deus criou tal animal, vegetal ou mineral que escolheu) e agradecer a Deus por sua criao.

Comentrios uma forma de ensinar a se identificar com a criao divina.

Comentrios Expresso arte-cultural Imitar por meio de mmicas os movimentos e sons do que mais ama na natureza. Comentrios Vivncia moral da Cuidar da obra de Deus, por exemplo, limpar o Ensino cidadania parque ou regar uma planta. esprita-crist;

Ideias criadoras
Linda histria de Meimei, no acha? Ela trabalha um conceito central da psicanlise analtica (Junguiana) que a busca central do ser, a busca de Deus. Tais conceitos esto de acordo com a compreenso esprita. Afirma o apstolo Paulo, em O Livro dos Espritos, Gravitar para a unidade divina, esse o objetivo da Humanidade(Pergunta 1009), por isso sentimos saudade de Deus e devemos cuidar dela com ateno e carinho.

Aula

02

Observaes Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Tema Provas da existncia de Deus e atributos de Deus (bondade) Ttulo Vamos encontrar Deus (exemplo)

Cabe ao educador elaborar o ttulo da aula adequado aos seus alunos.

Itens a) b) c) d)

Objetivos Apresentar a natureza como uma criao de Deus; Demonstrar a bondade divina expressa na natureza; Sentir a bondade de Deus; Entender que nossa bondade originria de Deus, por isso fazer o bem d alegria; Mostrar que a ao no bem necessria para ser feliz.

Dimenso do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da emoo Dimenso da realizao

e)

Ideias criadoras
Apresentamos, nessa aula, a natureza como pssaros, peixes e felinos. Certamente, os exemplos so muitos. O educador pode desenvolver o tema utilizando-se dos mais diversos exemplos, como: a vida no mar, dos pingins, lees, baleias, formigas etc. Cad ao educador, descobrir exemplos que sejam estimulantes para ele e para o grupo. A histria que segue deve ser adaptada, mantendo-se a coerncia doutrinria.

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Meimei.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Comentrios O educador Mostrar uma cena de um animal (me) cuidando utilizar gravura ou de seu(s) filhote(s). de congelada.

Problema

pode uma cena vdeo

Convergncia Ela tem cuidado com seu filhote? Ela cuida com amor? Ela cuida com carinho? Quem a ensinou a amar seu filhinho? Quem a ensinou a amamentar? A aquecer e a proteger? Soluo Doutrinria

Comentrios

Um homem muito sbio vivia perguntando a todos que encontrava como podia ter certeza que Deus existia. Passava o vendedor de verduras e ele perguntava: - Seu vendedor, o senhor pode me informar como eu provo a existncia de Deus? O vendedor pensava, pensava e dizia. - Meu senhor, Deus existe e pronto. No vamos perder tempo com esse assunto. O senhor no quer comprar uma verdura madurinha? O sbio balana a cabea, ficava triste e saia. Ser que ningum vai entender que eu preciso ter certeza que Deus existe?! Pensava.

No outro dia, encontrava o sbio com o juiz e perguntava. - Vossa excelncia, o senhor juiz poderia me explicar como fao para ter certeza que Deus existe? - Bem, meu senhor, dizia o juiz. Deus existe e pronto. Ontem tive que julgar um processo... Bl, bl, bl e mudava de assunto. O sbio agradecia e voltava para sua casa triste. Como fao para ter certeza que Deus existe? Perguntava todo o dia. Em um domingo, o sbio acordou e decidiu no ir procurar em lugar nenhum a resposta de suas dvidas. Ficou em sua casa, olhando pela janela. Viu uma lavadeira passar com sua filha para o riacho onde lavava as roupas. Ele cantava to feliz que o sbio ficou admirado. Como podia algum ser to feliz? Perguntou-se. Saiu de casa apressado e foi falar com ela. Senhora, senhora, espere, por favor. - Sim, meu senhor. O que deseja? - A senhora sabe me explicar como posso ter certeza que Deus existe. A mulher simples sorriu feliz e disse. - Sbio senhor. Se o senhor no tiver certeza que Deus existe, nunca poder ser feliz. - Eu sei disso minha senhora, ajude-me, por favor. Pediu o sbio quase chorando.

Vamos comigo que eu lhe mostro. Pegou a mulher o sbio pela mo e foram para o riacho. Chegaram ao riacho o sbio, a lavadeira e sua filhinha. - Vamos ficar em silncio, assim mais fcil ver que Deus existe. Disse a lavadeira. O sbio no entendeu nada, mas obedeceu. Depois de alguns minutos, disse a mulher que era simples e alegre. - Vamos seguir aquele pssaro para ver o que vai fazer. Todos foram em silncio, viram uma cena linda. PASSAR NESSE MOMENTO DA HISTRIA UM TRECHO DE VDEO DO PSSARO ALIMENTANDO SEU FILHOTE. TRECHO DE UM FILME, DOCUMENTRIO ETC. O sbio estava impressionado. Quem teria ensinado aquele passarinho ir pegar comida to longe, coloc-la no bico e, ao invs de comer, dar a comida aos filhotes?! Pensou o sbio. Depois foram at o riacho, e viram uma cena ainda mais impressionante. A me peixe cuidando de seus filhotes. Ele os colocava em sua boca que os proteger.

PASSAR NESSE MOMENTO DA HISTRIA UM TRECHO DE VDEO DE UM PEIXE PROTEGENDO SEUS FILHOTES COMO NARRADO. TRECHO DE UM FILME, DOCUMENTRIO ETC. Se ningum tivesse ensinado isso a me peixe, ele acabaria engolindo os filhinhos! Disse o sbio. - E quem ensinou, foi o senhor? Perguntou a lavadeira. O sbio estava impressionado, mas a surpresa maior ainda estava por vir. Ouviram rugidos na floresta e saram correndo para ver. Era uma tigresa que rosnava muito alto; parecia que estava chorando. Eles ficaram observando de longe. Ela corria para todos os lados. Subia e descia a montanha; olhava nas cavernas. Ela procurava, com muita preocupao, seu filhote amado. Era uma cena muito triste. - Quem teria colocado tanto sentimento no corao de um animal to selvagem? Pensou o sbio. Muitas horas depois, a tigresa encontrou seu filhotinho! Que alegria! Ela parecia o animal mais feliz do mundo!

PASSAR NESSE MOMENTO DA HISTRIA UM TRECHO DE VDEO COM UMA TIGRESA CUIDANDO DE SEU FILHOTE. TRECHO DE UM FILME, DOCUMENTRIO ETC. Tudo foi to bonito que todos choraram de alegria. A tigresa pulava de um lado para o outro e lambia o filhinho que estava perdido com muito carinho. A lavadeira tocou no ombro do sbio e disse. - Vamos. Tenho que lavar as minhas roupas. Foram para o riacho. Depois de um longo e gostoso silncio, o sbio disse. - Quem ensinou o pssaro a voar e trazer comida para os passarinhos filhotes; quem ensinou os peixes a proteger seus filhotinhos e quem colocou tanto amor no corao dos animais mais selvagens no pode ter sido o homem. No pode ter sido ningum deste mundo, porque a bondade nasce dentro de ns, o carinho nasce do corao... Foi Deus que colocou os bons sentimentos dentro de tudo que existe. E todo domingo, quando o sbio ouvia a lavadeira cantar, apressava-se e ia com ela e sua filhinha ao riacho descobrir as coisas maravilhas que Deus fez por cada um de ns.

Dinmica relacional Contar uma ao bonita que gosta de fazer; ajudar um amigo; abraar o pai; fazer carinho em um animal etc.

Comentrios Ajustar a pergunta segundo a idade do grupo. importante que o educar fala de si nesse momento. Comentrios

Expresso arte-cultural Montar com papel ou outros materiais um ninho ou algum dos animais da histria (origami, por exemplo).

Vivncia moral Expressar carinho por algum de outro (educando ou educador) abra-lo e beij-lo. grupo

Comentrios

Ideias criadoras
Outras formas de trabalhar essa histria. possvel transformar a histria em uma exposio teatral em que os personagens interagem com os educandos; outra possibilidade a apresentao por meio de fantoches; outra gravar a histria com falas e sons e apresent-la com a utilizao de gravuras. Quem produzir esses materiais, por favor, compartilhe conosco.

Aula Tema

03 Provas da existncia de Deus e seus atributos (providncia e inteligncia)

Observaes
Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Ttulo Aston, a corujinha que tinha medo (exemplo)


O ttulo elaborado pelo educador pode ser inspirado na S.D, na D.R, Exp. A.C ou V. Moral

Itens a) b) c) d)

Objetivos Apresentar a inteligncia de Deus expressa na capacidade de voar dos pssaros; Demonstrar a bondade divina expressa na criao; Vivenciar a beleza da criao com o canto dos pssaros; Despertar o amor pelos os pssaros.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da Emoo

Ideias criadoras
O tema foi apresentado com base nas reflexes sobre a manifestao da inteligncia e do amor divino tendo como exemplo os pssaros (A fragilidade dos pssaros protegida pela capacidade de voar, eles sabem fazer ninhos em lugares altas, comunicarem-se cantando etc.), certamente, possvel realizar a mesma reflexo falando dos peixes - a migrao do salmo para sua reproduo, por exemplo da capacidade de alguns animais como os ursos - de hibernar, de construir suas casas - as formigas - ou da organizao em grandes grupos como as abelhas. Ter conhecimento dos interesses do grupo e desenvolver variaes de apresentao do tema essencial para evitarmos apresentar de forma montona a sabedoria do Criador que infinita e ilimitadamente criativa.

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Meimei.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Problema. Convergncia. Soluo Doutrinria Apresentar-se vestido de pssaro um belo pssaro! , se no for possvel, fazer belos fantoches de pssaro. Sou frgil, como vou fugir dos animais ferozes da floresta. Como vou sobreviver? Pensava Aston. Passava o dia escondido no tronco de uma rvore para no ser devorado. Sua vida era cheia de medo. Ainda muito criana teve de viver sozinho, seus pais no estavam com ele. Ele tinha aprendido a encontrar comida e se esconder. Ele achava que tudo era muito injusto e tinha muito medo de no poder correr para se proteger. Assim era a vida de Aston. Certa vez, quando voltava para casa, encontra com uma velha e sbia coruja que lhe diz ser sua av. Aston pela primeira vez na vida se sentiu seguro. Sua av, Anastcia, abraa-o com muito carinho. - Vov, porque a senhora no veio antes me ver? Perguntou Aston. Eu pensava que no existia ningum da minha famlia. A coruja sorriu com carinho e explicou. - Meu querido neto, a muito tempo te procuro; mas voc no deveria se sentir desamparado. Existe algum que sempre cuida de ns.

Comentrios Observar atentamente a preparao. No desvalorizar o momento educativo com improvisos inaceitveis.

- Vozinha, eu sinto muito medo. Disse Aston. - Medo de qu? Pergunta a coruja com interesse. - Medo de no saber me defender, de no conseguir fugir dos animais ferozes da floresta. Falou Aston com medo s de pensar que no saberia se defender. A coruja sorriu; abrao-o com suas asas explicou. - Deus ama a todos, meu neto. Ele no deixaria nenhuma de seus filhos sem meios de se proteger. Cada ser que ele criou tem vrias formas de ser feliz. Basta querer. - Um dia eu vou ser forte como um leo? Pergunta Aston empolgado. A coruja sorriu e explicou. - No Aston. Voc no vai ser um forte como um leo. Mas voc vai saber como se proteger to bem como um leo. Para cada animal Deus deu vrios dons. Cada um tem que aprender a usar as coisas boas que Deus deu. - Como isso vov? - Voc uma corujinha e logo vai aprender a voar. A voar vov?! Eu?! Ser possvel que isso verdade??? Perguntou Aston encantado.

- Sim, neto querido. Amanh iniciaremos suas aulas de vo. Deus lhe deu o talento para voar e voc tem que se esforar para aprender. Entende? - Sim, sim, vamos comear agora. Disse Aston alegre. - Calma, vamos descansar e quando anoitecer comearemos. Disse a vov coruja. - noite? A noite no perigosa? Perguntou Aston assuntado. - Nada que Deus fez perigoso se agente for responsvel e prudente. A noite, para ns corujas, mais segura. Deus nos deu olhos para ver melhor durante noite. Assim nos protegemos ainda mais. - Como Deus inteligente! Exclamou Aston. A vov coruja sorriu e disse. - Est amanhecendo, vamos dormir. Ao anoitecer voaremos! Aston no se contentava com tamanha alegria. Encontrou a vozinha, ia aprender a voar e aprender a se proteger. Como Deus bom! Pensava Aston. Na noite seguinte, l esto eles. Vov Anastcia e Aston no topo de uma rvore. Um, dois, trs e... J. L vo eles voando, voando... Subindo e descendo no ar. Que sensao maravilhosa. Voaaaarrrrrrr...... Gritava Aston.

- Eu t voando!!! Adeus medo! Aston era todo alegria e coragem. Depois de muitas horas de treino, vov e neto sentaram-se em uma rvore muito alta para olhar a floresta. A lua estava cheia, o cheiro da floresta era maravilhoso, o vento fazia um barulhinho muito suave... (emoo ao ler esses trechos) Vov coruja explicou. - L em baixo, existem milhares de animais diferentes. Todos so filhos de Deus; e Deus deu para cada um vrios presentes. Alguns ele ensinou a voar; a outros ele ensinou a correr; outros ele ensinou a ter fora para se proteger; outros ensinou a respirar dentro da gua. Escute meu neto. Deus deu a cada um habilidades diferentes, porque ele ama a todos. Se existissem s corujas no teriam espao para todos, se existissem s peixes a terra estaria vazia. Tudo que Deus faz para o bem de todos, voc entende? Aston lembrou-se do tanto que tinha reclamado e do tanto de medo que sentia e respondeu.

- Graas a Deus e a voc vozinha, agora eu entendo. Meu medo foi uma grande bobeira. Nunca mais vou reclamar de Deus ou pensar que ele no me protege. Nunca mais, prometo. Disse Aston com segurana. Essa lio mais importante meu neto. Aprender a voar essencial para ns coruja, mas saber que Deus cuida de cada um de ns a coisa mais importante para todos os seres; a maior lio da vida para todos os habitantes da floresta e das cidades. - Cidade vozinha, o que isso? Indagou Aston. Anastcia sorriu, abrao-o com amor e disse. - Isso uma outra histria para ser contada em outra noite de luar.

Dinmica Relacional O que Deus me deu para ser feliz? O que tem em mim que mais gosto?

Comentrios importante que o educador pense profundamente sobre essas questes para compartilhar com seus educandos.

Expresso arte-cultural Cantar como coral uma msica que glorifique a sabedoria divina.

Comentrios

Vivncia Moral Apresentar a msica para outro educacional ou contar o histria para os pais. grupo

Comentrios Os pais podero receber a histria por escrito para melhor dialogarem com os filhos quando as crianas foram contar a histria.

Ideias criadoras
Seria muito bom termos um vdeo explicativo de como fazer pssarosfantoches ou confeccionar uma fantasia de pssaro. Quem souber ou conhecer algum que sabe, fica o convite: colabore com todos!

Aula Tema Ttulo

04 Provas da existncia de Deus e atributos da divindade Deus ama as pedras, as plantas, os animais e as crianas ou Deus sempre bom! (dois exemplos)

Observaes
Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Itens a) b) c) d)

Objetivos Reconhecer que somos criao de Deus; Identificar nos cinco sentidos do corpo a bondade desenvolvida no processo evolutivo; Desenvolver o sentimento de gratido a Deus pelos cincos sentido do corpo; Despertar o sentimento de cuidado que devemos ter com o corpo.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da Realizao

Ideias criadoras
Podemos, no Problema e na Convergncia, fazer brincadeiras que destaquem a importncia da viso, olfato, paladar, tato e audio: utilizar aromas agradveis para que todos sintam e depois tampar o nariz, se Deus no tivesse criado o nariz no poderamos sentir... O mesmo com a viso, com paladar, com a audio e com o tato (usar uma luva).

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Meimei.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Problema Apresentar uma pedra (bonita!), com uma planta (idem) e com um animal. Pedir que os educandos faam carinho em cada um deles. Convergncia Como a reao de cada um? Falar com a pedra, a planta e o animal. Por que a pedra e planta no respondem? Ela no pode ouvir? Falar com um animal. Ele reage? Ele vem quando chamando? Por qu? Soluo Doutrinria (contao de histria mostrando os personagens) Deus primeiro criou as pedras. Pedras de todos os tipos; grandes e pequenas; brancas, azuis e pretas; fortes e frgeis. So muitos os tipos de pedras, mas as pedras porque so filhas de Deus queriam crescer e conhecer mais coisas! As que viviam embaixo da terra e da gua queriam saber o que tinha em cima, as que viviam em cima queriam saber o que tinha embaixo. Elas conversavam, conversavam; mas quem morava em baixo no entendia o que era o sol e quem morava em cima no entendia o que era estar dentro da gua ou da terra. Elas queriam entender, mas ningum conseguia explicar o que era tomar banho de rio nem tomar banho de sol. Que dificuldade. Ufa! Depois de muito tempo, uma turmalina, de olhos bem verdes, quer dizer, de cor verde - que pedra no tem olho no ? - teve uma ideia interessante e disse.

Comentrios

Comentrios

Comentrios

- Se ns existimos porque Deus nos criou, se Ele nos criou porque Ele bom. Vamos pedir para Ele nos ajudar a entender o que tomar banho de sol e o que tomar banho de rio. - Quem j se viu, ficar pedindo a Deus essas coisas. Disse um carvo bem zangado. - Pode pedir sim, explicou o diamante. Eu j fui carvo e pedi a Deus para ficar mais bonito e veja como fiquei! - Vamos pedir todas juntas que ele atender, tenho certeza. Disse uma pequenina cassiterita. Todos concordaram. At o carvo zangado aceitou a ideia ao ver a beleza do diamante. Todos pediam, todo dia, em suas preces para que o (Pai do cu) Criador ajudasse a entender melhor como era a vida. Deus que sempre bom atendeu as preces... Tudo foi mudando aos poucos e aquelas pedras foram se transformando e foram v-i-r-a-n-d-o... Plantas! Umas viraram plantas aquticas, outras rvores enormes, outras flores... E como plantas eles entendiam o que era estar abaixo da terra porque tinha razes, entendia o que era a luz do sol porque tinham folhas; outras vivam dentro da gua e sabiam o que viver em um rio. Todas ficaram felizes por muito e muito tempo. Mas, como eram filhas de Deus, elas queriam aprender mais, saber mais, e comearam a conversar... Como seria andar? Como seria ir para todos os lados? Como seria poder ver o sol? Elas s sentiam o calor do sol, mas no viam o sol... Elas sentiam o vento, mas que barulho faria o vento? Elas sentiam a gua, sabiam que a gua molhava a terra, mas que cheiro teria a chuva e a terra? Uma jovem roseira disse. - Deus bom, veja tudo que Ele nos deu. O sol, a chuva, a terra. Tenho certeza que se ns pedirmos com f, Ele nos ajudara a ver o sol, a ouvir o vento e sentir o cheiro da terra molhada. - Besteira, disse um cacto mal humorado. Isso no

possvel. A roseira calou-se, mas uma parreira (ou p de maracuj, maracujazeiro. Maracujazeiro!!! O que isso? um p de maracuj) explicou. - Deus sempre ajuda a todos que pedem com sinceridade e f. Eu j fui um cacto, mas no gostava de ferir e pedi para me transformar e hoje produzo deliciosas uvas (maracujs). O cacto calou-se e todos resolveram pedir a ajuda de Deus para que entender melhor a vida at o cacto pediu. Pediram com f. O tempo passou, passou e Deus que bom foi pouco a pouco transformando as planta em animais. Algumas aprenderam a correr e viraram animais velozes; outras aprenderam a nadar e viraram peixes dos rios e dos mares; outras aprenderam a voar e viraram lindos pssaros cantores e assim viveram felizes por muito e muito tempo. USAR BELAS CENA DE ANIMAIS E COM SONS PARA OS PSSAROS, GUA PARA OS PEIXES. Um dia os animais reuniram-se para conversar. Um esquilo (ou uma arararinha azul) tomou a palavra e explicou. - Muito recebemos de nosso Pai do cu. Ns somos capazes de ver o sol e as cores, de ouvir o vento e o barulho das guas, de sentir o calor do sol e o cheiro da terra molhada. Deus sempre bom. Ns somos filhos de Deus, por isso, devemos sempre aprender coisas novas. Todos escutavam com ateno. A arararinha azul continuou. - Vamos pedir a Deus, nosso criador, que nos ajude a aprender a construir casas melhores, que nos ensine a nos proteger melhor da chuva, que possamos ter mais alimentos, ter roupas que os protejam e ter mais amigos. - Vamos tambm pedir, disse um leopardo (ou tigre branco) que estava presente, que agente no precise matar outros animais para viver.

Todos concordaram. Pediram com muita f, esperaram... Esperaram. Pediram e esperaram. Pouco a pouco, Deus que sempre bom, foi transformando os animais em crianas, em homens e em mulheres que sabiam construir suas casas para se protegeram da chuva, do calor e do frio. Sabiam plantar, fazer roupas e muitas outras coisas. Depois de muito tempo, os homens e mulheres descobriram que no eram felizes. Muitos brigavam para ter mais comida do que precisavam; outros tinham trs casas e outros no tinham nenhuma; alguns queriam tomar as coisas dos outros. Um dia as crianas se reuniram. - Vamos pedir a Deus ajuda. Disse Gabriel. - Como Deus poder nos ajudar? No somos mais pedras para pedir para saber como o sol e a gua; no somos mais plantas para pedir para vermos e ouvir; no somos mais animais para pedir para ser gente, o que podemos pedir? Perguntou Aston, um jovem de corao bondoso. Gabriel disse. - Quando precisamos de ajuda e no sabemos o que pedir. Devemos pedir a Deus que nos ajude da melhor forma que Ele achar. Deus sempre bom. Ele sabe de tudo que precisamos. Durante dias e anos as crianas oraram para Deus pedindo que Ele ensinasse a todos a ser feliz. Que acabasse com as guerras e com as brigas. Em uma noite muito especial, um anjo veio ao mundo e disse: Paz na Terra aos homens de boa vontade. Vim ao mundo para anunciar que as preces das crianas foram atendidas. Jesus vai nascer! Ela vai ensinar as crianas e aos adultos a serem felizes de verdade. Desde esse dia milhares de espritos cheios de amor decidiram que ajudariam todos at que desaparecesse do mundo todo o sofrimento e tristeza.

Observao da autora espiritual: histria a ser adaptada para todas as idades.

Dinmica Relacional O que voc quer pedir a Deus? ou O que voc acha bonito na natureza?

Comentrios

Comentrios

Expresso Arte-Cultural Pintar com tintas coloridas a resposta da questo acima. Vivncia Moral Soltar um pssaro que foi aprisionado (Deus transformou a pedra em planta e a planta em pssaro para que ele pudesse ver, ouvir e voar!)
Comentrios

Ideias criadoras
Sempre que possvel, mande-nos o relato de como foi sua aula. Nossa integrao muito importante!

Aula Tema

05 Provas da existncia de Deus e atributos da divindade Preto-velho, o amigo das crianas (exemplo)
Objetivos Mostrar que evoluir ficar perto de Deus; Despertar a gratido a Deus pela criao e pela renovao da gua; Mostrar a comunicao medinica como parte da obra divina; Despertar o sentimento de amor natureza; Ensinar como podemos nos aproximar de Deus amando e preservando a natureza.

Observaes
Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Ttulo
Itens a) b) c) d) e)

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da Realizao

Ideias criadoras
Trabalhamos nessa aula dois assuntos que limitam e bloqueiam as ideias do Cristo no movimento esprita: o preconceito e o medo da mediunidade. importante que o educador se prepare emocionalmente para que, inconscientemente, no venha a ser um veculo do preconceito tnico e da ignorncia em relao a mediunidade. uma excelente oportunidade de contribuirmos com o Cristo na formao do futuro cidado esprita, o cristo do sculo XXI.

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Meimei.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Problema Mostrar lindas cenas de cachoeiras, rios e riachos. (gua em movimento) Convergncia Para onde a gua via?... Para o mar... Para onde ns vamos? Ouvir as respostas. E depois? E depois que formas para todos os lugares, para onde vamos? Vou contar uma histria... Soluo Doutrinria Para onde vamos, mame? Perguntou Camila com esperana que a me soubesse responder. - Filhinha hoje ns vamos para escola. Voc j est arrumada para ir, no ? - Eu sei mezinha, mas eu queria saber para onde vamos. Disse Camila sem saber explicar o que ela queria. - Vamos para escola... Disse Eleonora, a me de Camila, sem saber responder. - Mas, me, eu queria saber para onde vamos depois de tudo. Tentou explicar Camila. - Filhinha, agora, nos vamos para a escola, depois eu venho te pegar e vamos para casa, amanh vamos para a escola de novo e no fim de semana vamos para a casa da vov. Falou Eleonora. - Que bom mezinha. Vamos para a casa da vov. Falou Camila feliz e ficou mais animada para perguntar de novo para sua me. - Mezinha, depois e depois de ir para a escola,

Comentrios

Comentrios

Comentrios

para a casa e para a casa da vov... Bem depois, para onde a gente vai? Camila pensava que tinha conseguido explicar a pergunta para sua me. difcil explicar coisas para adulto! - Filhinha, olha, chegamos a sua escola. Camila fez um cara de triste, ningum respondia a pergunta dela. Sua me vendo a filha triste disse. - Meu amor, no fim de semana a gente pergunta para sua av, eu acho que ela vai saber responder. T bem? Camila sorriu. Sua av com certeza saberia responder. Pensou. Sbado, bem cedinho, Camila acordou feliz. - Vamos para a casa da vov! - Sim, minha filha. Disse Eleonora. Arrume as suas coisas, todo o resto est pronto. Camila era s felicidade. Adora a vozinha. Ela sempre dava muitas frutas para ela comer, contava histrias bonitas, falava dos bons espritos e dos anjos da guarda. Quando chegaram, Camila correu para abraar dona Sinh como era conhecida sua vozinha. Camila falou dos estudos, dos amigos, das brincadeiras e contou seus sonhos, pois a vozinha da Camila adorava ouvir Camila contar o que tinha sonhado. Foi quando Eleonora se lembrou da pergunta que Camila tinha feito e disse. - Pergunte para a vov aquilo que voc me perguntou quando estvamos indo ao colgio. Camila teve um susto de alegria, a vozinha ia saber explicar, no perdeu tempo e perguntou. - Para onde agente vai depois que fomos para todos os lugares. A vozinha no entendeu nada, mas tentou entender e perguntou. - Como assim , netinha? Camila com medo da v no entender explicou da melhor forma. - Primeiro agente nasce; depois vai para a escola;

fica grande; trabalha; casa; tem filhos; vai para muitos lugares, volta... Mas depois, de tudo, tudo isso, agente vai para onde. Dona sinh sorriu e disse. - Entendo minha netinha, um pergunta muito inteligente. - Voc vai me responder, vozinho? Perguntou Camila ansiosa. Sua vozinha pensou, pensou e disse. - Hoje a tarde, meus amigos vm aqui em casa para orarmos e eu acredito que um esprito muito bom vai estar aqui conosco, porque voc no pergunta para ele? Disse a vozinha pensando no esprito que ela chamava de preto-velho. Ele foi um escravo que perdoou todo mundo que bateu nele; ele muito bom e muito sbio. - Mas eu posso falar com esprito? Perguntou Camila. - Voc no reza todas as noites como eu te ensinei? Perguntou a vozinha. - Sim, rezo todo dia antes de dormir e quando acordo. Respondeu Camila. Dona sinh passou a mo na cabea de Camila e disse. - Se voc reza para Deus voc est conversando com Deus, no ? - sim vozinha. Concordou Camila. - Se voc conversa com Deus, pode conversar com um esprito amigo minha filha. Disse sorrindo dona sinh. Camila era toda felicidade. Ia conversar com um esprito e ia perguntar uma coisa muito importante. Ser que ele entenderia? Pensou Camila preocupada. Na hora combinada, chagaram os amigos da vozinha. Todos se sentaram, o ambiente era de alegria saudvel. Dona marquinhas pediu que Camila fizesse uma prece bonita. Papai do cu, obrigado pelo dia de hoje, pela minha me, pelo meu pai, pela minha vozinha e por

todos os amigos dela. Eu queria pedir que o esprito do preto-velho falasse comigo. Assim seja. Todos estavam felizes por causa da bonita prece. Eles leram e explicaram o Evangelho e tambm falaram que era importante agradecer a Deus por tudo. Pelos animais, pelas plantas, pelo sol e pela chuva. Depois, a vozinha pediu que todos ficassem em silncio e pedissem a Deus que permitissem aos espritos bons se comunicarem. Camila estava emocionada. Sentia muita alegria e achava que o preto-velho ia saber responder a pergunta dela. Dona Mariquinha que estava ao lado de Camila disse com uma voz diferente. - A paz do senhor Jesus Cristo esteja com todos vocs! Preto-velho t feliz de t aqui hoje. - Seja bem-vindo, querido amigo. Disse dona sinh. - Camila minha netinha queria lhe fazer um pergunta. Ela pode? Falou dona sinh. Nesse momento o corao de Camila batia a mais de mil... O preto-velho, que falava pela dona Mariquinha, olhou para Camila, passou a mo na cabea dela e disse sorrindo. - Pode sim, mia filha. Preto-velho v que voc tem corao bom e que quer aprender. - Preto-velho, o senhor pode me dizer para onde agente vai depois de tudo, depois que faz tudo no mundo e depois e depois. - uma pergunta bonita. Disse o preto-velho. Preto-velho vai contar uma histria que aconteceu com ele quando era menino. Preto-velho ficava olhando a cachoeira e ficava pensando para onde vai essa gua. Quando era criana, eu via os espritos dos anjos da guarda, e perguntei para ele, igual mia filha t fazendo agora. Meu anjo de guarda prometeu que ia me explicar e um dia preto-velho dormiu debaixo da rvore e o anjo me tirou do corpo e foi me mostrar. Preto-velho

viu tanta coisa linda. A gua cai da cachoeira e vai longe, longe como rio, s vezes, vai para debaixo da Terra e fica muitos e muitos anos l embaixo, depois sai e continua como riacho pequenino, para e fica como lagoa, mas depois continua, pode virar nuvem ou ir at o mar e encontrar a outra gua que diferente, que salgada. -Mia filha j tomou banho de mar? - J sim, disse Camila animada e explicou, a gua salgada no d para beber no. - S um pouquinho para sentir o gosto n? Falou o preto-velho. Camila concordou com a cabea. Assim as gua doce fica amiga da gua salgada. So diferentes e so amigos. Igual nos dois no ? Disse o preto-velho olhando para Camila. - sim, preto velho. Eu quero ser sua amiga. Respondeu Camila. - Agente igual a gua minha amiga Camila. Agente nasce da me e vai para muitos e muitos lugares, uns vo por uma caminho e outros vo por caminho bem diferentes, mas depois de muito tempo todos chegam ao mesmo lugar. Toda gua vai para o cu. E agente que no gua, depois de ir para muitos lugares vai para Deus e quando estiver l no vai ter mais tristeza, nem dor, nem medo. - Quando agente morre vai pro cu e fica l, preto-velho? Perguntou Camila. - Fica no, filhinha. Volta igual a chuva. Disse com alegria o preto-velho. Pro cu s depois de ir e voltar muitas vezes e aprender tudo. igual a escola. Demora acabar, mas um dia agente aprende tudo e no vai mais. No assim? - sim, preto-velho. Ento, vai demorar agente t com Deus? Preto velho sorriu e disse. - Tem um jeito de ficar com Deus que fcil, quer aprender? - Quero sim, disse Camila.

- ver Deus no amor aos animais, fazer carinho na mezinha e na vozinha; ajudar todo mundo. Ensinou o esprito amigo. - Eu vou fazer isso. Disse Camila. - Faa filhinha que assim voc vai ser muito feliz. E ajude a sua mezinha no ter mais medo de esprito que ele t l no quarto com medo. Todos riram muito e Camila deu um beijo na dona Mariquinha para que preto-velho sentisse que ela o ama muito. Eleonora que via tudo de longe ficou feliz e disse que ia pedir que Camila a ajudasse a perder o medo de falar com os bons espritos. Dinmica relacional Quem reza antes de dormir e quando acorda? Expresso arte-cultural Mostrar como cada um reza antes de dormir e ao acordar Vivncia moral Contar para os pais a importncia da orao e/ou a noite fazer uma orao junto com os pais
Comentrios Comentrios Comentrios

Ideias criadoras
muito importante que os pais acompanhem os temas estudados com as crianas e a estimulem em suas vivncias morais. O educador pode elaborar um pequeno aviso contendo o tema da aula e a vivncia moral proposta.

Aula Tema

06 Provas da existncia de Deus e atributos da divindade A rosa e o anjo (exemplo)

Observaes
Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Ttulo

Itens a) b)

Objetivos Apresentar os animais, chuva, sol e as plantas como criao divina; Mostrar a cooperao na criao divina (sol, solo, plantas e animais); Despertar a capacidade de apreciar a beleza da natureza; Expressar o sentimento de gratido.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da Ao

d) e)

Ideias criadoras
A vivncia moral deve ser uma tarefa simples e fcil de realizar e deve ser sempre avaliada no encontro seguinte para que os educandos se sintam estimulados a faz-la. Ter uma postura compreensiva e estimuladora com os que no conseguirem realiz-la.

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Meimei.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Problema

Comentrios

Levar um rosa, sem espinhos, e pedir que sintam o seu perfume. Levar tambm outras plantas com outros aromas agradveis. Comentrios Convergncia De onde vem esse cheiro? Quem o colocou a? Por que ele importante? Soluo Doutrinria Histria de uma roseira. Existia uma plantinha muito triste. Ela no sabia ser amiga de ningum. Ela tinha medo de ter amigos e depois ficar sozinha, ela sabia que tinha que ser bondosa com todas e que devia ajudar a todos... Mas ela no conseguia. Ela ficava com medo e ficava chata com todo mundo, depois ela se arrependia, mas j tinha magoado muitos amiguinhos. Depois de muito tentar ter amigos, ela focou sozinha, ningum queria brincar com ela. E ela ficou triste. Um dia ela teve uma ideia. Ia pedir a Deus que ajudasse a ser mais bondosa e mais legal com suas amigas. Ela pediu e pediu e no aconteceu nada; mas ela no perdeu a f e continuou pedindo, um

dia um anjo apareceu para ela e disse que Deus tinha mandado ele para ajud-la, ela ficou muito feliz e perguntou. - Voc vai me transformar em uma roseira que todo mundo ama? O anjo sorriu e disse. - No minha amiguinha. Eu no posso fazer isso. - Como voc vai me ajudar? Perguntou a roseirinha quase triste. - Eu vou ensinar a ser mias bondoso. voc que vai se tornar uma roseira que todo mundo ama. Respondeu o anjo. - E como eu fao? Perguntou interessada a roseirinha. A primeira regra a seguinte, disse o anjo falando com segurana. No reclamar de ningum. Quem vive reclamando vir chata. A roseirinha sabia que ela vivia reclamando de todo mundo, por isso, perguntou. - Como eu fao para parar de reclamar? - Antes de reclamar de algum, voc pergunta para mim o que esse algum tem de bom. Assim eu ensino a voc o valor de todos. Explicou o anjo. - Combinado, disse a roseirinha que no queria continuar solitria. O anjo partiu.

No dia seguinte, a roseirinha acordou com a um abelha em cima de suas ptalas e como sempre fazia foi logo dizendo. - Voc abelha feia, faz um barulho horrvel, saia daqui! Eu no gosto de voc. - Eu acabei de chegar, por favor, tenha calam. Disse a abelha assustada com tanta raiva. Quando a roseirinha ia comear a reclamar de novo, o anjo apareceu e disse. - Escute, minha amiga. Sem a amizade da abelha vocs, rosas, no existiriam. a abelha que ajuda que vocs nasam em todos os lugares; sem a ajuda da abelha nem teus pais nem teus avos teriam existido. A roseirinha ficou impressionada, ela nunca tinha pensado nisso. Ela respirou fundo e disse para a abelha. - Abelha, a senhora, por favor, me desculpe, eu no sabia como voc importante para mim. De tanto reclamar, no vi as coisas boas que voc faz por mim. A abelha ficou feliz com a roseirinha e disse. - Tudo bem, eu te desculpo e todas as vezes que eu puder virei te visitar. O tempo passou... Um dia, ao amanhecer, a roseirinha sentiu muito calor e comeou a reclamar. - Sol, voc muito ruim. Esquenta demais. Eu no gosto de voc.

O anjo apareceu e disse. - Minha amiga roseira. Se o sol for embora, toda a vida no mundo se acaba. Alm de voc, a luz dela ajuda os peixes no mar, os pssaros do cu e as sementes de todas as rvores, que s crescem com a ajuda dele. Sem a luz ningum consegue sair das trevas. Quando voc era semente, foi ele que te ajudou a virar planta. justo reclamar tanto dele quando ele est ajudando todo mundo? O a todos! - Sol, me perdoe, por favor, eu fui muito egosta, s pensei no meu calor e nunca agradeci por todos os dias que voc me ajudou. O sol sorriu e falou. - Fico feliz que voc aprenda a agradecer, quando agente aprende a agradecer por tudo, todos viram nossos amigos. A roseirinha comeou a entender que para ter amigos era preciso agradecer por tudo que eles faziam por ela. - Obrigada amigo sol, pela tua luz que faz o dia ficar alegre; obrigada amigo sol pelo teu calor que aquece meu corpo; obrigada amigo sol porque tu me ensinas a ajudar a todos como ajuda com tua luz. Uma noite, estava chovendo muito e fazia frio. O roseirinha ficou muito triste. Ela vivia reclamando do sol e nunca pensou como ele ajuda

roseirinha sentia saudade de seu amigo sol e ia comear a reclamar das nuvens e da gua. Ia lembrou das lies que aprendeu com o anjo, com a abelha e com o sol. Respirou fundo e disse. - Obrigada amiga nuvem que traz a amiga gua que mata a sede de todos os animais da floresta e dos seres humanos; obrigada amiga gua que traz alimento para todas as plantas do mundo; obrigada amiga nuvem que dia e noite vai para todos os cantos ajudar todo mundo. Nesse instante o anjo apareceu feliz e disse. - Agora tens muitos amigos. s amiga dos animais e da natureza porque sabes que tudo que Deus fez importante. A roseirinha estava feliz, mas uma coisa a preocupava. - Amigo anjo, a abelha muito trabalha a ajuda as plantas, produz mel e cuida de suas filhinhas; o sol tudo ilumina e ajuda as plantas, aos animais e os seres humanos. Ele est em toda parte ajudando; assim tambm a gua e as nuvens... A roseirinha comeou a chorar e no conseguia falar. - Fale minha amiga, importante aprender a conversar com os amigos. Incentivou o anjo. - Eu queria tambm ajudar aos outros. Eu no posso me mover para ir em todos os lugares. Eu queria ajudar as plantas, aos animais e os seres

humanos; eu queria poder estar em muitos lugares para fazer o bem a todos. O anjo, ao ouvir o pedido da roseirinha, chorou emocionado; ajoelhou-se e fez uma prece a Deus pedindo que, mesmo sendo planta, a roseirinha pudesse estar em muitos lugares e ajudar a todos. Depois da prece, uma luz muito bonita desceu dos cus e tocou a roseirinha... E desde esse dia aonde se encontram rosas e roseirinhas existe um perfume divino que agrada, reconforta e cura. Dinmica Relacional Como voc ajuda seus amigos e/ou a mame ou papai ou irmo?
Comentrios Comentrios

Expresso Arte-Cultural & Vivncia moral Escrever a palavra - obrigado (a) - pint-la e entregar para uma pessoa que ama dizendo o motivo da gratido.

Ideias criadoras
Existem milhares de smbolos do amor de Deus por cada um de ns; preciso descobri-los em nossas vidas para poderemos ofertas aos amigos educandos. Afinal, somos ns, em alguma medida, o anjo enviado para educar em nome de Jesus.

Aula Tema

07 Provas da existncia de Deus e atributos da divindade Juti e Jetu as formigas, amigas/ Jetu o amigo de Jesus (dois exemplos)
Objetivos Apresentar as formigas como criao divina; Destacar a delicadeza e tambm a fora das formigas; Mostrar que a cooperao lei da natureza; Despertar o reconhecimento pelas pessoas que cooperam conosco; Difundir a importncia da no-violncia

Observaes
Livro dos Espritos. Cap. I. Itens II e III.

Ttulo

Itens a) b) c) d) e)

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
No necessrio que os objetivos estejam explcitos na histria a ser utilizada como Soluo Doutrinria; cabe ao educador destac-los nos dilogos, na forma de narrar a histria e em suas observaes. Uma mesma histria pode servir para ilustrar diferentes ensinos espritas.

Aula elaborada pelo amigo espiritual preto-velho.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Problema Levar um filme que mostra um formigueiro transparente (vidro) com todas as suas atividades. Convergncia As formigas foram criadas por Deus? Elas so filhas de Deus? Elas se ajudam? Como eles se protegem? Soluo Doutrinria Era uma vez uma formiga que se chamava Juti. Juti era uma formiguinha pequena, era a mias nova da famlia, mas era muito, muito valente. Quem chegasse perto de Juti, era ferroada na certa. Ele nem perguntava quem era. Ela batia e pronto. A me de Juti vivia preocupada... No sabia o que fazer para acalmar a filha que era to zangada. Ela reza para o Pai do cu para aclamar o corao valente de Juti. Um dia, na hora do almoo, Juti brigou com a irm. Bateu nela e jogou no cho todas as folhas que a me tinha ido pegar longe para ela comerem. Foi uma tristeza. A me que v os filhinhos brigarem sente muita tristeza. Por isso, ele foi chorar no seu quarto e pedir a Deus que ajudasse a sua filha to valente e brigona. ... Juti foi crescendo e ficando cada vez mais valente. Brigava na rua, brigava no colgio; no respeitava nem a professora. Era terrvel. Jut que Deus te ensine, era o que sua me dizia todo dia para a filha crescida. Jut cresceu, focou adulta, casou e teve outras filhinhas formigas... Mas continuou valente. Se algum no falava direito com ela era briga na certa. Um dia aconteceu algo inesperado. Uma surpresa que deveria ser boa, mas no foi.

Estava em casa Jut e suas filhinhas e elas receberam a visita que uma formiga muito amiga e muito sbia. Jetu era o nome dessa formiga que cuidava de todos as formigas que sofriam e que estavam doentes. Jetu comeou a brincar com as filhinhas de Jut e Jut achou que ele estava fazendo mal a elas. Jut nem pensou, partiu para cima de Jetu e comeou a bater nele dizendo que ele no prestava, que ele tava fazendo mal as filhas dela e bateu e bateu tanto que Jetu no teve tempo de falar... Jetu foi para o hospital muito doente e no mesmo dia o formiga filha da rainha formiga adoeceu e a rainha mandou chamar Jetu para cuidar dela. Quando a rainha formiga soube que Jetu tava doente porque a raivosa Juti tinha batido nele; ficou furiosa e mandou prender a Jut para sempre em uma priso muito escura. As filhinhas de juti ficaram sozinhas. Quando Jetu soube da histria, mesmo doente, levantouse e foi falar com a rainha. - Senhora rainha, disse Jetu, eu cuidarei de sua amada filha, a princesinha que est doente, mas peo que voc perdoe Juti. - No farei isso, disse a rainha, ela esta sempre brigando e nunca quer ajudar a ningum. Ela ficar para sempre sozinha na priso. O sbio Jetu pensou que a rainha tinha razo. Ela no podia soltar Juti para que ela no ferisse outras pessoas. Mas Jetu tambm se lembrou de suas filhinhas que estavam muito triste e sozinhas. E falou para a rainha. - Nobre rainha de todas as formigas. verdade que hoje, Juti no tem condies de viver com as outras formigas, mas eu lhe fao uma boa proposta. - O que ? Perguntou a rainha interessada. - Depois que eu cuidar de sua filha, cuidarei de Juti para que ela possa aprender a no bater nas outras formiga. Explicou Jetu. - Mas isso possvel? Ele brigona desde que nasceu. Pergunta a rainha. - Claro que . Todas as criaturas so filhas de Deus e todas podem aprender. Com o tempo e com o trabalho

todas podem aprender a ser bons e pacficos. Falou com convico o sbio Jetu. - Combinado. Ela s ser solta, quando estiver educada. Disse a rainha. E por muitos anos Jetu foi visitar Juti e ensin-la a trabalhar e a ajudar. Ela aprendeu a costurar para quem no tinha roupa, aprendeu a limpar o cho da sua cela e da cela dos doentes, aprendeu a perdoar que a magoava e quando no achava que no ia conseguir orava e pedia a Deus ajuda e conseguia. Uma dia... Juti saiu da priso e foi para casa, quando chegou a casa viu que as filhas tinham aprendido as mesmas coisas que ela com Jetu e ficou muito, muito feliz, porque as filhas no iriam sofrer o que ela sofreu por ser valente. Ela chorou de alegria agradeceu a Jetu, pois apesar de ter batido nele, ele por muitos anos ajudou a ela e as suas filhas sem nada receber. Jetu disse. - Um dia um homem veio ao mundo e muitos bateram nele e o maltrataram. Ele perdoou e ajudou a todos. Eu aprendi a fazer a mesma coisa. Todas prestavam ateno. Juti estava espantada e sua filhinha mais nova perguntou: como ele se chama? - Jesus, disse Jetu sorrindo. Dinmica Relacional - Quem voc j perdoou? - Quem j desculpou? Ou Quem sempre lhe ajuda? Como voc ajudado (um exemplo...) Voc ajuda a algum? Quem? Expresso Arte-Cultural Teatralizar uma ao ajudando algum Ou Contar a historia de quando voc perdoou algum para os amiguinhos.

Vivncia Moral Agradecer a Deus por Jesus ter vindo ao mundo nos ensinar a cooperar e a perdoar e explicar para os pais que no devemos bater me nos outros.

Ideias criadoras
Observe a variedade de perguntas que devem ser direcionadas e ajustadas ao enfoque do educador. Interessante relao estabelecida pelo amigo espiritual entre perdo e cooperao, de fato, no existe cooperao sem perdo. Essas relaes criativas e inteligentes ampliam a nossa compreenso da vida. Histria a ser adaptada segundo as idades. Se voc pode fazer desenhos da histria, compartilhe conosco, escaneando-os e enviando para nosso e-mail. marcos.barsanulfo@gmail.com. Obrigado!

Grupo III 11 a 14 anos

CARACTERSTICAS DA FAIXA ETRIA Nessa faixa etria o indivduo atinge a capacidade pensar abstratamente, de entender as linguagens figuradas e de ter decises autnomas, isto , guiar sua conduta princpios morais internos e compreender a diferenas entre ao externa e inteno. Essas capacidades possibilitam uma ampliao imensa nos temas e formas de abord-los. A problematizao poder ser realizada com praticamente qualquer situao ou objeto existente no mundo natural ou no mundo social; a convergncia aplica-se tcnicas e dinmicas que estimulem argumentos contra e a favor, bem como esquetes teatrais mais complexas e com mltiplas interpretaes; a soluo doutrinria comporta a leitura direta de trechos de O Livro dos Espritos, por exemplo; a Dinmica Relacional faculta o aprofundamento de questes pessoais e psicolgicas; a expresso artecultural utiliza-se dos recursos empregados e a vivncia moral deve, paulatinamente, se tornar experincias de grupo como visita a hospitais, asilos e orfanatos.

Aula Tema Ttulo

01 Provas da existncia de Deus


O ttulo deve ser elaborado pelo educador; muito importante, pois o primeiro estmulo do encontro e deve despertar o interesse dos educandos.

Observaes
Livro dos Espritos. Captulo I. Item II
Nome da aula a ser apresentado ao educando

A busca mais radical (exemplo)

Itens a) b) c) d)

Objetivos Reconhecer a existncia de Deus atravs de sua obra; Compreender as expresses do ser em sua busca de Deus; Sentir-se parte da criao divina; Estimular o sentimento do amor de Deus em outro ser.

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
importante ler os exemplos de aula dos outros grupos, pois alm de aprender tcnicas diferenciadas, muitos atividades e contedos doutrinrios podem ser adaptados.

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema Convergncia

Atividade Apresentar trecho documentrio que expresse a grandeza do universo. O que vocs sentem ao ver essas imagens? Quem fez tudo isso? possvel ao ser humano agir em dimenses to imensas? Poder o ser humano alterar a estrutura do universo? A busca de Deus a busca mais profunda do ser humano. Como o homem da caverna busca a Deus? Cantando, danando. Como o homem que tem o pensamento pouco desenvolvido busca a Deus? Identificando-o com algo material o sol, a lua, uma rvore, um rio. Como Francisco de Assis busca a Deus? Amando a natureza, vivendo em paz e simplicidade. Montagem de um quadrocolagem da busca do ser humana a Deus. Representar graficamente a adorao de pedras (litolatria); adorao de plantas (fitolatria); adorao de animais (zoolatria); adorao de deuses (mitologia). Sentir-se amado por Deus. muito importante que o educador prepare-se para este momento, meditando e orando na vspera da aula. Colocar msica ambiente agradvel e relaxante. Providenciar para que todos fiquem em uma posio confortvel, seja nas cadeiras, seja em esteiras de preferncia.

Soluo Doutrinria

Expresso ArteCultural

Dinmica Relacional

Vivncia Moral

Criar um momento de harmonia a paz. Pedir que todos relaxem, respirem lentamente, sintam-se envoltos por um luz da cor que escolherem e sinta muita paz... Aps esses instantes, fazer uma prece pedindo a Deus que permita que todos que ali esto sintam o Seu amor, sintam-se amados, amparados, protegidos. Que todos sintam em seus coraes o amor incondicional que Deus tem por cada um ser da criao, por cada um de ns. Vamos nos permitir sintonizar com o Pai criador que nos ama incondicionalmente. Realizar essa meditao com algum que ama.

Ideias criadoras
Problema. Existem inmeras fontes me documentrios e no youtube. Naturalmente, devemos verificar as informaes. O melhor documentrio sobre o universo que conheo o SPACE, produzido pela rede de televiso BBC. No youtube existem centenas de opes, sugiro entrar com palavras como universo ou tamanho do universo etc. Segue duas sugestes. A primeira o trecho de um filme a segunda de um documentrio. 1
http://www.youtube.com/watch?v=VrdPrF5iB-Q&feature=related

2. http://www.youtube.com/watch?v=kU0ScDUE1sU&feature=related Soluo Doutrinria. Para tratar da grandeza de Deus e da evoluo das formas de relao do ser humano com o criador, a leitura do livro Depois da Morte, de Lon Denis, o captulo 9; do livro O Esprito e o Tempo, de Jos Herculano Pires, o capitulo I, item 3, da primeira parte e do nosso livro Fenmenos Medinicos atravs dos Tempos, volume I. Disponveis em nosso blog. Dinmica Relacional. relevante o destaque que faz o amigo espiritual quando sugere que nos preparemos, nesse caso em particular, para a dinmica Relacional. Em nosso movimento, comum a compreenso de que devemos nos preparar as reunies medinicas, o que til e verdadeiro. Estranho, contudo, a falta da cultura de preparao emocional (espiritual) para os encontros educacionais. No deveramos nos preparar? No deveria o encontro educacional ser um momento descontrado, feliz e espiritualizante? Como criar um ambiente de vivncias significativas sem a preparao emocional anterior do educador? Certamente, nossa preparao o recurso mais valioso para nossas aulas.

Aula Tema Ttulo

02 Provas da existncia de Deus A inquietao e a paz (exemplo)


Devemos evitar usar perguntas no ttulo, ele uma apresentao. o nome da aula.

Observaes
Livro dos Espritos. Captulo I. Item II

Itens a) b) c) d)

Objetivos Identificar a criao evolui da desarmonia para a harmonia; Explicar que a harmonia nos aproxima de Deus; Refletir sobre emoes harmonizadas e desarmonizadas que possumos; Realizar aes que ampliem a harmoniza pessoal.

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
A harmonia musical um das belas expresses da harmonia universal. Partindo dessa expresso podemos abordar os mais variados assuntos e temas, cada ao educador desenvolver a utilizar essas ideias. Compartilhe com os outros educadores as suas experincias, envie suas aulas e recursos utilizados para nosso e-mail: marcos.barsanulfo@gmail.com

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade

Apresentar duas msicas. Uma muito desarmnica um canto selvagem sem ritmo e cadncia e uma msica melodiosa e cantada por uma bela voz. Convergncia Qual a diferena? A harmonia apenas uma caracterstica da msica? Existem mentes harmonizadas e desarmonizadas? A Criao caminha da desarmonia para a harmonia; da feira para a beleza; da ignorncia para a plena conscincia. Soluo A vida desenvolve-se da desarmonia para a harmonia; Doutrinria do caos para a ordem; da ausncia de beleza para a beleza sublime. Esse processo prova a existncia de uma ordem a presidir todo o processo da vida na natureza e na sociedade. Quando o esprito o ser consciente - compreende melhor o Criador torna-se capaz de produzir mais harmonia, ordem e beleza. Exemplificar com um relato da vida em um mundo superior. Dinmica Que dimenses do meu ser esto harmonizadas e quais Relacional esto desarmonizadas? Ser o mais especfico possvel, evitar falar apenas, por exemplo, minhas emoes esto em desarmonia. Que emoes? Em relao a que? A alimentao, ao amar, ao confiar em Deus? Em comprimento com as obrigaes do colgio ou de casa? Em relao ao hbito de orar ou de ter tempo, durante a semana, para ajudar algum? Expresso ArteUma pea teatral em que um das dificuldades ou Cultural algumas sejam apresentadas e solucionadas a partir de uma compreenso mais profunda do amor de Deus. Vivncia Moral Buscar corrigir, durante a semana, a desarmonia apresentada. O educador, se possvel, deve depois do encontro anotar as desarmonias do educando e pensar como ajud-lo a super-las.

Ideias criadoras
Soluo Doutrinria. A Revista Esprita de Kardec (facilmente encontrada na internet), de abril de 1858, tem interessantssimo relato sobre a vida de Jpiter. preciso pesquisar a obra de Francisco Xavier e a do mdium norte-americano (considerado o precursor do Espiritismo no EUA) para mais relatos. Quem encontrar compartilhe com todos, enviando-nos. Dinmica Relacional. H uma sugesto preciosa: ser o mais especfico possvel sobre as questes abordadas. Falar de uma maneira muito geral aceitvel em um grupo que no se conhece, mas o educador, pouco a pouco, deve aprofundar as reflexes, integrando o grupo educacional.

Aula Tema Ttulo

03 Provas da existncia de Deus Os auxiliares de Deus (exemplo)


Alm de criar um ttulo interessante, indispensvel apresent-lo de forma empolgante.

Observaes
importante usar o Livro dos Espritos no grupo educacional

Itens a) b) c) e)

Objetivos Apresentar que os espritos como auxiliares Deus na criao, co-criadores; Identificar que criamos um mundo e seres com os nossos sentimentos; Enfatizar a importncia de conhecer nossos melhores e piores sentimentos; Aprender a doar os melhores sentimentos.

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
Enfatizamos que a aula esprita deve preocupar-se com as trs dimenses do ser: o saber, o sentir e o fazer. Congregando essas trs foras espirituais o esprito encarnado ter condies de cumprir a sua misso na Terra. Erro grave da educao com conseqncias desastrosas limitar-se a uma ou duas dessas dimenses.

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade Apresentar gravuras de grupos de animais. Pssaros e seus sons. Animais marinhos e seus sons. Dinossauros. Quem os criou? Os espritos ajudaram? Os espritos decidiram suas caractersticas? O que esses animais expressam de seus autores? Existem particularidades da personalidade espiritual de quem os ajudou a aperfeioar?
Obs. So apenas sugestes de questes

Convergncia

Soluo Doutrinria

Apresentar texto que solucionem a questo que podem ser distribudos em subgrupos ou estudados por todos. Dinmica Expresse seus melhores e piores sentimentos por Relacional & meio de uma pintura (ou duas pinturas); apresentar Expresso Arte- ao grupo, dialogar sobre eles. Cultural Idem Idem Vivncia Moral Doar a pintura que expressa seus melhores sentimentos.

Ideias criadoras
Problema. As gravuras e os sons de pssaros poderem ser pesquisados na internet. Utilizar as imagens em TV/Data show ou imprimi-las em gravuras grandes e coloridas, a beleza visual muito importante! O mesmo aplica-se aos animais marinhos e aos dinossauros (existem pesquisas que reproduziram os sons dos dinossauros). Contamos com a sua ajudo nesta pesquisa. Soluo Doutrinria, o captulo II, do livro A Caminho da Luz (Emmanuel/F. Xavier), uma excelente introduo ao tema. Disponvel em nosso blog.

Aula Tema Ttulo

04 Atributos da divindade Fanatismo e preconceito pssimos conselheiros ou A diferena entre saber e viver o Espiritismo (dois exemplos)

Livro dos Espritos. Captulo I. Item III

Objetivos Objetivos a) Diferenciar a concepo terica da concepo emocional de Deus; b) Esclarecer que o fantico um indivduo que pensa ser privilegiado por Deus; c) Esclarecer que Deus imaterial, todo poderoso, perfeitamente justo e bom. Avaliar a prpria concepo de Deus; d) Desenvolver o respeito e o apoio as outras religies.

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
Essa aula nos d a oportunidade de analisar o fanatismo e o preconceito, no apenas do outro, mas em que medida esse sentimento est presente em nosso ntimo. O ideal que o educador, antes da aula, tenha o seu momento de auto-anlise.

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade Cenas televisivas variados credos. de fanticos religiosos de

Convergncia

O que o fanatismo? Por que as pessoas se tornam fanticas? A concepo que se tem de Deus ajuda a ampliar ou diminuir o fanatismo? A concepo esprita de Deus auxilia a aumentar ou a diminuir o fanatismo? possvel existir fanatismo nos espritas (apesar de no existir no Espiritismo)? Livro dos Espritos lido em grupo. Leitura dividia: Pergunta / resposta / comentrios de Kardec; Questes 10 a 13 (por exemplo). Histria do livro O Cu e o inferno de Allan Kardec ou psicografia sobre o conceito emocional de Deus e o preconceito.
Obs. Comentrio a questo 10 de O Livro dos Espritos: Se no podemos compreender a natureza ntima de Deus, por que ser fantico desejando impor nossa compreenso limitada?

Soluo Doutrinria

Dinmica Relacional

O educando joga o dado se der impar responde a questo de letra a; Se der par responde a questo de letra b. Narrar uma situao em que: a) Eu no fui fantico... b) Eu fui fantico... ArteCompor uma poesia ou rima contando a histria de no-fanatismo ou contando como deveria ter sido a histria de fanatismo. Fazer em grupo uma prece por todas as religies e por todos os religiosos para que encontrem o caminho que leva a Deus em sua religio.

Expresso Cultural

Vivncia Moral

Ideias criadoras
Problema. As cenas que mostrem um comportamento de fanatismo religioso podem ser selecionadas no youtube. Soluo Doutrinria. Um dos textos que podem ser utilizados a mensagem do esprito Bernardin (a pronuncia Bernardan), em O Cu e o Inferno, de Allan Kardec. Essa mensagem instrutiva para o tema, por no ter sido esse esprito esprita, mas por sua conduta conquistou uma condio muito elevada. a vivncia e no a definio filosfica e religiosa que salva. O outro texto uma psicografia o conceito emocional de Deus que um doloroso e honesto depoimento de um amigo de ideal desencarnado, soma-se a esse texto as reflexes de outro amigo espiritual que nos ajuda a aprofundar a compreenso da Doutrina Esprita. Cabe ao educador selecionar o texto mais adequado.

Aula Tema Ttulo

05 Atributos da divindade A grandeza de Deus e a grandeza do Espiritismo


Objetivos Relacionar as concepes de filsofos e cientista eminentes com a concepo esprita; Identificar conceitos limitados sobre Deus; Desvelar a prpria relao emocional com Deus; Estimular a outros a pensar sua relao com Deus.
Livro dos Espritos. Captulo I. Item III

Item a) b) c) d)

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
No faltam exemplos oriundos dos mais avanados pesquisadores da atualidade que elaboram um concepo sobre Deus semelhante a concepo esprita. Caso voc encontro outros alm dos sugerido, envienos!

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade Trecho do documentrio Quem somo ns? e/ou Trecho da entrevista de Amit Goswami.

Convergncia

A evoluo da cincia faz com que ela se aproxime ou se distancia do Espiritismo? A ideia apresenta sobre Deus parecida ou diferente da ideia esprita? Qual a ideia sobre Deus que o entrevistado classifica de popularista? Qual a relao entre a concepo esprita de Deus e a do cientista entrevistado? Soluo Ler Livro dos Espritos e comparar as explicaes. Doutrinria O Espiritismo sintetiza a ideia de um Deus que no material nem humano e da ordem universal por meio de Suas Leis. Dinmica Aps um momento de silncio, elaborar desenhos Relacional & (quadro-sntese) que expressem diversas formas como Expresso Arte- cada um j se relacionou com Deus por exemplo: Cultural momentos em que pensei que poderia fazer trocas com Deus ou que Deus estava com raiva de mim; que Deus me ama; etc. Expor os desenhos ao grupo.
Obs. O momento de silncio e relaxamento importante para que cada um possa conseguir concentrar-se e mais facilmente ter acesso as prprias recordaes.

Idem Vivncia Moral

Idem Organizar a exposio: Deus e minha vida no prprio centro esprita.

Ideias criadoras
Problema Documentrio Quem somos ns? http://www.youtube.com/watch?v=1JdeUMao3EA&feature=fvsr um documentrio mostra uma aproximao muito enriquecedora da cincia quntica e do Espiritismo. Sugiro o trecho 47h07min a 50h20min para abordar o tema Deus. Outro vdeo o Quem somos ns 2? Sugiro o trecho 6min: 25seg a 9min: 43 seg. http://www.youtube.com/watch?v=UI4ydKDQrzU O terceiro vdeo entrevista com Amit Goswami http://www.youtube.com/watch?v=eaDYAezrps o trecho destacado o de 01:00:50 a 01:04:55. O educador deve escolher utilizar um ou dois trechos; ou outro que julgue mais adequado. Soluo Doutrinria. Utilizar textos sugeridos em outro momento ou oriundos da pesquisa do educador. Dinmica Relacional & E. Arte-Cultural. O educador pode pedir que os desenhos sejam feito na medida em que ele descreve a situao, por exemplo, desenho uma situao que voc tentou fazer uma troca com Deus; depois de feito o desenho, uma situao em que voc teve um sentimento de profunda gratido a Deus; etc.

Aula Tema Ttulo


Itens a) b) c) d) e)

05 Elementos Gerais do Universo O esprito dos animais (exemplo)


Objetivos Apresentar a matria e o esprito como os dois elementos formadores do universo; Destacar que o esprito que d vida a matria e sobrevive a morte do corpo fsico; Identificar o perisprito como corpo material sutil; Compartilhar o sentimento de perda; Difundir d a certeza da imortalidade.

Observaes
Livro dos Espritos. Parte I. Captulo II

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
Compartilhe conosco suas pesquisas sobre a imortalidade; bem como vivncias medinicas de amigos que desencarnaram e que testemunharam sua imortalidade.

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade Um ou dois relatos do documentrio Vida aps a vida do Dr. Raymond Moody. Como explicar essas experincias? Discutir opinies favorveis a compreenso esprita e a materialista, refutando suas teses por meio do dilogo. Relato de Gabriel Delanne ou Chico Xavier. Livro dos Espritos pedir aos educandos que pesquisem na parte I, captulo II, e selecionem uma questo que, para eles, melhor expresse os temas estudados. Como voc lidou com a morte de algum querido? Ou Como voc lidou com a morte de um animal de estimao?

Convergncia

Soluo Doutrinria

Dinmica Relacional

Expresso Cultural

Arte-

O educador em uma encanao teatral espontnea coloca-se como algum que est vivendo a dor do desencarne de uma pessoa muito amada definir a pessoa segundo o perfil do grupo e solicita o consolo dos educandos.
Obs. um vivencia importante, pois um dia os educandos sero chamados a consolar pessoas que tiveram perdas verdadeiras e dolorosas.

Vivncia Moral

Compartilhar o relato lido na soluo doutrinria pelos meios eletrnicos (e-mail, Orkut, Face book, outros)

Ideias criadoras
Problema. Os estudos do Dr. Raymond Moody so apresentado no documentrio Vida aps a vida que conta com a participao do Dr. Moody e de seis pessoas que viveram a experincia de quase-morte. O trecho sugerido o da parte dois de 5:50 a 8:17 http://www.youtube.com/watch?v=sdtmVyvuPRc&feature=related Existem muitos outros trechos interessantes. Boa escolha. Soluo Doutrinria. Antes da pesquisa dos educandos, em O Livro dos Espritos o educador pode apresentar um relato esprita de Gabriel Delanne Goethe e seu amigo; ou de Chico Xavier a sobrevivncia dos animais. Ambos disponveis no blog. importante destacar que Goethe considerado o mais importante escritor da literatura alem e um dos mais importantes de todos os tempos.

Aula Tema Ttulo


Item a) b) c) d)

07 Elementos Gerais do Universo Pensar faz diferena (exemplo)


Objetivos Explicar que os fluidos/energias so modificados pelos nossos pensamentos e sentimentos; Constatar que somos afetados pelos fluidos/energias. Identificar os fluidos que emitimos ao sentir; Aprender a projetar fluidos elevados e benficos.

Observaes
Livro dos Espritos. Parte I. Captulo II

Dimenses do Ser Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
Existem centenas de experincias que comprovam a atuao da inteligncia na matria por meio do pensamento e dos sentimentos. Que tal fazer uma pesquisa coletiva e organizar essas informaes? Conto com a colaborao de todos. Envie-me e, uma vez organizado esse material, divulgarei para todos o resultado de nosso trabalho coletivo. Marcos.barsanulfo@gmail.com

Aula elaborada pelo esprito Ivan de Albuquerque.


Psicografia mdium do grupo Marcos.

Etapa da Estrutura Problema

Atividade Mudana do comportamento de uma sociedade pela influncia do pensamento Como o Espiritismo explica essas modificaes? O que voc acha? Como pode o pensamento alterar o comportamento de outras pessoas? possvel? O pensamento altera os fluidos que afeta as pessoas... Ver Revista Esprita e sintetizar o texto de Allan Kardec. Relato de uma experincia que tenha descrio de sensaes fludicas como encontrar um amigo e sentir um calor reconfortante ou um desafeto e sentir um calafrio ou um peso enorme

Convergncia

Soluo Doutrinria Dinmica Relacional

Expresso Cultural

Arte-

Expressar por meio de um teatro mudo o encontrar e uma soluo adequada caso a experincia tenha sido negativa. Preparar-se vibratoriamente e abraar uma pessoa amada envolvendo-a com fludos elevados.

Vivncia Moral

Ideias criadoras
Problema. Quem somos ns? http://www.youtube.com/watch?v=1JdeUMao3EA&feature=fvsr sugiro o trecho 31min: 35seg a 32min: 44seg. Soluo Doutrinria. O artigo Atmosfera Espiritual, da Revista Esprita de 1867, apresenta a explicao do fenmeno acima relatado. Ideal a adaptao do texto para o grupo. Caso voc tenha outros textos, compartilhe conosco! Marcos.barsanulfo@gmail.com

Grupo IV 15 em diante

CARACTERSTICAS DA FAIXA ETRIA Nesse grupo as faculdades cognitivas atingem a maturidade. Evidencia-se a maturidade espiritual alcanada, a organizao biolgica permite ao indivduo a expresso de sua individualidade. O diferencial, a partir dessa idade, o da evoluo moral e intelectual e no mais das limitaes emocionais e cognitivas. O indivduo capaz do pensamento crtico e abstrato, amplia-se o leque de possibilidades de assuntos e formas de abordagem. possvel - e desejvel - congregar diferentes idades em os grupos de educao espritas, superando-se as barreiras do convvio das geraes no Centro Esprita. Alm de compreender a provas da existncia de Deus, o grupo deve desenvolver uma busca emocional do Criador em si mesmo e em Sua obra. A reflexo madura adquire valor pessoal, prtico. Enriquecer a relao emocional com o Criador e reconhecer Deus em suas criaturas, superar ativismos castradores e perniciosos, permitir-se o vnculo com o Pai a meta essencial.

Aula Tema Ttulo

01 Provas da existncia de Deus


O ttulo deve ser elaborado pelo educador; muito importante, pois o primeiro estmulo do encontro e deve despertar o interesse dos educandos.

Tema gerador Livro dos Espritos Captulo I Item II


O nome da aula a ser apresentado ao educando

Uma experincia com Deus (exemplo)

Itens a) b) c) d)

Objetivos
Reconhecer Deus como Criador do Universo; Demonstrar que a grandeza do universo e a complexidade da vida no poderiam ser obra do acaso; Sentir a presena de Deus; Estimular ao educando a ajudar a algum ampliar sua f em Deus.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso do sentimento Dimenso da ao

Ideias criadoras
indispensvel que o educador leia a aulas dos outros grupos. possvel adaptar ideias e contedos.

Aula e comentrios elaborados pelo esprito Cairbar Schutel.


Psicografia mdium do grupo Marcos Obs. Os nomes das etapas no devem ser apresentados ao educando.

Etapa da estrutura Problema

Atividade Pegar uma frase com cinco palavras corte-as, entregar para cada educando e pedir que eles juntem as palavras sem olhar, anotar as frases formadas. Depois de algumas tentativas, pea que eles juntem as palavras olhando.

Comentrio

Exemplo de frases: Fora da Caridade no h salvao (Allan Kardec) ou Eu quero (a) misericrdia e no (o) sacrifcio (Jesus de Nazar). Obs. Os artigos (a) e (o) da segunda frase podem ser includos ou retirados segundo o nmero de participantes, pode utilizar as duas frases dividindo-se o grupo ou elaborar outras. mais Convergncia Analisar os resultados e Desenvolver questionamentos segundo o perguntar o que fez a diferena perfil do grupo

Soluo doutrinria

Dinmica relacional Expresso arte-cultural

entre todos os resultados. O uso da inteligncia para organizar tudo. Distribuir livros espritas Codificao esprita; Memrias de um Suicida; Paulo e Estevo; O problema do Ser, do Destino e da Dor; Roma e o Evangelho - e pedir que os educandos pesquisem algum fato/informao que prove a existncia de Deus. Uma experincia com Deus. Relato em grupo com todos. Escolher uma experincia expressa no grupo e escrever o que achou mais emocionante na histria escolhida. Partilhar a histria que se escolheu com algum a histria que se escolheu para registro, se necessrio no identificar a autoria da histria. Bom senso e respeito!

importante que o educador apresente, rapidamente, essas obras que so clssicos do Espiritismo. Pode-se organizar a pesquisa individual ou em duplas. O resultado deve ser apresentado a todos.
Formar um crculo e pedir que o educando relate um momento em que sentiu a presena de Deus de forma especial

Vivncia moral

O educador deve estar atento a preservao das histrias mais pessoais dos educandos. Criando um ambiente de respeito e confiana o grupo partilhar suas experincias, tornando-se mais unido.

Ideias criadoras
Soluo Doutrinria. A sugesto do amigo espiritual muito oportuna, pois uma forma estimulante de apresentar os clssicos da literatura esprita aos educandos. Dinmica Relacional. O educador deve criar um ambiente adequado a reflexo proposta. Pode propor um ou dois minutos de silncio (com ou sem msica instrumental) como forma de auxiliar aos educando a entrarem em contato com suas memrias e sentimentos.

Aula Tema Ttulo

02 Atributos de Deus
Observe que esse ttulo, como o anterior, enfoca a relao pessoal do indivduo com Deus. Essa uma das formas de estudar o tema Deus.

Tema gerador Livro dos Espritos Captulo I Item III

Minha relao com o Pai (exemplo)

Itens a) b) c) d) e)

Objetivos Relacionar a maturidade emocional do indivduo e o sua relao com Deus; Identificar a prpria concepo predominante em si mesmo; Analisar a concepo esprita sobre Deus; Entender a relao entre concepo de Deus e a conduta individual; Aceitar o sofrimento como estmulo ao amadurecimento espiritual que induz o auxlio ao prximo.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da ao

Ideias criadoras
Observe a especificidade dos objetivos. Faz-se uma relao especfica entre a concepo de Deus e a forma em lidar com o sofrimento. Poderamos relacionar, tambm, a concepo de Deus com as atitudes na vida profissional; na relao conjugal; na educao dos filhos ou na maneira de lidar com a morte de pessoas amadas.

Aula elaborada pelo esprito Cairbar Schutel.


Psicografia mdium do grupo Marcos

Etapa da estrutura Problema

Atividade Contar a histria de Jos do Egito


Obs. Destacar o carter simblico da histria na relao do homem com Deus. Pode-se utilizar uma pintura para ilustrar a narrao.

Convergncia Como essa histria simboliza a relao do homem com Deus? Que passagens so atuais? Que concepo ela apresenta de Deus? Todos os sofrimentos so castigo de Deus? Soluo doutrinria Filme Jesus de Nazar, cena da crucificao Estudo de um trecho do livro de Leon Denis: O Problema do Ser, do Destino e da Dor. Captulos XXVI e XXVII. Conte um sofrimento que lhe aproximou de Deus.
Obs. Pode-se dividir o grupo em duplas ou trios.

Dinmica relacional Expresso arte-cultural

Simbolize a sua dor por meio de uma escultura de massa de modelar. Obs. O educador pode fotografar as esculturas, anotar seus significados e utiliz-las para outras reflexes futuras. Ateno: ter sempre respeito pela expresso de dor do outro. Vivncia moral Agradecer a Deus por uma dificuldade que passou ou que passa, expressando o aprendizado realizado e como ir tornar esse aprendizado em benefcio de outra pessoa.
Obs. Exemplo: passei por um perodo sem emprego; dei-me conta do sofrimento que no ter trabalho; vou orar por algum que est sem trabalho ou vou conversar com algum que est sem emprego para estimul-lo a no desesperar-se e/ou ajudar a procurar um emprego; fiquei de recuperao no colgio/faculdade por dificuldade em entender a disciplina, vou ajudar algum com essa dificuldade etc.

Ideias criadoras
Problema. A histria de Jos uma das mais simblicas narrativas bblicas. Esta registrada no livro do Gneses, captulo 37 a 46. possvel conhecer essa histria pelo desenho que relata os principais acontecimentos e deve orientar o educador ao narrar a histria http://www.youtube.com/watch?v=BQBCyuaY8cs ou o filme http://www.youtube.com/watch?v=GPdN8-rxfbc com o mesmo ator que interpretou Gandhi Ben kingsley. Soluo Doutrinria. Filme Jesus de Nazar, cena da crucificao, 4h: 26min: 00 a 4h: 30mim: 00s. http://www.youtube.com/watch?v=iqtpYRYtC0A No momento final do trecho, em que Jesus afirma ao bom ladro que ele estar com ele no paraso, poder levar a uma interpretao equivocada de uma salvao instantnea. O que se compreende o que o Cristo facultou a ele o acesso, a visita as regies superiores, como forma de estmulo ao seu crescimento espiritual, prtica que encontramos relatada por muitos espritos. O texto de Lon Denis sobre A Dor em muito auxiliar essa a etapa da estrutura. Est disponvel no blog.

Aula Tema Ttulo

03 Atributos de Deus A alegria e a dor de cada dia (exemplo)


De acordo com o perfil do grupo podemos utilizar ttulos mais descontrados.

Tema gerador Livro dos Espritos Captulo I Item III

Itens a) b) c) d)

Objetivos
Analisar os atributos de Deus e suas consequncias para os indivduos; Explicitar que Deus concede ao esprito liberdade de escolha e responsabilidade por seus atos; Avaliar a relao pessoal que se tem com Deus; Desenvolver o sentimento de responsabilidade das prprias aes

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
O tema permite que ao educador elaborar os mais diversos objetivos, embora isso exija alguma prtica, importante que voc comece a analisar e definir alguns objetivos de suas aulas. Que objetivo voc poderia incluir nessa aula? A aula dever ter no mnimo trs objetivos que contemplem a dimenso da inteligncia, da emoo e da ao.

Aula elaborada pelo esprito Cairbar Schutel.


Psicografia mdium do grupo Marcos

Etapa da estrutura Problema Convergncia

Atividade Cena de desencarne Deus isenta-nos de nossas provas? Deus as atenua? Quem gera nossas provas? Situaes exemplificadoras como soluo doutrinria. Dividir grupos para cada situao, depois realizar exposio de cada grupo. Alm das questes do item estudado, ver 119; 171 e 258 de O Livro dos Espritos.

Soluo doutrinria

Dinmica relacional

Compartilhe um sofrimento vivido que evitou outro sofrimento. Obs. Por exemplo, ao renunciar lazer pelo estudo evitou a
reprovao ou uma vivncia que me tornou mais compreensivo e evitou um problema em outro momento...

Expresso arte-cultural Vivncia moral

Teatro agindo com bondade.


Representar uma das situaes descritas com destaque para o que aprendeu a evitar

Elaborar a Vivncia Moral em conjunto a partir do questionamento: que ao de bondade voc poderia realizar durante a semana? Obs. Anotar as propostas para dialogar sobre elas na
semana seguinte.

Ideias criadoras
Problema. Uma cena de desencarne pode ser facilmente selecionada no youtube, segundo o perfil do grupo educacional. Soluo Doutrinria. Sugiro dois relatos que mostrem a flexibilidade da Lei de Deus em relao a equvocos semelhantes. O primeiro est registrado no captulo O filho excepcional o outro a histria da mdium Yvonne do Amaral Pereira relatada no livro Recordaes da Mediunidade que fora suicida na encarnao anterior e na atual dedicou-se ao resgate e a preveno do suicdio abnegadamente. Ambos disponveis no blog. preciso registrar que existem casos de espritos que optam por vir em situaes difceis para exemplificarem e evolurem sem terem sido obrigado a essas vivencias conforme relata Kardec no livro O Cu e o Inferno.

Aula Tema Ttulo

04 Esprito e matria Sentir a realidade espiritual (exemplo)

Tema gerador Livro dos Espritos Captulo I Item II

Itens a) b) c) d)

Objetivos
Mostrar que o esprito manipula consciente ou no os fluidos; Explicar que todo o universo est ocupado por matria sutil ou energias, que nada vazio; Entender que nossa interao com as energias sutis acarreta responsabilidade individual; Sensibilizar-se em relao realidade energtica do universo; Ampliar a compreenso de pessoas prximas.

Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

e)

Ideias criadoras
Envie-nos o relato das experincias com essa aula. muito importante! marcos.barsanulfo@gmail.com

Aula elaborada pelo esprito Cairbar Schutel.


Psicografia mdium do grupo Marcos

Etapa da estrutura Problema

Atividade Solicitar a ajuda de dois ou trs passistas experientes. Pedir a concentrao de todos para harmonizar o ambiente. Realizar a aplicao do passe em todos.

Convergncia

O que sentiram? Quais as sensaes?


Obs. Explorar o relato. Se possvel comear pelo relato do prprio educador, pedir o relato do(s) passista(s); suas sensaes e outras experincias fludicas.

Soluo doutrinria Dinmica relacional Expresso arte-cultural Vivncia moral

Relato de experincias fludicas de Chico Xavier. Explicao do Livro dos Espritos e do Livro dos Mdiuns. Ler comentando e relacionando com as experincias vividas. Pedir que lembrem e relatem outras experincias fludicas com eles ou com pessoas prximas, inclusive experincias de adoecimento de pessoas, animais ou plantas. Escrevam as suas histrias. Relatem para algum o que aprenderam e dem testemunho de suas experincias.

Ideias criadoras
Problema. importante explicar aos passistas a seriedade e as intenes educativas do passe proposto. Soluo Doutrinria. Disponibilizamos alguns relatos da vivncia medinica de Chico Xavier, Relato sobre fluidos, certamente, existem muitos outros. As explicaes podem ser pesquisadas nas obras bsicas.

Aula Tema Ttulo Itens a) b) c) d)

05 Esprito e matria O esprito real (exemplo) Objetivos


Mostrar processos em que os espritos desencarnados manipulam a matria densa; Identificar o perisprito como um corpo composto de material sutil; Entender a dimenso consoladora de prova da imortalidade; Auxiliar a outras pessoas a ampliarem sua compreenso da realidade espiritual.

Tema gerador Livro dos Espritos Captulo II Item II Dimenses educadas Dimenso da inteligncia Dimenso da inteligncia Dimenso da emoo Dimenso da ao

Ideias criadoras
Vamos organizar um catlogo com relatos, vdeos, fotos e transcomunicaes instrumental que possam ser materiais educativos. Caso voc tenha algum desses materiais compartilhe conosco.

Aula elaborada pelo esprito Cairbar Schutel.


Psicografia mdium do grupo Marcos

Etapa da estrutura Problema Convergncia

Atividade Mostrar uma materializao. possvel esse tipo de experincia? Existe relato nos evangelhos sobre fenmenos desse tipo? O que eles provam? LE o esprito independente do corpo fsico, embora continue vinculada matria bem mais sutil. Explicao em forma de teatro- dialogado. Um esprito se materializa e dialoga com os educandos. Relate experincias com fenmenos medinicos que viveu ou que teve notcia. Desenhar com lpis preto a experincia. Sem cores. Apresentar essa experincia a uma pessoa que est passando por um momento de perda ou descrena.

Soluo doutrinria

Dinmica relacional Expresso arte-cultural Vivncia moral

Ideias criadoras
Problema. O vdeo que disponibilizamos retrata experincias do cientista William http://www.youtube.com/watch?v=qbgdMQprVlU as clssicas Crookes

Soluo Doutrinria. indicamos o artigo de Kardec publicado na Revista Esprita de 1858, Teoria das manifestaes fsicas. Disponvel em nosso blog.

You might also like