You are on page 1of 4

Teologia e Outros Saberes

Captulo 2

Introduo: O Conhecimento Teolgico

A teologia vincula f e razo. Desta articulao, instaura-se um juzo lgico, entre os dados da f e os mtodos cientficos, pois destes podem surgir rejeies e apropriaes. Aquilo que todo conhecimento e toda ao humana tm como ponto de partida nem sempre consciente, explcito e deliberado, na teologia torna-se pressuposto deliberado e assumido como dado integrante da reflexo. A teologia ao fornecer sentido para as aes humanas, ganha uma posio transcendente como reserva de significados ticos, que proporcionam posturas diferenciadas nos fiis. Logo, a teologia encontra-se junto filosofia e as artes, uma abordagem sem eficcia imediata e muito menos lucrativa. O conhecimento teolgico busca uma sntese entre questes que envolvem faculdades humanas como o desejo, vontade e o intelecto. Em resumo, a teologia afirma como objeto de sua investigao aquilo que o desejo busca e a vontade adere como verdadeiro, antes que a razo dispare seus juzos e formule leis, porm este no poupar os contedos criados pela f. Esta cincia busca desvelar o sentido radical das coisas a partir do confronto com as fontes da f: o sentido da vida e da morte, o sentido da histria e da sociedade, o sentido da pessoa e de suas aes, etc. As dimenses da f e da razo relacionam-se de maneira crtica e construtiva, criando um modo de ver a realidade que busca um sentido para as coisas e para as aes humanas.

1. Teologia: Conhecer e Saber

O conhecimento teolgico envolve em seu labor metodolgico os seguintes mbitos: experincia, f, conhecimento e sabedoria.

O mbito da Experincia
A experincia aquilo que fornece a base material, social, poltica e cultural que envolve o ser humano na sua relao com a natureza e com os semelhantes e da qual ele emerge com sua identidade e capacidades. A ambivalncia da vida fornece a dinmica bsica da experincia. O que o ser humano cr, pensa e age resultado de sua relao de dependncia e de autonomia com seu contexto. A noo de Revelao um tipo de experincia de f.

O mbito da F
A crena ou a f so pressupostos que adotamos como mximas incondicionais que orientam nossas aes e decises. Ela envolve vrias faculdades humanas, por exemplo, o desejo como fora motora da crena, a inteligncia como discernimento e a vontade como deciso. O que criado torna-se imediatamente valor e convico. O valor a concretizao do que cr e a viso forma a convico, passando a orientar as aes, bem como as restries individuais ou de um grupo.

O mbito do Conhecimento
Nesse mbito, as perguntas pelo que, como e por que, so postas e respondidas. O conhecimento pressupe um sujeito autnomo capaz de distanciarse da realidade com conscincia, os objetos cognoscveis apropriados, o mtodo estabelecido e o resultado comunicado, se no o conhecimento pode tornar-se opinio ou falsificao da realidade.

O mbito da Sabedoria

A sabedoria significa o conhecimento colocado a servio do sentido, envolvendo a experincia, a inteligncia, o valor e a crena. Enquanto o conhecimento tem a ver com a compreenso e posse da realidade, a sabedoria diz respeito ao sentido profundo e insero do sujeito dentro dela; o conhecimento passa pela lgica e a sabedoria pela vivncia. A sabedoria resulta da reflexo profunda e contnua sobre a realidade, assim a teologia conhecimento que visa conduzir sabedoria.

2. A Sabedoria Crist e as Origens da Teologia


O ser cristo foi antes de tudo um modo de ser e no somente de pensar, este modo de ser se faz em um processo contnuo e sem fim. As origens do Cristianismo se fazem dentro de duas matrizes socioculturais: o Judasmo e o Helenismo, que ajudam a construir uma identidade de um movimento que segui Jesus morto e ressuscitado. Logo, ao entrar para comunidade crist, dever no somente acolher a palavra de um lder religioso, como fazer sua presena sempre viva (atravs de seu Esprito) ante a comunidade de fiis.

Quem Ama Conhece a Deus


O judasmo sinagogal j havia consolidado um tipo de vida religiosa que exigia conhecimento de um determinado contedo: as Escrituras Sagradas. Conhecer e entender seus textos, conhecer o projeto de Deus e o caminho da felicidade. a partir da cultura de ensino-aprendizagem, que surge o Cristianismo e a construo de Jesus, onde se fundem o Jesus de Nazar (histrico) com o Messias prometido (Cristo da f).

Jesus a Sabedoria de Deus

Os primeiros cristos estavam em contato direto com as correntes filosficas gregas (perodo helenista), assim tinham num primeiro momento que conservar com elas, de modo a rejeit-las ou utiliz-las, para defender a f crist. Os primeiros apstolos e escritores dos textos explicavam Jesus como a sabedoria de Deus, demarcando um encontro entre a teologia Judaica da sabedoria e as filosofias gregas que buscam o significado da realidade por meio do transcendente.

Encontros e Desencontros
O conhecimento de Jesus Cristo e a obteno de sua salvao estaro situados no fio da navalha entre manter a tradio do Deus encarnado em Jesus Cristo ou render-se aos esquemas transcendentalistas das correntes filosficas gregas que tendiam a desvalorizar o mundo emprico e, ao mesmo tempo, a apresentar um caminho de ascenso salvao mediante um roteiro oferecido queles iniciados que se dispunham a conhecer (gnose) os mistrios da salvao. Alguns grupos cristos formaram um movimento designado gnosticismo, que ofereciam uma interpretao (pag, racionalista e ocultista) e um roteiro de salvao divergente do Cristianismo, ainda por meio de Jesus Cristo, atravs da crena nele e na vivncia em seus mandamentos. Para eles, conhecimento e vivncia de f so inseparveis, tende o primeiro, como objeto o que Deus revelou. O Cristianismo dos primeiros tempos tirou de sua prpria dinmica de formao um concluso: a razo por si s no oferece nem o total conhecimento da verdade revelada por Deus e nem a salvao; a f necessita, por sua vez, da razo como princpio de esclarecimento e de comunicao de seus contedos.

You might also like