You are on page 1of 266

Geriatria

O que a geriatria
Medicina geritrica ou Geriatria o ramo da medicina que foca o estudo, a preveno e o tratamento de doenas e da incapacidade em idades avanadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que o estudo do envelhecimento em si.

Geriatras
Geriatras so mdicos especializados no cuidado com o idoso e tm a sua formao varivel em diferentes pases, mas geralmente esta passa por uma formao generalista (medicina interna, medicina de famlia, etc.) e a seguir so treinados nos aspectos especficos da sade do idoso. Em geral os geriatras tm de passar por um exame de qualificao para a especializao para obter um ttulo ou certificado de especialista.

O Envelhecimento
O envelhecimento pode ser explicado por dois conceitos distintos: Conceito Simplista: o processo pelo qual o jovem se transforma em idoso. Conceito Biolgico: so fenmenos que levam reduo da capacidade de adaptao sobrecargas funcionais.

O Envelhecimento (cont.)
Com o envelhecimento, ocorre uma desordem da homeostenose declnio estimado em algumas funes e h uma maior vulnerabilidade doenas como: infeces, doenas cardiovasculares, neoplasias malignas, dentre outras. De acordo com a cronologia, em pases em desenvolvimento o idoso o indivduo que tem 60 anos de idade ou mais. E em pases desenvolvidos, o indivduo que tem 65 anos de idade ou mais. Os indivduos considerados muito idosos so aqueles que possuem 80/85 anos de idade ou mais. No entanto, com o intuito de permitir comparaes mais diretas entre pases, a Organizao Mundial da Sade tem normatizado a idade de 65 anos para pessoas provenientes tanto de pases desenvolvidos como em pases em desenvolvimento.

O Envelhecimento (cont.)
A capacidade funcional ao longo da vida vai reduzindo, na terceira idade importante manter independncia e prevenir incapacidade, por isso, reabilitar e garantir qualidade de vida. O processo natural de envelhecimento associado s doenas crnicas o responsvel pela limitao do idoso. Nesta fase da vida importante focar sempre na preveno, pois nem sempre o indivduo ir manifestar sintomas de doena, at o idoso aparentemente saudvel requer cuidados, pois as manifestaes de doenas nos idosos so: atpicas, sub-clnicas, os sintomas so inespecficos e geralmente no relatados, o incio insidioso e muito fcil perder um diagnstico. As principais ocorrncias no idoso so (os gigantes da geriatria - 5I: instabilidade, incontinncia, iatrogenia, imobilidade e insuficincia): imobilidade, insuficincia cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinncia, delrio, demncia e depresso.

Objectivos da Geriatria
Manuteno da Sade em idades avanadas Manuteno da funcionalidade Preveno de doenas Deteo e tratamento precoce Mximo grau de independncia Cuidado e apoio durante doenas terminais Tratamentos seguros

Preveno de doenas nos idosos


O planeamento para a preveno de doenas nos idosos consiste em: Corrigir os hbitos deletrios (alimentao no balanceada, inatividade fsica, tabagismo, obesidade, abuso de drogas); Postergar diagnsticos e tratamento adequado das doenas; Usar medicamentos racionalmente (prescrio consciente, incio e trmino, respeito orientao, uso x abuso, evitar auto-medicao, efeitos mgicos); Equilibrar os ambientes emocionais; Ampliar a rede de suporte social(rede de apoio); No deixar que o idoso crie expectativas. Rejeitar a fantasia do rejuvenescimento ou da eterna juventude; Estimular a prtica de atividade fsica aerbica, para o aumento de resistncia, fora e flexibilidade, bem como unir os benefcios fsicos aos sociais; Adequar o ambiente domstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e as suas consequncias, muitas vezes de prognstico sombrio; Educar os cuidadores dos idosos dependentes, bem como reconhecer o seu adoecimento; Estar atento aos sinais de maus tratos e denunci-los;

Antropologia e Envelhecimento
O envelhecimento um processo onde se registam sucessivas perdas, quer fisiolgicas quer sociais, que se vo projectar com enorme importncia mas de forma diversa nos diferentes indivduos idosos. A velhice um fenmeno bio-social e ser reducionista falar em velhice com uma definio rgida, pois de acordo com alguns autores no existe velhice, mas velhices e no h velho mas velhos e velhas. Sai assim mais uma vez reforado o carcter da grande heterogeneidade dos mais velhos nos mais variados aspectos, seja em funo da classe social, seja em funo do sexo, quer quanto a caractersticas tnico - raciais e at quanto aos diferentes grupos de idade que se criam nesta sociedade onde cada vez mais comum atingir os cem anos. A velhice premeia cada relao e situao da vida das pessoas idosas, assim o idoso mais avaliado pelas suas aces do que pela sua condio de sexo, idade ou profisso ou at mesmo de classe, como acontece nos adultos jovens e no atribuda relevncia ao contexto onde o indivduo vive e envelhece.

Antropologia e Envelhecimento
Somos culturalmente formados para uma interpretao da velhice associando-a mais decadncia do que sabedoria e decadncia essa, que no passa s pela parte fsica, mas tambm pela doena e dependncia. Alguns autores referem a velhice como inflexo de idade e campo de conflito, dizendo que nessa idade (de velho) que as geraes mais novas obrigam as geraes mais velhas a se retirarem das posies de poder a fim de vir a ocupa-las, o que constitui o pretexto da luta entre geraes. As classificaes ou termos de jovem e velho ou idoso, no podem ter s em conta o nmero de anos, nem o estado de conservao do corpo, mas mais importante, deve atender ao estado das relaes entre geraes, entre classes sociais e tambm da condio sexuada e das relaes do gnero.

Antropologia e Envelhecimento
O conhecimento antropolgico do envelhecimento, alerta para o facto do aumento da longevidade e aumento do nmero de idosos longevos, ser encarado sob um prisma meramente economicista, olhando apenas para o significado demogrfico e apontando para os perigos de crises e perigos para a reproduo social. No entanto tem-se vindo a observar alteraes de comportamento dos idosos que se apresentam cada vez mais activos, dinmicos e participativos embora muita da sua participao esteja limitada a programas mais direccionados ao laser do que para a participao como fora de produo.

Envelhecimento Bio-Social
Contrariamente aos homens, as mulheres vivem mais e de forma mais participativa na vida social, o que tambm representa para elas, um maior desgaste fsico e emocional e maior nvel de stress. Observa-se nesta sociedade em mudana, que os idosos so cada vez mais a pedra de suporte das geraes que lhes seguem qualquer que sejam os seus recursos financeiros, devido ao aumento do desemprego de filhos adultos que vivem separados ou com precariedade de emprego ou mesmo como cuidadores e criadores dos netos.

Envelhecimento Bio-Social
Factores Externos Dieta; Sedentarismo; Causas Psicolgicas Factores Internos Gentica;

Influenciam de forma positiva ou negativa o processo de envelhecimento, podendo falar-se em envelhecimento bem sucedido ou no ou ainda no envelhecimento normativo que representa o processo natural de desenvolvimento das fases avanadas da vida.

Este desenvolvimento poder ser considerado dividido em: desenvolvimento primrio que universal e geneticamente programado e; secundrio resultante das influencias externas e varivel consoante o indivduo, o meio e cultura

Envelhecimento Bio-Social
Define-se envelhecimento como um processo dinmico e progressivo, no qual h: modificaes funcionais, bioqumicas e; Psicolgicas.

perda de capacidade de adaptao do indivduo ao meio ambiente, maior vulnerabilidade e maior incidncia de processos patolgicos e tambm a uma reduo da capacidade homeosttica perante situaes de sobrecarga funcional do organismo levando morte

Envelhecimento Bio-Social
Apesar desta viso, mais abrangente em que se justifica a dificuldade em ter uma data ou um indicador, procura-se um critrio cronolgico que estabelea o momento em que o indivduo passa ao estatuto de velho. Nesta perspetiva, considerado idade cronolgica para assumir o estatuto de velho:

60 Anos Pases em Desenvolvimento

65 Anos Pases Desenvolvidos

Dando assim importncia sade fsica, psicolgica e social.

A Epidemiologia no Envelhecimento
A diminuio da mortalidade e fecundidade verificada na segunda metade do sculo passado, associada maior esperana de vida e do nmero de idosos, apresenta uma relao estreita com a transio epidemiolgica. Este conceito refere-se s modificaes dos padres de morbilidade, invalidez e morte que caracterizam uma populao e que ocorrem com outras transformaes demogrficas e sociais. O processo de transio epidemiolgica deveu-se fundamentalmente a trs grandes mudanas: substituio das primeiras causas de morte por doenas transmissveis para doenas no transmissveis e causas externas; melhoria das condies de vida que permitiu a deslocao da carga de morbi-mortalidade das idades mais jovens para os mais idosos e por fim transformao da situao de predomnio da mortalidade para um predomnio de morbilidade.

A Epidemiologia no Envelhecimento

A Epidemiologia no Envelhecimento

Aspectos biomdicos do envelhecimento As idades do envelhecimento


A diversidade com que se apresenta o processo de envelhecimento, quer de pessoa para pessoa, quer ao longo do ciclo de vida de cada indivduo, justifica atribuirmos no uma idade, mas idades para o envelhecimento, mencionando trs idades:
Idade biolgica que descrita como o resultado do envelhecimento orgnico, faz notar a variabilidade do envelhecimento visto que os indivduos no parecem envelhecer todos ao mesmo tempo, nem todos com a mesma intensidade. Idade Social, refere-se ao estatuto, aos hbitos e papeis desempenhados por cada indivduo no meio em que vive.
Idade Psicolgica, diz respeito s competncias comportamentais que a pessoa desenvolve em resposta s mudanas do ambiente.

Aspectos biomdicos do envelhecimento Envelhecimento Fisiolgico e Patolgico O processo interno de adaptao, os hbitos pessoais como a dieta, exerccio, exposio ambiental e constituio fsica influenciam o processo de envelhecimento, razo pela qual dividem-se em:
Bem sucedido ou sndrome do envelhecimento puro em que os indivduos tm uma perda mnima numa funo especfica e mantm um padro fisiolgico plenamente satisfatrio ao longo dos anos.
Usual - em que os indivduos tm um prejuzo significativo, mas apesar de no estarem doentes, apresentam um grande potencial para manifestarem doenas e incapacidades e em simultneo tm a possibilidade de melhorar as perdas funcionais e reduzir os riscos de resultados adversos.

Aspectos biomdicos do envelhecimento Envelhecimento Fisiolgico e Patolgico


O Envelhecimento patolgico ou senilidade, ocorre quando os danos so de grande intensidade, levando a deficincias funcionais acentuadas e comprometendo o desempenho de vrias actividades quer fsicas quer cognitivas quer da vida de relao. O termo senilidade, um termo amplo, impreciso, muitas vezes indevidamente utilizado, que confunde a fronteira entre a idade e a doena mental e devido a esta facto, por vezes, sintomas importantes so atribudos idade, quer pelo prprio quer por familiares e mesmo por profissionais de sade

Aspectos biomdicos do envelhecimento As idades do envelhecimento Desta limitao na definio nica de envelhecimento e visto a dificuldade em avaliar as alteraes apresentadas pelo idoso, o profissional de sade deve estar atento para distinguir o processo

fisiolgico do processo

patolgico de envelhecimento, no

negligenciar as doenas tratveis e por outro lado evitar que sejam tratadas como doenas as manifestaes justificadas pelo envelhecimento, respeitar todos os factores intrnsecos e extrnsecos ao indivduo que seguramente influenciam a

velocidade e qualidade do envelhecimento.

Classificao de Arking (1998)

Teorias intracelulares X intercelulares Teorias estocsticas X sistmicas

Teorias estocsticas
Os efeitos postulados por cada uma das teorias (intracelulares e intercelulares) ocorrem acidentalmente, de forma aleatria;

Baseada na idia de que danos moleculares que ocorrem ao acaso provocariam a deteriorao encontrada no envelhecimento.

Teorias Sistmicas
Resultado das cascatas de retroalimentao
hierrquicas

Eventos sequenciais e coordenados que constituem o


desenvolvimento dos organismos

Envolve participao gentica e ambiental

Princpio bsico:
Nenhuma das teorias explica tudo sobre o envelhecimento e; Nenhuma delas descartada pode ser rigorosamente

Teorias estocsticas
Teorias de Uso e Desgaste Protenas Alteradas Mutaes Somticas Erro Catastrfico Desdiferenciao Dano Oxidativo e Radicais Livres Lipofuccina e o Acmulo de Detritos Mudanas Ps-traduo em Protenas

Teorias Sistmicas
Teorias metablicas: 1. Teoria da taxa de vida 2. Teoria do dano mitocondrial Teorias genticas Apoptose Fagocitose Teorias neuroendcrinas Teorias imunolgicas

Avaliao Geritrica Ampla


Uma avaliao multidisciplinar na qual os mltiplos problemas de pessoas idosas so descobertos, descritos e explicados; onde os recursos e habilidades so catalogados e um plano de cuidado coordenado e intervenes so desenvolvidos. National Institutes of Health (NIH), 1987.

Avaliao Geritrica Ampla


Um processo multidimensional desenvolvido para avaliar a habilidade funcional, a sade fsica, cognitiva e mental, e a situao scio-ambiental do idoso.
The Merck Manual of Geriatrics, 2000.

Processo diagnstico multidimensional, usualmente interdisciplinar, para determinar deficincias ou habilidades dos pontos de vista mdico, psicossocial e funcional
Tratado de Geriatria e Gerontologia, 2002

Avaliao Geritrica Ampla = EQUIPE


Por definio uma AGA multidisciplinar com carter interdisciplinar e requer mltiplos profissionais de sade ESPECIALIZADOS/TREINADOS Pode ser desenvolvida por equipe central (Core Team) ou equipe ampliada (Extended Team).

Objetivos Principais
Obter um diagnstico multidimensional

Desenvolver um plano de tratamento e de


reabilitao

Facilitar gerenciamento de recursos necessrios


para o tratamento

Critrios Alvos Recomendados

Idade > 80 anos


Sndromes Geritricas Depresso

Doenas crnicas
Dificuldades nas AVDs Polifarmcia

Problemas do sistema de apoio


Readmisses em hospitais Visitas frequentes ao consultrio e a sala de emergncia Diagnsticos especficos como DM, ICC, ICo

Gigantes da Geriatria
Imobilidade Instabilidade Incontinncia
Mltipla etiologia No constituem risco iminente de vida Comprometem severamente a qualidade de vida

Insuficincia cognitiva
Iatrogenia

Complexidade teraputica

Fenmeno do Iceberg
Problemas mdicos identificados constituem apenas uma parcela dos transtornos existentes, muitos dos quais permanecem submersos, ocultos e no diagnosticados.
Costumam passar despercebidos ou ser inadequadamente tratados os sinais e sintomas referentes depresso, incontinncia urinria, hipotenso ortosttica, entre outros.

Uma nica condio tem ampla correspondncia diagnstica...


tontura: vertigem, instabilidade postural, cermen, desidratao, neuropatia, efeito colateral de medicamentos. falta de energia: anemia, depresso, hipotireoidismo, ICC em paciente sedentrio.
anorexia: depresso, alteraes do paladar, distrbios gstricos, intoxicao digitlica, distrbios metablicos, etc.

Domnios da Assistncia Geritrica


Sade fsica Histria tradicional e exame fsico Avaliao de rotina da audio e da viso Avaliao da continncia Nutrio e avaliao alimentar Habilidade funcional Atividades de rotina bsica Atividades dirias comuns Avaliao do desempenho
Avaliao da marcha, da mobilidade e da probabilidade do risco de quedas

Sade mental Avaliao cognitiva Avaliao da depresso Histria social Adequao ambiental

A Contemplao do Velho Doente


Acompanhado ou sozinho? Locomoo / velocidade de marcha Vesturio / cabelos Calados Odor Unhas Postura: cabisbaixo; sinal da cabea Sacola de exames
no consultrio

A Contemplao do Velho Doente


Odor de urina (incontinncia / cuidados deficientes) Eritema na regio inguinal (umidade) lcera de decbito Resduos de fezes no vesturio (fecaloma / diarria paradoxal) Equimoses e hematomas (quedas, acidentes, violncia/maus-tratos) Edema sacral ICC Hipoacusia (rolha ceruminosa / prtese auditiva) Alimentos e medicamentos vencidos

no leito

Anamnese Geritrica
Profissionais jovens x pacientes velhos Hipoacusia / presbiacusia Otimismo / segurana

Histria clnica demanda mais tempo e mais complexa


Pluripatologia Aguardar respostas (dificuldades de compreenso e articulao das palavras) Conduo da anamnese / interrogatrio sobre diversos aparelhos Checar lista de medicamentos prescritos e no prescritos Caso perceba alterao na cognio, ouvir outras fontes sem ferir o vnculo profissional-paciente

Aproximadamente

2/3

dos

pacientes

idosos

comparecem consulta acompanhados, sendo que

aps os 75 anos o acompanhamento passa a ser


quase constante. tentador contar com a ajuda de acompanhantes mais jovens e mais geis nas respostas, mas deve-se ter em mente que o paciente o principal informante, mesmo quando pouco

informa.

Peculiaridades do Exame Fsico


o

Desidratao/anemia
Pescoo - tireide, pulsos, sopros, cicatrizes, gnglios Trax - da expansibilidade, da cifose

Hipotenso Ortosttica
Pseudo-hipertenso: sintomas de hipotenso ou sinal Osler (+) Abdome - flcido, sensibilidade, aneurisma Osteoarticular - mobilidade, crepitaes, edema

Ap. cardiovascular - F.C. , bulhas hipo, SS + em 60% dos idosos (AAo) Efeito do Jaleco Branco

Toque retal

Escalas de Avaliao Geritrica


o

Existem vrias escalas de avaliao, devendo sempre dar preferncia s com validao. As escalas no so instrumentos diagnsticos so apenas instrumentos de auxlio ou de screening.

Escalas de Avaliao Funcional Atividades Bsicas de Vida Diria - Katz


ATIVIDADE 1. Banho 2. Vestir-se 3. Higiene pessoal INDEPENDENTE No recebe ajuda ou somente recebe ajuda para 01 parte do corpo Pega as roupas e se veste sem qualquer ajuda, exceto para amarrar os sapatos Vai ao banheiro, usa o banheiro, veste-se e retorna sem qualquer ajuda (pode usar andador ou bengala) Consegue deitar na cama, sentar na cadeira e levantar sem ajuda (pode usar andador ou bengala) Controla completamente urina e fezes Come sem ajuda (exceto para cortar carne ou passar manteiga no po) SIM NO

4. Transferncia

5. Continncia 6. Alimentao

Escore: 6 pontos (independncia para AVD); 4 pontos (dependncia parcial); 02 pontos (dependncia importante) Modificado de Katz et al. Gerontologist, 1970; 10:20-30

Escalas de Avaliao Funcional Atividades Instrumentais de Vida Diria (AIVD) de Lawton


1. Consegue usar o telefone? Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue Sem ajuda Com ajuda parcial No consegue 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1 3 2 1

2. Consegue ir a locais distantes, usando algum transporte, sem necessidade de planejamentos especiais? 3. Consegue fazer compras?

4. Consegue preparar suas prprias refeies?

5. Consegue arrumar a casa?

6. Consegue fazer os trabalhos manuais domsticos, como pequenos reparos?

7. Consegue lavar e passar sua roupa?

8. Consegue tomar seus remdios na dose certa e horrio correto?

9. Consegue cuidar de suas finanas?

* Vis cultural e de gnero

Escalas de Avaliao Funcional Escala de Avaliao do Equilbrio e da Marcha de Tinetti


EQUILBRIO
a) Sentado 0 - escorrega 1 - equilibrado b) Levantado 0 - usa os braos 1 - sem os braos c) Tentando levantar 0 - incapaz 1 - 1 ou + tentativas 2 - nica tentativa d) Assim que levanta 0 - desequilibrado 1 - com suporte 2 - sem suporte e) Em p 0 - desequilibrado 1 - com suporte/base de sustentao>9cm 2 - sem suporte/base de sustentao pequena f) Teste em 3 tempos (esterno) 0 - comea a cair 1 - agarra ou balana (braos) 2 - equilbrio g) Olhos fechados 0 - desequilbrio 1 - equilbrio h) Girando 360 graus 0 - passos descontnuos 1 - passos contnuos 2 - equilbrio i) Sentando 0 - inseguro/cai da cadeira 1 - usa os braos 2 seguro Total equilbrio: ____/16

1/3 dos idosos acima de 65 anos sofre quedas todos os anos

Escalas de Avaliao Funcional Escala de Avaliao do Equilbrio e da Marcha de Tinetti


MARCHA
a) Incio 0 - hesita/tentativas e) Direo 0 - marcado desvio

1 - no hesita
b) Comprimento/altura P direito 0 - no passa da posio 1 - passa da posio 0 - no encosta no cho

1 - desvio leve/moderado/com apoio


2 - sem apoio f)Tronco 0 - oscila/com apoio 1 - flexo de joelhos ou costas/abertura de braos 2 - sem oscilao/flexo ou abertura

1 - encosta no cho
P esquerdo 0 - no passa da posio 1 - passa da posio 0 - no encosta no cho 1 - encosta no cho

g) No andar
0 - tornozelos separados 1 - tornlozelos quase se tocam

c) Simetria do passo
0 - comprimento diferente 1 - comprimento igual d) Continuidade do passo 0 - no 1 - sim Total do equilbrio e marcha _____/28 Total da marcha _____/12

Adaptado de: Tinetti, M. E. JAGS 1986;34:119-126.

Escore < que 19 indica risco 5 vezes maior de quedas

Escalas de Avaliao de Sade Mental Mini-exame do Estado Mental


(Folstein, Folstein & McHugh, 1975)
Orientao Temporal: Que dia hoje ( semana,dia do ms, ms, ano, estao ) Orientao Espacial: Onde estamos: estado, cidade, pas, endereo, andar? Memria Imediata: Repetir: copo, mala e carro 5 5 3

Ateno e Clculo: 100 - 7 sucessivos (93-86-79-72-65) ou soletrar a 5 palavra mundo de trs para frente

Evocao: Lembrar os trs objetos (copo, mala e carro)


Linguagem: Pedir para nomear lpis e relgio

3
2

Repetir:"nem aqui, nem ali, nem l

Obedecer a ordem:"pegue o papel com a mo direita, dobre-o ao meio e 3 coloque-o no cho Ler e obedecer:"feche os olhos Escrita: Pedir para escrever uma frase Desenho: Copiar este desenho 1 1 1

Escore Mximo = 30 pontos < 24 = deficincia cognitiva * Nvel de escolaridade

Escalas de Avaliao de Sade Mental Prova do Relgio de Acordo com Sunderland et al., 1989

Dar ao paciente uma folha de papel contendo um crculo de 12 cm de dimetro


Solicitar que sejam colocados os numerais indicativos das horas com os ponteiros indicando 11:10 h

Normal: ordem, intervalo, ponteiros e hora corretos Medianamente alterado: erros em at 2 categorias Muito alterado: erros em 3 ou mais categorias

Escalas de Avaliao de Sade Mental Escala de Depresso Geritrica (Abreviada de Yesavage)


O ( A ) senhor ( a ): 01- Est satisfeito com sua vida? (no) 02- Interrompeu muitas de suas atividades? (sim) 03- Acha sua vida vazia? (sim) 04- Aborrece-se com frequncia? (sim) 05- Sente-se de bem com a vida na maior parte do tempo? (no) 06- Teme que algo de ruim possa lhe acontecer? (sim) 07- Sente-se alegre a maior parte do tempo? (no) 08- Sente-se freqentemente desamparado? (sim) 09- Prefere ficar em casa do que sair e fazer novas coisas? (sim) 10- Acha que tem mais problema de memria que a maioria? (sim) 11- Acha que maravilhoso estar vivo agora? (no) 12- Vale a pena viver como vive agora? (no) 13- Sente-se cheio de energia ? (no) 14- Acha que sua situao tem soluo? (no) 15- Acha que tem muita gente em situao melhor? (sim)
0= resposta diferente do exemplo entre parnteses 1= resposta igual ao exemplo entre parnteses Total > que 5 = suspeita de depresso Adaptado de Yesavage JA el al. J Psychiat Res, 1983; 17(1):37-49

Escalas de Avaliao de Sade Mental DSM-IV para Depresso


Presena de: Humor deprimido na maior parte do dia. Prazer e interesse diminudos por qualquer atividade na maior parte do dia. E mais pelo menos 3 critrios: perda ou ganho de peso sem estar de dieta, com diminuio ou aumento significativo do apetite. Insnia ou excesso de sono quase todos os dias. Agitao ou retardo psicomotor (Inquietao ou lentido) fadiga ou perda de energia quase todos os dias. Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada quase todos os dias. Dificuldade de concentrao e capacidade diminuda de pensar; ou indeciso quase todos os dias. Pensamentos de morte recorrentes, idia de suicdio com ou sem plano especfico para cometer suicdio.
Diagnostic ans Statistical Manual of Mental Disorders, 4 ed.(DSM-IV)

Fatores Socio-ambientais
o o o o

Avaliao Complexa (social,familiar e financeiro) Considerar valores culturais/religiosos Expectativa de vida e anseios do paciente Necessidades especiais e adaptao do ambiente

o
o o o o o

Famlia (relaes afetivas; conflitos intergeracionais; perdas...)


Estresse do cuidador Relao e atividades sociais

Renda
Recursos disponveis de suporte Condutas onerosas

Benefcios Comprovados da AGA


o o o

Maior preciso diagnstica

Melhora do estado funcional e mental


Diminuio da mortalidade

o
o

Diminuio de internao hospitalar


Diminuio da institucionalizao

Maior satisfao com o atendimento

Avaliao Geritrica Ampla


* 02 grandes barreiras que interferem diretamente nos resultados da anlise:
FALTA PROTOCOLO PADRO TEMPO???

A conduta mdica inadequada considerada um

dos maiores problemas dos ancios: ora


atribuem-se sintomas velhice, como se a idade

em si fosse uma doena, ora trata-se o que no


se conhece ou o que nem sempre merece ser

tratado com drogas.


Dr. Renato Maia Guimares

President of the International Association of Gerontology

Cuidar de um idoso vai muito alm da conduta teraputica no sentido estrito. estar atento qualidade de vida, aos nveis de autonomia e independncia, ao meio ambiente social e fsico. estar compromissado com a promoo da sade, com a preveno de enfermidades, assim como com o tratamento adequado de quaisquer condies vigentes.
Dr Alexandre Kalache World Health Organization, Geneva

Doenas que + apresenta m os idosos

Manual do Cuidador

Avaliao da pessoa idosa

Topic four text

Topic five text

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


INTRODUO conceito de envelhecimento - OPAS
Envelhecer um processo seqencial, individual, acumulativo, irreversvel, universal, no patolgico, de deteriorao de um organismo maduro, prprio a todos os membros de uma espcie de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e portanto aumente sua possibilidade de morte.

Doenas do Aparelho Respiratrio


As principais alteraes caractersticas do idoso relacionadas integridade da funo respiratria so: - trax rgido;

- pulmes menos elsticos;


- expanso da caixa torcica limitada.

Pneumonia

um processo inflamatrio nos pulmes causado por vrus, bactrias, produtos qumicos ou alrgenos. a quarta causa de morte entre pessoas idosas nos EUA.

Principais Diagnsticos

Desobstruo de vias areas insuficientes devido a secreo. Troca de gases insuficientes devido ao desequilbrio entre ventilao e perfuso. Alterao de nutrio, devido a perda de apetite e cansao.

Prescrio
Aumentar ao mximo o esforo da tosse auxiliando e ensinando ao paciente a respirar fundo, respirar de novo, e tossir na segunda expirao.
Auscultar os pulmes com freqncia para verificar a presena de rudos adventcios e a eficincia da desobstruo das vias areas. Fornecer o alimento em pequenas pores em lugar de grandes refeies, em horas regulares e auxiliar o paciente a se alimentar, se for preciso.

Enfisema
Ocorre quando os alvolos pulmonares se distendem ou se rompem. H uma perda simultnea de elasticidade dos pulmes. Os sintomas so de aparecimento lento e so caracterizados pela:

- fraqueza e perda de peso;


- agitao e dispnia mais tardiamente.

Diagnstico

Ansiedade severa relacionada respirao insuficiente.

com

Falta de conhecimento relacionado ao uso do medicamento.

Prescrio
Fazer com que o paciente ansioso ou dispnico se concentre sobre o padro de respirao do enfermeiro. Respirar lentamente, profundamente, usando a tcnica do lbio estirado.

Oferecer recursos para que o medicamento seja administrado em dose certa, na hora certa e via certa. (Uso de Cartazes, cartilhas, tabelas, etc.).

Doenas Cardiovasculares

So as responsveis pelo maior nmero de bitos entre os idosos.

Infarto Agudo do Miocrdio

a ocluso de uma artria coronria ou de seus ramos, podendo ser assintomtico em pessoas idosas. O dano tissular e morte do msculo cardaco sempre resultam de um infarto do miocrdio.

Diagnstico

Desconforto devido a dor.

Alterao na perfuso perifrica devido a um dbito cardaco inadequado.

Prescrio
Posicionar o paciente em fowler para conforto.

Administrar oxignio para melhorar a perfuso capilar.


Observar presena de manchas na pele como palidez, cianose, sudorese e estase jugular.

Insuficincia Cardaco Congestiva (ICC)


a condio no qual o dbito cardaco inadequado para atender as necessidades do corpo. Caracterizado pela: confuso mental, insnia, edema perifrico. Tosse seca, estase jugular e ausculta de B3 (terceira bulha).

Diagnstico
Desconforto devido a dor no peito e dispnia.

Alterao da volemia, menos do que os requisitos do corpo, devido a um bombeamento ineficaz do corao. Potencial para dficit de volume lquido devido ao uso de diurticos.

Prescrio
Acompanhar dados vitais e avaliar ausculta cardaca e pulmonar.

Ao trocar um leito ocupado, troque os lenis partindo da cabeceira da cama para os ps, em vez de lado a lado para diminuir a carga de trabalho do corao.

Hipertenso Arterial Sistmica


o resultado do produto do dbito cardaco e da resistncia vascular perifrica. E o aumento da resistncia perifrica no idoso conseqncia direta da aterosclerose, que leva a um processo que poder ser chamado de endurecimento do vaso. uma doena altamente prevalente entre idosos, tornando-se determinante na morbidade e mortalidade elevadas dessa populao.

Diagnstico

Alterao na perfuso tissular devido a um aumento do trabalho cardaco. Possibilidade de leses, quedas ligados a fraqueza e/ou tontura.

Monitorar a presso arterial em ambos os braos com o paciente deitado, sentado e em p. Estimular perodos de repouso durante o dia e aps uma atividade. Ensinar o paciente a se levantar da cama e poltrona evitando quedas.

Anemias
Pessoas idosas tornam-se anmicas devido a um certo nmero de motivos:
-Alimentao inadequada; -Dentaduras mal ajustadas; -Dificuldade financeira ou dificuldade de acesso a supermercados.

Anemias por Deficincia de Ferro


a causa mais comum de anemia nos idosos. E a deficincia de ferro deve ser adquirida atravs de suplementos. Anemia Perniciosa: comum entre os idosos sendo devido a falta de um fator especfico nas secrees gstricas necessrias para a absoro da vitamina B12.

Diagnstico

Alterao da nutrio menos do que os requisitos do organismo, relacionados com uma ingesto inadequada de ferro. Possibilidade de quedas e ferimentos devido a fraqueza.

Prescrio
Avaliar a condio da boca, dente e dentadura. Estimular a ingesto de alimentos com alto teor de ferro (feijo, soja e carne). Evite alimentos muito quentes ou muito temperados.

Doenas do Trato Urinrio

O problema mais comum de sade da pessoa idosa a incontinncia urinria. A pessoa idosa sadia tende a urinar com mais freqncia e em maior grau de urgncia.

Incontinncia Urinria
a perda involuntria da urina que pode ser desencadeada por diversas causas como: -fraqueza muscular; -incapacidade renal de concentrar a urina; -problemas neurolgicos; -uso de medicamentos; -infeces; -hipertrofia prosttica;

- e a causa mais comum no idoso o acmulo fecal;


-dficit visual.

Diagnstico
Dficit nos cuidados incapacidade de se tratar. pessoais, ligados

Distrbio na auto-imagem ligado incontinncia urinria. Possibilidade de infeco devido a umidade e irritao do perneo.

Prescrio
Verificar a presena de fecaloma, por exame digital. Percutir suavemente o abdome para ver se h distenso da bexiga. Inspecionar os rgos genitais externos para ver se h vermelhido, irritao ou corrimento. Lavar com gua e sabo e secar completamente. Elogiar todos os esforos para manter-se seco.

Hipertrofia Prosttica
A hipertrofia prosttica acha-se presente entre a maioria dos homens idosos, com sintomatologia clssica: -noctria;
- jato urinrio;

-dificuldade de iniciar a mico.

Diagnstico
Alterao na mico ligada a incapacidade de esvaziar a bexiga. Alterao do padro do sono devido a noctria.

Alterao do bem estar por dor, devido a distenso da bexiga.

Prescrio
Registrar a ingesto e eliminao. Verificar se houve esvaziamento da bexiga na hora de dormir. Restringir a ingesto de lquidos antes de dormir.

Doenas Gastrointestinais

Xerostomia: ou secura da mucosa oral, pode resultar de uma menor produo de saliva, ressaltando a importncia de uma higiene oral efetiva em idosos pela perda de certas papilas gustativas.

Diagnstico
Possibilidade de leso da mucosa oral.

Prescrio de Enfermagem
Promover higienizao da cavidade oral (lingua e dentes) aps cada refeio. Administrar medicao para correo de xerostomia.

Hrnia de Hiato
a protuso da poro proximal do estmago para dentro da cavidade torcica, atravs do diafragma. Estima-se que 67% das pessoas com mais de 60 anos esto propcias a desenvolver a doena.

Diagnstico
Alterao do bem estar devido a dor. Alterao da nutrio, inferior aos requisitos do organismo devido incapacidade ou relutncia em comer e reter o alimento.

Prescrio
Colocar o paciente em acento reclinvel ou em semi-fowler aps as refeies. No oferecer alimentos ao paciente no leito a menos que seja contra-indicado sent-lo.

Instruir o paciente a comer devagar e conservar uma posio ereta aps 30 minutos de cada refeio.

Constipao Intestinal
Fecaloma
A constipao intestinal e o fecaloma so problemas freqentes das pessoas idosas. A inatividade, imobilidade, menor bolo alimentar e o abuso de laxante favorecem o seu aparecimento.

Diagnstico

Alterao nas evacuaes, constipao intestinal / fecaloma.


Erro alimentar, resultando constipao intestinal. em

Prescrio
Manter ingesto adequada de lquidos e fibras.

Aliviar o fecaloma realizando um toque retal suave.

Doenas do Sistema Msculoesqueltico

Causa alteraes equilbrio, postura mobilizao dos idosos.

no e

A pessoa idosa muito susceptvel a quedas e fraturas.

Osteoporose
a patologia ssea mais comum que acomete idosos, caracterizada pela desmineralizao ssea. A imobilizao acelera este quadro. A causa exata da osteoporose ainda desconhecida, mas o seu desenvolvimento relaciona-se com a ingesto de clcio, protenas, fosfatos e com o metabolismo da vitamina D e dficits de estrgeno.

Diagnstico

Mobilidade prejudicada devido a rigidez.

Possibilidade de leses e fraturas.


Desconhecimento quanto a ingesto de clcio, protenas e fosfatos.

Prescrio
Melhorar a mobilizao melhorando o tnus muscular. (interconsulta com a fisioterapia)
Evitar a imobilizao prolongada. Estimular o uso adequado de bengalas, muletas se a postura no for estvel.

Ter grande cuidado e delicadeza ao movimentar ou exercitar um paciente com osteoporose para evitar leses. Interconsulta com nutricionista.

Artrite Reumatide
So alteraes inflamatrias na membrana sinovial resultando em destruio da cartilagem articular e deformidades. Sintomas: dor, edema de articulaes.

Diagnstico

Alterao do bem estar causado pela dor.

Mobilizao prejudicada, devido a rigidez articular.


Menor tolerncia imobilidade e dor. a atividade devido a

Prescrio
Aplicar calor mido nas regies atingidas, se o calor aliviar a dor. Fisioterapia quando indicado. Avaliar eficcia das medidas de alvio da dor.

Doenas Orgnicas do Crebro


Quando uma pessoa idosa de repente torna-se confusa ou apresenta uma mudana de personalidade, isso deve ser encarado como uma emergncia.

Os testes de diagnstico devem ser feitos para determinar a causa.


A confuso nunca normal ou esperada do envelhecimento.

Sndrome Cerebral Aguda

Tem um aparecimento rpido.

Os sintomas incluem erro de identificao de pessoas, agitao, alucinaes visuais e perambulao noturna que podem ser causadas por hipxia, anemias, doenas metablicas, hepatopatias, desnutrio, depresso etc.

Diagnstico

Alterao na percepo sensrio-perceptual relacionada com a alterao na homeostase.

Prescrio
Estabelecer comunicao: usar o contato visual direto e o toque. Fazer um questionrio do estado mental. Verificar a existncia hiperglicemia. de hipoglicemia ou

|Avaliar o histrico medicamentoso.

Promover um ambiente calmo e tranqilo.

Sndrome Cerebral Crnica

Tem instalao gradual caracterizado pela DEMNCIA, que principalmente caracterizada pela deteorizao intelectual, desorganizao da personalidade e a incapacidade de exercer as atividades da vida diria. Ex: doena de Pick, Coreia de Huntington e Alzheimer.

Diagnstico
Alterao intelectual relacionada incapacidade de se comunicar. com a

Dficit de memria ligada a uma pessoa, tempo e lugar.


Alterao no padro do sono, por no dormir noite. Possibilidade de violncia devido a falta de juzo crtico.

Doenas Metablicas

Diabetes Mellitus A idade de pico de incidncia de novos casos de diabetes de 60 a 70 anos de idade; geralmente a sintomatologia clssica est ausente no idoso.

As pessoas idosas em geral apresentam diabetes Tipo II no dependentes de insulina porque as clulas do corpo no so receptivas ou sensitivas insulina produzida pelo corpo, embora possa ser produzido um valor adequado de insulina.

Diagnstico
Alterao da nutrio, inferior aos requisitos do organismo ligada ao fato da glicose no atingir adequadamente as clulas. Possibilidade de leses da pele devido a uma circulao comprometida.

Prescrio

Avaliar sinais de desidratao turgor da pele e mucosas. Acompanhar a administrao de hipoglicemiantes. Variar e registrar os locais de injeo de insulina. Hidratar a pele com leo ou hidratantes diariamente evitando ressecamento da pele por excesso de banhos.

Hipotireoidismo
um problema comum dos idosos e o seu aparecimento pode ser menosprezado devido aos sintomas serem inespecficos. O diagnstico feito atravs de exames laboratoriais.

Diagnstico
Alterao no dbito cardaco diminuio da freqncia cardaca. devido a

Alterao da percepo sensorial ligada ao frio.

Prescrio

Controlar a freqncia cardaca, o ritmo e a PA.

Manter o paciente aquecido com uso de bolsa quente, meias de l.

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao

INTRODUO

Estratgias
Sade da Famlia

Caderneta de Sade da Pessoa Idosa


Caderno de Ateno Bsica

Responsabilidade dos gestores

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


POLTICAS PBLICAS DE RELEVNCIA PARA A SADE DA PESSOA IDOSA NO SUS
Envelhecimento Ativo OMS Pacto pela Sade Pacto em Defesa da Vida Poltica Nacional de Ateno Bsica Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa Poltica Nacional de Sade de Promoo da Sade Manual de estrutura fsica

Towards Age-Friendly Primary Health Care - OMS

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


HUMANIZAO E ACOLHIMENTO PESSOA IDOSA NA ATENO BSICA
Poltica Nacional de Humanizao (PNH)

Acolhimento
Comunicao verbal linguagem audio voz Comunicao no verbal

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


PROMOO DE HBITOS SAUDVEIS
Alimentao saudvel para as pessoas idosas Dez passos para uma alimentao saudvel Prtica corporal / Atividade fsica benefcios e cuidados

Trabalho em grupo com pessoas idosas


estratgias orientadoras

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


ATRIBUIES DOS PROFISSIONAIS DA ATENO BSICA NO ATENDIMENTO SADE DA PESSOA IDOSA Atribuies comuns a todos os profissionais da equipe Atribuies do Agente Comunitrio de Sade ACS Atribuies do Mdico Atribuies do Enfermeiro Atribuies do Auxiliar/ Tcnico de enfermagem Atribuies do Dentista Atribuies do Tcnico de Higiene Dental THD Atribuies do Auxiliar de Consultrio Dentrio - ACD

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


AVALIAO GLOBAL DA PESSOA IDOSA NA ATENO BSICA Aspectos gerais Alimentao e nutrio Acuidade visual e auditiva Incontinncia urinria Sexualidade Vacinao Avaliao cognitiva Avaliao do humor Mobilidade (MMSS e MMII) Quedas Avaliao funcional

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


SUPORTE SOCIAL E FAMILIAR Avaliao da funcionalidade familiar . Sistemas familiares funcionais . Sistemas familiares disfuncionais . Funo das equipes de Sade da Famlia Avaliao do estresse do cuidador . Guia prtico do cuidador Violncia intrafamiliar e maus tratos contra a pessoa idosa . Tipos de violncia . Condutas nos casos identificados

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


FRAGILIDADE EM IDOSOS Ciclo de Fragilidade (Fried e col)

Indicadores de fragilidade e medidas preventivas

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


ENVELHECIMENTO E MEDICAMENTOS Uso de medicamentos pelas pessoas idosas e a prtica clnica . Evento e reaes adversas . Efeitos colaterais . Interao medicamentosa

Polifarmcia
Consideraes sobre a prescrio de medicamentos na Ateno Bsica

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


DOENAS Diabetes Mellitus Hipertenso Arterial Sistmica Osteoporose Depresso Demncia Aids

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


DOENAS definio etiologia

fatores de risco
consideraes diagnsticas tratamento medicamentoso e no

medicamentoso
aspectos preventivos

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao


AGRAVOS Quedas Incontinncia Urinria Definio Causas e fatores de risco Preveno/ tratamento

Manual do Cuidador

Aquele que presta cuidados ao assistido, chamado de cuidador. Pode ou no ter vnculo familiar.
O cuidador formal um profissional preparado em uma instituio de ensino para prestar cuidados no domiclio, segundo as necessidades especficas. O cuidador informal, no entanto, um membro da famlia ou da comunidade, que presta cuidado de forma parcial ou integral, em rotinas como: alimentao, higiene pessoal, medicaes, etc

O que cuidador?

Tal indivduo deve ser alfabetizado e possuir noes bsicas sobre o cuidado do assistido e compreenso mnima do processo de envelhecimento humano. So indivduos que tero a funo de auxiliar e ou realizar a ateno adequada s pessoas idosas que apresentam limitaes para as atividades bsicas e instrumentais da vida diria, estimulando a independncia e respeitando a autonomia destas.

Escolhendo um cuidador
A escolha do Cuidador feita pela prpria famlia, que determinar (1) uma ou (2) duas pessoas que sero referncias da equipe multiprofissional e do assistido A possibilidade de existir o 2. cuidador faz com que o 1. no tenha uma sobrecarga de trabalho, pois ambos podero dividir as atividades sem que haja grandes alteraes sem suas rotinas dirias.

Competncia do Cuidador

Ajudar no cuidado corporal: cabelo, unhas, pele, barba, banho parcial ou completo, higiene oral e ntima. Estimular e auxiliar na alimentao, se acamado, sempre com decbito elevado. Auxiliar sair da cama, mesa/cadeira e voltar.

Ajudar na locomoo e atividades fsicas apoiadas (andar, tomar sol, movimentar as articulaes)
Fazer mudana de decbito e massagem de conforto. Servir de elo entre o doente/famlia e a equipe de sade. Administrar medicaes conforme prescrio. Comunicar a equipe de sade as intercorrncias.

Recomendaes Bsicas
Segurana 1- Realizar algumas mudanas nos ambientes do domiclio: retirando objetos que possam atrapalhar ou que coloquem em risco a movimentao do paciente. 2- Atentar para os calados do paciente, que devero ser seguros e confortveis.

3- Evitar utilizar determinados produtos de limpeza (cera, removedor)


4- Providenciar corrimo em corredores e escadas

5- Supervisionar o banho.
6- Retirar tapetes das salas e banheiro. 7- Deixar o assistido fora do alcance de material inflamvel: Fogo, fsforos, isqueiros, etc

Recomendaes Bsicas
Alimentao
1- Cuidado com a temperatura dos alimentos servidos, no servir nada muito quente e nem gelado. 2- Servir os alimentos cortados em pequenos pedaos, para que o paciente no engasgue. 3- Os alimentos lquidos devero ser mais consistentes.

4- No interromper a alimentao do paciente com outras atividades.

Recomendaes Bsicas
Escaras (Feridas)
1- Realizar mudana de posio, virando frequentemente o paciente de lado. 2- Sentar o paciente sempre que possvel. 3- Verificar as reas do corpo do paciente que esto sofrendo presso, procurando amenizar atravs de massagens, bolsa de gua, hidratao da pele.

Recomendaes Bsicas
Higiene
1- O Cuidador dever lavar as mos com gua e sabo, antes e depois de manusear medicamentos e fazer curativos.

2- O paciente dever ser orientado frequentemente praticar higiene pessoal, incluindo a higiene bucal.

Recomendaes Bsicas
Repouso
1- No permitir que o paciente tenha longos perodos de sono durante o dia. 2- Quando houver agitao do sono noturno, o Cuidador dever solicitar equipe multiprofissional orientaes especficas.

Recomendaes Bsicas
Ansiedade
1- Manter um ambiente tranqilo, alegre e agradvel.
2- Evitar discusses, ou crises familiares na frente do assistido. 3- Perceber quais atividades trazem satisfao ao paciente, regularizar e mant-las. 4- Manter uma comunicao com o assistido, atravs de uma conversa interessante (verbal ou no verbal).

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa Organizao

AVALIAO DA PESSOA IDOSA

AVALIAO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA


VISO O(a) Sr(a) tem dificuldade para dirigir, ver TV ou fazer qualquer outra atividade de vida diria devido a problemas visuais? Se sim, aplicar o carto de Jaeger: OD: ________ OE: __________ Aplicar o teste do sussurro. A pessoa idosa responde a pergunta feita? Ouvido D: _____ Ouvido E: _____ Se no, verificar a presena de cerume. Ouvido D: _____ Ouvido E: _____

AUDIO

FUNO DOS MMSS

Proximal: Ver se a pessoa idosa capaz de tocar a nuca com ambas as mos. Distal: Ver se o paciente capaz de apanhar um lpis sobre a mesa com cada uma das mos e coloc-lo de volta.
Ver se a pessoa idosa capaz de: Levantar da cadeira: ___ Caminhar 3,5m: ___ Voltar e sentar: ___

FUNO DOS MMII

ESTADO MENTAL

Solicitar pessoa idosa que repita o nome dos objetos: Mesa Maa Dinheiro Aps 3 minutos pedir que os repita. Se for incapaz de repetir os 3 nomes, aplique o MEEM.
O(A) Sr(a) se sente triste ou desanimado(a) frequentemente? Se sim, Aplicar a Escala de Depresso Geritrica. Sofreu queda em casa nos ltimos 12 meses? ____ Quantas vezes? ____ Na sua casa h: Escadas? no ____ Tapetes soltos? ____ Corrimo no banheiro? ____ Sem auxlio, o(a) Sr(a) capaz de: Sair da cama? ___ Vestir-se? ___ Preparar suas refeies? ___ Fazer compras? ___ O(A) Sr(a), s vezes, perde urina ou fica molhado(a)? Se sim, pergunte: Quantas vezes? ___ Isso provoca algum incomodo ou embarao? ___ O(A) Sr(a) perdeu mais de 4 kg no ltimo ano? _____ Peso atual: ____ kg Altura: _____ cm IMC = ______ Algum poderia ajud-lo(a) caso fique doente ou incapacitado? ___ Quem poderia ajud-lo(a)? ____ Quem seria capaz de tomar decises de sade pelo(a) Sr(a) caso no seja capaz de faze-lo? ____

HUMOR DOMICILIO ATIVIDADES DIRIAS

INCONTINENCIA

NUTRIO SUPORTE SOCIAL

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS QUANDO DO RASTREAMENTO POSITIVO PARA A PESSOA IDOSA


Problema VISO Rastreamento positivo Incapacidade de ler alem de 20/40 no carto de Jaeger No responde pergunta formulada no teste do sussurro Interveno Encaminhar ao oftalmologista

AUDIO

Verificar a presena de cerume pela otoscopia. Em caso positivo, remover. Em caso negativo encaminhar ao otorrinolaringologista

MMSS

Incapacidade de realizar o teste proposto

Exame completo dos MMSS (msculos, articulaes e nervos). Ateno para dor, fraqueza muscular e limitao de movimentos. Considerar possibilidade de fisioterapia.

MMII

Incapacidade de levantar-se ou mover-se

Avaliao neurolgica e msculoesqueltica completa. Ateno para dor, amplitude de movimentos, equilbrio e avaliao da marcha. Considerar possibilidade de fisioterapia.

ESTADO MENTAL

Incapacidade de repetir todos os trs nomes depois de 3 minutos

Aplicar instrumento de avaliao do estado mental (MEEM)

HUMOR

Resposta afirmativa

Aplicar Escala de Depresso Geritrica

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS QUANDO DO RASTREAMENTO POSITIVO PARA A PESSOA IDOSA


RISCO DOMICILIAR Resposta afirmativa Avaliar segurana domiciliar adaptaes necessria. e instituir

ATIVIDADES DIRIAS

Resposta afirmativa

Determinar as razes da incapacidade (comparar limitao fsica com motivao), corroborar a resposta com o que aparente a pessoa idosa, solicitar informaes junto aos familiares. Instituir intervenes mdicas, sociais e ambientais apropriadas. Definir quantidade e freqncia. Pesquisar causas reversveis, incluindo irritao local, estados poliricos e medicaes. ou peso Fazer avaliao detalhada.

CONTINNCIA

Resposta afirmativa

NUTRIO

Resposta afirmativa abaixo do aceitvel -

SUPORTE SOCIAL

Identificar as pessoas no pronturio da pessoa idosa. Familiarizar-se com os recursos disponveis na comunidade. Fornecer informaes essenciais sobre as alteraes da sexualidade. Identificar problemas fisiolgicos e/ou psicolgicos relacionados.

ATIVIDADE SEXUAL

Problemas na capacidade de desfrutar do prazer nas relaes sexuais

AVALIAO VISUAL
Para avaliar essa funo, pergunte ao idoso sobre a

dificuldade sentida para ler, assistir televiso, dirigir ou


desenvolver para executar qualquer outra atividade da vida cotidiana. As respostas afirmativas devem ser avaliados com o uso do carto de Jaeger a uma distncia de 35cm com

o uso de seu culos ou lentes habituais. Faam o teste


com cada olho individualmente e em seguida, em

conjunto. Resultado no nvel 20/40 sero considerados


sem disfuno.

AVALIAO AUDITIVA
TESTE DO SUSSURRO A uma distncia de aproximadamente 33 cm, fora do campo visual do paciente, sussurre uma frase simples como qual o seu nome? Faa isso em ambos os

ouvidos separadamente. Caso o paciente no responda,


examine o conduto auditivo para verificar a presena de obstculos.

AVALIAO COGNITIVA
MEEM Mini Exame do Estado Mental Uma forma de avaliao mais simples e rpida,
derivada do MEEM consiste em dizer o nome de trs objetos pessoa idosa, solicitar que ela os repita imediatamente e trs minutos depois. A incapacidade de relembrar os nomes indica a

necessidade de realizao do teste completo.

MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM


1. Orientao temporal ( 0 - 5 pontos) Em que dia estamos? Ano Semestre Ms Dia Dia da semana Estado Cidade Bairro Rua Local 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

2. Orientao espacial ( 0 - 5 pontos)

Onde estamos?

3. Repita as palavras (0 - 3 pontos)

Pea ao idoso para repetir as palavras depois de diz-las Repita todos os objetos at que o entrevistado o aprenda (mximo 5 repeties) No de repeties: ______
O(a) Sr(a) faz clculos?

Caneca Tijolo Tapete

1 1 1

4. Clculo

Sim (v para 4a) No (v para 4b)

4a. Clculo (0 - 5 pontos)

Se de R$100,00 fossem tirados R$ 7,00 quanto restaria? E se tirarmos mais R$ 7,00? (total 5 subtraes)

93 86 79 72 65
O D N U M

1 1 1 1 1
1 1 1 1 1

4b.

Soletre a palavra MUNDO de trs para frente

MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM


5. Memorizao Repita as palavras que disse h pouco Caneca Tijolo Tapete 1 1 1

6. Linguagem (0-3 pontos)


7. Linguagem (1 ponto)

Mostre um relgio e uma caneta e pea ao idoso para nome-los


Repita a frase:

Relgio Caneta
NEM AQUI, NEM ALI, NEM L.

1 1
1

8. Linguagem (0-3 pontos)

Siga uma ordem de trs estgios:

Pegue o papel com a mo direita Dobre-o ao meio Ponha-o no cho


FECHE OS OLHOS 1

1 1 1

9. Linguagem (1 ponto) 10. Linguagem (1 ponto)

Pea ao idoso para que leia a ordem do carto e a execute Pea ao idoso para escrever uma frase completa.

11. Linguagem (1 ponto)

Copie o desenho:

Folstein MF; Folstein S, McHugh PR. Mini-mental State: a practical method for grading the clinician. J. Psychiatr. Res.1975;12:189-98

MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM

Pontuao total = 30 pontos.


As notas de corte sugeridas so: Analfabetos = 19 1 a 3 anos de escolaridade = 23 4 a 7 anos de escolaridade = 24 > 7 anos de escolaridade = 28
Herrera Jr E; Caramelli P; Silveira AS; Nitrini R. Epidemiologic survey of dementia in a community-dwelling Brazilian population. Alzheimer Dis Assoc Disord.

2002;16:103-8

AVALIAO COGNITIVA
Como complementao, pode-se utilizar a teste do relgio e de teste de fluncia verbal (nomemao de animais). Caso, ao final dos testes, ainda haja dvidas acerca do diagnstico, a pessoa idosa dever ser encaminhada para testes neuropsicolgicos mais elaborados.

AVALIAO COGNITIVA
A combinao do MEEM com o Questionrio de

Pfeffer indicam uma maior especificidade para a


medida de declnio cognitivo mais grave. Ainda considerando o vis produzido pela baixa escolaridade nos resultados do MEEM parece ser adequada a associao do QPAF para se obter a confirmao do declnio cognitivo acompanhado de limitaes funcionais sugerindo a presena de

demncia ou outros transtornos associados.

QUESTIONRIO DE PFEFFER
MOSTRE AO INFORMANTE UM CARTO COM AS OPES ABAIXO E LEIA AS PERGUNTAS. ANOTE A PONTUAO COMO SEGUE: SIM CAPAZ NUNCA O FEZ, MAS PODERIA FAZER AGORA COM ALGUMA DIFICULDADE, MAS FAZ NUNCA FEZ E TERIA DIFICULDADE AGORA NECESSITA DE AJUDA NO CAPAZ 0 0 1 1 2 3

Pfeffer RI et al. Measurement of functional activities in older adults in the community. Journal of Gerontology. 1982; 37(3):323-9.

QUESTIONRIO DE PFEFFER
1. (PESSOA IDOSA) capaz de cuidar do seu prprio dinheiro? 2. (PESSOA IDOSA) capaz de fazer as compras sozinho (por exemplo de comida e roupa)? 3. (PESSOA IDOSA) capaz de esquentar gua para caf ou ch e apagar o fogo? 4. (PESSOA IDOSA) capaz de preparar comida? 5. (PESSOA IDOSA) capaz de manter-se a par dos acontecimentos e do que se passa na vizinhana? 6. (PESSOA IDOSA) capaz de prestar ateno, entender e discutir um programa de radio, televiso ou um artigo do jornal? 7. (PESSOA IDOSA) capaz de lembrar de compromissos e acontecimentos familiares? 8. (PESSOA IDOSA) capaz de cuidar de seus prprios medicamentos? 9. (PESSOA IDOSA) capaz de andar pela vizinhana e encontrar o caminho de volta para casa? 10. (PESSOA IDOSA) capaz de cumprimentar seus amigos adequadamente? 11. (PESSOA IDOSA) capaz de ficar sozinho(a) em casa sem problemas?
Pontuao: Some as respostas de acordo com o indicado no carto. A pontuao mxima 33 pontos. A soma de seis ou mais pontos sugere declnio cognitivo.

AVALIAO DO HUMOR
O uso da pergunta O(a) Sr(a) se sente triste ou desanimado frequentemente (com nfase no

frequentemente)? parece ser capaz de detectar a


maioria dos casos de DEPRESSO. Uma resposta afirmativa a essa questo devem ser avaliados com a Escala de Depresso Geritrica

onde um escore de cinco ou mais pontos sugere


depresso de significncia clnica.

ESCALA DE DEPRESSO GERITRICA ABREVIADA


GERIATRIC DEPRESSION SCALE GDS (verso de 15 questes) Trata-se de um questionrio de 15 perguntas com respostas dicotmicas (sim ou no) a respeito de como a pessoa idosa tem se sentido durante a ltima semana. A Escada de Depresso Geritrica no um substituto para uma entrevista diagnstica realizada por profissionais da rea de sade mental. uma ferramenta til de rastreamento para facilitar a avaliao da depresso em idosos.

Sheik JI; Yesavage JA. Geriatric Depression Scale: recent evidence and development of a shorter version. Clin. Geront. 1986; 5:165-72.

ESCALA DE DEPRESSO GERITRICA ABREVIADA


1. Est satisfeito(a) com sua vida? 2. Interrompeu muitas de suas atividades? Sim ( ) Sim ( ) No ( ) No ( )

3. Acha sua vida vazia?


4. Aborrece-se com freqncia? 5. Sente-se bem com a vida na maior parte do tempo? 6. Teme que algo ruim lhe acontea? 7. Sente-se alegra a maior parte do tempo? 8. Sente-se desamparado com freqncia? 9. Prefere ficar em casa a sair e fazer coisas novas? 11. Acha que maravilhoso estar vivo(a)? Sim ( )

Sim ( )
No ( ) Sim ( ) Sim ( ) Sim ( ) Sim ( ) Sim ( ) Sim ( )

No ( )
No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No ( ) No ( )

10. Acha que tem mais problemas de memria que outras pessoas? Sim ( )

12. Sente-se intil?


13. Sente-se cheio(a) de energia? 14. Sente-se sem esperana? 15. Acha que os outros tem mais sorte que voc?

Sim ( )
Sim ( ) Sim ( ) Sim ( )

No ( )
No ( ) No ( ) No ( )

Uma pontuao entre 0 e 5 se considera normal, 6 a 10 indica depresso leve e 11 a 15 depresso severa.

FUNO DE MMSS

FUNO DE MMII
AVALIAO DE EQUILIBRIO E MARCHA
Realizado atravs de protocolo de Mary Tinneti
proposto em 1986.

Quanto menor a pontuao maior o problema. Pontuao menor que 19 indica risco 5 vezes maior de quedas

Tinetti M.Performance-oriented assessment of mobility problems in elderly patients. Journal of The American geriatric Society. 1986; 34:119-26.

AVALIAO DE EQUILIBRIO
EQUILBRIO
A pessoa idosa deve estar sentada em uma cadeira sem braos. As seguintes manobras sero testadas:

Equilbrio sentado

Escorrega Equilibrado Incapaz Utiliza os braos como apoio Levanta-se sem apoiar os braos

0 1 0 1 2

Levantar

Tentativas para levantar

Incapaz Mais de uma tentativa Tentativa nica

0 1 2

Assim que levanta (primeiros 5 segundos)

Desequilibrado Estvel mas utiliza suporte Estvel sem suporte

0 1 2

AVALIAO DE EQUILIBRIO
5 Equilbrio em p Desequilibrado Suporte ou base de sustentao > 12 cm Sem suporte e base estreita Comea a cair Agarra ou balana (braos) Equilibrado Desequilibrado, instvel Equilibrado 0 1 2 0 1 2 0 1

Teste dos trs campos (o examinador empurra levemente o externo da pessoa idosa que deve ficar com os ps juntos) Olhos fechados (pessoa idosa em p, com os ps juntos)

Girando 360

Passos descontnuos Instvel (desequilbrios) Estvel (equilibrado)


Inseguro (erra a distancia, cai na cadeira) Utiliza os braos ou movimentao abrupta Seguro, movimentao suave

0 1 2
0 1 2 ___/16

Sentado

Pontuao do equilbrio

AVALIAO DE MARCHA
A pessoa idosa deve estar em p, caminhar pelo corredor ou pela sala no passo normal, depois voltar com passos rpidos mas com segurana (usando o suporte habitual (bengala, andador) 10 11 Incio da marcha Comprimento e altura dos passos Hesitao ou vrias tentativas para iniciar Sem hesitao a)P direito No ultrapassa o p esquerdo Ultrapassa o p esquerdo No sai completamente do cho a)P esquerdo No ultrapassa o p direito Ultrapassa o p direito No sai completamente do cho Passos diferentes Passos semelhantes Paradas ou passos descontnuos Passos contnuos Desvio ntido Desvio leve ou moderado ou uso de apoio Linha reta sem apoio (bengala ou andador) Balano grave ou uso de apoio Flexo dos joelhos ou dorso ou abertura dos braos enquanto anda Tornozelos separados Tornozelos quase se tocam enquanto anda 0 1 0 1 2 0 1 2

12 13 14

Simetria dos passos Continuidade dos passos Direo

0 1 0 1 0 1 2 0 1 0 1 ___/1 2 ___/2

15

Tronco

16

Distncia dos tornozelos

Pontuao do marcha PONTUAO TOTAL

AVALIAO NUTRICIONAL
Avaliar peso e altura e calcular o ndice de Massa Corporal que constitui um bom indicador para reconhecer obesidade ou desnutrio.

ndice de Massa Corporal


22

IMC

DIAGNSTICO NUTRICIONAL Baixo peso

(IMC) = Peso (kg) Altura2 (m)

> 22 e <27
27

Adequado ou eutrfico
Sobrepeso

Fonte: LIPSCHITZ, D. A. Screening for nutritional status in the elderly. Primary Care, 21 (1): 55-67, 1994.

AVALIAO FUNCIONAL

Index de Independencia em Atividades de Vida Diria - KATZ


A- independente em comer,controle esfincteriano, transferncias, ir ao toalete, vestir-se e tomar banho B -independente em todas exceto uma C- independente em todas exceto banho e uma atividade adicional D - independente em todas exceto banho,vestir-se,e uma atividade adicional E - independente em todas exceto banho, vestir-se, ir ao toalete e uma atividade adicional

F- independente em todas exceto banho, vestir-se, ir ao toalete,transferncias e uma atividade adicional


G - Dependente nas seis funes outros - dependente em pelo menos duas atividades mas, no se classifica em C,D,E ou F

Medida de Independncia Funcional MIF


DOMNIOS DE AVALIAO

DOMNIOS DE AVALIAO

Medida de Independncia Funcional MIF


Sem ajuda
7. Independncia Completa

6. Independncia Modificada

Com ajuda: Dependncia Modificada


5. Superviso 4.Assistncia Mnima 3. Assistncia Moderada

Dependncia Completa
2. Assistncia Mxima 1. Assistncia Total

AVALIAO DA FUNCIONALIDADE FAMILIAR

GENOGRAMA
ECOMAPA APGAR DE FAMLIA

AVALIAO DA SOBRECARGA DOS CUIDADORES

APGAR de famlia
Estou satisfeito(a) pois posso recorrer minha famlia em busca de ajuda quando alguma coisa est me incomodando ou preocupando.
Comentrios

Sempre

Algumas vezes

Nunca

Estou satisfeito(a) com a maneira pela qual minha famlia e eu conversamos e compartilhamos os problemas.
Comentrios

Estou satisfeito(a) com a maneira como minha famlia aceita e apia meus desejos de iniciar ou buscar novas atividades e procurar novos caminhos ou direes.
Comentrios

Estou satisfeito(a) com a maneira pela qual minha famlia demonstra afeio e reage s minhas emoes, tais como raiva, mgoa ou amor.
Comentrios

Estou satisfeito(a) com a maneira pela qual minha famlia e eu compartilhamos o tempo juntos.
Comentrios

ESCORES DO APGAR
ESCORE TOTAL INTERPRETAO
BOA FUNCIONALIDADE FAMILIAR MODERADA DISFUNO FAMILIAR

7-10

5-6

0-4

ELEVADA DISFUNO FAMILIAR

AVALIAO DA SOBRECARGA DOS CUIDADORES (Zarit)


Essa avaliao refere-se aos cuidadores de idosos com dificuldade no desempenho das atividades de vida diria. Elas devero ser feitas para o cuidador principal, ou seja, para a pessoa que mais ajuda o/a idoso/a. Faa a entrevista com o cuidador na ausncia do idoso/a. Objetivo: avaliar estresse nos cuidadores

Avaliaes dos resultados: A avaliao compreende uma lista de afirmativas que refletem como as pessoas, algumas vezes, podem se sentir quando cuidam de outra pessoa. Depois de cada afirmativa, deve ser indicado com que freqncia o cuidador se sente em relao ao que est sendo perguntado (nunca, raramente, algumas vezes, freqentemente ou sempre). No existem respostas certas ou erradas.
Providncias com os achados/resultados: altos escores indicam estresse dos cuidadores e, nesses casos, a equipe deve discutir o planejamento assistencial mais adequado.

AVALIAO DA SOBRECARGA DOS CUIDADORES

O(a) Sr(a) sente que NOME DO IDOSO(A) pede mais ajuda do que ele(a) necessita?

O(a) Sr(a) sente que por causa do tempo que o (a) Sr(a) gasta com NOME DO IDOSO(A) no tem tempo suficiente para si mesmo(a)? O(a) Sr(a) se sente estressado(a) entre cuidar de NOME DO IDOSO(A) e suas outras responsabilidades com a famlia e o trabalho? O(a) Sr(a) sente envergonhado(a) com o comportamento de NOME DO IDOSO(A) ?

O(a) Sr(a) sente irritado(a) quando NOME DO IDOSO(A) est por perto?

O(a) Sr(a) sente que NOME DO IDOSO(A) afeta negativamente seus relacionamentos com outros membros da famlia ou amigos?

O(a) Sr(a) sente receio pelo futuro de NOME DO IDOSO(A)?

O(a) Sr(a) sente que de NOME DO IDOSO(A) depende do(a) Sr(a)?

O(a) Sr(a) se sente tenso(a) quando NOME DO IDOSO(A) est por perto?

O(a) Sr(a) sente que sua sade foi afetada por causa do seu envolvimento com NOME DO IDOSO(A)?
O(a) Sr(a) sente que No tem tanta privacidade como gostaria por causa de NOME DO IDOSO(A)? O(a) Sr(a) sente que sua vida social tem sido prejudicada em razo de ter de cuidar de NOME DO IDOSO(A)?

O(a) Sr(a) no se sente vontade em receber visitas em casa por causa de NOME DO IDOSO(A)?
O(a) Sr(a) sente que NOME DO IDOSO(A) espera que o(a) Sr(a) cuide dele(a) como se fosse a nica pessoa de quem ele(a) pode depender? O(a) Sr(a) sente que no tem dinheiro suficiente para cuidar de NOME DO IDOSO(A) somando-se s suas outras despesas?

O(a) Sr(a) sente que ser incapaz de cuidar de NOME DO IDOSO(A) por muito mais tempo? O(a) Sr(a) sente que perdeu o controle de sua vida desde a doena de NOME DO IDOSO(A)? O(a) Sr(a) gostaria de simplesmente deixar que outra pessoa cuidasse de NOME DO IDOSO(A)? O(a) Sr(a) se sente em dvida sobre o que fazer por NOME DO IDOSO(A)?

O(a) Sr(a) sente que deveria estar fazendo mais por NOME DO IDOSO(A)?

O(a) Sr(a) sente que poderia cuidar melhor de NOME DO IDOSO(A)?

De uma maneira geral, quanto o(a) Sr(a) se sente sobrecarregado por cuidar de NOME DO IDOSO(A)?

AVALIAO DE VIOLNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA


Instrumento desenvolvido em Porto Rico para avaliar possveis situaes de violncia contra as pessoas idosas. Deve ser aplicado junto pessoa idosa sozinha evitando-se situaes constrangedoras.
Objetivo: identificar situaes de violncia

Avaliaes dos resultados: respostas afirmativas em qualquer questo sugere situao de violncia que dever ser minuciosamente avaliada. Providncias com os achados/resultados: Na confirmao da situao de violncia, fazer a notificao e encaminhar aos rgos competentes de cada regio,

1. No ltimo ano, alguma das pessoas que o rodeiam tem gritado com o(a) Sr(a) sem razo?

Sim No ( v para questo 3)

( (

) )

2. Com que freqncia?

Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( ( ( ( (

) ) ) ) )

3. No ltimo ano, alguma das pessoas que o rodeiam o(a) tem chamado por algum nome ou apelido que o(a) Sr(a) no goste? 4. Com que freqncia?

Sim No ( v para questo 5)

( (

) )

Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( ( ( ( (

) ) ) ) )

5. No ltimo ano, alguma das pessoas que o Sim rodeiam tem usado ou manejado seu dinheiro No ( v para questo 7) sem seguir suas instrues? 6. Com que freqncia?
Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

7.No ltimo ano, alguma das pessoas que o Sim rodeiam o(a) tem ameaado por no fazer o No ( v para questo 9) que eles querem que o(a) Sr(a) faa? 8. Com que freqncia?
Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

9. No ltimo ano, alguma das pessoas que o Sim rodeiam o(a) tem golpeado, batido ou No ( v para questo 11) esbofeteado? 10. Com que freqncia?
Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( (
( ( ( ( (

) )
) ) ) ) )

11. No ltimo ano, alguma das pessoas que o Sim rodeiam o(a) tem sacudido ou segurado de No ( v para questo 13) forma intimidadora ou ameaadora? 12. Com que freqncia?
Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( (

) )

( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) )

13. No ltimo ano, alguma das pessoas que o Sim rodeiam tem roubado seu dinheiro ou algum No (encerre as perguntas) de seus pertences?

14. Com que freqncia?

Todos os dias da semana 2 ou 3 vezes na semana Uma vez na semana 2 a 3 vezes ao ms Uma vez ao ms ou menos

( ( ( ( (

) ) ) ) )

Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa


ATENO DOMICILIAR S PESSOAS IDOSAS

ATENO DOMICILIAR um conjunto de aes realizadas por uma equipe interdisciplinar no domiclio do usurio/famlia. dividida em duas modalidades.
1. ASSISTNCIA DOMICILIAR realizada por profissionais da Ateno Bsica / Sade da Famlia ou da ateno especializada 2. INTERNAO DOMICILIAR Desenvolvida por equipe ligada a um hospital

GUIA PRTICO DO CUIDADOR Instrumento utilizado pelos profissionais da assistncia e da internao que auxilia a orientaes aos cuidadores

Como proceder no caso de bito da pessoa idosa


Como providenciar a declarao de bito Como proceder: . Velrio . Sepultamento . Translado via terrestre e via area . Cremao

O uso da bola suia na prtica de Pilates


O exerccio um grande aliado para quem quer um corpo saudvel e equilibrado sem se submeter a sries cansativas e montonas. O Pilates com bola uma forma divertida de se exercitar.

Praticar exerccios fsicos j deixou de ser questo de vaidade. Hoje, as pessoas esto em busca de corpo e mente em equilbrio, e por isso que novos tipos de atividades, que aliam sade e bem-estar, esto to em alta. Uma delas o pilates com bola, exerccio que alia concentrao, condicionamento fsico e at diverso.

A atividade vem caindo no gosto dos brasileiros por se tratar de uma receita ideal para quem deseja entrar em forma, mas no gosta de rotina. A dificuldade em se equilibrar no objeto transforma-o em acessrio perfeito para definir a musculatura, corrigir a postura, melhorar o equilbrio e a coordenao motora. Os benefcios do pilates, associados aos exerccios com a bola, tornam a aula divertida e os resultados so rpidos e aparentes, pois tonifica e define msculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo. A prtica do pilates na bola exige do aluno concentrao e relaxamento, mas indicada para pessoas de diferentes nveis de condicionamento, que se recuperam de leses ou esto em plena forma. Foi desenvolvida nos anos 70 na suia com o intuito de ser um mtodo para reabilitao de problemas posturais, principalmente da coluna, e problemas neurolgicos.

Desde esta poca a bola sua tornou-se popular se espalhando por diversos pases sendo utilizada para melhorar nveis de flexibilidade, fora, equilbrio, e problemas posturais de uma variedade enorme de tipos de pacientes. Sua aplicao foi ampliada atingindo alm da terapia normalmente utilizada, sendo hoje mais uma forma segura e eficaz de treinamento na rea do Fitness, desenvolvido para pessoas procura de mtodos eficazes para complementao de programas de treinamento para obteno da sade e boa forma fsica.
Este mtodo do Pilates original no usa aparelhos. Os exerccios so feitos sobre colchonetes, com o auxlio da bola sua, overball e tiras elsticas.

ptimo para trabalhos de fora (para braos, pernas e tronco), utilizando seu peso e formas de fazer abdominais, apertar trabalhando adutores, para flexibilidade e relaxamento (alongamentos para o corpo todo e relaxamento), Equilbrio e Coordenao (beneficia a coordenao motora durante os exerccios e a correo postural e exige tambm do equilbrio em movimentos de sustentao e apoio). Alm disso, indicado para qualquer nvel de condicionamento e tem a vantagem de poder ser um acessrio para vrios tipos de aulas em academias e clubes.

Cuidado!
Antes de iniciar um programa com o material no se esquea de verificar se existe alguma contra-indicao para seu caso.

Alguns benefcios de pilates com a bola:


Definio em dobro Os resultados aparecem mais rpido, porque na bola, um objeto mvel, os msculos precisam trabalhar mais. Com destaque para as estruturas responsveis pelo equilbrio e estabilizao do tronco, da coluna e dos quadris. Melhora na respirao O exerccio trabalha o conjunto de todos os msculos, incluindo o diafragma. Isso resulta em melhoras para a respirao e, como consequncia, maior equilbrio emocional.

Postura correta Para realizar os movimentos preciso ter, ou desenvolver, muita conscientizao corporal e, alm disso, a regio das costas fica bastante fortalecida dependendo das sries que fazem a bola rolar, corrigindo a postura. Flexibilidade em alta Um rolamento daqui, uma esticadinha dali. Pouco a pouco, os adeptos dos exerccios com bola vo ganhando flexibilidade e garantem bons resultados em qualquer tipo de movimento, mesmo naqueles que dispensam o acessrio.

De bem com corpo e mente O exerccio tambm busca a unio da conscientizao corporal com msculos bem trabalhados e a mente em equilbrio, resultando em uma mente tranquila e livre do estresse, associada a um corpo com msculos visivelmente definidos e bem torneados.

Pratique pilates e cuide da sua sade!

Exerccios com Bola para os Abdominais


Abdominais Superiores e Inferiores, Oblquos
Abdominal com Bola Abdominal - Pernas Elevadas Abdominal Reverso Abdominal Lateral Abdominal Sentado Jacknife com Bola Desenrolamento Abdominal Topo da Mesa Ponte em T

Abdominal com Bola


Deite-se com a parte lombar sobre a bola e coloque as mos atrs das orelhas. Enrole os ombros para cima e baixe-se depois de uma pequena pausa. Para evitar esforar o pescoo, olhe para a frente e no para os joelhos

Abdominal - Pernas Elevadas


Deite-se de costas, com as panturrilhas em cima da bola e os braos cruzados sobre o peito. Enrole os ombros para cima e baixe-se depois de uma pequena pausa. Para evitar esforar o pescoo, olhe para a frente e no para os joelhos.

Abdominal Reverso
Deite-se de costas, com as panturrilhas e os gmeos fazendo presso contra a bola e os braos abertos. Aperte a bola com as pernas e enrole os joelhos at ao peito, rolando de volta depois de uma pequena pausa.
Para evitar esforar o pescoo, olhe para a frente e no para os joelhos.

Abdominal Lateral
Deite-se de lado sobre a bola, braos cruzados sobre o peito, pernas esticadas e ps afastados para manter o equilbrio. Levante o tronco e baixe-o depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Expire enquanto contrai os abdominais e inspire ao voltar posio inicial.

Abdominal Sentado
Deite-se com a parte lombar sobre a bola e coloque as mos atrs das orelhas.
Levante o tronco e baixe-o depois de uma pequena pausa.

Expire enquanto contrai os abdominais e inspire ao voltar posio inicial

Jacknife com Bola


Coloque os tornozelos em cima da bola, pernas esticadas, com o peito virado para o cho e estique os braos para se levantar do cho.
Mantendo o seu peso sobre os braos esticados, faa rolar a bola para dentro, dobrando os joelhos e as ancas e estique as pernas de novo, depois de uma pequena pausa. Expire ao rolar a bola e inspire ao voltar posio inicial.

Desenrolamento Abdominal
Deite-se sobre os joelhos, coloque as mos no cimo da bola sua frente, braos esticados e costas direitas. Mantendo as costas e os braos esticados, role sobre a bola at a parte superior dos seus braos estar pressionada contra ela e empurre-se para trs depois de uma pequena pausa.

Mantenha sempre os braos esticados e as costas direitas.

Topo da Mesa
Deite-se sobre os joelhos, coloque os antebraos sobre a bola sua frente, cotovelos formando ngulos de 90 graus e costas direitas.
Levante os joelhos do cho, rolando para a frente sobre a bola at as sus pernas ficarem completamente esticadas e volte para trs depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre as costas direitas.

Ponte em T

Apoie as omoplatas no cimo da bola, joelhos formando ngulos de 90 graus, costas direitas e braos esticados para manter o equilbrio.
Role para fora da bola ligeiramente para um lado e volte para trs depois de uma pequena pausa. Troque de lado entre repeties. Mantenha sempre as costas direitas.

Exerccios com Bola para o Peito


Peitorais Superiores, Inferiores, Interiores e Exteriores

Extenso com Pesos Extenso com Pesos - Inclinado Flexo ou Apoio com Bola Flexo ou Apoio - De Joelhos Flexo ou Apoio - Ps no Ar Crucifixo com Bola Crucifixo - Unilateral Abraos de Urso

Extenso com Pesos


Deite-se de costas, omoplatas no topo da bola, costas esticadas, joelhos fletidos em ngulos de 90 graus e segure pesos em cada lado do seu peito. Empurre os pesos para cima e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial

Extenso com Pesos - Inclinado


Deite-se de costas, com as omoplatas contra a bola, costas esticadas mas ancas e joelhos fletidos, segure pesos em cada lado do seu peito. Empurre os pesos para cima e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial.

Flexo ou Apoio com Bola


Deite-se pronado com as mos no cimo da bola, pernas e costas completamente esticadas. Empurre-se para cima esticando os braos e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial.

Flexo ou Apoio - De Joelhos


Ajoelhe-se em frente bola com as mos sobre esta, costas esticadas. Empurre-se para cima esticando os braos e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial.

Flexo ou Apoio - Ps no Ar
Deite-se pronado com as coxas no cimo da bola, pernas e costas completamente esticadas e mos no cho, cotovelos dobrados. Empurre-se para cima esticando os braos e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial

Crucifixo com Bola


Deite-se de costas, omoplatas no topo da bola, costas esticadas, joelhos fletidos em ngulos de 90 graus e segure pesos de cada lado do seu corpo. Mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados, role os pesos para dentro e para cima e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao empurrar os pesos para dentro e para cima e inspire ao voltar posio inicial.

Crucifixo - Unilateral
Deite-se de costas, omoplatas no topo da bola, costas esticadas, joelhos fletidos em ngulos de 90 graus e segure a pega de um lado do seu corpo. Mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados, puxe a pega para dentro e para cima e baixe-a depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia.

Expire ao puxar a pega e inspire ao voltar posio inicial.

Abraos de Urso
Sente-se num banco com as costas direitas e segure a bola de exerccio contra o seu peito, com as mos em ambos os lados da bola. Aperte a bola contra o peito e solte-a lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao apertar e inspire ao voltar posio inicial.

Exerccios com Bola para os Ombros


Deltides Interiores, Exteriores e Traseiros
Remada Deltide Traseiro Levantamento Deltide Traseiro - Cotovelos Dobrados Levantamento Deltide Traseiro - Deitado de Lado Protrao Escapular Rotao de Ombros

Remada Deltide Traseiro


Deite-se pronado com a barriga sobre a bola, costas e pernas esticadas, e segure pesos dos dois lados, braos esticados.

Levante os pesos a direito para cima at os cotovelos formarem ngulos de 90 graus e depois rode-os para cima e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre o mesmo ngulo nos cotovelos ao dobr-los para cima

Levantamento Deltide Traseiro - Cotovelos Dobrados


Deite-se pronado com a barriga sobre a bola, costas e pernas esticadas, e segure pesos dos dois lados, braos esticados. Mantendo os mesmos ngulos nos cotovelos, role os pesos at que a parte superior dos braos fique paralela ao cho e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao rolar para cima e inspire ao voltar posio inicial.

Levantamento Deltide Traseiro - Deitado de Lado


Deite-se apoiado sobre o lado esquerdo, costas e pernas esticadas, e segure um peso com a mo direita, braos esticados.

Mantendo o ngulo do cotovelo, empurre o peso para fora e para cima baixe-o lentamente depois de uma pequena pausa.
Expire ao levantar e inspire ao voltar posio inicial.

Protrao Escapular
Deite-se pronado com as mos sobre a bola, costas e pernas esticadas. Empurre-se para cima mexendo apenas as omoplatas, afastandoas uma da outra e volte lentamente posio inicial depois de uma pequena pausa. Expire ao levantar e inspire ao voltar posio inicial.

Rotao de Ombros
Deite-se pronado com a barriga sobre a bola, costas e pernas esticadas, e segure pesos dos dois lados, braos esticados, cotovelos a 90 graus. Mantendo os mesmos ngulos nos cotovelos, role os pesos at que a parte superior dos braos fique paralela ao cho e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao rolar para cima e inspire ao voltar posio inicial.

Exerccios com Bola para as Costas


Laterais Superiores e Inferiores, Regio Lombar e Trapzios

Hiperextenso com Bola Hiperextenso - Reversa Remada - Ao Contrrio Ponte com Bola

Extenso Braos-Pernas - Alternando

Hiperextenso com Bola


Ajoelhe-se em frente bola, com a barriga pressionada sobre esta e coloque as mos sore cada lado da bola. Estenda as costas esticando os braos e as pernas e volte posio inicial depois de uma pequena pausa. Expire ao estender e inspire ao voltar posio inicial.

Hiperextenso - Reversa
Deite-se pronado sobre uma bola de exerccio, que est por sua vez em cima de um banco, pernas em baixo mas esticadas e segure o banco com as duas mos para manter o equilbrio. Levante as pernas, mantendo-as esticadas e baixe-as lentamente depois de uma pequena pausa.
Expire ao esticar as pernas e inspire ao voltar posio inicial.

Remada - Ao Contrrio
Deite-se de costas, coloque os tornozelos sobre a bola, pernas esticadas e segure o halter com as mos, braos esticados. Levante o tronco empurrando com os braos e baixe-o lentamente depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre as pernas e as costas completamente esticadas.

Ponte com Bola


Agache-se sobre os seus ps, pressione as omoplatas sobre a bola atrs de si e cruze as mos sobre o peito. Sem mexer os ps, estenda as costas at estas ficarem paralelas ao cho e baixe-as lentamente depois de uma pequena pausa.

Expire ao esticar as costas e inspire ao voltar posio inicial.

Extenso Braos-Pernas - Alternando


Deite-se pronado o topo da bola, com a barriga pressionada contra esta e mantenha o equilbrio com os ps e as mos no cho. Estique o brao esquerdo e a perna direita para fora e para cima e baixe-os depois de uma pequena pausa. Troque de lados depois de cada repetio. Expire ao esticar e inspire ao voltar posio inicial.

Exerccios com Bola para as Pernas


Gmeos, Quadrcepes, Interiores da Coxa, Ancas e Panturrilhas

Agachamento - na Parede Agachamento - na Parede; Com Pesos Agachamento - na Parede; De Lado; Uma Perna Agachamento - Uma Perna Abduo da Anca com Bola Aduo da Anca com Bola Flexo de Pernas com Bola Flexo de Pernas Reversa Aperto de Pernas - Sentado Aperto de Pernas - Deitado Ponte Reversa com Bola Levantamento da Panturrilha Levantamento da Panturrilha - Uma Perna Levantamento dos Dedos do P

Agachamento - na Parede
Agache-se com as costas pressionadas contra a bola, que est por sua vez pressionada contra a parede, joelhos formando ngulos de 90 graus e coloque as suas mos por trs das orelhas. Eleve-se, esticando as pernas e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Expire enquanto se eleva e inspire ao voltar posio inicial.

Agachamento - na Parede; Com Pesos


Agache-se com as costas pressionadas contra a bola, que est por sua vez pressionada contra a parede, joelhos formando ngulos de 90 graus e segure dois pesos com as mos para baixo ao longo do corpo.
Eleve-se, esticando as pernas e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Expire enquanto se eleva e inspire ao voltar posio inicial.

Agachamento - na Parede; De Lado; Uma Perna


Agache-se sobre uma perna apoiado de lado sobre a bola, estando esta pressionada contra a parede, joelho formando um ngulo de 90 graus. Eleve-se, esticando a perna e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Expire enquanto se eleva e inspire ao voltar posio inicial.

Agachamento - Uma Perna


De p, com um tornozelo no cimo da bola por trs de si, agachese at que o seu joelho forme um ngulo de 90 graus. Eleve-se, esticando a perna e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Expire enquanto se eleva e inspire ao voltar posio inicial.

Abduo da Anca com Bola


De p, com a parede do seu lado direito, empurre a bola do cho em direo parede com a sua coxa direita, joelho dobrado. Aperte a bola, pressionando a sua perna contra ela e solte-a lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Expire ao empurrar e inspire ao voltar posio inicial.

Aduo da Anca com Bola


De p sobre a perna direita, coloque o p esquerdo no cimo da bola, perna esticada para o lado. Role a bola na sua direo, trazendo a perna para dentro e role de volta lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Expire ao rolar para dentro e inspire enquanto volta posio inicial.

Flexo de Pernas com Bola


Deite-se de costas e segure a bola utilizando as panturrilhas e as coxas. Aperte a bola empurrando os ps em direo s suas ndegas e solte-a lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao apertar a bola e inspire enquanto volta posio inicial.

Flexo de Pernas Reversa


Deite-se de costas, com os ps no cimo da bola, pernas e costas direitas.

Role a bola na sua direo, dobrando os joelhos e permita que esta volte para trs lentamente depois de uma pequena pausa.
Mantenha sempre as costas direitas.

Aperto de Pernas - Sentado


Sente-se na bola com as coxas de cada lado da bola e cruze as mos sobre o peito.
Aperte a bola entre as duas pernas, juntando as coxas e solte-a lentamente depois de uma pequena pausa. Expire ao apertar a bola e inspire enquanto volta posio inicial

Aperto de Pernas - Deitado


Deite-se de costas e segure a bola entre as suas pernas, abaixo dos joelhos. Aperte a bola entre as duas pernas, juntando as coxas ao mesmo tempo que levanta as ndegas do cho e solte-a lentamente depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre as costas direitas.

Ponte Reversa com Bola


Deite-se de costas com os ps no cimo da bola, joelhos e coxas dobrados. Levante as costas do cho esticando as pernas e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre as costas direitas.

Levantamento da Panturrilha
De p, pressione-se contra a bola, que por sua vez est pressionada contra a parede em frente ao seu peito. Eleve-se permanecendo nas pontas dos ps e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Certifique-se de que est exercitando apenas as panturrilhas.

Levantamento da Panturrilha - Uma Perna


Apoie-se num s p e pressione-se contra a bola, que por sua vez est pressionada contra a parede em frente ao seu peito. Eleve-se permanecendo nas pontas dos ps e baixe-se lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de perna depois de cada sequncia. Certifique-se de que est exercitando apenas as panturrilhas.

Levantamento dos Dedos do P


Sente-se no cho, segure a bola no cimo dos tornozelos e coloque as mos sobre ela, braos e pernas completamente esticados.

Aperte a bola, puxando as pontas dos ps na sua direo e mantendo os braos completamente esticados. Solte-a lentamente depois de uma pequena pausa.
Certifique-se de que est exercitando apenas as panturrilhas.

Exerccios com Bola para os Braos


Bceps, Trceps, antebraos interiores e exteriores Rosca - De P

Rosca - De Joelhos, Unilateral


Extenso de Trceps

Extenso de Trceps - De P
Extenso de Trceps - Com Pesos

Flexo de Pulsos

Rosca - De P
De p, com as costas pressionadas contra a bola, que por sua vez est pressionada contra a parede, segure pesos dos dois lados do seu corpo. Levante os pesos at aos ombros e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa.
Mantenha sempre as costas e os braos (superiores) firmes e quietos.

Rosca - De Joelhos, Unilateral


Ajoelhe-se em frente bola e apoie o brao (parte superior) sobre esta enquanto segura um peso. Levante o peso at ao ombro e baixe-o lentamente depois de uma pequena pausa. Troque de lado depois de cada sequncia. Mantenha sempre as costas e os braos (superiores) firmes e quietos.

Extenso de Trceps
Deite-se pronado com os antebraos sobre a bola, costas e pernas completamente esticadas. Empurre-se para cima, rolando a bola at s suas mos para esticar os braos e volte lentamente posio inicial depois de uma pequena pausa. Foque-se em exercitar os trceps.

Extenso de Trceps - De P
De p, coloque os antebraos contra a bola, que por sua vez est contra a parede em frente ao seu peito. Empurre-se para trs rolando a bola at s suas mos para esticar os braos e volte lentamente posio inicial depois de uma pequena pausa. Foque-se em exercitar os trceps.

Extenso de Trceps - Com Pesos


Deite-se de costas, omoplatas sobre a bola, ndegas afastadas do cho e segure um peso de cada lado da sua cabea, braos (superiores) perpendiculares ao cho. Levante os pesos esticando os braos e baixe-os lentamente depois de uma pequena pausa. Mantenha a parte superior dos braos sempre quieta.

Flexo de Pulsos
Ajoelhe-se em frente bola, apoiando nela os antebraos e segure as pegas com as palmas das mos viradas para cima. Empurre as pegas enrolando os pulsos e deixe-os voltar lentamente posio inicial depois de uma pequena pausa. Mantenha sempre os antebraos pressionados contra a bola.

You might also like