You are on page 1of 8

O TECER DAS RELAES HUMANAS DENTRO DA SALA DE AULA: UMA PESQUISA SOBRE RACISMO, EDUCAO E ENSINO DE ARTE.

Teresa Cristina Melo da Silveira teca.ensinodearte@bol.com.br Secretaria Municipal de Educao Ncleo de Pesquisa no Ensino de Arte NUPEA/UFU Comunicao - Relato de Pesquisa

Resumo: O silncio da escola sobre as dinmicas das relaes raciais no consegue apagar as diferenas existentes dentro da sala de aula, nem permitir a possibilidade de respeito mtuo e do dilogo aberto entre os sujeitos, sem que haja medo ou preconceito. A partir desta constatao, integrando teoria e prtica, desenvolvi em 2009 um projeto de ensino de Artes com alunos do 4 ano do Ensino Fundamental, paralelamente a uma pesquisa terica, ambos consonantes com meus estudos de Gnero, Raa e Etnia, oferecidos pelo Programa de Formao continuada com docentes do Ensino Bsico, da Universidade Federal de Uberlndia/UFU. O referido projeto, intitulado GENTE DE COR, proporcionou-me no apenas a descoberta e o aprofundamento de saberes ligados histria e cultura africanas e afro-brasileiras, como tambm a reflexo acerca de minha prpria prxis docente. Mediante pesquisas e discusses tnico-raciais, em ateno Lei 10.639/03, bem como por meio de produes plsticas, leituras de imagens, registros fotogrficos e relatos escritos, foi possvel investigar a prtica educativa e confront-la com as informaes encontradas na bibliografia pesquisada, bem como interrelacionar os dados tericos com a realidade escolar. No exerccio de tramar pinturas e desenhos com materiais diversos, tanto eu como meus alunos, sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, pudemos metaforicamente tecer relaes mais humanas, no respeito mtuo de nossas prprias diferenas, o que nos deu a oportunidade de refletir acerca de nossas concepes de homem e de mundo, durante a tessitura dos estudos acontecidos e das experincias vivenciadas. Assim, os conhecimentos sobre preconceito, racismo e educao foram sendo literal e plasticamente construdos nas minhas aulas de Artes, por meio da (re)significao de idias e conceitos, experincias e saberes; pela heterogeneidade das situaes vividas individual e/ou coletivamente; na possibilidade de urdir e tramar relaes visivelmente mais justas e cordiais. Palavras-chave: Ensino de Arte. Lei 10.639/03. Racismo e Educao.

As orientaes e aes para a educao das relaes tnico-raciais, elaboradas pelo Ministrio da Educao, alerta os profissionais do ensino para a necessidade de se discutir a pretensa superioridade branca envolvendo o cotidiano escolar em prticas prejudiciais ao grupo negro. Nesse sentido, torna-se imprescindvel possibilitar aos sujeitos da educao a promoo do reconhecimento e do respeito s diferenas, do dilogo franco e sem receios, permitindo a construo de vivncias sociais de modo crtico e questionando a diviso e a hierarquizao raciais. Entretanto, o silncio da escola sobre as dinmicas das relaes raciais no consegue apagar as diferenas existentes dentro da sala de aula, nem permitir a possibilidade do respeito mtuo e do dilogo aberto entre os sujeitos, sem que haja medo ou preconceito. A partir desta constatao, integrando teoria e prtica, realizei em 2009 um projeto de ensino, intitulado GENTE DE COR, com alunos do 4 ano do Ensino Fundamental, na E. M. Prof. Oswaldo Vieira Gonalves, em Uberlndia-MG. Em ateno Lei 10.639/03, decidi promover nas minhas aulas de Artes pesquisas e discusses ligadas cultura africana e afrobrasileira, propondo estudos acerca da discriminao racial e da veiculao de idias racistas que surgem muitas vezes em funo do fentipo de cada pessoa. No referido projeto desenvolvi o contedo cor como um elemento formal da gramtica visual e propus alguns questionamentos para desencadear reflexes sobre a cor na figura humana, objetivando uma tomada de conscincia sobre os preconceitos que perpassam o nosso cotidiano. O termo gente de cor pejorativamente utilizado pelo senso comum para indicar as pessoas da populao negra (geralmente de origem africana ou afro-descendente). Por esse motivo, problematizamos assim tal assunto: Existe gente sem cor? Frente resposta negativa para esta pergunta, formulamos outras mais: Qual a cor da gente? No seria uma mistura de vrias cores na pigmentao da pele humana? Uma pessoa tem uma s cor? E qual cor seria? Preta? Branca? Amarela? E no so estas as cores comumente utilizadas para designar o termo raa? Nas nossas pesquisas descobrimos que no Brasil,
(...) quando se fala em cor e/ou raa, pensa-se principalmente na populao negra ou afro-descendente e/ou na luta contra o racismo ou a favor da superao das desigualdades raciais. Recorre-se ao termo etnia, quando se pensa, por exemplo, nas mltiplas etnias indgenas, nos grupos populacionais de origem germnica, italiana, polonesa, srio-libanesa, etc., inclusive nas diferenas internas dentro da prpria raa negra (Ferraro, 2007, p. 6).

A partir disso, passamos a usar os nomes das cores somente para designar algumas raas e nunca para definir a tonalidade da pele humana.

Nas aulas de Artes subseqentes, realizamos leituras de imagens de pinturas de diferentes pocas dentro da Histria da Arte visando destacar a figura humana como tema central e reconhecer nas suas representaes imagticas a pluralidade tnico-racial existente na humanidade enfocando principalmente a miscigenao existente no Brasil1, inclusive dentro da sala de aula, destacando no apenas os diferentes tons da pele humana como tambm a grande variedade de cores e formas encontradas nos olhos, boca e cabelos de cada indivduo, ou seja, no fentipo das pessoas. Para aquecer ainda mais as discusses sobre o tema estudado, solicitei aos alunos uma pesquisa de sua prpria cor, por meio de diversas experimentaes plsticas, para que pudessem descobrir quais cores seriam necessrias para dar o seu tom de pele e qual a proporo de cada uma delas na mistura. As crianas foram estimuladas a registrar as suas descobertas por meio de produo visual, bem como de relatos orais e escritos. Outras questes propositoras foram surgindo e as discusses foram ampliadas no intuito de esclarecer que a cor da pele no determina nem o carter nem a personalidade de quem quer que seja, e que a atitude de julgar os outros por sua aparncia, seus traos fsicos ou sua cor caracteriza-se explicitamente como uma forma de discriminao e muitas vezes como racismo. A cor da pele a caracterstica mais visvel da aparncia de uma pessoa, e determinada por uma maior ou menor quantidade de melanina produzida pelo organismo humano no decorrer de sua adaptao s regies imensamente quentes ou de clima frio e moderado. De acordo com Ceert (2007), o fentipo da cor da pele talvez o mais potente definidor de lugares sociais no interior dos sistemas modernos e contemporneos, os quais so denominados no imaginrio brasileiro pelo termo raa. Aprofundando um pouco mais esse assunto percebemos que,
O racismo uma abordagem ligada, lgica e ideologicamente, idia de raa. A ideologia do racismo divide a humanidade em grupos raciais com traos fsicos hereditrios comuns, os quais determinam as caractersticas psicolgicas, morais, intelectuais e estticas dentro de uma escala de valores desiguais. [...] O mito da democracia racial bloqueou durante muitos anos, o debate nacional sobre o racismo e a necessidade das polticas afirmativas para a promoo da igualdade. [...] Desse modo, o racismo persiste na sociedade brasileira por meio de idias pr-concebidas, prticas discriminatrias e polticas pblicas que reproduzem ou ignoram situaes de extrema marginalizao econmica e de excluso social de negros e indgenas, perpetuando profundas desigualdades comparativamente aos brancos (NEVES, 2008, p. 19-22).

Dentre estas apresentamos: Bananal (1927), de Lasar Segall; Tropical (1917), de Anita Malfatti; Mestio (1934), de Cndido Portinari; e Operrios (1933), de Tarsila do Amaral.

Para desencadear outras reflexes levantei novos questionamentos e desafiei meus alunos a responder: Existe racismo no Brasil? E na nossa cidade? possvel perceber discriminaes racistas dentro da escola? E na nossa sala de aula? No meu entendimento, viabilizar a discusso desse assunto viria possibilitar aos alunos a partilha de situaes em que vivenciaram e/ou assistiram a manifestao do preconceito em relao cor da pele da pessoa humana e s suas caractersticas raciais. Entretanto, pude constatar que as crianas demonstravam mais facilmente suas idias no debate acerca do racismo em mbito nacional ou presente na nossa cidade, mas quando as questes eram voltadas para dentro do espao escolar ou da prpria sala de aula os depoimentos tornavam-se mais escassos e os alunos pareciam no ter muito que relatar. Nas aulas seguintes, os alunos produziram auto-retratos por meio do desenho e/ou pintura, recorte e colagem (Figura 1), esfacelando a figura humana para representar suas angstias, retraimentos, decepes e demais sentimentos provenientes da fragilidade da pessoa defronte a discriminao e o preconceito racial.

Figura 1 Desenhos tecidos em papel sulfite Arquivo Pessoal (2009).

A partir das novas discusses realizadas em sala de aula e de meus estudos tericos, pude perceber o quanto as questes relacionadas discriminao racial so silenciadas dentro da escola e negadas pelos sujeitos em suas relaes, como se fossem recobertas por uma camada de tinta invisvel, deixando-as imperceptveis primeira vista. Neves (2008) alerta que no Brasil o racismo possui uma caracterstica implcita e sutil, no aparecendo nas relaes humanas mais prximas. Para este autor, pesquisas demonstram que de uma maneira geral a sociedade at admite a existncia do racismo no nosso pas, mas quando o problema colocado no territrio das relaes sociais imediatas, onde vivemos, trabalhamos e/ou estudamos, as pessoas tendem a negar a existncia de prticas racistas. Tal ambigidade entre a afirmao de uma realidade e a negao de sua reproduo nas prticas sociais cotidianas caracteriza o chamado racismo brasileira (NEVES, 2008, p. 51). No foi

difcil comprovar essa realidade dentro da sala de aula, principalmente quando as discusses passaram a ressaltar a discriminao originada a partir do fentipo das pessoas com as quais convivemos cotidianamente. Contudo, embora seja muitas vezes desconfortvel para professora e alunos a discusso do racismo entre seus prprios pares, ns pudemos compreender que
Por ser uma forma de conscincia historicamente determinada, o racismo fundamentalmente transversal, ou seja, atravessa todos os segmentos da sociedade e todas as formas de organizao social: partidos polticos, religies, ideologias, etc. Afeta, ainda, todas as camadas da sociedade, sendo um fator majoritrio no universo onde se sustenta emocional e historicamente (MOORE, 2007, p. 286).

A escola, como uma instituio social, no poderia fugir a essa constatao, mas, por outro lado, por ser espao de formao humana, pode propor discusses e debates sobre o assunto, provocar reflexes e gerar novas atitudes, subsidiando a construo de relaes mais justas e humanas. Ainda segundo Neves (2008, p. 52), no ser jogando o racismo na vala comum dos preconceitos em geral que o problema ser resolvido. Acreditamos ser primordial a tomada de conscincia da complexidade do racismo para buscar a sua superao, tanto no cotidiano social como no espao escolar. imprescindvel explicitar o racismo como algo a ser severamente condenado, uma escolha inapropriada e socialmente reprovvel. Como uma forma de construir relaes mais justas e afetuosas dentro da sala de aula, propus s crianas uma produo plstica coletiva, a partir das tiras de papel pintadas e recortadas na desconstruo da figura humana, para serem recuperadas novamente por meio da tecelagem. Desse modo, os alunos formaram pequenos grupos para tramar em urdiduras de cordo, ls, fitilhos, fitas de plstico e outros materiais, as pinturas esfaceladas numa atitude simblica, porm concreta, de reconstruir a pessoa humana atravs da produo visual, do esforo criativo, do coleguismo, da ajuda mtua e do respeito diversidade tnico-racial do outro (Figuras 2 e 3).

Figura 2 Pinturas recortadas e tecidas com cordo, plstico e l Arquivo Pessoal (2009).

No exerccio de tramar pinturas e desenhos com materiais diversos, tanto eu como meus alunos, sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, pudemos metaforicamente tecer relaes mais humanas, no respeito mtuo de nossas prprias diferenas, o que nos deu a oportunidade de refletir acerca de nossas concepes de homem e de mundo, durante a tessitura dos estudos acontecidos e das experincias vivenciadas.

Figura 3 Pinturas recortadas e tecidas com l e fitilhos Arquivo Pessoal (2009).

A realizao desta pesquisa, advinda de meus estudos tericos e do projeto de ensino aqui apresentados, veio no apenas confirmar o nosso reconhecimento pela importncia das lutas anti-racistas dos movimentos sociais negros como tambm incorporar, junto aos contedos especficos de Artes Visuais, a histria, a cultura e a dignidade dos povos africanos na educao escolar. Enfim, os conhecimentos sobre preconceito, racismo e educao foram sendo literal e plasticamente construdos nas minhas aulas de Artes (Figura 4), por meio da (re)significao de idias e conceitos, experincias e saberes; pela heterogeneidade das situaes vividas individual e/ou coletivamente; na possibilidade de urdir e tramar relaes visivelmente mais justas e cordiais.

Figura 4 Pinturas recortadas e tecidas com cordo e fitilhos Arquivo Pessoal (2009).

Referncias Bibliogrficas BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino de Arte. So Paulo: Perspectiva, 1991. BRASILEIRO, Jeremias. Congadas. Retratos de Resistncia e F. As congadas nas regies de Uberlndia e Alto Paranaba em Minas Gerais. Braslia, 2005. CEERT Centro de Estudos das Relaes do Trabalho e Desigualdades. A incluso do quesito cor nos cadastros pblicos e privados. Gesto local, empregabilidade e eqidade de gnero e raa: uma experincia de poltica pblica na regio do ABC paulista. So Paulo: 2001. 30 p. Apostila. CIBOUL, Adle. As Cores. So Paulo: Salamandra, 2007. (Col. Criana Curiosa) ESP, Maria Del Pilar. Vivendo a diversidade: cultura afro-brasileira. De 6 a 10 anos. 1 ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2007. v 1, v. 2. FERRARO, Alceu Ravanello. Gnero, cor/raa e escolarizao nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro: um experimento com base em microdados do Censo 2000. In: Reunio Anual da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPEd), 2007, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. CD. p. 1-19. Disponvel em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT14-3232--Int.pdf. Acesso em: 01 mai 2011. KENSKI, Rafael. Vencendo na Raa. Superinteressante. Racismo, So Paulo, Edio 187, p. 42-50, abr. 2003. MARTINS, Mirian Celeste F. D. et. al. Didtica do Ensino da Arte: A Lngua do Mundo: Poetizar, fruir e conhecer arte. So Paulo: FTD, 1998.

MINISTRIO DA EDUCAO. Secretaria da Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal no 10.639/09. Braslia: SECAD, 2005. (Col. Educao para todos). ______. Secretaria da Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Orientaes e Aes para a Educao das Relaes tnico-Raciais. Braslia: SECAD, 2006. MOORE, Carlos. Racismo & Sociedade: novas bases epistemolgicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2007. NEVES, Gilberto. Educar para a Igualdade: combatendo o racismo na educao. Projeto Difuso Afro-cultural na educao. Centro Nacional de Estudos e de Polticas de Igualdade na Educao CENAFRO. Uberlndia: Sincopel Grfica, 2008. SILVEIRA, Teresa Cristina Melo da. A Arte na educao: saberes e prticas educativas em uma rea de conhecimento integrada s outras. Caderno de Pedagogia. Ribeiro Preto, ano 11, n. 11, p. 90-104, 2006. ______. Conquistas do Ensino de Arte na Rede Pblica de Educao. Digital Art&. ISSN 1806-2962, ano VI, n. 09, abr. 2008. Disponvel em: <http://www.revista.art.br/>. Acesso em: 03 out. 2008. ______. A COR DA GENTE: um projeto de ensino de artes desencadeando estudos sobre as relaes tnico-raciais. In: BRASILEIRO, Jeremias. Cultura Afro-Brasileira na Escola: o Congado em sala de aula. So Paulo: cone Editora, 2010, p. 87-94. (Coleo Conhecimento e Vida). ______. A COR DA GENTE: um projeto de ensino de artes desencadeando estudos sobre as relaes tnico-raciais. In: BRASILEIRO, Jeremias. (Org.). Cultura Afro-Brasileira na Escola: o Congado na sala de aula. 2 ed. Uberlndia: Aline Editora, 2009, v. , p. 47-56. SILVEIRA, Teresa Cristina Melo da; MENDES, Maria Gisele. O congado e o ensino da arte: transformando pr-conceitos em conceitos. Festival de Arte INTERNO/EXTERNO. Uberlndia, 2007. 1 CD-ROM. SOUZA, Marina de Mello e. frica e Brasil africano. 2 ed. So Paulo: tica, 2007. UBERLNDIA. Secretaria Municipal de Educao. Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais. Diretrizes Curriculares para o Ensino de Arte. 2003. ______. Secretaria Municipal de Cultura / COAFRO. Grupo de Apoio a Natureza e Desenvolvimento do Homem Integral. Brasil Negro. Uberlndia, 2006. 1 CD-ROM. UNIDADE NA DIVERSIDADE. Educar para a Igualdade. Material de apoio pedaggico. Projeto Difuso Afro-cultural na Educao. Direo: Gilberto Neves. Realizao: Centro Nacional de Estudos e de Polticas de Igualdade na Educao CENAFRO. Uberlndia: Studio P&B, 2008. 1 DVD (23 min), son., color. WERNECK, Jurema. A luta continua: o combate ao racismo no Brasil ps-Durban. Observatrio da Cidadania, 2005. p. 56-65.

You might also like