You are on page 1of 3

CHECKLIST - AUTISMO

Diana Robins, Deborah Fein & Marianne Barton, 1999

NOME DA CRIANA: _________________________________________________________________________________________

______________________
D.N. ___/___/___

PREENCHIDO POR: ___________________________

DATA:___/___/___

Por favor, preencha este questionrio sobre o comportamento usual da criana. Responda a todas as questes. Se o comportamento descrito for raro (ex. foi observado uma ou duas vezes), responda como se a criana no o apresente. Faa um crculo volta da resposta Sim ou No. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Gosta de brincar ao colo fazendo de cavalinho, etc.? Interessa-se pelas outras crianas? Gosta de subir objectos, como por exemplo, cadeiras, mesas? Gosta de jogar s escondidas? Brinca ao faz-de-conta, por exemplo, falar ao telefone ou dar de comer a uma boneca, etc.? Aponta com o indicador para pedir alguma coisa? Aponta com o indicador para mostrar interesse em alguma coisa? Brinca apropriadamente com brinquedos (carros ou Legos) sem lev-los boca, abanar ou deit-los ao cho? Alguma vez lhe trouxe objectos (brinquedos) para lhe mostrar alguma coisa? A criana mantm contacto visual por mais de um ou dois segundos? muito sensvel aos rudos (ex. tapa os ouvidos)? Sorri como resposta s suas expresses faciais ou ao seu sorriso? Imita o adulto (ex. faz uma careta e ela imita)? Responde/olha quando o(a) chamam pelo nome? Se apontar para um brinquedo do outro lado da sala, a criana acompanha com o olhar? J anda? Olha para as coisas para as quais o adulto est a olhar? Faz movimentos estranhos com as mos/dedos prximo da cara? Tenta chamar a sua ateno para o que est a fazer? Alguma vez se preocupou quanto sua audio? Compreende o que as pessoas lhe dizem? Por vezes fica a olhar para o vazio ou deambula ao acaso pelos espaos? Procura a sua reaco desconhecidas? facial quando se v confrontada com situaes Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No No No No No No No No No No No No No No No No No No No No No No No

Adaptado por Docente Especializada Paula Rodrigues

Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT)


Diana Robins, Deborah Fein & Marianne Barton, 1999

O ( M-CHAT) um breve questionrio referente ao desenvolvimento e comportamento utilizado em crianas dos 16 aos 30 meses, com o objectivo de rastrear as perturbaes do espectro do autismo (PEA). Pode ser aplicado tanto numa avaliao peridica de rotina (cuidados primrios de sade), como por profissionais especializados em casos de suspeita. Como na maioria dos testes de rastreio poder existir um grande nmero de falsos positivos, indicando que nem todas as crianas que cotam neste questionrio iro ser diagnosticadas com esta perturbao. No entanto estes resultados podem apontar para a existncia de outras anomalias do desenvolvimento, sendo por isso necessria a avaliao por profissionais desta rea.

Cotao: A cotao do M-CHAT leva menos de dois minutos. Resultados superiores a 3 (falha em 3 iten s no total) ou em 2 dos itens considerados crticos (2,7,9,13,14,15), aps confirmao, justificam uma avaliao formal por tcnicos de neurodesenvolvimento. As respostas Sim/No so convertidas em passa/falha. A tabela que se segue, regista as repostas consideradas Falha para cada um dos items do M -CHAT. As questes a Negrito representam os itens CRITICOS.

1. 2. 3. 4. 5.

No No No No No

6. No 7. No 8. No 9. No 10. No

11. 12. 13. 14. 15.

Sim No No No No

16. 17. 18. 19. 20.

No No Sim No Sim

21. No 22. Sim 23. No

Referncias bibliogrficas: ht t p://www2.gsu.edu/~ps ydlr Kleinman et al. (2008) The Modified Checklist for Autism in Toddlers: a Follow-up Study Investigating the Early Detection of Autism Spectrum Disorders, Journal of Autism and Developmental Disorders, 38:827-839.
Adaptado por Docente Especializada Paula Rodrigues

Robins, D. (2008) Screening for autism spectrum disorders in primary care settings, Autism, Vol 12(5) 481-500.

Adaptado por Docente Especializada Paula Rodrigues

You might also like