You are on page 1of 6

LIVRO:

O FRUTO DO ESPRITO Os ofcios do Esprito Santo O Esprito Santo, o Consolador, tornou-se depois do Pentecostes o executor da obra de redeno, regenerando e santificando os que por Ele so convencidos do pecado da justia e do juzo. Dessa forma Ele ministra em duas reas especficas nos frutos do Esprito e capacitando sua igreja com dons Espirituais. O Fruto do Esprito Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei (Gl.5:22-23). O fruto do Esprito implantado naqueles que nascem de Deus e so cultivados pelo prprio Esprito Santo fazendo com que o novo homem ande em novidade de vida e no mais esteja sujeito a carne. Todavia, *...] a carne, milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si *...+, esse conflito inevitvel, no pode ser evitado, a vitria, no entanto, tambm, no pode ser evitada, pois quem vence o maior e o apstolo Joo diz quem o maior: Filhinhos, vs sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo (1Jo.4:4). E se o que est nos verdadeiros crentes maior, temos, portanto, a certeza da vitria sobre a carne, o mundo e o diabo. Essa vitria a pesar de j ter sido conquistada, por Jesus na cruz do Calvrio, ela vem sendo consolidada (cf. Fp.2:12) na vida de cada crente atravs do amadurecimento do fruto do Esprito que acontece gradativamente. Afinal de contas o apstolo Paulo diz em sua Carta aos Romanos que fomos predestinados para sermos conforme imagem de Jesus Cristo[1]. O fruto do Esprito so qualidades morais cuja origem Divina, todavia no h aqui pretenso de fazer uma lista completa de virtudes. O que Paulo selecionou foram caractersticas essenciais antes corrompidas pelo pecado que comea a ser restaurada, aps a regenerao, pelo Esprito Santo. Passaremos a ver com detalhes cada uma dessas qualidades: O Fruto do Espirito Santo

Glatas 5.22-23 INTRODUO

No interior de cada crente travado um grande conflito: o Esprito contra a carne. Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si; para que no faais o que, porventura, seja do vosso querer (Gl 5.17).

At o dia da nossa converso, a "carne" ou a natureza pecaminosa reinava sozinha. Nascemos de novo e o Esprito Santo veio habitar em ns com o objetivo de controlar e mudar toda a nossa vida. O conflito inevitvel, mas se desejamos uma vida crist vitoriosa, devemos entregar o controle e a direo da nossa vida ao Esprito Santo. Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Gl 5.25).

O Esprito Santo reinando em ns produzir o carter cristo. Ele produzir em ns as virtudes do carter de Jesus Cristo. O apstolo Paulo chama estas virtudes de o "Fruto do Esprito Santo".

1. O QUE E O FRUTO?

A metfora do "fruto" aparece vrias vezes no Novo Testamento, designando sempre algum "resultado" (Mt 3.8; 7.16; Rm 1.13; Ef 5.9; Hb 13.15). O fruto do Esprito so qualidades morais divinamente implantadas. So resultados da ao do Esprito em nosso carter.

Primeiro, a sua origem sobrenatural: "do Esprito" (genitivo grego que indica fonte ou causa). Enquanto as "obras da carne" so atos que-praticamos naturalmente, o "fruto do Esprito" de responsabilidade do prprio Esprito. Precisamos ter humildade, pois no podemos produzir este fruto.

Segundo, o seu crescimento natural. O "fruto" faz parte da "lei da semeadura e da colheita": "aquilo o que o homem semear, isso tambm ceifar" (Gl 6.7). O nosso interior como um campo onde estamos semeando diariamente. Aquilo que voc semear voc ir colher. "Semeie um pensamento, e voc colher uma ao; semeie uma ao, e voc colher um hbito; semeie um hbito e voc colher um carter; semeie um carter e voc colher um destino". Se voc deseja que o Esprito Santo produza o fruto em voc, fornea-lhe os meios: orao e leitura bblica. "A graa nos confere os meios para colhermos abundante safra espiritual".

Terceiro, a sua maturidade gradual. Antes de ser um fruto maduro, h etapas que precisam ser cumpridas. Isto demanda tempo: primeiro a flor, depois o embrio e por fim, o fruto (Mc 4.28). O Esprito Santo no tem pressa e um carter cristo maduro resultado de uma vida inteira.

2. O FRUTO DO ESPRITO SANTO

Lemos em Glatas 5.22-23: Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas cousas no h lei.

H uma classificao comum destas virtudes: amor, alegria e paz (meu relacionamento com Deus); longanimidade, benignidade e bondade (meu relacionamento com os outros); fidelidade, mansido e domnio prprio (relacionamento comigo).

Vejamos cada virtude separadamente:

2.1. Amor: Na lngua grega "amor" (gape) uma palavra distinta usada para descrever a natureza do amor de Deus (Jo 3.16). Ele nos amou sem que oferecssemos motivos para que Ele nos amasse. E esse amor que o Esprito derrama em nosso corao (Rm 5.5), para que possamos obedecer ao mandamento de Jesus: O meu mandamento este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei (Jo 15.12).

No "Hino ao Amor" (1 Co 13), Paulo apresenta quinze caractersticas do amor: sofredor, benigno, no invejoso, no se ufana, no soberbo, no indecoroso, no interesseiro, no se irrita, no se ressente do mal, no se alegra com a injustia, alegra-se com a verdade, tudo aguenta, tudo acredita, tudo espera e tudo suporta.

O amor expressa o contedo total da f crist. O amor a essncia do carter divino: Deus amor (1 Jo 4.8).

2.2. Alegria: A alegria (no grego "charis") o gozo da graa, um bem-estar espiritual, resultado de uma correta relao com Deus. A fonte desta alegria o Senhor (Fp 3.1; 4.4,10; Rm 12.12). a chamada "alegria da f" (Rm 15.13; Fp 1.25) e a "alegria no Esprito Santo" (Rm 14.17; 1 Ts 1.6). Esta alegria independe das circunstncias externas e pode ser desfrutada em meio s tristezas e aflies desta vida.

2.3. Paz: Paz (Shalom, no hebraico Jz 6.24) inclui tudo quanto Deus tem dado em todas as reas da vida. A paz uma ddiva de Deus (SI 4.8; 29.10-11; 119.165) e pode ser desfrutada somente na presena de Deus (Nm 6.24).

No contexto do Novo Testamento, Jesus a nossa paz ("eiren", no grego). Confira em Ef 2.1418. Nele encontramos sossego, mesmo em meio s tribulaes. A paz de Cristo no significa ausncia de guerra, mas uma tranquilidade interior. Ela uma ddiva sobrenatural e indestrutvel (Jo 14.27; 16.33). Em Cristo temos paz com Deus (Rm 5.1) e a paz de Deus (Fp 4.7).

"A paz o primeiro fruto que se observa aps o perdo de pecados" (Adam Clarke).

2.4. Longanimidade: Longanimidade ("makrothumia", no grego) significa literalmente "flego comprido" ou "lento ira". a pacincia para suportar injrias de outras pessoas. E um atributo de Deus, que tolera pacientemente todas as fraquezas humanas, no se deixando tomar por exploses de ira ou furor (Nm 14.18; SI 86.15; Rm 2.4; 1 Pe 3.20).

O Esprito Santo nos capacita longanimidade, isto , sermos tolerantes com as pessoas cuja conduta visa provocar-nos ira (Mt 18.21-35).

2.5. Benignidade: Benignidade (no grego, "chrestotes") significa uma disposio gentil e graciosa para com os outros. Tambm significa "excelncia de carter" e "honestidade". um atributo divino (Mt 11.30; Tt 3.4). Jesus Cristo o nosso modelo de gentileza, pois sempre se mostrou gentil para com os seus semelhantes. No caso da mulher flagrada em adultrio (Jo 8.1-11), enquanto os homens se mostraram inflexveis e exigentes, Jesus revelou a sua benignidade.

2.6. Bondade: Bondade (no grego, "agathosune") significa aquilo que bom e til. a qualidade de generosidade e de ao gentil para com outras pessoas. "Uma pessoa bondosa

quando se dispe a ajudar queles que esto em necessidade" (M. Lutero). A bondade um atributo de Deus (SI 34.8; 107.1; Mt 19.17).

Bondade e benignidade so termos que esto ligados entre si (Rm 2.4; Ef 2.7). W. Barclay diz que a diferena est no fato de que a bondade pode reprovar, corrigir e exortar (Mc 11.15-18); mas, a benignidade s pode ajudar (Jo 8.10-11).

O Esprito Santo produz em ns uma bondade que , ao mesmo tempo, amvel e enrgica.

2.7. F: F (no grego, "pistis") pode significar tanto "confiana" quanto "fidelidade". Para Paulo, "f" significa o recebimento da mensagem da salvao e a conduta baseada no Evangelho (Rm 1.8; 1 Co 2.5; 15.3, 14, 17). O cristo vive pela f, e de f em f (Hb 11.1-6).

John Stott diz: "F a confiabilidade que convida outras pessoas a confiarem em ns. a fidelidade provada, a dignidade slida de algum que sempre cumpre as suas promessas e termina o que comea".

2.8. Mansido: Mansido (no grego, "prautes") possui trs significados principais: submisso a Deus (Mt 5.5; 11.29); dcil ou no soberbo (Tg 1.21); considerao (1 Co 4.21; 2 Co 10.1; Ef 4.2). O termo era aplicado tambm para coisas, palavras, remdios, aes e sentimentos que acalmam e suavizam.

A mansido o resultado da verdadeira humildade, que reconhece o valor do outro e se recusa a se considerar superior. a virtude daqueles que herdaro a terra (Mt 5.5). Jesus Cristo o modelo perfeito de mansido.

2.9. Domnio Prprio:

Domnio prprio (no grego, "egkrateia") significa "autocontrole", o domnio dos prprios desejos e apetites. o senhorio sobre a lngua, os pensamentos, os apetites e as paixes sexuais (Pv 16.32; 1 Co 7.9; 9.25).

A vitria mais difcil a vitria sobre o prprio eu ou sobre as prprias paixes. Somente com o poder do Esprito Santo possvel o domnio prprio.

CONCLUSO

Quando olhamos para o fruto do Esprito Santo vemos um retrato de Jesus Cristo. Todas as nove virtudes acima esto presentes no carter de Cristo. Elas s -podem ser implantadas no crente, por intermdio do Esprito Santo. Ele quem opera a transformao moral do crente (2 Co 3.18). Deixe o Esprito trabalhar em seu carter!

You might also like