You are on page 1of 9

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

1. OBJETIVO

PGSS 01/00 Pgina 1 de 9

Definir a sistemtica de Gesto de Segurana e Sade do Trabalho, com o objetivo de identificar, gerenciar, eliminar, neutralizar e/ou minimizar os riscos de segurana e sade do trabalho, preservando a integridade fsica de todos os colaboradores (diretos e indiretos), atendendo as legislaes vigentes, requisitos governamentais e pr-estabelecidos pela organizao, criando um ambiente seguro e saudvel. 2. RESPONSABILIDADE Gestor de Segurana e Sade 3. APLICAO Toda a Organizao. 4. DEFINIES PPRA: Programa de Preveno de Riscos Ambientais, estabelecido pela NR 9; PCMSO: Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, estabelecido pela NR 7; LPR: Levantamento de Perigos e Riscos; PERIGO: Fonte ou situao com potencial para provocar danos em termos de leso, doena, dano propriedade e do local de trabalho, ou a combinao destes; RISCO: Combinao da probabilidade de ocorrncia e da conseqncia de um determinado evento perigoso; AEPT - Avaliao Ergonmica dos Postos de Trabalhos; FRAI: Ficha de Registro de Acidentes e Incidentes; CAT: Comunicao de Acidente do Trabalho; EPI: Equipamento de Proteo Individual, destinado para proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador e para neutralizar os riscos ambientais; EPC: equipamento de Proteo Coletiva, destinado a alertar e proteger o colaborador e a coletividade quanto aos riscos existentes no ambiente; CA: Certificado de Aprovao, emitido pelo Ministrio do Trabalho para EPIs; PAE: Plano de Atendimento a Emergncias; PPR: Programa de Proteo Respiratria; PCA: Programa de Conservao Auditiva; OS: Ordem de Servio; AST: Analise de Segurana da Tarefa; TB: Tabela; IP: Instruo de Processo; PL: Plano; GSS: Gestor de Segurana e Sade. SST: Segurana e Sade do Trabalho TST: Tcnico em Segurana do Trabalho

Elaborado por Proseg:

Analisado Andreoli:

por

rika Aprovado Nabas:

por

Fernando Data:

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 2 de 9

5.

Planejamento Estratgico de Atuao Com base na Estratgia de Negcios da TRANSFORMADORES JUNDIA e necessidades de mercado e clientes estabelecido o Planejamento estratgico de atuao da Gesto de Segurana e Sade no mnimo anualmente, como base para o planejamento de critrios e execuo das atividades de gesto. Este planejamento realizado junto com a Diretoria. Definio dos recursos e estrutura Com base no Planejamento e estratgia de atuao definida, o Gestor de Segurana e Sade deve planejar e dimensionar a estrutura adequada para a gesto e atuao de SST, considerando a definio do organograma e das atribuies para cada funo. O Gestor deve tambm verificar a necessidade de recursos fsicos como equipamentos, software e hardware (Tecnolgicos) conforme sistemtica da empresa. Definio dos indicadores, objetivos e metas Os indicadores apropriados de gesto do processo de forma a medir a performance e propiciar a gesto de segurana e sade, so definidos na GSS 01, a seguir: % Monitoramento de uso dos EPIs :n de colaboradores operacionais (mensal) % Melhoria contnua = n iniciativas a fazer (IAF) : n iniciativas realizadas (IR) (mensal) Taxa de Frequncia: Taxa de Gravidade:

Diretor

Ata de Reunio

6.

GSS

Planilha de Planejamento

7.

GSS

Gesto de Indicadores

8.

Definio da Estratgia de Trabalho A fim de gerenciar os riscos de segurana e sade do trabalho, resultantes das atividades e processos da TRANSFORMADORES JUNDIA, so identificados os riscos ambientais de suas atividades, produtos ou servios controlados pela organizao, a fim de determinar aqueles que possam agredir a integridade fsica do colaborador, assegurando controles operacionais para prevenir, neutralizar e/ou eliminar esses riscos. So consideradas tambm as legislaes aplicveis em Segurana e Sade do Trabalho do Ministrio do Trabalho (Normas Regulamentadoras). Levantamento dos Perigos e Riscos Ocupacionais Deve ser realizado o levantamento de todos os perigos e riscos ocupacionais, ligados s atividades, processos e produtos da TRANSFORMADORES JUNDIA, estabelecendo os controles operacionais de preveno, neutralizao e/ou eliminao desses riscos, de acordo com a significncia. O levantamento desses riscos realizado atravs da IT 01.01 Perigos e Riscos.

GSS

9.

GSS

LPR

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 3 de 9

Item 10.

Descrio Levantamento de Requisitos Legais Devem ser identificadas as legislaes de segurana e sade (Normas Regulamentadoras) aplicveis aos riscos ocupacionais controlando sua aplicao e disponibilidade em meio eletrnico, permitindo a consulta e a pronta disponibilidade da informao. Mensalmente os requisitos para atendimento legal so monitorados, acompanhados e atualizados pelo GSS, onde so definidas dentre as legislaes no atendidas o plano de ao e prazo para atendimento, designando os respectivos responsveis. A sistemtica adotada para levantamento e controle dos requisitos legais est descrita na IT 01.02 Controle dos Requisitos Legais. A aplicao dos requisitos legais so controlados atravs da TB 01.03 Levantamento dos Requisitos Legais em Segurana e Sade. Elaborao de Laudos e Analises So elaborados regularmente os laudos ambientais: Laudo Eltrico das Instalaes (LEI) Laudo de Aterramentos resistncia hmica (LARO) Laudo de Vasos de Presso (LVP) Laudo Tcnico de Condies Ambientais de Trabalho (LTCAT) Laudo de Periculosidade (LPe) Anlise Ergonmica dos Postos de Trabalhos (AEPT) Laudo de Rudo Externo (LRE) Laudo de Adequao a NR 12 Programas Ocupacionais Baseados nos requisitos legais so estabelecidos e gerenciados os programas ocupacionais: PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais Anual, realizado por tcnico e/ou Engenheiro de Segurana da Organizao e/ou contratado, avaliando os riscos ambientais e propondo medidas corretivas e preventivas; PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - Anual, realizado pelo mdico do trabalho coordenador, definindo os exames mdicos necessrios por funo, incluindo a periodicidade PPR: Programa de Proteo Respiratria - Envolve mdico do trabalho coordenador, chefes de rea, CIPA; avaliando o respirador adequado para as condies de sade, e a utilizao para ilidir os riscos a sade no manuseio de produtos qumicos. PCA: Programa de Conservao Auditiva - Anual, realizado pelo mdico do trabalho coordenador, avaliando e propondo aes necessrias para a conservao avalista dos colaboradores. Planejamento dos Controles Operacionais Baseado nos Levantamentos dos Riscos so estabelecidos controles operacionais pertinentes, considerando a necessidade de elaborao de instrues de trabalho, de monitoramento, de instalaes e sinalizaes adequadas e a necessidade de conscientizao e treinamentos aos envolvidos.

Responsvel GSS

Registro

10.1.

GSS

LEI LARO LVP LTCAT LPe AEPT LRE NR 12

10.2.

GSS

PPRA PCMSO PPR PCA PPRPS

11.

GSS

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 4 de 9

Item 11.1.

Descrio Trabalhos de Risco Os trabalhos de riscos definidos so: a) Altura b) Eletricidade c) Trabalhos em Espao Confinado d) Trabalhos a quente e) Trabalhos especiais Deve ser considerada a necessidade de incluso/excluso de classificao, em funo de alteraes de atividades, processos e equipamentos.

Responsvel GSS

Registro

11.1.1.

11.1.2.

Abertura da Permisso de Trabalho de Risco - PTR Para toda realizao de trabalho de risco deve ser aberta uma PTR. O responsvel pelo trabalho (Gerenciadores da rea) deve abrir a PTR, orientar os trabalhadores dos riscos, A CIPA ou Tcnico em Segurana do Trabalho ou Supervisor de Obras deve liberar o trabalho verificando o local e os equipamentos para analisar as condies descritas no item 11.1.2, alneas de a a e (de acordo com o trabalho executado). Caso no esteja de acordo, deve tomar as aes apropriadas. Condies para execuo dos trabalhos de risco: a) Trabalho em Altura (acima de 2,0 metros): Para todo trabalho em altura deve-se ter a disponibilidade de: Linha da Vida e/ou ponto de ancoragem (corda ou cabo de ao) com cinto tipo paraquedista e/ou alpinista, trava-queda e talabarte duplo com absorvedor. Complementos: - Trabalho em telhado: tbuas para locomoo sobre telhas, escadas com sapata de borracha e sistema de travamento (corda ou gancho metlico), andaimes com guarda-corpo e sistema de travamento e bolsa para ferramentas. O trabalho deve ser realizado sempre por dois colaboradores que tero funes definidas como executante e auxiliar. - Trabalho sobre andaimes: sapata de fixao do andaime, travas em diagonal a cada 2 lances de altura, tbuas com travas cobrindo todo o vo livre de trabalho, guarda-corpo total (em U) na rea de trabalho. - Trabalhos sobre escadas: fixao da escada com corda, gancho metlico e/ou estaca, sapatas de borracha. - Trabalho sobre plataformas de montar: guarda-corpo total (em U) na rea de trabalho. - Trabalho sob plataforma eltrica: treinamento e EPI. b) Trabalhos com Eletricidade: - Todos os colaboradores, que efetuarem servios em baixa, mdia e alta tenso, deveram ser qualificados (conforme item 10.8 da NR 10); tendo em seu quadro de colaboradores Eletricista com treinamento mnimo de 40,0 horas; - Para trabalhos em alta tenso devem ter treinamento mnimo de 80,0 horas, comprovado na contratao dos servios. - Os procedimentos para trabalhos com eletricidade constam na IT 01.04 Trabalhos com Eletricidade.

Gerenciadores das reas CIPA ou TST ou Supervisor de Obras

PTR

CIPA ou TST ou Supervisor de Obra

PTR

TST

PTR

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 5 de 9

Item

Descrio c) Espao Confinado: - Sistema de suprimento de ar mandado, ligados ao sistema de cilindro compressor com mangueira e mscara full-face; - Treinamento de capacitao de 16 horas para Vigia e Trabalhador autorizado e 40 horas para Supervisor de Entrada. O trabalho deve ser realizado sempre por dois colaboradores que tero funes definidas como executante (colaborador que realiza o trabalho no interior do tanque ou silo) e observador de segurana (que executa trabalhos nas proximidades, fazendo contato regularmente com o executante, com a finalidade de observar irregularidades ou auxiliar o mesmo). d) Trabalhos quente com risco de exploso: - Abertura de tambor: Certificar-se que o interior esta descontaminado (lavado); - Para espao confinado proceder conforme alnea c. e) Trabalhos Especiais Qualquer atividade com potencial de risco ao patrimnio ou de acidente dever ser avisado ao Gestor de SS para que seja aberta a PTR e aps a avaliao seja liberado o trabalho. Trabalho com alto potencial de risco que no se enquadra em nenhum caso anteriormente descrito. So exemplos: linhas / equipamentos que operam com temperaturas elevadas, linhas / equipamentos pressurizados, iamento de cargas, atividades com produtos perigosos, entre outros.

Responsvel CIPA ou TST ou Supervisor de Obra

Registro PTR (espao confinado)

CIPA ou TST ou Supervisor de Obra

PTR

CIPA ou TST ou Supervisor de Obra

PTR

12.2. Co Controle de EPIs Os EPIs devem ser utilizados para neutralizao e/ou minimizao dos riscos existentes para cada atividade, conforme descrito na AST Analise de Segurana da Tarefa. A Empresa disponibiliza todos os EPIs necessrios; gratuitamente; devendo ser mantidos adequados pelos colaboradores. So definidos EPIs por Cargo conforme TB 01.05 EPI por Cargo. Os EPI`s e EPC`s que devem ser utilizados por atividade; crtico ou no; est definido na TB 01.06 EPI / EPC / Atividade. O uso, finalidade, manuteno e reposio dos EPIs devem ser feitos conforme TB 01.07 EPI Finalidade / Manuteno / Reposio, bem como, orientao especifica para cada tipo de EPI feita em treinamento.

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 6 de 9

Item 12.2.1 Aes por rea

Descrio

Responsvel Loja TST

Registro

Emitir a Requisio de Compra e controlar o estoque; Controlar a entrega atravs da Comprovante de Entrega de EPIs e controlar a validade do CA Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho dos EPIs, e arquivar CAs vencidos (consultar validade do CA no site do Ministrio do Trabalho);

Comprovante de Entrega de EPIs C.A.

Adquirir EPIs conforme especificado na Requisio de Compra emitida pela Loja, e exigir o CA Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho dos EPIs aos Fornecedores; Monitorar o uso e conservao, atravs do Controle de Monitoramento do Uso e Conservao dos EPI;

Compras

C.A. Controle de CA

CIPA / TST

Treinamento sobre finalidade, conservao e guarda dos EPIs.

uso,

manuteno,

TST Colaboradores

Controle de Monitoramento do Uso e Conservao do EPI Lista de Presena

Ser responsveis pela conservao e guarda, sendo que a TRANSFORMADORES JUNDIA poder descontar da folha de pagamento o valor do EPI danificado por falta de conservao ou extraviado por falta da guarda adequada. 12.3. Analise e Investigao de Acidentes e Incidentes Os acidentes de trabalho so definidos como: - Acidente de Trabalho com afastamento: Ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause morte, perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho, havendo a necessidade de afastamento mdico; - Acidente de Trabalho sem afastamento : Ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, leso corporal, onde no h a necessidade de afastamento mdico; - Acidente de Trajeto: Ocorre na rota da residncia do colaborador para a empresa ou vice-versa, desde que no haja desvio de rota, que cause leso corporal. - Doena Profissional: produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social - Doena do Trabalho: adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no inciso I.

TST/CIPA

- Incidente: quase acidente, com potencial de causar um acidente.


12.3.1.

Registros de Acidentes e Incidentes


Para todos os acidentes ocorridos envolvendo colaborador e prestador de servio deve ser preenchida a FRAI Ficha de Registro de Acidentes e Incidentes, como registro da ocorrncia, e analisados, para verificar a causa.

TST / CIPA

FRAI

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO


Deve emitir a CAT Comunicao de Acidente do Trabalho, conforme conceito legal, cujo prazo legal de 24 horas, da ocorrncia. A cpia da CAT deve ser enviada a CIPA. Item Descrio Para acidentes ocorridos com prestadores de servio deve-se abrir o FRAI, e exigir o envio da cpia da CAT emitida pelo empregador. RH

PGSS 01/00 Pgina 7 de 9


CAT

Responsvel Registro TST FRAI Gerenciadores CAT das reas Mdico do Trabalho ASO

Obs.: Todo colaborador que venha sofrer acidente e/ou doena do trabalho ou doena no relacionada ao trabalho, dever ser encaminhado ao mdico do trabalho da empresa, para avaliao de sade e alta mdica, com emisso do ASO Atestado de Sade Ocupacional. O colaborador acidentado dever ser convocado para a reunio da CIPA. 12.3.2. Os prazos para fechamento da FRAI so: - Acidentes sem vitima fatal, sem perda de membro = trinta (30) dias da data da ocorrncia; - Acidentes com vitima fatal ou em estado grave, e com perda de membro = 48,0 horas, devendo ser registrado Boletim de Ocorrncia, e emitida Ata da CIPA de Reunio Extraordinria com a CAT. O colaborador envolvido dever dar cincia na FRAI (no campo colaborador envolvido no evento), exceto em casos de bitos ou desligamento imediato da empresa. 12.4. Inspeo e Manuteno de Acessrios para Movimentao de Cargas O gerenciamento de inspeo de cabos de ao, cintas e correntes, para movimentao de cargas, encontra-se na IT 01.08 Inspeo e Manuteno de Acessrios para Movimentao de Cargas. Manuseio de Produtos Qumicos Todos os produtos qumicos manuseados devem ser controlados conforme IT 01.09 Controle de Produtos Qumicos. Atendimento a Emergncias As situaes emergenciais potenciais ou reais esto identificadas e so tratadas no PL 01.10 Plano de Atendimento Emergncia - PAE (leo askarel) Para testar a adequao e eficcia dos procedimentos de atendimento a emergncias, so realizados simulados conforme PL 01.11 Plano de Simulados. Os equipamentos utilizados em emergncias devem ser mantidos em condies de uso. Devem ser registradas as anlises crticas dos acontecimentos, frutos de situaes reais de emergncias e de simulados em Relatrio de Ocorrncia. Baseado nos registros e acontecimentos devem ser propostas aes de melhoria, incluindo alteraes em procedimentos, decorrentes do aprendizado gerado. Todo o gerenciamento das atividades relacionados ao atendimento s emergncias e simulados, incluindo os registros e aes decorrentes, deve ser conduzido pelo Gestor SS. Limpeza e Higienizao Os procedimentos de limpeza e higienizao de equipamentos e acessrios (bebedouros, ar condicionado e caixa de gua) feito atravs da IT 01.12 Controle de Limpeza e Higienizao.

CIPA TST / CIPA

FRAI FRAI CAT Alta Mdica

GSS

Relatrio Inspeo

de

12.5.

GSS

12.6.

GSS TST

Relatrio de Ocorrncia (Real ou Simulado)

12.7.

GSS

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 8 de 9

Item 12.8.

Descrio Analise de Segurana da Tarefa - AST O empregador elabora a AST Analise de Segurana da Tarefa, relacionada cada cargo e atividades executadas dentro do cargo, dando conhecimento ao colaborador dos: perigos potenciais, possveis conseqncias (riscos), medidas preventivas ou mitigadoras que devem ser tomadas para ilidir o perigo e o risco, riscos ambientais da atividade e EPI e EPC que deve ser utilizado. Ordem de Servio em Segurana e Sade OS_SS O empregador elabora a Ordem de Servio em Segurana e Sade; conforme modelo de formulrio por funo existente em meio eletrnico; dando conhecimento ao colaborador atravs de treinamento. Para cada cargo existente, deve existir uma OS_SS, informando: descrio da funo, obrigaes, proibies, medidas disciplinares, procedimentos em caso de acidentes/doenas do trabalho, principais riscos ambientais no local de trabalho, e recomendaes genricas (Geral, Meio Ambiente e Qualidade).

Responsvel TST

Registro AST

12.9.

TST

OS_SS

13. Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA mantida atuante a CIPA, de acordo com a NR 5, a qual tem por objetivo fundamental a preveno de acidentes, para observar e relatar condies de riscos nos ambientes de trabalho, incluindo atos e condies inseguras, solicitar medidas para reduzir, neutralizar ou at eliminar esses riscos, analisar os acidentes e incidentes ocorridos para anlise de causas e aes necessrias e orientar os colaboradores quanto preveno de acidentes. 14. Trabalho de Prestadores de Servios O controle das atividades de terceiros esta descrito na IT 01.13 Controle de Prestadores de Servios , visando a preveno de acidentes em segurana e sade, e verificao do cumprimento da legislao vigente. Todo prestador de servios deve passar por integrao antes do inicio das atividades na TRANSFORMADORES JUNDIA.

CIPA

Atas de Reunio

TST

Lista Presena Lista Presena

de de

15. Dialogo Semanal de Segurana e Sade DSS TST / CIPA Semanalmente os colaboradores recebem instrues referentes a segurana e sade, para minimizar os riscos nas atividades. 16. Monitoramento GSS Para controlar caractersticas e parmetros crticos de Segurana e Sade so definidos e mantidos atualizados os pontos de monitoramento, medio e controle das atividades e processos, definindo as condies de realizao, incluindo as responsabilidades e autoridades dos controles na PL 01.14 Medio e Monitoramento. (fazer com o Lucas)

PROCEDIMENTO GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO

PGSS 01/00 Pgina 9 de 9

16.1 Para verificar as condies do ambiente de trabalho comportamento nas diversas atividades, trimestralmente aplicado o Checklist de SS, Checklist de Verificao Equipamentos de Iar Cargas, Checklist de Verificao Empilhadeira, Checklist de Verificao de Veculos.

e de de

CIPA

Checklist de SS, Checklist de Verificao de Equipamentos de Iar Cargas, Checklist de Verificao de Empilhadeira Checklist de Verificao de Veculos.

17. Gerenciamento O gerenciamento das atividades de segurana patrimonial, visando a preservao da vida, do patrimnio e minimizando danos, esta definida na IT 01.15 Gesto de Segurana Patrimonial. 18. Cdigo Disciplinar Aplicao de demritos na no observancia das normas e procedimentos de segurana e sade, esto definidos na PL 01.16 Cdigo Disciplinar e TB 01.16.01 Monitoramento do Cdigo Disciplinar. 19. Plano de Treinamento em Segurana e Sade A fim de garantir o atendimento a legislao e a cosncientizao dos colaboradores estabeleceu-se um programa de treinamento conforme TB 01.17 Treinamentos em Segurana e Sade. Gerenciamento dos Riscos de Segurana e Sade do Trabalho Todas as recomendaes de Laudos e Programas, sugestes dos colaboradores, planos de melhoria, a fim de neutralizar e/ou eliminar os riscos de Segurana e Sade do Trabalho, buscando a melhoria continua da Gesto de Segurana e Sade, deve ser gerenciado atravs do Plano de Gerenciamento de Segurana e Sade - PGSS em meio eletrnico, incluindo as responsabilidades e autoridades dos controles.

GSS

GSS / RH

Advertncias Suspenso Justa Causa

GSS / TST

Lista de Treinamento Certificados PL-GSS

20.

GSS

You might also like