You are on page 1of 8

2138

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 27/2013
de 12 de abril

Artigo 3.
Definies

Para efeitos da presente lei entende-se por: a) Atividade de comrcio a retalho no sedentria a atividade de comrcio a retalho exercida em feiras ou de modo ambulante; b) Feira o evento autorizado pela respetiva autarquia que congrega peridica ou ocasionalmente no mesmo recinto vrios agentes de comrcio a retalho que exercem a atividade de feirante e que no esteja abrangido pelo artigo 29. do Decreto-Lei n. 310/2002, de 18 de dezembro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 156/2004, de 30 de junho, 9/2007, de 17 de janeiro, 114/2008, de 1 de julho, 48/2011, de 1 de abril, e 204/2012, de 29 de agosto; c) Recinto o espao pblico ou privado, ao ar livre ou no interior, destinado realizao de feiras, que preenche os requisitos estipulados no artigo 19.; d) Feirante a pessoa singular ou coletiva que exerce de forma habitual a atividade de comrcio a retalho no sedentria em feiras; e) Vendedor ambulante a pessoa singular ou coletiva que exerce de forma habitual a atividade de comrcio a retalho de forma itinerante, incluindo em instalaes mveis ou amovveis. CAPTULO II Acesso e exerccio da atividade de comrcio a retalho no sedentria Artigo 4.
Exerccio da atividade

Estabelece o regime jurdico a que fica sujeita a atividade de comrcio a retalho no sedentria exercida por feirantes e vendedores ambulantes, bem como o regime aplicvel s feiras e aos recintos onde as mesmas se realizam.

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objeto

A presente lei estabelece o regime jurdico a que fica sujeita a atividade de comrcio a retalho no sedentria exercida por feirantes e vendedores ambulantes, bem como o regime aplicvel s feiras e aos recintos onde as mesmas se realizam, de acordo com o regime constante do Decreto-Lei n. 92/2010, de 26 de julho, que transps para a ordem jurdica interna a Diretiva n. 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro, relativa aos servios no mercado interno. Artigo 2.
mbito

1 A presente lei aplica-se ao comrcio a retalho no sedentrio exercido por feirantes, em recintos pblicos ou privados onde se realizem feiras, e por vendedores ambulantes, nas zonas e locais pblicos autorizados. 2 Esto excludos do mbito de aplicao da presente lei: a) Os eventos de exposio e de amostra, ainda que nos mesmos se realizem vendas a ttulo acessrio; b) Os eventos exclusiva ou predominantemente destinados participao de agentes econmicos titulares de estabelecimentos, que procedam a vendas ocasionais e espordicas fora dos seus estabelecimentos; c) As mostras de artesanato, predominantemente destinadas participao de artesos; d) Os mercados municipais regulados pelo Decreto-Lei n. 340/82, de 25 de agosto; e) A distribuio domiciliria efetuada por conta de agentes econmicos titulares de estabelecimentos, para fornecimento de gneros alimentcios, bebidas ou outros bens de consumo domstico corrente; f) A venda ambulante de lotarias regulada pelo captulo III do Decreto -Lei n. 310/2002, de 18 de dezembro, alterado pelos Decretos -Leis n.os 156/2004, de 30 de junho, 9/2007, de 17 de janeiro, 114/2008, de 1 de julho, 48/2011, de 1 de abril, e 204/2012, de 29 de agosto; g) Sem prejuzo do disposto no n. 4 do artigo 20., a prestao de servios de restaurao e de bebidas com carter no sedentrio, regulada pelo Decreto-Lei n. 48/2011, de 1 de abril.

O exerccio da atividade de comrcio a retalho de forma no sedentria regulada pela presente lei s permitido: a) Aos feirantes com espao de venda atribudo em feiras previamente autorizadas nos termos da presente lei; b) Sem prejuzo do disposto na alnea b) do n. 3 do artigo 20., aos vendedores ambulantes, nas zonas e locais em que as respetivas autarquias autorizem o exerccio da venda ambulante, nos termos da presente lei. Artigo 5.
Mera comunicao prvia e carto de feirante e de vendedor ambulante

1 Para o exerccio da sua atividade, os feirantes e os vendedores ambulantes estabelecidos em territrio nacional efetuam uma mera comunicao prvia na Direo-Geral das Atividades Econmicas (DGAE), atravs do preenchimento de formulrio eletrnico no balco nico eletrnico dos servios a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 92/2010, de 26 de julho. 2 Com a regular submisso da mera comunicao prvia no balco nico eletrnico dos servios emitido um ttulo de exerccio de atividade, do qual consta a data da sua apresentao, o nmero de registo na DGAE, a identificao ou firma do feirante ou vendedor ambulante, a Classificao Portuguesa de Atividades Econmicas (CAE), o endereo da sede ou domiclio fiscal do feirante ou vendedor ambulante e a identificao dos colaboradores da empresa afetos ao exerccio da atividade de comrcio a retalho no sedentrio.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 3 O feirante e o vendedor ambulante podem requerer, facultativamente, no balco nico eletrnico dos servios, carto de feirante e de vendedor ambulante em suporte duradouro, para si e ou para os seus colaboradores, mediante pagamento do respetivo custo, o qual tem, para todos os efeitos, o mesmo valor jurdico do ttulo de exerccio de atividade emitido nos termos do nmero anterior. 4 O ttulo de exerccio de atividade ou o carto identificam o seu portador e a atividade exercida perante as entidades fiscalizadoras, as autarquias e as entidades gestoras dos recintos onde se realizam as feiras em que participam. 5 Sem prejuzo das competncias reservadas s regies autnomas, compete DGAE, ou entidade que esta expressamente vier a designar, emitir o carto referido no n. 3. 6 O ttulo de exerccio de atividade e o carto de feirante e de vendedor ambulante, emitidos quer pela DGAE, quer pelas regies autnomas, so vlidos para todo o territrio nacional. Artigo 6.
Atualizao de factos relativos s atividades de feirante e de vendedor ambulante

2139
2 O registo referido no nmero anterior tem como objetivos: a) Servir de base para a emisso dos ttulos de exerccio de atividade, dos cartes de feirante e de vendedor ambulante e do letreiro identificativo referido no artigo 9.; b) Identificar e caracterizar o universo de agentes econmicos que exercem a atividade de comrcio no sedentrio com vista constituio de uma base de informao que permita a realizao de estudos sobre o setor e o acompanhamento da sua evoluo; c) Dar cumprimento ao controlo oficial em matria de segurana alimentar, nos termos do artigo 6. do Regulamento (CE) n. 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril; d) Facilitar o controlo do cumprimento das obrigaes tributrias e perante a segurana social atravs da interconexo de bases de dados e da troca de informaes entre as autoridades competentes; e) Disponibilizar ao consumidor os elementos de contacto do feirante ou do vendedor ambulante, o seu nmero de identificao civil e o seu nmero de identificao fiscal ou o seu nmero de identificao de pessoa coletiva, quando solicitado, para o exerccio dos seus direitos. Artigo 8.
Livre prestao de servios

1 So objeto de atualizao obrigatria no registo de feirantes e de vendedores ambulantes, atravs de comunicao no balco nico eletrnico dos servios e at 60 dias aps a sua ocorrncia, os seguintes factos: a) A alterao do endereo da sede ou domiclio fiscal do feirante ou do vendedor ambulante; b) A alterao do ramo de atividade, da natureza jurdica ou firma; c) As alteraes derivadas da admisso e ou afastamento de colaboradores para o exerccio da atividade em feiras e de modo ambulante; d) A cessao da atividade. 2 As alteraes referidas nas alneas a) a c) do nmero anterior do origem emisso de novo ttulo de exerccio de atividade e, quando solicitado, de novo carto. 3 Sempre que a DGAE verifique que o feirante ou o vendedor ambulante cessou a atividade junto da Autoridade Tributria e Aduaneira (AT) h mais de 60 dias, notifica-o de que o registo vai ser cessado. 4 A DGAE publica no seu stio na Internet e no balco nico eletrnico dos servios, para conhecimento das entidades fiscalizadoras e dos consumidores, uma listagem com os nmeros de registo de feirantes e de vendedores ambulantes com atividade cessada nos termos do nmero anterior. 5 Os feirantes e vendedores ambulantes identificados na lista a que se refere o nmero anterior so eliminados da listagem ao fim de dois anos. Artigo 7.
Finalidades do registo de feirantes e de vendedores ambulantes

1 O feirante ou o vendedor ambulante legalmente estabelecido noutro Estado membro da Unio Europeia ou do Espao Econmico Europeu pode exercer essa atividade em territrio nacional de forma ocasional e espordica, sem necessidade de qualquer mera comunicao prvia e de emisso dos documentos identificativos previstos no artigo 5. da presente lei. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, os prestadores de outro Estado membro da Unio Europeia ou do Espao Econmico Europeu ficam sujeitos s condies de exerccio da atividade que lhes sejam aplicveis, nomeadamente atribuio de espao de venda em feiras e aos seus regulamentos e autorizao de uso de espaos pblicos para a venda ambulante, conforme os casos, bem como aos demais requisitos constantes dos artigos 9. a 17. e 22. Artigo 9.
Letreiro identificativo de feirante e de vendedor ambulante

1 A DGAE organiza e mantm atualizado o registo de feirantes e de vendedores ambulantes estabelecidos em territrio nacional, com base nas meras comunicaes prvias efetuadas nos termos do artigo 5. e nas comunicaes previstas no n. 1 do artigo anterior.

1 Os feirantes e os vendedores ambulantes devem afixar nos locais de venda, de forma bem visvel e facilmente legvel pelo pblico, um letreiro no qual consta a identificao ou firma e o nmero de registo na DGAE ou, no caso previsto no artigo anterior, o nmero de registo no respetivo Estado membro de origem, caso exista. 2 O letreiro identificativo serve para identificar o feirante e o vendedor ambulante perante os consumidores. 3 O letreiro identificativo dos feirantes e vendedores ambulantes estabelecidos em territrio nacional emitido e disponibilizado com o ttulo de exerccio de atividade. 4 Caso o feirante ou vendedor ambulante pretenda obter o letreiro em suporte duradouro, pode solicitar a sua emisso no balco nico eletrnico dos servios, mediante o pagamento do respetivo custo. 5 Compete DGAE ou entidade que esta expressamente vier a designar emitir os letreiros identificativos referidos no nmero anterior.

2140
Artigo 10.
Documentos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 presente lei, com exceo do preceituado na alnea b) do n. 1 do artigo 10. Artigo 13.
Comercializao de gneros alimentcios

1 O feirante, o vendedor ambulante e os seus colaboradores devem ser portadores, nos locais de venda, dos seguintes documentos: a) Ttulo de exerccio de atividade, ou carto, referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 5., respetivamente, ou documento de identificao nos casos previstos no artigo 8.; e b) Faturas comprovativas da aquisio de produtos para venda ao pblico, nos termos previstos no Cdigo do Imposto sobre o Valor Acrescentado. 2 Excetuam-se do disposto no nmero anterior as situaes previstas nas alneas a) e c) do n. 3 do artigo 20. Artigo 11.
Proibies

Os feirantes e os vendedores ambulantes que comercializem produtos alimentares esto obrigados, nos termos do Decreto-Lei n. 113/2006, de 12 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n. 223/2008, de 18 de novembro, ao cumprimento das disposies do Regulamento (CE) n. 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril, relativo higiene dos gneros alimentcios, sem prejuzo do cumprimento de outros requisitos impostos por legislao especfica aplicvel a determinadas categorias de produtos. Artigo 14.
Comercializao de animais

1 proibido aos vendedores ambulantes: a) Impedir ou dificultar o trnsito nos locais destinados circulao de pees ou de veculos; b) Impedir ou dificultar o acesso aos meios de transporte e s paragens dos respetivos veculos; c) Impedir ou dificultar o acesso a monumentos e a edifcios ou instalaes, pblicos ou privados, bem como o acesso ou a exposio dos estabelecimentos comerciais. 2 proibido o comrcio a retalho no sedentrio dos seguintes produtos: a) Produtos fitofarmacuticos abrangidos pela Lei n. 26/2013, de 11 de abril; b) Medicamentos e especialidades farmacuticas; c) Aditivos para alimentos para animais, pr-misturas preparadas com aditivos para alimentos para animais e alimentos compostos para animais que contenham aditivos a que se refere o n. 1 do artigo 10. do Regulamento (CE) n. 183/2005, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de janeiro; d) Armas e munies, plvora e quaisquer outros materiais explosivos ou detonantes; e) Combustveis lquidos, slidos ou gasosos, com exceo do lcool desnaturado; f) Moedas e notas de banco, exceto quando o ramo de atividade do lugar de venda corresponda venda desse produto estritamente direcionado ao colecionismo; g) Veculos automveis e motociclos, em modo ambulante. 3 proibida a venda de bebidas alcolicas junto de estabelecimentos escolares do ensino bsico e secundrio, sendo as reas relativas proibio delimitadas por cada municpio. 4 As autarquias podem proibir, nos seus regulamentos, o comrcio no sedentrio de outros produtos alm dos referidos no n. 2, sempre que devidamente fundamentado por razes de interesse pblico. Artigo 12.
Produo prpria

1 No exerccio do comrcio no sedentrio de animais das espcies bovina, ovina, caprina, suna e equdeos, aves, coelhos e outras espcies pecurias, devem ser observadas as disposies constantes do Decreto-Lei n. 142/2006, de 27 de julho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 214/2008, de 10 de novembro, 316/2009, de 29 de outubro, 85/2012, de 5 de abril, e 260/2012, de 12 de dezembro. 2 No exerccio do comrcio no sedentrio de animais de companhia devem ser observadas as disposies constantes do Decreto-Lei n. 276/2001, de 17 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 315/2003, de 17 de dezembro, e 265/2007, de 24 de julho, pela Lei n. 49/2007, de 31 de agosto, e pelos Decretos-Leis n.os 255/2009, de 24 de setembro, e 260/2012, de 12 de dezembro. Artigo 15.
Concorrncia desleal

proibida a venda de produtos suscetveis de violar direitos de propriedade industrial, bem como a prtica de atos de concorrncia desleal, nos termos da legislao em vigor. Artigo 16.
Prticas comerciais desleais e venda de bens com defeito

1 So proibidas as prticas comerciais desleais, enganosas ou agressivas, nos termos da legislao em vigor. 2 Os bens com defeito devem estar devidamente identificados e separados dos restantes bens de modo a serem facilmente reconhecidos pelos consumidores. Artigo 17.
Afixao de preos

obrigatria a afixao dos preos de venda ao consumidor nos termos do Decreto-Lei n. 138/90, de 26 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 162/99, de 13 de maio, designadamente: a) O preo deve ser exibido em dgitos de modo visvel, inequvoco, fcil e perfeitamente legvel, atravs da utilizao de letreiros, etiquetas ou listas; b) Os produtos pr-embalados devem conter o preo de venda e o preo por unidade de medida; c) Nos produtos vendidos a granel deve ser indicado o preo por unidade de medida;

O comrcio a retalho no sedentrio de artigos de fabrico ou produo prprios, designadamente artesanato e produtos agropecurios, fica sujeito s disposies da

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 d) Nos produtos comercializados pea deve ser indicado o preo de venda por pea; e) O preo de venda e o preo por unidade de medida devem referir-se ao preo total, devendo incluir todos os impostos, taxas ou outros encargos. CAPTULO III Feiras e outros recintos onde exercida a atividade de comrcio a retalho no sedentria Artigo 18.
Autorizao para a realizao das feiras

2141
8 A informao prevista nos n.os 6 e 7 deve estar tambm acessvel atravs do balco nico eletrnico dos servios. Artigo 19.
Recintos

1 As feiras podem realizar-se em recintos pblicos ou privados, ao ar livre ou no interior, desde que: a) O recinto esteja devidamente delimitado, acautelando o livre acesso s residncias e estabelecimentos envolventes; b) O recinto esteja organizado por setores, de acordo com a CAE para as atividades de feirante; c) Os lugares de venda se encontrem devidamente demarcados; d) As regras de funcionamento estejam afixadas; e) Existam infraestruturas de conforto, nomeadamente instalaes sanitrias, rede pblica ou privada de gua, rede eltrica e pavimentao do espao adequadas ao evento; f) Possuam, na proximidade, parques ou zonas de estacionamento adequados sua dimenso. 2 Os recintos com espaos de venda destinados comercializao de gneros alimentcios ou de animais devem igualmente cumprir os requisitos impostos pela legislao especfica aplicvel a cada uma destas categorias de produtos, no que concerne s infraestruturas. 3 Quando previstos lugares de venda destinados aos participantes a que se refere o n. 3 do artigo seguinte, o espao de venda que lhes destinado deve ser separado dos demais. Artigo 20.
Regulamentos do comrcio a retalho no sedentrio

1 Compete s autarquias decidir e determinar a periodicidade e os locais onde se realizam as feiras do municpio, bem como autorizar a realizao das feiras em espaos pblicos ou privados, depois de ouvidas as entidades representativas dos interesses em causa, nomeadamente as associaes representativas dos feirantes e dos consumidores, as quais dispem de um prazo de resposta de 15 dias. 2 Os pedidos de autorizao de feiras so requeridos por via eletrnica no balco nico eletrnico dos servios, com uma antecedncia mnima de 25 dias sobre a data da sua instalao ou realizao, devendo conter, designadamente: a) A identificao completa do requerente; b) A indicao do local onde se pretende que a feira se realize; c) A indicao da periodicidade, horrio e tipo de bens a comercializar; d) A indicao do cdigo da CAE 82300 Organizao de feiras, congressos e outros eventos similares, quando o pedido seja efetuado por uma entidade gestora privada estabelecida em territrio nacional. 3 A confirmao do cdigo da CAE correspondente atividade exercida a que se refere a alnea d) do nmero anterior efetuada atravs da consulta certido permanente do registo comercial ou base de dados da AT, consoante se trate de pessoa coletiva ou singular. 4 A deciso da autarquia deve ser notificada ao requerente no prazo de cinco dias a contar da data da receo das observaes das entidades consultadas ou do termo do prazo referido no n. 1, considerando-se o pedido tacitamente deferido decorridos 25 dias contados da data da sua receo. 5 Ocorrendo o deferimento tcito do pedido de autorizao, o comprovativo eletrnico da entrega no balco nico eletrnico dos servios, acompanhado do comprovativo do pagamento das quantias eventualmente devidas nos termos dos regulamentos municipais, , para todos os efeitos, ttulo suficiente para a realizao da feira. 6 At ao incio de cada ano civil, as autarquias devem aprovar e publicar no seu stio na Internet o seu plano anual de feiras e os locais, pblicos ou privados, autorizados a acolher estes eventos, o qual deve ser atualizado trimestralmente quando se verifique o disposto no nmero seguinte. 7 Sem prejuzo da obrigao de publicitao do plano anual de feiras constante do nmero anterior, as autarquias podem autorizar, no decurso de cada ano civil, eventos pontuais ou imprevistos, incluindo os organizados por prestadores estabelecidos noutro Estado membro da Unio Europeia ou do Espao Econmico Europeu que aqui venham exercer a sua atividade.

1 As autarquias devem aprovar o regulamento do comrcio a retalho no sedentrio do qual constam as regras de funcionamento das feiras do municpio, com exceo das includas no artigo seguinte, e as condies para o exerccio da venda ambulante, e public-lo no seu stio na Internet e no balco nico eletrnico dos servios. 2 Entre as regras de funcionamento das feiras do concelho devem constar, nomeadamente: a) As condies de admisso dos feirantes e os critrios para a atribuio dos respetivos espaos de venda, nos termos do artigo 22.; b) As normas de funcionamento, incluindo normas para uma limpeza clere dos espaos de venda aquando do levantamento da feira; c) O horrio de funcionamento. 3 As regras de funcionamento das feiras do concelho podem excecionalmente prever lugares destinados a participantes ocasionais, nomeadamente: a) Pequenos agricultores que no estejam constitudos como agentes econmicos, que pretendam participar na feira para vender produtos da sua prpria produo, por razes de subsistncia devidamente comprovadas pela junta de freguesia da rea de residncia; b) Vendedores ambulantes; c) Outros participantes ocasionais, nomeadamente artesos.

2142
4 As regras de funcionamento das feiras do municpio podem prever lugares destinados a prestadores de servios, nomeadamente de restaurao e de bebidas em unidades mveis ou amovveis. 5 Entre as regras para o exerccio da venda ambulante devem constar, nomeadamente: a) A indicao das zonas e locais autorizados venda ambulante; b) Os horrios autorizados; c) As condies de ocupao do espao, colocao dos equipamentos e exposio dos produtos. 6 As autarquias podem, em relao venda ambulante, e tendo em ateno razes hgio-sanitrias, urbansticas, de comodidade para o pblico e de meio ambiente: a) Proibir a venda ambulante em todo o municpio, em determinadas zonas ou a uma distncia mnima dos estabelecimentos comerciais; b) Interditar ocasionalmente zonas autorizadas para o exerccio do comrcio ambulante; c) Fornecer meios para o exerccio da atividade, ou exigir a sua utilizao pelos vendedores; d) Delimitar locais ou zonas de acesso aos veculos ou reboques utilizados na venda ambulante; e) Estabelecer zonas e locais especialmente destinados ao comrcio ambulante de certas categorias de produtos; f) Restringir o exerccio da atividade em determinadas zonas e locais, ou para todo o municpio, a um nmero fixo de vendedores ambulantes, por razes relacionadas com a limitao do espao autorizado, devendo: i) O procedimento de seleo para a atribuio de direitos de uso do espao pblico ser imparcial, transparente e efetuado atravs de sorteio, por ato pblico, anunciado em edital, em stio na Internet da cmara municipal, num dos jornais com maior circulao no municpio e ainda no balco nico eletrnico dos servios, prevendo um perodo mnimo de 20 dias para aceitao de candidaturas, e sendo os selecionados anunciados em stio na Internet da cmara municipal e no balco nico eletrnico dos servios; ii) A durao das autorizaes concedidas ser limitada a um prazo razovel, atenta a necessidade de amortizar o investimento e remunerar o capital investido, mas de forma a permitir o acesso atividade de prestadores no estabelecidos em territrio nacional; iii) A atribuio de direitos do uso do espao pblico permitir, em igualdade de condies, o acesso atividade de prestadores no estabelecidos em territrio nacional, e ser isenta de renovao automtica ou de qualquer outra vantagem em benefcio do prestador cuja autorizao tenha caducado ou de pessoas que com ele tenham vnculos especiais. 7 Os regulamentos municipais devem ainda identificar de forma clara os direitos e obrigaes dos feirantes e dos vendedores ambulantes e a listagem dos produtos proibidos ou cuja comercializao depende de condies especficas de venda. 8 A aprovao dos regulamentos do comrcio a retalho no sedentrio deve ser precedida de audincia prvia das entidades representativas dos interesses em causa, nomeadamente de associaes representativas dos feirantes, dos vendedores ambulantes e dos consumidores, as quais dispem de um prazo de 15 dias, a contar da data da receo da comunicao, para se pronunciarem.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 Artigo 21.


Realizao de feiras por entidades privadas

1 Qualquer entidade privada, singular ou coletiva, designadamente as estruturas associativas representativas de feirantes, pode realizar feiras em recintos cuja propriedade privada ou em locais de domnio pblico. 2 A cedncia de explorao de locais de domnio pblico a entidades privadas para a realizao de feiras efetuada nos termos do artigo 28. do Decreto-Lei n. 280/2007, de 7 de agosto, alterado pelas Leis n.os 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, e do regime jurdico da contratao pblica. 3 A realizao das feiras pelas entidades referidas no n. 1 est sujeita autorizao das autarquias nos termos do artigo 18. 4 Os recintos a que se refere o n. 1 devem preencher os requisitos previstos no artigo 19. 5 A entidade privada que pretenda realizar feiras deve elaborar proposta de regulamento, nos termos e condies estabelecidos nos n.os 2 a 4 e 7 do artigo 20., e submet-lo aprovao da respetiva cmara municipal atravs do balco nico eletrnico dos servios, considerando-se o pedido tacitamente deferido em caso de ausncia de resposta por parte da cmara no prazo de 10 dias, contado da data da sua receo. 6 A atribuio do espao de venda em recintos pblicos deve respeitar o disposto no artigo seguinte. Artigo 22.
Atribuio do espao de venda em feiras realizadas em recintos pblicos

1 A atribuio do espao de venda em feiras realizadas em recintos pblicos deve ser imparcial, transparente e efetuada atravs de sorteio, por ato pblico, o qual deve ser anunciado em edital, em stio na Internet da cmara municipal ou da entidade gestora do recinto, num dos jornais com maior circulao no municpio e ainda no balco nico eletrnico dos servios, prevendo um perodo mnimo de 20 dias para aceitao de candidaturas. 2 O procedimento referido no nmero anterior realizado com periodicidade regular, devendo ser aplicado a todos os lugares novos ou deixados vagos nos termos do n. 4. 3 A atribuio do espao de venda em feiras realizadas em recintos pblicos deve permitir, em igualdade de condies, o acesso atividade de prestadores no estabelecidos em territrio nacional e no pode ser objeto de renovao automtica nem prever qualquer outra vantagem em benefcio do prestador cuja autorizao tenha caducado ou de pessoas que com ele tenham vnculos especiais. 4 As atribuies dos espaos de venda so concedidas por tempo determinado nos termos do artigo 28. do Decreto-Lei n. 280/2007, de 7 de agosto, alterado pelas Leis n.os 55-A/2010, de 31 de dezembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, sendo a durao da atribuio determinada segundo critrios de razoabilidade, atenta a necessidade de amortizar o investimento e remunerar o capital investido, mas de forma a permitir o acesso atividade de prestadores no estabelecidos em territrio nacional, e so anunciadas em stio na Internet da cmara municipal ou da entidade gestora do recinto e no balco nico eletrnico dos servios.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 5 Os espaos de venda podem ficar sujeitos ao pagamento de uma taxa a fixar pela cmara municipal em regulamento, ou de um preo, a fixar pela entidade gestora do recinto, consoante os casos. 6 s feiras ocasionais aplica-se, com as devidas adaptaes, o disposto nos nmeros anteriores. 7 O montante da taxa ou preo a que se refere o n. 5 determinado em funo do valor por metro quadrado ou linear e da existncia dos seguintes fatores considerados fundamentais para o exerccio da atividade: a) Tipo de estacionamento, coberto ou no coberto; b) Localizao e acessibilidades; c) Infraestruturas de conforto, nomeadamente instalaes sanitrias, rede pblica ou privada de gua, rede eltrica, rede de telecomunicaes, pavimentao do espao; d) Proximidade do servio pblico de transportes, de parques ou zonas de estacionamento; e e) Durao da atribuio. 8 As autarquias ou as entidades gestoras dos recintos podem prever, nos regulamentos a aprovar, condies de atribuio de espao de venda a ttulo ocasional para as situaes previstas no n. 3 do artigo 20. Artigo 23.
Taxas

2143
2 A verificao da informao efetuada automaticamente aquando da submisso dos pedidos no balco nico eletrnico dos servios, atravs da interconexo das bases de dados dos organismos pblicos competentes, detentores da informao. 3 Com vista a assegurar o disposto nos n.os 4 e 5 do artigo 6. e no n. 1 do artigo 7. e verificar o cumprimento do disposto no n. 1 do artigo 6., a informao verificada a qualquer momento, pela DGAE, atravs de interconexo das bases de dados dos organismos pblicos competentes, detentores da informao. 4 A informao de natureza cadastral relativa declarao de incio, alterao ou cessao de atividade confirmada e atualizada atravs de ligao base de dados de contribuinte da AT, nos termos a definir em protocolo assinado entre a DGAE, a AT e a Agncia para a Modernizao Administrativa (AMA). 5 A informao do registo comercial confirmada e atualizada atravs de ligao base de dados do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. (IRN, I. P.), por consulta certido permanente do registo comercial, mediante introduo do cdigo indicado pelo requerente do pedido. 6 A informao relativa contratao e regularizao da situao junto da segurana social dos colaboradores confirmada e atualizada atravs de ligao base de dados da segurana social, nos termos a definir em protocolo a celebrar entre a DGAE, o Instituto da Segurana Social, I. P. (ISS, I. P.), e a AMA. 7 Os protocolos referidos nos n.os 4 e 6 devem concretizar a finalidade do tratamento da informao, as categorias dos titulares e dos dados a analisar e as condies da sua comunicao s entidades envolvidas, especificar as medidas de segurana adotadas, bem como os controlos a que devem ser sujeitos os utilizadores do sistema, as condies em que devem ser efetuadas auditorias peridicas aos terminais, e so submetidos a prvia apreciao da Comisso Nacional de Proteo de Dados. Artigo 25.
Dados pessoais

1 Para o exerccio da atividade de comrcio a retalho no sedentria proibida a cobrana de qualquer outra taxa ou preo para alm dos referidos no n. 5 do artigo anterior e no n. 2 do artigo 31. 2 A liquidao do valor da taxa ou preo efetuada automaticamente no balco nico eletrnico dos servios e o pagamento dos mesmos feito por meios eletrnicos, a partir do momento da apresentao do pedido de carto de feirante e de vendedor ambulante, no caso previsto no n. 4 do artigo 5., e de letreiro identificativo previsto no n. 4 do artigo 9., ou aps a comunicao do resultado do sorteio destinado atribuio do espao de venda em feira, no caso previsto no n. 1 do artigo anterior. 3 Nas situaes de indisponibilidade do balco nico eletrnico dos servios, a entidade competente dispe de cinco dias aps a comunicao ou o pedido para efetuar a liquidao da taxa ou preo, e de cinco dias aps o pagamento para enviar a guia de recebimento ao interessado. 4 A taxa a que se refere o n. 5 do artigo anterior fixada nos termos da Lei n. 53-E/2006, de 29 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 117/2009, de 29 de dezembro. CAPTULO IV Verificao da informao prestada e proteo de dados Artigo 24.
Verificao e atualizao da informao

1 A informao prestada nos formulrios de mera comunicao prvia e na comunicao prevista no n. 1 do artigo 6. confirmada pela DGAE, com base nos registos dos contribuintes, no registo comercial, bem como em registos da segurana social no que aos colaboradores diz respeito.

1 A DGAE a entidade responsvel, nos termos e para os efeitos previstos na Lei da Proteo de Dados Pessoais, aprovada pela Lei n. 67/98, de 26 de outubro, pelo tratamento e proteo dos dados pessoais recolhidos para os fins previstos no artigo 7. da presente lei. 2 Atua por conta da entidade responsvel a entidade que a DGAE designar nos termos do n. 5 do artigo 5. e do n. 5 do artigo 9. 3 So objeto de tratamento, para efeitos do registo de feirantes e de vendedores ambulantes, os dados pessoais constantes do respetivo formulrio, os quais podem ser transmitidos s autoridades fiscalizadoras, quando solicitados. 4 O feirante e o vendedor ambulante, bem como os seus colaboradores, tm o direito de, a todo o tempo, verificar os seus dados na posse da DGAE e solicitar a sua retificao quando os mesmos estejam incompletos ou inexatos. Artigo 26.
Segurana da informao

A DGAE adota as medidas tcnicas e organizativas adequadas para proteger os dados contra a destruio,

2144
acidental ou ilcita, a perda acidental, a alterao, a difuso ou o acesso no autorizados, nos termos da Lei da Proteo de Dados Pessoais, aprovada pela Lei n. 67/98, de 26 de outubro. Artigo 27.
Conservao dos dados

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 4 A instruo dos processos de contraordenao compete em termos gerais ASAE, competindo s autarquias nas situaes previstas nos artigos 20. e 21. da presente lei. 5 Cabe ao inspetor-geral da ASAE ou ao presidente da cmara municipal, em razo da matria, a aplicao das respetivas coimas e sanes acessrias. 6 O produto das coimas reverte, quando aplicadas pelo respetivo presidente, integralmente para a cmara municipal. 7 O produto das coimas reverte, quando aplicadas pela ASAE, em: a) 60 % para o Estado; b) 10 % para a entidade que levanta o auto; c) 30 % para a ASAE. Artigo 30.
Sanes acessrias

1 Os dados constantes do registo previsto no artigo 7. so conservados enquanto se mantiver a atividade dos feirantes e dos vendedores ambulantes, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 2 Aps a cessao da atividade de feirante ou de vendedor ambulante os dados so conservados durante 10 anos. CAPTULO V Fiscalizao e regime sancionatrio Artigo 28.
Competncia para a fiscalizao

Sem prejuzo das competncias atribudas por lei a outras entidades, a competncia para a fiscalizao do cumprimento das obrigaes previstas na presente lei pertence: a) Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE), no que respeita ao exerccio da atividade econmica; b) s autarquias, no que respeita ao cumprimento do disposto nos artigos 20. e 21. Artigo 29.
Regime sancionatrio

1 Em funo da gravidade das infraes e da culpa do agente podem ser aplicadas as seguintes sanes acessrias: a) Perda dos bens pertencentes ao agente; b) Interdio do exerccio da atividade por um perodo at dois anos; c) Suspenso de autorizaes para a realizao de feiras por um perodo at dois anos. 2 Da aplicao das sanes acessrias pode dar-se publicidade a expensas do infrator num jornal de expanso local ou nacional. CAPTULO VI Disposies finais e transitrias Artigo 31.
Regulamentao

1 Sem prejuzo da responsabilidade civil e criminal nos termos da lei geral, constituem contraordenaes: a) As infraes ao disposto no artigo 4., no n. 1 do artigo 5., na alnea d) do n. 1 de artigo 6., no artigo 10. e nos n.os 3 a 6 do artigo 21., punveis com coima de 500 a 3000 ou de 1750 a 20 000, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva; b) As infraes ao disposto no n. 1 do artigo 9. e nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11., punveis com coima de 250 a 3000 ou de 1250 a 20 000, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva; c) As infraes ao disposto nas alneas a) a c) do n. 1 do artigo 6., punveis com coima de 250 a 500 ou de 1000 a 2500, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva; d) As infraes ao disposto no n. 2 do artigo 16., punveis com coima de 150 a 300, ou de 300 a 500, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva; e) A falsificao do ttulo de exerccio de atividade, do carto ou do letreiro identificativo referidos nos artigos 5. e 9., respetivamente, punveis com coima de 1000 a 3000 ou de 2000 a 5000, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva. 2 A negligncia punvel, sendo os limites mnimos e mximos das coimas reduzidos para metade. 3 A tentativa punvel com a coima aplicvel contraordenao consumada especialmente atenuada.

1 As autarquias dispem do prazo de 180 dias a contar da data da entrada em vigor da presente lei para aprovar os regulamentos do comrcio a retalho no sedentrio, nos termos do disposto na presente lei. 2 A informao a constar no formulrio eletrnico a que se refere o n. 1 do artigo 5., os modelos do carto de feirante e de vendedor ambulante e do letreiro identificativo previstos, respetivamente, nos artigos 5. e 9., bem como o custo da emisso do carto e do letreiro identificativo em suporte duradouro, so aprovados por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da economia, no prazo de 30 dias aps a publicao da presente lei. Artigo 32.
Aplicao s Regies Autnomas

Os atos e os procedimentos necessrios execuo da presente lei nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira competem s entidades das respetivas administraes regionais com atribuies e competncias nas matrias em causa.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 12 de abril de 2013 Artigo 33.


Cooperao administrativa

2145
Artigo 36.
Entrada em vigor

As autoridades competentes nos termos da presente lei participam na cooperao administrativa, no mbito dos procedimentos relativos a prestadores de servios estabelecidos noutro Estado membro da Unio Europeia ou do Espao Econmico Europeu, nos termos do captulo VI do Decreto-Lei n. 92/2010, de 26 de julho, nomeadamente atravs do Sistema de Informao do Mercado Interno. Artigo 34.
Disposies transitrias

A presente lei entra em vigor 30 dias aps a data da sua publicao. Aprovada em 14 de dezembro de 2012. A Presidente da Assembleia da Repblica, Maria da Assuno A. Esteves. Promulgada em 29 de janeiro de 2013. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 31 de janeiro de 2013. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. Lei n. 28/2013
de 12 de abril

1 Os cartes de feirante emitidos pela DGAE ao abrigo do Decreto-Lei n. 42/2008, de 10 de maro, que se encontrem vlidos data de entrada em vigor da presente lei permanecem vlidos at ocorrncia de um dos factos previstos no n. 1 do artigo 6. 2 Os vendedores ambulantes devem realizar a mera comunicao prvia prevista no n. 1 do artigo 5. at 30 dias antes da primeira caducidade que ocorrer nos cartes de que so atualmente portadores. 3 Tendo em conta a necessidade de proceder celebrao dos protocolos referidos no artigo 24., bem como adaptao dos sistemas informticos para dar execuo ao disposto na presente lei, enquanto os mesmos no esto em funcionamento ou no haja verificao automtica da informao atravs do acesso s bases de dados da AT, do ISS, I. P., e do IRN, I. P.: a) As formalidades previstas nos artigos 5., 6., 9. e 18. so efetuadas atravs do preenchimento de formulrios convencionais disponveis no balco nico eletrnico dos servios e no stio na Internet da DGAE; b ) A DGAE confirma a informao atravs da declarao de incio, alterao ou cessao de atividade, de extrato de declarao de remuneraes, ou documento equivalente que comprove a regularizao da situao dos colaboradores junto da segurana social, e da consulta certido permanente do registo comercial; c) O feirante ou vendedor ambulante pode iniciar de imediato a atividade com a regular submisso do formulrio convencional referido na alnea a), sendo o nmero de registo na DGAE referido no n. 2 do artigo 5., comunicado por esta ao interessado no prazo mximo de 10 dias teis; d) Cabe cmara municipal a confirmao do cdigo da CAE referida no n. 2 do artigo 18. Artigo 35.
Norma revogatria

Define as Competncias, a Estrutura e o Funcionamento da Autoridade Aeronutica Nacional

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Objeto

A presente lei define as competncias, a estrutura e o funcionamento da Autoridade Aeronutica Nacional (AAN). Artigo 2.
Definies

Para efeitos do disposto na presente lei, entende-se por: a) Espao estratgico de interesse nacional permanente, o espao que corresponde ao territrio nacional compreendido entre o ponto mais a norte, no concelho de Melgao, at ao ponto mais a sul, nas ilhas Selvagens, e do seu ponto mais a oeste, na ilha das Flores, at ao ponto mais a leste, no concelho de Miranda do Douro, bem como o espao interterritorial e os espaos areos e martimos sob responsabilidade ou soberania nacional; b) Policiamento areo, a funo que engloba a utilizao dos sistemas de vigilncia do espao areo, da estrutura de comando e controlo e o emprego de aeronaves militares com a finalidade de garantir o exerccio da autoridade do Estado no espao areo e martimo do espao estratgico de interesse nacional permanente. Artigo 3.
Autoridade Aeronutica Nacional

So revogados: a) O Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de maio, alterado pelos Decretos-Leis n.os 282/85, de 22 de julho, 283/86, de 5 de setembro, 399/91, de 16 de outubro, 252/93, de 14 de julho, 9/2002, de 24 de janeiro, e 48/2011, de 1 de abril, e pela Portaria n. 1059/81, de 15 de dezembro; b) O Decreto-Lei n. 42/2008, de 10 de maro; c) A Portaria n. 1059/81, de 15 de dezembro; d) A Portaria n. 378/2008, de 26 de maio.

O Chefe do Estado-Maior da Fora Area , por inerncia, a AAN e, nesta qualidade funcional, depende do Ministro da Defesa Nacional. Artigo 4.
Competncias da Autoridade Aeronutica Nacional

1 A AAN a entidade responsvel pela coordenao e execuo das atividades a desenvolver pela Fora Area

You might also like