You are on page 1of 7

Aula 02

ROMANTISMO Sculo XIX

O ROMANTISMO NO BRASIL
O romantismo brasileiro nasce das possibilidades que surgiram com a Independncia Poltica (1822). Os artistas e intelectuais so tomados por um sentimento patritico e nacionalista que vai se manifestar atravs do: Indianismo Regionalismo Natureza Local

O movimento romntico pretendia, no incio, suplantar a concepo clssica da arte. A imitao dos clssicos no fazia sentido num tempo (fins do sc. XVIII) que havia produzido o liberalismo e a Revoluo Francesa. A Revoluo Francesa significa, entre outras coisas, o fim do absolutismo poltico (no plano artstico, o fim da beleza nica e absoluta) e a ascenso da burguesia como classe dominante. A burguesia, culturalmente pouco afeita s artes, exigia dos escritores um novo tipo e nvel de comunicao. Privilgio de uma classe a aristocracia a cultura tinha que se adaptar aos novos tempos. Surge, ento, um gnero literrio que vinha se pronunciando h mais tempo e que se constituir no reflexo e na crtica da sociedade burguesa: o romance. No Brasil, o romantismo vai ser o movimento identificado com a Independncia Poltica.

Caractersticas no Brasil:

Poesia Romntica

Caractersticas:

1-Individualismo e subjetivismo 2-Sentimentalismo 3-O Culto da Natureza 4-Idealizao (Imaginao, Fantasia) 5-Valorizao do Passado 6-Liberdade Artstica

Cano do Exlio
Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabi As aves que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida Nossa vida mais amores ( ... )

Gonalves de Magalhes introdutor do


movimento. Publicou a primeira obra romntica brasileira Suspiros Poticos e Saudades - (1836)

Gonalves Dias consolidou o romantismo

com uma produo potica de qualidade. Os principais temas de sua poesia so: ndio: I Juca Pirama Natureza / a ptria: Cano do Exlio Amor: Ainda uma vez Adeus Cara

Obras:
Primeiros Cantos (1846) Segundos Cantos (1848) Sextilhas de Frei Anto (1848)

I Juca Pirama
Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas, Nas selvas cresci; Guerreiros, descendo Da tribo tupi. Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante, Guerreiros, nasci; Sou bravo, sou forte, Sou filho do Norte; Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi. ( ... )

lvares de Azevedo - considerado o "Byron


brasileiro", foi o maior representante nacional do ultra-romantismo.

Temas Principais:

Tdio: Desejo de Morte Amor: Medo, Mulher Inatingvel Humor, cotidiano

Obras:

Lira dos Vinte Anos (poemas 1853) Noite na Taverna (contos 1855) O Conde Lopo (poema 1886) Macrio (teatro 1855)

Soneto
Plida, a luz da lmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela mar das guas embalada... Era um anjo entre nuvens da alvorada que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! O seio palpitando... Negros olhos, as plpebras abrindo... Formas nuas no leito resvalando... No te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti as noites eu velei chorando, Por ti nos sonhos morrerei sorrindo!

Obras:

Primaveras (poemas, 1850)

Meus oito anos


Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras A sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

Amor e medo
Quando eu te fujo e me desvio cauto Da luz de fogo que te cerca, oh! bela, Contigo dizes, suspirando amores: Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela! Como te enganas! Meu amor chama Que se alimenta no voraz segredo, E se te fujo que te adoro louco... s bela eu moo; tens amor eu medo!...

Se eu morresse amanh
Se eu morresse amanha, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irm; Minha me de saudades morreria Se eu morresse amanh! (...) Mas essa dor da vida que devora A nsia de glria, o dolorido af... A dor no peito emudecera ao menos Se eu morresse amanh! Idias ntimas (...) Oh! ter vinte anos sem gozar de leve A ventura de uma alma de donzela! Na suave atrao de um rseo corpo Meus olhos turvos se fechar de gozo!

Casimiro de Abreu poesia marcada pela


ingenuidade e pela musicalidade.

Temas Principais:
Saudade infncia e ptria Amor e medo

Auriverde pendo de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balana, Estandarte que a luz do sol encerra E as promessas divinas da esperana... Tu que, da liberdade aps a guerra, Foste hasteado dos heris na lana Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!...

Adormecida
Uma noite eu me lembro... Ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupo... solto o cabelo E o p descalo do tapete rente.

Castro Alves alm da temtica social,


inovou ao tratar do amor em sua dimenso carnal.

Boa Noite
Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora. A lua nas janelas bate em cheio. Boa-noite, Maria! tarde... tarde... No me apertes assim contra teu seio. Boa-noite!... E tu dizes Boa-noite. Mas no digas assim por entre beijos... Mas no mo digas descobrindo o peito Mar de amor onde vagam meus desejos.

Temas Principais:
Poesia social: humanitrias causas libertrias e

Poesia Amorosa: erotismo e sensualidade

Obras:
Espumas Flutuantes (1870) A Cachoeira de Paulo Afonso (1876) Os Escravos (1883)

Exerccios:
1. Leia o trecho abaixo, extrado do poema Adormecida, de Espumas Flutuantes, de Castro Alves. Uma noite, eu me lembro... Ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupo... solto o cabelo E o p descalo do tapete rente. (...) De um jasmineiro os galhos encurvados, Indiscretos entravam pela sala, E de leve oscilando ao tom das auras, Iam na face trmulos beij-la. Era um quadro celeste!... A cada afago Mesmo em sonhos a moa estremecia... Quando ela serenava... a flor beijava-a... Quando ela ia beijar-lhe... a flor fugia... (...)

Navio Negreiro
(...) Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... (...) Existe um povo que a bandeira empresta P'ra cobrir tanta infmia e cobardia!... E deixa-a transformar-se nessa festa Em manto impuro de bacante fria!... Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira esta, Que impudente na gvea tripudia?

Vocabulrio: rudos = rudes Considere as afirmaes abaixo, referentes ao poema. I. Trata-se de um poema que apresenta um erotismo sutil e delicado, no qual uma mulher dormindo com o roupo quase aberto acariciada por galhos e flores. II. A imagem da mulher dormindo comum ao longo de todo o Romantismo, e, mesmo nos poemas de poetas pertencentes a outras geraes que no a de Castro Alves, muito comum que tal mulher surja envolta em uma aura de sensualismo. III. O poema composto por estrofes de quatro versos decasslabos dos quais o segundo e o quarto verso de cada estrofe rimam entre si. Sobre as tendncias da poesia romntica indianista, assinale a alternativa incorreta em relao viso idealizada do poeta ao retratar o indgena brasileiro.

(A) O ndio de Gonalves Dias ganhou o tom dos valorosos cavaleiros medievais e reafirmou o sentimento nacionalista de nosso Romantismo. (B) O poema gonalvino enalteceu e preservou as tradies indgenas brasileiras, incorporando-as ao orgulho nacional. (C) O poeta romntico transformou o silvcola em um dos smbolos da autonomia cultural e da superioridade da nao brasileira. (D) A poesia romntica indianista resgatou o passado histrico do Brasil e valorizou a bravura de seus habitantes naturais. (E) I-Juca Pirama expressa o nacionalismo de seu autor, que, ao idealizar a coragem e o herosmo do ndio brasileiro, atribuiu-lhe tambm alguns distrbios de personalidade.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

2. Leia com ateno o fragmento abaixo extrado de I-Juca Pirama. No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos cobertos de flores, Alteiam-se os tetos daltiva nao; So muitos seus filhos, nos nimos fortes, Temveis na guerra que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso. So rudos*, severos, sedentos de glria, J prlios incitam, j cantam vitria, J meigos atendem voz do cantor: So todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome l voa na boca das gentes, Condo de prodgios, de glria e terror!

3. Leia o texto que segue atentamente. Quando te fujo e me desvio cauto Da luz de fogo que te cerca, oh! bela, Contigo dizes, suspirando amores: - Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela! Como te enganas! Meu amor chama Que se alimenta no voraz segredo, E se te fujo que te adoro louco... s bela eu moo; tens amor eu medo!... (Casimiro de Abreu) Sobre o trecho e a totalidade da obra desse poeta, so feitas as seguintes afirmaes:

I a temtica comum na obra de Casimiro a figura feminina apenas vislumbrada entre o amor e o medo evidencia-se no excerto acima. II a abordagem do tema do medo provocado pelo sentimento amoroso desenvolve-se de forma marcada pela sensibilidade e pelas pulses erticas de um jovem eu-lrico. III bastante popular, Casimiro oferece uma obra acessvel, musical, sem maiores complexidades.

(C) lirismo romntico de tema poltico-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade. (D) epopeia romntica da corrente indianista. (E) Romantismo nacionalista, repassado da saudade que atormenta o poeta no exlio.

5. Leia o poema Cano do exlio, de Gonalves Dias. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar - sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar - sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi." Considere as afirmaes que seguem. I- O poema trabalha com a oposio entre aqui e l; Brasil e Portugal, respectivamente.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

Instruo: o excerto que segue refere-se questo 04. Deus! Deus! Onde ests que no respondes? Em que mundo, em questrelas tu tescondes? Embuado nos cus? H dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde ento corre o infinito... Onde ests, Senhor Deus?

4. Essa a primeira estrofe de um poema que exemplo de

(A) lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido. (B) lirismo religioso, exprimindo anseio da alma humana em procura da divindade.

II- O cuidado formal pode ser percebido na regularidade mtrica e no emprego constante de rimas. III- A utilizao de formas pronominais da primeira pessoa do plural na segunda estrofe demonstra a preocupao do poeta em reforar o sentimento coletivo de patriotismo.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas II e III (D) Apenas III. (E) I, II e III.

Gabarito:
1D 2E 3E 4C 5C

You might also like