You are on page 1of 7

DA ABEM

NACIONAL

XVII ENCONTRO

IMPRIMIR DIVERSIDADE MUSICAL E COMPROMISSO SOCIAL

O PAPEL DA EDUCAO MUSICAL

SO PAULO, 08 A 11 DE OUTUBRO DE 2008 FECHAR

A Abordagem PONTES na musicalizao para crianas entre 0 e 2 anos de idade


Angelita Maria Vander Broock angelbroock@yahoo.com.br Universidade Federal da Bahia
Resumo. Considerando as relaes e articulaes entre pais, bebs, professor, contexto e atores presentes em todo processo da formao musical, o intuito deste trabalho verificar como a utilizao da abordagem PONTES pode influenciar o surgimento de articulaes pedaggicas significativas entre os atores do processo educativo-musical que contribuam para o desenvolvimento do nvel de aprendizagem musical e de atitudes dos alunos nas aulas de musicalizao para bebs da UFBA. Para coletar os dados desta pesquisa utilizamos questionrios e filmagens de todas as aulas do curso de Musicalizao no segundo semestre de 2007, para que possamos identificar, descrever e analisar situaes especficas de aes pedaggicas significativas. Consideramos para a pesquisa quatro grupos com crianas de 0 a 2 anos juntamente com seus pais. Sendo este trabalho uma pesquisa em andamento, os resultados apresentados neste artigo so ainda preliminares. No entanto, resultados mais aprofundados, bem como exemplos em vdeo, sero apresentados durante o evento. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar professores de Educao Musical Infantil, considerando no somente o contedo musical que pode ser aplicado com os pequenos, mas tambm as articulaes pedaggicas presentes no contexto educacional. Desta forma, este trabalho tem implicaes diretas para a Educao Musical e pode fomentar discusses sobre este assunto. Palavras-chave: abordagem PONTES, musicalizao infantil, bebs.

Introduo

A msica uma das mltiplas formas de comunicao entre a me e o beb e, muitas vezes, usada antes mesmo do nascimento. Diversos estudos sugerem que as prticas musicais das crianas e dos adultos auxiliam tanto no desenvolvimento das habilidades perceptivo-musicais quanto no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da ateno, da memria, sistemas de ordenao seqencial e espacial, alm de ajudar a fortalecer a relao afetiva entre as pessoas (ILARI, 2006). O ensino de msica para bebs recente e comeou a ser valorizado atravs das descobertas da neurocincia, que apontam a primeira infncia como o perodo mais propcio do desenvolvimento cognitivo infantil, inclusive o desenvolvimento cognitivo-musical. (ILARI, 2005). No entanto, no Brasil, ainda h uma certa carncia de programas de musicalizao infantil para bebs e seus pais que visem estimular estas competncias, e so poucas as crianas que tm o privilgio de participar desses programas. Embora haja algumas iniciativas de ensino e pesquisa, ainda so poucos os programas especficos de formao de professores de msica para esta faixa etria.

Com base nas consideraes acima, este projeto focaliza a identificao e anlise de aes do professor em aulas de musicalizao para bebs que possam ser relacionadas com as caractersticas da abordagem PONTES (OLIVEIRA, 2001). Desta forma, o propsito deste estudo ser verificar como a utilizao da abordagem PONTES pode influenciar o surgimento de articulaes pedaggicas significativas entre os atores do processo educativo-musical que contribuam para o desenvolvimento do nvel de aprendizagem musical e de atitudes dos alunos nas aulas de musicalizao para bebs.
Abordagem PONTES na musicalizao para bebs

De acordo com Oliveira (2006), a abordagem PONTES pode estimular, guiar e estruturar as aes dos professores de msica de forma criativa, considerando os diferentes aspectos que acompanham o processo de ensino e aprendizagem, principalmente as vivncias culturais, as caractersticas pessoais dos alunos, a essncia do contexto sociocultural e as experincias prvias dos alunos. Em contrapartida, algumas pesquisas sugerem que os bebs reconhecem msicas ouvidas durante a gestao, as reconhecendo com um ano de vida psnatal (ILARI, 2006), o que pode indicar que at mesmo os bebs trazem consigo experincias musicais prvias. A abordagem PONTES sugere que o professor considere o que o aluno j sabe, para assim poder traar o que ele precisa ou quer aprender, o que nos indica que uma mesma didtica de ensino no funciona com todos os grupos, pois cada um traz uma experincia nica. Sendo assim o professor deve desenvolver habilidades de adaptao e liderana em qualquer grupo, ampliando sua flexibilidade pedaggica. necessrio que o professor tenha conscincia de um planejamento e do que ele espera como resultado, ressaltando a relao entre o espontneo e o consciente, entre o planejado e o improvisado. Um estudo de Taebel e Coker (1980) citado por Bengt Olsson (HARGREAVES, 1997, pg. 296) fornece evidncias de que a competncia correlacionada mais significativamente com as aprendizagens e mudanas de atitudes dos alunos aquela competncia que relaciona os objetivos da ao docente aos interesses e necessidades dos educandos. Atravs de observaes e relatos de professores de musicalizao para bebs, pode-se dizer que as aes espontneas e improvisadas acontecem o tempo todo, pois os pequenos tm sempre reaes muito diferenciadas, e comum uma mudana no plano da aula para aproveitar situaes de descoberta das crianas, visando um maior prazer por parte delas e dos pais, que normalmente fazem as aulas juntos com os filhos. Alda chama estas mudanas de articulaes pedaggicas, costuras ou pontes em ao.

As principais caractersticas da abordagem Pontes (OLIVEIRA et al, 2007) so: - Positividade na relao educacional e pessoal entre o professor e o educando, entre o professor e a turma; perseverana, poder de articulao e habilidade de manter a motivao do aluno acreditando no seu potencial para aprender e se desenvolver. - Observao cuidadosa do desenvolvimento do educando e do contexto, das situaes do cotidiano, os repertrios e as representaes. - Naturalidade nas aes educativas e musicais; simplicidade nas relaes com o aluno, com o contedo curricular e com a vida, com as instituies, contexto e participantes, tentando compreender o que o aluno expressa ou quer saber e aprender. - Tcnica pedaggica adequada (e no mecnica), ao ensino e aprendizagem em cada situao especfica; habilidade para desenhar, desenvolver e criar novas estruturas de ensino e aprendizagem (de diferentes dimenses); habilidade de usar estratgias didticas, modos de usar os diversos materiais (incluindo a voz) e instrumentos musicais para refinamento das aes e expresses dos alunos, visando a comunicao das idias, contedos e significados de forma artstica, musical e expressiva; tcnica usada como elemento facilitador da expresso humana. - Expressividade musical e criatividade artstica; esperana e f na capacidade de desenvolvimento da expressividade e aprendizagem do aluno. - Sensibilidade s diversas manifestaes musicais e artsticas das culturas do mundo, do contexto sociocultural e do educando; a sensibilidade se refere capacidade docente para potencializar os talentos de cada aluno, de burilar artisticamente e encaminhar as aptides humanas. Todas essas caractersticas podem ser consideradas no ensino de msica para bebs, pois, e principalmente, valorizando as vivncias culturais prvias dos alunos em questo que poderemos organizar currculos especficos, respeitando as particularidades e as diferenas individuais referentes ao desenvolvimento de cada criana. Com base nas afirmaes acima, pode-se dizer que h uma grande necessidade das universidades brasileiras em formar professores competentes e articulados, principalmente, para a sub-rea da Educao Musical Infantil, especificamente, bebs com idades entre 0 e 2 anos.
Justificativa

Atualmente, em especial no contexto brasileiro, a formao do professor de msica precisa acontecer de forma ampla e eficaz, contemplando no somente o planejamento

curricular e a sua formao musical, mas tambm com informaes que considerem as relaes e articulaes entre pais, bebs, professor, contexto e atores presentes em todo processo da formao musical.
Objetivos Geral

Identificar, descrever e analisar situaes especficas de articulaes pedaggicas significativas coletadas nas aulas de musicalizao para bebs da UFBA, verificando o nvel de aprendizagem e de respostas dos atores envolvidos no processo educativo-musical.
Especficos

- Fazer um levantamento bibliogrfico sobre os desenvolvimentos motor, cognitivo e cognitivo-musical infantil, priorizando os dois primeiros anos de vida; - Fazer um levantamento dos usos cotidianos da msica pelas crianas do curso de Musicalizao Infantil da UFBA, com idades entre 0 e 2 anos e seus responsveis, visando estabelecer pontes de articulao significativas durante a implementao deste projeto, para coleta de dados da pesquisa.
Metodologia Sujeitos

As crianas pesquisadas foram as regularmente matriculadas no curso Musicalizao para bebs da UFBA atravs do interesse de seus pais, que pagam uma taxa semestral para assistir s aulas, por este ser um curso de extenso da Escola de Msica da UFBA. As aulas so sempre acompanhadas pelos pais ou responsveis. Para esta pesquisa consideramos 4 turmas, com aproximadamente 10 alunos por grupo, de crianas com idades entre 0 e 2 anos.
Instrumentos para coletas de dados:

- Para entender como feito o uso da msica com as crianas, foi elaborado um questionrio com 32 perguntas direcionadas tanto aos pais quanto s mes, onde obtivemos respostas de 29 participantes, a respeito de: 1) Informaes gerais sobre a criana e seus pais (idades, nacionalidade, etc.); 2) Experincia musical dos que convivem com a criana;

3) Cultura Musical (se a criana est exposta msica de outras culturas); 4) Preferncia musical (dos pais e da criana); 5) Criana (como feito o uso da msica em casa); 6) Os pais e a msica (memria musical dos pais, de quando eram crianas); 7) Curso de musicalizao da UFBA (Mudanas no comportamento da criana aps o incio das aulas, bem como a opinio dos pais sobre o funcionamento do curso). - Filmagens de todas as aulas do semestre (2007.2); - Dirio de campo;
Procedimentos

Esta pesquisa de carter qualitativo e descritivo, na qual utilizaremos a tcnica de Estudo de Caso. Sendo assim, a primeira fase da pesquisa consta a anlise das respostas dos questionrios. O passo seguinte ser selecionar trechos das filmagens, buscando exemplos de situaes didticas onde possam ser identificadas situaes de ensino e aprendizagem significativas e articuladas, e as caractersticas consideradas importantes e relevantes descritas pela abordagem PONTES e em seguida caracteriz-las.
Fase em que se encontra a pesquisa

Todos os dados da pesquisa j foram coletados e no momento a pesquisadora encontrase na fase de anlise dos dados dos questionrios e seleo dos trechos em vdeo para anlise e categorizao.
Resultados preliminares

Para este trabalho faremos uma breve anlise dos questionrios, cujo objetivo foi conhecer a realidade musical dos alunos fora do contexto de sala de aula. Resultados mais aprofundados, bem como exemplos em vdeo sero apresentados durante o evento. Conforme dito, 29 pais (17 meninas x 12 meninos) participantes do projeto responderam o questionrio. Atravs das respostas foi possvel entender um pouco mais sobre as crianas envolvidas com a pesquisa. A seguir iremos relatar alguns dos dados coletados. No que diz respeito s informaes gerais, pudemos constatar que a mdia de idade das mes era 35 anos, dos pais era 37 anos e das crianas era 1 ano e 9 meses, sendo a maioria brasileiros, porm com algumas pessoas de outras nacionalidades, sendo 2 mes estrangeiras, uma italiana e outra argentina, 4 pais estrangeiros, sendo 2 argentinos, um italiano e outro

marfins e 3 crianas de origem estrangeira, sendo 2 italianas e uma argentina. Em relao profisso das mes e dos pais, pudemos notar que todos possuam formao acadmica de nvel superior. Sobre a experincia musical das mes, constatou-se que das 29, apenas 7 tocavam algum instrumento e, destas, apenas uma tocava profissionalmente. Entre os pais, constatamos que dos 29, 10 tocavam algum instrumento, sendo que, destes, 3 tocavam profissionalmente. Quisemos saber se havia algum outro msico na famlia, e constatamos 15 casos, sendo 11 tios e 4 avs. Cinqenta e um por cento das crianas ouvem essas pessoas tocarem em momentos de estudo, ou seja, esto em contato direto com instrumentistas. Todos os pais relataram fazer uso da msica em casa com os pequenos em atividades diversas, como: dormir (69%), acordar (38%), comer (38%), tomar banho (55%), brincar (93%) e outros (13%). Nota-se que as atividades dormir e brincar foram as mais citadas, ou seja, as funes relaxamento e entretenimento esto fortemente presentes no dia a dia dessas crianas. Dentre os estilos das msicas cantadas por mes e pais, pde-se notar uma presena muito forte das msicas infantis esteriotipadas, ou seja, msicas simples e normalmente conhecidas (86%) e, com menores propores, tambm se encontraram canes de ninar (13%), MPB (13%), canes inventadas (13%) e religiosas (13%). muito interessante notar que algumas mes disseram inventar msicas, inclusive colocando o nome do filho na brincadeira. Segundo Trehub (2001) muito comum aspectos improvisados serem includos nas letras das msicas cantadas pelos pais. Esta variao se d de acordo com a finalidade de cada atividade, seja para brincar ou acalmar. Estas mudanas so apropriadas para o desenvolvimento das crianas. Os pais mostraram interesse em inserir seus filhos no projeto por acreditarem que as aulas de msica podem estimular seus filhos tanto para o desenvolvimento psicomotor quanto para o desenvolvimento cognitivo, mas principalmente, na tentativa de socializ-los e despert-los para o interesse musical. Essas e outras questes que esto sendo analisadas so de extrema valia para a preparao das aulas do curso de Musicalizao, pois conhecendo o universo do aluno que o professor se torna capaz de fazer as conexes necessrias para um ensino musical de qualidade, valorizando as experincias prvias do sujeito em questo.
Consideraes finais

Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar professores de Educao Musical Infantil, considerando no somente o contedo musical que pode ser aplicado com os pequenos, mas tambm as articulaes pedaggicas presentes no contexto educacional. Desta forma, este trabalho tem implicaes diretas para a Educao Musical e pode fomentar discusses sobre este assunto. Concluses mais consistentes sero apresentadas no evento.
Referncias

DEUTSCH, Diana et al. Psycology of Music. Laura Macy (on line editor), 2001. New Grove II on line <www.grovemusic.com/shared/views/article.html> acesso em 29/06/2002 ILARI, Beatriz. A msica e o desenvolvimento da mente no incio da vida: investigao, fatos e mitos. Anais do 1 Simpsio Internacional de Cognio e Artes Musicais, Curitiba, 2005. Pp. 54-62; ILARI, Beatriz. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ILARI, Beatriz (org) Em busca da mente musical, Ensaios sobre os processos cognitivos em msica da percepo produo. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006; Pp. 271-302 OLIVEIRA, Alda. La enseanza de la msica: Amrica Latina y el Caribe. In: Fajardo, Vernica & Wagner, Tereza (Orgs). Mtodos, contenidos y enseanza de las artes en Amrica Latina y el Caribe. Paris: Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura, 2001. Pp. 27-30. OLIVEIRA, Alda. Music teaching as culture: introducing the pontes approach. In: International Journal of Music Education (Practice), vol. 23, no. 3, dez. 2005. Pp. 205-216. OLIVEIRA, Alda. Educao musical e diversidade: pontes de articulao. Revista da ABEM, n. 14. Porto Alegre, 2006. Pp. 25-34; OLIVEIRA, Alda. Educao musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formao mais musical e um mundo mais humano. Conferncia proferida no V Encontro Latinoamericano de Educao Musical, em Santiago do Chile, em 25/09/2005. Joo Pessoa, Paraba: Revista Claves, n. 2, nov. 2006, p. 14-45. OLIVEIRA, Alda; BROOCK, Angelita; CANDUSSO, Flvia; et al. Construindo PONTES significativas no ensino de msica. Ictus Peridico do Programa de Ps Graduao em Msica da UFBA, Vol. 8 n 2, dezembro de 2007. OLSSON, Bengt. The social psychology of music education. In HARGREAVES, David & HORTH, Adrian (Eds.). The Social Psychology of Music, Londres: Oxford University Press, 1997, p. 296.

You might also like