You are on page 1of 4

Teste de Direito Constitucional 07 01 Consoante a doutrina, em uma Constituio considerada do tipo dirigente predominam normas constitucionais C A) programticas.

B B) de eficcia plena. C C) portadoras de conceitos jurdicos indeterminados. D D) de eficcia reduzida. E E) de principio instrutivo. 02 O Supremo Tribunal Federal tem declarado a inconstitucionalidade parcial de uma lei, sem reduo do texto, utilizando o mtodo de interpretao A A) de presuno da constitucionalidade da lei conforme a principio da razoabilidade. B B) da Constituio conforme a lei. C C) gramatical-construtivo D D) da lei conforme a Constituio. E E) lgico-sistemtico. 03 Dentre os diretos sociais e os chamados direitos de terceira gerao a Constituio brasileira e o ordenamento jurdico brasileiro asseguram e estabelecem garantias instrumentais especificas para a concretizao da direito A A) cultura e ao lazer. B B) igualdade de salrio entre homens e mulheres e autodeterminao dos povos. C C) habitao e ao meio ambiente. D D) ao livre exerccio de qualquer profisso e ao desenvolvimento. E E) ao trabalho e ao meio ambiente. 04 Ante a Constituio brasileira em Vigor, a realizao de busca e apreenso domiciliar por autoridade administrativa, de natureza policial ou no, durante o dia e sem consentimento do morador A A) somente pode ser realizada em caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro s vtimas. B B) pode ser realizada independentemente de determinao judicial, desde que prevista em lei. C C) decorre do exerccio do poder de polcia e pode ser efetuada

D) E)

D E

independentemente de previso legal ou determinao judicial, tendo em vista a auto-executoriedade das decises administrativas. depende de determinao judicial, salvo na hiptese de estado de stio consiste ofensa inviolabilidade do domiclio expressamente consagrada na Constituio, pelo que no pode ser realizada em qualquer hiptese.

05 incorreto afirmar que, segundo jurisprudncia dominante no Supremo Tribunal Federal, a Constituio Estadual pode A A) estabelecer as regras de competncias legislativas privativas da Poder Executivo de modo diverso do modelo constante na Constituio Federal. B B) disciplinar o processo legislativo estadual independentemente do modelo consagrado na Constituio Federal. C C) reproduzir norma constitucional federal de observncia obrigatria pelos Estados. D D) sujeitar aprovao da Assemblia Legislativa a nomeao de dirigentes de autarquias e universidades pblicas. E E) estabelecer normas gerais e especificas autnomas sobre imunidades e impedimentos dos Deputadas Estaduais 06 O pedido de interveno federal no Estado por descumprimento, pela Assemblia Legislativa, de liminar concedida pelo Tribunal de Justia do Estado num caso concreto deve ser Proposto A A) exclusivamente pelo Procurador Geral da Repblica e dirigido ao Supremo Tribunal Federal. B B) pela parte e dirigido ao Presidente do Tribunal de Justia que o encaminhar, se for a caso, ao Supremo Tribunal Federal. C C) pela parte, diretamente ao Supremo Tribunal Federal. D D) pela parte, diretamente ao Superior Tribunal de Justia. E E) ex oficio pelo Tribunal de Justia, diretamente ao Supremo Tribunal Federal. 07 Aps o prazo constitucional de trinta dias, o Congresso Nacional rejeita parcialmente Medida Provisria, convertendo a parte no rejeitada em lei. No caso, a inobservncia pelo Congresso Nacional do prazo constitucional para a apreciao da Medida Provisria gera a A A) perda total da eficcia da medida provisria, com efeitos ex tunc. B B) inconstitucionalidade material e formal da lei em questo. C C) perda da eficcia, com efeitos ex tunc, apenas da parte da medida provisria no convertida em lei.

D) E)

perda total da eficcia da medida provisria, apenas a partir da promulgao da lei. inviabilidade jurdica da promulgao, pelo Executivo, da lei em questo.

08 Conforme a Constituio brasileira e a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, dentre os atos sujeitos ao controle concentrado de constitucionalidade no Brasil incluem-se A A) somente as leis e as atos normativos federais. B B) a lei, ainda que meramente formal, e o decreto autnomo. C C) as leis anteriores Constituio, fulminadas pelo vcio da inconstitucionalidade superveniente e os decretos normativos regulamentares. D D) as leis municipais e os atos normativos municipais e estaduais. E E) a medida provisrio e as emendas Constituio. 09 A decretao do Estado de Defesa pelo Presidente da Repblica, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional A A) depende de autorizao da maioria de dois teros do Congresso Nacional e poder acarretar restries ao exerccio de quaisquer direitos e garantias fundamentais. B B) depende de autorizao da maioria absoluta do Congresso Nacional e poder acarretar restries liberdade de imprensa, a suspenso da liberdade de reunio e a requisio de bens pblicos ou privados. C C) independe de autorizao do Congresso Nacional e poder acarretar restries aos direitos de reunio, de sigilo de correspondncia e de comunicao telefnica. D D) independe de autorizao do Congresso Nacional e somente poder acarretar a obrigao de permanncia em local determinado e restries aos direitos de reunio e de inviolabilidade de correspondncia. E E) depende de autorizao do Senado Federal e as medidas coercitivas que acarretar devero ser definidas previamente em lei. 10 No Brasil, crime poltico A A) sempre julgado pelo Superior Tribunal Militar, em deciso irrecorrvel. B B) processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal originariamente. C C) sempre julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em deciso irrecorrvel. D D) julgado pelo Supremo Tribunal Federal, em recurso ordinria. E E) processado e julgado pelo Poder Judicirio Estadual,que tem competncia exclusiva nesta matria.

Questo 1 errada, a correta a alternativa A Questo 2 errada, a correta a alternativa D Questo 3 errada, a correta a alternativa E Questo 4 errada, a correta a alternativa D Questo 5 errada, a correta a alternativa C Questo 6 errada, a correta a alternativa B Questo 7 errada, a correta a alternativa A Questo 8 errada, a correta a alternativa E Questo 9 errada, a correta a alternativa C Questo 10 errada, a correta a alternativa D

You might also like