You are on page 1of 4

Caracterizao da Noite: Noite antiqussima e idntica, / Noite Rainha nascida destronada, / Noite igual por dentro ao silncio, Noite

/ Com as estrelas lantejoulas rpidas / No teu vestido franjado de Infinito., (...) solenssima, / Solenssima e cheia / De uma oculta vontade de soluar,, (...) Noite silenciosa e exttica, / manto branco. A noite aparece, assim, como uma entidade eterna, solene e mgica, como algo que seduz e encanta o sujeito potico.

O sujeito potico sente-se triste, desencantado oculta vontade de soluar, / Talvez porque a alma grande e a vida pequena, insatisfeito perante as limitaes do homem E s alcanamos onde o nosso brao chega, / E s vemos onde chega o nosso olhar. Este estado de alma angustiado em face da inutilidade / Onde vicejo, condu-lo ao desejo futurista / sensacionista de ser desfolhado pela Noite e lanado em todas as direces (Norte, Sul, Oriente, Ocidente). No entanto, este frenesim emocional redunda num desejo de repouso tranquilo no seio da noite Vem envolver na noite manto branco / o meu corao... Estes sentimentos do sujeito potico face Noite levam a que esta noite maternal seja tambm uma imagem da morte, a csmica maternidade da morte.

O poema um apelo noite, apostrofada logo de incio Vem, Noite, antiqussima e idntica e personificada tambm Vem, sozinha, solene, com as mos cadas. Mas este apelo acaba por se transformar num longo dilogo a uma voz. Assim as sucessivas apstrofes Noite, o emprego reiterativo do imperativo vem, funde, faz, apaga, desfolha..., alm do predomnio do discurso de primeira pessoa vejo, alcanamos, nosso, vemos, nosso, me, vicejo, meu, mim, eu... e de segunda pessoa vem, teu, vem, teu... revelam a presena da funo apelativa. O sujeito potico considera a Noite Rainha nascida destronada. De salientar as imagens belssimas: Noite / Com as estrelas lantejoulas rpidas / No teu vestido franjado de infinito.

Os recursos expressivos mais marcantes so a utilizao anafrica de Vem,

modo imperativo e funo apelativa da linguagem, presentes ao longo de toda a ode, reforam toda uma srie de pedidos que o sujeito potico faz noite Funde num campo teu todos os campos que vejo / Faz da montanha um bloco s do teu corpo, / Apaga-lhe todas as diferenas que de longe lhe vejo / Todas as estradas... / Todas as vrias rvores... / Todas as casas..., como se ela pudesse anular toda a variedade de sensaes e sentimentos que experimentou. Finaliza, pedindo-lhe s uma luz e outra luz e mais outra, porque uma s luz no lhe chega, ele sente necessidade de diversos estmulos e sensaes. A luz funciona como ponto de referncia para percorrer a sua vida, uma distncia imprecisa e vagamente perturbadora, uma distncia subitamente impossvel de percorrer. Neste momento, notam-se j uns laivos de desespero e angstia, criados, possivelmente, por um sentimento de impotncia e perplexidade face sua vida presente. Estes indcios so confirmados na terceira estrofe, que iniciada com nova apstrofe Noite, encarada como a padroeira dos sonhos impossveis e das esperanas no concretizveis: Nossa Senhora / Das coisas impossveis que procuramos em vo (vv. 20/21 e seguintes.). A salientar tambm a adjectivao expressiva antiqussima, idntica, sozinha, solenessima. A musicalidade, outra caracterstica deste poema, conseguida atravs do recurso aliterao de sons nasais e fricativos (v), nos versos 6 e 7: Vem, vagamente, / Vem lentamente.... Os advrbios de modo (vagamente, lentamente, levemente, serenamente, tranquilamente) deixam adivinhar a necessidade de tranquilidade que a Noite poder trazer ao sujeito lrico, em oposio aos seus sentimentos sempre em ebulio. S a Noite o poder ento aliviar da dor que lhe provoca a sensao de fracasso da sua vida, que no mais do que uma sucesso de sonhos perdidos: Dos sonhos que vm ter connosco ao crepsculo / E que doem por sabermos que nunca os realizaremos; que a Noite lhe traga o alvio e o repouso de que necessita: Beija-nos silenciosamente na fronte / To levemente que no saibamos que nos beijam (...) (vv. 29-30). Volta a referir esses sonhos nos versos seguintes, considerando-os frutos de rvores de maravilha que tm raiz no antiqussimo de ns, ou seja, no mais ntimo do ser. O sujeito lrico estima e encoraja esses sonhos nica coisa que lhe resta, afinal. Mas talvez a serenidade da Noite no seja suficiente para dissipar toda a sua angstia e desespero, o que lhe traz uma oculta vontade de chorar. O sujeito lrico certamente invadido por uma onda de sentimentos disfricos, talvez devido constatao de que a vida e o corpo impem limites grandeza de alma que ele sabe possuir e realizao de todos os sonhos que ele agora

sabe serem impossveis de concretizar A alma grande e a vida pequena (...). A invocao seguinte est j imbuda de toda a negatividade Vem Dolorosa , / Mater Dolorosa das Angstias dos Tmidos / ...das Tristezas dos Desesperados (v. 44 e seguintes.). A Noite apresenta-se como soluo Mo fresca sobre a testa em febre dos humildes e o poeta entrega-se a ela numa atitude de renncia, bem marcada pela expressividade da imagem utilizada Vem e arranca-me / do solo de angstia e inutilidade onde vicejo.... Esta leve insinuao de ideia da Morte reforada nos versos seguintes Apanha-me do meu solo... / E desfolha-me para teu agrado concretizando essa renncia. O sujeito potico pede ento Noite que o torne mltiplo e o leve para junto dos locais que sempre amou o Norte, onde esto as cidades de Hoje, o Sul onde esto os mares, o Ocidente, smbolo do futuro e, finalmente, o Oriente, a origem de tudo, donde vem o dia e a f. Aps este pedido, segue-se uma grande construo anafrica, criando um clima de exaltao do Oriente (vv. 67-71), onde quem sabe? Cristo talvez ainda hoje viva. Na estrofe seguinte, atravs da metfora Vem e passa a mo pelo dorso da fera / E acalma-o misteriosamente e da estranha apstrofe domadora hipntica das coisas que se agitam muito, somos levados a pensar que s a Noite conseguir acalmar at os sentimentos mais exaltados e violentos do sujeito potico. Ela , ento, um blsamo, a enfermeira antiqussima das chagas provocadas por todas as fs j perdidas e por tudo o que falso e intil. Novamente uma aluso morte, desta vez mais explcita Vem envolver na noite manto branco / O meu corao pedindo o sujeito lrico para ela o levar, j que a morte encarada como uma sada plausvel e at agradvel como se poder depreender das comparaes: Como uma brisa na tarde leve, como um gesto materno afagando e dos advrbios de modo serenamente, tranquilamente. E a noite/morte vir, por fim, mesmo que ningum a veja entrar ou saiba quando entrou, quando a lua comea a ser real. Resumindo, o conjunto destes recursos expressivos confere ao poema um ritmo embalatrio, dormente, um ritmo que envolve o sujeito potico, arrastando-o serena e tranquilamente para o manto branco e materno da Noite.

Esta Ode Noite quase um hino morte, se a encararmos como metfora e prefigurao da morte. O sujeito potico est neste poema, cansado,

sonolento, algum que chega ao fim de um percurso de desistncia e que se abandona ao imprio, ao domnio da Noite. Esta ode aproxima-se mais da fase ablica.

You might also like