You are on page 1of 2

De onde vem a gua

As guas so encontradas na natureza de trs formas:

1. 2. 3.

Como vapor de gua; Nas altas camadas atmosfricas, onde pela ao do frio, se condensa, caindo no solo como chuva; Neve ou granizo.

Estas no podem ser utilizadas como fonte nica de abastecimento, porque sua qualidade muito varivel. A gua da chuva de boa qualidade, quase pura, mas pode tornar-se muito impura por carregar poeira, fumaas e gases, que flutuam na atmosfera, ou sujeiras dos telhados - no deve ser usada pois no potvel, por no apresentar sais minerais (quimicamente pura). Ela adquire os sais minerais quanto entra em contato com o solo. A gua quimicamente pura ao ser consumida, pode retirar esses sais minerais do nosso organismo. Ela muito reativa e combina com tudo. Ao ser ingerida, pode roubar nossos nutrientes ao invs de forneclos. Parte das guas atmosfricas escoa pela superfcie e se acumula nas partes mais baixas, formando rios, lagoas, mares - so as chamadas guas superficiais. As guas dos rios e lagos so as mais perigosas, porque as enxurradas lavam o solo, arrastando restos de matria orgnica, animal e humana para os lagos e rios. Na maioria das vezes, se no sempre, so poludas e contaminadas. Mesmo que suas caractersticas fsicas e qumicas sejam satisfatrias, a possibilidade de contaminao to grande que toda gua de superfcie considerada contaminada, exigindo tratamento para ser utilizada. Pela ao da gravidade e graas porosidade e permeabilidade do solo, h infiltrao de parte das guas atmosfricas e superficiais. A infiltrao detida, quando a gua alcana uma camada de solo impermevel, onde ela forma os lenis subterrneos. Como as camadas impermeveis do solo se superpem e a infiltrao ocorre em toda a superfcie da terra, formam-se diversos lenis tambm superpostos, separados por camadas impermeveis. O primeiro lenol - o mais prximo da superfcie, chamado de lenol fretico; os demais de lenis profundos. Estas guas so chamadas, guas do subsolo. Sua utilizao comum como suplemento em grandes cidades ou no abastecimento de aglomerados menores. Quantitativamente depende da riqueza dos lenis subterrneos, do nmero de poos perfurados, sua profundidade e da natureza do terreno. Quanto sua qualidade, se houver boa infiltrao no solo, estas guas so melhores que as de superfcie. Do ponto de vista biolgico, a filtrao pelo solo satisfatria e a contaminao nula. O perigo da contaminao torna aconselhvel a utilizao de guas dos lenis profundos que alm de serem mais puras, se encontram em maior quantidade.

A gua percorre as seguintes etapas, para chegar s casas: captao (coleta); aduo (transporte); tratamento; armazenamento e distribuio. O tratamento da gua deve ser iniciado desde as nascentes, at as barragens, atravs da proteo aos mananciais. A poluio de sua gua por detritos, impurezas, dejetos domsticos, agrcolas e industriais (ver: Bacias hidrogrficas), deve ser controlada o melhor possvel, atravs de anlises de rotina - o alerta dado quando atingido um nmero superior a 1000 microorganismos/cm3. Neste caso a gua deve ser desinfectada com um algicida, tipo sulfato de cobre ou hipoclorito de sdio, assim que chega estao de tratamento.

You might also like