You are on page 1of 3

Brincar no uma perda de tempo!

! Hoje em dia, no pouco frequentemente, vemos os pais focados maioritariamente num dos atributos dos seus filhos: a aquisio precoce e rpida de aprendizagens. Temos um enorme desejo que as nossas crianas sejam bem-sucedidas ou apenas que elas se tornem em tudo o que gostvamos de ser (ou de ter sido), com a convico que isso espelhar uma imagem de ns prprios como bons pais, pais perfeitos. Queremos que saibam mais, cada vez mais cedo e no lhes damos tempo de serem crianas. Outras vezes, devido s fragilidades dos laos matrimoniais e familiares, apoiamo-nos cada vez mais nelas, para nos ressegurarmos que existe de facto algum que gosta de ns e que no estamos sozinhos, o que leva a uma inverso de papis, com a atribuio de uma adultez que no existe nelas. Paradoxalmente, achamolos demasiado frgeis, com receio que, mnima coisa, se magoem ou adoeam. Ao querermos que cresam demasiado rpido, desvalorizamos as brincadeiras, considerando-as meras formas de entretenimento, uma maneira dos nossos filhos gastarem energia ou mesmo de estarem ocupados, sem nos incomodar. Mas so mais do que isso Brincar no uma perda de tempo! por meio de brincadeiras e jogos faz-deconta que a criana compreende as regras sociais, desenvolve competncias, aprende a lidar com os prprios sentimentos e prepara-se para os desafios da vida adulta. A brincadeira permite criana ter a noo que pode agir no mundo, exprimir o seu eu interior e fugir s exigncias da vida quotidiana, descansando portanto na fantasia. No se trata aqui de lhes dar o brinquedo de ltima gerao, mas sim de os acompanhar durante as brincadeiras. Isto faz com que elas se sintam protegidas e amadas e permite que aumente o vnculo afectivo entre ambos. Como o fazer, j que vivemos numa sociedade que pressiona para sermos pais perfeitos, mas no nos d tempo para o fazer? Esta falta de tempo e de disponibilidade desperta-nos culpabilidade, sendo a atitude mais provvel da nossa parte a de lhes dar, como compensao, mais e mais brinquedos. Contudo, com isto, tambm no lhes damos tempo de desejar e de gostarem do que tm. Alm do mais, as crianas aprendem a manipular atravs da culpa. Respondendo questo anterior, basicamente o que importa no o tempo, mas sim a qualidade. Investigaes indicam que dez minutos por dia so suficientes, desde que se cumpram as seguintes indicaes: - A criana quem escolhe e manda na brincadeira, portanto siga o comando do seu filho e aceite qualquer papel que lhe seja atribudo.

- Encoraje as ideias e criatividade do seu filho, colocando-se ao nvel dela : alguns adultos parecem ter-se esquecido de como brincar. As brincadeiras das crianas no tm que necessariamente fazer sentido para ns. Se a criana, ao brincar, diz que o elefante o pai do co, nesse contexto isso ser o "certo" e dever ser respeitado. - No exija demasiado d-lhe tempo e respeite o ritmo da criana: acelerar a aprendizagem, estimul-la demais ou criar expectativas demasiado elevadas, pode fazer com que a criana se sentia incapaz e frustrada por no conseguir responder s expectativas e comear a passar a exigir muito dela prpria. - No entre em competio com o seu filho: muitas vezes no conseguimos estar frente das novas tecnologias ou saber tanto de determinado jogo ou matria, mas no devemos desesperar por receio que, por isso, possamos deixar de ser o heri/a herona dos nossos filhos ou que isso nos possa tornar piores pais. Os pais no tm que saber tudo! Poderemos dizer Vejam l o que o meu filho sabe, isto um orgulho para qualquer pai!. Se ficarmos ameaados ou melindrados com esta situao, a criana poder pensar qualquer coisa como Ento, se creso e me torno bom, vou matar os meus pais, eles no aguentam!. - Aprecie e elogie, comedidamente, sem sobrevalorizar ou divinizar os seus filhos, o que vai aumentar a confiana e auto-estima da criana. Contudo, o elogio deve ser sentido. Se a criana se se aperceber que o elogio uma farsa, torna-se incapaz de distinguir o que ou no uma proeza; se no se aperceber disto, corre o risco de pensar que melhor do que aquilo que , impedindo-a de aprender que pode haver sempre pessoas que so melhores a fazer qualquer coisa e que isso no tem importncia. Perde igualmente a oportunidade de lidar com os sentimentos que tm, quando esse reconhecimento no surge. - Comente a brincadeira ou a forma como brinca, em vez de questionar , mostrando interesse: no bombardeie os seus filhos com perguntas, porque os podem fazer sentir que esto a ser avaliados (se eles sabem a resposta) ou incompetentes (se no sabem). - Controle e restrinja o seu desejo em dar demasiadas ajudas : d-lhes tempo para explorar as coisas e espao para que concluam se aquela ideia resulta ou no. Estar a promover a sua autonomia e capacidade de resolver problemas. - Recompense o brincar, calmamente, com a sua ateno - Sobretudo, ria e divirta-se!

Por vezes acontece que, no final dos 10 minutos, os filhos fazem birra para continuarem a brincar. bom sinal, mas no se alongue muito. Este o seu momento especial! No o estrague, se j no tiver pacincia para mais ou se estiver a pensar no que ainda tem de fazer.

You might also like