You are on page 1of 1

Princpios de um Grupo Acolhedor

GCOI - Grupos de Crescimento da Oitava Igreja

O OP PR RI SI IM CA AL IN NC C P PI IO OD DO OS MP PL LE ES SM ME EN NT TE EC LO OR RO OS SO O
Lucas 10:30-37
Certa igreja na Alemanha, ao tentar atingir com o amor de Cristo a comunidade onde estava inserida, teve uma idia fora dos padres. Ao entrar a primavera, eles se dividiram em duplas para distribuir buqus de flores nas casas vizinhas ao templo da igreja. Duas regras deveriam ser obedecidas, ento: (1) Ao entregar as flores, o cooperador deveria dizer, incio de primavera e ns, aqui da igreja, queremos lhe proporcionar uma alegria entregando-lhe estas flores; e (2) Ao ser perguntado por que estava fazendo isso, o cooperador estava proibido de falar da graa maravilhosa ou da alegria da salvao. Ele deveria responder, Simplesmente por isso: ns estamos alegres e queremos que voc se alegre tambm. Em todos os lugares que os cooperadores se mantiveram firmes nas 2 regras, o resultado foi impressionante. O fato de no serem dedicados propagandistas da igreja abriu as portas para novos relacionamentos. Eles haviam conseguido alcanar o objetivo de serem simplesmente calorosos. O que difere esta iniciativa de outras tantas, dentro ou fora do contexto religioso, que na maioria das vezes fazemos algo de bom a outra pessoa pensando no que podemos receber em troca. Na igreja, investimos na vida de outro pensando em sua futura converso. No trabalho, ajudamos algum pensando na boa fama que teremos com isto, e na eterna gratido da mesma para conosco. Na famlia, barganhamos a ajuda a um irmo, irm ou aos pais j negociando um favor ou uma concesso em troca. Quando um fariseu perguntou a Jesus a quem ele deveria amar (quem era seu prximo), Jesus o respondeu com a parbola do Bom Samaritano. Com este novo paradigma, Jesus nos ensinou que o amor no exige nada em troca. Com certeza, os ensinamentos de Jesus continuam sendo um desafio para ns. Atravs deste estudo, seremos provocados com o amor simples e direto de Cristo, onde procuraremos nos tornar um grupo simplesmente caloroso.

Abertura
Ao ler sobre o caso dos buqus de primavera, voc se imaginou recebendo flores de uma dupla de pessoas desconhecidas na porta de sua casa? Qual seria a sua provvel reao? Que outras reaes as pessoas poderiam apresentar, nesta mesma situao?

Estudo
Leia e medite no texto de Lucas 10:30-37. Na narrativa, um sacerdote e um levita, duas pessoas

de alta posio na religio judaica, pisaram na bola ao no socorrerem o ferido na estrada. Estavam mais preocupados com suas vidas e aquele homem no lhes ofereciam benefcio algum. O samaritano, considerado escria da sociedade para os ouvintes de Jesus, foi quem, em troca de nada, ajudou o prximo. A partir da, responda as seguintes perguntas e discuta-as com seu grupo.
1) O sacerdote e o levita certamente tinham seus motivos para no parar e ajudar o homem ferido. Quais so os motivos que nos levam, hoje em dia, a no parar para ver as necessidades das pessoas nossa volta? 2) Voc acha que, caso o sacerdote ou o levita reconhecessem que aquela pessoa cada era uma pessoa rica ou importante na sociedade, eles a teriam ajudado? Por qu? Voc tambm teria agido diferente? 3) Muitas pessoas no gostam de igrejas ou de religio porque acham que os religiosos tm segundas intenes nos relacionamentos (querem convert-los a qualquer custo, querem dinheiro, etc.). Esta atitude combina com o estilo e os ensinamentos de Jesus? Por qu? Com voc diferente? Como? 4) Voc j teve uma experincia parecida com o caso descrito na introduo? Como foi? O que precisa mudar em sua maneira de agir e pensar para que este tipo de experincia seja mais freqente em sua vida?

Compromisso
Conversem no grupo sobre uma atividade simplesmente calorosa que pode ser desenvolvida por vocs. Planejem-na e a executem nos prximos dias. Escrevam um testemunho do acontecido e envie-o coordenao dos grupos. Vamos publicar alguns no boletim da igreja para desafiar outros a fazerem o mesmo.
Adaptado de Aprendendo a Amar Christian Schwarz 2

You might also like