You are on page 1of 23

IGREJA BATISTA UNICA

Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Adorao Expressando Gratido a Deus

Introduo

No Brasil, o crescimento da msica gospel grande. Temos um nmero elevado de cantores, grupos, bandas, corais, orquestras e solistas que conseguiram seu espao na mdia. Alguns deles se destacam at mesmo fora do meio gospel.

notrio realmente que existe uma fora real que impulsiona os verdadeiros adoradores a apresentarem aquilo que Deus lhes tem entregado, que so os talentos. A uns, Deus deu talento para cantar; a outros, para tocar. Outros, ainda, para comporem e fazer os arranjos.

Enfim, o segmento gospel, hoje, comporta desde o mais simples msico na igreja at ao mais competente profissional de estdio.

Isso sem falar sobre a mdia impressa, jornais que do destaque a artigos sobre louvor e agenda de artistas, e a revistas especializadas.

Mas, com esse crescimento repentino surge a necessidade de se orientar a todos os envolvidos com o louvor nas igrejas, msicos e participantes.

O que vemos que muitos pastores no esto preocupados em ministrar ensinos sobre esse tema. Tambm so poucos os cursos e palestras sobre o assunto e alguns livros publicados apresentam muitos dados histricos.

Neste mdulo vamos falar de Adorao e Louvor, vamos ver que a Adorao Ocupa lugar de destaque na Bblia. Prova disso que o maior livro da Bblia, Salmos, o hinrio dos Judeus todo feito de msicas. So 150 captulos de um mesmo livro destinado Adorao. Conhecemos muitos exemplos de Adoradores na Bblia, mas,
FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

sem dvida, um dos que mais se destacou foi o Rei Davi. Davi era e Adorador. Ele se soltava na presena de Deus e foi chamado de o homem que tinha o corao segundo o corao de Deus.

Sabemos que Deus habita no meio dos louvores, que estes trazem vitrias sobre as batalhas e trazem a glria da presena de Deus para o meio da Igreja.

Mas, se Adorao um tema to importante, porque no vemos muitos estudos sobre o assunto. Uma resposta possvel que a maioria das igrejas fez da Adorao um show e perderam a essncia da verdadeira Adorao a Deus.

Neste estudo, veremos o conceito de Adorao, a quem podemos adorar e como adorar. Vamos nos deleitar na presena de Deus e permitir que Ele nos encha da sua maravilhosa presena

Diferenas entre louvor e Adorao Tudo quanto tem flego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor. ( Salmo 150.6) Aplaudi com as mos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo. (Salmo 47.1) Tambm eu te louvarei com o saltrio..... (Salmo 71.22)

Todos os versculos acima falam do louvor. No primeiro caso, temos um convite do salmista: Todos louvemos ao Senhor. Davi usa a expresso tudo quanto tem flego, ou seja, todos, inclusive os animais e as plantas podem louvar o Senhor.

No versculo do captulo 47, o salmista acrescenta uma informao nova sobre o louvor. Podemos louvar ao Senhor com as palmas das nossas mos e, por ltimo, o versculo do captulo 71, fala dos instrumentos musicais.

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Dessa forma, percebemos que o louvor algo inerente s criaturas de Deus. Por esses versculos, podemos dizer que o louvor manifestar gratido a Deus pela vida, em primeiro lugar. Podemos louv-lo pelos mais variados motivos. At mesmo por bnos materiais, por um livramento, enfim, qualquer motivo pode nos levar a louvar a Deus.

Podemos afirmar, portanto, que a Adorao no louvor, mas o louvor uma forma de Adorao. Podemos louvar o Senhor de diversas formas, por diversos meios. Basta que tenhamos vida para que possamos louv-lo.

Diferentemente do louvor, a Adorao exige um carter completamente espiritual Mas vir a hora, e j chegou, em que os verdadeiros Adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade

Para a Adorao no h limite de espaos e de tempo para adorarmos a Deus. Podemos ador-lo em qualquer lugar e em todo tempo. Podemos adorar o Pai na rua, em casa, no trabalho, na escola, na faculdade e em muitos os lugares. A Adorao uma atitude espiritual que tomamos um estado de esprito, no qual permanecemos em ntima e profunda comunho com o Senhor

OFICIO DE LEVITA

Grupo de pessoas da (tribo de Levi) separados para levar a arca da Aliana do Senhor; estar diante do Senhor para servi-lo e abenoar em seu nome at o dia de hoje (Deu 10:8).

Os levitas so aqueles designados para servir na casa do Senhor. Os levitas no so e uma lenda ou uma ocupao do passado. Coisa do tradicionalismo do Antigo

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Testamento. A grande parte das igrejas hoje deixa passar a grande importncia do papel dos LEVITAS NA CASA DO SENHOR, e por isso muitas vezes no conseguem o comprometimento e a disponibilidade que necessrio a quem serve na casa de Deus. S quem tem o chamado e a convico de seu papel de levita pode abraar a viso e realizar o trabalho que o Senhor estabeleceu para cada um de ns.

Dentro da igreja importante que todos os trabalhadores, levitas, tenham em mente a viso do ministrio local. Qual o foco principal. Qual a finalidade especfica, o alvo a ser alcanado pelo ministrio local. O verdadeiro levita abraa a viso geral do ministrio independente dos seus objetivos pessoais. Isso aconteceu quando Davi escolheu os primeiros levitas para servirem na casa do Senhor. Trazer a Arca da Aliana de volta ao templo. Todos devem abraar a viso. A viso central dada pelo Senhor maior do que cada tarefa independente. Existem caractersticas que diferenciam os levitas e os tornam especiais para o trabalho na casa do Senhor.

1. Os LEVITAS so SANTIFICADOS (separados) para levar a arca de Deus (I Cr 15:2): O trabalho reservado para os levitas s poderia ser realizado por eles. Levitas no podem ser qualquer pessoa que apenas tenha um desejo de servir ou fazer algo na casa do Senhor. Levitas so separados (santificados) para isso. No podemos esperar que outros faam o nosso trabalho nem deixar que outras pessoas, que no foram separadas

(santificadas) levem a Arca da Aliana do Senhor (a tarefa que Deus nos confiou e nos separou para fazer).

2. Os LEVITAS no esperam recompensa. A herana dos levitas o Senhor (Dt 10:8-9): Nenhum dos levitas (os da tribo de Levi) tinha parte na diviso da terra e dos bens. Da mesma forma no podemos esperar

recompensa e nem reconhecimento humano pelo nosso servio na casa do

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Senhor.

No

podemos

entrar

nesse

ministrio

esperando

recompensa

natural ou promoo humana. Fomos separados pelo Senhor e Ele ser sempre a nossa herana e Ele prover a nossa recompensa.

H uma tendncia natural de relacionar LEVITAS a msicos. Isso no totalmente errado uma vez que os LEVITAS mais destacados eram os que estavam frente participando da msica. Iniciando por esse grupo de Levitas, vemos que eles tinham caractersticas especficas que certamente devem ser evidentes nos levitas de hoje.

Msicos e Cantores

Levitas devem viver em unio, em unidade defendendo os mesmos interesses como uma famlia. Hoje, temos que reconhecer quem so nossos irmos, aqueles que tem os mesmos interesses (apenas levar a Arca da Aliana do Senhor), que so parecidos e no podem viver separados, pois pertencem a mesma famlia.

Devemos sempre expressar a alegria que sentimos em ministrar (servir) na casa do Senhor. Devemos faz-lo de forma pblica e jubilosa. Os levitas msicos sempre so identificados pela alegria em servir ao Senhor

Peritos e porteiros

Os que participavam da msica, canto e instrumentos, tinham habilidades especficas No nos seus ofcios e o faziam no sob servio orientao da casa e organizao. do Senhor.

podemos

admitir

amadorismo

Devemos procurar a perfeio para oferecer sempre o melhor. Se vamos cantar temos que ser peritos em canto. Devemos nos apresentar aprovados (2

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Tim 2:15) diante de Deus e dos homens para o servio na casa do Senhor. Devemos ministrar ao Senhor com arte e perfeio (Sal 33:3). Devemos aperfeioar o dom que o Senhor nos deu estudando e nos especializando. O mundo deve reconhecer que os melhores esto servindo na casa de Deus.

Alm dos cantores, a Bblia fala de outro grupo de levitas que da mesma forma foram separados para o servio na casa do Senhor. Os PORTEIROS.

Foram separadas pessoas para guardar e cuidar da arca, no cantavam nem tocavam, apenas cuidavam da arca. Levitas no eram e no so apenas msicos. necessrias pessoas separadas para outros ofcios que do suporte e contribuem para se alcanar a VISO CENTRAL. Pessoas devem estar envolvidas em manuteno, operao e suporte fsico e espiritual. Os porteiros eram os que vigiavam a arca, tomavam conta da tenda. Hoje, necessrio que pessoas sejam separadas para vigiar pelo ministrio, interceder em

orao enquanto outros esto voltados para outros ofcios. Todos so levitas. Ser levita muito mais do que ser um mordomo na casa do Senhor fazer parte de um ministrio muito especial que se caracteriza ainda por vrios fatores:

1. Deus ajuda os levitas: O trabalho dos levitas nunca foi uma tarefa fcil no Tempo de Davi, e principalmente nos dias de hoje, onde muitos no tm disponibilidade de servir a Deus em tempo integral, mas mesmo assim atendem ao seu chamado. Contudo os levitas tm a grande vantagem de ter o auxlio de Deus (I Cr 15:26) que est do seu lado e sempre lhes dar o suprimento para realizarem as tarefas para as quais foram

designados.

2. Os levitas, tambm, oferecem sacrifcios ao Senhor: servir ao Senhor no os exclui do direito de oferecer sacrifcios ao Senhor. Devemos Ter o pensamento que ser um levita ter mais funes sem excluir nada de

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

nossa servios

vida com

com

Deus. Os

No levitas

estamos so

fazendo ofertantes,

troca

nem e

negociando oferecem

Deus.

dizimistas

sacrifcios pessoais ao Senhor

3. Todos os levitas, junto com Davi, estavam vestidos com roupa especial: a roupa especial de linho significava a pureza que devemos ter para nos apresentar para ministrar ao Senhor. Todos estavam prontos. No podemos esperar que apenas o lder, o pastor, o ministro de louvor, estejam vestidos (prontos) para ministrar. Todos devemos estar preparados e da mesma

forma, com o mesmo linho o mesmo nvel de pureza, santidade e uno. Isso fundamental para que a glria do Senhor esteja presente nas ministraes dos levitas.

4. Guiados por Davi e pelos levitas, todo o povo com alegria levou a Arca da Aliana do Senhor (I Cr 15:28). Isso revelado hoje como o louvor congregacional que acontece nas igrejas onde todo o povo guiado a presena de Deus atravs do louvor e adorao sob a ministrao dos levitas.

5. Os levitas ministravam diante da arca (I Cro 16:4) que representa o lugar onde os levita devem sempre servir. Cada um deve se manter fiel ao seu chamado.

6. Depois disso Davi ordenou a estreia dos levitas publicamente (I Cr 16:7): Todos os levitas apresentados j estavam prontos e j haviam ministrado junto com Davi, oferecido sacrifcios e tinham comunho. Ministrar

publicamente uma conseqncia, no uma necessidade exclusiva. Levitas no procuram palcos, procuram os a presena devem com de j os Deus. Ter seus o Antes de serem

apresentados ntima com

publicamente Deus, para

levitas plenas

adquirido irmos seu e

experincia maturidade ministrio;

comunho exercer

espiritual

dignamente

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

7. Os levitas eram designados nominalmente para ministrarem na casa do Senhor segundo se ordenara para cada dia (I Cr 16:37-42) cantando, tocando e cuidando da arca. Os levitas devem estar sempre em sintonia com a casa do Senhor e seus ofcios. Hoje, no vivemos literalmente na casa do Senhor para ministrar, mas ns somos o templo do Senhor e assim podemos continuamente, mesmo no estando na igreja (templo), podemos ministrar ao Senhor e oferecer sempre o nosso sacrifcio (Hb 13:15). A prtica de escalas e turnos para ministrao bblica e deve ser obedecida e aceita quando for necessrio; Turnos e funes dos levitas (I Cr 23:1Havia quatro grupos de levitas: superintendentes, oficiais.

I.

Histria da Adorao ao verdadeiro Deus. O ser humano adora a Deus desde o incio da histria. Ado e Eva tinham plena

comunho com Deus no Jardim: E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela virao do dia; e esconderam-se Ado e sua mulher da presena do SENHOR Deus, entre as rvores do jardim.(Gn 3.8)

Caim e Abel, filhos de Ado e Eva, trouxeram a Deus suas oferendas de vegetais e animais. A oferta caracteriza um ato de Adorao: E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel tambm trouxe dos primognitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. (Gn 4.3 e 4)

Os descendentes de Sete, filho de No, tambm invocavam o nome do Senhor. No, seu pai, construiu um a Deus, para a Sua Adorao.

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

E edificou No um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar (Gn 8.20)

Encontramos durante toda a Bblia atitudes de homens e mulheres que adoraram ao Senhor.

Depois do xodo, quando o Tabernculo foi erguido, a adorao pblica a Deus se tornou pblica. A parir desse momento foram estabelecidas diversas festas sagradas, nas quais o povo adorava a Deus.

Mais tarde, Davi ergueu um templo ao Senhor e o culto a Deus foi centralizado nele. Quando o templo foi destrudo, os judeus passaram a se reunir nas sinagogas e estas perduraram at o Novo Testamento.

Hoje continuamos a adorar ao Verdadeiro Deus na igreja, em casa, em nossa vida priva e em todos os lugares e momentos. A Adorao a Deus deve ser uma manifestao da nossa gratido a Ele por tudo o que Ele tem feito e ainda far em nosso meio.

O que Adorao

A palavra ADORAO vem do grego koin Proskuneo que significa reverenciar ou homenagear. Aparece cerca de 59 vezes no Novo Testamento para indicar a comemorao que rende a uma pessoa ao prostrar-se a seus ps. Tambm indica o fato de prestar homenagem ou tributo divino (Mateus 4:10, Joo 4:20-21, Hebreus 1:6). Sua traduo literal seria: Beijar a mo ou o piso diante de. Neste sentido mais esclarecedor que o vocbulo usado no Antigo Testamento mais de 170 vezes para indicar adorao, Shachah e que se traduz literalmente como inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se. Beijar denota contato, aproximao, relao. Pode-se reverenciar ou homenagear distncia, mas o beijo requer aproximao, contato.

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Nesse sentido, a adorao est ligada ao contato ntimo, intimidade. A Adorao exige comunho, converso e amor. A verdadeira adorao comea quando nos rendemos a Deus em total dependncia dele e da Sua vontade.

A FALSA ADORAO 1. Adorao sem santidade no adorao verdadeira. Nos ltimos dias, como nos dias passados, falsos profetas viro (Mateus 24:24; II Timteo 3:1-8). Os falsos adoradores tm somente uma aparncia de piedade (II Timteo 3:5), mas, na realidade, negam a eficcia dela. Olhando alm da aparncia, as vidas pblicas e ntimas dos falsos adoradores revelam uma atrao maior e dominante para os deleites do mundo do que para agradar ao Santo Deus (II Timteo 3:4). Eles carregam a Bblia junto com eles, estudam-na (II Timteo 3:7), mas eles no conhecem a obra do Esprito Santo nas suas vidas (Joo 14h26min; 15:26), que leva ao conhecimento e verdade (II Timteo 3:7) a ponto de seguir a verdade dos apstolos (II Timteo 3:10). Estes falsos adoradores querem somente as coisas aprazveis (Isaas 30:10), as fbulas (II Timteo 4:3, 4) e freqentemente apregoam tradies de homens como se fossem mandamentos de Deus (Marcos 7:7-9). 2. Adorao com os lbios, mas no com o corao adorao falsa. Essa adorao pode ter uma aparncia impecvel, como se o povo estivesse chegando a Deus e assentando-se diante dele, como sendo o povo verdadeiro de Deus, ouvindo as palavras de Deus, mas por fim, seus coraes seguem o pecado (Isaas 29:13; Ezequiel 33:31; Mateus 6:7; 7:21-23; 15:8; Atos 8:21). Isso nada mais ou nada menos que uma adorao falsa. Em Isaas 1:2-18, o povo de Israel tinha holocaustos abundantes (v.11-13), com uma aparente aproximao de Deus (v. 12). Eles praticavam oblaes e reunies solenes (v.13), oraes constantes e o levantar das mos (v.15), mas, em tudo disso, no tinha um reconhecimento da grandeza de Deus nos seus coraes, nem uma obedincia em amor (v.15, "porque as vossas mos esto cheias de sangue"). Toda essa adorao, que o povo aceitou

10

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

largamente, era vista por Deus como iniqidade, vaidade, abominao, cansao e maldade (v. 13-16). Para revelar que aquela adorao no era adorao aceitvel diante de Deus, Ele escondeu os Seus olhos deles (v.15). A adorao ocupou todos os lbios do povo, mas o corao deles estava longe de Deus. No h adorao verdadeira se no tiver obedincia de um corao singular e temente a Deus (Jeremias 9:23, 24). Tudo isso uma lio para ns (Romanos 15:4). 4. Adorao com ignorncia da verdade de Cristo e tida como adorao falsa. Jesus, na sua conversa com a mulher Samaritana, chegou a dizer-lhe que os Samaritanos adoram o que no sabem (Joo 4:1-24, v.22). A instruo de Cristo : se no esteja adorando, em esprito e em verdade, a pessoa de Cristo, no est adorando ao agrado do Pai (Joo 4:24). Os Samaritanos eram Judeus tambm, mas uns Judeus que tinham linhagem e doutrina consideradas poludas pelos Judeus de Jerusalm (Joo 4:9, Zondervan Bible Dictionary, p. 747). Sendo Judeus, no eram sem conhecimento intelectual do Messias, mas eram ignorantes de Cristo por no O aceitarem como o Messias, igual aos Judeus em geral. A sua adorao abrangia fatos e cerimnias, mas no tinha o alvo correto: a pessoa de Cristo. Era sem a verdade de Cristo e, portanto, a sua atividade religiosa era uma adorao ignorante (Joo 4:22,23). Jesus disse que os Fariseus erraram na mesma maneira, pois os seus ensinamentos exteriorizavam uma ignorncia tremenda da verdade de Cristo como o Filho de Deus (Mateus 22:29, "Errais, no conhecendo as Escrituras").

A Adorao Verdadeira

Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade.

11

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

1. A adorao verdadeira "Em Esprito" A adorao "em esprito" muito mais que um cntico bem cantado, ou uma aparncia de santidade, uma concordncia de observar uma lista de regras para a vida, ou um sentimento de bem estar. A adorao "em esprito" um estilo de vida para com Deus, que deseja ser conforme o Seu Filho. Esse estilo de vida espiritual resulta em uma apresentao dos nossos corpos em sacrifcio vivo para expressar pblica e continuamente uma vida santa e agradvel a Deus (Romanos 12:1,2; Glatas 2:20). Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus.

A Adorao a Deus em Esprito necessita de uma regenerao, de uma vida com Deus, de comunho com o Pai. No podemos adorar verdadeiramente a Deus enquanto no tivermos verdadeiramente nos convertido e nos voltado para Deus. A adorao que agrada a Deus no produto dos esforos do homem natural, mas fruto do Seu Esprito que est no homem novo. Isso o que significa "adorar em esprito". Adoramos verdadeiramente a Deus quando nos santificamos, quando procuramos agradar a Deus em tudo, quando aprendemos a reverenciar a Deus e quando aprendemos a obedecer aos seus mandamentos.

2. A adorao verdadeira Em Verdade" A Palavra de Deus leva o cristo imagem de Cristo para poder adorar "em verdade". O cristo que adora "em verdade" conforma-se com Cristo, pois Cristo a prpria Verdade (Joo 14:6). O que Deus produz por Seu Esprito traz a lembrana,

12

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

tudo o que Cristo ensinou (Joo 14:26) e que verdadeiramente testifica Cristo (Joo 15:26). O Esprito do Senhor, pela Palavra de Deus, transforma-nos, de pouco em pouco, EM imagem de Cristo (II Corntios 3:18). A adorao verdadeira nunca pode agir contrria aos ensinamentos de Cristo ou exemplificar outra vida se no a de Cristo. A adorao verdadeira deve ser "em verdade", e Cristo a verdade. Tudo que agrada a Deus deve ser em conformidade com Seu Filho, pois pelo Filho o Pai comprazido (Mateus 3:17; 17:5). Quando mais em conformidade imagem de Cristo, mais perfeita a nossa adorao.

OS CINCO ELEMENTOS BSICOS DA ADORAO Todo aquele que se prope a ser um adorar, no sentido de atuar no ministrio levtico, deve atentar para obter as seguintes caractersticas:

1- CONSCINCIA: a adorao verdadeira um ato consciente, isto implica conhecimento, (Jo 4.22) Ns adoramos o que sabemos. (Rm 12, 1,2) Culto racional. A verdadeira adorao envolve mais do que emoo, envolve a razo, o verdadeiro adorador no inconstante e nem volvel mais adora hoje e amanh. O Culto racional fala da renovao da nossa mente, da mudana do nosso homem natural para o homem espiritual. 2- REVERNCIA: A verdadeira adorao no pode ser irreverente: O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde est a minha honra? E, se eu sou senhor, onde est o meu temor? diz o SENHOR dos Exrcitos a vs, sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vs dizeis: Em que ns temos desprezado o teu nome? (Ml 1.6) Guarda o teu p, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir melhor do que oferecer sacrifcios de tolos, pois no sabem que fazem mal. (Ec 5.1)

3- F: A f um elemento indispensvel na verdadeira adorao (Hb 11. 6 O exemplo de Abrao; (Gn 22.5)
FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

13

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

E disse Abrao a seus moos: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moo iremos at ali; e havendo adorado, tornaremos a vs

Abrao estava indo sacrificar seu filho a Deus. Era um momento difcil para ele, mas ele era um homem de f. Abrao conhecia o seu Deus e tinha certeza de que Deus proveria para si o cordeiro. Quem quer atuar no Ministrio de Louvor, precisa ser uma pessoa cheia de f. Uma pessoa que enxerga alm das circunstncias, alm das dificuldades, alm dos nossos medos e dificuldades. Ser um homem de f implica ser um homem que vm com os olhos espirituais e no com os olhos naturais. Muitas vezes, o adorador ter de ministrar quando tem algum de sua famlia com problemas de sade, quando est com problemas pessoais e precisando da Graa de Deus. Nesses momentos, ele precisa ter a certeza de que Deus est no controle de tudo. Vemos isso na vida de Abrao: Ele adorou em um momento de crise e de dor intensa. O exemplo da mulher Canania: (MT 15.21-28) pela f ela consegue transpor todas as barreira e adorar ao senhor, vencendo assim a resistncia de Deus

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher Canania, que sara daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericrdia de mim, que minha filha est miseravelmente endemoninhada. Mas ele no lhe respondeu palavra. E os seus discpulos, chegando ao p dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrs de ns. E ele, respondendo, disse: Eu no fui enviado seno s ovelhas perdidas da casa de Israel. Ento chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porm, respondendo, disse: No bom pegar no po dos filhos e deit-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas tambm os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

14

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Ento respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande a tua f! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde quela hora a sua filha ficou s.

A mulher Canania no se intimidou diante dos obstculos e adorou ao Senhor mesmo em meio adversidade. O Adorador precisa ter essa mesma viso. Muitos obstculos se interporo diante da sua adorao, mas ele precisa se manter convicto de que um adorador e se lanar aos ps de Cristo.

O exemplo de J

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era J; e era este homem ntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e trs filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, trs mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram tambm muitssimos os servos a seu servio, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas trs irms a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava J, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o nmero de todos eles; porque dizia J: Talvez pecaram meus filhos, e amaldioaram a Deus no seu corao. Assim fazia J continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio tambm Satans entre eles. Ento o SENHOR disse a Satans: Donde vens? E Satans respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satans: Observaste tu a meu servo J? Porque ningum h na terra semelhante a ele, homem ntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Ento respondeu Satans ao SENHOR, e disse: Porventura teme J a Deus debalde?

15

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Porventura tu no cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mos abenoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mo, e toca-lhe em tudo quanto tem, e vers se no blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satans: Eis que tudo quanto ele tem est na tua mo; somente contra ele no estendas a tua mo. E Satans saiu da presena do SENHOR. E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmo primognito, Que veio um mensageiro a J, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e s eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do cu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e s eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus trs tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e s eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmo primognito, Eis que um grande vento sobreveio dalm do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e s eu escapei para trazer-te a nova. Ento J se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabea, e se lanou em terra, e adorou.

J um grande exemplo de adorador. Ele conseguiu adorar a Deus diante de uma verdadeira tragdia. Quantas tragdias no se abatem sobre ns? Quantos rumores de dores e angstias no nos alcanam? Contudo, o adorador precisa fazer como J: lanar-se e adorar. Tirar um tempo a ss, mesmo diante da dor e do choro.

4- OBEDIENCIA; A verdadeira adorao esta intimamente ligada obedincia. (Gn 22.3)

16

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

O verdadeiro adorador precisa estar atento voz de Deus. Ele sabe que por pior que parece a situao a que Deus o est submetendo, ele precisa obedecer. Vemos isso na vida de Abrao. Quando Deus pediu que ele sacrificasse seu filho Isaque, ele no se intimidou, simplesmente obedeceu. Abrao no questionou nada a Deus. Ele nem quis saber o quanto aquilo iria doer nele. Ele sabia o tamanho da fidelidade de Deus. 5- DOAO, DISPOSIO PARA DAR: Na verdadeira adorao envolve o ato de dar. O verdadeiro adorador sabe ofertar. Ofertar seu tempo, seu talento, sua f, sua dedicao e seu amor. O Verdadeiro adorador d a Deus o seu melhor. Abrao ofertou a Deus a sua preciosidade: o seu filho Isaque. Abrao passara mais de 80 anos esperando por Isaque. Foi muito difcil a espera. Isaque era muito importante para ele porque era o cumprimento de uma promessa. Contudo, ele no se intimidou em dar a Deus aquilo que tinha de mais importante.

FATORES QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DO MINISTRIO LEVTICO

1. FALTA DE PREPARAO ESPIRITUAL Ignorncia espiritual Jeremias 5:4 Eu, porm, disse: Deveras estes so pobres; so loucos, pois no sabem o caminho do SENHOR, nem o juzo do seu Deus. O Lder do ministrio de louvor precisa ter os olhos espirituais abertos. No pode ser alienado Palavra, a fim de ministrar ao grupo. Fogo estranho no altar Levtico 10: 1-2 - Os filhos de Levi estavam em pecado e faziam o que no agradava aos Olhos de Deus no Altar. Deus enviou fogo do cu e os consumiu. O verdadeiro adorador precisa ter o cuidado de manter a sua vida no altar de Deus, em comunho e santificao permanente.

17

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

No crescimento espiritual I Corntios 14:12 - O verdadeiro adorador precisa aperfeioar-se sempre no conhecimento de Deus, tanto por meio da leitura e estudo da Palavra quanto gastando tempo em comunho com o Esprito Santo.

2. FALTA DE SUBMISSO AOS LDERES

Desobedincia II Corntios 10: 1, 2, 6,7 - Um lder precisa aprender a ser submisso a outro lder. Submisso fala de respeito, de confiana e lealdade. O ministro de louvor precisa estar pronto para ouvir os ensinamentos do pastor, da sua liderana. A desobedincia pecado e gera o afastamento da presena do Esprito.

Intimidade

Nmeros 12: 1-10 - A intimidade com os lderes resulta em comunho e concordncia. Quando um adorador procura se relacionar sinceramente com sua liderana, abre os cus sobre a sua cabea.

3. FALTA DE PONTUALIDADE

* Relaxamento, Acomodao e Negligncia. Negligente Provrbio 18:9 Nscio Efsios 5:15-17

4. PREOCUPAO COM O POVO Com roupas, voz, Quantidade de pessoas Ministro tem um alvo - Salmos 22: 22,25

18

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

5. FALTA DE UNIDADE NO MINISTRIO O amor dos cristos deveria ser maior do que as indiferenas que os separam (Billy Graham) Unidade Efsios 4:1-6 Suportar uns aos outros Filipenses 1:27

6. INSEGURANA DO GRUPO - O lder o espelho; - Davi e Golias - Davi Passou segurana para o povo de Israel quando enfrentou Golias e da eles venceram a luta contra os Filisteus.

O QUE NECESSRIO PARA MINISTRAR O VERDADEIRO LOUVOR? Segundo o pastor Andr Paganeli, em seu livro OS VERDADEIROS ADORADORES, existem cinco elementos essenciais formao de um verdadeiro adorador.

Chamado de Deus. O Ministrio de Louvor um dos ministrios essenciais igreja, pois um dos grandes mecanismos de evangelismo. Por essa razo necessrio que o adorador tenha chamado para isso. Vale lembrar que TODOS SOMOS ADORADORES, mas existem pessoas a quem Deus chamou para ministrar a adorao. Esse adorador a que me refiro o ministro de louvor, aquele que vai conduzir os cnticos, os louvores. importante dizer, ainda, que ser chamado no significa necessariamente SABER CANTAR, TOCAR etc. preciso ter um chamado ministerial, da mesma forma que um pastor no se torna pastor porque fez um curso de Teologia. Quando se entra no Ministrio pela porta dos fundos, ou seja, sem ter sido chamado por Deus, muitas vezes o resultado trgico. Para saber se voc tem chamado para o Ministrio de Louvor, responda, para voc mesmo, s seguintes perguntas: a) Quando o Senhor te chamou?

19

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

b) Como o Senhor te chamou? c) Para que o Senhor te chamou? d) Quando voc dever comear a desenvolver o seu ministrio? Depois que responder a essas perguntas, comece a orar a Deus para que Ele abra as portas para o seu chamado, para que Ele te capacite, te oriente e confirme a sua chamada.

Liberdade de conscincia necessrio que o Ministro de Louvor tenha uma vida de conscincia livre, ou seja, entenda o seu ministrio e esteja em constante avaliao de sua vida de comunho com Deus. Ministrar aos outros uma responsabilidade muito grande e no pode ser feita de qualquer forma. preciso ter responsabilidade para ministrar Igreja exatamente aquilo que o Esprito Santo est falando. Na prtica, o Ministro de Louvor deve ministrar refletindo o seu relacionamento com Deus, aquilo que ele vive diariamente com o Esprito Santo.

Perdo Ter um corao perdoador essencial para o lder do Ministrio de Louvor, isso porque ele vai enfrentar nessa caminhada muitos desafios e problemas. Ter um corao perdoador implica ter o corao aberto para perdoar, livre para amar e se arrepender quando necessrio. Temos como exemplo de homem com corao perdoador Davi. Mesmo quando estava sendo perseguido por Saul e teve a oportunidade de resolver o seu problema, Davi disse que no tocaria num ungido do Senhor. Essa atitude rendeu a Davi o ttulo de o homem que tinha o corao segundo o corao de Deus.

Paz com Deus e com a sua famlia

20

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Essa 4 caracterstica de um Ministro de Louvor est intimamente ligada terceira. Muitos lderes cristos esto enfrentando problemas para romper em seu chamado porque no conseguem perdoar. Esse perdo tambm est enquadrado nas relaes familiares e com as pessoas mais prximas. A famlia o principal alvo de problemas emocionais na vida de um lder. Ter uma vida familiar saudvel e cheia de perdo uma mola-mestra na vida do lder, pois ele se sentir mais preparado para exercer sua chamada. importante dizer, ainda, que o apoio de esposa, filhos, pais e mes ao Ministro de Louvor para que ele rompa, cresa e faa com excelncia.

Certeza da presena de Deus. No adianta em nada a Igreja ter um cantor de sucesso, que tem muito talento, uma voz linda se a presena de Deus no estiver com ele. A Igreja precisa de lderes cheios de Deus, de lderes comprometidos com o Reino e com a vontade de Deus. A Adorao atravs da Dana Dana Processional: Era feita em fila ou de maneira alinhada com uma harpa ou instrumento de corda indo at em volta do altar, e se movia de maneira circular. Sl. 48.12; 42.4.

Procisso de Lamentao: Era feita com um flautista e duas pessoas que lamentavam. Essa era uma dana de jejum na assemblia solene. Lc 7.32; Am 5.16; 2 Cr 35.25. Dana e Canes de libertao: Conforme a dana de libertao avanava, os ps iam sendo usados junto com palmas, brados, sacudidas e fortes pisadas. Sl 32,7; 1Cr.15.16; Is.13.2; 26.6; 2 Sm 22.40-45; Sl 114.6. Dana de Procisso de Escalada ou Entrada: So tambm chamadas canes de degraus Sl.120 a 134. A dana no Sl 68:25 era feita em fila ou de maneira alinhada e um chamado adorao.Feita no caminho do templo. Sl 68.24-25; Is.30.29; 1Cr.15.29; 2 Sm 6.14-23. Processional de Casamento: Era feita de maneira processional at a casa do noivo pela noiva e suas damas. Mais tarde na cerimnia havia uma tradicional dana em volta do noivo e da noiva. Ct 3.11; Is. 61.10; Gn 24.61 Dana de Festa: A dana de Festa era acompanhada por harpas e tamborins, essa dana era feita em crculo. Sl 118.27

21

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao www.servolider.blogspot.com

Dana de Dedicao: Era uma dana em roda feita na dedicao do templo. Jr 31.4; Sl 30.11; Ne 12.27 Dana de Saudao: Era geralmente feita por mulheres para saudar o sbado. Jz 11.34 Dana de Vitria: Era geralmente feita por uma companhia com coros e repeties. Grande regozijo. Havia muitos ramos de palmeiras sendo agitados pelas pessoas durante a dana de vitria. Ex15. 20; 1 Sm 18.6, 1Cr.15.29 Dana de louvor e Adorao: Era uma dana de roda em coro, algumas vezes feita em solo. Sl 149.3; 150.4; 96.9; 30.11. Dana de Uno: Era feita com uma flauta para trazer a presena do Senhor. 1Sm.10.510. Danas Masculinas: Geralmente aconteciam durante a colheita e grandes experincias de guerra, assim como em dias de festa. Is.9.3; 61.10; Jr.31.13

22

FATENE - Faculdade Teolgica Avenida Nazar, 2344 - Anchieta CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA

IGREJA BATISTA UNICA


Universo Internacional de Conquista e Adorao. www.servolider.blogspot.com

23

FATENE- Faculdade Teolgica NETANEL- Deus d


Avenida Nazar, 2344, (Antiga Caixa Econmica de Anchieta)
CTMU - Centro de Treinamento Ministerial UNICA.

You might also like