You are on page 1of 3

CONCEITOS DE EDUCAO FSICA

A Educao Fsica uma das reas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeioamento, manuteno ou reabilitao da sade do corpo e mente do ser humano, alm de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com preveno e cura de determinadas doenas humanas num contexto teraputico e tambm fundamental na formao bsica do ser humano, devido sua atuao no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do prprio corpo) suas possibilidades de ao e suas limitaes. um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades fsicas nocompetitivas e esportes com fins recreativos quanto a cincia que fundamenta a correta prtica destas atividades, resultado de uma srie de pesquisas e procedimentos estabelecidos. A Educao Fsica escolar consiste no estmulo a atividade criativa do aluno (BARROS e BARROS, 1972). Tambm a Educao Fsica escolar consiste no desenvolvimento orgnico e funcional da criana, procurando, atravs de atividades fsicas, melhorar os fatores de coordenao e execuo de movimentos. Para atingir este objetivo, Barros e Barros (1972, p.16) falam que: as atividades de correr, saltar, arremessar, pendurar-se, equilibrar-se, levantar e transportar, puxar, empurrar, saltitar, girar, pular corda, permitem a descarga da agressividade, estimulam a auto expresso, concorrem para a manuteno da sade, favorecem o crescimento, previnem e corrigem os defeitos de atitudes e boa postura.

rea de atuao

O exerccio do Profissional de Educao Fsica pleno nos servios sociedade, no mbito das Atividades Fsicas e Desportivas, nas suas diversas manifestaes e objetivos. O Profissional de Educao Fsica atua como autnomo e/ou em Instituies e rgos Pblicos e Privados de prestao de servios em Atividade Fsica, Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades fsicas, tais como: Instituies de Administrao e Prtica Desportiva, Instituies de Educao,

Escolas, Empresas, Centros e Laboratrios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associaes Esportivas e/ou Recreativas, Hotis, Centros de Recreao, Centros de Lazer, Condomnios, Centros de Esttica, Clnicas, Instituies e rgos de Sade, "SPAs", Centros de Sade, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grmios Desportivos, Logradouros Pblicos, Praas, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades fsicas e/ou desportivas.

Concluso

A Educao Fsica encontra-se atualmente mergulhada em alguns preconceitos que so responsveis pelo seu baixo status profissional. Esta situao tem razes na origem da Educao Fsica no Brasil e seus reflexos nos cursos de formao profissional que ocorriam na Licenciatura, cuja formao estava ligada diretamente ao mbito esportivo e no ao processo de escolarizao. Formaram-se ento tcnicos desportivos ao invs de professores. 1 Monografia apresentada ao curso de Educao Fsica A preparao profissional em Educao Fsica passou por mudanas profundas. H 10 anos os cursos de Licenciatura em Educao Fsica formavam profissionais para atuar no ensino formal e, alm disso, aparentemente tambm davam conta de preencher as lacunas existentes na rea e que no faziam parte do contexto escolar. Hoje encontramos uma realidade um pouco modificada, em parte graas aos novos. Conhecimentos produzidos e discutidos, em parte fruto das novas exigncias do mercado. Com a criao do Bacharelado em algumas instituies, houve uma reformulao nos currculos dos Cursos de preparao profissional em Educao Fsica, havendo a diferenciao e a separao do Licenciado (professor) do Bacharel (profissional), visando atender, do ponto de vista profissional, s necessidades do mercado e da sociedade, ou seja, professores ligados Educao Fsica escolar e profissionais ligados a programas de atividade fsica no atendimento de diferentes necessidades da populao. A criao dos cursos de Bacharelado veio atender a um novo perfil de profissional que no est ligado ao ensino regular, mas a uma nova e crescente fatia do mercado constitudo por clubes, academias, empresas, condomnios, personal trainners, onde a atuao direcionada no mais somente em executar habilidades, mas em saber como e porque executar. A viso tradicional de uma ocupao largamente fundamentada nas prticas de habilidades motoras do profissional deu lugar a uma concepo onde o aspecto essencial a posse de um corpo de conhecimento para compreender a atividade motora e desenvolver meios e tecnologias para a sua promoo.

(Manoel, 1996). Na busca de sua identidade acadmica, os intelectuais da rea definiram o objeto de estudo da Educao Fsica, qual seja, o movimento humano e suas implicaes para o ser humano. A Educao Fsica deve preocupar-se em justificar a prtica de qualquer atividade motora e portanto, de qualquer movimento que envolva o corpo humano interagindo com o meio. Logo, a Educao Fsica deve produzir um conhecimento organizado e comprovado que permite a qualquer pessoa mover-se de forma especfica ou genrica, eficaz ou harmoniosa, otimizando todas as suas potencialidades e possibilidades. (Mariz de Oliveira,1993). No se concebe mais Educao Fsica formar profissionais capazes somente em executar habilidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARROS, J.M.C. Educao Fsica e Esportes: Profisso? - Revista Kinesis - Ensaios

KOKUBUN, E. Qualidade da Pesquisa da Educao Fsica. ANAIS III Semana de Educao Fsica.

You might also like