You are on page 1of 9

A importncia do processo respiratrio nas aulas de educao fsica e prticas esportivas

Curso de Educao Fsica da Faculdade de Alagoas FAL Prof. Esp. Jos Edson Rodrigues Ferreira, 2004.

Resumo Na perspectiva de que, ns professores de educao fsica e de prtica esportivas, utilizando tcnicas respiratrias baseadas em estudos feitos no campo de medicina, psicologia, e de algumas prticas orientais seculares voltadas para o bem-estar do ser humano, tanto do aspecto fsico, mental e espiritual, como a yoga, chi kun, tai chi chuan, za-zen, daremos uma grande contribuio na formao de nossos alunos, pois atravs do uso de tcnicas respiratrias eles adquiriro um verdadeiro equilbrio fsico, mental e conseqentemente emocional. Discorro neste estudo sobre a importncia da respirao como contribuio para o nosso sistema orgnico-metablico, nervoso, de nosso estado emocional, quando na execuo de esforos fsicos. Enfim, abordo a relevncia do processo respiratrio em nossa vida, enfatizando que o uso de tcnicas respiratrias nas nossas aulas de educao fsica e nas prticas esportivas, traro bastantes benefcios para os nossos alunos. Unitermos: Tcnicas respiratrias. Prticas esportivas. Aulas de educao fsica.

Introduo

Este estudo pretende fornecer subsdios, no sentido de conscientizar os professores de educao fsicas e tcnicos de equipes esportivas, sobre a importncia da respirao, quando estes submetem seus alunos e/ou atletas s atividades corporais. Tem-se geralmente como conceito para respirao, o ato de permuta entre os seres vivos e o ambiente, de certos elementos gasosos. Um outro conceito, sendo mais especfico, diz que so os meios de fornecimento de oxignio para o sistema metablico intra-celular e posteriormente a eliminao do CO2, sendo este um dos produtos finais dos mecanismos metablicos. Em geral a respirao vista apenas como uma resposta necessidade fisiolgica de troca de gases, porm existe uma relao entre a respirao inconsciente e o sistema emocional em que se encontra a pessoa, devido a hiperoxidao (ALEXANDER, 1989). Testes de Rorschach, provaram alteraes emocionais devido a esta hiperoxidao (NAKAMURA,1987). Portanto, um bom nvel de oxignio, diminui a oxidose na circulao sangnea, evitando doenas como o colesterol, a trombose, como tambm melhora as funes dos glbulos vermelhos e brancos. Quando ainda feto, o ser humano utiliza uma respirao bronquial, ou seja, pela circulao nutritiva das artrias brnquios (HAEBISCH,1973), e j recm-nascido uma respirao pulmonar, comeando a ter relevncia a utilizao do elemento oxignio. A capacidade vital ser um dos principais determinantes para a aquisio da condio fsica e mental. Conseqentemente, para a aquisio dessas condies, o ser humano possuidor de um

importante msculo, o diafragma, considerado desde a remota antiguidade, como o msculo essencial a respirao. SOUCHARD (1989), considera o diafragma como o nico msculo verdadeiramente respiratrio. O diafragma uma membrana muscular responsvel pela ritmao da respirao. Seu movimento estimula o plexo solar e estabiliza as funes mentais, equilibrando o ciclo respiratrio proporcionando uma estabilidade e aperfeioamento da condio fsica e mental. Em estudos realizados no perodo ps-guerra, descobriu-se que, quando o homem respirava profundamente aparecia em sua corrente sangnea, a endorfina. Esta substncia afeta o crtex cerebral e ajuda o homem a esquecer e a eliminar da memria receios e pavores, como tambm controlando e regulando a funo de vrios rgos.

Respirao: a fora da vida

Em alguns seres vivos, dentre eles o homem, a respirao se d durante a vida fetal atravs da placentao. O sangue materno penetra nas artrias uterinas e suprido pelo feto, atravs das artrias umbilicais. Estas trocas gasosas so efetuadas pela barreira placentria (3,5 micra de espessura). Segundo GUYTON (1976), esta difuso se d devido ao gradiente de presso de O2 placentrio do sangue materno para o sangue do feto. Iniciando o trabalho de parto, o feto comea a receber interferncias. No canal vaginal, o feto recebe interferncias de presso, mudando assim o mecanismo das trocas gasosas placentrias, resultando ento a expulso, pelas narinas do recm-nascido, dos restos do lquido planetrio. D-se incio a chamada funo ventilaria, ou seja. a troca de ar do espao alveolar e o sangue (HAEBISCH, 1973; WEST, 1986), parecendo ser, pois, a primeira experincia de aprendizagem do ser humano, fora do sistema fechado do tero. Comeando este novo tipo de respirao, o recm-nascido desenvolver um complexo sistema que far com que mantenha por toda a sua vida o fenmeno respiratrio. Enfatizando a organizao morfo-funcional do aparelho respiratrio, com seus movimentos inspiratrios e expiratrios, destacando inicialmente o diafragma, principal msculo realizador dos movimentos de inspirao, ele recebe inervao motora vinda de alguns segmentos cervicais. Em condies de repouso, ele responsvel por 2/3 a 3/4 do ar utilizado na ventilao (CARVALHO, 1976). Desloca-se cerca de 1 cm, quando o trabalho respiratrio est sendo feito em repouso, e pode chegar at 10 cm quando em grande esforo. Quando em repouso, a expirao tende a ser passiva e quando em atividade muscular, com intensidade de moderada a intensa, ela tende a ser ativa, pois h um maior volume de ar em cada ciclo respiratrio. Estes movimentos cclicos (inspirao - expirao - inspirao) geralmente do-se a uma frequncia de 12 a 18 ciclos por minuto, quando em repouso. Porm,, diversos fatores podem alterar a ventilao devido a modificaes na freqncia ventilaria, no volume corrente e no ritmo. So eles: o sono; emoes (medo, angstia, depresso, ansiedade, etc.); choro; fonao; exerccio muscular e algumas causas consideradas mrbidas. Respirao x esforo fsico: uma linguagem respiratria do movimento humano

Para que haja o esforo fsico necessrio que exista uma coordenao entre funo circulatria e funo respiratria, e atravs desta coordenao que se pode determinar a capacidade de esforo de um indivduo. Tanto o consumo de O2 como a ventilao, aumentam de uma maneira quase proporcional a intensidade de esforo fsico realizado (trabalho, em watts ou kg). Este consumo de O2 quando mximo em um indivduo normal, chega a ser de aproximadamente 3.700 cm3 por minuto. J em um indivduo que recebe uma grande carga de treinamento, ele pode chegar a 5.000 cm3 por minuto. Quando em repouso, os msculos necessitam de aproximadamente 38% de O2 total disponvel e quando em esforo mximo necessitam de 95%. Estando um indivduo em repouso, indivduo normal e no atleta, sua ventilao ser em torno de 7 litros por minuto. J um indivduo bem treinado, esta ventilao poder chegar em torno de 170 litros por minuto. A ventilao mxima depende da capacidade vital, da capacidade contrctil dos msculos respiratrios e do dimetro das vias respiratrias. Quando executamos determinados esforos, o organismo necessita de um tempo para que haja a adaptao que as transformaes de energia passam por processos anaerbicos e conseqentemente os msculos sofrero um grande dficit de O2. Este dficit conseqente de alguns cidos metablicos, tendo como destaque o cido lctico (HAEBISCH, 1973). Passados mais ou menos 5 minutos para os esforos de intensidade mdia e uns 8 minutos para os esforos de grande intensidade, a oxigenao dos msculos tornar-se- adequada as necessidades energticas. Certa quantidade de energia, quando liberada durante a respirao, ser reservada em vrios compostos qumico, para ser transformada para o trabalho mecnico no sistema orgnico, atravs das aes musculares. McARDLE (1985), cita que estas formas de energia livres sero utilizadas no:

trabalho mecnico -------------------- contrao muscular trabalho qumico ---------------------- biossntese das molculas celular trabalho de transporte ---------------- concentrao de substncias qumicas nos lquidos intra e extra-celulares

Toda esta utilizao de energia far com que haja um equilbrio entre o esforo executado e a capacidade funcional do organismo. Aps o esforo comea-se uma nova fase, a fase de recuperao, onde a dvida de O2 durante o esforo deve ser igual ao dficit de O2 adquirido durante a fase de adaptao. Portanto, quanto mais treinamento receber um indivduo, mais rapidamente passar a fase de adaptao e mais curta ser a fase de recuperao. bom enfatizar que o tempo de recuperao torna-se um parmetro importante para a capacidade funcional do organismo.

Respirao x emoo: movimento e adeso emocional volitiva

A experincia vivencial do cotidiano, demonstra que o homem atual, com seus espaos delimitados, apresenta-se angustiado, emocionalmente descontrolado, inseguro com os padres

de relaes na sociedade. Sendo o oxignio, o elemento que nutrir o crebro e este estimular o sistema nervoso perifrico e central, far com que este homem inseguro e angustiado tenha outro tipo de comportamento, ou seja, cauteloso e equilibrado perante circunstncias diversas. Pesquisas afirmam que, o fato de mal-estar ou dificuldade respiratria na mulher gestante, no causado pela compresso das vsceras e sim por presses psicolgicas e ansiedade. O pico da capacidade vital acontece da 28a a 36a semana da gravidez, ou seja, um aumento em torno de 15%. NAKAMURA (1987), destaca que atravs da respirao profunda, o nvel do diafragma baixa em torno de 3 a 4 cm do normal, e que a cada cm abaixo do nvel, a capacidade torcica cresce 250 a 300 cm3 em mdia. Aumentando 1 cm para baixo e 1 cm para cima, chega de 1000 a 1200 cm3. Onde uma pessoa normal com boa sade chega a 400 cm3, e um maratonista depois de vrios anos de treinamento, possuidor de uma capacidade vital excelente, chega a ter em mdia 5000 a 8000 cm3.

Respirao x cadeias musculares e articulares

Necessrio se faz sabermos distinguir a funo respiratria com caractersticas e propsitos fisiolgicos das respiraes com outros propsitos, tal como: a descontrao muscular e o relaxamento global. Para CAMPIGNION (1998), podemos classificar o processo respiratrio em:

Respirao Natural, tendo o propsito de ventilao e oxigenao dos tecidos;

Tipo Adinmica - quando em repouso, deitado ou sentado com o tronco apoiado num encosto. Atende a uma baixa necessidade de O2 causado pela no atividade. A interveno muscular diafragmtica mnima. Respirao ventral. Para os taostas, este tipo de respirao no tem limite de tempo, ritmo e espao. Faz-se com o corpo relaxado, em estado consciente de que se efetua uma respirao de maneira natural. Tipo Dinmica - quando em estado de viglia, de p e ativo. Este tipo de respirao est associada a esttica bpede vertical.

Respirao Forada, exigida quando de uma maior necessidade de oxignio, exigindo uma maior quantidade de msculos perifricos e de certos msculos de revezamento, dando assim, um maior volume da regio torcica; Respirao Reeducativa - tambm chamada por DENYS-STRUYF (1995), respirao natural reflexa. A prtica desta maneira de respirar promove uma liberao das tenses, dando assim, mais liberdade articular e muscular tanto na caixa torcica como no corpo quanto conjunto. Isto ocorre, devido ao tempo forte e ativo do ato de expirar, facilitando o relaxamento pelo alongamento dos msculos responsveis pelo bloqueio torcico quando em posio inspiratria.

A maneira de respirar varia de acordo com as diversas tipologias e das necessidades de organizao das alavancas proclives da coluna vertebral, implicando de maneira favorvel ou desfavorvel do alinhamento e, conseqentemente ao ato de respirar.

Respirao x sistema nervoso Tem havido um aumento considervel da insegurana nas relaes humanas, medida que o homem afastou-se do primitivo e do rural, para o urbano e o industrial. Ele tenta reagir instintivamente e estas situaes usando de forma inconsciente a resposta de "luta-ou-fuga", conhecida tambm como "reao de emergncia". As mudanas incluem aumento de presso arterial, aumento do ritmo cardaco, aumento do ritmo respiratrio, aumento do metabolismo do corpo, ou ndice de queima de combustvel. Fisiologistas evidenciam atravs de estudos que, sujeitos hipertensos, angustiados, estressados, podem reduzir estes problemas fazendo sair regularmente esta resposta. a chamada resposta do relaxamento (utilizando tcnicas de respirao), uma resposta contrria e involuntria que provoca a reduo na atividade do sistema nervoso simptico. No Oriente, as funes fisiolgicas podem ser controladas atravs do uso de antigas tcnicas de meditao da Yoga, do Zen-Budismo, do Ch'i-Kun, capazes de reduzir o consumo de O2 ou o metabolismo, um mecanismo involuntrio parcialmente ligado ao sistema nervoso simptico. Estudos realizados em monges zen-budistas, mostraram que estes podiam reduzir o seu consumo de O2 em torno de 20% tornando este estudo mais um indicador de que, por meio do controle de certos atos mentais voluntrios, os mecanismos involuntrios do corpo ou do sistema nervoso autnomo, podem ser alterados. Nas prticas das Artes Marciais orientais, principalmente as de origem chinesa, d-se um grande enfoque ao trabalho respiratrio, todo ele direcionados s premissas do taosmo, onde a abordagem no s passa pela questo da tcnica fsica, mas sim, pela, tambm, atividade mental. Para se ter uma idia, existem quarenta diferenciados mtodos de respirao utilizados pelos taostas (PAGE,1989; QING, 1999)). Para os chineses, atravs dos exerccios respiratrios, quando executamos uma demorada visualizao mental, uma meditao, contemplao e uma auto-sugesto, h a possibilidade do aumento do controle sobre o sistema nervoso central. Respirao x medicina oriental: a adeso cultural Situando a Respirao num plano scio-cultural, dos pases do Extremo Oriente, BRODSKY (1984), mostra que h vrios sculos, realizam-se estudos sobre a circulao de energia no corpo humano, energia esta que recebe vrios nomes como prana (ndia), ch'i (China) e Ki (Japo), dando um grande enfoque a caixa craniana, por ela conter vrios seios cavitrios (frontal, etmide, esfenide e maxilar), onde o fluxo de ar, ou seja, de energia circula primeiramente, como tambm pode ficar localizado glndulas como a pineal e a hipfise, e o hipotlamo que tem como funo primordiais as transformaes das necessidades internas do organismo nos processos nervosos como o medo, a agressividade, a defesa, o libido sexual, etc. Para ANOKHIN (1986), h uma grande integrao do hipotlamo com as reaes vegetativas, somticas e hormonais do organismo. Estudiosos da acupuntura, ligados a osteopatia craniana, do enfoque ao esfenide como o osso mais importante na cabea. Este osso serve como assoalho para a principal glndula do ser humano, a hipfise. Pelas suas funes, esta glndula requer uma parte de alimentao fsica, que retirada do sangue e uma outra na forma de energia pura, o ar respirado.

Ao respirarmos, a corrente de ar flui pelas narinas e circula na cavidade esfenoidal, tendo tambm um contato com a glndula hipfise. Portanto o efeito da respirao quase simultneo quando respiramos, pois o ar flui por toda a parte principal da cabea, tendo um contato ainda com a glndula pineal e o osso etmide (serve como cmara armazenadora de energia) que tem um contato com a membrana que envolve o cerebelo. Para os orientais as conotaes gerais da respirao so energia vital, vitalidade e esprito. Nas Artes Marciais, a palavra respirao (ch'i, em chins) no nos d o significado de ser apenas o ar que inalamos e exalamos, mas como a energia interior que est localizada no baixo abdome (tanden em japons), considerado por eles como o centro psquico do corpo humano. Para os praticantes das Artes Marciais o uso correto da respirao muito valorizado, considerando-o mais importante do que a fora fsica pura. O controle da respirao fsica importante para o controle da respirao espiritual. Respirao x vibrao: expanso e recolhimento No existe na natureza, algo em repouso absoluto. Desde o menor tomo at o maior dos astros, tudo est em vibrao contnua. Com inmeras formas e variedades as energias manipulam as matrias, resultando assim uma vibrao harmnica. Os tomos do corpo humano vivem em constante vibrao, executando incessantes permutas e transformaes. Toda esta vibrao segue um certo ritmo. Ritmo encontrado nos movimentos dos planetas, das mars onde executam os fluxos e refluxos, ritmo encontrado em todo o Universo. Como nosso corpo faz parte do Universo, ele est sujeito a estes ritmos e a respirao est baseada neste princpio. a partir deste ritmo que podemos obter uma grande quantidade de ar e us-lo como desejarmos para obter resultados esperados. Na respirao, devemos adquirir uma idia de ritmo, observando e controlando as unidades de tempo entre inspirao e expirao, como tambm as de reteno. O ritmo mais importante que a extenso da respirao. Existe uma alternncia peridica entre as narinas direita e esquerda quando respiramos, o chamado ciclo nasal. Podemos facilmente constatar este ciclo da seguinte maneira: colocando a falange distal do dedo polegar na abertura de uma narina e em seguida assoar a outra narina, depois inverta o processo e notar que uma das narinas libera mais facilmente a expirao. Os iogues, afirmam que quando respiramos adequadamente usando o mtodo da narina alternada, h uma interferncia no nosso estado comportamental, provocando em bem-estar. AMARAL (1984), cita que no Canad realizaram estudos descobrindo que as atividades executadas tinham uma correlao com as atividades do crebro direito e esquerdo, atuando estes em ciclos. Consideraes finais Analisando os enfoques dirigidos importncia da respirao como um processo importante na evoluo do ser humano, tanto do lado da sua formao fsica quanto intelectual, como tambm na sua formao emocional de acordo com as necessidades reais dos grupos sociais, verifica-se neste contexto, que antigas civilizaes como os fencios, que j tinha o seu "Livro

das Respiraes", os chineses, os indus e os japoneses, tinham e tm a respirao como um ato vital para o ser humano. Pesquisas so voltadas para a importncia do processo respiratrio, no campo da medicina, da psicologia e psicoterapia, da bioenergtica, das artes marciais e nos treinamentos de atletas de alto-nvel. Isto faz com que se veja nos profissionais de educao fsica e esportes, uma aparente falta de conscincia e aplicabilidade da relevncia da respirao, quando em atividade ou em repouso. Este estudo sugere que tcnicas respiratrias no sejam ensinadas ou executadas exclusivamente em algumas prticas esportivas que recebem treinamentos de alto-nvel ou em sesses de relaxamento, mas sim na tenra idade do ser humano, quando criana, em suas aulas de educao fsica e nas escolinhas de prticas esportivas. Se nos vrios segmentos da prtica da educao fsica existe o que prega a prtica esportiva, e se este segmento torna-se conhecedor de que, em repouso o gasto de O2 na respirao em torno de 5% do uso total do O2 respirado e que uma hipoventilao voluntria, nos torna possvel aument-la para aproximadamente 30% (WEST, 1986), como tambm logo aps uma respirao normal, ter os pulmes cerca de 0,5 litro de O2 mas que logo aps efetuarmos uma inspirao mxima poder chegar em torno de 1 litro de O2, por que no enfatizar a prtica de tcnicas respiratrias quando nos treinamentos de suas equipes e nas turmas de iniciaes esportivas? J que tornou-se conhecedor que estas prticas traro benefcios aos seus alunos, tanto do lado da sade como do rendimento. Atento tambm para um outro segmento, o que enfatiza a educao fsica como um meio formador do cidado num contexto fsico, psquico e social, e que tem uma preocupao maior na interao e nas relaes sociais. Relao social implica em comportamento e este em estado emocional. Nossas emoes atualmente esto dependentes de nossas tenses, tenses estas causadas pelas nsias de poder, de crescimento, de tecnologia, enfim, envolvemo-nos na corrida do produzir mais e mais, na luta do capitalismo, e entramos inconscientemente numa constante batalha, a da luta-ou-fuga. Estas constantes situaes de "luta-ou-fuga", faz com que respiramos menos e mal, e cabe a ns profissionais da educao fsica, engajados nessa luta de passar-e-receber conhecimentos para a formao de cidados e engaj-los numa sociedade voltada no bem-estar das relaes inter-pessoais, dando enfoque e aplicabilidade da importncia do processo respiratrio em nossas atividades. Finalizando, acredito que a aplicao de tcnicas respiratrias em nossas aulas de educao fsica e esportes, seja um processo de transformao, a qual trar influncias e modificaes no cotidiano de nossos alunos. Desta maneira, acredito que a enfatizao do processo respiratrio na educao fsica e na prtica esportiva seja fundamental. Referncias bibliogrficas

ALEXANDER, Franz (1989). Medicina Psicossomtica - princpios e aplicaes. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas. AMARAL, Snia (1984). Chi-Kun, a respirao Taosta - exerccios para o corpo e para a mente. So Paulo: Summus Editorial Ltda.

ANOKHIN, P.K. (1986). Crebro, Neurnio, Sinapse -teoria do sistema funcional. So Paulo: cone Editora Ltda. BRODSKY, Greg (1984). Do Jardim do den a Era do Aquarius. So Paulo: Editora Ground. CAMPIGNION, Philippe (1998). Respira-Aes - a respirao para uma vida melhor. So Paulo. Editora Summus. CARVALHO, A. de & COSTA, A. da F. (1983). Circulao e Respirao - Fundamentos de Biofsica e Fisiologia. Rio de Janeiro: Editora Cultura Mdica. DENYS-STRUYF, Godelieve (1995). Cadeias musculares e articulares. Editora Summus. So Paulo. GUYTON, Arthur C. (1987). Tratado de Fisiologia Mdica. So Paulo: Editora Interamericana Ltda. HORST, Haebisch (1973). Fisiologia da Respirao. So Paulo: Editora Summus. LOWEN, Alexandre (1982). Bioenergtica. So Paulo: Edart. McARDLE, Katch e KATCH (1991). Fisiologia do Exerccio - energia, nutrio e desempenho humano. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.. NAKAMURA, Takashi (1987). Respirao Oriental - tcnica e terapia. So Paulo: Editora Pensamento. PAGE, Michael. (1991). Ch'I - Energia Vital. So Paulo: Editora Pensamento. QING, Sun Jun. Chikung - A Iluminao do Corao atravs do Wudang Chikung. Madras Editora. So Paulo. 1999. SOUCHARD, Philippe Emmanuel. (1989). O Diafragma. So Paulo: Summus Editorial. WEST, John B. (1986). Fisiologia Respiratria Moderna. So Paulo: Editora Manole

Bibliografia de apoio

ATREYA (1998). Prana - O segredo da cura pela Yoga. So Paulo: Editora Pensamento. ROSE, DE (1977). Pronturio de Swsthya Yoga. Rio de Janeiro: Editora Ground. DURCKHEIM, K. G. (1991). Hara - O Centro Vital do Homem. So Paulo: Editora Pensamento. GAERTER, G. (1995). Efeitos Psicobioenergticos do Processo de Recolhimento e Expanso na Prtica do Karat-d. So Paulo: Revista Kiai no 18, PG. 74-76. GEISAMANN, P. E BOUSINGEN, R. D. (1970). Mtodos de Relaxao. So Paulo: Editora Loyola.

HUNG, Dr. Cho Ta (1985). Exerccios Chineses para a Sade. So Paulo: Editora Pensamento. KUSHI, Michio (1985). O livro do Do-in. So Paulo: Editora Ground. MINETT, Gunnel. (1998). Respirao e Espiritualidade - Rebirthing, uma tcnica de cura. So Paulo: Editora Pensamento. MOTOYAMA, Hiroshi (1990). Teoria dos Chacras. Ponte para a Conscincia Superior. So Paulo: Editora Pensamento. PANIAGUA, Jos L. (1981). EL equilibrio cuerpo-mente. Madri- Espanha: Editiones Minaguano. RAMACHARACA, V. (1992). Cincia Hindu-Yogue da Respirao. So Paulo: Editora Pensamento. SILVEIRA,I. C. da (1983). O Pulmo na Prtica Mdica. Rio de Janeiro: Editora de Publicaes Mdicas Ltda.

You might also like