You are on page 1of 17

Exemplos de questes em provas tericas

Rochas, minerais e argilominerais


1- Qual a diferena entre mineral e rocha? 2- No mapa do RS, coloque os nomes dos principais tipos de rochas, algumas de suas caractersticas e origem das mesmas.

2- Mencione cinco caractersticas de: a argilominerais 1:1 b argilominerais 2:1 c xidos 3 - Mencione quatro caractersticas fsicas e qumicas de cada argilomineral: ilita, vermiculita, montmorilonita, caulinita e hematita. 4 - Explique detalhadamente como e porqu variam as caractersticas de solo abaixo quando os argilominerais secundrios vo se intemperizando: a - cargas em funo do pH b - fixao de K c - Fixao de P d - expansividade e contrao do solo e - acidez potencial f - fertilidade do solo 5- Explique como ocorre a transformao e que caractersticas tem cada argilomineral ilita montmorilonita caulinita xido de Fe 6 - Cite dois minerais responsveis pela pigmentao do solo: 7- Cite as principais caractersticas dos argilominerais caulinita, ilita e montmorilonita 8 Cite as caractersticas principais dos argilo-minerais 2:1 expansivas e 1:1. Cite um exemplo de cada. 9 - A) Faa uma tabela demonstrando 5 diferenas entre caulinita e a montmorilonita. B) Comente resumidamente o comportamento FISICO e QUIMICO do solo onde predomina caulinita e do solo onde predomina montmorilonita. 10- Marque C (correto) ou E (errado) A hematita um xido de ferro que confere cor vermelha e cargas independentes do pH ao solo. ( ) Uma ilita pode transforma-se numa caulinita, mas uma caulinita no se transforma em xido de alumnio. ( )

Argila vermiculita mais expansiva e tem maior CTC que a ilita, pois as cargas so dependentes do pH. ( ) Vermiculita e montmorilonita conferem elevada plasticidade e pegajosidade ao solo. ( ) Solos com xidos e caulinita, bem profundos e intemperizados, ocorrem em relevo plano, enquanto que solos com horizonte B textural predominam em relevo suave ondulado. ( ) Todos os argilominerias tm ponto de carga zero, e neste ponto a diperso das partculas de solo mxima. ( ) 11 - Marque a nica resposta correta A ilita confere ao solo ( ) capacidade de liberao e reteno de potssio, ( ) alta expanso e contrao, ( ) cor avermelhada, ( ) todas corretas, ( ) todas incorretas. 12 - Marque C para correto e F para falso ____ As transformaes das rochas e minerais para solo aumentam na medida que aumenta suas superfcie especfica. ____ Minerais primrios e secundrios se formam e se cristalizam junto com a pedognese ou formao do solo. ____ Solos bastante intemperizados possuem predomnio de minerais primrios altamente resistentes ao intemperismo na frao areia. ____ A argila se forma em condies instabilidade dos minerais no solo que se reorganizam, se recristalizam e formam os argilominerais.

Pedognese e Morfologia
1 Explique o processo de: a podzolizao b latolizao c gleizao 2 Quais as principais caractersticas dos horizontes: A2; Bw e Cg? 3 - Como descrevemos morfologicamente: (a) textura do solo, (b) cor do solo, e (c) consistncia do solo? 4 Descreva as principais caractersticas dos Horizontes: Ap, Bg e BC. 5 Explique a gnese da estrutura do solo. 6- Quais as principais condies do solo ou locais para o desenvolvimento dos horizontes O, H, Bg e E? 7 Como se descreve morfologicamente a porosidade e a textura do solo. 8 Descreva como os fenmenos de adio, perdas, transformaes e transferncias agem na gnese dos solos. 9 - Quais as principais caractersticas de solos que se formam sob o processo de Podzolizao? 10 O estudo de solos, alm de sua mltipla importncia, tem tido um interesse especial relacionado qualidade ambiental. Aponte e justifique uma funo do solo relacionada preservao ambiental. 11 Explique de maneira geral como se formam (gnese) as argilas os solos. 12 Diferencie (e exemplifique) intemperismo fsico de intemperismo qumico. 13 - O que hidrlise e qual o principal impacto de sua presena na gnese dos solos? Considere diferentes condies ambientais e os tipos de solos formados. 14 - Solos formados sobre ou a partir de um mesmo material de origem possuem caractersticas semelhantes. Certo ou errado? Justifique sua escolha. 15 - Quais as principais caractersticas de solos que se formam sob o processo de latolizao? 16 Atravs da morfologia do solo pode-se fazer algumas inferies de condies locais ou do solo. Faa algumas inferies a partir das seguintes informaes morfolgicas. A Sequncia de horizontes: A1, A2, AB, BA, B1, B2, C, solo vermelho com caulinita e xidos. B - Sequncia de horizontes: Ap, E, Bt, C. C Sequncia de horizontes: A, R 17 - Atualmente h um esforo da pesquisa em estudar o solo como sendo um enorme filtro vivo capaz de receber descartes "sem" causar poluio ambiental. Descreva o que voc entende que seja o solo servindo como um filtro (o que ou como ocorre essa funo do solo).

18 - Porque a fase slida to importante se os vegetais se nutrem atravs da soluo do solo? 19 Explique de maneira geral como se formam (gnese) as argilas nos solos. 20 Descreva como o relevo local de uma paisagem atua na formao dos solos. 21 - Solos formados sobre ou a partir de diferentes tipos de material de origem possuem caractersticas que so herdadas desses tipos de material de origem. Cite trs exemplos de caractersticas de solos, herdadas do material originrio, justificando sua resposta. 22 Defina intemperismo qumico e quais as principais reaes que ocorrem no solo 23 - Diferencie o horizonte A do solo do Horizonte B ( Explique pelo menos 3 diferenas entre estes dois horizontes). 24- Numere a segunda coluna de acordo com as numeradas segundo melhor explicao, definio ou semelhana. 1- Horizonte A 2- Horizonte B 3- Horizonte C 4- Horizonte E 5- Horizonte O 6- Horizonte H 7- Boa drenagem 8- Drenagem imperfeita 9- Arenoso 10- Horizonte AB 11- HorizonteA/B 12- Subscrito p 13- Subscrito b 14- Subscrito c 15- Subscrito w 16- Horizonte Bt 17- Matiz da cor 18- Croma da cor 19- Valor da cor ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) mxima eluviao ) horizonte iluvial ) cerosidade e gradiente textural alto ) orgnico bem drenado ) eluvial e escurecido ) miscigenados ) presena de mosqueados ) intenso intemperismo ) lavrado (arado) ) 2YR

25 - Um solo formado sobre rocha basltica, em clima tropical e com limitao de drenagem, apresenta algumas caractersticas tpicas para as condies brasileiras. Discuta as principais caractersticas desses solos relacionados : CTC, V% e tipo de argilominerais. 26- Diferencie horizonte principal de transicional e d exemplos. 27 - Explique o processo de Latolizao, usando os cinco fatores de formao de solos. 28 - Considerando os seguintes fatores de formao do solo: Material de origem: sedimentos fluviais Relevo: plano, com m drenagem, rea de vrzea Clima: chuvoso Tempo: mdio Organismos: anaerbios Analise para o solo em formao:

a) Processos gerais e especfico atuantes; b) Caractersticas fsicas, qumicas e mineralgicas; c) Limitaes ao uso agrcola. 29 - Explique resumidamente a ao dos organismos na formao dos solos. Enfoque em: quais ou que so organismos e de maneira geral como os mesmos ou grupos funcionam na formao dos solos. 30 - Diferencie horizonte principal de transicional e d exemplos. 31 - Como se descreve a textura e a consistncia do solo na descrio morfolgica de um perfil de solo? 32 - Um determinado solo teve os seguintes fatores de formao: material de origem: siltito com micas clima: semelhante ao de Santa Maria, problema de drenagem tempo: 1 milho de anos relevo: ondulado com depresses organismos: aerbios/anaerbios Pergunta: a - Discuta todos os processos pedogenticos atuantes neste solo. b - Que propriedades qumicas, fsicas e mineralgicas ter o solo formado? 33 Discuta detalhadamente os fatores de formao, os principais processos atuantes na formao, e as caractersticas (fsicas, qumicas e mineralgicas) de um solo: (a) Latossolo (b) Argissolo (c) Vertissolo 34 - Quais as relaes da disciplina Fundamentos da Cincia do Solo ou Solos Florestais com as demais disciplinas da rea de solos (fertilidade, biologia, microbiologia, classificao, uso e manejo)?

Propriedades Qumicas
1 - Dois solos com a mesma saturao em bases possuem a mesma reserva mineral. Certo ou errado? Justifique. 2- Qual a origem das cargas eltricas: a permanentes b dependentes do pH 3 - a- O que acidez ativa, acidez potencial e acidez trocvel? b- Como o calcrio atua na correo destas trs formas de acidez? Use exemplos grficos. 4 Explique o processo de adsoro e troca de ions no solo. Incluir origem das cargas eltricas, fatores que afetam a adsoro de ons, CTC e saturao em bases do solo. 5 - Por que os solos se acidificam? 6 - Um solo tem 3% de MO, 50% de argila tipo caulinita e xidos de ferro e alumnio e 5% de argila tipo vermiculita. Explique como e por que variam as cargas do solo como um todo e de cada componente (MO e argilas), quando o pH vai mudando lentamente de 3 a 10. 7 Considerando que um solo X tenha argila 1:1 ( PI=4), xidos (PI=6) e matria orgnica (PI=3), ponto de carga zero (PCZ) igual a 4,7 e pH do solo igual a 5,5, pergunta-se: a Qual o tipo de cargas que predomina neste solo? Justifique b Qual o tipo de carga que predomina em cada tipo de colide? Justifique. 8 - Para os solos abaixo, qual (e por que) tem maior (a) acidez ativa, (b) acidez potencial, (c) acidez trocvel, (d) necessidade de calcreo para elevar o pH a 6,5? Solo pH em gua H+Al MO Teor de argila Cmolc/kg % % A 4,5 1 8 50 B 4,5 1 2 15 C 4,0 2 1 5 9 - Explique a origem das cargas negativas (permanentes e dependentes do pH) e positivas de um solo com matria orgnica, vermiculita e hematita. Como essas cargas (para cada constituinte do solo considerado) variam com o pH do solo? 10 Cite 3 fatores que afetam a adsoro e troca de ctions de um solo e explique a ao de dois deles. 11 - Discuta o tema: O solo como seqestrador (ou emissor) de carbono e como filtro de substncias qumicas. 12 Cite 3 fatores que afetam a adsoro e troca de ctios de um solo e explique a ao de dois deles. 13 Explique como se originam as cargas negativas nos colides dos solos. 14 - Expique a formao e variao com o pH de cargas eltricas (negativas [CTC] e positivas [CTA]) em um solo que contm os seguintes materiais conjuntamente: (a) MO e vermiculita (b) xidos de ferro e MO (c) ilita 15 - Dados

Ca Mg K Na Al H+Al %CO %argila ------------------cmolc/kg--------------------------------4,0 2,0 0,1 0,05 2,5 5,0 1,5 35 Calcule a Soma de Bases (S), Capacidade de Troca de Ctions (CTC) , Saturao em Bases (V%) e Tipo de argila para os resultados da analise de solo acima, sabendo que:. Componente CTC (cmol/kg) caulinita 3-15 ilita 20-40 montmorilonita 80-120 vermiculita 100-150 matria organica 250 16 - Para os dois solos abaixo, responda s questes ( apresente os porqus!) Solo Horizonte Argila (%) CTC (cmolc/kg) M.O. (%) pH Mineralogia da argila A A 15,0 10,0 3,0 5,5 caulinita e oxidos E 10,0 8,0 1,0 5,0 Caulinita Btg 40,0 20,0 0,5 6,5 ilita, vermiculita, caulinita B A 10,0 5,0 1,0 4,0 Ilita Bhs 15,0 3,0 2,0 3,5 Ilita a - possveis processos pedogenticos que atuaram (ou atuam, responda detalhadamente); b - limitaes ao uso agrcola; c - possveis core do horizontes A e B. d - variao das cargas eltricas do solo com a variao de pH no Horizonte A. 17 - A anlise de trs solos apresentaram os seguintes resultados: PH H+Al S T ou CTC V% M.O % Argila,% Tipo Argilomineral Solos 1 4.7 10 10 2.5 50 2 5.0 10 15 2.5 22 3 4.9 15 15 2.5 35 Calcular, apresentando os clculos anexo, os valores de T ou CTC, V% (saturao de bases) e provvel tipo de argila. Qual dos solos deve possuir melhor fertilidade natural ou melhor qualidade qumica? Justifique. 18 - A anlise de um solo apresentou os seguintes resultados: H+Al = 5 cmol/kg; Ca+Mg=3cmol/kg; K+Na = 0,2 cmol/kg e Al = 2 cmol/kg. Calcule a CTC e V% deste solo. Considerando que este solo tem 1% de Matria Orgnica e 40 % de argila, qual o provvel tipo de argilomineral deste solo? 19 Marque a resposta correta: a) As cargas eltricas do solo so ( ) dependentes do pH em solo em solo com xidos; ( ) so muito influenciadas pela agregao do solo; ( ) so maiores em solos com argila tipo 1:1; ( ) todas so corretas; ( ) nenhuma correta. b) A acidez ( ) ativa refere-se aos hidrognio da matria orgnica do solo; ( )potencial referese ao hidrognio da soluo do solo; ( ) trocvel refere-se ao H+Al ligados eletrostaticamente s cargas do solo; ( ) todas so corretas; ( ) nenhuma correta. c) A acidez potencial ( ) confere o poder tampo de um solo; ( ) refere-se a uma fonte potencial de H e Al; ( ) no possui relao direta com o pH do solo; ( ) todas so corretas; ( ) nenhuma correta. d) A soma de bases ( ) refere-se a quantidade de Ca+Mg+K+Na+Al trocvel de um solo; est diretamente relacionada com o pH do solo; ( ) tanto mais alta quanto mais intemperizado for o solo; ( ) todas so corretas; ( ) nenhuma correta. 20 - Marque C (correto) ou E (errado

A hidrlise mais intensa em condies de solo cido e de boa drenagem. ( ) A CTC provinda de cargas permanentes pode ser um indicador do tipo de argila, da lixiviao de ctions e da fertilidade natural do solo. ( ) O solo se comporta como se fosse um cido fraco. ( ) 21 - Marque a nica resposta correta Solos velhos so aqueles que ( ) tm alta capacidade de fixao de potssio, ( ) tm elevada capacidade de reteno de ctions, ( ) normalmente tm um perfil com horizontes A e C, ( ) sofreram pouca lixiviao, ( ) todas so corretas, ( ) todas so incorretas. Um solo com alta CTC tem ( ) alta capacidade de reteno de fsforo, ( ) normalmente pH baixo, ( ) elevadssimo teor de alumnio trocvel, ( ) todas so corretas, ( ) todas so incorretas. Solos mal drenados tm ( ) alta oxi-reduo, ( ) gleizao, ( ) mediano grau de intemperismo, ( ) todas so corretas, ( ) todas so incorretas. O material de origem ( ) basalto forma solos com muito ferro e areia, ( ) granito forma solos com bastante potssio e areia, ( ) arenito dificilmente intemperizado, ( ) todas so corretas, ( ) todas so incorretas. 22 Marque com C as afirmaes corretas e com F as falsas: ____ O solo sempre foi entendido como sendo um corpo natural e organizado onde as plantas se sustentam e extraem nutrientes para seu desenvolvimento. ____ A atmosfera do solo possui mais CO2 e menos O2 do que a atmosfera livre (terrestre) devido a respirao dentro do solo. ____ A fase lquida do solo refere-se gua que est contida no solo e est intimamente relacionada a fase gasosa, de maneira que, quando diminui o volume da fase lquida aumenta o volume da fase gasosa. ____ A substituio isomrfica refere-se substituio de um on por um outro de forma semelhante a nvel de unidades bsicas das argilas. ____ A CTC de um solo refere-se capacidade de troca de ctions entre a soluo de um solo e a raiz das plantas.

Matria Orgnica
1- Defina o processo de mineralizao e imobilizao no solo que ocorre na decomposio da matria orgnica no solo. 2- Explique as flutuaes de matria orgnica de um solo que aps floresta nativa no sul do Brasil recebeu arao e gradagem por vrios anos e aps recebeu plantio direto por vrios anos. 3- Discuta o tema matria orgnica do solo. 4 Explique porque a implantao de pastagens e florestas, com menor revolvimento do solo benfico para a manuteno, ou at mesmo incremento, no teor de matria orgnica do solo. 5 - O que acontece com o Nitrognio do solo ao se adiconar um resduo orgnico com relao C/N = 50? Explique. 6 - Marque C (correto) ou E (errado Os cidos hmicos e flvicos so mais estveis no solo que polissacardeos e conferem alto poder tampo (mudana de pH) ao solo. ( ) 7- Marque C para correto e F para falso ____ A reserva mineral de um solo est diretamente relacionada com a CTC e a percentagem de saturao de bases de um solo. ____ A matria orgnica do solo refere-se todo resto de animal e vegetal dentro do solo

Propriedades Fsicas
1- Baseado nas afirmaes, preencher o grifado com V ou F, respectivamente , se a frase verdadeira ou falsa. ____ O solo pode ser definido como sendo um sistema trifsico, heterogneo e disperso possuindo uma fase slida com partculas minsculas, coloidais, de natureza orgnica e mineral. ____ A textura do solo compreende o arranjamento das fraes areia, silte e argila em agregados. ____ As partculas de argila e silte apresentam plasticidade e maciez. ____ As propriedades fsicas porosidade e reteno de gua afetam diretamente o crescimento das plantas. ____ A textura do solo uma propriedade bastante dinmica, com bastante variao no tempo ____ Temos timas condies de lavrao quando a umidade do solo est levemente acima da capacidade de campo. ____ A consistncia do solo significativamente afetada pelo tipo de argilomineral. ____ Com o aumento do teor de matria orgnica o Limite de Plasticidade e o ndice de Plasticidade aumentam. ____ Com o aumento da compactao h aumento da densidade do solo e da microporosidade. ____ A floculao deve preceder a agregao propriamente dita. ____Toda partcula de argila considerada um argilomineral. ____ Classe textural e classe de tamanho de partculas so equivalentes. ____ A estrutura granular comumente observada em horizontes B. ____ A densidade de partculas de um solo pode ser considerada como sendo a mdia ponderada das densidades especficas de cada partcula do solo. ____ A porosidade de um solo refere-se ao espao do solo ocupado pela gua e ar. ____ Um metro cbico igual a 1000.000 ce centmetros cbicos. ____ A densidade do solo de um solo argiloso sempre menor do que um arenoso. ____ Poros arredondados no solo um indicativo de que se formou pela ao do umedecimento e secagem do solo. ____ A capilaridade em um solo sempre se manifesta no sentido vertical para cima. ____ A camada compactada em solo sob plantio convencional ocorre a profundidades maiores do que 25 cm. ____As razes dos vegetais exercem presso no solo compactando-o. ____A matria orgnica do solo tanto maior quanto maior a quantidade de resduo de plantas ou palha que chega ao solo. ____ A estrutura granular comumente observada em horizontes A.. ____ Poros arredondados no solo um indicativo de que se formou pela ao de organismos. 2 - Assinalar com X as alternativas que concordem ou respondem a afirmao ou pergunta realizada. OBS: Cada resposta assinalada errada anula uma certa. a - O sistema radicular das plantas age sobre a estrutura melhorando-a atravs da(e)(o): ( ) incorporao da M.O.; ( ) velocidade de crescimento no solo; ( ) idade da planta; ( ) umedecimento e secagem do solo ; ( ) ao de penetrao no solo; ( ) senecncia das razes; b - A estrutura do solo pode ser indiretamente avaliada pela avaliao das propriedades: ( ) textura do solo; ( ) porosidade do solo; ( ) densidade do solo; ( )densidade de partculas; ( ) consistncia do solo; ( ) infiltrao de gua. c - A compactao do solos refere-se a reduo de volume do solo por compresso e: ( ) maior em solos argilosos; ( ) ocorre sempre logo abaixo da superfcie pressionada; ( ) tanto maior quanto maior o nmero de passadas de um mesmo trator em uma mesma umidade

do solo; ( ) tanto maior, pior para as plantas; ( ) precisa ser quebrada por implementos agrcolas d - O componente matricial do potencial total da gua no solo: ( ) reflexo da fora gravitacional existente no sistema solo; ( ) pode ser medido diretamente e indiretamente; ( ) mais negativo quanto maior o poro que contm a gua; ( ) indicativo da disponibilidade de gua; ( ) funo da umidade do solo; ( ) positivo em solo saturado em gua e - Um solo argiloso tem ( ) alta plasticidade no PMP, ( ) alta macroporosidade e porosidade total ( ), tem mais gua no PMP que solos arenosos, ( ) requer pouco esforo de trao de um trator quando seco, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas. f - A gua disponvel s plantas depende ( ) do solo, ( ) do tipo de planta, ( ) das condies atmosfricas, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas . g - Solos com boa agregao tm ( ) alta susceptibilidade ao transporte por eroso, ( ) baixa disperso de argilas, ( ) alta microporosidade, ( ) baixa densidade de partculas, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas. h - A compactao do solo ( ) em preparo convencional superficial, ( ) no ocorre em sistema de plantio direto ( ), pode ser reduzida com plantas recuperadoras, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas. i - Um solo com boa estrutura tem ( ) 50% de macro e 50% de microporos, ( ) espao areo de 90%, ( ) baixa permeabilidade e grande reteno de gua, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas. j - Um solo arenoso tem ( ) alta plasticidade no PMP, ( ) alta macroporosidade e porosidade total ( ), tem mais gua no PMP que solos argilosos, ( ) requer pouco esforo de trao de um trator quando seco, ( ) todas so corretas, ( ) todas so erradas. l - A consistncia de um solo ( ) altamente dependente da umidade do solo, ( ) varia com a textura, matria orgnica e o relevo, ( ) refere-se a sensao de resistncia do solo e ( ) apresenta as classes comumente chamadas de formas 3 - Numerar a segunda coluna de acordo com a primeira associando os tens de maior aproximao ou relacionamento. 1-adeso e coeso 2-granular 3-tensimetro 4-xidos 5-densidade do solo 6-capacidade de campo 7-limite de plasticidade 8-macroporosidade 9-franco 10-p de arado 11-armazenamento de gua 12-K0 13-capilaridade 14-potencial de presso (__) ndice de compactao (__) macroporos (__) cimentante (__) agregado (__) preparo de solo (__) aerao (__) condutividade hidrulica saturada (__) consistncia do solo (__) capilaridade (__) reteno de gua

4 - Numerar a segunda coluna de acordo com a primeira associando os tens de maior

aproximao ou relacionamento. 1- argila 2-granular 3- reduo da agregao 4-xidos e mat. Orgnica 5-densidade do solo 6-razes 7-rea superficial do solo 8-aerao 9-franco 10-p de arado 11-armazenamento de gua 12-textura 13-estrutura 14-microporosidade 15-areia grossa (__) ndice de compactao (__) macroporos (__) cimentante (__) agregao (__) preparo de solo (__) agregado (__) camada de alta densidade (__) classe textural (__) capilaridade (__) plasticidade e pegajosidade

5- Numere a segunda coluna de acordo com as numeradas segundo melhor explicao, definio ou semelhana. 1-Horizonte A 2-Horizonte B 3-Horizonte C 4-Horizonte E 5-Horizonte O 6-Horizonte H 7-Boa drenagem 8-Drenagem imperfeita 9-Arenoso 10-Horizonte AB 11-HorizonteA/B 12-Subscrito p 13-Subscrito b 14-Subscrito c 15-Subscrito w 16-Horizonte Bt 17-Matiz da cor 18-Croma da cor 19-Valor da cor ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) mxima eluviao ) horizonte iluvial ) cerosidade e gradiente textural alto ) orgnico bem drenado ) eluvial e escurecido ) miscigenados ) presena de mosqueados ) intenso intemperismo ) lavrado (arado) ) 2YR

6 - Relacione a esquerda com a direita (nem todos devem os parnteses da direita devem ser preenchidos 1. Plasticidade ( ) deformao do solo 2. Compactao ( ) ponto de carga zero 3. Densidade de partculas ( ) teor de gua (CC-PMP) 4. Potencial matricial ( ) potencial devido gravidade 5. Disponibilidade de gua s plantas ( ) teor de gua aps drenagem livre (2-4 dias) 6. Ponto de murcha permanente ( ) umidade ideal para a arao do solo 7. Mxima floculao ( ) responsvel, em parte, pelo fluxo de gua no solo 8. P-de-arado ( ) maior em solo com muito ferro

( ) formado por compresso e cisalhamento 7- Marque C (certo) e E (errado) A matria orgnica importante somente na agregao de solos argilosos ( ). Solos com argilas expansivas tm maior ASE e so menos consistentes ( ). O potencial matricial de gua no solo maior no ponto de murcha permanente (PMP) que no ponto de capacidade de campo (CC) ( ). A floculao do solo no fundamental para a agregao do solo ( ). Solos com cor 7,5 YR 4/3 so mais amarelos e escuros que solos com cor 5 YR 2/2 ( ). A ASE apresenta a seguinte ordem: areia < matria orgnica < vermiculita ( ). A condio de plasticidade a melhor condio para realizar a subsolagem do solo ( ). O p-de arado resultante da desagregao do solo pelo impacto das gotas de chuvas e gradeao e arao do solo ( ). Uma densidade do solo de 1,6 g/cm3 pode ser adequada para o desenvolvimento radicular de soja em solo argiloso mas no em solo arenoso ( ). A capacidade de campo refere-se ao momento ideal de preparo do solo ( ). 8 Preencha a segunda e terceira coluna indicando se a caracterstica ou propriedade do solo maior ou menor. Solo Arenoso Solo Argiloso Porosidade total Macroporosidade Microporosidade Arejamento Reteno de gua Densidade do solo Matria orgnica CTC Superfcie especfica Coeso 9 - Coletou-se amostras de solo em 4 profundidades, com anel volumtrico de dimetro de 7,5cm e altura de 7,5cm. Os resultados laboratoriais encontram-se no quadro abaixo. Considerando toda camada amostrada homognea, que a densidade de partculas 2,65g cm3, que a capacidade de campo igual a 0,3 g cm-3 e que o ponto de murcha permanente igual a 0,18 g cm-3 preencher o quadro abaixo demonstrando os clculos em anexo. Prof, cm Solo mido, g Solo Seco, g Umidade (cm3 cm-3) Densidade do Solo (g/cm3) Porosidade Total (%) gua Armazenada (mm) 0-10 520 458 10-25 530 447 25-40 530 461 40-60 540 457

10 - Utilizando os dados do problema anterior (9) calcule: a - quantos litros de gua existem armazenados em 1 ha? b - quantos mm de chuva so necessrios para elevar a umidade capacidade de campo? c - qual a camada que tem mais gua disponvel s plantas e qual a sua quantidade? 11 - Coletou-se amostras de solo, na capacidade de campo, em 4 profundidades, com anel volumtrico de dimetro de 7,5cm e altura de 7,5cm. Os resultados laboratoriais encontram-se no quadro abaixo. Considerando toda camada amostrada homognea, que a densidade de

partculas 2,65g cm-3e que o ponto de murcha permanente igual a 0,18 cm3 cm-3 preencher o quadro abaixo demonstrando os clculos em anexo. Prof, cm Solo mido, g Solo Seco, g 0-10 510 458 10-25 520 447 25-40 525 461 40-60 530 457 Utilizando os dados acima calcule: a - qual a capacidade de campo deste solo em umidade volumtrica e em mm? b - quantos mm de chuva so necessrios para saturar este solo? 12 Coletou-se uma amostra de solo na capacidade de campo com cilindro de 7,6 cm de dimetro e 7,6 cm de altura, ajustou-se o volume da amostra ao volume to cilindro e pesou-se a massa mida e massa seca contidas no cilindro. As pesagens e informaes sobre este solos esto abaixo. Horizonte A Profundidade Massa da (cm) lata (ML) 0 25 25g ML + solo mido 525g ML + solo seco 425g Densidade de partculas 2,6g cm-3

Baseado nestas informaes calcule (em termos unitrios ou percentagem, apresentar unidades): A Qual a densidade do solo e porosidade total? B Qual o espao areo e capacidade de campo deste solo? C Qual a lmina de gua armazenada e quantos litros de gua esto armazenados em 1 h deste solo? D- Qual a umidade gravimtrica (Ug) e volumtrica (Uv)? 13 - Voc precisa determinar a quantidade de gua necessria para um projeto de irrigao de 1 hectare de milho pipoca, com profundidade do sistema radicular de 25 cm. A umidade volumtrica (Uv) do solo saturado 50%, a Uv na capacidade de campo (CC) 35%, a Uv no ponto de murcha permanente (PMP) 15% e a Uv no limite hdrico crtico (LHC) 20%. (a) Calcule a lmina e o volume de gua necessrio para irrigao quando as plantas comeam a ter sua produtividade reduzida. (b) O que aconteceria com a curva caracterstica de gua no solo se o solo sofresse compactao. Inclua um grfico na sua explicao. 14 - Um agricultor de Iju (solo argiloso latosslico) necessita realizar uma srie de tarefas em sua propriedade. Para cada tarefa diga se a condio de umidade apropriada, sempre justificando detalhadamente o porqu. A umidade gravimtrica do solo 20%, o limite de plasticidade (LP) 30, o limite de contrao (LC) 10 o ndice de plasticidade (IP) 20. As tarefas so as seguintes: (a) escarificao, (b) arao, (c) compactao do solo em uma estrada, (d) gradagem. 15 - A estrutura do solo, embora no seja um fator fsico de crescimento de plantas, relacionada com praticamente todas as outras propriedades fsicas do solo. Assim, que manejo voc recomendaria para manter e/ou melhorar a agregao de um solo argiloso sob: (a) plantio direto; (b) preparo convencional; (c) gradagem; Justifique sua resposta. 16 - A degradao fsica de um solo acompanhada pela modificao de uma srie de suas

propriedades. Descreva o que acontece com a densidade do solo, porosidade total e microporosidade. 17 - Com a compactao, uma srie de atributos fsicos do solo so afetados. Explique qual o seu efeito sobre: (a) densidade de partculas, (b) densidade do solo, (d) macroposidade, (e) continuidade de poros, (f) reteno de gua, (g) aerao, (h) textura, (i) resistncia mecnica, (j) drenagem, (l) ascenso capilar. 18 - Descreva as principais diferenas da condio estrutural de solos com mata natural e com campo nativo. 19 - As propriedades ou caractersticas fsicas dos solos esto em grande parte associadas fase slida do solo e hierarquicamente umas imprimem ou induzem outras gerando uma cadeia interdependente. Nesta cadeia, cite duas que voc julgue as mais importantes e justifique sua posio. 20 - Faa um relacionamento entre textura do solo e material originrio do solo 21 - Discuta detalhadamente o tema Qualidade fsica de um solo. 22 - Explique o processo de gnese da estrutura e porque se formam agregados de formatos diferentes 23 - A agregao do solo fundamental para o funcionamento adequado do solo. Como se formam e se estabilizam os agregados do solo? 24 - Discuta sobre a formao e estabilizao de agregados do horizonte Ap de um solo latosslico. 25 - D uma definio para os termos abaixo: a) textura b) estrutura c) consistncia e) densidade de partculas d) densidade do solo

26 - Discuta o relacionamento existente entre textura do solo, porosidade e reteno de gua no solo. 27 - Diferencie classe textural de condio estrutural de um solo. 28 - A porosidade do solo pode ser classificada de acordo com sua utilidade. Cite as classes de tamanho de poros e especifique a sua utilidade. 29 - Defina e explique quais as informaes ou importncia do conhecimento das seguintes propriedades ou caracterstica: Densidade do solo, macroporosidade, friabilidade e capacidade de campo. 30 - Descreva, sucintamente, como a consistncia do solo varia com a variao da umidade do solo. Se preferir d exemplos. 31 - Explique e grafique a relao entre umidade e estado de consistncia do solo argiloso, considerando: a) as foras envolvidas; b) os efeitos no solo e nos implementos agrcolas e trator quando do preparo do solo. 32 - Explique o que potencial matricial e qual a influncia da distribuio do tamanho de poros sobre o potencial matricial?

33 - Explique o processo de reteno da gua no solo. (foras que agem, como e porque a gua fica retida no solo) 34 - O que Agua Disponvel para as Plantas (ADP) , Capacidade de Campo (CC) e Ponto de Murcha Permanente (PMP)? 35 - O teor de gua adequado para as diferentes operaes de preparo do solo distinto. Explique o porqu considerando o efeito da gua na consistncia do solo. 36 - Discuta o tema disponibilidade de gua para as plantas. 37 - a Quais as origens das cargas negativas e positivas dos solos? b Qual a importncia agrcola das cargas negativas? 38 - Fale sobre o movimento da gua no solo: fluxo em solo saturado versus fluxo em solo no saturado. 39 - Comente sobre as foras de coeso e adeso e sua contribuio na reteno de gua no solo.

Levantamento e Classificao (Solos Florestais)


1. Decreva as principais limitaes (em relao eroso, fertilidade, mecanizao, drenagem, se existirem!), e determine o potencial de uso dos seguintes solos: - Latossolo Vermelho distrfico tpico A moderado relevo ondulado - Neossolo Ltlico eutrfico fragmentrio A chernozmico relevo montanhoso 2) Em uma grande rea de uma empresa florestal, o levantamento de solos permitiu classificar o solo dos seguintes stios florestais: stio 1 stio 2 Neossolo Litlico Cambissolo Stio 3 Latossolo Vermelho distrfico Esta empresa atua com produo de eucalipto para elaborao de pasta de celulose. Sugira os possveis usos que poderiam ser dados aos stios citados, levando em considerao os objetivos da empresa, as caractersticas do solo em cada stio e a necessidade de preservao ambiental dentro das atividades florestais. Justifique suas escolhas para cada stio. 3) Observe a tabela abaixo e responda o que se pede. Escala de mapa pedolgico 1:750.000 1:500.000 1:100.000 rea mnima mapevel (AMM) 2250 1000 40

1:50.000 10 1:20.000 1,6 1:10.000 0,4 4.1 Qual a maior escala apresentada na tabela? 4.2 Qual a menor escala apresentada na tabela? 4.3 Para realizar um levantamento de solos do tipo exploratrio, qual a escala voc recomendaria? 4.4 Para realizar um levantamento de solos do tipo detalhado, qual a escala voc recomendaria? 4.5 qual o conceito de rea mnima mapevel apresentada para cada escala?

You might also like