You are on page 1of 6

ESCOLA SECUNDRIA C/3 CEB DE FELGUEIRAS

Relatrio da construo do sistema solar

Para: Professora de Biologia e Geologia De: Grupo de Biologia e Geologia da turma B do 10 ano Elementos do grupo: Andreia Ferreira N2 Domingos Costa N8 Elsa Ribeiro N9 Helena Pereira N10 Felgueiras, 1 de Novembro de 2010

Pgina | 1

ndice
Contedo:
Introduo .................................................................................................................................... 3 Elaborao do projecto (mais aprofundado) .......................................................................... 4 Concluso .................................................................................................................................... 6 Bibliografia ................................................................................................................................... 6

Pgina | 2

Introduo
Este trabalho foi realizado nos dias 25 e 27 de Outubro e teve como objectivo melhorar a compreenso e constituio do nosso sistema solar. O sistema solar constitudo pelo Sol e pelos corpos que se movem em torno dele. Quanto aos corpos, estes podem-se distinguir pela seguinte maneira: Planetas Clssicos Neste momento so considerados oito planetas (Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, rano e Neptuno), tendo sido excludo Pluto. O facto destes possurem massa suficiente, permite que, ao mesmo tempo, a sua gravidade seja suficiente para que o corpo assuma a forma esfrica, haja rotao em torno de si e tambm atraia para a sua superfcie todos os corpos celestes vizinhos. Dentro deste grupo podemos ainda dividir noutros dois conjuntos: - Planetas telricos: So semelhantes Terra, tendo um nico ncleo metlico, poucos satlites e sendo constitudos, principalmente, por material slido. - Planetas gasosos: So muito maiores que os telricos, formados maioritariamente por gases, movem-se com maior velocidade e possuem muitos satlites. Satlites Naturais Estes corpos celestes so atrados atravs de atraco gravtica para os planetas. Cometa um corpo celeste que descreve, em volta do Sol, uma rbita, por vezes, de excentricidade mdia (cometa peridico) ou de excentricidade muito acentuada (cometa de grande perodo). Um cometa constitudo por um ncleo que contm uma mistura de gases congelados. Quando este se aproxima do sol, o gelo derreto, ocorrendo a libertao dos gases, formando, assim, a cabeleira e cauda. Asterides So corpos de pequenas dimenses (+- 1km de dimetro). A maior parte deles encontra-se na cintura de asterides, mas alguns podem intersectar a rbita de outros planetas. Meteorides - So corpos vindos do Espao. Quando so de pequenas dimenses e se vaporizam ao entrar na atmosfera terrestre, so denominados de meteoros. Quando tm dimenses maiores e conseguem atingir a superfcie terrestre chamam-se meteoritos.

Pgina | 3

Na elaborao deste projecto fizeram-se, primeiro, as vrias medidas dos planetas e respectivas rbitas escala. Depois, procedeu-se construo dos planetas e, seguidamente, desenhou-se o Sol e as rbitas no nosso suporte. Por ltimo, foram colocados os planetas nas suas respectivas rbitas e fez-se a cintura de asterides.

Elaborao do projecto (mais aprofundado)


Para a concretizao deste projecto foram utilizados os seguintes materiais: - Pasta de modelar branca, jornais, guaches, pincis, folha de plstico, carto grosso, cartolina, arame, areia, compasso, cola e tesoura. Inicialmente fizeram-se os clculos com regra de trs simples para se obterem as medidas dos planetas e rbitas escala (exemplo: se fosse preciso que Mercrio medisse 1.5cm, para depois colocar os outros planetas a essa escala fazia-se: 1.5cm --------- 4878Km X cm(Vnus) ---------- 12104Km)

Planetas

Dimetro (km)

Distncia mdia ao Sol (cm)

Mercrio Vnus Telricos Terra Marte Jpiter Saturno Gasosos rano Neptuno

0.5 1.2 1.3 0.7 14.6 12.30 5.2 5.0

0.5 0.9 1.2 1.9 6.7 12.3 24.75 38.77

Pgina | 4

Aps os clculos procedeu-se efectiva construo dos planetas. Para os planetas telricos e a Lua, por serem mais pequenos, fizeram-se bolas pequenas com a pasta de modelar. Para Jpiter e Saturno, visto serem os maiores, juntaram-se folhas de jornal para se formarem as bolas, que, de seguida, foram revestidas com a pasta de modelar. Os dois ltimos planetas fizeram-se de igual forma que os telricos. Passado um pouco de tempo, para solidificar a massa, prosseguiu-se para a pintura dos planetas com os pincis e guaches, juntamente com as fotografias dos planetas para auxiliar, e deixaram-se a secar na janela. Visto isto, passou-se para o suporte, onde se fez, com um compasso grande, as rbitas dos diferentes planetas. O Sol (que no se encontrava escala) foi desenhado e pintado directamente no suporte com guaches. Quando os planetas secaram, fizeram-se dois cortes circulares numa folha de plstico e colou-se em Saturno, para servir de anel. Seguidamente colaram-se os planetas nas suas rbitas e, por fim, entre Marte e Jpiter, ps-se cola na cartolina e espalhou-se areia, a fim de se obter a cintura de asterides. O resultado do trabalho, tendo em conta o tempo disponvel para a sua elaborao e os materiais utilizados, cumpriu os nossos objectivos. Os planetas encontravam-se bem posicionados e, quanto ao tamanho, estiveram escala, com a excepo dos dois maiores, que, inevitavelmente, afastaram-se com um erro mnimo do resultado.

Pgina | 5

Concluso
Como experincia, este trabalho foi bastante enriquecedor, pois permitiu compreender melhor o sistema solar, atravs da relao que existe entre todos os corpos que o constituem. A actividade prolongou-se um pouco mais do que o previsto, mas, apesar disso, correu tudo bem. Todos os elementos do grupo participaram e ajudaram na elaborao do projecto.

Bibliografia
SILVA, Amparo e Outros; Terra, Universo de Vida; Porto Editora; Porto; 2010; 1 ed. COSTA, J. Almeida e Outros; Dicionrio da Lngua Portuguesa; Porto Editora; Porto; 1999; 8 ed.

Pgina | 6

You might also like