You are on page 1of 4

EXPLICAES S&A TESTE FORMATIVO 11 ANO LGICA ARISTOTLICA

1 Aplique as regras do silogismo categrico para testar a validade dos seguintes silogismos: 1 Nenhum P M. Nenhum M S. Logo, nenhum S P. Todos os P so M. Todos os S so M. Logo, todos os S so P. Todos os P so M. Alguns S no so M. Logo, alguns S no so P. Alguns P no so M. Alguns S no so M. Logo, alguns S no so P. Alguns M no so P. Todos os S so M. Logo, alguns S no so P. Todos os M so P. Todos os S so M. Logo, alguns S so P.

R 2

R: 3

R: 4

R: 5

R: 6

R: 7 Alguns M so P. Alguns M so S. Logo, alguns S so P.

R: R: 2 Construa silogismos vlidos a partir dos elementos dados. a) Termo maior: astronautas Termo mdio: homens Termo menor: seres dignos de respeito Termo maior: rvore Termo mdio: inteligente Termo menor: artista Termo maior: exploradores Termo mdio: sedentrios Termo menor: romancistas

R: b)

R: c)

R: . d)

Termo maior: halterofilistas Termo mdio: desportistas Termo menor: esquiadores

R:

e)

Termo maior: scios do Barcelona Termo mdio: tocador de harpa Termo menor: anjos

R: 3 Coloque o argumento seguinte na forma-padro do silogismo categrico e verifique se vlido. Fico aterrado s de pensar que pessoas que defendem o uso de armas nucleares podem tornar-se lderes de grandes potncias. E isto porque lhes falta sensibilidade moral. O melhor para todos ns impedir que se tornem lderes. R: F

1
a) Partindo da concluso Alguns artistas no so pintores, descubra as premissas maior e menor que a justificam. R: B Partindo da premissa maior Todos os anjos so seres imateriais, encontre ou, melhor dize ndo, descubra a premissa menor e a concluso. R: C A partir da premissa menor Alguns soldados so cobardes construa um silogismo. R:

6
A)Leia o dilogo seguinte, exponha o argumento do Rui na forma - padro do silogismo
categrico e verifique a sua validade. Rui Sendo benfiquista, s posso ser desportista. Nuno Gostei de ouvir, mas preciso no saber nada de futebol para acreditar nisso. Rui Vou dizer-te porqu. Todos os adeptos de clubes com um historial de grandes sucessos so desportistas. Nuno No sei o que diro os adeptos portistas. Ser que no so desportistas?

R: Argumento: P1
B)Leia o dilogo seguinte, exponha o argumento do Miguel na forma - padro do silogismo categrico e verifique a sua validade. Miguel - Sabes qual a diferena entre um catlico e um judeu? Jonas - Uns acreditam no Deus do Antigo Testamento e outros no Deus do Novo Testamento. Miguel Ah? Por cada livro um Deus diferente? Jonas Oops, religies monotestas e vrios Deuses no bate certo. Miguel Olha, a diferena entre judeus e catlicos tem a ver com o facto de os judeus no acreditarem que Jesus seja Cristo, o filho de Deus. No passa, para eles, de mais um profeta como havia muitos naquele tempo. Jesus um simples homem e no Deus feito homem. Jonas Pois, por isso ainda esperam pelo Messias.

R
C)Leia o dilogo seguinte, exponha o argumento da Joana na forma - padro do silogismo categrico e verifique a sua validade. Miguel Gostas dos Pink Floyd? Joana Quem que no gosta? Miguel Quem gosta dos Pink Floyd tambm gosta dos Gnesis. Joana No, nem penses nisso. No tem nada a ver. No h ningum que goste dos dois grupos. Miguel Rock um pouco sinfnico, no ? Joana Hum? No.

R: Argumento:

7
Coloque os seguintes raciocnios na forma - padro e verifique a sua validade. a) H mdicos que so escritores. No h mdico que no seja profissional de sade. Logo, existem profissionais de sade que so escritores. R: b) No h pssaros que respirem por guelras. Nenhum peixe ser que no respire por guelras. Logo, tudo o que peixe no pssaro. R: Forma - padro: c) Ser estudioso uma caracterstica dos bons alunos. H pessoas que so estudantes mas no so estudiosos. Logo, h estudantes que no so bons alunos. R: Forma-padro: d) Qualquer cientista sbio. Certos seres so artistas e tambm cientistas. Logo, no h artista que no seja cientista. R: Forma-padro: e) Tudo o que humano no santo. Existem seres inteligentes que so homens. Logo, os seres inteligentes no so santos. R: Forma-padro:

8 Preencha os espaos em branco. a) As proposies afirmativas afirmam que o ----------- convm ao --------. b) As proposies negativas negam que o ------------ convenha ao -----------. c) Uma proposio-------------- aquela em que o predicado se refere totalidade dos elementos designados pelo sujeito. d) Uma proposio ---------------- aquela em que o predicado se aplica a parte dos elementos designados pelo sujeito. e) Numa proposio universa--------------, o sujeito est distribudo ou universal, mas o predicado particular (no est distribudo). f) Numa proposio universal --------------, o sujeito est distribudo ou universal e o predicado tambm (est distribudo). g) Numa proposio particular--------------, o sujeito no est distribudo ou no universal e o predicado tambm no (no est distribudo).

h) Numa proposio particular ------------------, o sujeito no est distribudo ou no universal, mas o predicado est ( universal). i) Nas proposies ---------------- sejam de que tipo for, o predicado no est distribudo, ou seja, no tem extenso universal. j) Nas proposies ----------- sejam de que tipo for, o predicado est distribudo, ou seja, tem extenso universal. 9 Preencha os espaos em branco. a) Um silogismo categrico constitudo por trs proposies das quais duas so as ----------- e a outra a concluso. b) Num silogismo categrico aparecem ou devem aparecer trs termos. c) O termO--------------- o que se repete nas premissas, mas no deve aparecer na concluso. Estabelece a ligao lgica entre as premissas. d) O termo que aparece na primeira premissa o termo ------------. Na concluso assume o papel de predicado. e) O termo que aparece na segunda premissas o termo menor. Na concluso exerce a funo de sujeito. f) Quando um termo est tomado em toda a sua extenso dizemos que est -----------------ou que tem extenso universal. g) Quando um termo est tomado em parte da sua extenso, dizemos que no est distribudo ou que tem extenso particular.

You might also like