You are on page 1of 2

CURSO DE ESPECIALIZAO EM PRODUO INTELECTUAL E INOVAO Instituies promotoras Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC/MEC) Instituto Nacional de Propriedade

Industrial (INPI) Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Paran (IFPR). Pblico-alvo: servidores em efetivo exerccio do IF Fluminense, com curso de graduao concludo. Objetivo: qualificao de pessoal na rea de propriedade intelectual e inovao para atuao nos Ncleos de Inovao Tecnolgica (NITs). Formato do curso Modalidade distncia, realizado em modelo e-learning, presencial e virtual. Este modelo viabilizado por meio de mdias integradas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Neste ambiente, os alunos assistem s aulas, interagem em fruns com os professores tutores, postam as atividades realizadas e participam de chats. Kits Tecnolgicos Ser disponibilizado um kit tecnolgico para cada campus polo do NIT. Este kit servir para transmisso do curso via satlite. Equipamentos necessrios O aluno dever contar obrigatoriamente com um computador com as configuraes mnimas abaixo: -resoluo do monitor: 1024 x 768; -browsers: Firefox Mozilla ou Google Chrome ou Internet Explorer ou Safari; -verso do flash player atualizada; -conexo banda larga com mnimo de 256 Kbp/s. Material didtico O material didtico ser enviado diretamente ao aluno no polo. Porm, a maior parte das atividades do curso por meio da web. Carga horria: 450 horas. Durao: 18 meses (12 meses de aulas e 6 meses para elaborao do TCC). Nmero de vagas: 05(cinco) vagas para cada campus polo do NIT e 02 (duas) para a Reitoria. Custos: o curso ser integralmente gratuito, sem taxas de matrcula e mensalidades. Cronograma 09/11/2012 Aula inaugural Palestra sobre NIT e Inovao prof. Helio Gomes de Carvalho (UTFPR) com uma ambientao utilizando os Kits Tecnolgicos - uma forma de testar o funcionamento dos mesmos.

01/02/2013 Palestra do INPI sobre Produo Intelectual (tambm para testar os kits) OBS: Os alunos que no puderem assistir essas palestras podero assistir depois porque as mesmas sero gravadas e disponibilizadas. Incio das disciplinas: fevereiro de 2013. (Veja calendrio em anexo) Dias previstos para as aulas presenciais: sextas feiras pela manh; sero ofertadas nos polos de apoio presencial dos campi do IFFluminense. Inscries Perodo: 26 de setembro a 10 de outubro. Local: atravs do e-mail proreitoriapei@iff.edu.br Documentos necessrios: i) Requerimento de Inscrio, contendo o endereo eletrnico do Currculo Lattes atualizado do candidato; ii) entrevista escrita. Critrios de seleo: -produtividade cientfica e tecnolgica, avaliada atravs das informaes contidas nos indicadores de produo do Currculo Lattes do candidato; -entrevista escrita. Divulgao do resultado: no portal do IF Fluminense ((www.iff.edu.br) at o dia 22/10/12. Documentao para matrcula a) cpia do documento de identidade; b) cpia do CPF; c) cpia do diploma ou declarao de concluso do curso de graduao, com data da colao de grau anterior a data da inscrio; d) histrico escolar da graduao; e) Curriculo Lattes documentado; f) Termo de Compromisso do candidato com o Curso de Especializao em Propriedade Intelectual e Inovao, comprometendo-se a dedicar s atividades acadmicas do curso, nos dias previstos para o mesmo. g) Termo de Concordncia para a realizao do curso, caso seja selecionado, com a anuncia da Direo Geral do Campus e da Coordenao imediata.

You might also like