You are on page 1of 8

Questionrio sobre a lei 8.112 1)O que essa lei institui?

R- institui o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais. 2)De acordo com esse lei o que Servidor? R - servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico.
3)O que cargo pblico? R - CONJUNTO. ATRIBUIES. RESPONSABILIDADES. Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 4)A quem so acessveis os cargos pblicos? R a todos os brasileiros. 5)Um de decreto pode criar um cargo pblico? R No, os cargos pblicos so criados apenas por lei. 6)Da onde vo vim os vencimentos? R Os vencimentos vo vim dos cofres pblicos. 7) Os provimentos em cargos pblicos podem ser apenas EFETIVOS? R No, podem ser provimentos em comisso. 8) permitida a prestao de servios gratuitos? R No, proibida a prestao de servios gratuitos, excetuando-se os casos previstos em lei. 9) Quais so os requisitos bsicos para investidura em cargo pblico? R1. Nacionalidade brasileira (as vezes portuguesa); 2. Gozo dos direitos polticos; 3. A quitao com as obrigaes militares e eleitorais; 4. O nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo.; 5. A idade mnima de 18 anos; e 6. Aptido fsica e mental. 10) De acordo com o cargo podem ser exigidos outros requisitos? R Sim, as atribuies do cargo podem justificar a existncia de outros requisitos, DESDE QUE ESTABELECIDOS EM LEI. 11) Quantos por cento das vagas existentes em um concurso sero destinadas a portadores de deficincia? R vinte por cento. 12) Como ser feito o provimento do cargo pblico? R ser feito mediante ato da autoridade competente de cada poder. 13) Em que momento vai acontecer a investidura em cargo pblico? R A investidura em cargo se da com a POSSE. 14) Quais so as formas de provimento de cargo pblico? R1. Nomeao (ato de provimento originrio) 2. Promoo 3. Readaptao 4. Reverso 5. Aproveitamento 6. Reintegrao 7. Reconduo 15) Como pode ser a NOMEAO? R Pode ser em carter EFETIVO ou em COMISSO. 16) Quando a nomeao vai dar em carter efetivo? R Quando se tratar de CARGO ISOLADO DE PROVIMENTO EFETIVO ou de CARREIRA. 17) O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial NO poder assumir, mesmo interinamente outro cargo de confiana?

R- Negativo, o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio INTERINAMENTE em outro cargo de confiana observando duas condies: 1. No pode haver prejuzo das atribuies do cargo que atualmente ocupa. 2. Deve optar pela remunerao de apenas um deles enquanto perdurar a interinidade. 18) De que depende a nomeao para CARGO DE CARREIRA ou CARGO ISOLADO DE PROVIMENTO EFETIVO? R Depende da prvia habilitao em concurso pblico. 19) Como poder ser esse concurso? R 1. De prova

3. De provas e ttulos 20) Nesta ocasio o que dever ser observado? R1. A ordem de classificao 2. O prazo de validade. 21) Qual ser a validade do concurso pblico? R O concurso pblico ter validade de dois anos. Podendo ser prorrogado uma nica vez por igual perodo. 22) Onde sero fixados os prazos de validade do concurso e as suas condies de realizao? R No edital, que ser publicado no dirio oficial da Unio e em um jornal de grande circulao. 23) Poder ser aberto um novo concurso em quanto ainda no se houver expirado o prazo do concurso anterior? R Pela literalidade da lei, NO. 24) Como se dar a POSSE? R a Posse se dar pela assinatura no TERMO DE POSSE. 25) O que dever constar neste TERMO DE POSSE? R1. As atribuies 2. Os deveres 3. As responsabilidades 4. O direitos inerentes ao cargo ocupado. 26) Este TERMO DE POSSE pode ser UNILATERALEMENTE alterado por qualquer uma das partes? R - Negativo, ressalvados os casos de Oficio previstos em lei. 27) Em quanto tempo poder ocorrer a POSSE aps a PUBLICAO DO ATO DE PROVIMENTO? DE PROVIMENTO? R A POSSE ocorrer no prazo de 30 dias contados da data de publicao do ATO DE PROVIMENTO. 28) Quais so os casos em que a o Prazo para posse no vai contar a partir da data de publicao do ATO DE PROVIMENTO? R1.Quando o servidor estiver de LICENA para cuidar de pessoa da famlia 2. Quando o servidor estiver de LICENA para prestar o servio militar 3. Quando o servido estiver de LICENA para capacitao 4. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de FRIAS 5. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de TREINAMENTO ou P. GRADUAO E. SENSO 6. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de JURI ou outra situao prevista em lei. 7. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de licena para: 1. gestante, adotante ou paternidade 2. para o tratamento da prpria sade 3. por motivo de acidente em servio ou doena profissional 4. para capacitao 5. para convocao ao servio militar 8. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de DESLOCAMENTO PARA A NOVA SEDE. 9. Quando o servidor estiver em AFASTAMENTO em virtude de PARTICIPAO EM COMPETIO DESPORT. 29) Nas situaes descritas na questo anterior, o prazo para a POSSE vai contar a partir de que data?

R- Se o servidor estiver na data de publicao do ATO DE PROVIMENTO em alguma dessas situaes descritas na questo anterior o prazo comear a contar do TRMINO DO IMPEDIMENTO. 30) correto afirmar que a posse NO poder se dar por PROCURAO? R Negativo, a posse poder se dar por PROCURAO ESPECIFICA. 31) Qual a nica MODALIDADE DE PROVIMENTO de cargo em que haver a POSSE? R- A nica modalidade de provimento de cargo que admite posse o provimento por NOMEAO, as outras MODALIDADE (promoo, readaptao, reverso, aproveitamento, reintegrao e reconduo) NO VO ADMITIR POSSE. 32) Quais so as declaraes que o servidor dever apresentar no ATO DA POSSE? R1. Declarao de Bens e valores de seus patrimnios; 2. Declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. 33) O que ocorrer com o ATO DE PROVIMENTO se a POSSE no ocorrer no prazo previsto? R - O ATO DE PROVIMENTO ser tomado SEM EFEITO. 34) De acordo com o Art. 14 de que depender a posse em cargo pblico? R A posse em cargo pblico depender de PRVIA INSPEO MDICA OFICIAL. 35) Aquele que for julgado inapto fsico e mentalmente poder ser empossado? R Negativo, s poder ser empossado aquele que for julgado APTO fsico e mentalmente. 36) Para efeitos desta Lei, o que considerado como EXERCICIO DE CARGO PBLICO? R considerado exerccio de cargo pblico o EFETIVO DESEMPENHO DAS ATRIBUIES do cargo pblico. 37)O EFETIVO DESEMPENHO DAS ATRIBUIES das funes de Confiana tambm pode ser considerado EXERCCIO? R Afirmativo, tambm considerado EXERCICIO o EFETIVO DESEMPENHO DAS ATRIBUIES das funes de Confiana. 38) Qual o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio? R O prazo de 15 dias a contar da data da posse. 39)O que acontecer com o SERVIDOR se no entrar em EXERCICIO dentro do prazo estabelecido? R Ser exonerado do cargo. 40) O que acontecer com a PESSOA DESIGNADA PARA FUNO DE CONFIANA se no entrar em EXERCICIO dentro do prazo estabelecido? R Ser tomado sem efeito ato de sua designao para a funo de confiana. 41)Com que coincidir o inicio do EXERCCIO da funo de Confiana? R Coincidir com a data de publicao do ato que designou. 42) Se ne nesta ocasio o servidor estiver de licena ou afastado, da onde vai comear a contar o EXERCICIO da funo de confiana? R O inicio do exerccio da funo recair no primeiro DIA TIL aps o trmino do impedimento. 43) Esta licena no pode exceder quantos dias da data de publicao do ato que designou a funo de confiana? R No pode exceder 30 dias a partir da data de publicao. 44) Aonde ficaro registrados o incio, a suspenso, a interrupo e o reinicio do exerccio? R No assentamento individual do servidor. 45) correto afirmar que a Promoo vai interromper o Exerccio? R Negativo, a promoo no interrompe o tempo de exerccio que contado a partir da data de publicao do ato que promoveu o servidor. 46) Qual o prazo MNIMO para o servidor que foi removido/requisitado/cedido/etc contados a partir da data de publicao do ato, para que o servidor retome o efetivo desempenho das atribuies do cargo?

R 10 dias 47) E qual o prazo MXIMO, a partir da data de publicao do ato que removeu/requisitou/cedeu/etc o servidor, para que ele retome o efetivo desempenho das atribuies do cargo? R- O prazo mximo de 30 dias, incluindo neste prazo os dias necessrios para o deslocamento para a nova sede. 48) Se caso o servidor que foi removido/requisitado/cedido estiver de licena ou afastado legalmente? R O prazo mencionado acima comea a contar do trmino do impedimento. 49) Em relao aos prazos de remoo/requisio/cesso VERDADEIRO AFIRMAR que NO permitido ao servidor reclinar-se (rejeitar)? R FALSO, uma vez que facultado ao servidor o direito de reclinar-se a esses prazos. 50) Qual a durao MXIMA do trabalho semanal do servidor? R o servidor poder trabalhar no mximo 40 horas semanais. 51) O servidor deve trabalhar no MNIMO quantas horas por dia? R No mnimo 6 horas dirias. 52) O servidor deve trabalhar no MXIMO quantas horas por dia? R No mximo 8 horas dirias. 53) Em relao ao servidor que ocupar cargo em comisso ou funo de confiana (sugere-se que esta lei deixar pairar uma certa impreciso no uso das expresses cargo em comisso e funo de confiana), qual vai ser a peculiaridade? R- Este servidor se submeter a regime de DEDICAO INTEGRAL, podendo ser convocado sempre que houver interesse da administrao. 54) Se houver uma lei especial estabelecendo o carga horaria de um determinado cargo , o que acontece com os prazos citados nesta lei? R O disposto neste artigo (art. 19) no se aplica quando houver leis especiais tratando. 55) O que vai acontecer com o servidor NOMEADO para cargo de provimento efetivo ao entrar em exerccio? R- Ao entrar em exerccio o Servidor se submeter a um ESTGIO PROBATRIO. 56) Qual o tempo de durao desse ESTGIO PROBATRIO? R TRINTA E SEIS MESES de acordo com o STF em junho de 2011 (coincide com o prazo que atinge Estabilidade) 57) Quais so os fatores que devem ser observados neste Estgio? R1.ASSIDUIDADE (relacionado a frequncia/regularidades com que executa suas obrigaes) 2.DISCIPLINA 3. CAPACIDADE DE INICIATIVA (lembra empreendedorismo, papel decisrio de administrador) 4. PRODUTIVIDADE 5. RESPONSABILIDADE 58) O que vai acontecer QUATRO MESES antes do fim do ESTGIO PROBATRIO? R A AVALIAO DE DESEMPENHO do servidor ser submetida a homologao da autoridade competente. 59) Quem vai realizar essa AVALIAO DE DESEMPENHO do servidor? R Quem vai realizar essa avaliao de desempenho uma comisso constituda para esta finalidade. De acordo com o que dispuser o regulamento da respectiva carreira ou cargo. 60) O que vai acontecer com o servidor no aprovado no estgio probatrio caso esta j possua ESTABILIDADE? R ser RECONDUZIDO ao cargo anteriormente ocupado. 61) O que vai acontecer com o servido no aprovado no estgio probatrio casa esta NO possua ESTABILIDADE? R ser EXONERADO do cargo.

62) CORRETO afirmar que o servidor em estgio probatrio NO poder exercer qualquer cargo de provimento em comisso, ou funes de direo, chefia ou assessoramento? R Negativo, o servidor mesmo que ainda em estgio probatrio poder exercer cargo de provimento em comisso, assim como funes de direo, chefia e assessoramento no rgo ou entidade de lotao. 63) O servidor em estgio probatrio pode ser cedido a outro rgo/entidade para exercer qualquer cargo? R Negativo, o servidor em estgio probatrio s poder ser cedido a outro rgo para exercer os cargos de: 1. Natureza especial 2. Cargos de provimento em comisso do grupo DAS (direo/assessoramento) nvel 4 a 6. 64) Quais licenas e afastamento podem ser concedidas ao servidor em estgio probatrio? R somente sero concedidas ao servidor em estgio probatrio os seguintes afastamentos/licenas: 1. Por motivo de doena em pessoa da famlia 2. por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro 3. para o servio militar 4. para atividade poltica 5. quando estiver investido em mandato poltico 6. Afastamento para ausentar-se do pas para estudo ou misso oficial 7. Afastamento para servir em organismo internacional da qual o Brasil participe. 65) Quais so as situaes no Art. 81 em que o servidor em estgio de aplicao NO poder se afastar? R1. Para capacitao 2. Para tratar de interesse particular 3. Para desempenho de mandato classista 4. Afastamento para participar de curso de formao decorrente de aprovao em concurso para outro cargo da administrao pblica. 66) Quais so os tipos de afastamento que ficar SUSPENSO o ESTGIO PROBATRIO? R1.Por motivo de doena do cnjuge/companheiro/algum familiar 2. Licena concedida para acompanhar companheiro/cnjuge 3. Na escolha de conveno partidria quando for se candidatar 4. Para servir em organismo internacional da qual o Brasil participe 5. Para curso de formao 67) Nas situaes acima citadas, em qual momento o ESTGIO PROBATRIO vai ser retomado? R Ser retomado a partir do trmino do impedimento. 68) Quando servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo vai adquirir ESTABILIDADE? R O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo vai adquirir ESTABILIDADE no servio pblico aps completar DOIS ANOS de EFETIVO EXERCICIO. 69) Quais so os dois casos em que o servidor ESTVEL poder perder o cargo? R1. SENTENA JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO 2. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR NO QUAL LHE SEJA ASSEGURADO AMPLA DEFESA. 70) Em que consiste a READAPTAO de servidor? R a INVESTITURA de servidor em CARGOS DE ATRIBUIES e RESPONSABILIDADES COMPATVEIS com a LIMITAO que tenha sofrido sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. 71) O que acontecer se aps a inspeo mdica o servidor for julgado incapaz para o servio pblico? R O servidor ser aposentado. 72) Quando que o servidor que sofreu uma Readaptao vai exercer suas funes como excedente? R 1. O servidor exercer suas funes como excedente quando aps a verificao de um cargo compatvel com anteriormente ocupado, este no dispuser de vagas. Ficando nesta condio (de excedente) at que surja a vaga. 2. Aps a Junta mdica declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria, e no houver cargo vago quela poca. Ficando tambm na condio de excedente at que surja o cargo vago.

73) O que se entende por REVERSO? R o retorno atividade do servidor aposentado. 74) Quais as situaes em que pode se dar a REVERSO? R 1. Quando se tratar de aposentadoria por invalidez e a junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. 2. Por interesse da administrao. 75) Se a REVERSO se d por interesse da administrao quais so os requisitos que devem ser observados? R1. O aposentado tem que ter solicitado a REVERSO. 2. A aposentadoria tenha sido voluntria 3. O servidor tinha que ser estvel quando na atividade (me parece ser redundante este requisito). 4. A aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores a solicitao (O aposentado tem um prazo de cinco anos contados da data da aposentadoria para pedir sua REVERSO) 5. Tem que haver cargo vago 76) O servidor que sofreu o processo de reverso vai ocupar qual cargo aps a reverso? R o mesmo que anteriormente ocupava ou, caso no exista mais o cargo, ocupar o cargo que se originou da transformao do que ocupava. 77) VERDADEIRO afirmar que o tempo que o servidor estiver em exerccio NO ser contado para concesso da aposentadoria? R Negativo, o tempo que o servidor estiver em exerccio ser contado para concesso de aposentadoria. 78) O que vai acontecer com o proventos da aposentadoria, no caso do servidor que retomar as atividades POR INTERESSE DA ADMINISTRAO? R Seus proventos vo ser substitudos pela remunerao do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que recebia anteriormente a se aposentar. 79) Em que situao vai ser recalculado os proventos do servidor que sofreu Reverso por interesse da administrao? R O servidor s vai ter calculado seus proventos de acordo com as regras atuais caso volte a exercer suas funes por pelo menos 5 anos. 80) Quem regulamentar o disposto no Art. 25 (REVERSO)? R O poder executivo (acredito que atravs de decreto presidencial) 81) Qual a idade mxima para se conseguir REVERSO? R No poder reverter o aposentado que j TIVER COMPLETADO 70 anos de idade. 82) O que REINTEGRAO? R a REINVESTIDURA do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo de que se resultou a sua transformao quando invalidada sua demisso por deciso administrativa ou judicial com o ressarcimento de todas as vantagens. 83) Se aps a demisso ilegal o cargo estiver sido extinto, o que acontecer com o servidor reintegrado? R Ficar em disponibilidade at que seja aproveitado. 84) O que vai acontecer o com o EVENTUAL OCUPANTE do cargo do servidor que foi reintegrado? R Ele ser RECONDUZIDO ao seu cargo anterior ou ento colocado em DISPONIBILIDADE. 85) VERDADEIRO afirmar que o EVENTUAL OCUPANTE do cargo ter direito a indenizao ou ento ser aproveitado em outro cargo (do mesmo nvel)? R- Negativo, o eventual ocupante do cargo no ter direito a indenizao ou aproveitamento em cargo de mesmo nvel. 86) De que se trata o instituto da RECONDUO? R retorno do SERVIDOR ESTVEL ao cargo anteriormente ocupado. 87) Quais as duas situaes que vo ensejar a RECONDUO?

R-

1. Inabilitao de Estgio Probatrio relativo ao outro cargo. 2. Reintegrao do anterior ocupante.

88) O que vai acontecer se o cargo de origem do Servidor RECONDUZIDO j estiver provido? R o servidor ser aproveitado em outro. (ficara em disponibilidade at surgir outro cargo) 89) Como se far o retorno do Servidor que se encontra em disponibilidade? R Far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo que tenha compatibilidade com o original no que diz respeito a: 1. Atribuies 2. Vencimentos 90) No caso de extino do cargo em virtude da extino/redistribuio do rgo, o que acontecer com os Servidores estveis? R Ficaro sob responsabilidade do rgo central do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Pblica Federal SIPEC at o seu adequado aproveitamento em outro rgos ou entidade. 91) O que vai acontecer se o servidor aproveitado no entrar em exerccio no prazo legal? R Ser tornado sem efeito o aproveitamento e CASSADA sua DISPONIBILIDADE, salvo comprovada doena. 92) De que decorrer a VACNCIA do cargo pblico? 1. EXONERAO (ME PARECE NO TER CUNHO PUNITIVO) 2. DEMISSO 3. PROMOO 4. READPTAO 5. APOSENTADORIA 6. POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULVEL 7. FALECIMENTO 93) Como pode se dar a EXONERAO de cargo efetivo? R1. A PEDIDO DO SERVIDOR 2. DE OFICIO 94) Quais so as situaes em que a EXONERAO vai se dar por Oficio ? 1. Quando No satisfeitas as condies do Estgio Probatrio 2. Quando tendo tomado posse, o servidor no tenha entrado em exerccio no prazo estabelecido. 95) Como vai se dar a EXONERAO do Servidor ocupante de CARGO EM COMISSO ou a DISPENSA DA FUNO DE CONFIANA? R A EXONERAO DE CARGO EM COMISSO ou a DISPENSA DA FUNO DE CONFIANA VAI SE DAR: 1. A juzo da autoridade competente 2. A pedido do prprio servidor 96) O que remoo? R o deslocamento do servidor, a pedido ou de oficio, dentro do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. 97) Como pode ser a remoo? R 1. De oficio 2. A pedido do servidor 98) Como vai se dar a remoo por oficio? R Vai se dar por interesse da administrao. 99) Como vai se dar a remoo a pedido do servidor? R1. A critrio da administrao (se a administrao possuir algum interesse: existe uma vaga em um local e o servidor cogita a possibilidade de ser removido para esse local, onde existe essa vaga) 2. Para outra localidade independentemente do interesse da administrao (no existe a vaga no local)

100) Quais as situaes que vo ensejar o pedido de remoo para outra localidade independentemente do interesse da administrao? R1. Para acompanhar cnjuge, tambm servidor pblico, civil ou militar, no mbito da Unio, Estados/DF ou Municpios desde que estes tenham sido movimento por interesse da Administrao. 2. Por motivo de sade do servidor, ou algum da famlia mediante avaliao de junta mdica. 3. Quando em um processo de seleo o numero de vagas for menor que o de interessados (ao meu ver neste caso o servidor poder pedir sua remoo para concorrer a uma vaga em uma localidade cujo concorrncia no esta muito alta). 101) O que REDISTRIBUIO? R o deslocamento de cargo de provimento efetivo ocupado ou vago no mbito do quadro geral do pessoal para outro rgo ou entidade do mesmo poder com prvia apreciao do rgo central do SIPEC.

You might also like