You are on page 1of 8

Educao Ambiental

Chuva cida

Nomes: Clara Lua Prado Cabral & Hiromi Kai 1 A EM Nos: 09 & 24

Nina

Professora: Jamile Neme Disciplina: Qumica

O que Chuva cida toda a precipitao que possua um valor de pH inferior a 4,5(sendo que abaixo de 7 o pH considerado cido), e considerada um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenmeno muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluio atmosfrica decorrente da liberao de xidos de nitrognio (NO, NO2, N2O5), dixido de carbono (CO2) e do dixido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvo mineral e de outros combustveis de origem fssil que acabam reagindo com o vapor dgua que se encontra na atmosfera. As chuvas "normais" tambm so cidas, mas so pouco cidas, pois apresentam um valor de pH prximo de 5,6. Essa acidez natural causada pela dissociao do dixido de carbono em gua, formando um cido fraco, conhecido como cido carbnico, de acordo com a reao qumica que se apresenta abaixo:

CO2 (g) + H2O (l) H2CO3


Esse dixido de carbono citado aquele que se encontra naturalmente na atmosfera devido decomposio dos seres vivos (tendo em mente que todo o ser vivo tem carbono em sua composio). Causas Os contribuintes naturais para a produo dos gases, que provocam as chuvas cidas, so as emisses de gases dos vulces em erupo/ativos e de alguns processos biolgicos que ocorrem nos solos, pntanos e oceanos como a putrefao e a decomposio. A principal causa das chuvas cidas a ao dos humanos, pois as principais fontes desses gases (NO, NO2, N2O5, CO2, SO2), que causam a chuva cida, so as indstrias, as centrais termoeltricas e os veculos de transporte. A precipitao cida ocorre quando a concentrao de dixido de enxofre (SO 2) e xidos de nitrognio (NO, NO2, N2O5) suficiente para reagir com as gotas de gua suspensas no ar (as nuvens). Tipicamente, a chuva cida possui um pH por volta de 4,5, podendo transformar a superfcie do mrmore em gesso. A chuva cida industrial um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rssia e em reas sob a influncia de correntes de ar provenientes desses pases. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvo com enxofre na sua composio, utilizado para gerar calor e eletricidade.

Como se formam Os dois principais compostos que esto na origem deste problema ambiental do origem a processos diferentes de formao de cidos: Enxofre O enxofre uma impureza frequente nos combustveis fsseis, principalmente no carvo mineral e no petrleo, que ao serem queimados tambm promovem a combusto desse composto, de acordo com as seguintes reaes qumicas:

S (s) + O2 (g) SO2 (g)

ou

2SO2 (g) + O2 (g) 2SO3 (g)

O enxofre e os xidos de enxofre podem tambm ser lanados na atmosfera pelos vulces e por outras formas de combusto Os xidos cidos formados reagem com a gua para formar cido sulfrico (H2SO4) ou cido sulfuroso (H2SO3), de acordo com a equao:

SO2 (g) + H2O (l) H2SO3 ou SO3 (g) + H2O (l) H2SO4
Nitrognio O nitrognio (N2) um gs abundante na composio da atmosfera e muito pouco reativo. Para reagir com o oxignio do ar precisa de grande quantidade de energia, como a que se liberta numa descarga eltrica(raio) ou no funcionamento de um motor de combusto. Estes motores so atualmente os maiores responsveis pela reao do nitrognio com o oxignio. Os xidos, ao reagir com gua, formam cido nitroso (HNO2) e cido ntrico (HNO3), de acordo com as seguintes reaes qumicas: Na cmara de combusto dos motores, ocorre a seguinte reao qumica:

N2 (g) + O2 (g) 2NO (g)


O monxido de nitrognio (NO) formado, na presena do oxignio do ar, produz dixido de nitrognio:

2NO (g) + O2 (g) 2 NO2 (g)


Por sua vez, o dixido de nitrognio formado, na presena da gua (proveniente da chuva), forma cidos de acordo com a equao:

2NO2 (g) + H2O (l) HNO3 (aq) + HNO2 (aq)

Consequncias Prejuzo histrico Como as gotas cidas destroem objetos de calcrio, mrmore e cobre, alguns monumentos sofrem forte corroso. A acidez to poderosa que rompe at mesmo as camadas de resina que protegem as pinturas dos carros, fazendo a carroceria enferrujar. Plantas queimadas Em contato com a vegetao das florestas, as gotas cidas queimam as folhas das plantas, produzindo manchas amareladas e pequenos buracos. Com isso, reduz-se a capacidade da rvore de obter energia por meio da fotossntese. As plantas passam a crescer mais lentamente e raramente atingem seu tamanho normal. Terra Assada No solo, a chuva cida dissolve os principais nutrientes das plantas e carrega-os na enxurrada. Pior: a acidez das gotas libera alumnio e cdmio, compostos txicos para plantas e animais do local. Ameaa a sade Para o homem, ficar molhado em uma tempestade cida ou nadar em um lago cido pode deixar a pele bem ressecada, mas no oferece maiores riscos. O problema so os poluentes que originam o fenmeno: se inalados por muito tempo, eles causam nusea, dor de cabea e doenas respiratrias graves. gua contaminada Os lagos cidos chegam a ter acidez superior do vinagre, afetando toda a vida aqutica. Os mais atingidos so os peixes: espcies sensveis, como a truta, desaparecem rpido. No nordeste dos Estados Unidos, existem lagos cidos sem um nico peixe. Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/ Anotaes do laboratrio

Noticias

27 de agosto, 2006 - 11h43 GMT (08h43 Braslia) Chuva cida atinge um tero da China, diz relatrio. Um relatrio oficial da China, divulgado neste domingo, mostra que um tero do pas est sofrendo com a chuva cida, fenmeno provocado pela alta presena de dixido de enxofre no ar. Segundo o documento, preparado para uma comisso parlamentar, os nveis de poluio aumentaram e a qualidade do ar se deteriorou. O relatrio indica que foram emitidos 25,5 milhes de toneladas de dixido de enxofre no ano passado, a maior parte vinda de fbricas que utilizam carvo como combustvel. O nmero representa um aumento de 27% em relao s emisses de 2000, alm de serem o dobro do limite considerado seguro. O documento aponta que, em alguns casos, as chuvas chegam a ser 100% cidas. 'Preocupante' Segundo a agncia estatal chinesa Xinhua, Sheng Huaren, membro da comisso, disse que o fenmeno est ameaando o solo e a segurana alimentar. " particularmente preocupante que a maioria dos governos regionais tenham como base de seu crescimento econmico indstrias que consomem energia, desrespeitando a capacidade do meio ambiente de sustentar a expanso industrial", afirmou Sheng. Em julho, o governo chins anunciou que pretende investir cerca de US$ 175 bilhes em proteo ambiental nos prximos cinco anos. A verba - equivalente a 1,5% da produo econmica anual da China - ser usada para melhorar a qualidade da gua e para diminuir a poluio do ar e do solo, alm de tentar prevenir as eroses. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/08/060827_chinachuvaacidam l.shtml

EUA: chuva de cido ntrico destri esttuas e mata animais 22 de junho de 2010 08h24 A chuva cida, que matou rvores e peixes e dissolveu parte de esttuas em Washington nos anos 70 e 80, voltou a preocupar a capital americana. Contudo, desta vez, ao invs de cido sulfrico, ela composta de outra poderosa substncia, o cido ntrico. As informaes so da Scientific American. Segundo a reportagem, enquanto no passado o problema em Washington foi resultante das emisses de enxofre de usinas de energia, agora as emisses de nitrognio que esto criando a chuva cida. "Ambos so cidos fortes e ambos podem criar srios problemas para o ambiente", diz William Schlesinger, presidente do Instituto Cary de Estudos de Ecossistemas. A chuva cida pode dissolver cimento e calcrio, assim como acabar com nutrientes fundamentais do solo, o que prejudica as plantas. Ela ainda pode liberar minerais txicos da terra que chegam at riachos e matam peixes. A partir de 1990, o pas fechou o cerco contra as emisses de enxofre e de nitrognio das usinas. Contudo, nas reas onde houve queda de 70% de dixido de enxofre de 1990 a 2008, as emisses de dixido de nitrognio (NO2) caram muito menos - diminuio de cerca de 35% - no mesmo perodo. Schlesinger e outros cientistas tm alertado para o problema no pas. Em 8 de junho, a Agncia de Proteo do Ambiente (EPA, na sigla em ingls) realizou uma teleconferncia para discutir o problema do nitrognio, inclusive a chuva cida. Contudo, um relatrio final ainda no foi emitido. A maior parte da chuva de cido ntrico derivada de termoeltricas que queimam carvo, de emisses de veculos e de fertilizantes. O uso excessivo destes, inclusive, criou "zonas mortas" em Columbia e no rio Mississipi. Apesar disto, as emisses atmosfricas de fertilizantes continuaram praticamente sem restries.

Chuva cida pode destruir vegetao no Acre 18 / 08 / 2005 CLIPPING Ferro, alumnio, agrotxico, esgoto e fumaa. Estes so alguns dos elementos que sero despejados em todo o Estado com as primeiras chuvas ps-estiagens previstas para ocorrer daqui a dez dias. O fenmeno, conhecido como chuva cida, tem efeito corrosivo e capaz de destruir vegetaes, atacar estruturas metlicas, monumentos e edificaes, alm de causar diversos danos sade do ser humano. Portanto, especialistas orientam populao a evitar a exposio nas primeiras chuvas que ocorrerem aps esse perodo escasso. Do contrrio, uma srie de consequncias, como gripe, infeces e outras deficincias no organismo, podero deixar a vtima seriamente debilitada. Todos esses efeitos incidem em funo da evaporao de nutrientes que esto na terra, como o ferro e o alumnio, altamente corrosivos quando entram em contato com outras substncias, como o esgoto, a fumaa e o agrotxico, tambm evaporados pela atmosfera. Segundo o gegrafo Claudemir Mesquita, esse efeito ainda maior quando se passa muitos dias sem chuva em uma determinada localidade. A sobrecarga desses elementos chega a ser mais elevada numa situao como essa e, como no sabemos o que est por vir, melhor que as pessoas tomem certos cuidados com as primeiras chuvas, destacou. O gegrafo ressaltou que por enquanto impossvel fazer a medio em percentual da acidez das chuvas no Acre por falta de um equipamento apropriado. Da o motivo do alerta, explica ele. Em contrapartida, ele disse que alguns efeitos servem como termmetro da medio. Quem sente as primeiras seqelas da chuva cida so as estruturas metlicas. Elas entram em estado de oxidao e em pouco tempo ficam totalmente desgastadas, disse. Mesquita prev ainda que toda a plantao de hortalias expostas na primeira chuva que ocorrer sero destrudas de imediato. um impacto muito grande e as hortalias no esto adaptadas a ele. A floresta, por exemplo, sofre alguns danos, mas no totalmente destruda. J as hortalias no resistem s guas da chuva cida.

Os maiores efeitos do fenmeno Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus j esto seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda esto destrudas pela acidez da chuva. Na costa do Atlntico Norte, a gua do mar est entre 10% e 30% mais cida que nos ltimos vinte anos. Nos EUA, as usinas termoeltricas so responsveis por quase 65% do dixido de enxofre lanado na atmosfera. O solo dos Montes Apalaches tambm est alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das reas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regies onde no h esse tipo de poluio. (Renata Brasileiro/Pgina 20/AC) Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2005/08/18/20495-chuva-acida-podedestruir-vegetacao-no-acre.html

You might also like