You are on page 1of 31

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO M4 D2 DISCIPLINA: PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO I

PARTE III - AULA 44 PROFESSOR AUTOR: PROF. PAULO VON KRUGER PROFESSOR TELEPRESENCIAL: PROF. PAULO VON KRUGER COORDENADOR DE CONTEDO: ENG. JOSEVAN URSINE FUDOLI DIRETORA PEDAGGICA: MARIA UMBELINA CAIAFA SALGADO

26 DE JUNHO DE 2012

EMENTA DA PARTE III - AULA 44 - PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO I

Projeto de preveno e proteo contra incndio e pnico: principais parmetros.. Dinmica do fogo. Carga de incndio. Curva temperatura-tempo para um incndio natural. Normas e instrues tcnicas. Roteiro para elaborao de projeto. Conceitos bsicos de proteo contra incndio. Preveno de incndio. Objetivos de preveno de incndio. Sadas de emergncia . Escadas de segurana. Sistema de iluminao de emergncia. Sinalizao de emergncia. Meios de aviso e alerta. Sistemas de proteo contra incndio. Sistema de chuveiros automticos. Extintores de incndio. Sistema de hidrante. Brigada de incndio.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM Aps a realizao da parte III da Disciplina Proteo Contra Incndio e Exploso I , esperamos que voc seja capaz de:

1. Reconhecer o roteiro para elaborao de projeto de sistema de incndio. 2. Descrever as normas e instrues tcnicas. 3. Identificar os componentes do tetraedro do fogo. 4. Estabelecer os planos de preveno contra incndio. 5. Caracterizar os sistemas de proteo contra incndio.

CALENDRIO DA DISCIPLINA: PROTEO CONTRA INCNDIO E EXPLOSO I

2012

Guia de Estudo

Textos Complementares de Leitura Obrigatria

No Lista Data Data final Exerccios Postagem Resposta

Incndio no Edifcio Joelma 1974. SP


12/6 42

http://www.bombeirosemergencia.com.br/incendioj oelma.html
Introduo teoria do fogo. Fundacentro. Acesso pelo site: http://www.fundacentro.gov.br/dominios/ctn/anexos/ cdNr10/Manuais/M%C3%B3dulo02/8_Manual%20 de%20Prote%C3%A7%C3%A3o%20e%20Combat e%20a%20Inc%C3%AAndios.pdf

42

13/6

26/06/2012

19/06

43

43

23/06

07/07/2012

Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes: uma proposta


26/06 44

Dr. Paulo Gustavo von Kruger material anexo ao Guia de Estudo 44

44

26/06

09/07/2012

03/07

45 Prova do Mdulo 4: 28 de agosto de 2012

45

03/07

16/07/2012

SUMRIO DA PARTE III DA DISCIPLINA


CONTEDO PROGRAMTICO DA AULA 44

1. Introduo ................................................................................................. 05 1.1. Dinmica do fogo 1.2. Carga de incndio 1.3. Curva temperatura-tempo para um incndio natural 2. Normas e instrues tcnicas ............................................................. 3. Roteiro para elaborao de projeto ....................................................
08 09

4. Conceitos bsicos de proteo contra incndio .............................. 11 4.1. Preveno de incndio 4.2. Objetivos de preveno de incndio 5. Sadas de emergncia ............................................................................... 5.1. Escadas de segurana 6. Sistema de iluminao de emergncia ............................................... 16 7. Sinalizao de emergncia .................................................................. 8. Meios de aviso e alerta ........................................................................... 9. Sistemas de proteo contra incndio ............................................ 9.1. Sistema de chuveiros automticos 9.2. Extintores de incndio 9.3. Sistema de hidrantes 10. Brigada de incndio ............................................................................
21 17 18 19 13

AULA 44 PROJETO DE PREVENO E PROTEO CONTRA INCNDIO E PNICO: PRINCIPAIS PARMETROS


1. INTRODUO Para o melhor entendimento do conceito de preveno e proteo contra incndio e pnico, faz-se necessrio compreender a dinmica do fogo, os conceitos bsicos de fogo e incndio, o que os caracteriza e quais as consideraes inerentes a estes conceitos. 1.1. Dinmica do fogo Segundo a NBR 13.860, o fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e luz e incndio o fogo fora de controle. Para que haja fogo, h necessidade da presena de trs elementos simultaneamente (combustvel, comburente e uma fonte de calor), conforme mostra a figura 1 abaixo. Para que haja a propagao do fogo, dever ocorrer transferncia de calor entre as molculas do material combustvel, que entram em combusto sucessivamente, que traduzida pelo tetraedro do fogo (Figura 2), onde uma de suas faces representa a reao em cadeia (ANTUNES, 2011).

COMBUSTVEL

COMBURENTE

CALOR

Figura 1 Elementos de fogo

Figura 2 Tetraedro de fogo

Para a melhor compreenso do tetraedro de fogo, sero aqui conceituados os elementos que os compem. Assim, tem-se que: Combustvel: qualquer substncia capaz de produzir calor por meio de uma reao qumica de combusto; Comburente: uma substncia que alimenta a reao qumica da combusto (oxignio presente no ar, que o mais comum e abundante); Calor: a energia trmica transferida de um corpo para o outro em funo da diferena de temperatura; Reao em cadeia: a sequncia dos trs eventos anteriormente relacionados, que resulta na prpria combusto (ANTUNES, 2011).

Finalmente, o conceito de combusto, que uma reao qumica exotrmica entre o combustvel e o comburente, liberando calor e luz. Durante a reao de combusto so formados diversos produtos resultantes da combinao dos tomos dos reagentes.

Assim, o calor gerado no processo de combusto de um incndio pode se propagar de trs maneiras: Conduo: propagao de incndio de uma edificao contgua outra, decorrente do contato direto de chamas pela fachada ou cobertura (em colapso); Conveco: decorrente de gases quentes emitidos pelas aberturas existentes na fachada ou pela cobertura da edificao incendiada, que atingem a fachada da outra edificao adjacente; Radiao trmica: aquela emitida de uma edificao para outra adjacente, que se propaga por radiao atravs de aberturas existentes na fachada (composta de material combustvel) ou desta para a cobertura (em colapso). Segundo Souza (2007) apud Antunes (2011), um incndio em uma edificao propicia os seguintes perigos sade e vida de seus ocupantes: Fumaa: reduz a visibilidade, prejudicando a orientao para o escape (vapores, gases e fuligem); afeta a sade e o comportamento das pessoas (dixido de carbono, monxido de carbono, cido ciandrico e reduo do oxignio); Calor: estresse trmico ou queimaduras, devido sua maior intensidade. 1.2. Carga de incndio De acordo com a NBR 14.432:2001, carga de incndio a soma das energias calorficas que poderiam ser liberadas pela combusto completa de todos os materiais combustveis em um espao, inclusive os revestimentos das paredes divisrias, pisos e tetos. 1.3. Curva temperatura x tempo para um incndio natural A Figura 3 apresenta a evoluo de um incndio em um compartimento, demonstrando a relao entre a temperatura dos gases e o tempo desde o incio da ignio.

Figura 3 Evoluo de um incndio em um compartimento Segundo Pignatta e Silva (1997), a curva da Figura 3 apresenta uma regio inicial (pr-flashover) com baixas temperaturas, em que o incndio considerado de pequenas propores. Quando a superfcie de toda a carga combustvel presente no ambiente entra em ignio, o incndio torna-se de grandes propores, tomando todo o compartimento. Neste instante, ocorre o aumento brusco de inclinao da curva, que conhecida como flashover, onde a temperatura dos gases eleva-se rapidamente at o material combustvel extinguir-se, a partir do que h a reduo gradativa da temperatura dos gases (PIGNATTA e SILVA, 1997). Segundo Claret (2009) apud Antunes (2011), h pouco risco de sinistros de consequncias graves para a estrutura da edificao na fase de incio da ignio. Entretanto, h considervel risco de morte dos ocupantes e elevado risco de perda de bens materiais. Na fase de pr-flashover, h a formao de uma quantidade significativa de fumaa e, consequentemente, a reduo da visibilidade. A atmosfera circundante passa a conter produtos tpicos da combusto, tais como o dixido de carbono, monxido de carbono, fuligem e vapores, formando um colcho de gases sob o teto do compartimento (CLARET, 2009, apud ANTUNES, 2011). Com o aumento da temperatura, ocorre o flashover, que a inflamao generalizada, decorrente da entrada sbita de ar no ambiente (quebra de vidros das janelas ou abertura de portas externas para o combate ao incndio). O ponto (ou faixa) de flashover ocorre, em geral, 3 a 20 minutos aps o incio da ignio, e demarca a transio entre um incndio localizado e um incndio generalizado. Nesta fase, denominada ps-flashover, a inflamao generalizada no compartimento e adjacncias ocorre pela ignio espontnea do restante de seu contedo (CLARET, 2009, apud ANTUNES, 2011).

O incndio localizado pode ser combatido por brigadistas treinados. Entretanto, na fase de inflamao generalizada, apenas o Corpo de Bombeiros pode combater o incndio (CLARET, 2009, apud ANTUNES, 2011). A possibilidade de um foco de incndio extinguir ou evoluir para um grande incndio depende basicamente dos seguintes fatores: quantidade, volume e espaamento dos materiais combustveis no local; tamanho e situao das fontes de combusto; rea e locao das janelas; velocidade e direo do vento; a forma e dimenso do local.

2. NORMAS E INSTRUES TCNICAS A seguir sero enumeradas, a ttulo de apresentao, as Normas Tcnicas da ABNT e as Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, referentes proteo e combate a incndio e pnico. Normas Tcnicas da ABNT NBR 10897 - Proteo contra Incndio por Chuveiro Automtico; NBR 10898 - Sistemas de Iluminao de Emergncia; NBR 11742 - Porta Corta-fogo para Sada de Emergncia; NBR 12615 - Sistema de Combate a Incndio por Espuma. NBR 12692 - Inspeo, Manuteno e Recarga em Extintores de Incndio; NBR 12693 - Sistemas de Proteo por Extintores de Incndio; NBR 13434: Sinalizao de Segurana contra Incndio e Pnico - Formas, Dimenses e Cores; NBR 13435: Sinalizao de Segurana contra Incndio e Pnico; NBR 13437: Smbolos Grficos para Sinalizao contra Incndio e Pnico; NBR 13523 - Instalaes Prediais de Gs Liquefeito de Petrleo; NBR 13714: Instalaes Hidrulicas contra Incndio, sob comando, por Hidrantes e Mangotinhos; NBR 13932- Instalaes Internas de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) - Projeto e Execuo; NBR 14039 - Instalaes Eltricas de Alta Tenso NBR 14276: Programa de brigada de incndio; NBR 14349: Unio para mangueira de incndio - Requisitos e mtodos de ensaio

NBR 5410 - Sistema Eltrico. NBR 5419 - Proteo Contra Descargas Eltricas Atmosfricas; NBR 5419 - Sistema de Proteo Contra Descangas Atmosfricas (Pra-raios.) NBR 9077 - Sadas de Emergncia em Edificaes; NBR 9441 - Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio; NR 23, da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho: Proteo Contra Incndio para Locais de Trabalho; Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais IT01 Procedimentos administrativos; IT02 Terminologia; IT03 Smbolos grficos; IT04 Acesso de viaturas; IT05 Separao entre edificaes IT08 Sadas de emergncia; IT09 Carga de incndio; IT13 Iluminao de emergncia; IT15 Sinalizao de emergncia; IT16 Sistema de proteo por extintores de incndio; IT17 Sistema de hidrantes e mangotinhos para combate a incndios; IT33 Eventos temporrios; IT34 Credenciamento. 3. ROTEIRO PARA ELABORAO DE PROJETO A orientao abaixo serve de roteiro para a elaborao de um projeto de proteo e preveno contra incndio e pnico: Conferir projeto arquitetnico; Levantar dados sobre edificao e proprietrio; Fazer o estudo inicial sobre projeto; Verificar escala do projeto;

Verificar rea a ser aprovada; Verificar altura da edificao; Verificar se a escada est correta (se houver); Classificar a edificao quanto ocupao; Classificar a edificao quanto altura; Verificar qual a carga de incndio para a edificao; Classificar a edificao quanto sua carga de incndio Identificar quais as medidas de segurana previstas para a edificao em questo. Verificar: acesso de viatura at a edificao; separao entre edificaes (isolamento de risco); segurana estrutural nas edificaes; compartimentao horizontal; compartimentao vertical; controle de materiais de acabamento; sadas de emergncia; elevador de segurana; controle de fumaa; gerenciamento de risco de incndio e pnico; brigada de incndio; iluminao de emergncia; deteco de incndio; alarme de incndio; sinalizao de emergncia; extintores; hidrante ou mangotinhos; chuveiros automticos;

10

resfriamento; espuma; sistema fixo de gases limpos e dixido de carbono - CO2; sistema de proteo contra descargas atmosfricas - SPDA; plano de interveno contra incndio e pnico e outras especificadas em Instruo Tcnica; aplicar os parmetros previstos em cada Instruo Tcnica para cada medida de segurana prevista.

O Anexo C da Circular n 06/2011 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais apresenta uma cartilha com orientaes para a instalao das medidas de segurana contra incndio em edificaes, mediante Procedimento Simplificado. Neste mesmo documento, explica-se que o Procedimento Simplificado (PS) foi institudo pelo Decreto Estadual (MG) 44.746/2008, com o objetivo de proporcionar maior agilidade nos procedimentos para regularizao de edificaes junto ao Corpo de Bombeiros Militar. O documento ainda afirma que: Com a delimitao para aplicao do Procedimento Simplificado, nas edificaes com at 200 m, classificadas nos grupos A, B, C, D e diviso F8, que no se enquadrem nos requisitos para Projeto Tcnico, procurou-se estabelecer procedimentos mais simples para aquelas edificaes que apresentam meno r risco potencial. Os grupos a que o texto se refere esto listados na Tabela 1 do mencionado Decreto n 44.746/2008.

4. CONCEITOS BSICOS DE PROTEO CONTRA INCNDIO


A Norma Regulamentadora 23 (NR 23 - Proteo Contra Incndios), em suas disposies gerais constantes no item 23.1.1, dispe que: O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informaes sobre: a) utilizao dos equipamentos de combate ao incndio; b) procedimentos para evacuao dos locais de trabalho com segurana; c) dispositivos de alarme existentes. 4.1. Preveno de incndio Um dos tpicos abordados na avaliao e planejamento da proteo de uma coletividade a preveno de incndio.

11

O termo "preveno de incndio" expressa tanto a educao pblica como as medidas de proteo contra incndio em um edifcio. A implantao da preveno de incndio se faz por meio de atividades que visam a evitar o surgimento do sinistro, possibilitar sua extino e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. As atividades relacionadas com a educao consistem no preparo da populao, por meio da difuso de ideias que divulgam as medidas de segurana, para prevenir o surgimento de incndios nas ocupaes. Buscam, ainda, ensinar os procedimentos a serem adotados pelas pessoas diante de um incndio, os cuidados a serem observados com a manipulao de produtos perigosos e tambm os perigos das prticas que geram riscos de incndio. A proteo contra incndio definida como medidas tomadas para a deteco e controle do crescimento do incndio e sua consequente conteno ou extino. Essas medidas dividem-se em: medidas ativas de proteo que abrangem a deteco, alarme e extino do fogo (automtica e/ou manual); e medidas passivas que abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentao e proteo da estrutura do edifcio. 4.2. Objetivos da preveno de incndio Os objetivos da Preveno so: a garantia da segurana vida das pessoas que se encontrarem no interior de um edifcio, quando da ocorrncia de um incndio; a preveno da conflagrao e propagao do incndio, envolvendo todo o edifcio; a proteo do contedo e a estrutura do edifcio; minimizar os danos materiais de um incndio. Esses objetivos so alcanados pelo: controle da natureza e da quantidade de materiais combustveis constituintes e contidos no edifcio; dimensionamento da compartimentao interna, do distanciamento entre edifcios e da resistncia ao fogo dos elementos de compartimentao; dimensionamento da proteo e de resistncia ao fogo da estrutura do edifcio; dimensionamento de sistemas de deteco e alarme de incndio e/ou de sistemas de chuveiros automticos de extino de incndio e/ou equipamentos manuais para combate; dimensionamento das rotas de escape e dos dispositivos para controle do movimento da fumaa. controle das fontes de ignio e riscos de incndio; acesso para os equipamentos de combate a incndio;

12

treinamento de pessoal habilitado a combater um princpio de incndio e coordenar o abandono seguro da populao de um edifcio; gerenciamento e manuteno dos sistemas de proteo contra incndio instalado; controle dos danos ao meio ambiente decorrente de um incndio.

5. SADA DE EMERGNCIA
O Decreto N 44.746 de 29 de fevereiro de 2008, do Estado de Minas Gerais, em seu texto, define sada de emergncia como: caminho contnuo, devidamente protegido e sinalizado, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balces, vestbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de sada ou combinaes destes, a ser percorrido pelos usurios em caso de um incndio e pnico, que conduzam os usurios de qualquer ponto da edificao at atingir a via pblica ou espao aberto, protegido do incndio ou pnico, em comunicao com o logradouro. As sadas de emergncia sevem tanto para salvaguardar a vida humana, dotando as edificaes de meios adequados de fuga, bem como possibilitam o acesso da brigada de incndio ou do Corpo de Bombeiros a fim de efetuar aes de salvamento ou combate (IT-02 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais). Para isto, as rotas de fuga devem atender a algumas condies bsicas tais como: - o nmero de sadas em funo da altura, dimenses em planta e caractersticas construtivas; - a distncia mxima a percorrer, que consiste no caminhamento entre o ponto mais distante de um pavimento at o acesso a uma sada neste mesmo pavimento (varia conforme o tipo de ocupao, as caractersticas construtivas do edifcio e a existncia de chuveiros automticos como proteo); - o nmero previsto de pessoas que devero usar as escadas e rotas de fuga horizontais baseado na lotao da edificao, calculada em funo das reas dos pavimentos e do tipo de ocupao (IT-08 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais); - larguras mnimas das escadas de segurana e outras rotas. Nota: todas estas informaes so encontradas na NBR 9077 e IT-08 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. 5.1. ESCADAS DE SEGURANA As escadas devem ser constitudas com material incombustvel, resistente ao fogo em seus elementos estruturais, ser dotado de guarda-corpo e corrimo (Figura 4), atender a todos os pavimentos, acima e abaixo da descarga, mas terminando obrigatoriamente no piso de descarga (Figura 5) e ter piso antiderrapante.

13

Figura 4 - Guarda-corpo e corrimo (NBR 9077)

Figura 5 Descarga (IT-08) Alm disso, os degraus devem atender s seguintes dimenses: ter altura do espelho entre 16 e 18 cm, com toler6ancia de 0,5 cm; ter largura dimensionada conforme frmula de Blondel (63 cm (2h + b) 64 cm): ter bocel de 1,5 cm ou balano de quina (Figura 6); todos os degraus devero ter as mesmas dimenses em todos os lanos; patamar no mnimo igual largura da escada.

14

Figura 6 Bocel, espelho e piso (IT-08) Existem, basicamente, cinco tipos de escadas: escada comum ou no enclausurada (NE); escada enclausurada protegida (EP); escada enclausurada prova de fumaa (PF); escada prova de fumaa pressurizada (PFP): escada aberta externa (AE).

Na NBR 9097 so listadas as escadas EP e PF, enquanto a IT-08 acrescenta as escadas do tipo NE, PFP e AE. No foram aqui listadas as escadas denominadas no destinadas a sadas de emergncia, escadas com lanos curvos e escadas com lano s mistos. As Figuras 7 e 8 apresentam as escadas do tipo EP e PF.

Figura 7 Escada EP (IT-08)

15

FIGURA 8 Escada PF (IT-08) A escolha do tipo de escada a ser adotada dever seguir as condies anteriormente citadas, devendo consultar as tabelas constantes no ANEXO da IT-08.

6. SISTEMA DE ILUMINAO DE EMERGNCIA


Segundo a Instruo Tcnica n 08 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, o sistema de emergncia consiste em um conjunto de componentes e equipamentos que, em funcionamento, propicia a iluminao suficiente e adequada para: permitir a sada fcil e segura do pblico para o exterior, no caso de interrupo de alimentao normal; garantir tambm a execuo das manobras de interesse da segurana e interveno de socorro. A iluminao de emergncia para fins de segurana contra incndio pode ser de dois tipos: a) de balizamento; b) de aclaramento. A iluminao de balizamento aquela associada sinalizao de indicao de rotas de fuga, com a funo de orientar a direo e o sentido que as pessoas devem seguir em caso de emergncia. A iluminao de aclaramento se destina a iluminar as rotas de fuga de tal forma que os ocupantes no tenham dificuldade de transitar por elas. A iluminao de emergncia se destina a substituir a iluminao artificial normal que pode falhar em caso de incndio; por isso deve ser alimentada por baterias ou por

16

moto-geradores de acionamento automtico e imediato; a partir da falha do sistema de alimentao normal de energia. Dois mtodos de iluminao de emergncia so possveis: iluminao permanente, quando as instalaes so alimentadas em servio normal pela fonte normal e cuja alimentao comutada automaticamente para a fonte de alimentao prpria em caso de falha da fonte normal; iluminao no permanente, quando as instalaes no so alimentadas em servio normal e, em caso de falha da fonte normal, so alimentadas automaticamente pela fonte de alimentao prpria. Sua previso deve ser feita nas rotas de fuga, tais como corredores, acessos, passagens antecmara e patamares de escadas. Seu posicionamento, distanciamento determinados nas Normas Tcnicas Oficiais. entre pontos e sua potncia so

7. SINALIZAO DE EMERGNCIA
Segundo a Instruo Tcnica n 15 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de So Paulo, a sinalizao de emergncia tem como objetivo reduzir o risco de ocorrncia de incndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas aes adequadas situao de risco, que orientem as aes de combate e facilitem a localizao dos equipamentos e das rotas de sada para abandono seguro da edificao em caso de incndio.

Figura 9 Sinalizao de emergncia (IT-15) A sinalizao de emergncia se divide em sinalizao bsica e complementar.

17

A sinalizao bsica consiste em um conjunto mnimo de sinalizao que uma edificao deve apresentar: proibio; alerta; orientao e salvamento; equipamentos.

A sinalizao complementar consiste em faixas de cor ou mensagens complementares sinalizao bsica e tem por finalidade, alm do exposto, indicao continuada de rotas de sada, indicar obstculos e riscos de utilizao das rotas de sada, mensagens escritas complementares, demarcar reas para assegurar corredores de circulao destinados s rotas de sada e identificar sistemas hidrulicos fixos de combate a incndio.

8. MEIOS DE AVISO E ALERTA


Os meios de aviso e alerta consistem em sistema de alarme manual contra incndio e deteco automtica de fogo e fumaa. O sistema de deteco e alarme pode ser dividido basicamente em cinco partes: 8.1. Detector de incndio trmicos, que respondem a aumentos da temperatura; de fumaa, sensveis a produtos de combustveis e/ou pirlise suspenso na atmosfera; de gs, sensveis aos produtos gasosos de combusto e/ou pirlise; de chama, que respondem as radiaes emitidas pelas chamas.

8.2. Acionador manual: parte do sistema destinada ao acionamento do sistema de deteco

8.3. Central de controle do sistema Pela Central de Controle do sistema, o detector alimentado eletricamente, recebendo, indicando e registrando o sinal de perigo enviado pelo detector. A Central transmite o sinal recebido por meio de equipamento de envio de alarme de incndio. 8.4. Avisadores sonoros e/ou visuais: Os avisadores sonoros e/ou visuais, no incorporados ao painel de alarme, tem a funo de dar o alarme para os ocupantes de determinados setores ou de todo o edifcio por meio de deciso manual. 8.5. Fonte de alimentao de energia eltrica A fonte de alimentao de energia eltrica garante, em quaisquer circunstncias, o funcionamento do sistema.

18

O tipo de detector a ser utilizado depende das caractersticas dos materiais do local e do risco de incndio ali existente. A posio dos detectores tambm um fator importante e a localizao escolhida (normalmente junto superfcie inferior do forro) deve ser apropriada concentrao de fumaa e dos gases quentes. Estas informaes se encontram na NBR 9441 (nota do autor). Os acionadores manuais devem ser instalados em todos os tipos de edifcio, exceto nos de pequeno porte, onde o reconhecimento de um princpio de incndio pode ser feito simultaneamente por todos os ocupantes, no comprometendo a fuga destes. Os acionadores manuais devem ser instalados mesmo em edificaes dotadas de sistema de deteco automtica e/ou extino automtica, j que o incndio pode ser percebido pelos ocupantes antes de seus efeitos sensibilizarem os detectores ou os chuveiros automticos. A partir da, os ocupantes que em primeiro lugar detectarem o incndio, devem ter rpido acesso a um dispositivo de acionamento do alarme, que deve ser devidamente sinalizado a propiciar facilidade de acionamento.

9. SISTEMAS DE PROTEO CONTRA INCNDIO


9.1. Sistema de chuveiros automticos (sprinklers). O sistema de chuveiros automticos composto por um suprimento d'gua em uma rede hidrulica sob presso, onde so instalados em diversos pontos estratgicos, dispositivos de asperso d'gua (chuveiros automticos), que contm um elemento termosensvel, que se rompe por ao do calor proveniente do foco de incndio, permitindo a descarga d'gua sobre os materiais em chamas. Deve ser utilizado: quando a evacuao rpida e total do edifcio impraticvel e o combate ao incndio difcil; quando se deseja projetar edifcios com pavimentos com grandes reas sem compartimentao. 9.2. Extintores de incndio O extintor de incndio um aparelho de acionamento manual, constitudo de recipiente e acessrio, contendo o agente extintor destinado a combater princpios de incndio.

19

Figura 10 Extintores de incndio IT-16) As previses destes equipamentos nas edificaes decorrem da necessidade de se efetuar o combate ao incndio imediato, aps a sua deteco, em sua origem, enquanto so pequenos focos. Os extintores devem ser instalados de maneira a serem visveis por todos os usurios, permaneam protegidos contra intempries e danos fsicos, permaneam desobstrudos e devidamente sinalizados, sejam adequados classe de incndio predominante, dentro da rea de risco a ser protegida, e que haja menor probabilidade do fogo bloquear seu acesso. Os extintores podem ser divididos em cinco tipos, de acordo com o agente extintor que utilizam: gua; espuma mecnica; p qumico seco; bixido de carbono; halon.

A quantidade e o tipo de extintores devem ser dimensionados para cada ocupao em funo da Instruo Tcnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado ou de normas tcnicas da ABNT. da rea a ser protegida; das distncias a serem percorridas para alcanar o extintor; os riscos a proteger.

Nos locais de risco especiais (casa de mquinas, casa de bombas e casa de fora eltrica, por exemplo) devem ser instalados extintores, independentemente da proteo geral da edificao ou risco, de acordo com a Instruo Tcnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado ou de normas tcnicas da ABNT.

20

9.3. Sistema de hidrantes um sistema de proteo ativa, destinado a conduzir e distribuir tomadas de gua, com determinada presso e vazo em uma edificao, assegurando seu funcionamento por determinado tempo. Os componentes de um sistema de hidrantes so constitudos por: reservatrio de gua; sistema de pressurizao. conjunto de peas hidrulicas e acessrios (compostos por registros - gaveta, ngulo aberto e recalque, vlvula de reteno, esguichos etc.); tubulao; acionamento do sistema. O sistema de pressurizao consiste em uma bomba de incndio dimensionada a propiciar um reforo de presso e vazo e seu volume deve permitir uma autonomia para o funcionamento do sistema, que varia conforme o risco e a rea total do edifcio. Para que o Corpo de Bombeiros possa utilizar a rede de hidrantes, estes devem ser instalados em todos os pavimentos, em local protegido dos efeitos do incndio e nas proximidades das escadas de segurana. Outro sistema a ser adotado, em substituio aos hidrantes, so os mangotinhos. Os mangotinhos so pontos de tomada de gua onde h uma sada contendo vlvula de abertura rpida, adaptador, mangueira semirrgida, esguicho regulvel e acessrios. Estes apresentam a grande vantagem de poderem ser operados de maneira rpida por uma nica pessoa. Devido a vazes baixas de consumo, seu operador pode contar com grande autonomia do sistema.

10. BRIGADA DE INCNDIO


A Instruo Tcnica n 02 do Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo define que: A populao do edifcio deve estar preparada para enfrentar uma situao de incndio, quer seja adotando as primeiras providncias no sentido de controlar o incndio, quer seja abandonando o edifcio de maneira rpida e ordenada . Para isto ser possvel necessria, como primeiro passo, a elaborao de planos para enfrentar a situao de emergncia que estabeleam em funo dos fatores determinantes de risco de incndio, as aes a serem adotadas e os recursos materiais e humanos necessrios. A formao de uma equipe com este fim especfico um aspecto importante deste plano, pois permitir a execuo adequada do plano de emergncia. Essas equipes podem ser divididas em duas categorias, decorrentes da funo a exercer: 1) equipes destinadas a propiciar o abandono seguro do edifcio em caso de incndio;

21

2) equipe destinada a propiciar o combate aos princpios de incndio na edificao. Em um edifcio, pode ocorrer a existncia destas equipes distintas ou serem executadas as funes simultaneamente. Tais planos devem incluir a proviso de quadros sinticos em distintos setores do edifcio (aqueles que apresentem parcela significativa da populao flutuante como, por exemplo, hotis, que indiquem a localizao das sadas, a localizao do quadro sintico com o texto " voc est aqui" e a localizao dos equipamentos de combate manual no setor. Por ltimo, deve-se promover o treinamento peridico dos brigadistas e de toda a populao do edifcio.

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 9077: Sadas de emergncia em edifcios. Rio de Janeiro, 2001. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 9441: Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio. Rio de Janeiro, 1998. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10897: Proteo contra incndio por chuveiro automtico. Rio de Janeiro, 2004. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10898: Sistema de iluminao de emergncia. Rio de Janeiro, 1999. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 13714: Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio. Rio de Janeiro, 2000. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 13860: Glossrio de termos relacionados com segurana contra incndio, Rio de Janeiro, 1997. IT-02 do Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo. IT-08 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Sadas de Emergncia. IT-09 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Carga de Incndio nas Edificaes e rea de Risco. IT-13 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Iluminao de Emergncia. IT-15 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Sinalizao de Emergncia. IT-16 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Sistema de Proteo por Extintores de Incndio.

22

IT-17 do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais: Sistema de Hidrantes e Mangotinhos para Combate a Incndio. GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Decreto No 44.746 de 29 de fevereiro de 2008. ANTUNES, M. A. G. A Gesto de Risco como Alternativa de Preveno de Incndio em Arquivos Pblicos: Estudo de Casos. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, 110p. 2011. CLARET, A. M. Anlise de Risco de Incndio em Stios Histricos . Iphan/monumenta. Braslia, DF. 2006. SILVA, V. P. e COELHO FILHO, H. S. C. ndice de Segurana contra Incndio. Ambiente Construdo. Porto Alegre, v. 7, n. 4, p. 103-121, out./dez. 2007. SOUZA, W. P. Reao ao fogo dos materiais: uma avaliao dos mtodos de projeto de sadas de emergncia em edificaes no industriais. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, 120p. 2007. Decreto n 44.746/2008 do Estado de Minas Gerais Norma Regulamentadora 23 do Ministrio do Trabalho e Emprego. 2011.

12. LEITURA OBRIGATRIA DA AULA 44 Ttulo: Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes: uma proposta Autor: Dr Paulo Gustavo von Kruger.

23

LEITURA OBRIGATRIA DA AULA 44 Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes: uma proposta 1. Como surgiu a ideia Fui convidado (Paulo Gustavo von Kruger) a participar de uma banca de defesa de dissertao de mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto, cujo ttulo do trabalho era A Gesto de Riscos como Alternativa de Preveno de Incndio em Arquivos Pblicos: Estudo de Caso, defendido pelo ento mestrando Marco Antnio das Graas Antunes, e sob a orientao do Professor Dr. Antnio Maria Claret de Gouveia. Durante a apresentao do mestrando, surgiu-me a ideia da possibilidade de criarse uma etiqueta de segurana contra incndio em edificaes, no s influenciado pelo mtodo utilizado por Marco Antnio Antunes (Mtodo de Gretener, que ser descrito posteriormente), mas tambm pelo trabalho realizado dentro do departamento do qual fao parte (Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo), na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, e que trata da Etiquetagem de Eficincia Energtica em Edificaes. Tive ento a oportunidade de apresentar tal ideia a todos os participantes da banca, onde foi muito bem recebida. Isso propiciou a oportunidade de apresent-la no XVII Congresso Internacional de Segurana Integral - CONSIN, evento organizado pela Associao Mineira de Engenharia de Segurana, AMES, em agosto de 2011. 2. Histrico do Programa Brasileiro de Etiquetagem Com o intuito de estimular o uso racional de energia no pas, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO) props a criao do Programa Brasileiro de Etiquetagem, por meio de etiquetas que informam ao consumidor a eficincia energtica de cada produto (SOUZA et al, 2011). O Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (PROCEL) tem como objetivo promover a racionalizao da produo e do consumo de energia eltrica, com o intuito de reduo dos desperdcios, custos e investimentos setoriais (INMETRO, 2010). Dentro desse programa, criou-se o selo PROCEL, figura 1, que tem como meta o estmulo compra consciente, indicando os produtos com maior eficincia energtica, contribuindo, assim, com o uso racional da energia eltrica, incentivando o desenvolvimento tecnolgico e reduzindo impactos ambientais (INMETRO, 2010). Em julho de 2009 foi institudo o Regulamento Tcnico da Qualidade para Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos RTQ-C, figura 2. Este documento especifica os requisitos tcnicos e mtodos para a etiquetagem do nvel de eficincia desses tipos de edificaes (SOUZA et al, 2011). O procedimento de avaliao do RTQ-C dividido em duas partes: etiquetas parciais e etiqueta global. A primeira avalia apenas envoltria, sendo esta com o sistema de iluminao ou com o sistema de ar condicionado. Para ter a segunda, necessrio que se obtenham todas as etiquetas parciais (SOUZA et al, 2011).

24

Figura 1 selo PROCEL

Figura 2 - Etiqueta Nacional de Conservao de Energia ENCE A etiquetagem do edifcio voluntria e aplicvel a edificaes com rea til superior a 500m2 ou atendidas por alta tenso (INMETRO, 2010). Para a definio do nvel de eficincia so utilizados dois mtodos: o prescritivo e o de simulao. O primeiro contm tabelas e equaes que limitam parmetros da envoltria, iluminao e condicionamento de ar separadamente de acordo com o nvel de eficincia energtica. O segundo mtodo baseia-se na simulao termo energtica de dois modelos computacionais representando dois edifcios, sendo um real (projeto proposto) e outro baseado no mtodo prescritivo (modelo referencial) (INMETRO, 2010). A classificao obtida comparando-se os dois modelos para o consumo anual de energia eltrica, onde o modelo real dever ter um consumo menor que o modelo de referncia para o nvel de eficincia pretendido. As exigncias existentes do RTQ-C devem ser avaliadas por um laboratrio de inspeo designado ou acreditado pelo INMETRO (INMETRO, 2010). importante salientar que tambm est prevista a implantao do Regulamento Tcnico da Qualidade para Edifcios Residenciais, RTQ-R.

25

3. O que o Mtodo de Gretener Em 1965, o engenheiro suo Max Gretener publicou seus estudos, iniciados em 1960, sobre o clculo do risco de incndio em indstrias e grandes edificaes. Estes estudos foram responsveis pelo desenvolvimento do mtodo que levou seu nome, e que tinha como objetivo atender s necessidades das companhias de seguro (SILVA E COELHO FILHO, 2007). Este mtodo foi adotado e/ou adaptado, posteriormente, por diversas entidades e normas, tais como o Corpo de Bombeiros suo (para a avaliao dos meios de proteo contra incndio em edificaes), em 1968, e a Societ Suisse des Ingnieurs et des Architectes SIA - (o documento SIA-81 de 1984, denominado Mtodo de av aliao de risco de incndio), alm servir como base em diversas normas de outros pases. , provavelmente, o mtodo quantitativo de avaliao de risco mais difundido (SILVA E COELHO FILHO, 2007). O mtodo consiste em determinar um fator de segurana, aqu i denominado de , para cada compartimento da edificao. A segurana contra incndio estar verificada se todos os fatores de segurana forem maiores ou iguais a um (SILVA E COELHO FILHO, 2007). Neste artigo, sero apresentadas duas adaptaes baseadas no mtodo original do engenheiro suo, que foram propostas pelo Professor Claret (UFOP) e pelo Professor Pignatta e Silva (USP). O primeiro consiste em um mtodo tabular e sua formulao apresentada na expresso (1). No segundo, utilizada uma forma analtica de clculo, expresso (2).

g=

S R

(1)

Onde S a segurana contra incndio e R o risco global de incndio; mede o eventual desequilbrio entre a segurana contra incndio e o risco de incndio. Como anteriormente citado, se for maior ou igual a um, tem-se uma situao favorvel segurana. Caso contrrio, o ser menor que um (CLARET apud ANTUNES, 2011). Como esta relao deve ser disciplinada por exigncia legal, via instruo normativa ou portaria expedida pelo Corpo de Bombeiros, tem-se (CLARET apud ANTUNES, 2011):

g=

S g min R

(1.1)

Esta anlise, dita global, considera toda a complexidade do sistema que engloba o edifcio, o usurio e o incndio no termo e, no termo min, todos os aspectos polticos, econmicos e sociais envolvidos na segurana contra incndio (CLARET apud ANTUNES, 2011).

26

A seguir a proposta do Professor Pignata e Silva (SILVA E COELHO FILHO, 2007):

g fi = 1,3

N.S. E R. M . I

(2)

Onde N um fator que depende das medidas normais de proteo, S um fator que depende de medidas especiais de proteo, E, que depende das medidas construtivas de proteo da edificao, R como fator associado ao risco de incndio, M como o fator associado mobilidade das pessoas e I, como fator que considera o risco de ativao do incndio em funo do tipo de uso do compartimento. Todos estes fatores so determinados por expresses ou tabelas. 4. Os parmetros do Mtodo de Gretener Na adaptao proposta pelo Professor Claret, a segurana contra incndio S medida por meio de atribuio de pesos a dezenove fatores representados por medidas de sinalizao de incndio, de extino de incndio (brigada de incndio permanente, por exemplo), infraestrutura (existncia de hidrantes internos edificao), medidas de proteo s estruturas prediais e medidas polticas, tais como sinalizao de sadas de emergncia e rotas de fuga (CLARET apud ANTUNES, 2011). O risco de incndio R definido pelo produto de uma grandeza determinstica que exprime a exposio ao risco de incndio (ou perigo de incndio) por uma grandeza probabilstica que exprime o risco de ativao de incndio (CLARET apud ANTUNES, 2011). O perigo de incndio mede o potencial de incndio de uma edificao ou conjunto delas, e composta por um conjunto de seis parmetros diferentes que predominam em um incndio, quais sejam: carga de incndio especifica, profundidade e/ou altura do compartimento analisado, a distncia do Corpo de Bombeiros, as condies de acesso edificao, o perigo de generalizao do incndio e, por ltimo, a importncia da edificao (tombamento histrico, por exemplo) (CLARET apud ANTUNES, 2011). J o risco de ativao de incndio mede a probabilidade de que uma ao humana (consciente ou no, direta ou indireta) d origem a um incndio, sendo o produto da grandeza representada pelo risco de ativao devido natureza da ocupao, do risco de ativao devido falha humana, qualidade das instalaes eltricas e de gs e das descargas atmosfricas (CLARET apud ANTUNES, 2011). A proposta do Professor Pignatta e Silva tem por objetivo eliminar descontinuidades criadas pelo mtodo tabular original. O fator N calculado levando-se em considerao a existncia de extintores portteis, hidrantes prediais, aduo de gua, hidrante pblico e presena de pessoal treinado para o uso dos referidos equipamentos (SILVA E COELHO FILHO, 2007). O fator S calculado verificando-se o modo de deteco de fogo (chuveiros automticos, por exemplo), a transmisso do alarme contra incndio, a qualidade do Corpo de Bombeiros, o tempo de resposta do Corpo de Bombeiros ao alarme, ao tipo de equipamento de extino de incndio e ao tipo de equipamento de exausto (SILVA E COELHO FILHO, 2007).

27

J o fator E est associado resistncia ao fogo da estrutura, das fachadas, das lajes e das clulas corta-fogo (subdivises de um compartimento com no mximo 200m2 e resistncia ao fogo dos elementos de vedao de, no mnimo, 30 minutos). O clculo do fator R feito considerando-se a carga de incndio do mobilirio da edificao, a combustibilidade (quantifica a inflamabilidade e a velocidade de combusto dos materiais combustveis presentes no compartimento em estudo), o enfumaamento (quantifica os materiais que queimam com o desenvolvimento de fumaa intensa), a toxicidade dos gases produzidos pela queima de determinados materiais, a carga de incndio associada s partes combustveis de uma edificao (elementos de fachada, telhado e estruturas incombustveis ou no), a cota do compartimento (distncia entre o nvel do terreno e o nvel da laje do piso do compartimento em estudo), a rea do compartimento e a mobilidade das pessoas (SILVA E COELHO FILHO, 2007). O fator associado mobilidade das pessoas M deve ser aplicado a museus, lojas de departamento, servios de hospedagem, locais para exposies, locais de entretenimento, salas de reunio, restaurantes, escolas e servios de sade (SILVA E COELHO FILHO, 2007). Finalmente, o fator de risco de ativao I, determinado por meio de tabela onde so descritos os usos e ocupaes das edificaes, a carga de incndio, entre outros (SILVA E COELHO FILHO, 2007). 5. A proposta Com o intuito de apresentar a proposta de criao da Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes, faz-se necessrio descrever dois possveis caminhos a serem seguidos para sua implantao. O primeiro caminho seria consequncia de um programa governamental cujo interesse pblico se justificaria pela importncia que a segurana contra incndio tem, principalmente porque lida com vidas humanas e preservao patrimonial. Caso este programa de etiquetagem venha a ser de interesse das autoridades governamentais, as etapas de implantao poderiam seguir s do PROCEL, por exemplo. A primeira etapa seria a instaurao de leis que disporiam sobre uma Poltica Nacional de Segurana contra Incndio, nos moldes da Lei no 10.295, que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia (BRASIL, 2001). Em seguida, haveria a necessidade de decretos lei para: Estabelecer parmetros a serem utilizados no processo de etiquetagem; Estabelecer critrios de avaliao do ambiente ou edifcio a ser analisado; Estabelecer aes capazes de instrumentalizar as pesquisas complementao e/ou implantao do programa de etiquetagem; necessrias

Determinar a infra estrutura necessria implantao e ao desenvolvimento do programa de etiquetagem, tais como a criao de grupos de estudo, secretarias tcnicas e laboratrios; Estabelecimento, dentro do escopo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), da Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes.

28

O prximo passo seria a criao de normas tcnicas complementares s j existentes, tais como a determinao das cargas de incndio especfica em mobilirios. Posterior a este, a divulgao populao e a elaborao de cursos de treinamento, formao, capacitao e instrumentalizao de profissionais para atuarem na rea seriam de extrema importncia como parte da implantao (e, principalmente, da aceitao pblica) do programa de Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes. A segunda possibilidade seria uma iniciativa por meio de rgos, organizaes ou entidades no governamentais, j existentes ou criadas para este fim, com a inteno do desenvolvimento de todo o processo de etiquetagem. Um exemplo desta iniciativa o selo LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design). Criado em 1993, nos Estados Unidos, como projeto piloto para que a indstria da construo civil pudesse mensurar o impacto ambiental de uma edificao, o LEED consiste em um sistema de pontuao para certificar um Green Building (edifcio verde), ou seja, uma forma de assegurar que um prdio obedea a critrios de sustentabilidade ao atingir um nmero mnimo de pontos para obter a certificao (CREATO, 2011). Assim, para a instaurao por intermdio da iniciativa privada, tambm haveria a necessidade de um sistema de normas que servisse de subsdio para a criao dos parmetros e a implantao do processo de etiquetagem. Posteriormente, haveria a necessidade da criao de um comit multidisciplinar, composto por representantes das reas envolvidas na questo da segurana ao incndio (Corpo de Bombeiros, associaes de engenharia e segurana do trabalho, conselhos de representao dos profissionais, representantes da indstria da construo civil, de universidades, laboratrios, entre outros). Esse comit teria como atribuio a responsabilidade pelo desenvolvimento, implantao e constante aperfeioamento (com a consequente incorporao de novas tecnologias) daquilo a que se refere Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes, incluindo aqui sua divulgao e capacitao de mo-de-obra. Por fim, haveria uma terceira opo no apresentada anteriormente que seria uma parceria pblico-privada com o intuito de tirar partido das vantagens que cada uma dessas vertentes pode fornecer, como: agilidade de instalao, por parte da iniciativa privada, e possibilidade de maior envolvimento popular, por intermdio de entidades pblicas. 6. Adequaes ao Mtodo existente Uma adequao ao Mtodo de Gretener (e as adaptaes aqui apresentadas) que seria necessria se deve ao fato de que, como anteriormente apresentada, a segurana contra incndio verificada quando todos os fatores de segurana so maiores ou iguais a um. Isto significa que, atualmente, h apenas uma gradao, ou seja, maior (ou igual) e menor que um. Assim so apresentadas, neste artigo, duas propostas de adequao: As edificaes cujos fatores de segurana contra incndio no atingirem o valor igual ou maior que um estariam automaticamente desclassificadas; A criao de uma gradao para valores dos fatores de segurana maiores que um.

29

importante salientar que a primeira no uma proposta punitiva, mas sim de alerta e de indicativo para que a instituio ou a pessoa responsvel pelo prdio tenha a oportunidade de, aps verificar quais itens so falhos ou inadequados, buscar solues para que se adeque s conformidades existentes no processo de etiquetagem. O Mtodo de Gretener permite que se utilize de diversos parmetros que possibilitem uma anlise de risco de incndio o mais completa possvel. Tem como vantagem propiciar que se faam acrscimos e adaptaes para adequao realidade de um determinado local ou situao especfica. Permite ainda que seja utilizada como base para normas ou instrues normativas que visem segurana de uma edificao (ou do conjunto delas). Assim, a segunda proposta seria perfeitamente possvel, onde medidas de segurana, tais como Brigadas de Incndio permanente ou alarme automtico de incndio, seriam analisadas de tal forma a melhorar a classificao de uma edificao quanto segurana contra incndio. So essas caractersticas que viabilizam seu uso como base para possvel etiquetagem de um edifcio em relao segurana contra incndios. Alm das propostas de adequao aqui apresentadas, poderia acrescentar simulaes, por meio de programas computacionais, de modelos que representariam o edifcio ou o ambiente a ser avaliado, possibilitando a comparao do modelo computacional com o real. A figura 3 apresenta uma sugesto de padro de etiqueta que segue os mesmos parmetros existentes nas etiquetas existentes.

Figura 3 Proposta de Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes

30

7. Consideraes finais Assim sendo, em se tratando de uma proposta de Etiqueta de Segurana Contra Incndio em Edificaes, pode verificar-se que a implantao desta, alm de exequvel, torna-se uma ferramenta de extrema importncia de segurana vida dos usurios de uma edificao e do patrimnio material e imaterial ali existente. importante salientar que o principal objetivo de se criar esta etiqueta o da preveno, e no o de tornar-se uma ferramenta punitiva ou, menos ainda, uma forma de criar apreenso ou receio ao usurio de uma edificao que no tenha atingido o valor mnimo de segurana contra incndio. Na verdade, a etiqueta ir permitir uma avaliao do prdio (ou ambiente) e, consequentemente, a busca de sua adequao com o intuito de atingir os critrios sugeridos no processo de etiquetagem.

8. Referncias bibliogrficas BRASIL. Lei n. 10295, de 17 de outubro de 2001. Dispes sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia. Lex: Dirio Oficial da Unio, Braslia, 2001. Disponvel em: www.inmetro.gov.br/qualidade/lei10295.pdf. Acesso em: 04/10/2011 CLARET, ANTNIO MARIA apud ANTUNES, MARCO ANTNIO DAS GRAAS. A Gesto de Risco como Alternativa de Preveno de Incndio em Arquivos Pblicos: Estudo de Casos. 2011. 110p. Dissertao de Mestrado, Engenharia Geotcnica Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. CREATO, 2011. Disponvel em www.creato.com.br Acessado em 04/10/2011 INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL. INMETRO. Etiquetagem de Eficincia Energtica de Edificaes. 2010. 13p. SILVA, VALDIR PIGNATA; COELHO FILHO, HAMILTON DE SILVA. ndice de Segurana contra Incndio para Edificaes. Ambiente Construdo. Porto Alegre, v.7, n.4, p. 103-121, out./dez. 2007. SOUZA, ROBERTA VIEIRA GONALVES DE; GUTIERREZ, GRACE CRISTINA ROEL; VELOSO, ANA CAROLINA DE OLIVEIRA; LEITE, PAULA ROCHA; SOARES, CARLA PATRCIA SANTOS. Etiquetagem de Eficincia Energtica de Edificaes: a Experincia do LABCON EA/UFMG. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EFICINCIA ENERGTICA. Juiz de Fora, 2011.

31

You might also like