You are on page 1of 2

Aluno: Srgio Jos Nascimento Fonseca Engenharia qumica 5 perodo Marina Silva aponta os sete pilares da sustentabilidade.

Em uma palestra de sustentabilidade para empresrios e especialistas, Marina Silva afirmou que a grave crise econmica que assola o mundo foi gerada por uma crise de valores ticos e no tcnicos. Para Marina esses valores ticos so a base para o desenvolvimento sustentvel do mundo. Ela destacou que ao conceito de sustentabilidade, aplicam-se sete dimenses e no apenas as quatro descritas pela ONU. Ela inclui a tica, a poltica e a esttica, a j conhecida sustentabilidade econmica, social, ambiental e cultural. Sustentabilidade econmica: significa transformar recursos naturais, os bens e servios que produzimos em melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sustentabilidade social: equilibrar os princpios de equidade. Sustentabilidade ambiental: utilizar os recursos naturais de tal forma que as necessidades atuais sejam atendidas sem comprometer as necessidades daqueles que ainda no nasceram. Sustentabilidade cultural: s h inovao na diversidade cultural. Sem inovao permanecemos na mesmice. Sustentabilidade tica: significa se importar com os outros, com os que esto aqui e com os que viro no futuro. Isso adquirido com tica. Sustentabilidade poltica: significa criar debates entre os habitantes, com o objetivo de criar uma maioria, um espao de convergncia para que todos nos possamos nos movimentar. adquirir a responsabilidade e no terceirizar os problemas. Sustentabilidade esttica: valorizar a importncia simblica de alguma coisa e no apenas o valor econmico. Marina Silva destacou muito bem a importncia que nos temos perante o desenvolvimento sustentvel. Destacaria a importncia que ela deu a tica sustentvel. Esse aspecto pouco utilizado por ns. Geralmente s pensamos em fazer cada vez mais, em lucrar mais, sem se preocupar em como estamos nos portando perante o outro e nem com as geraes futuras. Esse aspecto fundamental para o desenvolvimento sustentvel em um mundo individualista.

Certificado ISO: o diferencial das organizaes.


Antigamente o controle de qualidade era exercido pelo prprio arteso que tinha como caractersticas a baixa produo e o alto padro de qualidade. Com a chegada da industrializao, o surgimento de novas tecnologias, aumento da produtividade e acirramento do mercado, surgiu normas para controlar a qualidade dos produtos. Cada mercado possua normas diferentes e cabia aos fornecedores adequarem as elas. Isso gerava muita confuso para as empresas na hora de vender seus produtos, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional. Com o objetivo de acabar com esse impasse a ISO criou um comit tcnico de garantia de qualidade que elaborou o ISO srie 9000. Essas normas foram desenvolvidas atravs da analise critica de diversas normas existentes sobre o assunto. Vrios

pases, mercados e comunidades adotaram a srie ISO 9000 como forma de selecionar as empresas que deles devem participar. As empresas tiveram que implantar o sistema de qualidade ISSO 9000 para obter o certificado emitido por um rgo certificador. Estas normas servem para esclarecer os principais conceitos sobre a qualidade e para gesto de garantia de qualidade. Os princpios bsicos das normas ISO 9000 so de que a empresa deve constar de documentao acessvel, gil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. O aspecto mais importante que a empresa deve ser constantemente auditada para averiguar possveis defeitos e promover aes preventivas e corretivas para que eles no se repitam. Atualmente, o numero de empreendimentos que possuem o certificado alto o que demonstra uma clara adeso e valorizao do processo de certificao. Esse sucesso dessas normas resultou da globalizao da economia e da qualidade de avaliaes feitas por computadores em seus fornecedores. Portanto, essencial que todo o corpo tcnico das fabricas estejam comprometidos com a qualidade do processo industrial, uma vez que apenas o certificado ISSO 9000 no garante que, por exemplo, o vinho de determinada vincola seja mais saboroso que de outra no certificada.

You might also like