You are on page 1of 21

Modelos atmicos

MODELO ATMICO DE DEMCRITO Demcrito afirma na sua teoria Atomstica que o universo tem uma constituio elementar nica que o tomo, partcula invisvel, indivisvel, impenetrvel e animada de movimento prprio. As vibraes dos tomos provocam todas as nossas sensaes. MODELO ATMICO DE DALTON John Dalton, em 1803, criou um modelo que retomava o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o tomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades caractersticas. Dessa forma, todas as transformaes qumicas podiam ser explicadas pelo arranjo de tomos. Toda matria constituda por tomos. Esses so as menores partculas que a constituem; so indivisveis e indestrutveis, e no podem ser transformados em outros, nem mesmo durante os fenmenos qumicos. Os tomos de um mesmo elemento qumico so idnticos em massa e se comportam igualmente em transformaes qumicas. As transformaes qumicas ocorrem por separao e unio de tomos. Isto , os tomos de uma substncia que esto combinados de um certo modo, separam-se, unindo-se novamente de uma outra maneira.

Bola de bilhar MODELO ATMICO DE J. J. THOMSON J. J. Thomson (1897) descobriu os eltrons em experimentos do Raio Catodo. Para Thomson, os tomos so divisveise. tomo contm minsculas partculas com carga negativa chamadas eltrons.

Pudim com passas MODELO ATMICO DE RUTHERFORD E. Rutherford (1911) descobriu o ncleo e props a base para a estrutura atmica moderna atravs de seu experimento do desvio da partcula alfa. Para Rutherford, os tomos so compostos de duas partes: o ncleo e a parte extranuclear. Seus experimentos provaram que o tomo amplamente vazui e que possui um corpo altamente carregado positivamente em seu centro chamado ncleo. O ncleo central carregado positivamente e os eltrons, com carga negativa, revolvem ao redor do ncleo.James Chadwick (1932) descobriu os nutrons. Para Chadwick, os tomos contm partculas neutras chamadas nutrons em seus ncleos juntamente com as partculas subatmicas (i.e., eltrons e prtons).Experimento de Rutherford:Permitiu concluir que h um grande espao vazio entre os tomos; h uma regio muito pequena e muito densa denominada de ncleo; o ncleo positivamente carregado; a regio vazia em torno do ncleo denominada eletrosfera que seria onde os eletrns esto localizados. MODELO ATMICO DE BOHR Os problemas com o modelo do tomo de Rutherford foram resolvidos de uma forma surpreendente pelo jovem fsico dinamarqus Niels Bohr (18851962).Em 1912, Bohr determinou algumas leis para explicar o modelo pelo qual os eltrons giram em rbita ao redor do ncleo atmico. O que tornou sua abordagem especialmente interessante foi que ele no tentou justificar suas leis ou encontrar razes para elas. As leis faziam muito pouco sentido, quando comparadas com as teorias j bem estabelecidas da Fsica. Com efeito, Bohr dizia: "Aqui esto algumas leis que parecem impossveis, porm elas realmente correspondem ao modo como os sistemas atmicos parecem funcionar, de forma que vamos us-las.Bohr comeou por presumir que os eltrons em rbita no descreviam movimento em espiral em direo ao ncleo. Isto contradizia tudo que se conhecia de eletricidade e magnetismo, mas adaptava-se ao modo pelo qual as coisas aconteciam.Niels Bohr, imaginou o tomo como um ncleo rodeado por eltrons em sua rbita.Para tanto, Bohr fez as seguintes hipteses:

Primeira : Os eltrons podem ocupar apenas certas rbitas especiais ao redor do ncleo, chamadas rbitas estacionrias.

Segunda : O equilbrio dinmico do tomo nos estados estacionrios (isto , quando os eltrons ocupam rbitas estacionrias) governado pelas leis de Newton. Terceira : O tomo pode passar de um estado estacionrio a outro por emisso ou absoro deradiao eletromagntica.

Alm disso, um tomo absorve energia quando um eltron deslocado de uma rbita de menor energia para uma rbita de maior energia.Em outras palavras, os eltrons saltam de uma rbita permitida para outra medida que os tomos irradiam ou absorve energia.As rbitas externas do tomo possuem mais energia do que as rbitas internas. Por conseguinte, se um eltron salta da rbita 2 para a rbita 1, h emisso de luz, por outro lado, se luz de energia adequada atingir o tomo, esta capaz de impelir um eltron da rbita 1 para a rbita 2. Neste processo, a luz absorvida.Dando prosseguimento aos trabalhos de Planck e Einstein, Niels Bohr criou um modelo atmico no qual os eltrons ligados ao ncleo s poderiam se apresentar em determinados estados quantizados de energia. Com esse modelo, Bohr conseguiu deduzir teoricamente as freqncias emitidas pelo tomo de hidrognio, o que deu grande crdito sua teoria.Segundo o modelo de Bohr, os eltrons de um tomo, submetidos ao da fora atrativa de Coulomb exercida pelo ncleo, movem-se em torno dele em rbitas semelhantes s dos planetas em torno do Sol, mas sem emitir radiaes, como acreditava Maxwell. Alm disso, existem duas condies limitativas:

Um eltron no pode percorrer em torno do ncleo uma rbita qualquer, mas apenas determinadas rbitas. Quando o eltron se encontra numa dessas rbitas, o tomo apresenta uma energia bem definida. Em cada rbita, podem se mover no mximo dois eltrons (princpio da excluso).

Ao absorver energia, um eltron pode passar de uma rbita mais interna para uma mais externa. Ao fazer a passagem inversa, o eltron libera, sob a forma de radiaes eletromagnticas, a energia correspondente diferena entre as energias dos nveis das duas rbitas. Louis de Broglie (1892-1987), partindo de uma idia que nasceu do tomo quantizado de Bohr, lanou a hiptese de que os eltrons tambm teriam caractersticas de onda. A partir da, Erwin Schrdinger (1887-1961) e Heisenberg (1901-1976) lanaram a mecnica quntica, na qual as partculas elementares so tratadas matematicamente como ondas. Alm do Modelo de Bohr Como conseqncia do princpio de incerteza de Heisenberg, o conceito de rbita no pode ser mantido numa descrio quntica do tomo. O que podemos calcular apenas a probabilidade de encontrar um ou outro eltron numa dada regio do espao nas vizinhanas de um ncleo atmico. Da

mesma forma, o conceito de estados estacionrios, com energias bem definidas, no pode ser mantido. NMEROS QUNTICOS Os nmeros qunticos descrevem as energias dos eltrons nos tomos e so de enorme relevncia quando se trata de descrever a posio dos eltrons nos tomos. Introduo Estes quatro nmeros qunticos, alm de se complementarem, nos permitem fazer uma descrio completa dos eltrons nos tomos, pois eles dizem o nvel principal de energia do eltron, o subnvel de energia, a orientao espacial da nuvem eletrnica e a orientao do prprio eltron na nuvem. Cada combinao dos quatro nmeros qunticos nica para um eltron:

nmero quntico principal nmero quntico de momento angular ou azimutal ou secundrio nmero quntico magntico nmero quntico de spin

Estes quatro nmeros qunticos, alm de se complementarem, nos permitem fazer uma descrio completa dos eltrons nos tomos, pois eles dizem o nvel principal de energia do eltron, o subnvel de energia, a orientao espacial da nuvem eletrnica e a orientao do prprio eltron na nuvem. Cada combinao dos quatro nmeros qunticos nica para um eltron.Os primeiros trs nmeros qunticos so usados para descrever orbitais atmicos e a caracterizao dos eltrons que neles se encontram. O quarto nmero quntico, nmero quntico de spin, utilizado na descrio do comportamento especfico de cada eltron. Assim, qualquer par de eltrons pode ter at trs nmeros qunticos iguais sendo que, neste caso, necessariamente, o quarto nmero quntico dever ser diferente, ou seja, este par de eltrons estar ocupando o mesmo orbital sendo que os eltrons apresentam spins opostos. Nmero quntico principal: n Este nmero foi introduzido no terceiro postulado da teoria atmica de Niels Bhr, representando aproximadamente a distncia do eltron ao ncleo. Indicando que as rbitas possveis so aquelas em que o eltron possu um momento angular mltiplo inteiro de h/2p, isto implica que o eltron no pode estar a qualquer distncia do ncleo, mas somente em poucas regies, chamadas de rbitas. O Nmero quntico principal pode apresentar os seguintes valores: n = 1,2,3,4,5,6,7,8. Os nmeros fracionrios, negativos e o zero, no so vlidos para o nmero quntico principal.

Quanto maior for o valor de n, maior a distncia mdia do eltron ao ncleo do tomo. Cada nvel de energia tm um nmero mximo de eltrons que calculado pela expresso 2 x n2. A partir do 4 nvel (n > 4). 2 n2 o nmero mximo de eltrons teoricamente possvel em cada nvel. Entre os tomos conhecidos, em seus estados fundamentais. O nmero mximo de eltrons nesses nveis : 5 nivel n=5 32 eltrons, 6 nivel n=6 18 eltrons, 7 nivel n=7 8 eltrons. Nmero quntico de momento angular, azimutal ou secondario : l O nmero quntico de momento angular, azimutal ou secondario, informa-nos sobre a forma das orbitais. Foi introduzido por Sommerfeld, pois verificou-se que um eltron, numa mesma rbita, apresentava energias diferentes. Tal fato no possvel se as rbitas forem circulares. Sommerfeld sugeriu que as rbitas so elpticas, pois elipses apresentam diferentes excentricidades, ou seja, distncias diferentes do centro, gerando energias diferentes para uma mesma camada eletrnica.O nmero quntico azimutal indica a energia do eltron no subnvel. Um nvel de energia n formado por n subnveis de energia, cujos valores de l variam de 0 a (n - 1). Entre os tomos conhecidos em seus estados fundamentais, os subnveis conhecidos so quatro, com os valores de l iguais a 0, 1, 2, 3, em ordem crescente de energia. Esses subnveis so representados pelas letras s, p, d, f, respectivamente. O nome dos orbitais (s, p, d, f) vem dos nomes dados s linhas do espectro do Hidrognio em Ingls: s para sharp (afiado), p para principal (principal), d para diffuse (difuso), e f para fundamental (fundamental). A representao de cada subnvel feita pelo valor de n, seguido da letra que indica o subnvel (s, p, d, f). Diferena entre rbita e orbital Enquanto rbita indica uma trajetria regular do eltron em torno do ncleo, orbital indica uma regio do espao onde h grande probabilidade de encontrarmos um eltron. Didaticamente, a traduo de um conceito clssico determinista para outro quntico e probabilstico. Os orbitais esto relacionados com subnveis de energia nos quais os eltrons se situam dentro do nvel principal. Nmero quntico magntico : ml O nmero quntico magntico, que foi estabelecido tambm por Sommerfeld, especifica a orientao permitida para uma nuvem eletrnica no espao, sendo que o nmero de orientaes permitidas est diretamente relacionado forma da nuvem (designada pelo valor de l). Dessa forma, este nmero quntico pode assumir valores inteiros de -l, passando por zero, at +l.

Por exemplo:

Para l = 0, ml s pode valer 0. S pode haver um orbital s. Para l = 1, ml pode valer -1, 0, 1. Informa que existem 3 orientaes para os orbitais p. Para l = 2, ml pode valer -2, -1, 0, 1, 2. Informa que existem 5 orientaes para os orbitais d. Para l = 3, ml pode valer -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3. Informa que existem 7 orientaes para os orbitais f.

Nmero quntico de spin : ms Spin o movimento de rotao do eltron em torno do seu eixo.O movimento do eltron ao redor do ncleo atmico gera um campo magntico externo. Por outro lado, o movimento de rotao do eltron em torno do seu eixo gera outro campo magntico. A mecnica quntica estabelece que a interao desses dois campos magnticos quantizada e so possveis apenas dois estados. Esses dois campos magnticos ou se orientam paralelamente e no mesmo sentido ou paralelamente e em sentidos opostos. s duas orientaes do spin eletrnico esto associadas energias diferentes, embora muito prximas uma da outra. Foram introduzidos os nmeros qunticos + () e () para os dois spins possveis, denominados spin paralelo e spin antiparalelo.

Camadas eletrnicas ou nveis de energia Para os elementos atuais, os eltrons esto distribudos em sete camadas eletrnicas (ou sete nveis de energia). As camadas so representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q ou 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 nveis de energia. At o momento, temos o seguinte nmero mximo de eltrons nas camadas. Pauling apresentou esta distribuio dividida em nveis e subnveis de energia, em que os nveis so as camadas e os subnveis divises destes (representados pelas letras s, p, d, f), possuindo cada um destes subnveis tambm um nmero mximo de eltrons. Nmero mximo de eltrons 2 6 10 14

Subnvel s p d f

Nomenclatura s2 p6 d10 f14

Quando combinados nveis e subnveis, a tabela de distribuio eletrnica assume a seguinte configurao:

Subnvel Camada Nvel K L M N O P Q 1 2 3 4 5 6 7 s2 1s 2s 3s 4s 5s 6s 7s 2p 3p 4p 5p 6p 7p 3d 4d 5d 6d 4f 5f p6 d10 f14

Total de eltrons 2 8 18 32 32 18 8

Configuraes electrnicas do estado fundamental segue-se um mtodo conhecido como : Regra de Aufbau :

Principio da construo: os e- devem ocupar os orbitais de menor energia Principio de excluso de Pauli: No mximo 2 e- por orbital, com spins emparelhados Regra de Hund: Em orbitais de mesma energia (p, d e f). Adicionamos um e- a cada orbital at que cada um seja completado.

CARGA NUCLEAR EFETIVA A carga nuclear de um tomo dada pelo nmero de prtons presentes no ncleo deste tomo e chamada nmero atmico (Z). Z = carga nuclear = nmero de prtons A carga nuclear efetiva a carga sofrida por um eltron em um tomo polieletrnico. A carga nuclear efetiva no igual carga no ncleo devido ao efeito dos eltrons internos.Poder de penetrao: s > p > d > f. EFEITO DE PENETRAOEFEITO DE PENETRAO E BLINDAGEM Cada eltron de um tomo protegido (blindado) do efeito de atrao da carga nuclear pelos eltrons do mesmo nvel de energia e, principalmente, pelos eltrons dos nveis mais internos. Apenas uma parte da carga nuclear atua realmente sobre os eltrons: a Carga Nuclear Efetiva (Zef). CARGA NUCLEAR EFETIVA A carga nuclear efetiva que atua sobre um eltron dada por:

Zef = Z S. Zef = carga nuclear efetiva Z = carga nuclear (nmero atmico) S = constante de blindagem Quando aumenta o nmero mdio de eltrons protetores (S), a carga nuclear efetiva (Zef) diminui. Quando aumenta a distncia do ncleo, S aumenta e Zef diminui. REGRAS DE SLATER Para determinar Zef, os eltrons so divididos em grupos (a cada um corresponde uma constante de blindagem diferente). (1s); (2s, 2p); (3s, 3p); (3d); (4s, 4p); (4d); (4f); (5s, 5p); etc. Para qualquer eltron de um dado grupo, a constante de blindagem S a soma das seguintes parcelas: zero para qualquer grupo exterior ao eltron considerado. 0,35 para cada um dos outros eltrons do mesmo grupo que o eltron considerado, exceto no grupo 1s, no qual usa-se o valor 0,30. Se o eltron considerado pertencer a um grupo (ns, np), cada eltron do nvel (n 1) contribui com 0,85 e cada eltron dos nveis mais internos contribui com 1,00. se o eltron considerado pertencer a um grupo (nd) ou (nf), cada eltron dos grupos mais internos contribui com 1,00.

1-ESTRUTURA ATMICA

Para investigar a estrutura interna de objetos do tamanho dos tomos preciso observ-los indiretamente, por meio das propriedades da radiao eletromagntica que eles emitem. Em seguida, preciso construir um modelo da estrutura do tomo que explique essas propriedades. A anlise da radiao eletromagntica emitida ou absorvida por substncias um ramo da qumica conhecido como espectroscopia. Veremos como usar a espectroscopia atmica, a espectroscopia aplicada aos tomos para determinar sua estrutura.

1.1-RADIAO, QUANTA E FTONS Quando um objeto aquecido, ele brilha com maior intensidade o fenmeno da incandescncia e a cor da luz emitida passam sucessivamente do vermelho ao laranja e ao amarelo, at chegarao branco. Estas so observaesqualitativas. Para estudar o efeito quantitativamente, oscientistas tiveram de medir a intensidade da radiao em cada comprimento de onda e repetiras medidas em vrias temperaturas

diferentes. Esses experimentos provocaram uma das maioresrevolues ocorridas na cincia. A Figura 1.4 mostra alguns resultados experimentais. Oobjeto quente conhecido como corpo negro (embora ele esteja emitindo a cor branca porqueest muito quente!). O nome significa que o objeto no tem preferncia em absorver ouemitir um determinado comprimento de onda em especial. As curvas na Figura 1.4 mostram avariao da intensidade da radiao do corpo negro conforme a temperatura, isto , a radiaoemitida por um corpo negro em diferentes comprimentos de onda quando a temperatura varia.Duas informaes experimentais cruciais para o desenvolvimento de um modelo para a radiaodo corpo negro foram descobertas no fim do sculo XIX. Em 1879, Josef Stefan investigavao aumento do brilho de um corpo negro quando um objeto era aquecido e descobriu quea intensidade total emitida em todos os comprimentos de onda aumentava com a quarta potnciada temperatura.

1.2-DUALIDADE ONDA PARTCULA DA MATRIA

Se a radiao eletromagntica, que por longo tempo foi interpretada apenas como ondas, tem

carter dual, ser que a matria, que desde a poca de Dalton foi entendida como sendo constitudapor partculas, poderia ter propriedades de ondas? Em 1925, o cientista francs Louis de Broglie sugeriu que todas as partculas deveriam ser entendidas como tendo propriedades de ondas. Ele props, tambm, que o comprimento de onda associado onda da partcula inversamente proporcional massa da partcula, m, e velocidade, v, e que O produto da massa pela velocidade chamado de momento linear, p, de uma partcula e, ento, essa expresso pode ser escrita de forma mais simples, Esse comprimento de onda muito pequeno para ser detectado. O mesmo se aplica a qualquer objeto macroscpico (visvel) que viaje em velocidades normais. O carter ondulatrio dos eltrons pde ser observado quando foi demonstrado que eles sofrem difrao. O experimento foi realizado em 1925 por dois cientistas norte-americanos, Clinton Davisson e Lester Germer, que focalizaram um feixe de eltrons rpidos em um monocristal de nquel. O arranjo regular dos tomos do cristal, cujos ncleos esto separados por 250 pm, funciona como uma rede que difrata as ondas e eles observaram um padro de difrao.

1.3-O PRINCPIO DA INCERTEZA

A dualidade onda-partcula no somente mudou nossa compreenso da radiao eletromagntica e da matria, como tambm abalou as fundaes da fsica clssica.

Na mecnica clssica, uma partcula tem uma trajetria definida, isto , segue um caminho em que a localizao e o momento linear so especificados a cada instante. Por outro lado, no possvel especificar a localizao precisa de uma partcula se ela se comporta como onda. Imagine uma onda em uma corda de violo, que se espalha por toda a corda, sem se localizar em um ponto determinado. Uma partcula com um momento linear determinado tem comprimento de onda determinado, mas, como no faz sentido falar da localizao de uma onda, no possvel especificar a localizao da partcula que tem um momento linear determinado. Esta dificuldade no pode ser resolvida. A dualidade onda-partcula elimina a possibilidade de descrever a localizao se o momento linear conhecido e no se pode especificar a trajetria das partculas. Se soubermos que a partcula estaqui neste instante, no podemos dizer nada sobre onde ela estar um instante depois! A impossibilidade de conhecer a posio com preciso arbitrariamente grande se o momento linear precisamente conhecido um aspecto dacomplementaridade de posio e momento, isto , se uma propriedade conhecida, a outra no o pode ser. Oprincpio da incerteza de Heisenberg expressa quantitativamente essa complementaridade.

1.4-FUNES DE ONDA E NVEIS DE ENERGIA

Os cientistas do sculo XX tiveram que refazer sua descrio da matria para levar em conta a

dualidade onda-partcula. Um dos primeiros a formular uma teoria bem-sucedida foi o cientista austraco Erwin Schrdinger, em 1927. Como as partculas tm propriedades de onda, no podemos esperar que elas se comportem como objetos pontuais que se movem em trajetrias precisas. A abordagem de Schrdinger foi substituir a trajetria precisa da partcula por uma funo de onda, (a letra grega psi), uma funo matemtica com valores que variam com a posio. No h nada de misterioso sobre a forma das funes de onda. Elas so funes matemticas, como sen x, uma funo que varia como uma onda, e ex, uma funo que decai exponencialmente at zero.

1.5-ESPECTROS ATMICOS

Fortes evidncias da validade da mecnica quntica vieram de sua capacidade de explicar os espectros atmicos. Quando uma corrente eltrica passa atravs de uma amostra de gs hidrognio em baixa presso, a amostra emite luz. A corrente eltrica, que semelhante a uma tempestade de eltrons, quebra as molculas de H2 e excita os tomos de hidrognio livres a energias mais altas. Esses tomos excitados descarregam rapidamente o excesso de energia atravs da emisso de radiao

eletromagntica. Em seguida, eles se recombinam para formar molculas de H2.Quando a luz branca atravessa um prisma, obtm-se um espectro contnuo de Quando, porm, a luz emitida pelos tomos de hidrognio excitados passa pelo prisma, verifica-se que a radiao tem um certo nmero de componentes oulinhas espectrais A linha mais intensa (em 656 nm) vermelha e possvel observar que os tomos excitados o gs brilham com esta cor. Os tomos de hidrognio excitados tambm emitem radiao ultravioleta e infravermelha, que so invisveis a olho nu, mas podem ser detectadas eletrnica e fotograficamente.

Fig-01 (Espectro Atmico)

1.6-ORBITAIS ATMICOS

As funes de onda de eltrons em tomos so chamadas de orbitais atmicos. O nome foi escolhido para sugerir alguma coisa menos definida do que uma rbita de um eltron em torno de um ncleo e tambm para considerar a natureza de onda do eltron. As expresses matemticas dos orbitais atmicos que so solues da equao de Schrdinger, so mais complicadas do que as funes seno da partcula em uma caixa, mas as suas caractersticas essenciais so relativamente simples. Por outro lado, nunca devemos perder de vista a interpretao de que o quadradoda funo de onda proporcional densidade de probabilidade do eltron em cada ponto. Para visualizar essa densidade de probabilidade, imaginamos uma nuvem centrada no ncleo. A densidade da nuvem em cada ponto representa a probabilidade de encontrar o eltron naquele ponto. As regies mais densas da nuvem, portanto, correspondem s posies em que a probabilidade de encontrar o eltron maior.

Fig-02 (Orbitais)

1.7-SPIN DO ELTRON

O clculo de Schrdinger das energias dos orbitais do hidrognio foi um marco no desenvolvimento da teoria atmica moderna. Entretanto, as linhas espectrais observadas no tinham exatamente a freqncia predita por ele. Em 1925, dois fsicos holandeses, naturalizados americanos, Samuel Goudsmit e George Uhlenbeck, propuseram uma explicao para essas pequenas diferenas. Eles sugeriram que um eltron podia se comportar, de certo modo, como uma esfera que gira algo parecido com um planeta em torno de seu eixo. Esta propriedade chamada de spin. De acordo com a mecnica quntica, um eltron tem dois estados de spin, representados pelas setas e ou pelas letras gregas e . Pode-se imaginar o eltron girando no sentido antihorrio a uma dada velocidade (o estado ) ou no sentido horrio, exatamente na mesma velocidade o estado ). Esses dois estados de spin so distinguidos por um quarto nmero quntico, este nmero quntico s pode assumir dois valores, + indica um eltron e indica um eltron.

1.8-ENERGIAS DOS ORBITAIS

Os eltrons em tomos de muitos eltrons ocupam orbitais semelhantes aos do tomo de hidrognio.Entretanto, as energias desses orbitais so no iguais s do tomo de hidrognio. O ncleo de um tomo com muitos eltrons tem um nmero maior de cargas do que o ncleo do hidrognio e atrai os eltrons mais fortemente, diminuindo sua energia. Entretanto, os eltrons tambm se repelem uns aos outros, o que

aumenta sua energia. O nmero de eltrons afeta as propriedades do tomo. No tomo de hidrognio, com um eltron, no ocorre repulso eltron-eltron. Vimos que todos os orbitais de uma determinada camada tm a mesma energia. Assim, por exemplo, o orbital 2s e os trs orbitais 2ptm a mesma energia. Nos tomos com muitos eltrons, entretanto, o resultado de experimentos espectroscpicos e de clculos mostra que as repulses eltron-eltron fazem com que a energia dos orbitais 2p seja mais alta do que a de um orbital 2s. O mesmo ocorre na camada n = 3, em que os trs orbitais 3p ficam mais altos do que o orbital 3s, e os cinco orbitais 3d ficam ainda mais altos Como podemos explicar essas diferenas de energia?

Assim como atrado pelo ncleo, cada eltron repelido pelos demais eltrons. Como resultado, ele est menos fortemente ligado ao ncleo do que estaria sem a influncia dos outros eltrons. Dizemos que cada eltron estblindado pelos demais para a atrao total do ncleo. A blindagem reduz efetivamente a atrao entre o ncleo e os eltrons. A carga nuclear efetiva, experimentada pelo eltron sempre menor do que a carga nuclear real porque as repulses eltron-eltron trabalham contra a atrao do ncleo.

Fig.03 (Energia dos Orbitais)

2-A TABELA PERIDICA

Um pr-requisito necessrio para construo da tabela peridica, foi a descoberta individual dos elementos qumicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade, a primeira descoberta cientfica de um elemento ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fsforo. Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo s propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos qumicos. Com o aumento do nmero de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigao de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificao.

A primeira classificao foi a diviso dos elementos em metais e no-metais, isso possibilitou a antecipao das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam metlicos ou no metlicos. A lista de elementos qumicos, que tinham suas massas atmicas conhecidas, foi preparada por John Dalton no incio do sculo XIX. Muitas das massas atmicas adotadas por Dalton estavam longe dos valores atuais, devido ocorrncia de erros. Os erros foram corrigidos por outros cientistas, e o desenvolvimento de tabelas dos elementos e suas massas atmicas, centralizaram o estudo sistemtico da qumica. Os elementos no estavam listados em qualquer arranjo ou modelo peridico, mas simplesmente ordenados em ordem crescente de massa atmica, cada um com suas propriedades e seus compostos. Os qumicos, ao estudar essa lista, concluram que ela no estava muito clara. Os elementos cloro, bromo e iodo, que tinham propriedades qumicas semelhantes tinham suas massas atmicas muito separadas. Em 1829, Johann W. Boebereiner teve a primeira idia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em trs - ou trades. Essas trades tambm estavam separadas pelas massas atmicas, mas com propriedades qumicas muito semelhantes. A massa atmica do elemento central da trade era supostamente amdia das massas atmicas do primeiro e terceiro membros. Lamentavelmente, muitos dos metais no podiam ser agrupados em trades. Os elementos cloro, bromoe iodo eram uma trade, ltio, sdio e potssio formavam outra.

A organizao da tabela peridica foi desenvolvida no teoricamente, mascom base na observao qumica de seus compostos, por Dmitri Mendeleev. Em1869 organizou os elementos na forma da tabela peridica atual. Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha os mbolo do elemento, a massa atmica e suas propriedades qumicas e fsicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suasmassas atmicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.

Formou-se ento a tabela peridica diagonal. Em 1906, Mendeleev recebeu o Prmio Nobel por este trabalho.

Em 1913, o cientista britnico Henry Mosseley descobriu que o nmero de prtons no ncleo de um determinado tomo era sempre o mesmo. Mosseley usou essa idia para o nmero atmico de cada tomo. Quando os tomos foram arranjados de acordo com o aumento do nmero atmico, os problemas existentes na tabela de Mendeleev desapareceram. Devido ao trabalho de Mosseley, a tabela peridica moderna est baseada no nmero atmico dos elementos. A tabela atual se difere bastante da de Mendeleev. Com o passar do tempo, os qumicos foram melhorando a tabela peridica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos e nmeros mais precisos de massa atmica, rearranjando as informaes existentes.

2.1-A DESCOBERTA DA LEI PERIDICA

Dmitri Mendeleev e o alemo Lothar Meyer, trabalhando independentemente, descobriram experimentalmente a lei peridica e publicaram suas tabelas de elementos, demonstrando a variao de propriedades peridicas consequente da ordenao dos elementos adotada por eles. Em suas tabelas, ambos listaram os elementos em ordem crescente de massa atmica (na poca, no se conheciam os nmeros atmicos, s as massas atmicas). Atualmente, sabemos que a periodicidade mais facilmente visualizada se a listagem for feita em ordem crescente do nmero atmico, o que ocasiona uma pequena diferena seqencial em relao ordenao por massa atmica. O sucesso de Mendeleev e Meyer, apesar de ordenarem os elementos com base em suas massas atmicas, deve-se ao fato de que, em geral, quanto maior o nmero atmico, maior a massa atmica do elemento. A lei peridica estabelece que quando os elementos so listados, sequencialmente, em ordem crescente do nmero atmico, observada uma repetio peridica em suas propriedades.

Fig-04 (Tabela Peridica)

2.2-A PERIODICIDADE NAS CONFIGURAES ELETRNICAS

A organizao da tabela peridica est intimamente relacionada com a configurao eletrnica dos tomos. Cada perodo comea com um elemento que tem um eltron de valncia do tipo s. No primeiro perodo existem apenas dois elementos, pois o orbital 1s comporta at 2 eltrons. O segundo perodo tem incio com o ltio, pois seu terceiro eltron do tipo 2s. Como h um orbital 2s e 3 orbitais 2p, cada um capaz de acomodar dois eltrons, possvel colocar 8 elementos neste perodo. O mesmo ocorre para o terceiro perodo com os orbitais 3s e 3p. Como foi visto no captulo anterior, o orbital 4s tem menor energia que os orbitais 3d e por este motivo, o quarto perodo inicia com o potssio(4s1) e aps o preenchimento do orbital 4s no clcio, os orbitais vazios de menor energia so os cinco orbitais 3d. Como os orbitais 3d podem acomodar 10 eltrons, este perodo ter mais 10 elementos (metais de transio). Em seguida, o quarto perodo pode ser completado com o preenchimento dos 3 orbitais 4p (mais 6 elementos).No quinto perodo, os orbitais 5s, 4d e 5p so preenchidos em sequncia.

No sexto perodo, aps o preenchimento do orbital 6s e a entrada de um eltron nos orbitais 5d, os 7 orbitais 4f so os prximos, em ordem de energia crescente, possibilitando o encaixe de 14 elementos (lantandeos) antes do preenchimento do

prximo orbital 5d. Os orbitais 5d preenchidos so sucedidos pelos 6 elementos requeridos pelos 3 orbitais 6p. O stimo perodo comea com o preenchimento do orbital 7s; em seguida, um eltron adicionado a um dos orbitais 6d. Os prximos eltrons vo para os orbitais 5f, cujos 14 elementos formam a srie dos actindeos, grupo de elementos com propriedades e estruturas eletrnicas semelhantes aos dos lantandeos. Os tomos de um mesmo grupo (coluna) da tabela peridica apresentam os eltrons de valncia com a mesma configurao e por isso so quimicamente semelhantes. Por outro lado, sempre que existir uma semelhana entre as 68 propriedades qumicas dos elementos de um mesmo perodo, tais como entre os lantandeos ou entre os metais de transio, os elementos quimicamente semelhantes diferem somente no nmero de eltrons encontrados num tipo particular de orbital, por exemplo, 4f ou 3d.

2.3-A PERIODICIDADE NAS PROPRIEDADES ATMICAS

As propriedades qumicas e fsicas de um elemento so determinadas pelo nmero atmico e pelo nmero e disposio dos eltrons existentes nos orbitais. Condutividade eltrica, estrutura cristalina, energia de ionizao, afinidade eletrnica so exemplos de propriedades que esto relacionadas com o comportamento qumico geral dos elementos.Uma grande vantagem de uma disposio de elementos conforme a atual estrutura da tabela peridica a facilidade de se estudar inicialmente as propriedades de um grupo de elementos e no as propriedades de todos os elementos isoladamente.

2.4-O TAMANHO DO ATOMO

Esta uma propriedade difcil de determinar, pois a probabilidade de se encontrar um eltron ainda a uma distncia muito grande (tendendo ao infinito) do ncleo nunca igual a zero, de modo que a distncia limite do tomo arbitrria. A distribuio da probabilidade eletrnica afetada pelo que h ao redor do ncleo. Tabelas proporcionam uma comparao dos tamanhos relativos, geralmente obtidos da diviso exata da distncia observada entre centros de tomos idnticos adjacentes. A deduo feita da seguinte maneira: primeiramente, numa molcula de H2 a distncia de ligao (distncia entre os ncleos dos dois tomos ligantes).

A dificuldade em determinar as medidas experimentais dos tamanhos atmicos devese, portanto, no tcnica de mensurao, mas sim interpretao dos resultados, j que os raios efetivos dos tomos no so constantes. A contribuio de cada tomo na distncia de ligao total depende da natureza da ligao, que por sua vez

depende, em parte, das propriedades dos tomos.Considerando ento raios atmicos aproximados obtidos atravs de medidas de distncias inter atmicas, pode-se observar que o tamanho do tomo varia periodicamente dentro da tabela peridica, obedecendo a uma tendncia geral de aumentar de cima para baixo nos grupos e diminuir da esquerda para a direita nos perodos.

2.5-O RAIO INICO

Um caso interessante que devemos denotar em relao ao raio de um tomo a alterao no tamanho deste quando o tomo se transforma em um on. O raio de um on chamado raio inico. Quando comparamos um tomo neutro com seu on,a carga efetiva do ncleo sobre os eltrons permanece constante, pois o nmero atmico no se altera. Porm, como o nmero de eltrons em um on sempre diferente do nmero de eltrons do tomo neutro, ocorrer uma diferena no raio atmico decorrente dessa situao. Por exemplo, um tomo de sdio, cuja configurao 1s22s22p63s1, quando perde seu eltron 3s, logicamente, perde tambm a terceira camada, o que leva reduo do raio. Alm disso, o menor nmero de eltrons facilita a atrao nuclear sobre a nuvem eletrnica, contribuindo para a reduo do raio. Podemos generalizar que um ction sempre menor do que o tomo neutro que o originou.

2.6-ENERGIA DE IONIZAO

Outra propriedade relacionada com a configurao eletrnica a energia de ionizao. A energia de ionizao a energia mnima necessria para remover um eltron de um tomo no seu estado fundamental e corresponde energia requerida para a reao. A notao de estado gasoso (g) enfatiza a necessidade de que os tomos devem estar isolados um em relao aos outros. Esta energia tambm a energia de ligao do ltimo eltron a ser colocado no tomo.Uma vez o eltron completamente removido, o tomo passa a ser um on positivo (ction), por isso o processo dito ionizao. O eltron mais facilmente removvel aquele que possui maior energia (ltimo a ser distribudo segundo as regras de Hund), e est menos atrado pelo ncleo. A energia para remover este primeiro eltron mais externo denomina primeira energia de ionizao. No caso de tomos com mais de um eltron removvel, diz-se que a energia para remover um segundo eltron a segunda energia de ionizao.

2.7-AFINIDADE ELETRNICA

A afinidade eletrnica ou eletro-afinidade pode ser definido como a quantidade de energia liberada no processo em que um tomo isolado, no seu estado fundamental, recebe um eltron, formando um on negativo (nion).A liberao de energia mede o quo fortemente o eltron se liga ao tomo, portanto quanto mais negativo o valor da afinidade eletrnica, maior a tendncia do tomo em receber o eltron. Isso, porm, no impede que alguns elementos tenham afinidade eletrnica positiva, o que indica uma baixssima tendncia de receber eltrons e a necessidade de absorver energia para poder ganhar eltrons. As afinidades eletrnicas, em geral, tm valores menos negativos ao longo de um grupo (descendo), porque a camada de valncia est progressivamente mais distante do ncleo e a blindagem das camadas internas mais efetiva na compensao do aumento da carga nuclear. Uma exceo a essa regra que o flor menos negativo que o cloro. Uma possvel explicao para esse resultado baseia-se no fato de que, o flor, por ser o menor tomo do grupo dos halognios, no pode ter a fora de repulso inter-eletrnica na camada mais externa ignorada.

2.8-ELETRONEGATIVIDADE, ELETROPOSITIVIDADE

A eletronegatividade definida como o grau de intensidade com que um tomo atrai eltrons, capturando-os. A tendncia relativa do comportamento eletronegativo ou eletropositivo de um tomo pode ser quantificada, atribuindo a cada elemento um nmero de eletronegatividade. Outra interpretao refere-se s ligaes covalentes. Numa ligao covalente, um par (ou mais pares) de eltrons compartilhado entre dois tomos. Isso significa que o par atrado simultaneamente para o ncleo de ambos os tomos, resultando numa competio pelos eltrons. Essa atrao medida pela eletronegatividade, que aqui pode ser definida como a tendncia relativa de um tomo em atrair o par de eltrons da ligao. A eletronegatividade tende a crescer da esquerda para a direita atravs de um perodo na tabela peridica devido ao aumento da carga nuclear. Essa tendncia geralmente uniforme entre os elementos representativos. Atravs de uma srie de transio, apresentando algumas irregularidades no crescimento da esquerda para a direita, resultantes da variao do efeito de blindagem. Indo para baixo num grupo, decrescendo medida que a camada de valncia se torna mais afastada do ncleo e medida que o efeito de blindagem compensa amplamente o aumento da carga nuclear.

3-CITAO

A imaginao a principal arma de um qumico que produz um olhar mais aprofundado e dissecador em todas as questes que so lanadas em cada

descoberta e provas, ir alm a palavra chave para buscar respostas, mergulhar nesse mundo microscpio e entender a estrutura eletrnica de um tomo, a 2.450 anos atrs com filsofo grego Demcrito usando a imaginao e um modelo completamente intuitivo lanou olhares para uma questo totalmente controversa naquela poca, do que somos feitos afinal? Estava lanado o nome tomo que provem do grego indivisvel, era o que os filsofos acreditavam na poca. Em 1808, John Dalton lanou o primeiro modelo atmico cientfico, propondo que os tomos eras esferas macias indivisveis e impenetrveis comparado a uma bola de bilhar, em 1897 Thompson props um novo modelo baseado em experimentaes em um tubo de raios catdicos provou a existncia dos eltrons e sua carga negativa, batizou o seu modelo de pudim de passas.

Ernest Rutherford em 1908 realizou uma experincia que lhe permitiu propor um novo modelo atmico, com um composto radioativo (Polnio) em uma caixa de chumbo Rutherford bombardeou uma fina folha de ouro e observou que alguns feixes desviavam sua trajetria e poucas no atravessavam, concluindo que no interior do tomo existia uma regio central de carga positiva o ncleo, batizado de modelo planetrio logo foi melhorado por Niels Born em 1913, ele props que a trajetria circular a partcula alm de perder energia poderia se chocar contra o ncleo do tomo; que somente sendo divididos em camadas ou nveis de energia onde os eltrons seguiam em rbitas estacionrias absorvendo energia e emitindo luz, surge o modelo de Rutherford Born.

A tabela peridica uma das mais notveis realizaes da qumica sem ela os elementos parecem confusos e desorganizados, que a partir das propriedades fsicas e qumicas, em 1869 Meyer e Mendelev que inicialmente organizou os elementos, mas ainda existiam falhas, Hery Monseley examinando os expectros de raio X percebeu que a organizao dos elementos se repetia e sugeriu organizar a partir do seu nmero atmico e no pela massa.

You might also like