You are on page 1of 10

Introduo

Neste presente trabalho irei abordar sobre o imposto do rendimento da pessoa singular (IRPS),do sujeito passivo e sobre o rendimento tributado.O imposto o valor munitario combrado ao cidado.

Impostos Sobre Pessoas Singulares


Considera-se rendimento de trabalho dependente todas as renumeraes provenientes do trabalho por conta do outro, prestado, quer por servidor do estado e das de mais pessoias colectivas de direito publico, quer em resultado de contrado de trabalho ou de outro a ele legalmente equiparado. Inclui-se no rendimento de trabalho dependente as penes e rendas vitalcias ou rendimentos de natureza equiparaveis. Para o Cdigo de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares de Moambique:

Natureza do Imposto
1 - O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRPS, um imposto directo que incide sobre o valor global anual dos rendimentos, mesmo quando provenientes de actos ilcitos. 2- Os rendimentos a que se refere o nmero anterior provm das categorias seguintes, depois de feitas as correspondentes dedues e abatimentos: Primeira Categoria: rendimentos do trabalho dependente; Segunda Categoria: rendimentos empresariais e profissionais; Tereira Categoria: rendimentos de capitais e das mais valias; Quarta Categoria: rendimentos prediais; Quinta Categoria: outros rendimentos.

Primeira Categoria
1. Ficam compreendidos nesta categoria os rendimentos do trabalho dependente e as penses e rendas vitalcias ou rendimentos de natureza equiparvel. Consideram-se rendimentos do trabalho dependente todas as remuneraes pagas ou postas disposio do seu titular, provenientes de: a) Trabalho por conta de outrem prestado ao abrigo de contrato individual de trabalho ou de outro a ele legalmente equiparado; b) Exerccio de funo, servio ou cargo pblicos; As remuneraes referidas no nmero anterior compreendem, designadamente, ordenados, salrios, vencimentos, gratificaes, percentagens, comisses, participaes, subsdios ou prmios, senhas de presena, emolumentos, participaes em multas e outras remuneraes acessrias, ainda que peridicas fixas ou variveis, de natureza contractual ou no.

Segunda Categoria.
2- Consideram-se rendimentos empresariais e profissionais: a) Os decorrentes do exerccio de qualquer actividade comercial, industrial, agrcola, silvcola ou pecuria; b) Os auferidos no exerccio, por conta prpria, de qualquer actividade de prestao de servios, ainda que conexas com qualquer actividade; c) Os decorrentes de actividades artsticas, desportivas e ou culturais. 3 - Consideram-se ainda rendimentos desta categoria: a) Os rendimentos prediais imputveis a actividades empresariais e profissionais; b) As importncias auferidas, a ttulo de indemnizao, conexas com a actividade exercida, nomeadamente a sua reduo, suspenso e cessao, assim como pela mudana do local do respectivo exerccio; 5 - Para efeitos deste imposto, consideram-se como provenientes da propriedade intelectual os direitos de autor e direitos conexos.

Terceira Categoria
1-Ficam compreendidos nesta categoria os rendimentos de capitais e os provenientes das mais-valias. 2- Consideram-se rendimentos de capitais: a) Os juros e os lucros, inclundo os apurados na liquidao, colocados disposio dos scios das sociedades ou do associado num contrato de associao em participao ou de associao quota, bem como as quantias postas disposio dos membros das cooperativas a ttulo de remunerao do capital; os rendimentos derivados de ttulos de participao, certificados de fundos de investimento, obrigaes, e outros anlogos ou de operaes de reporte; b) Os rendimentos originados pelo diferimento no tempo de uma prestao ou pela mora no pagamento; c) Os rendimentos provenientes de contratos que tenham por objecto a cesso ou utilizao temporria de direitos de propriedade intelectual ou industrial ou prestao de informaes respeitante a uma experincia adquirida no sector industrial, comercial ou cientfico, quando no auferidos pelo seu autor ou titular originrio, ou ainda os derivados de assistncia tcnica e do uso ou da concesso do uso de equipamento agrcola, industrial, comercial ou cientfico.

Quarta Categoria
1- Ficam compreendidos nesta categoria de rendimentos prediais, as rendas dos prdios rsticos, urbanos pagas ou colocadas disposio dos respectivos titulares, bem como as provenientes da cesso de explorao de estabelecimentos comerciais ou industriais, incluindo a dos bens mveis naquele existentes. a) As importncias relativas cedncia do uso do prdio ou de parte dele e aos servios relacionados com aquela cedncia; b) As importncias relativas ao aluguer de mquinas e mobilirio instalados no imvel locado; c) A diferena, auferida pelo sublocador, subarrendatrio e a paga ao senhorio; d) As importncias relativas cedncia do uso, total ou parcial, de bens imveis, para publicidade ou outros fins especiais; e) As importncias relativas cedncia do uso de partes comuns de prdios em regime de propriedade horizontal; f) As importncias relativas constituio, a ttulo oneroso, de direitos reais de gozo temporrios, ainda que vitalcios, sobre prdios rsticos, urbanos ou mistos.

Outros rendimentos Rendimentos obtidos em Moambique


1 - Consideram-se obtidos em territrio moambicano: a) Os rendimentos do trabalho dependente decorrentes de actividades nele exercidas, ou quando tais rendimentos sejam devidos por entidades que nele tenham residncia, sede, direco efectiva ou estabelecimento estvel a que deva imputar-se o pagamento; b) As remuneraes dos membros dos rgos estatutrios das pessoas colectivas e outras entidades, devidas por entidades que nele tenham residncia, sede, direco efectiva ou estabelecimento estvel a que deva imputar-se o pagamento; c) Os rendimentos de trabalho prestado a bordo de navios e aeronaves, desde que os seus beneficirios estejam ao servio de entidade com residncia, sede ou direco efectiva nesse territrio; d) Os rendimentos provenientes da propriedade intelectual ou industrial, da prestao de informaes respeitantes a uma experincia adquirida no sector comercial, industrial ou cientfico, ou do uso ou concesso do uso de equipamento agrcola, comercial ou cientfico, quando no constituam rendimentos prediais, bem como os derivados de assistncia tcnica, devidos por entidades que nele tenham residncia, sede, direco efectiva ou estabelecimento estvel a que deva imputar-se o pagamento;

e) Os rendimentos de actividades empresariais e profissionais imputveis a estabelecimento estvel nele situado, incluindo os rendimentos provenientes da intermediao na celebrao de quaisquer contratos ou derivados de outras prestaes de servios realizadas ou utilizadas em territrio moambicano, com excepo das relativas a transportes, telecomunicaes e actividades financeiras, desde que devidos por entidades que nele tenham residncia, sede, direco efectiva ou estabelecimento estvel a que deva imputar-se o pagamento; f) Outros rendimentos de aplicao de capitais devidos por entidades que nele tenham residncia, sede, direco efectiva ou estabelecimento estvel a que deva imputar-se o pagamento; g) Os rendimentos respeitantes a imveis nele situados, incluindo as mais-valias.

Sujeito Passivo
Art.7 para CIRPS de Mocambique Ficam sujeitas a IRPS as pessoas singulares que residam em territrio moambicano e as que, nele no residindo, aqui obtenham rendimentos. 2 - Existindo agregado familiar, o imposto devido pelo conjunto dos rendimentos das pessoas que o constituem, considerando-se como sujeitos passivos aquelas a quem incumbe a sua direco. 3 - O agregado familiar constitudo por: a) Cnjuges no separados judicialmente de pessoas e bens e seus dependentes; b) Cada um dos cnjuges ou ex-cnjuges, respectivamente, nos casos de separao judicial de pessoas e bens ou de declarao de nulidade, anulao ou dissoluo do casamento, e os dependentes a seu cargo; c) O pai ou a me solteiros e os dependentes a seu cargo; d) O adoptante solteiro e os dependentes a seu cargo. 4 - Para efeitos do disposto no nmero anterior, consideram-se dependentes: a) Os filhos, adoptados e enteados, menores no emancipados; b) Os filhos, adoptados e enteados, maiores, que, no tendo mais de 25 anos nem auferindo anualmente rendimentos superiores ao salrio mnimo nacional, tenham frequentado no ano a que o imposto respeita o 11 ou 12 classes, estabelecimento de ensino mdio ou superior ou cumprido servio military obrigatrio; c) Os filhos, adoptados e enteados, maiores, inaptos para o trabalho e para angariar meios de subsistncia, quando no aufiram rendimentos superiores ao salrio mnimo nacional mais elevado; d) Os menores sob tutela desde que no aufiram quaisquer rendimentos. 6 - As pessoas referidas nos nmeros anteriores no podem, simultaneamente, fazer parte de mais do que um agregado familiar nem, integrando um agregado familiar, ser consideradas sujeitos passivos autnomos. 7 - A situao pessoal e familiar dos sujeitos passivos relevante para efeitos de tributao aquela que se verificar no ltimo dia do ano a que o imposto respeite.

Rendimentos Tributaveis:
Os rendimentos tributveis so aqueles sobre o qual incide o imposto de renda da pessoa fsica, desde que respeitado o teto de 1.257,12 mt mensais ou 14.992,32 mt anuais. Isto , quem possuir um rendimento acima deste teto, e correspondente a um dos itens abaixo, ter que pagar o imposto de renda sobre este valor. Rendimentos no exterior: esses rendimentos sero convertidos em reais utilizando a taxa de compra do dlar vigente na poca dos rendimentos ou pagamentos de impostos; Rendimento de salrio: independentemente de voc ter ou no carteira de trabalho assinada; Ganho com aluguis: do valor recebido voc pode descontar os impostos e taxas incidentes sobre o bem, como IPTU, despesas com condomnio etc. Lembre-se que, para realizar estes descontos, as taxas e impostos devero estar todas quitadas pelo locador; Ganho com servios de transporte de cargas e passageiro;

Rendimentos de penso judicial: inclusive as penses alimentcias provisrias. Rendimentos isentos e no tributveis.

Pela legislao, os rendimentos seguintes so considerados isentos do imposto de renda, ou seja, voc no precisa recolher imposto sobre eles. Mesmo no tendo que pagar imposto sobre estes rendimentos, voc ter que inform-los na sua declarao, desde que, claro, voc esteja obrigado a entregar declarao de imposto de renda e no faa parte dos contribuintes isentos.

Por exemplo, na seo "Quem deve declarar imposto de renda" explicamos que uma pessoa que participa do quadro societrio de uma empresa est obrigada a entregar a declarao de imposto de renda. Esta obrigatoriedade independe do rendimento que este contribuinte recebeu durante o ano. Este exemplo deixa claro porque alguns contribuintes tm que entregar a declarao de ajuste anual do IR, mesmo tendo recebido apenas os rendimentos abaixo relacionados, todos isentos de IR.

Conluso
No final da realizao deste trabalho pude perceber um pouco mais acerca dos impostos tributaveis e nao tributaveis, bem como tambm acerca dos impostos sobre pessoas singulares.

Bibliografia
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irsprea mbulo.htm https://woc.ipca.pt/esg/getFile.do?tipo=2&id=2722 http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs16.ht m http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs18.ht m http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs13.ht m http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs14.ht m

Indice
Introduo ........................................................................................................................ 1 Natureza do Imposto......................................................................................................... 2 Primeira Categoria .......................................................................................................... 2 Segunda Categoria. .......................................................................................................... 3 Terceira Categoria ........................................................................................................... 3 Quarta Categoria ............................................................................................................. 4 Outros rendimentos .......................................................................................................... 4 Rendimentos obtidos em Moambique ............................................................................. 4 Sujeito Passivo.................................................................................................................. 6 Rendimentos Tributaveis: ................................................................................................. 7 Conluso ........................................................................................................................... 8 Bibliografia....................................................................................................................... 9

You might also like