You are on page 1of 3

CURSO DE DIREITO ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Prof.

Osnilson Rodrigues Silva Pesquisa sociolgica O papel do investigador no trabalho de campo Celina Fernandes Gonalves Bruniera* Quando se sai a campo para uma pesquisa sociolgica, o objeto de estudo no pode ser isolado e observado num laboratrio. So as relaes sociais que interessam. comum a realizao de trabalhos de campo com alunos. Trata-se, na maioria dos casos, de pesquisas locais (no bairro ou no entorno da instituio de educao). uma iniciativa que pretende fazer o estudante refletir sobre seu lugar, sobre as relaes sociais das quais faz parte. A pesquisa sociolgica Em seu trabalho "A histria de vida na investigao sociolgica: a seleo dos sujeitos e suas implicaes", publicado em 'Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada', Florestan Fernandes preocupa-se em revelar a riqueza do mtodo da histria de vida como documento sociolgico. O socilogo examina a relao entre o investigador e as pessoas que colaboram com a pesquisa. Analisa tambm as dificuldades encontradas pelo pesquisador quando seu objeto de estudo tambm um sujeito. Florestan Fernandes aborda a combinao da tcnica da observao participante e do mtodo da histria da vida e aborda a forma como o investigador procurar obter uma posio no grupo que vai observar. E alerta: as condies exteriores da investigao no garantem a capacidade de comunicao e de compreenso do pesquisador. O pesquisador que faz parte do grupo Alguns pesquisadores passam a ser operrios, por exemplo, porque assim imaginam obter um "conhecimento concreto" das condies de trabalho e da mentalidade dos prprios operrios. Mas tornar-se parte do grupo observado no garantia de conseguir mais convivncia e estabelecer laos de simpatia com os membros da comunidade pesquisada. E esses so elementos necessrios para o bom andamento do estudo. Fazer parte da rotina Quem opta por se inserir no grupo investigado no deve escolher posies que "restrinjam sua rea de ao pessoal ou inibam afetiva ou moralmente os ajustamentos

sociais viveis", diz o Fernandes. A relao entre pesquisador e pesquisado , antes de tudo, uma relao entre sujeitos. Portanto, deve ocorrer como qualquer outra interao social. O socilogo pode explorar estrategicamente a observao participante, operando em ambientes onde sua presena faz parte da rotina. A participao resultaria da condio do pesquisador como membro do grupo. Ao observar um grupo do qual faz parte, o pesquisador se sente menos constrangido e ainda reduz as inconvenincias para os outros. Mais: a existncia de uma longa convivncia ou a estima mtua entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa podem contribuir como elementos estimulantes para os dois agentes envolvidos na situao de investigao. No h garantia de comunicao A insero do pesquisador no grupo, de forma deliberada ou espontnea, no garante a comunicao entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa, nem a compreenso das relaes sociais num determinado grupo. Para Florestan Fernandes, o que contribui para um trabalho proveitoso " a qualidade humana do investigador, aproveitada em suas atividades de pesquisa", "o que o investigador puder dar de si, como e enquanto ser humano, nas situaes de convivncia social criadas pela investigao". O que d rigor pesquisa Cabe tambm ao pesquisador, de acordo com o objeto e diante das condies de investigao, examinar a viabilidade da combinao de tcnicas de pesquisa, selecionar os casos para a elaborao das histrias de vida, encontrar o que h de mais significativo nas biografias e aproveitar da melhor forma os resultados da anlise. O rigor da pesquisa sociolgica no reside no afastamento do investigador dos grupos aos quais pertence, - como muitos atestam -, nem na insero no grupo a ser observado, mas em como o pesquisador desenvolver suas atividades. Interesses envolvidos na pesquisa sociolgica Qualquer que seja a posio que o investigador escolha ocupar diante do grupo que observa, ser uma posio em que histria pessoal e formao profissional se revelam e se confrontam. Ser uma relao mediada pelos diferentes interesses envolvidos, pelas impresses que os interlocutores tm um do outro, pelos dilemas vividos por cada um, enfim por uma histria comum e por histrias particulares. Tanto o pesquisador como os colaboradores so sujeitos da investigao, porque esto disponveis para aprender um com o outro.

*Celina Fernandes Gonalves Bruniera mestre em sociologia da educao pela Universidade de So Paulo e assessora educacional.

You might also like