You are on page 1of 3

EJEF

Desacato Elemento subjetivo especial do tipo Especial fim de agir Ausncia de prova - Absolvio

COMARCA DE JUIZ DE FORA JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL Autos n Ru: 0145.09.519667-4 JOHN HELEN DE OLIVEIRA

SENTENA

Vistos etc.

Dispensado o relatrio por fora do que dispe o 3 do art. 81 da Lei 9.099 de 1995. O Ministrio Pblico ofereceu denncia contra JOHN HELEN DE OLIVEIRA pela prtica do crime previsto no art. 331 do Cdigo Penal Brasileiro. O denunciado no compareceu audincia preliminar. Em audincia de instruo e julgamento foi oferecida e aceita proposta de transao penal (f. 101/102). No cumprido o acordo, nova audincia foi realizada na qual a denncia foi recebida e decretada a revelia do denunciado (ff. 134/135), bem como ouvidas duas testemunhas da acusao (ff. 136 e 137). Alegaes finais do Ministrio Pblico f. 138 e da defesa s ff. 139/140. Decido. Inicialmente, registre-se que o processo teve curso regular, no havendo nulidades ou irregularidades a serem sanadas ou reconhecidas de ofcio, da mesma forma em que no se reconhece causas de extino da punibilidade. O Ministrio Pblico denunciou o ru como incurso nas sanes do art. 331 do Cdigo Penal (CP) em virtude de o mesmo ter desacatado uma guarnio policial no Hospital Ana Nery, proferindo palavras de baixo calo. O crime de desacato, previsto no art. 331 do Cdigo Penal, tem como objetividade jurdica o respeito funo pblica, protegendo o conceito e o respeito Administrao Pblica, tendo como sujeito passivo o prprio Estado e, secundariamente, o funcionrio ofendido. A ao tpica consiste em desacatar, ou seja, desrespeitar, ofender o funcionrio pblico quando no exerccio de suas funes e consuma-se o tipo penal em estudo no momento em que o ofendido presencia ou toma conhecimento da ofensa que lhe foi dirigida.
http://www.ejef.tjmg.jus.br/home Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 July, 2012, 22:46

EJEF

Destarte, resta comprovada a materialidade do fato caracterizador do crime de desacato pelo auto de autuao sumria de f. 05, pelo Boletim de Ocorrncia (ff. 08/09) e pelos depoimentos das testemunhas Jocemar de Oliviera Medeiros (f. 27) e Carlos Henrique Maurcio (f. 31). Quanto autoria, impende registrar, inicialmente, que, para que se possa imputar a conduta tpica ao agente, faz-se necessrio compreender o elemento subjetivo do tipo penal em anlise. Na lio da doutrina majoritria (onde se destaca Cezar Roberto Bitencourt, Celso Delmanto e Rogrio Greco), para que se configure a autoria do crime de desacato, necessrio, alm da vontade de ofender, o elemento especial do tipo ou o especial fim de agir, qual seja, a finalidade de menosprezar, desprestigiar a funo pblica da vtima. Por conseguinte, para que se impute a conduta tpica ao denunciado John Helen, mister restar comprovado que existiu a inteno deliberada de menosprezar os policiais quando no exerccio de sua funo. Pelo depoimento da testemunha Carlos Henrique Maurcio, no se vislumbra o intento do denunciado de humilhar a vtima. Com efeito, afirma o depoente:

(...) QUE se lembra do desacato mas no se recorda das palavras usadas(...) QUE no se recorda o estado do denunciado no momento dos fatos (f. 136).

A testemunha Srgio Paulo de Souza (f. 137) afirmou que no se recorda do comportamento do denunciado nem do prprio denunciado. Em depoimento prestado na Delegacia de Polcia, assim afirmou Jocemar de Oliveira Medeiros:

Que quanto ao desacato promovido contra os policiais militares, o declarante alega que no dia dos fatos, John Helen mostrava-se muito alterado e chegou a desacatar os policiais militares, todavia esclarece que John Helen estava sob efeito de drogas, pois tinha acabado de usar maconha e, portanto, no estava em seu juzo normal (f. 27).

Por seu turno, quando de seu interrogatrio extrajudicial, o denunciado negou a prtica do fato (f. 21). Deveras, no h nos autos nenhuma comprovao do elemento especial do tipo, ou seja, o especial fim de agir apto a permitir o enquadramento da conduta no tipo penal do art. 331 do CP. Do exposto, no resta configurada a prtica do crime de desacato por parte do denunciado JOHN JHELEN DE OLIVEIRA, o que impe sua absolvio, conforme pleiteia tanto o Ministrio Pblico como o defensor do denunciado.

Isto posto,

JULGO IMPROCEDENTE a pretenso punitiva estatal para ABSOLVER o ru JOHN HELEN DE OLIVEIRA, com fulcro no artigo 386, III do Cdigo de Processo Penal. Aps o trnsito em julgado, arquivem-se os autos com as cautelas e demais comunicaes de praxe, inclusive, com baixa no SISCOM. P.R.I. Juiz de Fora, 23 de janeiro de 2012.
http://www.ejef.tjmg.jus.br/home Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 July, 2012, 22:46

EJEF

Raul Fernando de Oliveira Rodrigues Juiz de Direito Substituto

http://www.ejef.tjmg.jus.br/home

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 July, 2012, 22:46

You might also like